.: Wanel Ville e Cia 51 :.

 
Editorial


Resposta das urnas...

As eleições municipais em grande parte do Brasil mostraram que desta vez o “efeito Tiririca” não teve tanta influência assim nos resultados. Em 2010, o palhaço Tiririca obteve 1,35 milhão de votos e foi o deputado federal mais votado do país. Este ano, em Sorocaba, alguns partidos tentaram eleger candidatos usando o “efeito Tiririca”, já que um bom puxador de votos pode render uma ou mais cadeiras na Câmara para uma legenda e assim garantir vaga para políticos que não andam tão populares entre os eleitores. Mas a resposta da urna não trouxe praticamente nenhuma grande surpresa. Com pouca renovação na Câmara, a cidade terá alguns vereadores já bastante conhecidos dos sorocabanos, vários ligados à instituições religiosas e alguns marinheiros de primeira viagem como Saulo da Afro Arts (leia reportagem na página 6).
A eleição de Tiririca em 2010, segundo os cientistas políticos, mostrou o atual descontentamento dos eleitores com a política nacional, porém agora fica claro que o voto de protesto não agrega praticamente nenhum valor para uma mudança significativa na política. Na verdade, pode até agravar ainda mais a situação, já que pessoas sem experiência e preparo adequado ocupam uma vaga e podem não realizar um trabalho que traga melhorias a todos.
A resposta das urnas mostrou que a descrença continua, mas parece que os eleitores resolveram deixar o voto de protesto de lado e este ano optaram pelos votos em branco, nulo ou simplesmente não foram votar.
O novo recado está dado: política é coisa séria sim e precisa ser amplamente discutida entre todas as classes sociais. Não se transforma um país com uma massa de ignorantes! Para governar ou legislar bem é preciso muito mais do que só uma ficha limpa, que nem precisaria ser lei se todos os políticos fossem conscientes do seu verdadeiro papel na sociedade! Dinheiro público sempre foi, é e sempre será sagrado!

Jornal Bairro em Foco


  .: Alunos participam de Mega Plantio no Parque da Cachoeira :.

No dia 30 de outubro, alunos das escolas EM Prof. Oswaldo Duarte e EE Profª Ana Cecília Martins participaram do Mega Plantio Escolar, no Parque da Cachoeira, no Wanel Ville. No local, os estudantes plantaram 600 mudas de árvores: ipê-amarelo, ipê-rosa, quaresmeira, araçá, entre outras. Todas nativas e frutíferas, produzidas nos viveiros das Penitenciárias “Dr. Danilo Pinheiro” (Mineirão) e “Dr. Antônio Souza Netto” (Aparecidinha), além das existentes no Parque Natural “Chico Mendes”, na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Clube do Nais.
Realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias da Educação (Sedu) e do Meio Ambiente (Meio Ambiente), em parceria com a Diretoria de Ensino de Sorocaba e a ONG Pé de Planta, a ação ambiental faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até o final deste ano.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, o objetivo é envolver as crianças na preservação do meio ambiente, desenvolvendo a consciência ambiental e trabalhando a questão da cidadania. “O Mega Plantio Escolar está embasado na declaração das Cidades Educadoras para o desenvolvimento sustentável, com o intuito de utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar as crianças sobre a importância da recomposição da vegetação nas áreas urbanas”, disse.
Poliana Zava é aluna da EE Ana Cecília Martins e pela segunda vez participou do evento. “Achei muito legal principalmente por ter sido no bairro onde eu moro”, disse.

Capacitação dos alunos
Nos dias 22 e 23 de outubro, os 387 alunos das 2 escolas participaram de uma oficina de capacitação para a ação ambiental. Os estudantes aprenderam o passo a passo de como é feito um plantio e foram orientados para, no dia do evento, comparecerem ao local vestidos de calça, camiseta, sapato fechado e boné. Os alunos também aprenderam a importância de arborizar a cidade e fizeram uma aula prática de plantio.


.: EE Ana Cecília Martins promove gincana do bem :.

Para comemorar o Dia das Crianças, durante o mês de outubro, os alunos das quintas e sextas séries da EE Ana Cecília Martins, do bairro Wanel Ville, participaram de uma gincana do bem. Segundo a coordenação da escola, o objetivo do evento foi discutir temas como a ética, cidadania e solidariedade e em seguida os alunos montaram painéis que foram expostos no pátio da escola, além de jogos e brincadeiras entre as equipes. Os estudantes foram divididos em grupos para trabalhar os temas da gincana e além disso arrecadaram brinquedos pedagógicos e produtos de higiene pessoal. As doações serão entregues para a AMAS: Associação dos Amigos dos Autistas de Sorocaba, que possui 2 unidades na região: uma no Jardim Simus e outra no Wanel Ville.
Flávia Franco, 12 anos, participou da gincana na equipe branca, que mostrou painéis sobre a paz. “Nós mostramos que a paz gera gentileza com o próximo e isso é muito bacana. Assim temos mais respeito pelas pessoas”, disse a aluna. Já a estudante Graziele Parra da Silva, 12 anos, integrou a equipe amarela, que representou a amizade. “Gostei muito de participar da gincana porque mostra o respeito que devemos ter com os nossos amigos da escola. Não é uma competição, mas sim união entre todos”, conta.
De acordo com a diretora da EE Ana Cecília Martins, Suely Camargo Santos, a gincana é realizada na escola há 6 anos, sempre com o intuito de promover valores e princípios aos alunos, além de contribuir com uma entidade de Sorocaba. “É uma forma de promovermos a gentileza, a ética e a solidariedade entre nossos alunos e a comunidade”, explica.


.: Saulo da Afro Arts será o vereador mais novo na Câmara em 2013 :.

Com 28 anos e Ensino Médio incompleto, Saulo da Silva, ou Saulo do Afro Arts, como é popularmente conhecido, será pela primeira vez vereador em Sorocaba e o mais novo entre todos os eleitos. Sem experiência anterior na política, ele aceitou o convite de um amigo do PRP e obteve 3.066 votos, a grande maioria de eleitores da Vila Helena, na Zona Norte da cidade. Saulo acredita que o seu trabalho com a rede de salões Afro Arts, com unidades em vários bairros de Sorocaba, o ajudou a ser eleito vereador, principalmente pelos jovens. “Eu acredito que minha eleição foi um reconhecimento do meu trabalho, já que nos salões damos a oportunidade para muitos jovens trabalharem. Além disso, meus clientes também me pediram para sair candidato”, conta.
Desafio aceito, Saulo começou a participar das reuniões do partido e percebeu o quanto a política é importante na vida das pessoas. “A política tem muita importância e por isso decidi aceitar o convite para sair candidato a vereador nas eleições. Não fiz promessas de campanha, apenas disse que as pessoas podem contar comigo”, afirma.
Nascido e criado na Vila Helena, Saulo está consciente de que será uma experiência nova em sua vida. “Para mim é tudo novo, tenho que aprender muita coisa ainda, mas tenho muita vontade de trabalhar pelo bairro, propor ideias e trazer melhorias”, disse.
Para ele, o PRP (Partido Republicano Progressista) será um grande aliado na Câmara durante seu mandato. Ele não estará sozinho e também conta com o apoio dos eleitos pelo mesmo partido: Waldecir Morelly e Muri: outros 2 novatos na Câmara de Sorocaba. “Com certeza terei o apoio e a experiência do partido durante meu mandato e quero formar uma equipe de profissionais preparados para me ajudar”, comenta.
Saulo é casado com Ana Paula dos Santos, com quem tem 2 filhos: Saymon, 7 anos, e Nicolas, 2 anos. Na casa da família e para os amigos, que ligam a todo o momento no seu celular pessoal, ele já é chamado de vereador. “Trabalhei muito na campanha, fiz muito corpo a corpo e também acredito que foi a vontade de Deus”, finaliza.

Afro Arts
Rede de salões de cabeleireiros em Sorocaba e Votorantim que se espelha na filosofia do movimento do hip hop e da cultura afro, com uma unidade no bairro Jardim Ipiranga, na Zona Oeste. Os cortes de cabelos com desenhos, logos de times de futebol ou cortes de jogadores famosos estão entre os mais pedidos nos salões pelo público jovem. Além disso, o trabalho da Afro Arts já foi mostrado nos principais jornais e TVs da cidade, além de um programa de TV em rede nacional.



.: Atividades celebram o Dia das Crianças na Zona Oeste :.

Num clima de muita alegria e agitação, a Prefeitura de Sorocaba realizou uma série de atividades recreativas e de lazer, gratuitamente, para comemorar o Dia das Crianças nos bairros da cidade. Na Zona Oeste, o evento foi realizado no dia 9 de outubro, na Praça Gertrudes D. Tude, no bairro Jardim Ipiranga. No total, 500 crianças participaram das atividades e se divertiram bastante. Elas assistiram contação de histórias e participaram das brincadeiras que a Secretaria de Cultura e Lazer (Secult) preparou para divertir os pequeninos. Além disso, o público infantil também foi envolvido em brincadeiras, jogos, oficinas de EVA, de pintura facial e com guache. Para resguardar as crianças do sol, as atividades foram desenvolvidas sob tendas. Também foi distribuída água mineral e ainda instalados banheiros químicos. A presença da Guarda Municipal serviu para garantir segurança e conforto aos participantes.

.: Prefeitura entrega mais 56 títulos de propriedade no Jardim Ipiranga :.

Alguns moradores do Jardim Ipiranga já podem comemorar o sonho da casa própria depois de muitos anos de espera. No dia 29 de setembro, na Casa do Cidadão do Ipiranga, mais 56 famílias receberam o título de propriedade definitiva de seus imóveis.
Para realizar este trabalho, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Área de Regularização Fundiária, promoveu a urbanização, o mapeamento planialtimétrico da área, e o estudo de diagnóstico ambiental para aprovação da mesma. “São 945 imóveis e a Prefeitura já realizou a entrega de mais de 800 títulos de propriedade definitiva no local”, disse o chefe de Divisão de Regularização Fundiária da Secretaria de Negócios Jurídicos (SEJ), Francisco Carlos Rodrigues da Silva. A moradora Priscila Camila dos Santos aguardou muito tempo por esse momento. “Estou muito feliz em receber a minha escritura, agora é só comemorar”, conta.


.: Banho e Tosa: cuidados e dicas para tornar esse momento mais prazeroso :.

O momento do banho para o seu animal, cão ou gato, deve ser algo divertido e prazeroso. Por isso, todos os cuidados devem ser tomados para manter a saúde física e psicológica deles. Lembrando também que em geral os Pets Shops têm um grande fluxo de cães e gatos para banho e tosa, sem um controle de histórico vacinal, e neste caso doenças infecciosas e parasitárias podem disseminar mais facilmente. Portanto, se seu animal frequenta banho ou tosa semanalmente ou esporadicamente, mantenha ele sempre com as vacinas atualizadas e com pulgicidas/carrapaticidas aplicados mensalmente (de modo preventivo).
Segundo o médico veterinário Leonardo Duarte Mendes, que possui uma clínica no Wanel Ville, a indicação de amigos é uma boa opção para a escolha do local onde levar o animal de estimação para o banho e tosa. “Alguns animais são mais medrosos e ficam mais assustados. Por isso, é importante perceber o comportamento do cão quando ele volta do banho e tosa. Pequenos machucados, pulgas, carrapatos ou se ele estiver muito apático são sinais de que o local escolhido não é adequado”, conta.
Viviane Scudeller mora no Wanel Ville e escolheu um pet shop perto da sua casa para levar seu cão Prince, um Yorkshire de 2 anos. Ela está satisfeita com a escolha e leva seu cachorro para tomar banho a cada 15 dias. “Nunca tive problemas no banho e tosa e estou contente com o local que escolhi porque meu cachorro é bem tratado”, afirma.
Para o veterinário Cássio M. Vila Keppler, da Agropet, locais que possuem câmera dão ainda mais segurança para os donos de animais de estimação, principalmente no momento do banho e tosa. “Também é fundamental ter profissionais capacitados, além de muito carinho com os animais”, afirma.


.: Policlínica Móvel faz atendimentos na Zona Oeste :.
Durante a última quinzena do mês de outubro, a unidade móvel da Policlínica realizou atendimentos no estacionamento do Santo Supermercado, no bairro Wanel Ville. Adaptada em uma carreta, com quatro consultórios, sala de espera, banheiro, toda equipada com ar-condicionado, móveis e instrumentos necessários para a realização das consultas, a Policlínica Móvel atende a população nas seguintes especialidades: Dermatologia, Gastroenterologia, Cardiologia e Ortopedia.
A unidade móvel de saúde começou a funcionar no dia 10 de setembro e tem o objetivo de reduzir o tempo de espera do sorocabano pelas consultas com especialistas, principalmente os com maior demanda na Policlínica Municipal de Especialidades “Dr. Edward Maluf”, que fica no bairro Jardim Santa Rosália.
A Policlínica Móvel atende somente os pacientes com guia agendada nas especialidades de Dermatologia, Cardiologia, Gastroenterologia e Ortopedia pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Atendendo com a capacidade máxima, a previsão é que a Policlínica Móvel realize 2 mil consultas por mês.
A aposentada Nilde Garcia esteve no dia 30 de outubro, no período da tarde, e passou por uma consulta na unidade móvel e ficou satisfeita. “Eu moro no Júlio de Mesquita e ser atendida aqui perto é muito melhor. Passei na UBS e uma semana depois já consegui marcar a consulta com a dermatologista”, afirma.
No mês de novembro, a unidade estará atendendo na Praça Márcia Mendes, no bairro Jardim Vera Cruz. Em seguida, ela voltará a esses locais para o retorno dos pacientes.


.: Menino considerado superdotado sonha em ser cientista :.

Matheus de Moraes Gomes é um menino de 9 anos que adora ler e que conheceu a fama cedo. Com pouco mais de 2 anos, ele foi mostrado em reportagens nos principais jornais de Sorocaba, na TV local e em programas de televisão em rede nacional. O motivo? A criança que praticamente quase não falava surpreendeu a família ao começar a ler. “Ele sempre estava com um jornal na mão desde muito pequeno. Um dia colocamos ele em cima de um mapa da cidade e ele leu todas as letras do alfabeto. Ficamos surpresos porque ele quase não falava nada”, conta o pai José Lázaro Gomes.
Aos 4 anos, o pequeno Matheus já sabia ler e cantar o Hino Nacional, e foi mostrado em rede nacional, num programa de televisão como um garoto superdotado. “Inclusive ele foi avaliado por uma psicóloga, que afirmou que ele é superdotado”, conta. Os jornais da cidade também fizeram reportagens sobre ele, que foi ainda mostrado no Jornal Bairro em Foco, já que a família mora no bairro Wanel Ville, na Zona Oeste de Sorocaba.
Matheus está na 3ª série na EM Oswaldo Duarte e sonha em ser cientista ou trabalhar no Banco Central. O pai conta que as notas dele são sempre altas e que ele mais se parece com um adulto do que com uma criança. “Ele não dá trabalho nenhum e na escola só tira 9 ou 10. Parece gente grande, fala como um adulto, e recentemente ele tem feito desenhos incríveis”, afirma.
O pai, que nem terminou o Ensino Fundamental, mostra orgulhoso todas as reportagens de jornais e programas de TV que mostraram o menino. Ele sonha com um futuro melhor para o garoto e é o maior fã dele. “Na época, após a matéria do Jornal Bairro em Foco, ele ganhou uma bolsa de estudos numa escola particular da região, mas ele não se adaptou”, disse.
Matheus conta que gosta muito de ler e na escola gosta das disciplinas de português, história e ciências. Atualmente o passatempo preferido dele é organizar as 6 faces do famoso cubo mágico, um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernõ Rubik em 1974.

.: Foco Social - Paula Pacheco :.


.: Sorocaba recebe a 1ª unidade da Smartz School no Wanel Ville :.

Chegou em Sorocaba a 1ª unidade da Smartz School, a melhor opção em reforço, complemento e avanço escolar. A escola foi inaugurada no dia 10 de outubro e contou com a presença de pais, que assistiram uma palestra sobre o método da Smartz School, que foi ministrada pela representante da marca, Adriana Ferrari. Segundo ela, o método da Smartz School é individualizado e o ensino é complementar a escola. “Há centenas de unidades espalhadas pelo Brasil e até no exterior atuando no reforço escolar nas disciplinas de Matemática, Português e Inglês, utilizando recursos modernos, inclusive uma caneta que fala, para crianças, jovens e adultos”, afirma.
Margarida Munhoz participou da inauguração da unidade no Wanel Ville e ficou encantada com a escola e o método de ensino. “Tenho uma filha de 10 anos que precisa de reforço escolar em Matemática e o método Smartz School será fundamental para ela recuperar as notas na escola e não perder o ano”, disse.
Venha você também conhecer o método de ensino individualizado da Smartz School e ajude seu filho a ter melhores resultados no ensino tradicional. Venha conhecer a escola e aproveite os preços promocionais de inauguração! Smartz School: uma empresa que busca excelência em qualidade de ensino. Mais do que um método é uma postura de vida positiva diante dos desafios do aprendizado! Informações: 3034-3663.



.: Marcio Refeições: tradição e qualidade no Wanel Ville :.

Atuando em Sorocaba desde 1993 no ramo de alimentação, o restaurante Marcio Refeições oferece a tradição e a qualidade de quase 20 anos de experiência, oferecendo comida caseira na região do Wanel Ville. Com o diferencial de oferecer 5 opções de mistura por dia e uma refeição cuidadosamente preparada, com orientação de nutricionista e tempero especial, o Marcio Refeições é a opção ideal para uma refeição saborosa e caprichada.
Para oferecer ainda mais conforto num ambiente agradável para seus clientes, o restaurante está ampliando suas instalações, com inauguração prevista para janeiro. Marcio Angelo Rosa, proprietário do restaurante, passou 8 anos no exterior, entre EUA e Inglaterra, e trouxe novidades da cozinha internacional para o cardápio brasileiro. Toda dedicação e carinho para que o momento da sua refeição seja o mais prazeroso possível. Venha você também experimentar o sabor especial no Marcio Refeições, que fica na Rua Geraldo Soares da Silva, 57, no Wanel Ville II. Informações: 3202-7483.



.: Palestra gratuita é ótima oportunidade para fortalecer o comércio local :.

Sorocaba cresceu 150% nos últimos 10 anos e o PIB (Produto Interno Bruto) da cidade saltou de R$ 5,7 bilhões em 2000, para R$ 14,2 bilhões em 2012. O reflexo desse crescimento é visível por toda a cidade e as regiões também crescem. Com a quase saturação de empreendimentos na Zona Norte, a bola da vez é a Zona Oeste de Sorocaba. Novos empreendimentos comerciais e residenciais não param de chegar ao local, atraindo cada vez mais investidores, moradores e aumentando as vendas do comércio local. Recentemente, o bairro do Wanel Ville recebeu a 1ª filial de uma das mais tradicionais padarias da cidade e em breve uma unidade do McDonald’s será inaugurada na Avenida Dr. Armando Pannunzio, gerando empregos e aumento no volume de negócios.
O momento é uma ótima oportunidade para fortalecer e preparar as micros e pequenas empresas da região para acompanhar o crescimento da Zona Oeste e assim aumentar suas vendas e faturamento. Para isso, informação e conhecimento são necessários. Os comerciantes locais precisam estar preparados para acompanhar o crescimento da região e atender as novas demandas dos clientes por produtos e serviços de qualidade.
Saiba como fortalecer o seu modelo de negócio e preparar sua empresa para crescer com a região na palestra do consultor do Sebrae Nacional e professor universitário Egnaldo Paulino, com 30 anos de experiência na área de Gestão de Negócios e Mestre em Ciência da Informação, com ênfase em Gestão de Negócios pela PUC-Campinas. O evento será realizado dia 23 de novembro, às 19h30, no salão Cajú Eventos, que fica na Av. Flavio Fazano, 299, no bairro Piazza Di Roma. Informações: 3329-3837 ou 3329-7596.



.: Saiba como fazer o óleo do motor do carro durar mais :.

Simples à primeira vista, a troca do óleo é muito mais importante para a vida útil do motor do que muitos imaginam. Uma lubrificação deficiente pode causar desde danos mais simples, como redução de desempenho e aumento do consumo de combustível, até o temido diagnóstico de “motor fundido”, que pode representar até metade do valor do automóvel na hora do conserto. Com o objetivo de derrubar mitos e esclarecer as principais dúvidas dos motoristas, ouvimos especialistas no assunto para descobrir as melhores dicas para fazer seu óleo (e motor) durar mais.
É preciso trocar o óleo na metade do prazo quando se roda só na cidade?
O tempo para a troca de óleo deve ser reduzido pela metade nos casos de “uso severo”, situação que consta em quase todos os manuais de proprietário dos veículos. Essa definição aplica-se a motoristas que enfrentam grandes engarrafamentos (com velocidade média inferior a 10 km/h), estradas com muita poeira, barro ou lama, ou quando o veículo roda no máximo 5 km por viagem.
Um exemplo para esclarecer melhor: Uma professora sai de casa, roda 3,5 km até chegar à escola, fica parada a manhã toda e depois, no fim da tarde, vai para casa, fazendo o percurso inverso. Nesses casos, o motor não atinge a temperatura ideal de trabalho e toda a condensação de água e combustível não queimado vai para o cárter e contamina o óleo, fazendo com que ele tenha a viscosidade reduzida. Isso causa a oxidação e a degradação do lubrificante. Com isso, a vida útil do motor é de pouca durabilidade.


.: Doce Atitude: sua boutique de semi e novos em novo endereço :.

Uma atitude que renova! Assim é a loja de roupas infantis Doce Atitude, com produtos novos e semi-novos, onde tudo é aproveitado, com base numa nova economia sustentável. E tem mais: além disso, você pode trocar peças semi e novas por outras em exposição na loja, ou ainda usá-las como crédito para novas compras. Prática comum em países da Europa para incentivar o consumo consciente e promover a sustentabilidade do planeta, ou seja, você economiza e todo mundo ganha, inclusive a natureza!
O conceito inovador da Doce Atitude deu tão certo que a loja está em novo endereço, com muito mais espaço e conforto para os seus clientes. Mas, caso você não possa vir até a loja, a Doce Atitude vai até você, com atendimento em domicílio. Ou ainda você pode acessar a loja virtual e fazer suas compras, com total segurança e tranquilidade na sua casa, por meio da internet. Confira nosso site e conheça a loja virtual: www.doceatitude.com.br
A loja Doce Atitude fica na Avenida Elias Maluf, 2.155 (ao lado dos condomínios Terra Nova e Varanda Ville), no Wanel Ville. Venha nos visitar e se surpreender! Informações: 3013-4442.

 

.: OdontoCompany chega à Zona Oeste para transformar seu sorriso :.

Agora você pode realizar o seu sonho de ter um sorriso bonito e uma boca saudável. A OdontoCompany, uma rede de clínicas odontológicas com 20 anos de mercado, conta com uma equipe de profissionais especializados, equipamentos e tecnologia avançada, além de ampla facilidade nas condições de pagamento, com procedimentos parcelados em até 24 vezes.
A clínica, inaugurada no último dia 5 de outubro na Av. Dr. Américo Figueiredo, 2.419, no Parque Manchester, oferece 6 consultórios com tecnologia de primeiro mundo, serviços de ortodontia, implantodontia, periodontia, cirurgias, endodontia, próteses, reabilitação oral, estética e odontopediatria. “É um grande diferencial o fato da OdontoCompany ter uma rede com mais de 70 clínicas em todo Brasil trazendo toda esta experiência à unidade de Sorocaba, garantindo com isso total qualidade dos serviços prestados.”, afirma o diretor Comercial Silvio Kupper.
Além disso, a OdontoCompany está preparada para atender pacientes portadores de necessidades especiais, idosos e crianças com total conforto, qualidade e respeito, pois tem todos os ambientes climatizados, amplo estacionamento com vagas específicas para cadeirantes e idosos. Venha conhecer a OdontoCompany e realize o seu sonho de ter um sorriso bonito e saudável, com condições que cabem no seu bolso! OdontoCompany: uma clínica moderna, com equipamentos de última geração e profissionais qualificados para atender você e sua família! Mais informações: 3411-8088 ou 3418-5055. Veja anúncio na página 28.


.: Leishmaniose canina: medidas de prevenção :.
A Leishmaniose Visceral Americana é uma doença causada por um parasito denominado Leishmania chagasi e transmitida para cães e pessoas pelo mosquito Lutzomyia longipalpis, conhecido popularmente como “mosquito palha”. Segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Ministério da Saúde, em 1990 foram 1944 casos confirmados no Brasil, número que saltou para 3526 em 2010.
O primeiro e único caso autóctone (local) de leishmaniose visceral canina de Sorocaba foi divulgado pela SES no dia 2 de agosto deste ano. A doença foi confirmada pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da Secretaria de Estado da Saúde no dia 30 de julho, em uma cadela com 9 anos de idade, no bairro Jardim das Estrelas, Zona Leste da cidade.
Para que o combate ao mosquito vetor seja realmente eficaz, é fundamental que a população colabore. É dever de todos - não somente dos moradores da área onde morava a cadela doente - manter a casa e o quintal livres de matéria orgânica, recolhendo folhas de árvores, fezes de animais, restos de madeira e frutas, sendo que todo esse lixo deve ser embalado e fechado em sacos plásticos. Além disso, é necessário evitar a criação de porcos e galinhas em área urbana. Os proprietários de terrenos desocupados devem adotar estas mesmas medidas.
Também são cuidados importantes que contribuem para o controle da Leishmaniose Visceral Americana: colocar telas finas em janelas e portas de casa, manter a saúde e higiene dos animais e não permitir que eles fiquem soltos nas ruas.
Especificamente para a proteção do animal existem vacinas, coleiras pesticidas, tipos diversos de spray e repelente spot-on, aplicados diretamente no dorso do cão. Além disso, é essencial manter os bichos dentro de casa no horário de atuação do mosquito (entre 18 horas e 6 da manhã) e não levá-los para regiões endêmicas.
De acordo com a diretora da Área de Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello, veterinários e agentes estão percorrendo as residências da região, num raio de 200 m a partir do local onde o caso autóctone da doença foi registrado. “As equipes visitam as casas para coletar amostras de sangue dos cães, com o objetivo de identificar a presença de outros animais infectados. Além disso, os veterinários e agentes estão orientando os moradores sobre as medidas de controle da doença”, disse.

.: Espaço Empreendedor :.

Continuando a série de reportagens sobre o tema “Loja organizada vende mais e melhor”, com as dicas do analista do Sebrae/Sorocaba, Eduardo Mantovani, saiba quais são os 20 tópicos fundamentais para que sua loja ou empresa esteja totalmente adequada para vender mais e encantar seus clientes. Se você dedicar atenção, cuidado e realizar as mudanças necessárias, sem altos custos, o ato da compra será uma ação agradável para o seu cliente, além de ser uma ótima maneira para fidelizá-lo. Confira: Fachada externa (comunicação visual), vitrines, layout geral, acesso à loja, facilidade de fluxo, móveis e equipamentos, disposição dos produtos, apresentação dos produtos, precificação, agrupamento de produtos, frente mínima, comunicação visual interna, música ambiente, climatização, áreas nobres, promoção de vendas, iluminação, limpeza, provadores e banheiros. Com todos esses cuidados, a sua loja será sempre um ambiente agradável para a conquista de cada vez mais clientes. Pense nisso!

Prepare-se para as festas de final de ano
Organização é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e por isso já está na hora de planejar as vendas para as festas de final de ano. Será que você vai precisar fazer alguma contratação temporária? E o estoque de produtos para atender a demanda desta época do ano? Como está o fluxo de caixa da sua empresa?
Se for necessária a contratação temporária, fique atento à legislação trabalhista para não ter problemas futuros e ao perfil do candidato. Não é aconselhável colocar temporários em atividades chaves da empresa, como na área de vendas. Para vender mais nesta época do ano, a dica é sair na frente e preparar o estoque de produtos e já aproveitar a 1ª parcela do 13º. Por isso, fique de olho no fluxo de caixa da empresa: o que possibilita identificar as sobras e faltas no caixa, permitindo à empresa planejar melhor suas ações futuras ou acompanhar o seu desempenho.


.: Nova Universidade do Trabalhador irá capacitar 20 mil pessoas por ano :.

O novo prédio da Universidade do Trabalhador foi inaugurado no dia 5 de outubro e terá capacidade para atender até 20 mil pessoas por ano, com cursos de capacitação profissional. Com novo nome, Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), a unidade tem 2.200 m² de área construída, dividida em três pavimentos, cada um com sete salas de aulas e dois banheiros (feminino e masculino, ambos adaptados), além do setor administrativo. O prédio abriga ainda 7 laboratórios equipados para atender aos segmentos de hidráulica, pneumática, eletrônica analógica, metrologia, beleza e culinária, além de mais dois laboratórios de informática.
Segundo o secretário de Relações do Trabalho, Luis Alberto Firmino, a nova estrutura, muito mais ampla e completa, vai permitir atender integralmente a demanda da cidade por cursos de qualificação profissional. Em 2011, a antiga Unite capacitou mais de 6,2 mil pessoas, e de acordo com o secretário serão mantidas em funcionamento as unidades do Seminário e Éden.
Além dos cursos já conhecidos, a Uniten vai oferecer também novos cursos e ultrapassar as 100 modalidades diferentes de capacitação profissional. Entre os novos cursos estão: Laboratório de Eletrônica Analógica e Potência (aulas de Eletrônica Analógica, Eletrônica de Potência e Auxiliar de Eletrônica) e Laboratório de Hidráulica e Pneumática. Novos cursos serão abertos somente no ano que vem. Informações: 3223-5319.

Idosos e portadores de deficiência
A nova unidade ainda terá capacidade para atender idosos e portadores de deficiência em busca de qualificação profissional. “As empresas de Sorocaba sempre buscam esses trabalhadores, mas eles precisam estar capacitados para se habilitarem às vagas existentes”, explica o secretário. Além disso, os alunos dos cursos oferecidos na nova Uniten apresentarão projetos desenvolvidos em sala de aula para formar um banco de dados, com ideias para a geração de novos conhecimentos.

 

Zona Oeste ganhará McDonald’s

A unidade será inaugurada no dia 20 de dezembro na Avenida Armando Pannunzio, 1.634. Além de outra unidade, na Zona Leste de Sorocaba. Os investimentos da rede chegam a R$ 7 milhões e vão gerar ambas 200 empregos diretos e outros 600 indiretos.

Toca de Assis promove chá beneficente

Entidade do Jardim Simus, que abriga ex-moradoras de rua, promove no dia 17/11, às 14 horas, um chá beneficente com bingo (5 premiações), no salão da Paróquia São José do Cerrado, na Av. General Carneiro. Convite: R$ 10,00 (5 cartelas). E no dia 16/12, a Toca de Assis promove o “Natal dos Pobres”, onde serão entregues alimentos, brinquedos e material de higiene pessoal para pessoas carentes. Quem puder colaborar com doações, pode entrar em contato com a entidade pelo telefone: 3417-1035 ou pelo e-mail: sorocaba@irmas.tocadeassis.org.br

 

Ficha Limpa para quem?

Eu já sei por que a lei da ficha limpa não pegou? Foi exatamente por causa do nome. Eleição no Brasil é sempre uma sujeira, então, como que uma lei com o nome de limpa iria dar certo? No dia do primeiro turno, por exemplo, as ruas dos locais de votação estavam todas sujas, com milhares de santinhos espalhados pelo chão: uma sujeira só! E alguns políticos? Ah, esses eu nem preciso comentar, são mais sujos do que vaso sanitário público! Ahahahahahaha
A única coisa certa mesmo foi a eleição do palhaço Tiririca em 2010. Ele foi para Brasília, onde funciona o maior circo do Brasil: lotado de palhaços! Ahahahahahaha
A partir de agora eu só falo com quem tem ficha limpa. Por isso, antes de falar comigo, por favor, apresente a sua ficha limpa. Logo teremos que andar com uma declaração de antecedentes criminais no bolso! Porém, se você for político já sai com a declaração de fábrica, nem vai precisar pedir! Ahahahaha
Pensando bem, eu vou criar a lei da Pia Limpa: quem deixar a louça suja na pia por mais de 1 hora vai passar um dia em Brasília com o palhaço Tiririca, e com passagem só de ida! Depois, você se vira nos 30! Ahahahahaha
E quem está com o nome do SCPC e na Serasa também é ficha suja! Logo, para virar candidato nas próximas eleições falta pouco, já está com meio caminho andado! Contudo, não há motivos para pânico. Veja bem, os mensaleiros foram todos condenados pelas suas fichas sujas e agora vão curtir as “férias forçadas”, com o nosso dinheiro, em algum paraíso fiscal! Por acaso, você pensou que algum iria ver o sol nascer quadrado? Isso é para peixe pequeno que rouba galinha! Ahahahahaha