.: Wanel Ville e Cia 46 :.

 
Editorial

Jornal Bairro em Foco deseja a todos
Boas Festas e um Feliz 2012!

O clima de Natal e das festas do final do ano já está nas ruas. Nos supermercados a decoração natalina e os enfeites já estavam à venda desde o final do mês de outubro. E a decoração natalina também está nas ruas da cidade, deixando a paisagem mais bonita. Principalmente à noite com as luzes de Natal!
Época de reflexão, de pensar nos erros cometidos e no aprendizado que veio junto, época de pensar novos projetos e agradecer todas as conquistas. Com o Jornal Bairro em Foco não foi diferente. Mais um ano juntos com nossos leitores e clientes em toda a Zona Oeste de Sorocaba.
Em 2011, lançamos um grande desafio ao mercado e ao nosso público: um programa de televisão no canal local da NET. Chamado de Programa Zona Oeste em Foco, desde abril de 2011, o público de Sorocaba passou a conhecer um pouco mais dessa região da cidade e do comércio local.
A cidade cresce em ritmo acelerado e com o Programa Zona Oeste em Foco os sorocabanos que possuem TV a cabo puderam conhecer melhor uma região da cidade muito rica em comércio, entidades, atividades e eventos em geral, e muito rica em história.
Desejamos em 2012 estarmos cada vez mais próximos do nosso público: leitores, telespectadores e anunciantes, na certeza de que juntos podemos muito mais! Que todas as famílias sorocabanas tenham um Natal cheio de paz, amor e alegria e que a magia e a esperança do Ano Novo faça de 2012 um ano cheio de desafios e coisas boas!
Esperamos que em 2012 a Zona Oeste de Sorocaba continue crescendo com novos empreendimentos, comércio e muito mais prosperidade a todos! Feliz Natal e Feliz Ano Novo!

Ana Claudia Martins

  .: Escola do Wanel Ville faz homenagem a sua patronesse :.

Todo ano, no dia 23 de outubro, a EE Ana Cecília Martins, no bairro Wanel Ville, realiza uma Mostra Cultural para mostrar a comunidade os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, durante o ano letivo. Em 2011, durante o evento, a direção da escola fez uma homenagem à patronesse da escola, a professora Ana Cecília Martins.
Uma sala de aula foi especialmente decorada com fotos e objetos pessoais que contaram um pouco da história dela. Fotos da sua formatura no magistério e em outros momentos da sua vida escolar e objetos pessoais que retratam um pouco da vida dela: uma vida inteira dedicada a sua vocação de ensinar e alfabetizar.
Ana Cecília Martins nasceu no dia 23 de outubro de 1943, na cidade de Pereiras, no interior do Estado de São Paulo. Era filha de Américo Martins e de Angela Maria da Candelária, ambos também nascidos em Pereiras e que viviam na área rural da pequena cidade.
Ana Cecília iniciou seus estudos ainda em Pereiras, mas concluiu o magistério na cidade vizinha de Conchas. Em seguida, ela iniciou sua vocação de ensinar em muitas escolas afastadas das cidades da região, nas zonas rurais. Apesar das dificuldades da época, ela utilizava uma charrete para chegar a algumas das escolas da zona rural onde dava aulas, sempre com muito amor, carinho e dedicação pelo ato de ensinar.
A professora continuou seus estudos e se formou em Administração Escolar na cidade de Itapetininga, SP, mas sem deixar de lecionar nas escolas da zona rural, onde inclusive ainda colaborava no preparo da merenda escolar.
De acordo com a diretora da EE Ana Cecília Martins, Suely Camargo Santos, a Mostra Cultural todo ano é realizada na escola justamente no mês de outubro por causa da data de nascimento da patronesse Ana Cecília Martins. “É uma forma de mostrar aos nossos alunos quem foi essa grande professora que é o nome da nossa escola”, conta.
Assim, no dia 1 de outubro de 1992, entrou em vigor a lei nº 8.047, que decretou que a escola estadual do bairro Wanel Ville tivesse o nome da professora Ana Cecília Martins.
Eduardo Tadeu Souza é aluno da escola estadual e achou interessante saber um pouco mais sobre a história da professora Ana Cecília Martins. “Eu não conhecia quase nada da história dela e gostei de ver as fotos e objetos pessoais. Achei muito legal”, comenta.


.: EE Ana Cecília Martins promove Mostra Cultural :.

A última semana do mês de outubro de 2011 foi muito especial para os alunos, professores e pais na EE Ana Cecília Martins, no bairro Wanel Ville, na Zona Oeste de Sorocaba. A escola estadual realizou a quarta edição da Mostra Cultural, com a divulgação de todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante todo o ano letivo. Pelos corredores do prédio e em praticamente todas as salas de aulas, os trabalhos foram expostos por meio de cartazes, peças, apresentações e exposições, com conteúdo de várias disciplinas.
A Mostra Cultural foi aberta com uma apresentação de Le Pakour, com alunos do Território Jovem, do bairro Ipiranga. Em seguida, a direção da escola fez uma homenagem ao ex-diretor da EE Ana Cecília Martins, o professor Enio Teixeira Callado, que recebeu de um grupo de alunos uma apresentação musical. “É muito gratificante você receber uma homenagem de uma escola por onde já passei e saber que sou querido por todos aqui”, comenta.
Encerrada a homenagem ao professor, alunos, professores e pais percorreram as várias salas da escola para conhecer os trabalhos produzidos pelos alunos. Nas salas de aulas e corredores, cartazes sobre a diversidade brasileira, as várias regiões do Brasil e suas particularidades, além de temas sobre cidadania e o mundo.
Os alunos da EE Ana Cecília Martins também mostraram os projetos que realizaram ao longo de 2011 sobre o meio ambiente, como o “Minha Escola é Verde”, com ações de lixo reciclado, entre outros. Segundo a coordenadora do Ensino Médio, Lisane de Medeiros Martins, a Mostra Cultural é uma oportunidade para que a comunidade local saiba o que acontece na escola. “O evento é aberto à comunidade para que todos saibam quantos projetos são desenvolvidos pelos nossos alunos”, conta.
Além disso, a comunidade local também pode participar do evento em palestras com dicas de saúde e prevenção de doenças, que foi promovido em parceria pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Wanel Ville e estudantes universitários de uma universidade de Sorocaba.
Outro parceiro da EE Ana Cecília Martins, o SESC/Sorocaba realizou com os alunos o Projeto Recicleta, onde eles puderam conhecer bicicletas recicladas, que foram feitas com peças que seriam descartadas. Além disso, os estudantes e a comunidade conheceram uma réplica da bicicleta criada por Leonardo da Vinci.
Thayna Cardoso é aluna da escola e participou da apresentação musical para homenagear o ex-diretor. “Esse evento é muito bacana. Acho legal porque envolve todos os alunos e os nossos pais também”, afirma.
Solange Campos Goes é dona de casa e tem 2 filhos que estudam na escola. Ela sempre participa da Mostra Cultural da EE Ana Cecília Martins. “É muito bom a gente conhecer os trabalhos que nossos filhos fazem aqui na escola, eu venho sempre e gosto muito”, disse.
Uma sala da escola foi especialmente preparada para contar um pouco da história da professora Ana Cecília Martins, que deu nome ao local, e trouxe fotos e alguns objetos pessoais dela. Para a diretora Suely Camargo Santos, o evento foi um sucesso. “Nossos alunos, professores e toda nossa equipe estão de parabéns”, disse.



.: Alunos conhecem a Central de Reciclagem da Zona Oeste :.

Os 200 alunos, entre 3 a 5 anos, do CEI-08 participaram de uma atividade diferente no dia 27 de outubro. As crianças conheceram a Central de Reciclagem da Zona Oeste, vivenciando as atividades que aprendem em sala de aula sobre a coleta seletiva e o meio ambiente. Monitoradas pelo coordenador da cooperativa Catares, Miguel Almeida, as crianças aprenderam como é realizado o trabalho dos cooperados na unidade, desde quando o material chega até a sua separação na esteira e as bags sendo destrinchadas, desmembradas, selecionadas e empacotadas. “Para muitas pessoas todo esse material é apenas lixo. Para nós, das cooperativas, tudo isso aqui é o nosso sustento. Com isso, compramos arroz, feijão, água, pagamos a energia, etc.”, explicou.
Miguel elogiou a iniciativa da escola em trazer os alunos para conhecer de perto esse trabalho. “É muito importante que as pessoas se conscientizem da necessidade da separação do material reciclável em casa. Vocês já pensaram em tudo isso que está aqui jogado na natureza? O estrago que seria?”, questionou os alunos.
Segundo a professora Silvana Pravata Zerbini, essa visita era um sonho antigo da escola. “Queríamos muito realizar esse passeio educativo, que as crianças vissem as máquinas e conhecessem de perto como é feita a transformação do lixo em material reciclado. Eles só tinham visto esse trabalho em vídeo ou em livros e agora realizamos esse sonho”, conta.
Desde o início do ano, os alunos do CEI-08 estão trabalhando temas ligados ao meio ambiente. “O nosso foco é a preservação ambiental e a questão da reciclagem. Para isso, oferecemos atividades em sala de aula, palestras, vídeos, não somente aos alunos, mas também para seus pais e a comunidade”, contou a professora Dulcinéia Rodrigues Pereira Banhos, lembrando que na escola os alunos também aprendem a separar o material orgânico do inorgânico na hora do recreio, além de contar com o ‘papa pilha’ que recebe baterias e pilhas usadas.

Central de Reciclagem
Coordenada pela Secretaria de Parcerias (Separ), a Central de Reciclagem foi inaugurada em agosto de 2011 para otimizar o processo de coleta seletiva e de triagem do material recolhido em Sorocaba. Ela concentra o trabalho de três cooperativas de Sorocaba: Reviver, Catares e Ecoeso, melhorando a logística da coleta seletiva. Ao todo, são cerca de 70 cooperados atuando na unidade, que tem uma área de 4,5 mil m², um grande galpão, escritório, banheiros e cozinha.
Rita Silveira, de 50 anos, é uma das cooperadas que atua na esteira da Central de Reciclagem. Moradora da Vila Barão, ela trabalha há seis anos na Catares. “Aqui a minha vida melhorou muito. Antes, eu era catadora de rua e essa vida dava muito problema, aconteciam até brigas. Aqui tudo é bem diferente e melhor”, comenta.
De acordo com Miguel, a esteira facilitou bastante o trabalho dos cooperados. “O ganho em qualidade de vida é muito, pois na esteira eles trabalham no sistema de ‘pinça’”, explica. A esteira, de 25 metros de extensão, agiliza o processo de separação dos materiais e acelera a comercialização. “Muitos deles não teriam condições físicas para continuar fazendo a triagem da maneira antiga. O esforço era muito grande. Agradeço à Prefeitura de Sorocaba pelos investimentos na Coleta Seletiva”, finalizou.


.: Foco Social - Paula Pacheco :.




.: Entidades da Zona Oeste participam do “The Big Draw” :.

As atividades do “The Big Draw - o Grande Desenho” contou em Sorocaba com a participação de diversas entidades da Zona Oeste da cidade e das demais regiões. No dia 26 de outubro, houve a realização gratuita de atividades em diversos bairros, numa realização da Prefeitura e do MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba. Lançado em 2000, no Reino Unido, o “The Big Draw”, que é considerado o maior festival de desenho do mundo, acontece uma vez por ano em vários países. O tema trabalhado em Sorocaba é: “O Grande Desenho: Minha Cidade”.
O objetivo é criar, dar asas à imaginação e conviver com a família e amigos em uma atividade lúdica e educativa, mostrando que o desenho pode ser usado para conectar as pessoas.
Na Zona Oeste de Sorocaba, as atividades aconteceram no grupo de Terapia Comunitária na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Wanel Ville. Os participantes da Terapia Comunitária fizeram desenhos para representar a cidade de Sorocaba. E no dia 27 de outubro, as atividades do projeto foram realizadas no Território Jovem Ipiranga, no bairro Jardim Ipiranga.
No Território Jovem, os participantes contaram com uma presença especial para fazer os desenhos: o grafiteiro Will Ferreira, que trabalhou com o público. Além disso, toda a população foi convidada para fazer parte da ação nos locais que constaram da programação, como artistas, universidades, escolas, crianças, idosos. Os interessados apenas deveriam levar material para a realização das atividades.
O trabalho do grafiteiro Will Ferreira pode ser visto em alguns pontos da cidade, como na área central. Segundo ele, seus trabalhos são uma crítica social ao excesso de tecnologia. “Tenho um personagem principal que sempre está presente nos meus desenhos que é um homem híbrido: uma espécie de homem/máquina”, conta.
Kenia Carmelia Delphino participou do projeto no Território Jovem do Ipiranga e fez um desenho com uma casa e muitas flores. “Gostei de participar e fazer meu desenho. Quando todo o material estiver reunido, acho que vai dar uma coisa bem legal”, disse.
Integrantes do Grupo Imagem e da Secretaria de Comunicação registraram todas as atividades e enviaram o material para, posteriormente, ser exposto no site internacional do projeto “The Big Draw” – O Grande Desenho: www.campaignfordrawing.org/home/index.aspx.

.: Alunos da EM Oswaldo Duarte participam do Roteiro Educador :.

Os alunos da EM Osvaldo Duarte, do bairro Wanel Ville, na Zona Oeste de Sorocaba, participaram de uma visita monitorada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado e na Câmara Municipal. Os passeios fazem parte do “Roteiro Educador”, projeto realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação.
No dia 24 de outubro, os alunos visitaram a ETA do Cerrado nos períodos da manhã e tarde. E no dia 25, eles foram conhecer a Câmara Municipal. Os estudantes assistiram parte dos trabalhos que acontecem na Casa de Leis, conheceram a galeria de ex-presidentes e como funciona o Legislativo.
Desde que foi lançado em maio de 2010, o projeto já beneficiou cerca de 9 mil alunos da rede municipal nas visitas aos 21 espaços educadores de Sorocaba. São cerca de 70 pontos da cidade que estão sendo mapeados e sinalizados para receberem os estudantes.
O Roteiro Educador consiste numa verdadeira viagem pela história da cidade, personagens e seus monumentos. Aplica na prática o conceito “aprender na cidade e com a cidade”, proposto pelo programa “Cidade Educadora”, consta da grade curricular da Rede Municipal. Monitoradas, as visitas são pré-agendadas e, durante a viagem de ida, o professor conta a história ou descreve sobre o local a ser visitado. Funciona, na realidade, como uma aula viva sobre a história da cidade e de seus personagens.
Para melhor aproveitamento, em sala de aula e antes de acompanhar os alunos em cada passeio, o professor se prepara para repassar uma boa informação e conhecimento da história, dos personagens e da representação sociocultural do local, bem como, da importância desses pontos à Cidade Educadora.


.: Parque Natural da Cachoeira do Wanel necessita de melhorias :.

Na edição número 6 do Jornal Bairro em Foco, de janeiro e fevereiro de 2005, uma reportagem mostrou uma beleza escondida no bairro Wanel Ville: uma bela cachoeira, formada por várias nascentes existentes no local. Após a reportagem do Jornal Bairro em Foco, a cachoeira do Wanel ganhou destaque na imprensa da cidade e recebeu a visita do prefeito Vitor Lippi, que na época disse que o local seria transformado em um parque.
Na mesma época, o diretor do Jornal Bairro em Foco, Marcos Tadeu Stachewski, visitou o parque com um biólogo da região, Daniel Fernandes do Amaral. “Aquela reportagem tornou a cachoeira do Wanel conhecida em toda a cidade e a visita que eu fiz com o biólogo e meus filhos na cachoeira foi uma aula de ecologia, conta.
Em novembro deste ano, a equipe do Programa Zona Oeste em Foco, voltou ao Parque Natural da Cachoeira com o biólogo Daniel Fernandes do Amaral para verificar as condições do local. A nova reportagem foi exibida no programa, que vai ao ar sábado e domingo, às 20 horas, pelo canal 16 da NET Cidade.
A cachoeira do Wanel foi transformada em parque em agosto de 2011, a Secretaria do Meio Ambiente retomou o trabalho de identificação das nascentes existentes no local. A Secretaria constatou urgência em recuperar a área em torno delas. Situação que também foi confirmada pelo biólogo que acompanhou a equipe de reportagem do Programa Zona Oeste em Foco.
Segundo o biólogo Daniel, no Parque da Cachoeira foi encontrado bastante lixo doméstico, sofás, colchão, pneu, focos de queimadas, entulhos de construção, erosão e falta da vegetação nativa em muitos pontos, além de esgoto clandestino em uma das nascentes. “É uma pena um local tão bonito como esse parque no bairro do Wanel Ville com esses problemas. É preciso dar infraestrutura adequada ao parque para que ele possa ser preservado e visitado pelos moradores da região e da cidade”, conta.
Além disso, em vários pontos do parque, a reportagem do programa constatou o desrespeito dos moradores próximos ao parque com a natureza. “Todo o lixo doméstico encontrado no local infelizmente é jogado pela população, que precisa de educação ambiental para preservar o parque”, disse o biólogo.
O Parque da Cachoeira do Wanel Ville é uma Área de Preservação Permanente (APP) e precisa de melhorias urgentes para preservar o local e infraestrutura adequada para receber visitantes, como nos demais parques da região e de Sorocaba. No segundo semestre de 2011, a prefeitura realizou uma das etapas do mega plantio escolar numa área em torno do parque, na tentativa de recuperar a mata nativa. “Essa iniciativa é importante, mas só isso não basta. É preciso mais melhorias do poder público para preservar o local e conscientizar a população”, afirma Amaral.

.: Território Jovem Ipiranga comemora o primeiro aniversário de Le Parkour :.

O Território Jovem Ipiranga, unidade mantida pela Secretaria da Juventude (Sejuv), da Prefeitura de Sorocaba, preparou uma programação especial para comemorar um ano da prática do Le Parkour no local. No dia 19 de novembro, foram realizadas várias atividades na unidade e em diversos pontos da cidade e também na Praça Senador José Ermírio de Moraes, em Votorantim.
Correr, suspender-se, saltar, dependurar, rastejar, movimentando-se livremente no ambiente que se encontra. Essas são algumas das habilidades que os praticantes do Le Parkour desenvolvem. O Le Parkour é uma atividade física onde os praticantes usam seu corpo para passar obstáculos de uma forma rápida e fluente. Nela são ensinadas técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto, executando os movimentos da forma mais natural possível e usando o obstáculo como se fosse parte do seu corpo.
“Além de comemorar o primeiro ano de prática do Le Parkour no Território Jovem, este evento teve como objetivo agradecer todos os participantes desta atividade física. Nestes 12 meses, houve muita evolução nos treinos e, também, por isso, vamos ‘presentear’ os alunos de Sorocaba trazendo grandes nomes do Le Parkour para conversar com eles”, comenta Ana Luíza Stramandinoli, professora da prática e uma das organizadoras do evento no Território Jovem Ipiranga. .
A programação do evento contou com rodas de conversa, palestras sobre a história do esporte, um passeio cultural e atividades práticas. A programação foi realizada nos seguintes locais: Território Jovem Ipiranga, Praça Senador José Ermírio de Moraes, em Votorantim, Parque da Biquinha, Pista de Caminhada do Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, e Parque Kasato Maru.
Grandes nomes do Le Parkour estiveram presentes na festa de comemoração, são eles: Lucas Ribeiro de Lima, de Curitiba (PR); Júlio José Rezende Pinto, o JJ, do Rio de Janeiro (RJ); Rafael da Silva Dantas, de Jundiaí (SP); Gabriel Pipolo, de São Paulo (SP); Ciro Rafael Scognamiglio de Almeida, de Limeira (SP); Marcello Augusto Dominichelli Zacharias, de Santo André (SP) e Alain Kenji Arnaud, de Sorocaba (SP).

.: “MadrugAtiva” reúne jovens no Território Jovem Ipiranga :.

No dia 18 de novembro, a Secretaria da Juventude realizou mais uma edição da “MadrugAtiva Jovem” no Território Jovem do bairro Jardim Ipiranga, na Zona Oeste de Soorcaba. Das 22h até às 2h de sábado (19), jovens de 15 a 29 anos participaram de várias atividades, como futsal, dança do ventre, hip hop, kung fu, pagode, entre outros.
Com o “MadrugAtiva”, a Secretaria da Juventude (Sejuv)  quer oferecer, em um horário diferenciado, novas opções de lazer aos jovens nos bairros onde moram. O evento foi aberto às 22h, por um DJ convidado. Em seguida, houve apresentação de artes marciais e em seguida a apresentação de uma peça de teatro chamada “Coco Verde e Melancia”, pelo grupo Roda Peão.
À meia-noite, o hip hop agitou a galera e, da 0h30 às 2h, o grupo de samba e pagode “Figura 8” tomou conta do palco. Durante toda a noite os participantes ainda puderam jogar futsal.
 A programação da “MadrugAtiva” foi escolhida pela equipe da Sejuv e os jovens da comunidade que participam de atividades no Território Jovem, que fica na Avenida Elias Maluf, 1.080. E aproveitado o período das férias escolares, o Território Jovem do Ipiranga possui várias oficinas gratuitas: Jazz, Axé, Dança de Salão, Hip Hop, Grafite, Violão, Boxe, Kung-Fu, Karatê, Jiu Jitsu, Futsal, Basquete e Le Parkour. Inscrições e informações pelos telefones: 3221-3081 ou 3228- 6880.



.: Urbes orienta motociclistas em bloqueios educativos :.

Com o objetivo de conscientizar os motociclistas sobre o seu maior desafio,  que é viver, a Urbes – Trânsito e Transportes realizou bloqueios educativos em algumas das principais vias da cidade, onde foram distribuídos materiais impressos pelos técnicos da Urbes.
Além dos materiais impressos com dicas de segurança, também foram distribuídos adesivos e antenas do tipo “corta-pipas”. As primeiras orientações foram realizadas no dia 17 de novembro na Avenida Elias Maluf,  das 9h às 11h e  das 14h às 16h, no bairro Wanel Ville, na Zona Oeste de Sorocaba. E na sexta-feira, dia 18 de novembro, os bloqueios ocorreram na Avenida Bento Mascarenhas Jequitinhonha, nos mesmos horários.
Já no dia 24 de novembro, os bloqueios educativos foram realizados das 9h às 11h e das 14h às 16h, em uma das principais avenidas da cidade: Afonso Vergueiro. A Urbes ainda realizou ações semelhantes na Avenida Carlos Comitre, no Campolim.


.: Sabe Tudo Wanel e Ipiranga com inscrições abertas para novas turmas :.

As unidades do Sabe Tudo dos bairros Wanel Ville e Ipiranga, na Zona Oeste de Sorocaba, respectivamente ao lado das escolas municipais Oswaldo Duarte e Irineu Leister, estão com as inscrições abertas para as novas turmas dos cursos de Informática (Básico e Avançado) e Cidadania. As inscrições começaram no dia 5 de dezembro em todas as unidades do Sabe Tudo em Sorocaba. No Sabe Tudo do Wanel Ville e do Ipiranga, as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro de 2012, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 13h.
No curso de Informática Básica, os alunos aprendem Windows, Word, Excel, Power Point e BrOffice, bem como, a navegar pela internet, enviar e receber e-mails e fazer pesquisas. Já o de Avançada é direcionado aqueles que fizeram o primeiro curso e se aprofundaram nos conhecimentos dos principais programas e softwares utilizados pelo mercado de trabalho.
Para participar dos cursos é preciso ser alfabetizado e apresentar xerox do documento de identidade (RG) e comprovante de residência. Os cursos são voltados para crianças, jovens, adultos e idosos e são gratuitos. Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de participação.
Os cursos têm cinco meses de duração e, desde o início do projeto, em 2007, com a entrega do primeiro Sabe Tudo no Jardim Hungarês, mais de 10 mil alunos já se formaram. Com o conhecimento obtido nessas aulas, muitos dos participantes, principalmente os jovens, conseguiram colocação no mercado de trabalho.
Em dezembro, entre os dias 2 e 20, aconteceu em 22 unidades do Sabe Tudo a formatura dos alunos que frequentaram os cursos de Informática (básica e avançada) e Cidadania. Ao todo, são 1.804 crianças, jovens e adultos que concluíram os cinco meses de aula e que aprenderam, entre outros recursos, a preparar um curriculum vitae, a navegar pela internet, a fazer pesquisas, trabalhos escolares, receber e enviar e-mails, além de operar programas como Word, Excel e Power Point.
Nos cursos de Cidadania os alunos aprenderam vários quesitos, como responsabilidade cidadã, comportamento em locais públicos, como se portar em uma entrevista para empregos, principalmente, aos jovens que buscam o primeiro emprego.
O Sabe Tudo do Wanel Ville fica na Rua Luiz Gabriotti, e o telefone para mais informações é: 3202-6132. E o Sabe Tudo do Ipiranga fica na Rua Odete Nanci Giraldi, e o telefone de contato é: 3217-1484.

.: Alunos realizam a última visita do ano letivo :.

Alunos da rede municipal que frequentam o programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber realizaram no dia 28 de novembro a última visita monitorada do Roteiro Educador. Os estudantes da EM “Irineu Leister” visitaram a Biblioteca Municipal e o Centro Cultural Quilombinho.
Atualmente, Sorocaba conta com 21 espaços e monumentos que recebem diariamente os alunos da rede municipal. Com o Roteiro Educador, os prédios públicos, entidades e monumentos históricos se transformam em espaços educadores, recebendo as crianças que frequentam a Escola em Tempo Integral - Oficina do Saber.
O Roteiro Educador, desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), consiste numa verdadeira viagem pela história da cidade, personagens e monumentos. “É, na realidade, uma aula viva sobre a história de Sorocaba e de seus personagens. A proposta é a de atingir 70 locais de visitas até o final de 2012”, explica a secretária Maria Teresinha Del Cistia.
O programa consta da grade curricular da Rede Municipal de Ensino. Monitoradas, as visitas são pré-agendadas e, durante a viagem de ida, o professor conta aos alunos a história ou descreve sobre o local a ser visitado.
Entre os espaços da cidade que recebem os estudantes, estão os Parques das Águas e Kasato Maru, o Rio Sorocaba, o Palácio de Brigadeiro Tobias (Fundec), o Mercado Municipal e as Casas do Cidadão. Também fazem parte do Roteiro Educador: Mosteiro de São Bento, Centro Administrativo (Prefeitura e Câmara Municipal), Zoológico “Quinzinho de Barros” e Pelourinho.
Desde que o Roteiro Educador entrou em funcionamento, em maio de 2010, cerca de quatro mil alunos já participaram dos passeios e conheceram um pouco da história da cidade, ao vivo.



.: Sucessão empresarial :.

Oriente a equipe para ser rápida e solícita com o cliente

O atendimento ao cliente é vital para a concretização do negócio e sucesso da empresa, pois é o consumidor quem propicia a sobrevivência de um negócio.
O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido e com suas necessidades supridas pelos produtos adquiridos. Para tanto, a empresa deve verificar como ele se comporta, quais são as necessidades dele e como supri-las.
Orientar o pessoal da loja para ser rápido e solícito com o cliente é uma necessidade para cativar o consumidor para vendas futuras. O vendedor deve ser treinado para atender a cada cliente como “o cliente dele” – aquele a quem ele deve dar toda a atenção, pois é a razão do trabalho e da profissão.
Além disso, o vendedor deve conhecer profundamente todos os detalhes da mercadoria que está oferecendo ou que o cliente está pedindo. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar detalhadas informações aos atendentes sobre toda a linha de produtos da loja. Os dez mandamentos do bom vendedor:
1) Ter entusiasmo em vender
2) Manter impecável a apresentação pessoal
3) Ser persistente
4) Possuir boa memória
5) Falar fluente e claramente
6) Ter ambição
7) Ter tato
8) Vestir a camisa da empresa
9) Manter o autocontrole
10) Falar a verdade


 

.: Enxaqueca acomete 20% da população, acupuntura atua na causa da dor :.

A enxaqueca é um distúrbio neuro vascular caracterizado por episódios recorrentes de dor de cabeça acompanhado por palidez, enjoo, vômito e fotofobia. Geralmente acomete apenas um lado da cabeça e tem característica pulsátil e intensidade variada, podendo ir desde uma dor suportável até uma dor incontrolável, que impede e impossibilita as atividades rotineiras. Em geral as crises acontecem de 2 a 3 vezes no mês permanecendo por algumas horas ou dias. Porém há casos mais graves em que o paciente tem crises diárias no início ou final do dia. Acomete cerca de 20% da população e sua incidência é 4 vezes maior nas mulheres do que nos homens, podendo também atingir crianças em idade escolar. Alguns fatores desencadeantes das enxaquecas são predisposição familiar, estresse, fumo, álcool, má alimentação, distúrbios do sono, mudança climática, excesso de exercícios físicos, uso de anticoncepcionais, menstruação, fatores emocionais, uso de medicamentos, etc. Da mesma maneira que a Acupuntura trata várias outras doenças, ela também é indicada no tratamento das dores de cabeça. O diferencial dessa terapia é que o tratamento por meio da acupuntura visa diagnosticar a raiz do problema, ou seja, a causa da dor. Deste modo, a terapia age evitando a ocorrência das crises e não apenas aliviando os sintomas. Durante a consulta inicial o paciente é questionado sobre as características da dor (horário que se manifesta, local da cabeça que afeta, se é latejante ou fixa, sintomas gástricos associados, tempo de duração, etc). Uma vez descoberto qual desequilíbrio energético é responsável pela enxaqueca, o tratamento é individualizado, o que o torna mais eficaz e permanente. A duração do tratamento vai depender do tempo e da intensidade das crises, porém na grande maioria dos casos, o paciente já nota uma melhora a partir da primeira sessão.
Lília Maria Armbruster Denardi

.: Vitor Lippi assina decretos para a conclusão da regularização fundiária no Ipiranga :.

O prefeito Vitor Lippi assinou no dia 21 de novembro três decretos que significam a proximidade da conclusão de todo o procedimento de regularização fundiária dos bairros Jardim Ipiranga e Jardim Nova Esperança, na Zona Oeste de Sorocaba.
De acordo com o secretário de Negócios Jurídicos, Luiz Ângelo Verrone Quilici, foram assinados e publicados os Decretos n.º 19.646, 19.647 e 19.648. Dois deles dispõem sobre o Plano de Urbanização e Regularização Fundiária, definindo as Normas de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, licenciamento para construções, ampliações e reformas nesses bairros.
Já o terceiro decreto versa sobre o reconhecimento de período de consolidação vintenária do bairro Jardim Ipiranga. “Estamos preparando um quarto decreto que terá o mesmo objetivo de reconhecimento da vintenária em relação ao bairro Nova Esperança”, explica Verrone.
A assinatura e a publicação dos decretos são fundamentais para o encaminhamento de toda a documentação restante para a regularização total da área e o início da confecção das escrituras de propriedade por meio dos títulos de doação.
“A expectativa é a de que até o final de 2011 uma parcela significativa de moradores desses bairros receba o direito a estes títulos de propriedade de seus imóveis. Porém, não podemos nos antecipar e afirmar qual será esta parcela. A equipe está trabalhando arduamente para concluir o trabalho logo”, comentou Verrone.

 

.: Retrospectiva 2011: Sorocaba, Brasil e o mundo renderam boas risadas :.

2011 está acabando e foi um ano muito especial para a Garota Enxaqueca, coluna criada no Jornal Bairro em Foco para levar um pouco de humor para nossos leitores. E olha que a classe que mais colaborou com as piadas e as nossas risadas foi a política. Esses ilustres brasileiros deram o que falar em 2011, por isso vamos relembrar, já que em 2012 haverá eleições!!!
Em Sorocaba, o Executivo e o Legislativo não deixaram barato: deram título de cidadão sorocabano para o Raul Gil, insistem na compra de uma girafa para o zoológico da cidade, amarelinhos nas ruas multando Deus e o mundo, cartilha sobre o uso de drogas para crianças, sem falar no escândalo do Conjunto Hospital de Sorocaba (CHS), que virou Conjunto Fantasmagórico de Sorocaba: lotado de médicos e funcionários fantasmas!!!
Enquanto isso em Brasólia, na Ilha da Fantasia, o primeiro ano do mandato da presidente Dilma Ruimsseff mostrou que ela é ótima para escolher ministros e recordista em demiti-los. Ao longo de 2011, vários foram caindo por envolvimento em vários tipos de escândalos... A presidente, em 2012, deve ser a nova apresentadora do programa O Aprendiz ou do BBB 2012, já que eliminar ministros no paredão é com ela mesma!!!!
Já no mundo, o assunto mais comentado em 2011 foi a morte do terrorista mais procurado do mundo: aquele que jogou 2 aviões nas torres gêmeas nos EUA: Bin Laden. E olha que tinha gente que jurava que ele nunca existiu e era uma fantasia como o Papai Noel ou o Coelhinho da Páscoa. Se bem que os restos mortais dele até agora ninguém viu, porque foram jogados em alto mar! Quem sabe ele aparece vestido de Papai Noel ou desfilando no ano que vem, na Marquês de Sapucaí, no carnaval do Rio de Janeiro incendiando alguma escola!!!
Em 2012, se o mundo não acabar, a Garota Enxaqueca voltará com tudo! Então, não exagera no peru e nem na sidra Cereser. Pula as 7 ondinhas em Mongaguá e pede muitas alegrias para nós! A gente se vê!

Garota Enxaqueca