.: Wanel Ville e Cia 54 :.

 
Editorial


Projetos na área habitacional
de Sorocaba são referência
para outras cidades

Esta edição do Jornal Zona Oeste em Foco traz uma entrevista exclusiva com o secretário de Habitação, Hélio Godoy, vereador licenciado e morador do bairro Wanel Ville. Ele também é um dos responsáveis pela aprovação de leis que proporcionaram mudanças no Jardim Ipiranga, um bairro que era irregular e com sérios problemas sociais no passado, antigo Jardim Lilú. Com a conclusão da regularização fundiária, agora seus moradores têm a oportunidade de começar uma nova etapa em suas vidas: uma transformação social. Com a escritura definitiva dos seus imóveis, esses moradores poderão conseguir crédito para reformar suas casas, ou ainda obter recursos para abrir um negócio, e formalizar pequenos negócios, que já existem. Segundo dados do secretário Godoy, a cidade ainda possui 60 bairros que estão irregulares, e sua secretaria tem como meta e desafio fazer a regularização fundiária em praticamente 70% desse total, até o final de seu mandato em 2016. Uma meta ousada, mas que pode ser atingida se tomarmos como exemplo o projeto-piloto no Jardim Ipiranga, que colocou Sorocaba como referência no Estado de São Paulo, na questão da regularização de bairros clandestinos. De acordo com Godoy, o bairro também irá ganhar uma série de melhorias, o que inclui um segundo parque no local. Confira tudo isso na página 15! Além disso, se você quiser saber um pouco mais sobre a transformação do bairro, existem vídeos na internet, é só pesquisar Jardim Ipiranga Sorocaba.
O jornal do Wanel também traz uma matéria interessante com dicas de um consultor do Sebrae/Sorocaba, especialista em comunicação e marketing, sobre como usar o facebook para agregar valor ao seu negócio e aumentar as vendas da sua empresa, além de melhorar o relacionamento com o público-alvo. Muito mais do que um site, as redes sociais permitem, inclusive para as micros e pequenas empresas, uma interatividade muito maior e melhor com seus clientes, além de ser uma ferramenta mais ágil e, de certa forma, mais econômica e vantajosa para o empreendedor. Saiba mais na página18! Boa leitura!


Ana Claudia Martins


.: Atleta sorocabano representará o Brasil em um dos maiores eventos do mundo de Kickboxing :.

Nascido em Sorocaba, Felipe Stievano Micheletti, atleta profissional de Kickboxing, dedica-se a modalidade desde 2007. Quando iniciou nessa prática esportiva já visava participar de campeonatos e tornar-se, um dia, lutador profissional. Após cumprir tal meta em 2011, quando disputou seu primeiro evento profissional, o atleta passou a treinar cada vez mais o esporte, e outros objetivos e sonhos foram criados. Dia 18 de maio de 2013, mais um sonho será realizado, Micheletti irá para a Romênia disputar um dos maiores eventos do mundo de Kickboxing: o SuperKombat.
Com um cartel de 28 lutas, com 24 vitórias, o jovem atleta de apenas 22 anos treina no Centro de Treinamento Carseti, localizado na Rua Paulo Emanuel de Almeida, nº 791, Wanel Ville II. E conta com uma equipe de peso para prepará-lo, são eles: Adriano Carseti - seu Técnico e professor desde 2007; Túlio Corrá - preparador físico; Zinho - treinador tático; Lucas França - Técnico de boxe e Tiago Cesário - fisioterapeuta. Além disso, conta com o forte respaldo de seus patrocinadores: a Hidráulica de Sorocaba - TATETI e a, internacionalmente famosa, marca Bad Boy, que também patrocina os melhores atletas do UFC. Agora, nos resta torcer para o Felipe e confiar em seu trabalho, pois nossa cidade e país estão muito bem representados lá fora. Para maiores informações ou contato, caso haja interesse em patrocinar o atleta, ligue para: 9157-1098.

.: Alunos da rede estadual participam de Megaplantio no Parque Esmeralda :.

Plantar árvores é pensar na sustentabilidade do planeta e garantir o futuro das novas gerações! Por isso, alunos da rede pública da região plantaram 1,2 mil mudas de árvores na Zona Oeste de Sorocaba, no dia 27 de abril, durante mais uma edição do Megaplantio Escolar. Um grupo de 100 alunos da EE Ana Cecília Martins, do Wanel Ville, fez o plantio em uma área pública localizada na Rua Encarnação Garcia Sanches, 263, no Parque Esmeralda. No local, os estudantes plantaram mudas de árvores de cerca de 80 espécies diferentes, entre nativas e frutíferas.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (Sedu), o objetivo é envolver as crianças na preservação do meio ambiente, desenvolvendo a consciência ambiental, e trabalhando a questão da cidadania. “O Megaplantio Escolar está embasado na declaração das Cidades Educadoras para o desenvolvimento sustentável, com o intuito de utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar as crianças sobre a importância da recomposição da vegetação nas áreas urbanas e seu papel como cidadão atuante, capaz de agir favoravelmente ao desenvolvimento sustentável global, por meio de pequenas ações locais em sua comunidade”, explica Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.
A ação ambiental fez parte da programação das atividades em comemoração ao Dia do Rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água (ambos em 22 de março). Por isso, o foco desse plantio foi a recuperação de matas ciliares, que correspondem à vegetação localizada às margens de rios, córregos, lagos e nascentes.


.: Sorocaba ganhará uma árvore a mais para cada veículo vendido na cidade :.

A partir do próximo mês de junho, o plano de arborização de Sorocaba ganha um reforço expressivo no plantio de mudas de árvores. É quando entrará em vigor, a lei de número 8.568, aprovada em 2008 pela Câmara Municipal, obrigando as concessionárias de veículos automotores a plantar árvores para cada veículo zero quilômetro vendido na cidade. Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), representantes de 30 concessionárias, o equivalente a 90% dos estabelecimentos comerciais do segmento participaram de uma reunião sobre o tema. As concessionárias ficarão responsáveis pela compra e plantio das mudas, enquanto a Sema definirá a espécie e tamanho das mesmas, como também cuidará da manutenção da área. Inicialmente, as árvores serão plantadas no Parque dos Ipês, no Jardim Santa Marina, na Zona Norte, onde já estão sendo desenvolvidas ações de arborização. Dados da Sema demonstram que cerca de 2 mil veículos são vendidos mensalmente em Sorocaba, entre carros de passeio, caminhões, motocicletas, utilitários e outros. Ou seja, em média, Sorocaba ganhará 24 mil novas árvores por ano, caso seja mantido esse número de vendas de veículos. Somente a Sema plantou 535.478 mudas de árvores entre 2009 e 2012.



.: População pode escolher a ave símbolo do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves) :.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), está realizando uma campanha para escolher a ave símbolo do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves). Até o dia 17 de maio, os moradores podem votar em uma das 5 espécies pré-selecionadas pelos integrantes do grupo: bem-te-vi, periquito maracanã, garça-branca-grande, lavadeira mascarada e caracará. De acordo com Cristiane Crispim, coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Parque da Biquinha, o objetivo dessa ação da Secretaria do Meio Ambiente é envolver a população nas atividades do clube. Serão 3 opções de locais para quem quiser votar: um ponto fixo no Parque da Biquinha; um ponto volante aos finais de semana, que percorrerá vários locais, como parques municipais, escolas, praças, entre outros, e a terceira opção será votar pelas redes sociais, por meio do perfil do Coaves no Facebook e no Twitter.
Segundo um dos membros do Clube de Observadores de Aves, Marcos Antonio Leonetti, as espécies de aves escolhidas são adaptadas a áreas urbanas e podem ser vistas em vários pontos de Sorocaba, como praças, parques, jardins e quintais. O resultado da votação será apresentado na Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao primeiro aniversário do clube. Mais informações pelo telefone 3224-1997, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília.
Coaves - O Clube de Observadores de Aves de Sorocaba é um grupo aberto com encontros em todo terceiro sábado do mês, às 9h30, no Parque da Biquinha. O objetivo é reunir pessoas com interesse comum em aves, que gostem de procurá-las, observá-las e fotografá-las na natureza, bem como conhecer suas características e a sua importância para o equilíbrio ambiental. No Clube, os interessados têm a oportunidade de receber lazer educativo em contato com a natureza, contribuindo para a melhoria da qualidade do ambiente e, consequentemente, da vida de toda a população, fomentando a observação de aves nas áreas verdes urbanas de Sorocaba. A prática de observação de aves é uma atividade muito relaxante e prazerosa podendo ser feita por qualquer pessoa e de qualquer idade estimulando o lazer saudável e o contato com a natureza.

.: “Praça Radical”: atividades esportivas e culturais agitaram o parque do Ipiranga :.

Apresentação de skate, música, exposição de mangá, jogo de basquete e aula de parkour agitaram o sábado, dia 27 de abril, no Parque Maestro Nilson Lombardi, no bairro Jardim Ipiranga. As crianças, adolescentes e jovens que participaram do evento puderam aproveitar uma manhã divertida, com muitas atividades gratuitas abertas para toda à comunidade. Organizado pela equipe do Território Jovem do bairro, juntamente com os oficineiros e pelos adolescentes que frequentam a unidade, o “Praça Radical” teve como objetivo incentivar os jovens à prática de esporte, à cultura local e à cultura de rua, bem como o protagonismo dos mesmos, por meio da participação e elaboração do evento. “Estamos utilizando o parque, que é um espaço comum, para mostrar o trabalho que é realizado no Território Jovem, como uma forma de divulgação para atrair os adolescentes para as nossas atividades”, conta Mariana Albuquerque, coordenadora das atividades daquele espaço.
Durante o evento, os jovens puderam conferir os mangás produzidos pelos adolescentes que frequentam a oficina do TJ Ipiranga, e ainda conferir ao vivo o professor Marcos Silvio Inácio fazendo mangás. Já o parkour é uma atividade física onde os praticantes usam seu corpo para passar obstáculos de uma forma rápida e fluente. Durante a aula aberta, o público aprendeu algumas técnicas do esporte, executando os movimentos da forma mais natural possível e usando os obstáculos como se fossem parte do seu corpo.
Atualmente, o Território Jovem do Ipiranga oferece 13 oficinas gratuitas para jovens entre 15 e 29 anos, como dança do ventre, boxe, hip hop, grafite, violão, caratê, capoeira, entre outras. Neste ano, 147 jovens já participaram das atividades na unidade, que fica na Avenida Elias Maluf, 1.080. Mais informações, pelo telefone 3228-6880.

.: Foco Social - Paula Pacheco :.

.: Teatro na escola reforça a prevenção contra a dengue :.
O trabalho de conscientização para o perigo do mosquito transmissor da dengue ganhou um exército de peso em Sorocaba: alunos de 18 escolas municipais. A equipe de teatro do programa Escola Saudável irá percorrer as unidades que integram o Clube da Escola (escola aberta aos finais de semana), apresentando a peça “Fora Dengue”. Essa ação reforça as atividades culturais, artísticas e esportivas, desenvolvidas para os estudantes e a comunidade escolar. No dia 20 de abril, a peça foi apresentada às 14h, na EM Luiz Almeida Marins, do bairro Júlio de Mesquita. Com duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, apresenta à comunidade escolar, de forma divertida e didática, informações sobre a importância da prevenção contra o mosquito. Durante a apresentação, o grupo, formado por 6 auxiliares de educação, encena situações do cotidiano, possibilitando que o público identifique os possíveis criadouros do Aedes aegypti. Os atores revelam que durante as apresentações percebem que as pessoas, principalmente as crianças, prestam mais atenção às orientações, por conta do tema ser tratado de maneira divertida. O objetivo é multiplicar conhecimentos sobre o tema de uma maneira lúdica, promovendo a sensibilização de todos quanto ao problema da dengue. As apresentações vêm sendo realizadas nas escolas municipais desde fevereiro, com excelente aceitação das crianças, que interagem com os atores. Até agora já foram realizadas 32 apresentações para um público de mais de 3.560 alunos. Desenvolvido em parceria pelas Secretarias da Educação e Saúde, o Programa Escola Saudável atua diretamente no sentido de orientar e conscientizar a comunidade quanto à prevenção e combate a dengue. Nos próximos finais de semana (sábado e domingo), a peça será apresentada nas demais 17 unidades que integram o Clube da Escola. Na Zona Oeste, nas escolas do Jardim Ipiranga, Wanel Ville e Jardim Santa Bárbara.


.: Moradores de 2 bairros da Zona Oeste podem inscrever seus animais para castração :.

Em maio, os moradores do Jardim Ipiranga e do Parque Manchester, na Zona Oeste da cidade, já podem fazer inscrição para castrar gratuitamente seus animais de estimação. O programa de controle animal é desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Seção de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES). Estes dois bairros passaram também a ser atendidos pela Unidade de Controle Animal (UCA) da Zoonoses, após a realização de uma pesquisa naquela região. Os agentes entrevistaram os moradores, levantaram o número de pessoas com animais de estimação, e também o interesse deles em realizar a castração. Mais informações podem ser obtidas diretamente na UCA, pelo telefone 3202-8006.

.: Mutirão da Formalização de Empreendedores Individuais atendeu interessados na Casa do Cidadão :.

Nos dias 23 e 24 de abril, o Mutirão da Formalização, que foi realizado na Casa do Cidadão, do bairro Jardim Ipiranga, atendeu trabalhadores por conta própria e empreendedores individuais que trabalham na informalidade. Várias pessoas foram atendidas, interessadas tanto em informações sobre a formalização, como também sobre financiamento junto ao Banco do Povo Paulista. Conforme estatística da Secretaria das Relações do Trabalho (Sert), aproximadamente 60% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) estão localizados na Zona Norte de Sorocaba. De acordo com o secretário Luis Alberto Firmino, esta foi uma boa oportunidade para quem trabalha na informalidade legalizar o seu empreendimento e contar com uma série de benefícios. As vantagens para quem muda de cenário e se formaliza são muitas. Começa pelo custo muito baixo, levando em consideração os benefícios que o empreendedor terá depois. Entre os benefícios está o fato de o trabalhador poder contar com a Previdência Social, uma segurança para o futuro. Estar legal também dá direito ao empreendedor se tornar fornecedor da Prefeitura, prestar serviço para o poder público e, assim, desenvolver seu pequeno negócio mais rapidamente.
De acordo com os dados da Sert, no primeiro trimestre deste ano, já foram formalizados 1.595 trabalhadores por conta própria, abrindo novas perspectivas de crescimento. A Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga fica na Rua Estado de Israel, 424. O atendimento ao público é das 9h às 16h. Apesar do término do mutirão, os interessados podem obter informações no local.

 

.: ETEC Fernando Prestes oferece 720 vagas em cursos técnicos :.

A ETEC Fernando Prestes está com inscrições abertas do Processo Seletivo Vestibulinho 2013 - 2° semestre, desde o dia 23 abril. A instituição firma-se entre as melhores escolas técnicas do Estado, oferecendo 720 vagas com metodologias presenciais e semi-presenciais, além de sua extensão na EE Prof. Joaquim Izidoro Marins.
Um dos destaques do Vestibulinho é o curso de Secretariado. A especialidade proporciona três certificados: Auxiliar Administrativo, Assessor Empresarial de Eventos e o de conclusão de Técnico em Secretariado. Segundo Marcelo Henrique Arrojo, coordenador do curso, o mercado está aquecido, em função das oportunidades nos setores comercial, industrial e de serviços. “Mensalmente, temos cerca de seis novos estágios, o que é de suma importância para adquirir experiência profissional”, destaca.
De acordo com dados do Sinsesp – Sindicato dos Profissionais de Secretariado do Estado de São Paulo, um profissional com nível técnico recebe, em média, salário de R$ 1.200.
As inscrições devem ser realizadas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até o dia 16 de maio. A taxa é de R$ 25.

 

.: Como está a sua visão? Saúde ocular: problemas que podem afetar a qualidade da visão :.
Nossos olhos são os principais responsáveis pelas informações que captamos do mundo. Mas para isso precisam estar em plena forma. Por isso, a Óticas Aninha, no Jardim Simus, no Júlio de Mesquita, e em breve mais uma unidade no Jardim Novo Mundo, dá dicas sobre correção visual, proporcionando conhecimento para uma visão ainda melhor. Além disso, muitas doenças visuais não têm sintomas imediatos, até que algum dano comprometa a nossa visão. Exames oftalmológicos regulares são muito importantes para manter a saúde visual. Conheça as principais doenças oculares:
Miopia: a pessoa não enxerga bem de longe. Sintomas: Não consegue ler placas na rua? Franze os olhos para ver com nitidez ao longe? A criança escreve com o rosto muito próximo do caderno? O rendimento escolar baixo pode ser causado pela miopia.
Hipermetropia: dificuldade em enxergar de perto do que de longe. O esforço permanente para enxergar bem pode causar desconforto, principalmente ao ler um texto. Sintomas: sensação de peso nos olhos, lacrimejamento, ardor e vermelhidão podem ser sintomas também.
Astigmatismo: dificuldade em enxergar de perto e de longe. Sintomas: dificuldade em manter a leitura da linha de um texto e confusão ao diferenciar símbolos como D do O, ou M do N, bem como o 8 do B. Pode estar associado a outras doenças visuais: miopia, hipermetropia ou presbiopia (vista cansada, após os 40 anos).
Vista Cansada: é a redução natural e gradual da visão de perto, que acontece com todas as pessoas a partir dos 40 anos. Sintomas: Afasta o jornal ou o cardápio para ler? Precisa de mais luz para ler um livro? Não consegue ler textos com letras pequenas?
A Óticas Aninha fica na Rua Conquista, 134, no Jardim Simus. Informações: 3346-8884 ou 3012-1100.
.: Aula de Kung Fu Wudang para todas as idades no Wanel Ville :.

A Academia Incorpore, que fica no Wanel Ville, agora oferece aulas de Kung Fu Wudang: arte marcial chinesa praticada ainda hoje pelos monges taoístas nas montanhas sagradas da China, e que promove o bem-estar físico, emocional e mental dos praticantes. Comandadas pelo professor Angelo Antonio Garcia, as aulas de Kung Fu Wudang são destinadas para pessoas de todas as faixas etárias, de crianças a idosos, com grande destaque para a melhoria contínua da qualidade de vida. São realizadas às terças e quintas, das 19h às 20h, na Rua Márcio dos Santos Flores, 164.
Segundo Garcia, para as crianças o Kung Fu é ideal para aumentar a disciplina, e para os adultos aumenta a disposição, proporcionando um maior bem estar físico, emocional e mental. Venha conhecer a academia e aproveite para assistir uma aula sem compromisso. Mais informações: 3018-7997 ou 8147-7687 (Angelo).

 

.: Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 10 de maio :.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até 10 de maio. As pessoas que fazem parte dos grupos indicados pelo Ministério da Saúde para a imunização têm mais uma opção para receber a vacina: 4 Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba estão funcionando em horário estendido: até às 22h. Na Zona Oeste, a UBS do Júlio de Mesquita, que fica na Av. Dr. Américo Figueiredo, 3.171, já atende o público no novo horário. Devem ser vacinadas crianças com idades entre seis meses e um ano e onze meses, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (até 45 dias após o parto), e portadores de doenças crônicas (que deverão apresentar prescrição médica). Quem ainda não se imunizou deve se dirigir a qualquer uma das 31 UBSs da cidade, de segunda à sexta-feira, durante horário normal de funcionamento de cada uma delas, ou em uma das 4 que estão funcionando em horário especial. A UBS do Wanel Ville disponibiliza a vacina contra a gripe das 8h às 17h, de segunda à sexta, e fica na Rua Alexandre Caldini, s/nº. Informações: 3202-1662.
A enfermeira Selma Aparecida Oller Brancalhone, da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), lembra que, neste ano, a vacina protege contra três tipos do vírus Influenza: A/H1N1, A/ H3N2 e B. Até o dia 24 de abril, 36.109 adultos maiores de 60 anos já tinham se imunizado. A meta da VE é vacinar pelo menos 52.725 pessoas deste grupo na cidade.
.: Maison D´Capelli: a gente cuida de você :.

O Maison D’ Capelli vem se destacando pela seriedade e comprometimento com a beleza de seus clientes, sua equipe especializada em cabelo, estética, depilação e manicure/pedicure. Está localizada no Wanel Ville II e traz a vocês leitores informações sobre os serviços oferecidos para Sorocaba: são diagnósticos capilares, corporais, faciais, penteado, maquiagem e dia da noiva, entre outros. Com foco na qualidade e excelência no atendimento, trabalha com produtos renomados de alta tecnologia e o mais importante com “valores justos”, pré-requisitos para esta equipe, que aposta em um salão diferente para Sorocaba e região. A proprietária Juliana Reis atua na área desde 2009, onde descobriu verdadeira paixão, e até hoje tem participado de cursos na área de beleza, nas mais conceituadas academias do setor como Ondina, de Campinas, e Academia L’oréal. Ainda garante muito mais novidades para este ano. Para cuidar dos seus cabelos, o Maison D’ Capelli oferece cortes femininos, químicas em geral e tratamentos que trazem saúde e vida capilar de acordo com a necessidade de cada cliente. Na área de estética a profissional Juliana Pacheco atua nos processos utilizando produtos com qualidade: Valmari, Adcos, entre outras marcas renomadas. Conheça também: massagem relaxante, bambuterapia, SPA dos pés, esfoliações. Nos tratamentos especializados traz técnicas de redução de medidas, como “cintura fina”, drenagem linfática, inclusive com ultrassom. Já na parte facial: pelling, lifting, clareamentos e limpeza de pele, com utilização de aparelhos que garantem melhores resultados. Para a depilação Ana Paula Ferreira se destaca pelas suas técnicas aprimoradas, além da depilação completa, desfrute de seu Designer de sobrancelha, tanto com cera quanto com linha (egípcia). Confira as ofertas-relâmpago curtindo a página do MAISON D’ CAPELLI no facebook. Faça uma visita e comprove! Rua Ramzia El Hadi, 648, terça à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 8h às 20h. Informações: 3031-2242.

 

.: Ônibus Rosa leva prevenção e saúde para as mulheres no Wanel Ville :.
O Ônibus da Mulher, unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba, levou atendimento para as mulheres da região nos dias 25 e 26 de abril, no estacionamento do Santo Supermercado, no bairro Wanel Ville. A unidade móvel oferece gratuitamente os serviços de saúde da mulher, garantindo a realização do exame de prevenção do câncer de colo de útero, orientações sobre o auto-exame das mamas, e os métodos contraceptivos disponíveis no Programa de Planejamento Familiar, desenvolvido pela Secretaria da Saúde, entre outros atendimentos.
Totalmente adaptado e equipado, os detalhes da unidade móvel foram elaborados para garantir conforto às pacientes e a funcionalidade do ônibus. Ele foi estrategicamente pintado de cor-de-rosa para garantir a identificação das mulheres com o veículo. A unidade dispõe de um toldo na área externa, para que as usuárias possam esperar pela consulta e também para palestras e orientações. No interior do veículo, há uma recepção e o consultório ginecológico, com todos os equipamentos necessários para os exames.
Angela Azevedo mora no bairro Vitória Ville e já foi atendida algumas vezes no ônibus. “O atendimento é rápido e excelente, já fiz exames preventivos e recebi muitas orientações sobre a saúde da mulher”, conta.
Não é preciso agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos no Ônibus da Mulher: basta comparecer ao local onde a unidade estiver. É preciso levar o Cartão do SUS para facilitar encaminhamentos e agendamentos. A agenda mensal do Ônibus da Mulher e do Ônibus do Homem fica disponível na internet: http://www.sorocaba.sp.gov.br/pagina/504/
.: Atividades ambientais movimentam o Parque Ouro Fino :.

Diversas ações ambientais movimentaram o Parque Ouro Fino, que fica na Zona Oeste de Sorocaba, e possui a nascente de água mais preservada da cidade. De 18 a 22 de março, das 8h às 12h e das 13h às 17h, foram realizadas visitas à nascente modelo da cidade. Cadastrada pela Secretaria do Meio Ambiente, a nascente foi escolhida como modelo pela sua peculiar situação de conservação e aspectos relevantes para a Educação Ambiental. Estudantes de escolas públicas da região puderam conhecer melhor o parque e aprender mais sobre educação ambiental. Um grupo de alunos da EE Wilson Ramos Brandão, do bairro Ouro Fino, participou do evento.
Já no dia 23 de março, estudantes universitários participaram de um curso de recuperação de nascentes, e plantaram mudas de árvores no parque. E no dia 5 de abril, foi realizada uma ação ambiental com aproximadamente 25 pessoas, entre servidores municipais e reeducandos. Além de serem capacitados sobre a importância da recuperação de nascentes e da mata ciliar, eles também fizeram um plantio de 250 mudas de árvores nativas no local. O parque está localizado na Rua Alexandre Caldini, 265.

 

.: Após fim da regularização fundiária no Ipiranga, secretário Hélio Godoy anuncia melhorias no bairro :.

 

Ter a casa própria ainda é o grande sonho de muitas pessoas! No dia 20 de abril, durante uma cerimônia na Casa do Cidadão, do Bairro Jardim Ipiranga, o secretário da Habitação, Hélio Godoy, e sua equipe, fizeram a entrega da escritura definitiva do imóvel, para mais 80 famílias. Segundo ele, a regularização fundiária no bairro está praticamente concluída. “Por meio da lei de minha autoria, enquanto fui vereador, foi possível fazer do Jardim Ipiranga, antigo Lilú, um projeto-piloto para Sorocaba, com o objetivo de legalizar as moradias clandestinas da cidade. No local, foram beneficiadas, sem custos para os moradores, quase 1 mil famílias”, afirma.
Dona Eva Aparecida Azevedo, 55 anos, foi uma das 80 pessoas que receberam a escritura para a posse definitiva dos imóveis em que vivem naquele bairro, surgido da ocupação de terrenos. Ela ficou emocionada ao receber a escritura da casa em que mora na rua 11 do Jardim Ipiranga, juntamente com a filha, o genro e o neto. Mas ela também emocionou os funcionários da Secretaria da Habitação ao fazer questão de ir à Casa do Cidadão, acompanhada de uma garota. A jovem puxava um carrinho que transportava um cilindro de oxigênio, algo fundamental para que dona Eva possa respirar, devido à fibrose pulmonar que lhe dificulta a respiração há dois anos. “Eu aguardava há mais de 20 anos pela documentação e agradeço muito ao Hélio Godoy e ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio”, disse.

Melhorias no Jardim Ipiranga:
um novo parque, ciclovia e urbanização

Com a conclusão da regularização dos imóveis, o secretário Hélio Godoy anunciou uma série de medidas que vão transformar e melhorar a qualidade de vida dos moradores do Jardim Ipiranga, e consequentemente da região. Segundo ele, já teve início, também no dia 20 de abril, a limpeza de algumas áreas, como na Rua Pedro Benedito de Oliveira, que faz divisa com o Júlio de Mesquita, onde será construída uma ciclovia. Além disso, a Rua Pedro Raimundo de Freitas será ampliada até encontrar a Benedito de Oliveira: fazendo uma ligação entre os 2 bairros. “A grande novidade também, que é o Ipiranga irá ganhar mais uma área verde e de lazer para as famílias: vamos ter um novo parque no bairro”, conta Godoy.
De acordo com o secretário, a segunda fase da urbanização do local também prevê a melhoria das calçadas, para melhorar a acessibilidade, e evitar a queda de idosos e crianças. “Também estamos finalizando uma parceria com a Caixa Econômica Federal, por meio do cartão construcard, o que vai proporcionar às famílias conseguir um crédito, de R$ 5 a R$ 10 mil, para a reforma dos imóveis. Antes, sem a documentação, os moradores não podiam obter financiamentos porque estavam irregulares. Agora, a realidade é outra! Haverá uma transformação social no Ipiranga, com a melhoria da condição social e da qualidade de vida dos moradores”, disse. E para os comerciantes do bairro também há novidades. De acordo com Godoy, outra parceria, desta vez com a Secretaria das Relações do Trabalho, vai levar a formalização para os comerciantes locais. “A ideia é fazer plantões de formalização para aqueles que querem abrir firma ou regularizar o negócio já existente”, conta.
Até 2016, a prefeitura pretende efetivar a regularização de 20 mil imóveis, em diferentes bairros, além de construir mais de 5,8 mil moradias, nos próximos meses. Os processos para a realização das obras já começaram.


 

.: Além de frequentar, moradores podem doar livros às Minibibliotecas dos Sabe Tudo :.
As unidades do Sabe Tudo de Sorocaba oferecem cursos gratuitos de informática e cidadania, acesso à internet para as pessoas cadastradas, e colocam à disposição da comunidade mais de 8 mil livros, revistas e jornais, para todos os públicos: crianças, jovens, adultos e idosos. Um dado interessante é que aproximadamente 20% do acervo é proveniente de doações da comunidade. Se você tem algum livro e quer doar, basta levar a uma das unidades do Sabe Tudo. Na Zona Oeste de Sorocaba são 7, veja lista ao lado.
Todas as 30 unidades contam, além dos 20 computadores com acesso à internet (banda larga), com minibibliotecas, trazendo inúmeras publicações como as principais revistas da semana, os jornais do dia e livros diversos. O acervo geral nos Sabe Tudo possui livros, entre best sellers de autores consagrados, nacionais e internacionais. A preferência de uso é das crianças e jovens que estudam nas escolas públicas, mas a comunidade também pode utilizar a estrutura dos Sabe Tudo. As minibibliotecas também contam com gibis, livros pedagógicos e infantis, que não são contabilizados no acervo. Levantamento feito pela ONG Projeto Pérola, parceira da Prefeitura de Sorocaba, que administra as unidades do Sabe Tudo, mostra que é grande o fluxo diário de pessoas que procuram as unidades apenas para leitura dos jornais, revistas e livros, que se constituem em uma opção saudável de entretenimento e estudos para moradores de todas as idades.
Atualmente, as unidades do Sabe Tudo contam com 60.500 usuários cadastrados, totalizando 1.322.555 acessos nos computadores. Desde o início do programa, já são cerca de 15 mil alunos formados das unidades do Sabe Tudo e Sabe Tudo Móvel.
.: Programa “Negócio a Negócio” chega aos empresários do Jardim Simus :.
O Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba levará aos empresários do Jardim Simus, em Sorocaba, o programa “Negócio a Negócio”: uma nova modalidade de atendimento ao empresário para a melhoria da competitividade, e fortalecimento da micro e pequena empresa. A visita da equipe do Sebrae aconteceu nos dias 29 e 30 de abril, no horário comercial, nos estabelecimentos comerciais da Av. Dr. Américo Figueiredo e principais travessas. Lançado no ano passado, o programa prevê a realização de um diagnóstico empresarial, a implantação de um plano de ação com soluções para a melhoria da empresa, além de uma visita de acompanhamento das propostas sugeridas.
O programa é gratuito e inclui três visitas a cada empresa participante. Na primeira visita é aplicado um questionário com questões simples e diretas ligadas à gestão empresarial. Na segunda visita, que ocorre 15 dias depois da primeira, os empresários recebem um caderno de ferramentas com lições para melhoria dos seus processos de gestão. Já na terceira visita, 60 dias após a segunda, o agente verifica as melhorias obtidas.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP, Carlos Alberto de Freitas, o objetivo é auxiliar o empresário, dentro do ambiente da própria empresa, a aperfeiçoar a gestão dos processos, produtos e serviços, e também o posicionamento do seu negócio diante do mercado em que atua. “No ano passado tivemos bons resultados com o programa, propiciando às micro e pequenas a melhoria no controle das finanças, a eliminação de desperdício, controle de estoque mais eficaz, desenvolvimento de novos fornecedores, entre outros avanços”, afirma.
No dia 19 de abril, o casal Luis Alcides e Cleide de Sales, proprietários de um Pet Shop no bairro Parque Ouro Fino, recebeu a visita da equipe do Sebrae e aprovou o programa. “A ideia é ótima, para nós é mais difícil sairmos da loja durante o horário comercial. Acredito que as informações passadas e o questionário que vamos responder trará muitos benefícios para o nosso negócio”, afirma Cleide.
Mais informações sobre este e outros produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae-SP na região de Sorocaba podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo telefone (15) 3224-4342.


.: Espaço Empreendedor :.

Curso do Sebrae orientou empresários
sobre como utilizar o facebook na empresa

As redes sociais estão cada vez mais presente na vida das pessoas, e elas podem ser uma excelente ferramenta de divulgação de produtos e serviços, com grande sucesso entre o público de várias faixas etárias. Mas para divulgar de forma correta sua empresa numa rede social é preciso orientação, conhecimento e planejamento das ações. Por isso, o Sebrae realizou um curso para orientar os empreendedores sobre essa poderosa ferramenta de divulgação, publicidade e marketing online. De acordo com dados divulgados pelo Sebrae, em Sorocaba mais de 356 mil pessoas estão conectadas no facebook: a mais famosa rede social do mundo na atualidade! Desse total, de acordo com a pesquisa, 165 mil são homens, e 190 mil mulheres. Os dados revelaram ainda que as faixas etárias com maior presença no facebook na cidade são de 18 a 24 anos (113 mil), e de 25 a 34 anos (107 mil). Deste modo, a chance de grande parte de seus clientes estarem conectados na rede social é imensa. É o que afirma o analista do Sebrae Sorocaba, Fabrício Guilherme, especialista no assunto. “As redes sociais são uma realidade muito forte e não vão deixar de existir. Então, é fundamental que o empreendedor saiba como tirar proveito dessa ferramenta para agregar valor ao negócio, e principalmente aumentar suas vendas”, afirma.
Os jovens empreendedores Adalberto Cristian, 21 anos, e Taiyo Jonas Paulino, 24 anos, há 2 meses criaram a Corujas Beer: a primeira adega delivery na madrugada da cidade de Sorocaba. Com uma proposta diferente e inovadora, o negócio oferece uma variedade de cervejas nacionais e importadas, bebidas destiladas e fermentadas, além de produtos de conveniência, para festas, eventos, baladas, reuniões, ou até para um simples jantar ou churrasco em família. Como grande parte dos clientes da empresa faz parte do público jovem, muito presente nas redes sociais, especialmente o facebook, eles participaram do curso no Sebrae para aprender como melhor divulgar a Corujas Beer. “O facebook é a nosso principal meio de divulgar o negócio e também oferecer sorteios para nossos clientes. Ainda tínhamos dúvidas de como usá-lo para conquistar mais clientes e divulgar melhor a empresa”, disse Cristian.
Mais informações sobre este e outros produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae-SP na região de Sorocaba podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo telefone 3224-4342.

.: Garota Enxaqueca :.

Planeta Marte, sogra, vizinho
e jacaré: deu a louca no mundo

Nada se cria mesmo nesse mundo, tudo se copia! Foi só eu lançar a promoção para colonizar a lua para quem receber a conta de água mais cara de Sorocaba, que um grupo estrangeiro da Inglaterra lançou uma campanha parecida, mas para colonizar o planeta Marte! Esse pessoal quer fazer um reality show, aquele programa no estilo do Big Brother Brasil, só que lá em Marte. A ideia tanto deve sair do papel que o grupo estrangeiro já está divulgando na internet como as pessoas interessadas podem se inscrever, e de qualquer país do mundo. As pessoas que forem selecionadas para o Big Brother em Marte não precisam ser necessariamente marcianos, mas se forem um pouco loucos e bem chatos já é bastante suficiente. E o melhor de tudo: os sortudos que irão para lá vão ficar 2 anos no planeta, então, aproveita para inscrever sua sogra, cunhada, marido, vizinho mala sem alça, colega chato e todas aquelas pessoas que você adora conviver!
E por falar em sogra e vizinho, você deu o presente deles no mês de abril? É, no mês passado se comemorou o dia da sogra e o dia do vizinho. Fala sério, ainda bem que o mês de abril já terminou e maio chegou com um feriado no primeiro dia do mês, e um prolongado quando estiver terminando! Se bem que isso não vale para mim porque tenho uma ótima sogra e um vizinho adorável: um jacaré! Pior que é verdade, e eu sou boba de brigar com ele? Nem pensar, até porque ele não me incomoda em nada. Ah se todos os vizinhos fossem como os jacarés o mundo viveria em perfeita harmonia e o mundo em perfeita paz!

Garota Enxaqueca

.: Fique Ligado :.

Ki Verão Point
Aproveite a promoção de segunda à quinta-feira, nos bairros Arco Íris, Guarujá, Vera Cruz, Piazza Di Roma, Cidade Jardim, Montreal, Júlio de Mesquita, Santa Bárbara, Ipiranga, Simus, Ouro Fino, São Marcos, Itanguá I e II, Tropical, Parque Esmeralda, Wanel Ville, Jardim Americano, Tulipas, Parque Manchester e Central Parque, a taxa de entrega não será cobrada para os pedidos feitos pelo telefone 3318-4068. A Ki Verão possui uma variedade de lanches, porções e pastéis, e fica na Av. Elias Maluf, 200!

Rumos do varejo
no Brasil e no mundo

As tendências que mexeram com o varejo em Nova Iorque agora vão movimentar a sua região. O Sebrae apresenta gratuitamente as soluções mais inovadoras que foram destaque nos EUA para você movimentar ainda mais os seus negócios por aqui. Dia 7 de maio, às 19h, no Teatro do SESI, no Mangal, que fica na Rua Gustavo Teixeira, s/nº. Informações e inscrições: 0800 570 0800 / 3224-4342 / 3331-1003.