.: Wanel Ville e Cia 55 :.

 
Editorial


Zona Oeste de Sorocaba
ganha a sua própria
Associação Comercial

Esta edição do Jornal Wanel Ville & Cia é muito especial porque traz uma excelente notícia para o desenvolvimento da região, e principalmente, para o comércio local! A Zona Oeste da cidade ganhou a sua própria Associação Comercial e Empresarial: a ACEZO. A associação foi criada pelos empresários Marcos Tadeu Stachewski, e Hudson Pessini, que sentiram a necessidade de ajudar a fortalecer mais o comércio local, e assim contribuir com o desenvolvimento da segunda maior região da cidade. Marcos, com 10 anos de atuação no setor comercial e empresarial na Zona Oeste, e Hudson, comerciante do centro da cidade, e um dos fundadores da Associação do Centro de Sorocaba: ACESO, reuniram um seleto grupo de empresários e profissionais liberais que, juntos, vão trazer ações, projetos e soluções para contribuir ainda mais com o crescimento das lojas e empresas locais. Mais do que um objetivo realizado, é o começo de um novo tempo: de união da classe empresarial da região, da população local, das entidades parceiras, e de todos que queiram ajudar a desenvolver uma parte importante de Sorocaba. Além de vários benefícios para os comerciantes, a Associação Comercial e Empresarial da Zona Oeste, sem dúvida alguma, vai trazer maior força e representatividade da região, principalmente, no relacionamento com o poder público.
A cidade está em ritmo de crescimento acelerado. Em breve, ganhará novos e grandes empreendimentos comerciais, como vários shoppings, que já estão em construção, e devem ser inaugurados em breve, dois deles ainda no segundo semestre de 2013. Nesse novo cenário, a competitividade será cada vez maior. Por isso, a união do comércio local, por meio da ACEZO, é uma excelente forma de fortalecer os lojistas e empresários da Zona Oeste, para que possam competir com qualidade, preço acessível e bom atendimento, para, desta forma, fidelizar clientes. E as ações da ACEZO já começaram. Durante o mês de junho, o presidente já se reuniu, individualmente, com os membros da Diretoria, para dar início aos trabalhos. Stachewski também recebeu a visita do gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP, em Sorocaba, Carlos Alberto de Freitas, e dos gerentes do Sicoob Crediguaçu (Cooperativa de Crédito) Ivan Paiva e Danila Martins Rodrigues. Boa leitura!



Ana Claudia Martins


.: Fundada a Associação Comercial e Empresarial da Zona Oeste: ACEZO :.

Uma solenidade formal, na noite do dia 28 de maio, concretizou a realização de um objetivo: a fundação da ACEZO: Associação Comercial e Empresarial da Zona Oeste. A assembleia reuniu os membros da diretoria, empresários, comerciantes e profissionais liberais, além de convidados. A cerimônia foi conduzida pelo locutor da Rádio Ipanema FM e apresentador do Programa AlfaShop, do canal 16 da Net Sorocaba, Fernando Carriel, que apresentou os integrantes da diretoria da ACEZO, que tem como presidente, Marcos Tadeu Stachewski, proprietário do Jornal Zona Oeste em Foco, e como vice-presidente, Hudson Pessini, que também é empresário, e diretor de Relações Públicas da ACESO: Associação do Centro de Sorocaba.

Diretoria da ACEZO é composta de empresários, comerciantes e profissionais liberais

Um seleto grupo de empresários, comerciantes locais e profissionais liberais, foi convidado para fazer parte da diretoria da ACEZO. Segundo o presidente, os membros são pessoas de reconhecimento profissional, credibilidade e experiência na área comercial.

Conheça os membros da ACEZO:

Presidente - Marcos Tadeu Stachewski: empresário responsável pela editoração do Jornal Zona Oeste em Foco.

Vice-presidente - Hudson Pessini: proprietário da rede de lojas de moda jovem Mix Co Group, diretor de Relações Públicas da Associação Comercial do Centro de Sorocaba (ACESO), presidente do Conseg/Centro (Conselho de Segurança Comunitária).

1ª Secretária - Paula de Souza Pacheco: empresária responsável pela área comercial do Jornal Zona Oeste em Foco.

2ª Secretária - Alessandra Borghi: formada em Direito, atua como advogada na área cível, em escritório no Centro de Sorocaba.

1º Tesoureiro - Alex Rosemberg Antunes Pinto: empresário do ramo de Materiais para Construção (Center Flaap, do Wanel Ville), e no ramo de Transportes de Cargas), atuou como presidente e tesoureiro da Rede Construmix.

2º Tesoureiro - Hugo Nunes da Cunha Júnior: pós-graduado em Matemática e professor, formado em Economia, construtor e empresário do ramo alimentício (Dom Espetinhos, no Júlio de Mesquita).

Diretor de Posturas - Sérgio Augusto Tibério: empresário e proprietário da Triesse - empresa de prestação de serviço, manutenção elétrica, construção e jardinagem, Diretor Social do Conseg/Centro (Conselho de Segurança Comunitária), e Diretor de Posturas da ACESO: Associação do Centro de Sorocaba.

Diretor de Parcerias - Jurandir Pereira Júnior (Jr do Pitico): formado em História e Pedagogia, ex-administrador do Centro Esportivo Dr. Pitico, da Vila Angélica (durante os governos municipais do Renato Amary, e Vitor Lippi), proprietário da JR Fantasias, do Júlio de Mesquita.

Diretor Social – Gledson Freitas Felix: formado em Publicidade e Propaganda, atua na área de Marketing na Selfmídia (empresa de mídia digital indoor), além de consultoria em Marketing para empresas de Sorocaba.

Diretor de Relações Públicas - Otávio Santos: pós-graduado MBA em Marketing, formado em Odontologia, empresário na área de publicidade e mídia digital, e um dos sócios da Selfmídia, do Jardim Emília.
Diretor Comunitário - Manoel Borges: presidente da Associação de Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas, Jardim Arco Íris, Jardim Verde Vale, Central Parque, Jardim Colonial e Adjacências.

Assessor de Imprensa - Luiz Carlos Rodrigues: formado em Licenciatura em Português/Inglês, comerciante e proprietário da empresa Let´s, de festas e eventos, no Jardim Vera Cruz, vice-presidente do Conseg/Centro (Conselho de Segurança Comunitária).

Diretor Adjunto – Carlos Augusto Nogueira: contador e proprietário do Escritório Contábil Nogueira, no Central Parque, diretor do Sindicato dos Contabilistas de Sorocaba, diretor regional do SESCON/Sorocaba (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis).

Diretor Adjunto - José Luiz Passini Júnior: publicitário e arte-finalista do Jornal Zona Oeste em Foco.

Diretora Adjunta - Berenice Zalmora Garcia: pós-graduada em Direito Tributário, formada em Direito, advogada autônoma, conciliadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, e 1ª Secretária da Associação de Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas, Jardim Arco Íris, Jardim Verde Vale, Central Parque, Jardim Colonial e Adjacências.

Diretor Adjunto – Ronaldo Raszl: formado em Engenharia Mecânica, professor-coordenador da Etec Rubens de Faria e Souza, membro do Conseg/Sul (Conselho de Segurança Comunitária), membro do Conselho de Saúde de Sorocaba, membro da Sociedade de Amigos de Bairro do Jardim São Paulo, e sócio da Drogaria Especiale, no Jardim São Paulo.

Diretor Adjunto - Carlos Munetachi Hayashida: pós-graduado em Segurança do Trabalho, formado em Arquitetura e Urbanismo, empresário e um dos sócios da Interpisos Materiais para Construção, membro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, e da União Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Sorocaba (UCENS), e atua com projetos sociais em faculdades da cidade.

Diretor Adjunto - Mário Luiz Mascarenhas: pós-graduado em Gestão de RH, formado em Economia, atua como gerente regional do cartão Avista, para Campinas, Sorocaba e interior de SP, consultor motivacional, e membro do Movimento Emaús (Comunidades Missionárias para jovens), de Sorocaba.

Diretor Adjunto - Luiz Gustavo dos Santos Chagas: estudante de Administração, proprietário da Salú Soluções em Serviços Bancários (Correspondente Bancário do Bradesco), do Wanel Ville, e membro da Associação Projeto Bola de Meia, do Central Parque.
Conselho Fiscal - Cristiano Costa da Silva: formado em Administração de Empresas, atua na área comercial da Selfmídia (empresa de mídia digital indoor), proprietário da BlueOcean, empresa de pesquisa de mercado.

Suplente Conselho Fiscal – Guilherme Araújo Souza: formado em Engenharia Mecatrônica, Técnico em transação imobiliária e construção civil, proprietário da Araújo Construtora Ltda, do Wanel Ville.

Conselho Fiscal – Mateus de Oliveira Ramos: cursando pós-graduação em Direito Imobiliário, formado em Direito, advogado nas áreas Cível, Direito de Família e Empresarial, no escritório Ramos & Munhoz, e consultor imobiliário.

Suplente Conselho Fiscal – Matheus Stachewski: estudante do curso de graduação em Design na Esamc (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba), e arte-finalista do Jornal Zona Oeste em Foco.
Conselho Fiscal – Sérgio Augusto Grillo: empresário do ramo alimentício.

Suplente Conselho Fiscal – Jeferson Lunardo Ruiz: técnico em Contabilidade, Propaganda e Marketing, empresário no ramo de confecção e estamparia (JR Estamparia), e proprietário de loja de moda masculina e feminina, ambos no Jardim Vera Cruz.



Guilherme Araújo Souza, suplente - Conselho Fiscal: “Fazer parte da ACEZO é uma função nova e diferente pra mim, mas acredito que o comércio da Zona Oeste é forte e a Associação vai fortalecê-lo ainda mais, e contribuir com o crescimento da região”.

 

 

Alex Rosemberg, 1º Tesoureiro: “Fiquei muito honrado com o convite para fazer parte da Diretoria, e acredito que minha experiência como membro da Rede Construmix vai ser útil na ACEZO. Os comerciantes da região vão ter vários benefícios fazendo parte da Associação Comercial”.

.: “Profissionalização é fundamental para o comércio local”, diz gerente do Sebrae :.

A profissionalização dos empreendedores é fundamental para garantir o sucesso das micro e pequenas empresas, além de ser uma questão de sobrevivência, em um cenário cada vez mais competitivo. É o que afirma o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP, em Sorocaba, Carlos Alberto de Freitas, que se reuniu no dia 25 de junho, com o presidente da ACEZO (Associação Comercial e Empresarial da Zona Oeste), Marcos Tadeu Stachewski, na sede do Jornal Zona Oeste em Foco. O objetivo da reunião foi apresentar a ACEZO para o gerente do Sebrae e com isso firmar uma parceria para trazer cursos, palestras, entre outros eventos, de acordo com as necessidades dos comerciantes locais.
O presidente da ACEZO mostrou os dados de um levantamento, que está sendo feito na região, para contabilizar o número de estabelecimentos comerciais existentes nos bairros da Zona Oeste, por ramo de atividade. “Com a pesquisa, vamos ter um banco de dados completo sobre o comércio local, o que vai contribuir para o melhor planejamento das ações da Associação, para atender as reais necessidades dos empresários associados”, explica Stachewski.
Segundo Freitas, apesar de a cidade estar se tornando um celeiro de investimentos, com o funcionamento de 9 shoppings centers nos próximos meses, várias redes varejistas estão abrindo lojas em bairros. “É uma tendência forte, principalmente em função da redução de custos para as empresas, além da questão da conveniência para o consumidor: comprar um produto de qualidade, perto de casa, e com isso ter mais tempo para a família. Um exemplo disso é a rede de supermercados Dia %, com várias lojas pelos bairros da cidade, e a rede O Boticário, também com unidades fora dos shoppings ou galerias”, afirma. Para o gerente do Sebrae, essa tendência aumenta a concorrência para o comércio local e, por isso, os empreendedores da região precisam buscar informação e conhecimento especializado para que suas micro e pequenas empresas continuem competitivas. “Muitas vezes, a maior concorrência do empresário é a interna, ou seja, ele precisa identificar seus pontos fracos e melhorá-los”, destaca Freitas.
O gerente do Sebrae elogiou a iniciativa da fundação da ACEZO, que ocorreu no dia 28 de maio, e se colocou à disposição do presidente Marcos Tadeu Stachewski, para contribuir com o fortalecimento do comércio da Zona Oeste. “O escritório do Sebrae também está localizado na região, o que já facilita o acesso dos empreendedores locais”, disse.


.: Adolescentes aprendem Inglês e Mangá no Território Jovem do Ipiranga :.

Desde o mês de maio, o taiwanês Jonathan Wu, de 22 anos, um jovem intercambista que mora há 11 anos na Nova Zelândia, participa do projeto Cidadão Global em Sorocaba. Ele está dando aulas gratuitas de Inglês para 30 adolescentes do Território Jovem do Jardim Ipiranga, na Zona Oeste da cidade. A atividade ocorre às segundas e quartas-feiras, em três horários diferentes: das 13h às 13h50, das 14h às 14h50 e das 15h às 15h50.
Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a Aiesec (Associação International dos Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais), o objetivo é engajar e inspirar jovens de bairros de alta vulnerabilidade social de Sorocaba, por meio da troca de experiência cultural e do ensino básico de Inglês. Para o professor Jonathan Wu, a experiência em Sorocaba está sendo muito gratificante. “É um privilégio ensinar uma língua diferente para pessoas que não tem condições financeiras”, comentou. Formando em contabilidade, o intercambista já trabalhou em projetos sociais, mas é a primeira vez que atua em outro país.
Francislene Ruivo Leme da Silva, de 14 anos, moradora do Jardim Simus, é uma das alunas do curso no Território Jovem. “Estou achando muito legal e a aula é divertida”, comentou a garota, que já aprendeu o alfabeto, os números e os principais cumprimentos em Inglês. O sonho dela é ser professora de inglês. “Minha mãe disse que inglês dá futuro”, afirmou. Além de fazer parte do “Cidadão Global”, ela ainda faz aulas de violão, hip hop, dança do ventre e karatê na unidade.
Outra aluna é Stefany Godinho da Silva, de 14 anos, moradora do Wanel Ville. “Estou achando legal e é bem diferente ter aula com ele. Estou aprendendo de graça a mesma coisa que aprenderia numa escola particular”, exemplificou a garota.
O Território Jovem do Jardim Ipiranga está localizado na Avenida Elias Maluf, 1.080. Informações pelo telefone 3228.6880.

Oficina de Mangá

Além das aulas de Inglês, outra atividade oferecida no Território Jovem do Jardim Ipiranga é a Oficina de Mangá. Atualmente, 10 alunos participam gratuitamente das aulas, que ocorrem às segundas-feiras, das 14h às 16h, e às quintas-feiras, das 15h às 17h. Durante as aulas de Mangá, o professor Marcos Sílvio Inácio oferece orientações e técnicas para quem quer aprender a desenhar um personagem no estilo das histórias em quadrinhos japonesas. Segundo o professor, um dos requisitos para frequentar a Oficina de Mangá é ter força de vontade. “É o principal, pois durante as aulas passo todas as técnicas de esboço. Vários alunos que começaram, não tinham a mínima noção de desenho”, disse. Para ele, o mercado de trabalho nessa área é amplo. “Dá para trabalhar, por exemplo, em agência de publicidade, com design, moda, arquitetura”.
O estudante da EE Prof. Wilson Ramos Brandão, Jean Carlos Pereira, 16 anos, morador do Wanel Ville, participa da oficina há mais de um ano. “Um colega me mostrou um Mangá e eu achei bem legal. Não sabia desenhar nada”, conta. Para ele, a atividade hoje é um hobby, mas se ele conseguisse um emprego na área, ele toparia entrar nesse mercado.


.: Academia World Fitness completa 13 anos com muitas novidades :.

A Academia World Fitness, no bairro Jardim Simus, completou no mês de junho, 13 anos de atuação. Comandada pelo casal Leo e Eva, a academia é referência na região pelas novidades, e pela busca constante de melhorias, tanto dos aparelhos e equipamentos, como da infraestrutura do local. Recentemente, a World Fitness ganhou uma sala de esteiras, com vista panorâmica, além de readequações nos espaços internos, para proporcionar mais conforto para os frequentadores da academia. Com um total de 20 atividades físicas diferentes, a academia também é destaque por trazer as principais novidades do mundo fitness para a cidade, como por exemplo, as aulas de Kangoo Jumps, em 2012. A World Fitness ainda ganhou um novo espaço anexo à academia, especialmente preparado para a prática de artes marciais: Muay Thay, Jiu-Jitsu, Kung Fu, Boxe feminino, entre outros. Para quem gosta de natação ou hidroginástica, o local também conta com piscina aquecida!
Segundo Leo, a academia vai ganhar ainda mais melhorias até o final de 2013. “Estamos planejando um estúdio de Pilates, e toda a fachada da sala de musculação será remodelada”, conta.
Leo e Eva, além de formados em educação física, são pós-graduados, o que garante a qualidade das atividades exercidas na academia. A World Fitness fica na av. Dr. Américo Figueiredo, 1.201, no Jardim Simus. Informações: 3202-1963.

.: Betão Restaurante: agora com pratos executivos no jantar :.

Desde o dia 3 de junho, o Betão Restaurante, do Júlio de Mesquita, serve pratos executivos, a partir de R$ 7,99, no jantar, das 19h às 23h30. Num ambiente agradável e familiar, amplo salão com capacidade para 80 pessoas e telão, também há várias opções de pizzas, deliciosas porções, marmitex, sucos, refrigerantes, e bebidas em geral. Tudo para transformar o jantar num momento de prazer e descontração!
Roberto Leite, proprietário do Betão Restaurante, atua há 6 anos no ramo de alimentação, sempre levando aos seus clientes qualidade e bom atendimento. “Fizemos um cardápio especial de pratos executivos, porções e pizzas especialmente para o jantar”, afirma.
Além de saborear o cardápio especial do jantar no local, os clientes também podem fazer pedidos de pizzas e marmitex pelo Disk, os telefones de contato são: 3202-8922 ou 3017-1435. O Betão Restaurante fica na Av. Dr. Américo Figueiredo, 2.875, no bairro Júlio de Mesquita! Venha conferir as novidades do jantar, com a mesma qualidade que você já conhece no almoço!

.: Foco Social - Paula Pacheco :.

.: Salões de festas infantis Ateliê Kids completam mais um ano de sucesso no Wanel Ville :.
Um negócio que começou com decoração de festas infantis há 7 anos! Assim Simone Rodrigues virou empreendedora e foi pioneira no ramo de salões de festas infantis, na região do Wanel Ville. Atualmente, ela, o marido Israel Almeida e a irmã Cristiane Rodrigues administram 2 salões: o Ateliê Kids e o Ateliê Kids 2. “Comecei trabalhando no bairro com decoração de festas infantis e percebi que não havia nenhum salão no Wanel. Aí resolvi investir e abri o primeiro, que se chamava Ateliê das Festas”, conta Simone.
O Ateliê Kids que fica na Rua Márcio Santos Flores, 95, foi inaugurado há 4 anos, e conta com um diferencial que é o kit festa, decoração, brinquedos com monitores, e uma atração especial, única na região, que é o barco Viking. Além disso, há ainda a lanchonete, onde é servido sorvete e mini-pizza. Há também uma grande variedade de temas para a festa de meninos e meninas. Já o Ateliê Kids 2 possui um amplo salão, com capacidade para 100 pessoas, e foi inaugurado há 2 anos. Está localizado na Av. Paulo Emanuel de Almeida, 1.764, e também oferece o kit festa, decoração e brinquedos com monitores. “Abrimos o segundo salão em função da grande demanda, inclusive de pessoas de outros bairros próximos à Zona Oeste. E a procura para as festas infantis nos finais de semana também é grande”, conta Simone. Mais informações sobre os salões, pelo telefone: 3013-2121.


.: Passaporte Ambiental pode ser retirado em parques da região :.

O passaporte ambiental pode ser retirado em 2 parques da Zona Oeste: no Água Vermelha “João Câncio Pereira”, que fica na Rua România, 150, no Jardim Europa, e no Ouro Fino, na Rua Alexandre Caldini, 265. O passaporte é um livreto de bolso, no qual a cada visita realizada nos parques, ou a participação em uma das ações indicadas, a pessoa terá o direito de receber um carimbo na respectiva página. Para isso, basta que o portador se dirija à portaria, ou ao centro de educação ambiental do parque, e solicite que o passaporte seja carimbado. Durante um período, após obter o carimbo em todas as páginas, o morador terá direito a um prêmio, com materiais educativos e informativos, camiseta, copo ecológico, chapéu e uma muda de uma espécie nativa.
Desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo é estimular os sorocabanos a visitarem os parques ecológicos, e também a participarem das atividades de Educação Ambiental, oferecidas pela Prefeitura de Sorocaba. A pessoa que adquirir o passaporte terá 6 tarefas a cumprir: participar de uma de oficina de plantio, realizar um plantio com a comunidade, participar do Tour das Árvores, além de visitar os parques da Biquinha, Parque Natural “Chico Mendes” e Água Vermelha “João Câncio Pereira”.
Serão distribuídos gratuitamente 60 mil passaportes. O portador do passaporte deverá preencher os campos referentes às informações pessoais, antes de iniciar o uso do mesmo. Ele é pessoal e intransferível. Mais informações, pelo telefone 3219.2280.
De acordo com a Sema, em 2012, 120 mil pessoas participaram de mais de 30 tipos de atividades de Educação Ambiental, como oficinas de plantio, Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas, Tour do Rio

.: Coaves divulga resultado de concurso para a escolha da ave símbolo do clube :.

O Bem-te-vi foi o mais votado para ser a ave símbolo do Coaves: Clube de Observadores de Aves de Sorocaba. No mês de maio, o clube promoveu uma campanha para que a população escolhesse entre 5 pássaros: Bem-te-vi, Periquito Maracanã, Garça-Branca Grande, Lavadeira Mascarada e Caracará (popular Carcará). A ação foi promovida para comemorar o primeiro ano de atuação do Coaves, e o resultado da votação foi divulgado no início do mês de junho, durante a Semana do Meio Ambiente. A votação ocorreu em 3 urnas volantes, que passaram por escolas, parques municipais, praças e eventos da cidade, além de uma urna online, por meio de um site. Segundo um dos membros do Clube de Observadores de Aves, Marcos Antonio Leonetti, a campanha também serviu para envolver a população em geral nas atividades do clube. “O Bem-te-vi é um pássaro bastante popular e muito conhecido pelas pessoas. A ave pode ser vista facilmente em vários pontos de Sorocaba, como praças, parques, jardins, e até em árvores nos quintais das residências”, conta.
Coaves - O Clube de Observadores de Aves de Sorocaba é um grupo aberto com encontros sempre no terceiro sábado do mês, às 9h30, no Parque da Biquinha. O objetivo é reunir pessoas com interesse comum em aves, que gostem de procurá-las, observá-las e fotografá-las na natureza, bem como conhecer suas características e a sua importância para o equilíbrio ambiental. No clube, os interessados têm a oportunidade de receber lazer educativo em contato com a natureza, contribuindo para a melhoria da qualidade do ambiente e, consequentemente, da vida de toda a população, fomentando a observação de aves nas áreas verdes urbanas de Sorocaba. A prática de observação de aves é uma atividade muito relaxante e prazerosa, podendo ser feita por qualquer pessoa, e de qualquer idade, estimulando o lazer saudável, além do contato com a natureza. O Parque da Biquinha está localizado na Av. Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Informações, pelo telefone: 3224-1997.

 

.: Em 10 anos, número de empresas na região do Wanel Ville aumenta 490% :.

Os dados realmente impressionam! Em 10 anos, a região do Wanel Ville, que compreende os 6 loteamentos (I ao V, e o condomínio Villagio Milano), e os bairros Parque Esmeralda e Jardim Ipiranga, ganhou 737 micro e pequenas empresas, em vários setores do comércio, o que representa um aumento de 490% na quantidade de estabelecimentos comerciais no local. Em 2003, quando foi lançada a primeira edição do Jornal Bairro em Foco do Wanel Ville, uma pesquisa feita pela publicação apontou 150 estabelecimentos comerciais na região, entre supermercados, açougues, padarias, farmácias, lojas de peças, oficinas, casas de material de construção, posto de gasolina, salões de beleza, salões de festas, vidraçarias, depósitos de gás, locadoras, entre outros.
Atualmente, além dos 737 comércios em funcionamento na região, existem 134 salões comerciais para locação ou venda. Somente para atender os moradores dos 3 bairros existem 16 supermercados, 39 lojas de roupas e acessórios, 15 estabelecimentos de material para construção, 11 salões de festa, 8 restaurantes, 8 pizzarias, 26 lanchonetes, 13 oficinas de funilaria e pintura, e 76 salões de beleza, entre outras atividades comerciais, industriais e de serviços. Com todo esse potencial de crescimento, a Zona Oeste de Sorocaba é a segunda região que mais cresce na cidade. Fato que foi confirmado recentemente pelo secretário de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Sorocaba, José Carlos Comitre.
Lançado em 1993, o Wanel Ville nunca parou de crescer e se expandir. As obras da segunda fase do loteamento fechado, Jardim Villagio Milano, já foram finalizadas, e em breve deverá receber os novos moradores do Wanel Ville VI.
O crescimento do comércio local também é facilmente percebido pelos empreendedores que investiram na região. Marcelo Godoi, da Mafer Neto Serralheria, conta que ele, o pai e a irmã, abriram o segundo estabelecimento comercial da Avenida Elias Maluf em 1999: a Serralheria São José. “Antes de nós só havia na rua uma loja de material para construção, e quando decidimos investir aqui, nos chamaram de loucos. Depois vimos o início das obras do Santo Supermercado e o surgimento de mais empresas”, conta. Atualmente, Marcelo possui a sua própria serralheria na Av. Paulo Emanuel de Almeida, no Wanel Ville III. Ele acredita no potencial da região e disse que os imóveis comerciais valorizaram muito nos últimos anos. A Serralheria São José continua sob o comando do pai, José Godoi, e hoje ocupa 3 terrenos da avenida. Para ele, a empresa cresceu junto com o bairro. “Quando eu vim comprar 2 terrenos aqui fiquei assustado com o lugar, havia muito mato, ruas de terra, e ainda não existia a interligação com a avenida do aeroporto, mas uma sobrinha minha, que estudava engenharia na época, já sabia do projeto para interligar a Av. Paulo Emanuel de Almeida, com o aeroporto. Acredito que a escolha do ponto comercial foi correta e hoje atendemos clientes não só da região, mas da cidade toda”, afirma.

.: Invista imóveis - Negócios Imobiliários: inovação e excelente atendimento :.

Nossos olhos são os principais responsáveis pelas informações que captamos do mundo. Mas para isso precisam estar em plena forma. Por isso, a Óticas Aninha, no Jardim Simus, no Júlio de Mesquita, e em breve mais uma unidade no Jardim Novo Reinaugurada com novo estilo e no mercado há mais de 2 anos, a Invista Imóveis oferece um atendimento diferenciado. Inovando sempre, com consultores capacitados para realizar o seu sonho de adquirir um imóvel, ou fazer um ótimo investimento. Baseada em valores sólidos, ética, transparência, agilidade e competência, a Invista Imóveis é o lugar ideal para você que quer vender, comprar ou alugar um imóvel! Prestamos também consultoria para investidores e construtores. A Invista Imóveis está localizada na Av. Salvador Milego, 1.015, no bairro Jardim Vera Cruz. Acesse também o site da empresa, e confira as fotos dos imóveis para comercialização, como: prontos para morar, em obras, lançamentos e oportunidades: www.invistaimob.com.br. Pelo site ainda é possível cadastrar seu imóvel para venda ou locação, e deixar nome, endereço eletrônico e telefone, com o melhor horário para que um dos consultores da Invista Imóveis entre em contato. Mais informações sobre compra, venda e locação, pelos telefones: 3222-1658 ou 3021-0903. Só na Invista você encontra os melhores imóveis e realiza o sonho de ter a sua casa própria!

Experimente o bem estar que a terapia da Acupuntura Tradicional Chinesa pode trazer para você! A base do diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) está na observação dos sinais e sintomas do paciente, uma vez que eles refletem a condição dos sistemas internos, promovendo um tratamento individualizado. O diferencial é que esse tratamento visa diagnosticar e tratar a causa da doença, e não apenas aliviar os sintomas, o que torna essa terapia mais eficaz e permanente. A duração do tratamento vai depender do tempo e da intensidade dos problemas. Porém, na maioria dos casos, podemos notar uma melhora a partir já da primeira sessão. A acupunturista Lilia Maria Armbruster Denardi atua com Acupuntura Tradicional Chinesa, Massagem Tui Na, Auriculoterapia (técnica de diagnóstico e tratamento baseado no pavilhão auricular: orelha), Cromopuntura (modelo terapêutico energético que inclui aplicação de feixes luminosos e coloridos) e Magnetoterapia (terapia baseada na influência dos campos magnéticos sobre o corpo humano)
Av. Dr. Américo Figueiredo, 3.777, sala 2, no bairro Júlio de Mesquita. Mais informações, pelo telefone: 3221-2551.


.: Principais avenidas do Wanel Ville vão ganhar novos empreendimentos :.

Duas das mais importantes avenidas do bairro Wanel Ville, a Paulo Emanuel de Almeida e a Elias Maluf, continuam recebendo novos empreendimentos comerciais. Além das lojas do comércio em geral, a chegada de 3 importantes agências bancárias nas avenidas tem contribuído para aumentar o volume de pessoas que circulam pelo bairro, o que atrai a atenção de quem pensa em investir no local. Na Av. Paulo Emanuel de Almeida, por exemplo, esquina com a Rua Ramzia El Hadi, uma grande obra foi iniciada recentemente. Segundo o engenheiro e arquiteto responsável pelo projeto, Ricardo Inforzato, a construção, de quase 2 mil m², vai dar espaço a um prédio comercial, de 3 pavimentos, para locação. “O proprietário do terreno é um empresário da cidade, e que está investindo na região porque acredita no potencial de crescimento da Zona Oeste”, afirma. Inforzato disse ainda que o prédio comercial terá um aspecto diferenciado, que vai chamar a atenção de quem passa pelo local. De acordo com o cronograma da obra, a mesma deverá estar finalizada até o final deste ano.
No cruzamento das 2 avenidas, outro grande empreendimento comercial está quase finalizado, faltando apenas as obras de acabamento. Uma placa para locação do imóvel, com um número de celular, foi colocada no local, mas já foi retirada. Até o fechamento desta edição, a reportagem do Jornal Zona Oeste em Foco não conseguiu entrar em contato com o proprietário da obra.
Escolha do ponto comercial - A escolha de um bom ponto comercial pode decidir entre o sucesso ou fracasso de um negócio, quer seja em shopping, loja de rua ou galeria. Especialistas orientam que, definida qual a atividade que se deseja empreender e o perfil do consumidor que se espera atender, a próxima etapa é a escolha do ponto comercial. “É importante que o empresário não tenha pressa em escolher o ponto comercial, mas é fundamental que ele faça uma análise bem feita, independentemente do tempo que levar, tendo como base o público-alvo que reside, transita e frequenta a região”, recomenda Carlos Alberto de Freitas, gerente regional do Sebrae-SP, em Sorocaba.
Outros fatores também devem ser levados em consideração, como: qual será a forma predominante de acessibilidade (carro, a pé ou transporte público), e se o local possui vagas de estacionamento. “O empreendedor também não pode deixar de conferir a legislação que determina os horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais na região escolhida”, afirma Freitas.

.: Adolescentes participam de curso de férias no Parque Ouro Fino :.
Um grupo de jovens, de 12 a 17 anos, vão aproveitar as férias escolares do mês de julho para participar de um curso de educação ambiental no Parque Ouro Fino, na Zona Oeste de Sorocaba. As atividades serão gratuitas e ocorrem de 10 a 12 de julho. De acordo com Rafael Castellari, chefe de divisão de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), durante 3 dias, os jovens participarão de rodas de conversas, trilhas monitoradas pelo parque, oficinas, jogos cooperativos, entre outras ações. Além de proporcionar momentos de diversão e aprendizado, o curso visa sensibilizar os participantes para temas socioambientais, estimulando-os à protagonização de ações e às transformações pessoais. Esta será a primeira vez que o curso será oferecido no Parque Ouro Fino. O objetivo da Sema é aproveitar a época das férias escolares para ensinar aos participantes um pouco mais sobre meio ambiente.
Parque Ouro Fino - Com a revitalização ocorrida em 2012, o local se transformou num dos parques ecológicos mais bonitos de Sorocaba, onde ocorre o encontro da Mata Atlântica e do Cerrado, com aproximadamente 96 mil metros quadrados de área verde. O parque ganhou um novo acesso, gramado, calçadas mais largas, cercamento com um gradil novo e iluminação, garantindo maior segurança para os visitantes. Outras novidades são as duas quadras de areia e brinquedos em madeira, como gangorra dupla, escorregador e balanço, produzidos a partir de tronco de eucaliptos tratados. O “Ouro Fino” ainda possui a nascente modelo de Sorocaba: pela sua peculiar situação de conservação, e aspectos relevantes para a Educação Ambiental. Em 2009, a ONG “Pé de Planta”, parceira da Prefeitura, realizou um projeto piloto no local com o plantio de 6 mil mudas de diversas espécies nativas, assegurando enriquecimento do ambiente, que já apresenta resultado positivo na sua recuperação ambiental. O Parque Ouro Fino fica na Rua Alexandre Caldini, 110.

.: Lousa digital revoluciona o ensino no CEI do Jardim Ipiranga :.

As lousas digitais se transformaram em ferramenta essencial de trabalho e de aprendizado nas escolas municipais, desde a educação infantil até o ensino médio. Elas possibilitam ao professor escrever, desenhar, usar fotos, vídeos e buscar informações na internet sobre o tema da aula. Além disso, há outros recursos que literalmente prendem a atenção dos alunos de todas as idades. No Centro de Educação Infantil (CEI 50) “Alípio Guerra da Cunha”, todos os professores que atuam na unidade foram treinados e usam as lousas digitais. Na classe da professora Ana Cristina Baladelli Silva, até a primeira atividade do dia, a chamada das crianças do maternal 3, é feita com o recurso tecnológico. Na tela, aparece a foto de um aluno, o nome dele e de outros dois coleguinhas. A criança deve clicar no seu nome para confirmar a presença em mais um dia de aula. Ana Cristina descobriu na lousa digital não apenas uma ferramenta eficiente para ensinar, mas também explorar seus inúmeros recursos, desenvolveu um aplicativo no qual as crianças aprendem brincando a diferença das cores. Há dois anos e meio trabalhando com a lousa digital, conta que a tecnologia facilita e muito a vida do professor. “É mais qualidade no trabalho, sem o incômodo do pó do giz”, comemora.
A professora Renata Mariano, também do CEI 50, é outra que não abre mão da lousa na aplicação das aulas para a turminha do pré-2. Além de outras atividades, a música, o som, a letra são temas que prendem a atenção dos pequeninos. “A grande maioria das crianças tem computador e internet em casa, e está familiarizada com essa tecnologia. Trabalhamos uma sequência didática, temos a leitura, mas também a escrita, e a matemática”, afirma.
O diretor da CEI 50, Ednílson Celestino Ferreira, revela que estimula os professores a trabalharem com as lousas digitais, beneficiando as 270 crianças atendidas pela unidade. “O que é fundamental é que a aula se torna muito mais atraente, e tem a participação ativa das crianças. Os recursos são ilimitados, é o professor quem determina”, afirma.

 

.: Oficina mecânica na região é especializada em carros antigos :.

Quase todo brasileiro é apaixonado por carro! E para muitos, alguns veículos são verdadeiros objetos de desejo, como uma tão sonhada Ferrari: um dos ícones dos carros de luxo de origem italiana! Atualmente, os automóveis estão cada vez mais modernos e possuem uma avançada tecnologia, inclusive na parte mecânica. Por isso, muitas oficinas mecânicas tiveram que se atualizar e utilizam equipamentos eletrônicos, como o Raster, para identificar possíveis falhas na injeção eletrônica! Mas, diante desse cenário, hoje em dia ainda há muitos apaixonados por carros antigos. Em Sorocaba, existem alguns clubes de colecionadores, que possuem verdadeiras jóias em suas garagens: veículos que são utilizados apenas para pequenos passeios aos finais de semana, ou para exposições.
Na Zona Oeste, Nelson Tiede trabalha desde 1967 como mecânico e possui uma clientela fiel de donos de veículos antigos. Para ele, consertar automóveis do século passado, alguns de 1929, é uma questão de conhecimento e experiência. “Trabalho há muitos anos como mecânico e sei como identificar problemas nos modelos antigos. A mecânica dos veículos é bem diferente dos modelos atuais, por isso é preciso conhecer bem”, afirma. No pátio da oficina mecânica, que fica no Jardim São Paulo, podemos ver veículos antigos que encantam pela beleza de modelos famosos, como o clássico Ford 1929, uma DKV 1967, uma Mercedez 1962 e uma Alfa Romeo 1968, entre outros. “Na cidade, há muitos colecionadores de carros antigos, então, sempre tenho clientes para atender, além dos carros atuais”, disse. Nelson conta que não é tão difícil encontrar peças para consertar os veículos antigos. “Os próprios donos muitas vezes também sabem onde encontrá-las. Há lojas em São Paulo, sites na internet e alguns proprietários trazem até do exterior”, afirma.
Alguns veículos impressionam pelo ótimo estado de conservação, além da beleza de um estilo dos primeiros anos da indústria automobilística no Brasil, do início do século passado. Nelson afirma que um dos carros mais impressionantes que ele consertou foi um Chevrolet 1926: modelo raríssimo atualmente, mesmo entre os colecionadores. “Os carros antigos são verdadeiras paixões para seus donos”, destaca.
A Oficina Mecânica Nelson fica na Av. Dr. Luiz Mendes de Almeida, 833, no Jardim São Paulo.

 

.: Espaço Empreendedor :.

O passo a passo para facilitar
o planejamento da sua empresa

Planejamento é a matéria-prima do sucesso! É comum ouvir alguém dizer que fulano tem tino comercial, ou faro para os negócios. Existem pessoas que realmente nascem para ser empreendedoras, está “no sangue” montar empresas e prosperar. Não há dúvida que talento é um componente importantíssimo para o sucesso em qualquer área. Mas não é nenhum segredo também que ele sozinho não resolve. Por trás de toda história de sucesso há muito trabalho e dedicação!
Muitos empresários se queixam que dão o máximo de si e o negócio não decola. Vários podem ser os motivos para não obterem os resultados desejados, porém, frequentemente, o problema está em um ponto fundamental. Mais uma vez é a questão do planejamento que, quando falho, contribui decisivamente para a mortalidade das micro e pequenas empresas (MPEs).
O casal Eduardo e Kátia abriu uma loja de roupas femininas no Wanel Ville no mês de maio, e acredita que o planejamento é fundamental para o sucesso do negócio. “Eu já assisti várias palestras no Sebrae, fiz meu cadastro e todo mês recebo a agenda de cursos. Ainda não conheço o “Planeja Fácil”, mas achei uma ferramenta interessante”, conta Eduardo Silva.
Planejar significa pensar em todas as variáveis do negócio antes de abrir as portas, e mesmo depois de ele estar em funcionamento. Planejar é entender o mercado e construir uma base sólida de dados para a gestão. É a partir desse estudo que se pode tomar as melhores decisões. Mas como tornar essa análise produtiva? Como saber se todos os aspectos foram contemplados? Como definir as ações para se atingir as metas? É preciso ter um método que guie essa avaliação, um mapa confiável do planejamento. Com essa finalidade, o Sebrae-SP lançou o “Planeja Fácil”, uma ferramenta gratuita de gestão, para dar apoio às MPEs.
Trata-se de um quadro dividido por colunas com todos os tópicos necessários para o diagnóstico do negócio. Em cada uma, o empresário reúne informações que permitirão estabelecer prioridades e objetivos, traçar planos, executá-los e fazer o acompanhamento para saber se tudo está como programado.
A nova ferramenta do Sebrae-SP, disponível também para download pela internet, evita lacunas na elaboração de estratégias, deve ser usada regularmente e serve para todos os setores: indústria, serviços, comércio e agronegócios. Para cada objetivo, um plano de ação. Com o “Planeja Fácil”, o empreendedor tem um roteiro completo do que deve fazer em sua empresa, durante o ano todo. Afinal de contas, negócios e improvisos não combinam! Acesse a ferramenta pelo site: www.sebraesp.com.br

.: Garota Enxaqueca :.

Brasil: o gigante adormecido
acordou, e agora?

É colega, quem diria que o povo brasileiro iria sair às ruas para protestar e reivindicar direitos? Até em Sorocaba, que tem um povo bastante conservador, aproximadamente 20 mil pessoas foram para as ruas manifestar a sua indignação com o aumento da tarifa do transporte coletivo, e com os rumos da política no país. Se eu fosse político, juro que estaria preocupado em tais circunstâncias! Ninguém mais está gostando de ver estádios com padrão de primeiro mundo, todos construídos ou reformados com dinheiro público, o nosso dinheiro, e enquanto isso recebemos em troca uma saúde, educação, segurança pública, cultura e lazer de qualidade duvidosa ou péssima! Realmente, é uma situação que não dá mais mesmo para aceitar. Fora isso, ainda somos obrigados a engolir tantos escândalos de corrupção, em todos os cantos do Brasil, e praticamente nada acontece para os políticos que desviam o dinheiro público, em prol dos seus interesses financeiros pessoais. É, só ladrão de galinha ou pobre que vai para a cadeia! As coisas precisam mudar nesse país, e já passou da hora da classe política entender que não se brinca com o dinheiro público. Além disso, temos uma carga tributária super alta, os preços dos alimentos não param de subir e depois ainda tínhamos que engolir o aumento da tarifa do ônibus? É, acho que dessa vez o tiro saiu pela culatra. Espero que esse momento histórico que estamos vivendo no Brasil, e com apoio de vários países do mundo, nos mostre que temos mesmo é que colocar a boca no trombone e exigir nossos direitos, garantidos pela Constituição Federal! Muita coisa ainda precisa mudar e por isso não podemos nos calar! E é sempre bom lembrar que cada um precisa também fazer a sua parte. Exigir o que nos é de direito, protestar sem violência, e cumprir com os nossos deveres de cidadãos do bem! Só assim veremos um Brasil mais justo de verdade! Quando muita coisa mudar, nem enxaqueca vou ter mais! Viva a revolução!

Garota Enxaqueca

.: Fique Ligado :.

Cursos do Sabe Tudo
iniciam em agosto


As aulas dos cursos gratuitos de informática, das unidades do Sabe Tudo, iniciam no dia 5 de agosto. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h. Mais informações, pelos telefones: 3217-1484 (Sabe Tudo Ipiranga), e 3202-6132 (Sabe Tudo Wanel Ville).


Castração gratuita
de animais de estimação


Os moradores do Jardim Ipiranga e do Parque Manchester já podem fazer inscrição para castrar gratuitamente seus animais de estimação. O programa de controle animal é desenvolvido por meio da Seção de Controle de Zoonoses, da Secretaria da Saúde. Estes dois bairros passaram a ser atendidos pela Unidade de Controle Animal (UCA), após a realização de uma pesquisa naquela região. Os agentes entrevistaram os moradores, levantaram o número de pessoas com animais de estimação, e também o interesse deles em realizar a castração. Mais informações podem ser obtidas diretamente na UCA, pelo telefone 3202-8006.