.: Wanel Ville e Cia 44 :.

 
Editorial


Em busca de uma cidade sustentável

Em agosto, a Prefeitura de Sorocaba, em comemoração ao aniversário de 357 anos da cidade, inaugurou a Central de Reciclagem da Zona Oeste. Atualmente, a coleta seletiva no município é feita porta a porta em mais de 22 mil casas, em vários bairros da cidade, o que representa aproximadamente 24% do total de residências.
Com a Central de Reciclagem da Zona Oeste e a parceria com 3 cooperativas da cidade, a expectativa da prefeitura é dobrar a atual capacidade da coleta seletiva até o final do ano, e até 2012 atingir 100% da cidade.
Em busca de uma cidade sustentável, Sorocaba quer ser referência no Brasil como um município que preserva e respeita o meio ambiente para as futuras gerações. Em 2011, a cidade ficou em sétimo lugar na classificação estadual como município Verde Azul, entre mais de 600 cidades do Estado de São Paulo.
E também em agosto, a prefeitura inaugura mais uma estação de tratamento de água e esgoto no bairro de Aparecidinha e com isso conclui a despoluição do Rio Sorocaba, sem dúvida, um grande avanço de respeito e preservação do meio ambiente.
A cidade já é sim referência de sustentabilidade para outros municípios paulistas na coleta seletiva e por causa de suas várias ações em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente e demais secretarias municipais. As ciclovias espalhadas por vários pontos da cidade já somam mais de 70 quilômetros, desde a primeira inaugurada no final de 2005, na Zona Oeste, no bairro Wanel Ville.
Além do esforço de políticas públicas voltadas para uma cidade sustentável, também é fundamental o cuidado e preservação do meio ambiente também em nossas casas, no nosso dia a dia. Economia de água, de energia elétrica e destino correto do lixo e educar a todos para a reciclagem do lixo!
Parabéns Sorocaba pelas suas conquistas e vamos fazer a nossa parte em busca de uma cidade sustentável!

Ana Claudia Martins

  .: Alunos reproduzem em maquetes os principais pontos turísticos de Sorocaba :.

Um grupo de 70 alunos da EM Oswaldo Duarte, no bairro Wanel Ville, reproduziram em maquetes os principais pontos turísticos, parques e outros locais da cidade, como o Paço Municipal, Zoológico Quinzinho de Barros, Parque Maestro Nilson Lombardi, Estação Ferroviária e até a Faculdade de Direito de Sorocaba.
As maquetes foram feitas para homenagear o aniversário de 357 anos de Sorocaba, comemorado no último dia 15 de agosto, e fazem parte de um projeto pedagógico da escola chamado Pai Presente, Aluno Contente.
Desenvolvido durante o ano letivo, a cada 2 meses, os pais dos estudantes são convidados a participar e interagir com os filhos sobre os temas que estão sendo trabalhados na escola.
Assim, alunos e pais produziram juntos as maquetes dos locais que mais gostam de visitar na cidade. No total, os estudantes e pais produziram 32 maquetes e também foram reproduzidos os seguintes locais: o Parque Kasato Maru, Parque Natural Chico Mendes, Aeroporto de Sorocaba e Parque da Água Vermelha.
As irmãs Letícia e Larissa escolheram o parque do Ipiranga para fazer uma maquete, um lugar que elas adoram. “Eu gosto muito de brincar lá”, disse Larissa Silva Rosa.
A perfeição dos detalhes das maquetes surpreendeu os professores e os demais alunos e uma exposição foi montada no teatro da escola para que todos pudessem prestigiar o trabalho dos estudantes da primeira série.
“Nós pedimos aos pais dos alunos que junto com seus filhos fizessem maquetes dos lugares que eles mais gostam em Sorocaba, e o resultado foi surpreendente, ficou muito bonito”, conta a professora Miriam Aparecida Pedroso.
Angélica Cristie da Silva, de 6 anos, contou com a ajuda do irmão em casa para reproduzir uma maquete com a ciclovia. “Ficou muito bonito, eu usei tinta, lápis de cor e canetas coloridas”, disse a aluna.

.: Crianças plantaram 2 mil mudas no Wanel Ville :.

A Prefeitura de Sorocaba realizou na manhã do dia 19 de agosto a 4ª edição do Mega Plantio Escolar. Desta vez, 1,4 mil alunos de escolas municipais plantaram mudas de pau-formiga, araçá, pitanga, entre outras espécies nativas, numa área pública do Parque Natural da Cachoeira, no Wanel Ville, na Zona Oeste da cidade.
Coordenado pelas secretarias da Educação (Sedu) e de Meio Ambiente (Sema), o evento faz parte das ações do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até 2012. Ao todo, serão 10 mil mudas a serem plantadas em cinco ações ambientais com estudantes da Rede Municipal de Ensino.
“Nós escolhemos o Wanel Ville porque é um dos bairros com o menor índice de vegetação na cidade”, destaca a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho. “O crescimento dessas árvores vai afetar o microclima local, pois onde tem vegetação a temperatura é mais amena”, explica.
Nesta edição participaram alunos das Escolas Municipais Oswaldo Duarte, Avelino Leite de Camargo, Benedito José Nunes e do CEI-71 Prof.ª Yolanda Prestes Neder.
Uma das estudantes que participou da ação ambiental foi Micaela dos Santos Gabriel, 9 anos, moradora do bairro. Aluna do 4º ano da EM Oswaldo Duarte, ela estava plantando a sua primeira árvore. Consciente da sua responsabilidade, a garota disse que irá, em todos os finais de semana, acompanhar o crescimento da sua muda.
Outra participante do Mega Plantio Escolar foi Maria Carolina Benedito Lopes, 10 anos, também aluna do 4º ano da EM Oswaldo Duarte. A garota e suas colegas de classe plantaram uma pitanga e deram um nome para a árvore: Julieta. Para identificar a muda, as estudantes amarraram uma fita colorida na estaca que dará sustentação à árvore durante o crescimento.
Para esta ação, os alunos foram divididos em grupos e, a cada hora, um deles comparecia ao local para realizar o plantio. Em seguida, cada criança ganhou a carteirinha “Amigo do Meio Ambiente”, para acompanhar o crescimento das mudas e anotar informações a cada visita feita à plantinha, como, por exemplo, a altura e o desenvolvimento, se houve o aparecimento de flores, frutos e sementes, entre outras observações.



.: Ituano Futebol Clube firma parceria com a Pastoral do Menor de Sorocaba :.

O Ituano Futebol Clube firmou uma parceria com a Pastoral do Menor de Sorocaba para revelar possíveis talentos no futebol entre as crianças e jovens que frequentam as unidades dos Centros de Educação Comunitária, espalhados em alguns bairros da cidade.
Na tarde do dia 25 de agosto, Juninho Paulista, ex-jogador profissional que se destacou no São Paulo Futebol Clube e participou da conquista do Pentacampeonato da Seleção Brasileira, esteve na unidade do Centro de Educação Comunitária no bairro jardim Ipiranga, na Zona Oeste de Sorocaba. Juninho Paulista atualmente é o Diretor Administrativo do Ituano e sua visita no CEC do Ipiranga encantou as crianças e jovens, que frequentam o local.
Inicialmente, Juninho Paulista foi recebido com uma homenagem, um vídeo com os principais momentos da sua carreira foi exibido no CEC do Ipiranga. Em seguida, as crianças fizeram uma apresentação de capoeira para o ex-jogador e uma apresentação de dança country.
Emocionado, Juninho Paulista agradeceu a homenagem e as apresentações e disse que ficou muito feliz com o carinho com que foi recebido no local. As crianças e jovens aproveitaram para tirar muitas fotos com ele.
Segundo Juninho Paulista, a parceria com a Pastoral do Menor de Sorocaba irá levar para o Ituano, para avaliação e uma série de testes, crianças e jovens com bom desempenho no futebol. “Vamos dar uma oportunidade para as crianças e jovens que treinam futebol aqui e quem sabe revelar alguns talentos. É uma oportunidade para aqueles que se destacam no esporte de ter uma carreira profissional”, conta Juninho.
Segundo César Balbino, coordenador de Esportes da Pastoral do Menor, o ex-jogador é um amigo pessoal dele e isso facilitou a parceria com o Ituano Futebol Clube. “A parceria vai dar oportunidade para todas as crianças e jovens das unidades do CEC, que se destacam no futebol”, disse.
Bruno Lucas Valentim, 16 anos, joga futebol no CEC do Ipiranga e joga desde pequeno. Ele adorou conhecer o ex-jogador e espera ter uma oportunidade de mostrar seu futebol. “Eu jogo bola desde pequeno e também treino um time amador da cidade. O Juninho é muito bacana, essa oportunidade é muito boa”, conta.



.: Foco Social - Paula Pacheco :.




.: Escola Fisk em nova unidade no Wanel Ville :.

Uma novidade especial na Zona Oeste de Sorocaba: a Escola Fisk, Centro de Ensino, com instalações em sede própria, com muito mais conforto e comodidade para seus alunos. A nova sede da Escola Fisk é na Rua Darci de Almeida Silvestrini, esquina com a Rua João Thomé Franco, no bairro Wanel Ville II.
A Fisk Zona Oeste atende em novo endereço desde o dia 18 de julho. A Escola Fisk conta com profissionais altamente qualificados e treinados, com método próprio de ensino, garantindo assim a excelência no ensino de idiomas.
Possui aulas de inglês a partir dos 4 anos de idade, com turmas de no máximo 8 alunos. Aulas acontecem uma vez por semana e duram 2 horas, de segunda a sexta nos períodos da manhã, tarde e à noite, e sábado até às 14 horas.
Há mais de 53 anos, a Fisk se dedica ao ensino de idiomas. Teve como base o inglês, e posteriormente incorporou o espanhol, além de outros cursos.
Criou um método próprio, com base na solução das dificuldades específicas que os brasileiros apresentam ao aprender inglês. O sucesso do método Fisk gerou um crescimento vertiginoso, ampliando a escola para uma rede com unidades espalhadas em todo o Brasil e em outros países.
A Fisk Wanel Ville convida a todos para conhecer as suas novas instalações. O telefone de contato é: 3234-5222. Matrículas abertas para novas turmas! Venha conhecer a nova sede do Fisk Wanel Ville!

.: Campeão de Muay Thai :.

O lutador Felipe Estieavano Micheletti sagrou-se campeão do torneio de Muay Thai New Talents 10, evento que ocorreu no dia 5 de junho de 2011, no Ginásio do Comércio  em Sorocaba. Felipe representa o Centro de Treinamento Carseti  e lutou no peso absoluto.
O próximo desafio da equipe será a Copa Itu de Muay Thai que acontecerá em Itu no dia 17 de julho de 2011, na categoria amador. Já no profissional o Atleta Felipe estará fazendo a Super Luta de K1 do Jungle Fight 31.
O Jungle Fight é um dos maiores eventos de Mixed Martinal Arts (MMA) do Brasil: evento que ocorerrá no dia 20 de agosto de 2011.
No dia 9 de setembro de 2011, Felipe estará Disputando o Cinturão Brasileiro Profissional de K1 da WAKO (World Association Of Kickboxing Organizations). O evento será organizado pela Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB) e será na cidade de Maringá, no Paraná.
Os Dois eventos terão cobertura ao vivo pelo canais de TV a cabo Premiere Combat e Sportv. O Centro de Treinamento Carseti possui parcerias com diversas equipes de Muay Thai da região: Clube da Luta de Itu, Wilson Teodoro de Piracicaba, que juntos estão intensificando os treinamentos de Felipe.
O C.T Carseti  representa a  Associação de Muay Thai do Estado de São Paulo (A.M.T.E.S.P), Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) e Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB).
Quem se interressar em patrocinar o Felipe, pode entrar em contato pelos telefones: 9157-1098 ou adcarseti@hotmail.com


.: Kumon com uma super promoção de volta às aulas :.

A Unidade Magnólia do Kumon está com uma super promoção para a volta às aulas: 50% de desconto na matrícula até o dia 20 de setembro! É uma oportunidade única para seu filho aprender para valer Matemática, Português, Inglês e Japonês com a metodologia de ensino do Kumon.
Com uma orientação individualizada e um material didático autoinstrutivo, o método Kumon possibilita que o aluno aprenda de forma estimulante e avance sozinho nos estudos. Além disso, o aluno adquire elevada habilidade de cálculo, leitura e interpretação, construindo uma base sólida de estudos que lhe fará a diferença na escola e na vida.
Com o Kumon seu filho terá uma aprendizagem contínua, autoconfiança, independência, postura ativa e raciocínio lógico. Uma base sólida de estudos para um futuro promissor e feliz, além da expansão do conhecimento em todas as disciplinas.
Busque uma educação que surpreenda, afinal seu filho merece!
A Unidade Magnólia do Kumon fica na Rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20 (próximo ao Saae da Av. General Carneiro). Venha fazer uma visita e conhecer o método Kumon. Você também vai se surpreender! Informações pelos telefones: 3011-2546 ou 9706-2854.


.: Prefeitura de Sorocaba inaugura Central de Reciclagem da Zona Oeste :.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), inaugurou no dia 18 de agosto a Central de Reciclagem da Zona Oeste. Localizada à Rua Salvador Stefanelli, 266, no Jardim Zulmira, a estrutura funciona em uma área alugada, com cerca de 4,5 mil m² de área total. A central visa otimizar o processo de coleta seletiva e de triagem do material recolhido na cidade. A inauguração faz parte das comemorações do 357º aniversário de Sorocaba, celebrado no dia 15 de agosto.
“Uma das grandes prioridades da nossa administração é a coleta seletiva. Queremos atender 100% da cidade e, para isso, precisamos ter um modelo eficiente de coleta. Por isso, estamos ampliando os termos de parceria com as cooperativas de reciclagem e fazendo investimentos para atender às suas necessidades”, declara o prefeito Vitor Lippi.
A Central de Reciclagem concentrará o trabalho de três cooperativas de reciclagem de Sorocaba: Reviver, Catares e Ecoeso, melhorando a logística do programa de coleta seletiva da cidade. A nova estrutura, que possui um galpão com mais de 2 mil m² de área, escritório, banheiros e cozinha, conta ainda uma esteira de 25 metros de extensão: além de agilizar a triagem, esta nova tecnologia também acelera a comercialização do material recolhido.
“Além de disponibilizar um maior espaço para o armazenamento do material coletado, para a separação e a comercialização do material, estamos promovendo o aumento da remuneração dos cooperados”, disse o secretário de Parcerias, Carlos Laino.
Atualmente, as quatro cooperativas da cidade comercializam, juntas, cerca de 330 toneladas de material reciclável por mês. A Separ contabiliza o material comercializado, não o recolhido. Com a Central de Reciclagem, a expectativa é dobrar este número.
A Prefeitura fornece infraestrutura como prensas, caminhões, bags, elevador de fardos, geladeira, fogão, computadores, impressoras, uniformes, equipamento de proteção individual e outros.
A coleta seletiva começou a ser discutida pela Prefeitura em 2006 e um programa foi colocado em prática em 2007.  Segundo a Secretaria de Parcerias (Separ), atualmente 22.700 residências da cidade são atendidas pela coleta seletiva, o que representa cerca de 20% de todos os domicílios da cidade.
A Prefeitura de Sorocaba mantém termos de parcerias com quatro cooperativas de reciclagem da cidade: Ecoeso, Reviver, Catares e Ecoeso. Por meio destes termos, elas recebem apoio e infraestrutura, e contam com aproximadamente 150. O óleo de cozinha também faz parte da coleta, sendo encaminhado para a fabricação de sabão.

.: Dia Mundial Sem Carro: 22 de setembro :.

O Dia Mundial Sem Carro surgiu em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões em vários países do mundo. Trata-se de uma reflexão/manifesto sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.
Em Sorocaba, o uso da bicicleta vem sendo incentivado pela Prefeitura desde 2005, quando foi inaugurada em 27 de dezembro a 1ª ciclovia da cidade, no bairro Wanel Ville, no prolongamento da Avenida Paulo Emanuel de Almeida.
A ciclovia tem 1.835 metros de extensão por 2,4 metros quadrados de largura. Dividida em 2 mãos, por 1 faixa pintada na cor branca, a pista conta com guias laterais, piso asfáltico na cor vermelha e sinalização especial.
De lá pra cá, a cidade já ganhou ciclovias em vários pontos, por meio da implantação do Plano Cicloviário de Sorocaba. A Zona Oeste ganhou recentemente mais uma ciclovia na região, na Av. Armando Pannunzio, que começará no acesso à Rodovia Raposo Tavares até se interligar a pista existente na Av. Américo de Carvalho.
O primeiro trecho da ciclovia da Armando Pannunzio já recebeu a massa asfáltica a partir do cruzamento com a Rua Francisco Paulo Braion. No restante do percurso, continuam os trabalhos para terraplanagem do terreno e demarcação da pista. Em breve, toda a extensão da ciclovia receberá pintura vermelha e sinalização viária da Urbes – Trânsito e Transportes, além da implantação de placas e pintura de solo.
Atualmente com 70 km de ciclovias implantadas, a cidade deve chegar aos 80 km nos próximos meses. Considerado um modelo nacional nas áreas de mobilidade urbana e qualidade de vida, o Plano Cicloviário de Sorocaba continuará com obras em diferentes regiões da cidade, interligando mais avenidas e iniciando o processo de integração com os parques da cidade. Até 2012, a meta do Plano Cicloviário é viabilizar 100 quilômetros de ciclovias interligados, o que permitirá a circulação entre todas as regiões da cidade, beneficiando a todos que pedalam, seja para quem vai ao trabalho, para o lazer ou para a prática de atividades físicas.


.: Medicamentos gratuitos na Farma + Popular :.

A Farma+Popular participa da distribuição gratuita de medicamentos para diabetes e hipertensão do Programa Farmácia Popular do governo federal, chamado “Aqui Tem Farmácia Popular! A nova medida do governo federal entrou em vigor desde o dia 14 de fevereiro, nas farmácias credenciadas pelo programa.
Os procedimentos para a retirada dos medicamentos são: qualquer pessoa pode participar do programa, basta apresentar a receita médica seja de um médico da rede pública ou particular, o CPF e um documento com foto.
Criado em 2004, o Programa Farmácia Popular disponibiliza medicamentos para diabetes e hipertensão a preços subsidiados pelo Governo Federal para toda a população. A distribuição é feita por meio de drogarias credenciadas ao programa.
Confira a lista dos medicamentos gratuitos disponíveis na Farma+Popular.
Hipertensão: Captopril 25 mg, Maleato de Enalapril 10 mg, Cloridrato de Propranolol 40 mg, Atenolol 25 mg, Hidroclorotiazida 25 mg e Losartana Potássica 50 mg.
Diabetes: Glibenclamida 5 mg, Cloridrato de Metformina 500 mg.
A Farma+Popular fica na Av. Dr. Américo Figueiredo, 2.734, sala 3, no bairro Júlio de Mesquita, em frente à padaria Manchester. O telefone é: 3217-7490.


.: 3º Exame de Graduação de Muay Thai :.

No último sábado, 27 de agosto, realizou-se nas dependências do Centro de Treinamento Carseti o 3º Exame de Graduação de Muay Thai. No evento, 34  alunos do Centro de Treinamento Carseti e também do Clube da Luta de Itu demonstraram o que aprenderam no período. O exame é dividido em aquecimento, alongamento, resistência, técnicas e lutas.
O exame também contou com a presença dos Professores Nilzon Bazooka da Academia Clube da Luta de Itu, Felipe Micheletti e Adriano Carseti. A graduação dos alunos é importante, pois tem o intuito de reconhecer e valorizar os conhecimentos adquiridos  do Muay thai.


.: Congresso de distrito das Testemunhas de Jeová :.

O ancião da Congregação Wanel Ville, representando a Congregação, Isaac Turri, convida cordialmente todos da região para um evento importante que é relacionado com a violência, imoralidade e aquecimento global.
Será que os humanos vão arruinar a terra? Será um prazer tê-lo conosco para ouvir a resposta.
Jesus ensinou seus seguidores a orar: “Venha o teu reino.” (Mateus 6:10)
O que é o raio de Deus? Quando ele virá, e com que resultados?
As respostas a essas perguntas se encontram no cumprimento de um sonho profético registrado pelo profeta Daniel há mais de 2.500 anos. – Daniel 2:31-45.
Por que você deveria estar interessado nesse sonho? Porque o cumprimento dele terá um impacto direto sobre a vida de todos que vivem neste planeta, incluindo você, seus parentes e amigos.
Você está convidado para ouvir a explicação dessa interessante profecia no discurso “O reino de Deus destruirá todos os outros reinos – quando?”. Esse discurso será proferido no congresso.
O congresso também incluirá a leitura dramatizada de uma passagem bíblica na sexta-feira, uma peça teatral moderna no sábado e uma peça teatral bíblica no domingo.
As testemunhas de Jeová da sua região terão prazer em recebê-lo no congresso que será realizado no Salão de Assembléias das Testemunhas de Jeová – Vargem Grande Paulista – SP
Rua José Manoel de Almeida, 1020 – Tanque Velho
Dias 16, 17 e 18 de setembro de 2011, das 9 horas às 16 horas

.: Sucessão empresarial :.

Controle Financeiro

Ter controle financeiro da empresa pressupõe que todas as informações que envolvem entrada e saída de dinheiro estão sendo observadas e anotadas, seja num caderno, numa agenda ou até mesmo em sistemas informatizados.
O domínio absoluto deste controle é obtido quando o empresário usa essas informações para entender o que está acontecendo com a sua empresa.
O que nem sempre acontece, quando se olha apenas para o saldo de caixa. Sem saber o porquê daquele valor. Veja a dica do consultor do Sebrae-SP, Luís Lobrigatti: “Nossa dica é para que você empresário, tenha a cada final de mês um resumo total de entradas e saídas do dinheiro. Dessa forma, você poderá avaliar o desempenho de sua empresa e tomar decisões mais acertadas”, destaca ele. Você pode saber mais sobre esse assunto e muitos outros temas sobre a gestão do seu negócio, e ainda fazer cursos online de graça pelo site: www.sebraesp.com.br
Confira também a lista com a relação de cursos oferecidos gratuitamente no Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba. As inscrições são gratuitas e basta você ligar para se inscrever! Aproveite para se qualificar e transformar seu pequeno negócio numa grande empresa!


 

.: Viva a sociedade contemporânea e maluca! :.

A Garota Enxaqueca desvendou a polêmica criada em torno da entrevista bombástica que a cantora Sandy concedeu para a revista Playboy. Na verdade, o repórter da Playboy perguntou para ela:
- Sandy é possivel ter prazer anal?
A Sandy diz:
- Sim é possivel!
Ai o repórter pergunta:
- Mas como você sabe?
A Sandy toda encabulada responde:
- Foi o Júnior que me contou...
E em Sorolands, na terra rasgada, um vereador quer que o prefeito de Sorocaba autorize a compra de uma girafa para o zoológico da cidade. O vereador alega que possui um abaixoassinado de crinças para a compra do animal, que é um dos mais visitados em todos os zoológicos do mundo! E o de Sorocaba não tem uma girafa? Como assim? Que absurdo??? Ahahahahaha
Enquanto isso, na Ilha da Fantasia, os ministros da presidente Dilma Ruimsseff estão caindo um a um, num verdadeiro efeito dominó. Num prazo de 2 meses e 10 dias, 3 caíram por suspeita de envolvimento em irregularidades e outro por falar mal dos próprios colegas. Agora, mais 3 estão na corda bamba: Pedro Novais (Turismo), Paulo Bernardo (Comunicações) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário). O motivo? Será que preciso responder? Ministros viajando pra lá e pra cá de jatinhos de empresas privadas!!!! Ahahahahahaha
E a Rede Bobo lançou mais uma edição da Campanha Minha Última Esperança. Para doar R$7,00, ligue no meu celular. Para doar R$15,00, ligue no meu telefone fixo. Para doar R$40,00, é só me avisar que eu mesmo vou buscar! Para doar valores maiores eu busco a qualquer hora, até na madrugada... Doações do exterior, não se acanhe, hablo español e speak english...

Garota Enxaqueca