.: Matérias Wanel Ville 9 :.

                           

.: Editorial :.

www.jornalbairroemfoco.com.br

     A partir desta edição os moradores e comerciantes do Wanel Ville contam com mais um instrumento de comunicação e consulta, pois, está no ar o site do Jornal Bairro em Foco, exibindo notícias, promoções, anúncios e classificados.
     Nas páginas do site está disponível todo o conteúdo do Jornal Bairro em Foco Wanel Ville & Cia, e demais Jornais Classificados, que compreendem outros 14 bairros vizinhos, onde atua o Jornal.
     Apresenta, ainda, informações de utilidade pública, e um espaço chamado “Voz do Leitor”, no qual as queixas, sugestões e críticas dos leitores do Bairro em Foco serão encaminhadas aos setores responsáveis.
     Também há um espaço gratuito de classificados para que leitor possa anunciar algo que queira vender, comprar, ou esteja procurando.
     Importante salientar a seção de empregos, também gratuita, já que a maioria dos empresários do bairro, invariavelmente, procuram funcionários da proximidade, e estes preferem trabalhar perto de casa.
     Outra novidade do site, são as promoções relâmpago, realmente atrativas, promovidas pelos anunciantes, e que serão enviadas via e-mail. Para isso, é necessário que você leitor, cadastre-se no link indicado, para assim usufruir deste benefício.
     Gostaríamos, nesta fase de aperfeiçoamento, que os leitores e visitantes nos enviem opiniões, a fim de podermos, cada vez mais, atender às expectativas dos moradores do Wanel Ville e adjacências.

O Editor

.: Reunião do Conseg-sul aborda o que alguns moradores

chamam de “onda de assaltos no Wanel” :.

     Em reunião realizada no último dia 7, pelo Conseg-sul - Conselho de Segurança, foram abordados, entre outros, assuntos relacionados ao que alguns moradores chamam de “onda de assaltos no Wanel”
     Estiveram presentes diversas autoridades ligadas à área de segurança pública.
Durante a reunião, Marcos Tadeu, do Jornal Bairro em Foco, comentou o fato de ter sido procurado por moradores, que pediram providências.
     O comandante da 1º Cia da Polícia Militar, Joel Rodrigues Ramom, ficou surpreso com os números apresentados, já que os dados disponíveis de acompanhamento das ocorrências são bem menores, dentro da rotina de pouca gravidade.
     O presidente da associação de moradores do Wanel Ville, Marco Antônio Emídio, comentou que, talvez, as vítimas não prestem queixa, por acharem que não irão recuperar o bem perdido.
     Já o delegado do 3º DP, Dr. Celso de Souza Araújo, por sua vez, explicou que, quando as vítimas não fazem boletim de ocorrência, estão colaborando com o bandido, pois, caso este seja preso por algum outro delito, não será possível ligá-lo a outros já praticados.
     Segundo o comandante Ramom, essa prática torna difícil elaborar um mapeamento dos locais onde ocorrem os incidentes, desse modo, tal omissão impossibilita a organização de um aumento nas rondas.
     Dr Celso explicou que, os policias não conhecendo as características dos marginais, em um encontro casual ou de verificações de rotina, não têm como reconhecê-los. Sendo assim, estes continuam em liberdade, praticando novos delitos.
     Sobre o fato de que talvez, as vítimas não prestem queixa, também por medo de represálias, Dr Celso citou que em 23 anos de atividade na polícia, teve conhecimento de apenas um caso de represália ao autor da denúncia. Já o delegado do 9º DP, Carlos Augusto Marinho Martins, disse que em 17 anos não presenciou nenhum caso.
     A próxima reunião do Conseg-sul será dia 04 de agosto, às 20:00, no salão nobre do Hospital das Acácias, que fica à Avenida General Carneiro nº 1.136.
     Esperamos desta vez contar com a presença dos moradores do Wanel Ville.

.: Um ano de Associação, e a pouca participação dos moradores :.

     Formada há um ano, a Associação de Moradores do Wanel Ville, tem efetuado um trabalho sério nesse período, apesar da pouca participação da comunidade. Rotineiramente, chegam até nós pedidos e queixas de moradores como se pudéssemos resolver de imediato um problema que, via de regra, é demorado, necessita de estudos, ou é inviável.
     Porém, quando são convidados a comparecer nas reuniões, ou a contribuir para a solução do problema, não colaboram. Historicamente, uma SAB tem início com uma grande necessidade comum, assim que o problema é resolvido há um esvaziamento natural.
     Uma SAB não faz somente o papel de queimar pneus e interditar ruas para chamar a atenção das autoridades. Ela tem legitimidade para enviar requerimentos e solicitação de estudos aos setores responsáveis.
     Em breve, a inauguração da tão esperada interligação das avenidas Paulo Emanuel de Almeida com a General Osório, certamente causará uma mudança no perfil do nosso bairro, e novos problemas surgirão.
     Nós da Associação de Moradores do Wanel Ville, reiteramos nosso convite a todos, para conhecerem nosso trabalho, e a contribuírem para a solução dos problemas.
Os informativos e datas das reuniões estão no site do Jornal.

.: Vereador Hélio Godoy recebe Bairro em Foco :.

     No último dia 11, em entrevista concedida ao Jornal Bairro em Foco, o vereador Hélio Godoy se mostrou disposto a resolver algumas questões de relevante importância à comunidade pertencente ao Wanel Ville.
     Dentre os temas apresentados, o vereador se comprometeu a iniciar estudos sobre a sinalização precária de diversos cruzamentos, não incluídos no recente trabalho de sinalização de solo e colocação de placas, realizados pela Secretaria de Transportes e Defesa Social da Prefeitura de Sorocaba.
     Entre eles, o das ruas Alexandre Caldini com Encarnação Garcia Sanches e Valmir Vitório Segura, o das ruas Márcio dos Santos Flores com Alexandre Caldini e o das avenidas Elias Maluf com a Paulo Emanuel de Almeida.
     A falta de iluminação na pista centro-bairro desta mesma avenida, que, segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, não há projetos de estudos, também será analisada por Godoy. Além de uma descida forte com curva na rua Leondina G. Mobaier, ( rua 30 ) no Wanel Ville IV, que também oferece risco pelo fato de não ter iluminação e sinalização adequadas.
     Fará parte também dos projetos do vereador, uma interligação do Wanel Ville 4 com o Jardim Montreal através das ruas Nelson Juliano ( Wanel IV) com a Alberto Nogueira Padilha ( Montreal ). Tal melhoria facilitará o acesso dos moradores de vários bairros à Avenida Paulo Emanuel de Almeida.
     A construção de uma CEI (Centro de Educação Infantil) em uma área compreendida entre as ruas Encarnação Garcia Sanches com a Márcio dos Santos Flores, ou outro local mais apropriado, também será estudada, já que se trata de reivindicação antiga dos moradores do Wanel Ville.
     Assessores do vereador estiveram no bairro analisando os locais, a fim de iniciar estudos mais detalhados para a elaboração dos projetos.

Cruzamento da Rua Encarnação Garcia Sanches com a Rua Alexandre Caldini
Cruzamento da Rua Encarnação Garcia Sanches com a Rua Alexandre Caldini Cruzamento da Rua Marcio Santos Flores com a Rua Alexandre Caldini
     
Cruzamento da Av. Paulo Emanuel de Almeida com a Av. Elias Maluf Pista Centro/Bairro
da Av. Paulo Emanuel de Almeida
Descida da Rua Leondina G. Mobaier no Wanel Ville IV

 

.: Grêmio dos Estudantes da Escola Ana Cecília se destaca pela intensa atuação :.

     O Grêmio da Escola Estadual Ana Cecília Martins, do Wanel I, vem se destacando pela grande atuação em atividades realizadas em benefício da escola. No início do recesso escolar o Grêmio começou um trabalho de pintura da quadra e arquibancadas.
Formado por treze integrantes, o grêmio também participa da coordenação de campeonatos esportivos, auxilia no controle de sala de aulas, promove festas visando arrecadar fundos, além de estar desenvolvendo o site da escola.
Segundo a coordenadora da escola, Francisca dos Passos M. Rigonato, após a atuação do grêmio, iniciado em fevereiro do ano passado, os alunos começaram a dar maior valor à escola, fato até mesmo confirmado pelo fim das pichações nas paredes e muros.

     O Sucesso
     A motivação e intensa atuação do grêmio, de acordo com Francisca, ocorre devido ao apoio e constante acompanhamento da direção escolar exercida pelo diretor Luiz Antônio Dias Jorge. Ela ainda explica que o principal objetivo da direção é fazer com que os alunos cresçam como cidadãos responsáveis.
A escola Ana Cecília Martins atende cerca de 1200 alunos do Ensino Fundamental e Médio.

     O Coral
    
Formado por vinte alunos, com idade média entre seis a quinze anos, o Coral da escola Ana Cecília se destaca pela grande atuação em festas beneficentes. Regido pela prof.ª voluntária Joyce Pessoa do Lago, o coral, criado no último mês de abril, apresenta um repertorio variado.

     Boas Vindas
     A Escola Estadual Ana Cecília Martins juntamente com o Jornal Bairro em Foco desejam boas vindas à nova diretora, Sueli Camargo dos Santos, que iniciou suas atividades a partir do mês de julho.
 

.: Pérolas - Quer se divertir um pouco? :.

     O Jornal Bairro em Foco captou em diversos bairros da cidade placas muito engraçadas. Talvez o autor dessas placas, meio desligado, não tenha tido muita atenção quando foi escrevê-las, cometendo certas gafes.
     Essas e outras fotos das placas podem ser conferidas no site do Marvadão que as recebeu e também as achou muito cômicas resolvendo usá-las em sua página.
     Entre em www.blogdofrog.com.br, e se divirta com as placas que transmitem uma comunicação mais que divertida.

 

.: LER É GOSTOSO! :.

     A leitura é importante na vida de qualquer um. Podemos ler com os olhos, ouvidos ou tato. São maneiras diferentes de leitura.
     Ela deve ser uma fonte de prazer e entretenimento.
     A leitura é compreendida como um conjunto de ações que transcendem a simples codificação de letras e sílabas.
     Quando a criança consegue internalizar o que está escrito em um texto, diz-se que está lendo.
     O escritor ou emissor tem que organizar em uma seqüência lógica a sua forma de expressão para não dificultar nossa leitura. A criança começa a ler e escrever na Educação Infantil. Através do prazer pela leitura, ela conseguirá produzir um bom texto com maior facilidade.
     Todos os pais devem ler para seus filhos ainda no berço. É através desse estímulo que a criança começa a criar gosto pela leitura, podendo seguir pela vida afora.
     No futuro eles começarão a ler para vocês e sempre agradecerão por este incentivo.
     Na fase escolar, é o professor que deve trazer consigo esta responsabilidade, sendo um exemplo vivo, ou seja, demonstrando o quanto um livro pode ser prazeiroso.
     Nos primeiros anos de vida, a criança precisa do auxílio de um adulto para orientar sua leitura. Com o passar do tempo ela por si só, começará a selecionar aquilo que mais lhe agrada.
     A leitura é um ato cultural e social.
     Um bom leitor será um bom escritor.
     Ler e escrever é direito de todo cidadão.

     Boa leitura!!

Karla Adriana Gracia Menna Ibedi
Diretora do Colégio Vincere

.: Descubra a capacidade da Programação Neurolinguística :.

     Ultimamente, a Programação Neurolingüística vem sendo usada como uma ferramenta para apoiar as pessoas na definição de seus objetivos. Por se tratar de um conjunto de modelos, habilidades e técnicas, a PNL nos permite pensar e agir com mais eficiência. Sua principal finalidade é oferecer mais opções de escolha e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
     Você já fez algo com tal eficiência a ponto de ficar impressionado? Já lhe aconteceu de se admirar do que fez, e ficar pensando como conseguiu aquilo? A Programação Neurolingüística nos ensina a entender e a modelar nossos sucessos, para que possamos repetí-los.

    O movimento dos Olhos
    
Um dos recursos mais usados em PNL é a descoberta da relação entre processos internos de uma pessoa e o movimento dos olhos. A indicação externa do que estamos fazendo é a posição dos olhos.
     Ao construirmos imagens, movemos os olhos para o alto, à direita. Ao captar uma sensação, tipicamente olhamos para baixo, à direita.

     Resultados já obtidos com a PNL
     
Os inúmeros modelos de PNL desenvolvidos até o momento permitiram os seguintes resultados:
     1. Cura rápida de fobia (até 10 minutos), vícios e maus hábitos.
     2. Modelagem de estratégias, incluindo: decisão, aprendizagem, leitura, memorização, motivação e vendas.
     3. Estabelecimento de empatia com as pessoas (como é o caso de estudos realizados com as estratégias de criatividade de grandes gênios, como, Einstein, Mozart, Leonardo da Vinci, Nikola Tesla, Walt Disney e até Sherlock Holmes).
     4. Resolução de conflitos, mudança de crenças e convicções limitantes.
     5. Aperfeiçoamento de estratégias de definição de objetivos e aumento da flexibilidade de comportamento para atingi-los.
     6. Aperfeiçoamento do uso da linguagem na comunicação e na representação de informações.

 

.: voltar :.