.: Wanel Ville e Cia 52 :.

 
Editorial


Feliz Natal e um Ano Novo cheio de novas conquistas

A última edição do Jornal Bairro em Foco do Wanel Ville de 2012 está muito especial. A equipe de reportagem entrevistou o prefeito eleito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), que contou como será o seu governo, a partir de janeiro de 2013. Segundo ele, Sorocaba tem tudo para ganhar o BRT (ônibus de trânsito rápido), que deve atender 90% dos usuários do transporte coletivo, melhorando o trânsito na cidade. Além disso, neste edição você vai saber como um grupo de alunos de uma escola municipal do Jardim Ipiranga encarou o desafio de produzir um telejornal de verdade.
É com esse espírito de desafio, capacidade de melhorias, determinação e vontade de fazer melhor que o Jornal Bairro em Foco deseja a todos os seus leitores e anunciantes um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de novas oportunidades. Ao longo de 2012, o jornal iniciou um processo de melhoria para levar até a sua casa um informativo com um visual moderno, diagramação diferenciada, conteúdo interessante, além de ser uma ótima opção e de grande retorno para os anunciantes locais.
Por isso, o Jornal Bairro em Foco agradece a todos os seus anunciantes e leitores que estiveram durante todo o ano nessa mesma sintonia, em busca de melhorias e inovação. E que em 2013 possamos continuar juntos, sempre com foco no desenvolvimento da região e do comércio local. E em 2013, sabemos que é possível realizar mais e melhor! Estamos em busca de aperfeiçoamento, conhecimento, dedicação e motivação para fazermos, cada vez mais, um jornal de qualidade. Também estamos abertos para ouvir as sugestões dos nossos leitores e anunciantes. No expediente do jornal, ao lado, estão nossos telefones de contato e e-mail para quem quiser ligar ou escrever, porque a opinião do nosso público é sempre muito importante. Que possamos avançar ainda mais e com a certeza de que estamos na direção correta. Novos planos, metas e ações e a vontade de acertar sempre! Que possamos ser melhores no que fazemos, enfrentar os desafios com coragem, determinação e motivação para inovar! Boas festas!


Ana Claudia Martins


  .: Alunos da EM Irineu Leister do Jd. Ipiranga produzem telejornal :.

Um grupo de 32 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, da EM Irineu Leister, do bairro Jardim Ipiranga, produziram um telejornal com notícias reais sobre a escola e da região. Com 15 minutos de duração, o jornal de TV foi apresentado num telão para todos os estudantes, professores e funcionários da escola, durante uma feira cultural, que foi realizada em novembro de 2012, no pátio. Além disso, também contou com a presença de pais dos alunos e da comunidade.
De acordo com o professor Gilmar Felipe Piccin de Lima, responsável pelo projeto piloto, a ideia surgiu da necessidade de trabalhar com os estudantes a estrutura dos textos jornalísticos. “Num primeiro momento, eles tiveram contato com matérias e reportagens de jornais e revistas. Em seguida, pedi que assistissem alguns telejornais e prestassem atenção nos detalhes”, conta.
Após debaterem o tema em sala de aula, os alunos foram divididos em equipes e começaram a produzir o telejornal. Cada equipe ficou responsável por uma determinada etapa, como: produção, apresentadores, reportagem, maquiagem, equipe de filmagem e redação. “Cada aluno escolheu qual equipe queria fazer parte e o nome escolhido para o telejornal foi Jornal do Irineu”, disse Piccin.
O telejornal produzido pelos estudantes mostrou notícias sobre a escola, dicas culturais, notícias sobre a comunidade local, esportes e previsão do tempo. A apresentação ficou por conta dos alunos Murilo da Silva Nunes e Sabrina Mantovani Molina, que adoraram a experiência. Sabrina afirma que no começo demorou um pouco para decorar o texto na hora de apresentar. “Gostei de ler jornal ou ver notícias na TV”, conta. Segundo o professor, o resultado foi tão positivo que o projeto será realizado na escola todos os anos. “Além de um telejornal, vamos produzir também um jornal impresso, e com a participação de todos os alunos da escola”, afirma o professor.



.: EE Ana Cecília Martins promove 5º Mostra Cultural Programa Viva Itália :.

Novembro foi um mês de muitas descobertas para os alunos da EE Ana Cecília Martins, do bairro Wanel Ville. A escola promoveu a 5ª Mostra Cultural, por meio do Programa Viva Itália. Deste modo, vários aspectos da cultura italiana e da sua história foram pesquisados pelos alunos. Em seguida, eles produziram paineis, cartazes e muitos outros materiais para mostrar tudo o que aprenderam sobre a Itália, desde a culinária típica, a rica cultura italiana, a imigração de italianos e aspectos mais atuais, como a moda e os grandes estilistas da Itália. Além disso, vários estudantes descobriram a origem de seus sobrenomes italianos, de descendentes de 12 regiões diferentes da Itália. O aluno Bruno Barbaresco, por exemplo, descobriu que seu bisavô atuou na 1ª guerra mundial, ao perguntar para seus pais sobre a origem do nome da família. Ele reuniu vários documentos que estavam guardados em casa e foram expostos na Mostra Cultural.
A grande sensação do evento foi um desfile de moda produzido pelos próprios alunos da escola. Eles pesquisaram modelos de vestidos e roupas femininas e masculinas dos grandes nomes da moda italiana como Giorgio Armani, Gucci, Prada, Dolce & Gabana, entre outros, e reproduziram as peças usando roupas semelhantes que já tinham em casa. A aluna Beatriz Gonzales pegou um vestido que ela já tinha e o adaptou para ficar igual a um modelo do estilista italiano Giorgio Armani. “As peças ficaram muito legais e adorei participar do desfile, foi muito bacana”, conta. A estudante Karine Pistili comprou tecido e mandou fazer um vestido também semelhante a um modelo do Giorgio Armani. “Foi muito legal conhecer a história da moda na Itália e pesquisar sobre os estilistas”, disse.
Os pais dos alunos também foram convidados para assistir o evento e ficaram encantados com o resultado da 5ª Mostra Cultural. Denise Rodrigues é mãe do aluno Ian Rodrigues, da 8ª série, e achou o desfile maravilhoso. “Ficou tudo muito bonito, os alunos são muito criativos e a escola está de parabéns”, afirma.
Para a diretora da EE Ana Cecília Martins, Suely Camargo Santos, a mostra cultural proporcionou aos alunos um momento de descobertas sobre suas próprias origens e ampliou o universo deles sobre um país tão rico culturalmente como a Itália. “A mostra foi maravilhosa, os estudantes fizeram um bonito trabalho e agradeço toda a minha equipe que também participou e ajudou no sucesso do evento”, disse.


.: Entrevista exclusiva com o prefeito eleito Antonio Carlos Pannunzio :.

A equipe do Jornal Bairro em Foco entrevistou no dia 12 de dezembro o prefeito eleito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), que contou como será alguns aspectos do seu governo, que começa em janeiro de 2013. Segundo ele, Sorocaba deve ser uma das poucas cidades do Brasil a ter o BRT (ônibus de trânsito rápido), que deve atender 90% da população e melhorar o trânsito local, porém sua prioridade número 1 será a saúde pública. Pannunzio foi eleito no segundo turno por uma diferença de 6.609 votos a mais do que o candidato Renato Amary (PMDB). Confira:

JBF – Sair candidato a prefeito novamente foi sua vontade?
Pannunzio – A disposição de me candidatar não foi um projeto pessoal, como no meu primeiro mandato como prefeito. Desta vez foi diferente, vários nomes de candidatos foram apresentados e houve uma convergência do PSDB para o meu nome, e então passei a trabalhar para ter sucesso. E acredito que a minha experiência como parlamentar foi uma grande escola.
JBF – Como o senhor vê Sorocaba 20 anos depois de já ter sido prefeito e com um orçamento atual de quase R$ 2 bilhões?
Pannunzio – A cidade de Sorocaba cresceu muito e enriqueceu nos últimos 20 anos. Hoje a condição de vida do cidadão sorocabano é muito melhor. E isso faz parte da ousadia dos governos do PSDB que ajudaram a construir um outro Brasil, pós Plano Real no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Hoje as novas gerações não sabem como era viver naquela época de inflação altíssima e especulação financeira. E eu participei com muita alegria de todas essas reformas que mudaram o Brasil e Sorocaba também é reflexo disso. Em todas as regiões da cidade é possível ver isso, o padrão das casas melhorou e o comércio nos bairros cresceu.
JBF – Quais mudanças o senhor pretende fazer nas secretarias municipais?
Pannunzio – Atualmente são 27 secretarias, o que eu penso ser um número muito alto de pessoas respondendo diretamente para o prefeito. Eu prefiro ter menos gente respondendo diretamente para mim, mas isso não significa que as atividades principais das secretarias extintas vão acabar. Elas serão aglutinadas nas secretarias que permanecerem. Eu quero acompanhar mais de perto o projeto de governo assumido com o povo e que foi aprovado nas urnas.
JBF – Os projetos do governo Lippi continuam?
Pannunzio – Sou um grande admirador do governo Lippi e o mais importante que ele conseguiu foi dar um cunho humanístico ao governo. Hoje você vê as pessoas ocupando os espaços públicos nas praças, nos parques, nas ciclovias. E eu quero dar sequência nessas políticas públicas.
JBF – A linha ambiental adotada no governo Lippi vai continuar?
Pannunzio - Sim, pretendo e muito. Tenho compromisso total com uma cidade sustentável desde quando fui prefeito pela primeira vez, quando criei alguns parques de Sorocaba no meu governo: a reforma do zoológico Quinzinho de Barros, o horto florestal, o Parque Natural Chico Mendes, as bacias de contenção das enchentes, entre outros. Também foi no meu governo, que, em 1991, o povo plantou mudas de árvores na Marginal Dom Aguirre.
JBF – Como o senhor pretende enfrentar os principais problemas da cidade: trânsito, transporte público e saúde?
Pannunzio – A minha prioridade número 1 é a saúde pública. A área da saúde será reorganizada e dividida por 6 regiões, que terão coordenadores regionais. Com isso, será possível ter parâmetros de comparação, para que as medidas necessárias sejam tomadas. Também será preciso contratar mais médicos, atualmente são 700 e pretendo contratar mais 100 e valorizar esses profissionais. Além da construção de unidades de especialidades nas regiões, mais próximo do povo. Em relação ao trânsito e ao transporte público, estive em Brasília com o Lippi em busca de recursos (R$ 130 milhões) e o projeto do BRT (ônibus de trânsito rápido) de Sorocaba foi muito elogiado. As obras do Sorocaba Total também vão continuar e irei em busca de mais recursos para isso. Tudo isso vai melhorar o trânsito da cidade.
JBF - Como o senhor vê o crescimento da Zona Oeste? Há planos específicos para essa região?
Pannunzio – O BRT, ônibus rápido, terá uma linha leste/oeste que vai atender os moradores da região, chegando até a Rodovia Raposo Tavares. Além disso, na área da saúde também vamos ter novos postos de atendimento, além de outros projetos.
JBF - Como será a relação do seu governo com a comunidade e associações de moradores?
Pannunzio – Já fiz um trabalho muito estreito com as associações de moradores e a comunidade em geral. Pelo menos 1 vez por mês, eu e meus secretários nos reuníamos com os representantes das entidades ou pessoas comuns. Não sei se vou conseguir adotar esse mesmo tipo de agenda, mas quero continuar esse trabalho.
JBF - Qual a sua opinião sobre os jornais de bairro, que antigamente não existiam na cidade?
Pannunzio - Acho fantástico. A tendência é essa numa cidade que está crescendo. A região passa a ser praticamente o bairro. Então, vejo de uma forma muito positiva esse interesse imediato pelo bairro. E o jornal de bairro tem um papel fundamental nisso.



.: Unidades do Sabe Tudo com mais de 3 mil vagas em cursos de Informática :.

Se você tem mais de 7 anos, sabe ler e escrever, mas não conhece nada do mundo virtual, nem sabe operar um computador, esta é a sua chance. A Prefeitura de Sorocaba, por meio das unidades do Sabe Tudo, está oferecendo mais de 3 mil vagas para os cursos de Informática, módulo I e II, e Cidadania para ajudar as pessoas, principalmente os jovens, que buscam uma colocação no mercado de trabalho.
Os cursos são totalmente gratuitos e as aulas ministradas por monitores da ONG Projeto Pérola, parceira da Prefeitura, nos Sabe Tudo. As inscrições para as próximas turmas, que começam em março, devem ser feitas até o dia 2 de fevereiro de 2013. Se você trabalha durante a semana e não tem tempo livre no horário comercial, não se preocupe: as unidades funcionam de segunda à sexta-feira das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 13h.
São oferecidas 3.200 vagas em 30 Sabe Tudo, localizadas ao lado de escolas municipais e estaduais, de 30 bairros diferentes (ver abaixo). Desde o início do projeto, em 2007, quase 15 mil pessoas se formaram nos cursos oferecidos nessas unidades e também no Sabe Tudo Móvel. Muitos dos formandos conseguiram reforçar o currículo na busca do primeiro emprego e, aqueles que se destacam, são contratados pelo próprio Pérola para se tornarem monitores dos cursos. Parte desses jovens consegue, inclusive, bolsa de estudo para curso superior.
Os alunos recebem uniformes, material didático fornecido em sala de aula e, ao final do curso, além de certificado, o melhor aluno de cada unidade ganha um computador. Atualmente, as unidades estão com 60.500 usuários cadastrados, totalizando 1.322.555 acessos. Confira as unidades na Zona Oeste:

.: Foco Social - Paula Pacheco :.



.: Pedagogia Empreendedora: alunos aprendem a sonhar e a empreender :.

Um grupo de alunos da EM Prof. Walter Carretero, do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), esteve durante 3 dias brincando num salão de buffet infantil, no bairro do Wanel Ville, na Zona Oeste de Sorocaba. Nas tardes dos dias, 21, 22 e 23 de novembro de 2012 eles realizaram o sonho coletivo de conhecer e se divertir num salão de Buffet infantil, com quadra de futebol, casinha de bolinhas, mini escorregador, cama elástica, Air Game, entre outras atividades e brincadeiras, além de tomarem lanche juntos. A ação faz parte do projeto Pedagogia Empreendedora, que é uma metodologia de ensino de empreendedorismo para a Educação Básica: Educação Infantil até o Ensino Médio. Implementado na rede municipal em 2006, a Pedagogia Empreendedora é uma forma de despertar “o empreendedor”, aquele sujeito que sonha, aprende a aprender e a empreender seu próprio sonho.
Segundo a professora Priscila Mariano, durante meses os alunos foram incentivados a guardar dinheiro para realizar o sonho em comum. “Eles aprenderam que para realizar o sonho é preciso cumprir etapas fundamentais. Por isso, investiram primeiro para depois colocar o sonho em prática”, explica.

Empreendedorismo na escola - Tem como alvo não só o indivíduo, mas a comunidade. Estimula a capacidade de escolha do aluno sem influenciar as suas decisões, preparando-o para as suas próprias opções. Trata o empreendedorismo como uma forma de ser e não somente de fazer, transportando o conceito que nasceu na empresa para todas as áreas da atividade humana. O ensino deve fundamentar-se nos quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver. A Pedagogia Empreendedora, que é considerada o 5º pilar, aprender a sonhar, insere-se na política educacional da cidade.



.: Palestra orienta comerciantes da região sobre modelo de negócios :.
Uma palestra gratuita realizada no dia 30 de novembro, no salão de festas Cajú Eventos, no bairro Piazza Di Roma, na Zona Oeste de Sorocaba, levou orientação e conhecimento para os comerciantes da região. Com o tema “Como manter viva sua empresa: inovando o modelo de negócios”, um grupo de 30 pessoas participou do evento, que foi realizado pelo professor e consultor Egnaldo Paulino, em parceria com o Jornal Bairro em Foco. O objetivo do evento foi levar informação e conhecimento para fortalecer as empresas da região, já que a Zona Oeste da cidade está em crescimento, recebendo cada vez mais novos empreendimentos comerciais e residenciais.
Kaira Gisele Fernandes mora no bairro Wanel Ville e possui uma loja de cosméticos na Avenida Paulo Emanuel de Almeida. Ela participou da palestra para obter mais conhecimento sobre a gestão de empresas. “Eu abri minha loja em maio de 2012 e todo curso ou palestra que possa agregar valor ao meu negócio é muito importante”, disse ela.
Durante o evento, Egnaldo Paulino, com 30 anos de experiência na área de Gestão de Negócios e Mestre em Ciência da Informação, com ênfase em Gestão de Negócios pela PUC-Campinas, fez um panorama da economia brasileira e mundial e mostrou aos participantes a importância da qualidade e da inovação dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. “Todos os meses, 7 mil novas empresas são abertas no país. Por isso, é fundamental que os empresários fiquem atentos à concorrência para que não sejam surpreendidos por um concorrente que faz a mesma coisa que ele e ainda por cima melhor”, disse Paulino.


.: Wanel Ville ganhará agência da Caixa Econômica Federal :.

Completando o time das agências bancárias recém inauguradas na Zona Oeste de Sorocaba, especificamente no bairro Wanel Ville: Itaú e Bradesco. Desta vez, será inaugurada na primeira quinzena de janeiro de 2013, segundo previsão da assessoria de imprensa, uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), na Avenida Paulo Emanuel de Almeida. A nova unidade bancária terá o mesmo visual padrão da CEF e o gerente geral será Antonio Marcos de Lima Cabreira.

.: Espaço Empreendedor :.

Sebrae dá dicas aos lojistas
para um fim de ano mais lucrativo

O brasileiro tem o hábito de deixar tudo para a última hora. Porém, a atenção dispensada aos consumidores de última hora deve ser igual. Mantenha os mesmos critérios de qualidade e atendimento até o final das festas.

Queima total: faça promoções já na semana que antecede o Natal. Deixar para depois pode provocar um prejuízo maior.

Todos os bolsos: programe sua estratégia promocional levando em conta todas as faixas de preço de produtos. Nessa época do ano, as pessoas gostam de ganhar um mimo, mesmo que seja um pequeno desconto.

Olho nas tendências: difícil é o Natal em que o varejo não é surpreendido por um modismo. Por isso, fique atento às tendências para não ser surpreendido.

Preço justo: confira se os preços do que pretende comprar para sua loja estão na média do mercado. Esqueça produtos com preços que mais espantam do que atraem clientes.

Show-room: fazer um rodízio entre os produtos pode ser uma saída para atrair o consumidor com novidades. A ideia é arrumar a loja como um show-room e os produtos virem do estoque. Mas cuidado: se o vendedor tiver que ir ao estoque buscar tudo o que vender, pode perder negócios. Recorrer a um estoquista sai mais barato.

O mais simpático: selecione profissionais com facilidade de integração. Quem não se relaciona bem desestabiliza a equipe.
Casa arrumada: tome cuidado para não entupir a loja com produtos semelhantes. Variedade e boa exposição são essenciais para despertar o desejo de comprar.

Treinamento: selecione a equipe extra com antecedência e aplique seu próprio treinamento, evitando incorporar à rotina vícios da concorrência.

Atitude correta: coloque no pelotão de frente os profissionais mais seguros e experientes. Evite situações embaraçosas como “vou consultar o gerente” ou “não conheço bem esse produto”, pois isso pode comprometer a qualidade do atendimento e os resultados.


 

Curso Profissão Jovem
O Território Jovem Ipiranga está com inscrições abertas para o curso Profissão Jovem, que ensina aos participantes comunicação interpessoal, empreendedorismo, marketing pessoal, preparação de currículo, entre outras práticas para conseguir um bom emprego. Para jovens de 15 a 29 anos, com carga horária de 20 horas. As aulas começam no dia 7 de janeiro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h. Para se inscrever, o interessado deve ir ao TJ Ipiranga e levar o RG e CPF até o dia 4 de janeiro. São 30 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. Informações pelo telefone 3228-6880. O TJ Ipiranga fica na Avenida Elias Maluf, 1.080.

Sorocaba I
No dia 14 de dezembro, o governador Geraldo Alckmin e o Secretário da Habitação, Silvio Torres, estiveram em Sorocaba para assinar o termo de Declaração de Conformidade Urbanística e Ambiental (DCUA), que regulariza o Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita.

 

 

O mundo não vai acabar,
mas está cada vez mais estranho

É colega, enquanto você espera pelo fim do mundo para resolver todos os seus problemas, tem louco inventando cada uma por aí. Nos EUA, por exemplo, 2 espíritos de porco inventaram um creme de barbear com aroma de bacon. Segundo eles, o produto deve ser usado após um banho quente ou antes daquele encontro importante. Fala sério, imagina você ir jantar com um rapaz com perfume de aroma bacon? Só se for um encontro com um corintiano! Ahahahahahahaha
E a tecnologia continua sendo inspiração para muitos pais na hora de escolher um nome para o filho ou filha. Depois dos Facebookson da Silva, não estranhe se em breve você conhecer alguma Apple da Silva, Siri dos Santos ou Mac de Souza! O pior é que tem gente por aí que já foi batizada com o nome de Hashtag: aquele símbolo utilizado para postar uma frase sobre determinado assunto no twitter! Ahahahahahahaha
As redes sociais são mesmo uma enorme fonte de criatividade para as pessoas em todo o mundo. Além de inspirar pais na hora de escolher os nomes dos filhos, na Inglaterra alguns jovens estão postando vídeos engraçadinhos no Facebook. A moda agora é o “milking”, que consiste em derrubar alguns litros de leite na própria cabeça em algum local público. Com tanta gente passando fome no mundo isso é no mínimo mais uma ideia de jerico! Ahahahahaha
Enquanto isso, na Itália, a Diocese de Milão criou o disque-exorcismo: um número de telefone especialmente para os fieis agendarem os pedidos de exorcismo. O disque-exorcismo está recebendo de 3 a 4 chamadas por dia. Aqui no Brasil deveria ser criado o disque-corrupto: você liga e fala onde tem um. A linha iria estar constantemente ocupada! Já o disque-louco vale para todo mundo e feliz 2013, se o mundo não acabar, é claro. Ahahahahahaha