.: Wanel Ville e Cia 50 :.

 
Editorial


Voto de protesto:
será que vale a pena?

Kbção, Shrek, Azeitona, Chica da Silva ou Jacaré? Estamos muito próximos do dia da votação. E tem muita gente que pensa no voto de protesto. Na urna eletrônica, o eleitor pode escolher o voto nulo ou ainda votar em branco. Mas as últimas eleições no Brasil mostraram uma nova modalidade de voto de protesto: votar num candidato com nome exótico, e em alguns casos com uma aparência também exótica. Quem não se lembra, por exemplo, do caso Tiririca, nas últimas eleições para deputado federal? O palhaço Tiririca, que passou por um processo para provar que não era analfabeto, foi eleito o deputado federal mais votado do país, pelo PR de São Paulo, e, com ele, outros políticos também foram eleitos. Isso porque o que realmente determina quem será eleito é o quociente eleitoral, ou seja, a soma de todos os votos recebidos por um partido dividida entre o número de candidatos desse partido. Deste modo, você pode votar em um candidato exótico como forma de protesto e ajudar a eleger outros em quem jamais votaria.
Por isso, pense e analise bastante a sua opção. O voto de protesto não é a melhor solução se você está descontente com as opções de candidatos nas eleições municipais. Tente conhecer o máximo possível dos candidatos, entre nos sites, leia panfletos, peça a opinião de amigos e faça uma escolha consciente. Mas, se mesmo assim você ainda achar que nenhum candidato vale seu voto, ainda terá as opções nulo e em branco, bem melhores do que o voto de protesto.
Quando aprendermos a participar mais da política, e a discuti-la sim, talvez então possamos ter melhores opções de candidatos e realmente a política ser aquilo que ela sempre deveria ser: um espaço para a pluralidade de ideias, em forma de projetos de lei, para beneficiar o maior número possível de pessoas, em suas reais necessidades. Só não podemos perder a esperança!

Jornal Bairro em Foco


  .: Alunos do Wanel Ville participam do Programa Cultura é Currículo :.

Um grupo de alunos da EE Ana Cecília Martins, do bairro Wanel Ville, participou do Programa Cultura é Currículo, promovido pela Secretaria Estadual de Educação, com o objetivo de democratizar o acesso dos alunos e professores aos bens culturais, contribuindo para ampliar a formação e o repertório cultural dos mesmos. No primeiro semestre de 2012, os alunos da 8ª série fizeram uma visita ao Memorial do Rio Tietê e ao Memorial da América Latina, onde puderam conhecer um pouco mais sobre a história de um dos rios mais importantes do Estado, além de apreciar as obras do pintor brasileiro Candido Portinari, na exposição "Guerra e Paz", em São Paulo.
Já os estudantes da 5ª e 6ª séries apreciaram um concerto didático da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), na histórica sala São Paulo. Para a diretora da EE Ana Cecília Martins, Suely Camargo Santos, "essas experiências, sem dúvida, marcam a trajetória escolar dos nossos alunos", afirma.
O Programa Cultura é Currículo integra o conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para concretização da sua política educacional, visando propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual, seja no sentido de atender aos desafios do mundo moderno, como em relação à função de transmissão do saber, para inserção social de seus alunos. Com isso, o Programa visa alcançar 3 objetivos básicos: democratizar o acesso de professores e alunos da rede pública estadual a equipamentos, bens e produções culturais que constituem patrimônio cultural da sociedade, tendo em vista uma formação plural e a inserção social; fortalecer o ensino por meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com produções socioculturais e fenômenos naturais, diversificando-se as situações de aprendizagens, e estimular e desenvolver a aprendizagem por intermédio de interações significativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da experiência curricular.




.: Empreendedores individuais buscam capacitação para melhorar suas empresas :.

Por meio do projeto "Apareça e Cresça", desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, a Casa do Cidadão do bairro Jardim Ipiranga atendeu, durante 3 dias, 250 pessoas, que buscaram orientação sobre a gestão e legalização de empresas, além de informações para quem está pensando em abrir seu próprio negócio. Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o evento trouxe aos participantes palestras sob a coordenação do Sebrae, com os seguintes temas: "Venda: melhore e lucre mais", "Controle seu fluxo de caixa" e "Atender melhor a seus clientes".
Segundo o secretário de Relações do Trabalho, Luis Alberto Firmino, o evento informa sobre a importância da formalização e suas vantagens para o comerciante ou trabalhador por conta própria. Desde o final de 2010, o "Apareça e Cresça" já proporcionou a formalização de mais de 9.671 sorocabanos. Só este ano já foram mais de mil pessoas que deixaram a informalidade. E de janeiro até 29 de agosto de 2012, foram 3.600 formalizados, sendo que a meta é chegar a 5 mil até dezembro.


.: Mulheres Empreendedoras :.

É o caso da moradora do bairro Júlio de Mesquita, Diana de Souza Takahira. Ela participou do projeto na Casa do Cidadão do Ipiranga porque faz artesanato em casa e vende para amigos e familiares. Como seus produtos, bichos, bonecas e objetos de decoração, todos confeccionados com tecidos, tiveram uma boa aceitação, ela pensa em investir em capacitação e vendê-los pela internet. "Minha ideia é montar um facebook para mostrar meus produtos ou fazer um blog e com isso aumentar as minhas vendas", conta. Diana quer ter seu próprio negócio e mostra que é uma empreendedora muito criativa. Quase todo material que ela utiliza na confecção dos produtos é reciclado. "Eu tenho uma cunhada costureira que fornece gratuitamente bastante sobras de tecidos, além disso eu pego material também na natureza, como sementes, folhas secas, entre outros", explica. Para ela, os cursos do Sebrae na Casa do Cidadão foram fundamentais para ela investir ainda mais no seu negócio. "Já tenho agendada uma consultoria no escritório do Sebrae e isso é muito importante. Lá recebo orientação e o melhor de tudo: vejo que é possível realizar o meu projeto de vida", conta.



.: Zona Oeste terá a primeira filial da Padaria Sabina :.

A Zona Oeste da cidade foi a escolhida para receber a primeira filial da tradicional Padaria Sabina, que há 26 anos se instalou no Jardim Santa Rosália, inicialmente na Rua João dos Santos, e desde 2003 no atual endereço, em uma das mais conhecidas avenidas do bairro: a Avenida Pereira da Silva. Reconhecida nacionalmente pela excelência e qualidade dos produtos e serviços no setor de panificação e confeitaria, a Padaria Sabina recebeu o prêmio Baker Top, no final de 2011, da Padaria 2000 (revista nacional que elege os melhores do setor). A inauguração da nova unidade no bairro do Wanel Ville será no dia 3 de outubro, na esquina da Avenida Elias Maluf, com a Rua Márcio dos Santos Flores, num imponente prédio, com área total de 600m², com investimento total de R$ 600 mil. A Sabina Ville irá funcionar de segunda a domingo, das 6h às 21h, inclusive nos feriados.
O Diretor de Produção da Padaria Sabina, Carlos Eduardo Galheira Martin, disse que a unidade do Wanel Ville terá as mesmas linhas de pães e produtos que os clientes já encontram na padaria do Jardim Santa Rosália. "Vamos trazer também para a nova unidade os festivais gastronômicos, nossa linha de produtos zero açúcar, lanchonete, além de produtos e atendimento diferenciado", explica. Para ele, a principal novidade para os clientes da Zona Oeste é o conceito já aplicado na Sabina Santa Rosália: "produtos feitos no dia". "Com isso, nossos produtos não têm conservantes e são sempre frescos, ou seja, produtos feitos no dia", afirma Martin. Outro diferencial da Sabina Ville é o deck, um espaço aconchegante, agradável e com uma bonita vista da região, onde os clientes poderão saborear lanches, doces ou tomar um café expresso. A estimativa é que a nova unidade receba 1 mil pessoas por dia. "Esperamos atingir essa meta em 6 meses, mas acreditamos que isso seja possível até antes do previsto", disse o diretor de produção.

A Sabina Pães e Doces foi fundada pelo casal Orlando e Sabina e há alguns anos é administrada pelos filhos Carlos Eduardo, Fernanda e Kátia. Há 2 anos teve início os estudos para a construção da primeira filial em Sorocaba. De acordo com Martin, inicialmente a pesquisa começou na Zona Norte da cidade. "Um gerente da padaria que já morava na Zona Oeste me convenceu a conhecer a região, e após fazer uma pesquisa do local e conversar com os meus principais fornecedores, me convenci do potencial de crescimento dessa parte da cidade e do poder aquisitivo dos moradores locais", conta.

.: Centro Automotivo Borracharia Neguinho acompanha crescimento da região :.

Há aproximadamente 20 anos já região, o proprietário da Borracharia Neguinho, no bairro Jardim Ipiranga, sentiu a necessidade de modernizar a sua empresa para acompanhar o crescimento da Zona Oeste de Sorocaba. "Quando abri a borracharia muitas ruas da região ainda eram de terra e por isso apenas o serviço de conserto de pneus era suficiente para atender meus clientes. Hoje em dia já não, eles querem fazer o serviço completo no mesmo local", explica Edenilton Andrade dos Santos, mais conhecido como Neguinho.
Para atender a nova demanda de seus clientes e o crescimento dos bairros da Zona Oeste, a Borracharia Neguinho agora também é um Centro Automotivo. Localizado no mesmo endereço, na Rua Estado de Israel, 186, Santos investiu em novos equipamentos e serviços para acompanhar a nova demanda de seus clientes: uma Alinhadora a laser. Com isso, o Centro Automotivo agora oferece os serviços de alinhamento e balanceamento, além da venda e troca de escapamentos, pastilhas de freio e embreagens. "Com o investimento, eu acredito que vamos aumentar o faturamento em até 25% a curto prazo", prevê Santos.


.: Espaço Empreendedor: simplificando a vida do pequeno empresário :.

No dia 29 de agosto, foi inaugurado na Avenida Afonso Vergueiro, 1.297, o Espaço Empreendedor: um local para facilitar a vida do pequeno e médio empresário, além de auxiliar aqueles que querem abrir uma empresa ou se capacitar para melhorar a gestão do seu próprio negócio. Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), a missão é facilitar a vida das MPE's (Micro e Pequenas Empresas) da cidade, além de impulsionar a formalização e a capacitação dos empreendedores individuais.
Segundo o secretário da Sert, Luis Alberto Firmino, o objetivo do local é melhorar ainda mais o ambiente empreendedor e simplificar a vida daqueles que desejam se formalizar ou obter orientação sobre a gestão de empresas. "É um trabalho conjunto entre o Poder Público, entidades representativas e os pequenos empresários, na busca por soluções de problemas e identificação de novas oportunidades de melhorias", destaca.

Investimento rápido e fácil para o seu negócio

Aparecida Machado Casa Grande há 15 anos possui um salão de beleza no bairro Central Parque e sempre foi atrás de informação e capacitação para a sua empresa. Ela conhece as vantagens de ter uma empresa legalizada e com isso conseguir crédito para investir no seu negócio. "Eu sempre corro atrás de conhecimento e participo de cursos promovidos pelo Sebrae e também na Casa do Cidadão. Isso nos motiva ainda mais", conta. Ela já conseguiu empréstimo por meio do Banco do Povo e já pensa em obter mais um para reformar o salão. "O Banco do Povo oferece crédito com juros muito baixos, o que ajuda muito o pequeno empreendedor", explica Aparecida.
O Espaço Empreendedor atende os pequenos empreendedores, prioritariamente os micros-empreendedores individuais, com serviço e orientação quer sejam para a formalização e financiamento junto ao Banco do Povo, ou para obter a certidão de Atividade de Consulta Prévia, Alteração de Cadastro, Parcelamento e Orientações Contábeis, além de Consultoria Sebrae. O local também oferecerá cursos e palestras gratuitas e uma biblioteca.

.: Foco Social - Paula Pacheco :.


.: Datas comemorativas do mês de Setembro :.

Dia da Árvore: 21 de setembro

No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera, um ou dois dias depois. Em Sorocaba, o governo municipal nos últimos anos desenvolveu uma política pública de plantar 500 mil árvores até o fim de 2012. Por meio do plano de arborização da cidade, já foram promovidas em todas as regiões da cidade várias edições do Mega Plantio: evento em locais públicos, onde alunos das escolas públicas e a comunidade participam plantando mudas de árvores. Na Zona Oeste de Sorocaba, por exemplo, já ocorreram recentemente 2 edições: uma no Parque Maestro Nilson Lombardi, no bairro Jardim Ipiranga, e outra numa área de mata nativa, ao lado da EM Oswaldo Duarte, no Wanel Ville. De acordo com a prefeitura, de 2009 até junho de 2012 foram plantadas 413.174 mudas na cidade.

Tour das Árvores Sorocabanas

A cidade de Sorocaba também possui 18 árvores que têm imunidade ao corte e são protegidas por leis municipais nº 8.837/09 e nº 9.123/10, porque são de espécies nativas e de relevante valor histórico para a cidade. Por isso, a Secretaria do Meio Ambiente desenvolve semanalmente o Tour das Árvores Sorocabanas: alunos da Rede Municipal visitam algumas das árvores do projeto, que estão espalhadas por vários pontos da cidade. Na Zona Oeste, 3 árvores estão localizadas na Praça Márcia Mendes, no bairro Jardim Vera Cruz. São 3 Copaíbas idosas: 66, 77 e 92 anos. A espécie tem princípios medicinais e ocorre tanto na Mata Atlântica como no Cerrado. Seu desenvolvimento, porém, é melhor na mata ciliar.
O passeio é realizado gratuitamente às quintas-feiras com estudantes que frequentam o Programa Oficina do Saber - Escola em Tempo Integral. O objetivo é dar às crianças a oportunidade de conhecer a história e as características de árvores frondosas e de diferentes espécies espalhadas por Sorocaba, que, muitas vezes, passam despercebidas. Acompanhadas por técnicos, por duas horas os alunos são orientados sobre cada uma das árvores visitadas, suas idades e as espécies.

.: Dia Nacional do Idoso: 27 de setembro :.

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no Brasil, seus direitos e dificuldades. A população mundial está ficando cada vez mais idosa. Segundo uma estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje mais de 13,5 milhões de idosos, que representam quase 10% de sua população. Em 20 anos, o país será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante. Em função disso, em 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante maior respeito aos direitos das pessoas a partir dos 60 anos.

Sorocaba ganha
Clube do Idoso

De olho no envelhecimento da população local, a cidade ganhou em julho deste ano um local específico para a terceira idade: o Clube do Idoso, que fica no bairro de Pinheiros. O espaço com aproximadamente 1.500 m² de área é dividido em dois pavimentos. Lá foram instalados um palco para apresentações, ladeado por camarins completos, salas de ginástica, espaço para leitura, um cinema, área para jogos de mesa, salas para a realização de cursos de artesanato e artes plásticas e até um espaço de beleza. Outra preocupação foi a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência. O prédio possui rampas de acesso em toda sua extensão e um elevador interno.
A Zona Oeste da cidade também conta com um espaço com várias atividades gratuitas para a terceira idade: o Grupo Cidadania Reviver, no bairro Jardim São Marcos. Um espaço de convivência social para os idosos da região, além dos grupos de caminhada da terceira idade das Unidades Básicas de Saúde do Wanel Ville e do Júlio de Mesquita. Além disso, o Centro Esportivo Padre André Pieroni, do bairro Jardim Simus, também oferece diversas atividades esportivas e gratuitas para os idosos.



.: Cena de Cinema" leva Festival Animação ao Jardim Ipiranga :.

Ainda como parte das festividades em homenagem ao 358º aniversário de Sorocaba, o projeto "Cena de Cinema" exibiu na noite do dia 24 de agosto o filme "Gnomeu e Julieta" para os moradores da região. Um telão foi montado na Rua Santo Micheletti, próxima ao CEI-69, para a exibição do filme voltado principalmente ao público infantil. "Gnomeu e Julieta" é uma releitura bem humorada do clássico escrito por William Shakespeare: Romeu e Julieta. Os azuis e os vermelhos, gnomos de jardim dos Montecchio e Capuleto, respectivamente, são rivais, buscando sempre ter o jardim mais bonito que o outro. Eles também fazem corridas de cortadores de grama, onde Tebaldo e Gnomeu são os corredores. Julieta é sempre mantida em segurança pelo pai, que tem medo de perdê-la.
"Cena de Cinema" foi criado em 2007 pela Secretaria de Cultura e Lazer (Secult) com o objetivo de fomentar o gosto pela arte cinematográfica, fazendo com que toda a população tenha acesso, gratuitamente, às atividades culturais e de lazer. O projeto já percorreu mais de 50 bairros da cidade. No início deste mês, dezenas de pessoas se reuniram no Parque João Pelegrini, no Central Parque, onde assistiram o filme "Era do Gelo 3".



.: Kangoo Jumps: novidade do mundo fitness na Zona Oeste :.

O Kangoo Jumps, linha de calçados de alta performance, é a nova sensação do mercado fitness. Seu grande diferencial está no sistema patenteado de proteção de impacto que absorve até 80% do atrito gerado durante o exercício físico, protegendo assim os joelhos, tornozelos, coluna, quadril e demais articulações. A novidade é indicada para todas as pessoas que queiram prevenir desgaste articular ou que estejam retomando a prática esportiva após uma lesão (em especial corredores), além de fortalecer a musculatura, queimar gordura e reduzir a celulite. Você já pode conhecer e praticar o Kangoo Jumps na Academia World Fitness, do bairro Jardim Simus, na Zona Oeste de Sorocaba, a única da cidade e região a oferecer esta atividade física.
Além disso, o Kangoo Jumps oferece inúmeros benefícios à saúde, alguns deles comprovados por meio de estudos científicos conduzidos durantes os últimos 10 anos, proporcionando todos os benefícios do movimento de "rebound", que é a forma mais eficiente e eficaz de exercícios já descobertos pelo homem. Os principais benefícios são: calçado de menor impacto no mundo, rápida queima de gordura e diminuição de celulites, melhora significativa do sistema cardiovascular e aumento da absorção de oxigênio, correção postural e realinhamento corporal natural, aumento da motivação, coordenação, equilíbrio e auxílio no combate à depressão, correção da posição dos pés (pisada), aumento da densidade óssea e muscular, entre outros.
Fernanda Batista Fernandes mora no bairro Wanel Ville e há 2 semanas frequenta as aulas de Kangoo Jumps e está adorando. "É uma aula bem diferente e muito animada e a gente consegue queimar bastante calorias e ainda ajuda a combater a celulite", conta. Ana Cristina B. Silva também gostou muito da novidade e até agora não perdeu uma aula. "Eu quero perder peso e essa atividade física é ótima para isso", disse ela.
Segundo o professor Leo, não há restrições quanto ao uso do Kangoo Jumps, não sendo indicado para menores de 6 anos ou para pessoas que pesem menos de 32 kg. "Os resultados variam de acordo com o metabolismo, condicionamento físico e treinamento de cada um", afirma.



.: Território Jovem do Ipiranga oferece cursos profissionalizantes gratuitos :.

O Território Jovem do bairro Ipiranga, na Zona Oeste da cidade, está com inscrições abertas para vários cursos profissionalizantes para jovens de 16 a 29 anos, que estão em busca de um emprego ou uma nova recolocação no mercado de trabalho. As vagas são para os cursos de Assistente Administrativo, Sistema Toyota de Produção e Conferente na Área de Logística. Eles são oferecidos gratuitamente, por meio de uma parceria com a Secretaria da Juventude, de Relações do Trabalho e da Unite (Universidade do Trabalhador Empreendedor).
As inscrições para o curso de Assistente Administro se encerram no dia 21/09. A capacitação terá uma carga horária de 96 horas e as aulas têm início previsto para o dia 24/09, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Já para o Sistema Toyota de Produção, as inscrições devem ser feitas no período de 17 a 28 de setembro. O curso inicia em 1 de outubro, de segunda à quarta-feira, das 19h às 22h. E para o de Conferente na Área de Logística, os interessados podem se inscrever de 8 a 26 de outubro. O curso terá início em 29/10, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.
Para se inscrever em qualquer um dos cursos oferecidos, o jovem deve comparecer pessoalmente à unidade e apresentar o RG, CPF e a Carteira de Trabalho. As aulas também acontecem no mesmo local: no Território Jovem do Jardim Ipiranga, que fica na Av. Elias Maluf, 1.080. São 30 vagas para cada um dos cursos, além dos suplentes. Informações pelo telefone: 3228-6880.
Fábio Bispo, 26 anos, mora na Zona Norte da cidade, e se interessou por um dos cursos do Território Jovem. Ele está desempregado e está se capacitando em Eletricista de Autos. "O curso é muito bom, estou gostando bastante e com isso espero conseguir uma nova recolocação no mercado de trabalho", afirma.



.: Ônibus do Homem e da Mulher estarão na Zona Oeste em setembro :.

 

As 2 unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba estarão durante 5 cincos, em 3 bairros da Zona Oeste de Sorocaba, no mês de setembro. Os atendimentos são gratuitos aos moradores da região, que podem aproveitar a oportunidade para realizar exames preventivos, no conforto da proximidade de suas casas.
O Ônibus Azul estará na região, nos dias 25, 26 e 27, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Júlio de Mesquita Filho, que fica na Avenida Américo, 3.171, das 9h às 12g, e das 14h às 16h.
Já no dia 28, o Ônibus da Mulher estará no Centro de Educação Infantil (CEI-11), no bairro Jardim Magnólia, que fica na Rua Joaquim Gonçalves Gomilde, 127, das 9h às 16h. E no dia 29, o Ônibus do Homem também estará na Ceagesp, que fica na Rua Terêncio da Costa Dias, 300, no Parque Santa Izabel, das 9h às 13h.


.:Cursos gratuitos presenciais e online para você empreendedor :.

O Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba oferece gratuitamente oficinas e palestras sobre temas relacionados à gestão empresarial em sua sede. Inscrições: para quem já possui cadastro do Sebrae/SP enviar nome, CPF ou código Sebrae de pessoa física e a Razão Social, CNPJ ou código Sebrae de pessoa jurídica para o e-mail carenrvj@sp.sebrae.com.br ou renataas@sp.sebrae.com.br, especificando quais cursos deseja fazer. Para quem não possui o cadastro, enviar e-mail pedindo a ficha de castro. Mais informações no escritório regional, que fica na Av. General Carneiro, 919, Cerrado ou pelo telefone: 3224-4342.

Escola do Empreendedor Pauslita

Você, que é empreendedor, que tem boas ideias e muita garra, mas precisa de apoio para ter sucesso no seu negócio, pode contar com o auxílio da Escola do Empreendedor Paulista. Afinal, dinheiro não é tudo: é importante saber como conquistar o mercado, os clientes, enfrentar a concorrência e construir um negócio sólido. Com conhecimento, suas chances de vencer os desafios são maiores. Por meio do site http://www.escoladeempreendedorismo.sp.gov.br/ você pode escolher entre 10 cursos onlines gratuitos ou fazer todos, e ainda receber o seu certificado. Então? Está esperando o quê? Matricule-se já! Não custa nada e é o melhor investimento que você pode fazer, com resultados imediatos, não importa o tamanho de seu negócio: pode ser uma empresa de uma pessoa só, ou contar com uma equipe mais ampla.

 

.: Loja organizada vende mais e melhoror :.

A partir desta edição do Jornal Bairro em Foco iniciamos uma série especial sobre o tema "Loja organizada vende mais e melhor" para que os comerciantes da região possam colocar em prática ideias simples, que fazem toda a diferença e acabam aumentando as vendas. Para isso, a equipe do Bairro em Foco entrevistou o Analista do Sebrae/Sorocaba, Eduardo Tadeu Mantovani, especialista no assunto. Segundo ele, o primeiro passo começa com o proprietário da empresa, que deve ser organizado e disciplinado. "Ele deve cuidar da própria aparência e também da aparência e ambientação da sua loja: 90% das compras são decididas pelo olhar", explica Mantovani.
Neste primeiro tópico, confira as dicas do Analista do Sebrae para manter a sua loja organizada e com isso aumentar as vendas. De acordo com o consultor, o banheiro é estratégico e se ele não for limpo e organizado, o cliente, por exemplo, não irá se sentir confortável no espaço físico da sua loja. Além disso, o cuidado visual com a aparência da loja deve começar desde a calçada bem cuidada, identidade visual adequada na fachada da loja, nome legível da empresa, e espaços físicos internos e externos agradáveis, limpos e organizados.
Uma excelente dica para o comerciante é tirar no máximo 10 fotos da sua loja ou empresa, tanto da fachada como da parte interna. Em seguida, fazer uma análise crítica das fotos e descobrir todos os aspectos que podem ser melhorados. De acordo com Mantovani, 40% das compras são realizadas por clientes a pé. "Ele compra o que é necessário, mas se o ato da compra for uma ação agradável, certamente ele voltará para comprar outros produtos", afirma.
Na próxima edição, vamos falar mais sobre ideias simples e práticas para organizar a sua loja e com isso aumentar as vendas! Não perca!


.: O mensalão nosso de cada dia... :.

Há pouco mais de um mês, o STF (Supremo Tribunal Federal) está julgando os réus do famoso mensalão: esquema de corrupção com dinheiro público utilizado para compra de apoio legislativo ao governo Lula em 2003 e 2004. É o famoso mensalão nosso de cada dia... A história só muda de lugar e de proporções... Sabe aquela cesta básica que você ganhou em troca de um voto? E aquele emprego ou cargo público em troca dos votos da sua família inteira? Mas tem também aquele suborno do imposto de renda, sem falar na prática das propinas e caixas 2 que, infelizmente, são muito comuns na história da vida política do Brasil, seja nas esferas municipais, estaduais e federais. Enquanto isso, nós brasileiros vamos "lewandowski" a nossa vidinha de pobres mortais, contando as moedas no bolso e recebendo um mensalinho por mês! Ahahahahahaha
Já o ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão no STF, tem sido aclamado nas redes sociais como o herói brasileiro pelos votos a favor da condenação dos réus. Mas ele disse que recusa o título de herói, apesar de usar aquela capa preta igual a do Batman. Na verdade, ele disse que é apenas um barnabé... Porém, se ele der um pé no traseiro dos réus, terá feito o que é sua obrigação moral e cívica. Opa! Isso era o nome de uma disciplina no meu tempo de escola... Ahahahahahaha
Já na pacata Inglaterra, uma londrina se arrependeu profundamente de usar o aspirador de pó. É colega, muito cuidado com esse aparelho doméstico porque o mesmo pode revelar muitas surpresas inusitadas. Enquanto ela fazia a faxina na casa usando o aspirador, de repente ele parou de funcionar. Ao levar o aparelho na assistência técnica, ela descobriu o que impedia o mesmo de funcionar: uma calcinha vermelha! Ao constatar que a mesma não era sua, a dona do aspirador de pó descobriu que estava sendo traída pelo namorado, é mole? Ahahahahaha
Garota Enxaqueca