.: Wanel Ville e Cia 43 :.

 
Editorial

Zona Oeste em pleno desenvolvimento

A Zona Oeste de Sorocaba, a segunda mais populosa da cidade, está em pleno desenvolvimento. Fato que é facilmente notado por meio das várias obras que estão em andamento nos bairros ou estão previstas pela prefeitura. No bairro Júlio de Mesquita, por exemplo, em breve será inaugurada a Oficina do Saber, o que vai beneficiar os moradores da região e, principalmente, os alunos das duas escolas municipais próximas!
Além disso, em breve também será inaugurada na região uma agência bancária do Bradesco na Avenida Elias Maluf, o que vai permitir diminuir um pouco a ausência de agências na região.
A Prefeitura de Sorocaba também está com várias obras em execução ou já previstas como novas escolas, creche, ciclovia, pista de caminhada, entre outras. Outro sinal de que a região continua em pleno crescimento é a quantidade de novas construções pelas ruas dos bairros.
E o comércio local também se faz cada vez mais presente com o surgimento de novos estabelecimentos comerciais em várias partes da Zona Oeste: uma região que agora se torna cada vez mais conhecida em toda a cidade, por meio do Programa Zona Oeste em Foco, que vai ao ar no canal 16 da Net Cidade, de segunda à quinta às 18 horas, e sábado e domingo às 20h.
O Programa Zona Oeste em Foco acompanha o desenvolvimento da região e também se fortalece e ganha mais espaço: a partir de julho ele terá uma hora de duração nos finais de semana: sábado e domingo das 20h às 21h. Com a ampliação do horário do programa, novos quadros, mais reportagens, entrevistas e muito mais novidades para você!
Vamos todos juntos acompanhar e celebrar o fortalecimento de uma das regiões da cidade que mais crescem: a Zona Oeste!

Ana Claudia Martins

  .: Programa “Amigo da Família” beneficia famílias no Ipiranga :.

A Secretaria da Cidadania (Secid) promoveu no dia 13 de junho um evento comemorativo de um ano de funcionamento do Programa “Amigo da Família”, que já contribuiu para que 480 famílias superassem a condição de extrema vulnerabilidade em que viviam antes.
Os resultados foram obtidos por meio de pelo menos 2,5 mil encaminhamentos feitos às atuais 732 famílias atendidas pelo Programa. “Nesse trabalho, procuramos oferecer a elas um atendimento personalizado em serviços nas mais diversas áreas sociais do município com a intenção de auxiliar cada qual a enfrentar e a superar suas dificuldades”, disse Marilene Debortolli Cardozo Curto, responsável pelo Programa “Amigo da Família”.
A vulnerabilidade social das famílias foi detectada por intermédio de estudos e relatórios desenvolvidos com o objetivo de formar o Mapa Social do município. Esse Mapa fornece dados que possibilitam saber exatamente quais as famílias que mais necessitam de assistência.
Para a formação do Mapa, são cruzadas informações relacionadas à educação, saúde, trabalho, habitação e renda, entre outros dados. Em seguida, com base nesses dados, os agentes sociais passam a visitar as famílias em situação de vulnerabilidade, e a fazer atualização de dados dos cadastros, identificando várias situações de fragilidades. A cada família atendida, nossa equipe técnica detalha suas necessidades e, para atendê-las, elabora um ‘Plano de Oportunidades’. Por meio dele, e com o apoio de todas as Secretarias Municipais, os membros dessa família são encaminhados para atendimentos em vários programas e diferentes áreas: saúde, educação, inserção em programas como o do Bolsa Família, Auxílio Moradia, etc.
“Feito esse trabalho – diz ainda Marilene – continuamos acompanhando a família, com visitas frequentes de nossos agentes sociais, auxiliando-a e assegurando o cumprimento das metas estabelecidas no plano. Desse modo é que vamos contribuir para que ela possa sair da situação vulnerável em que se encontrava”.
As famílias são atendidas em sete núcleos de responsabilidade da Secid, localizados nos bairros: Ipiranga, Nova Esperança, Vila Helena, Laranjeiras, Ana Paula Eleutério, Central (na própria Secid), e Brigadeiro Tobias.
A equipe de trabalho do Programa é formada por assistentes sociais, psicólogos, agentes comunitários de saúde, agentes sociais, enfermeiros e outros. A gestão do programa é compartilhada entre as Secretarias da Cidadania, Saúde e Planejamento.
Os depoimentos de várias das famílias que venceram suas dificuldades e superaram a extrema vulnerabilidade antes vivenciada são reveladores do sucesso desse programa. São situações de vida como a de A.B.S.L. que revela: “em casa só havia um fogão de lenha, mas nem assim eu cozinhava porque não tinha o que comer. Eu enganava a fome chupando limão...” Depois de ser atendido pela equipe Amigo da Família, ele passou a ter atendimento médico e a receber alimento. E ainda passou a ter direito a um benefício que já o ajudou a comprar fogãozinho simples.
Há casos como o da dona de casa R.M.F.N. cujos filhos nem documentos tinham. “Orientamos a família a providenciá-los porque essa é uma condição básica para o exercício pleno da cidadania”, comentou Marilene. E a dona de casa R.M.F.N., festeja outros auxílios que estão transformando sua vida e a de seus familiares: “Graças a Deus também fui colocada no Programa Renda Cidadã, tenho um auxílio por mês e uma cesta básica. Com isso, já posso sonhar com um futuro melhor para mim e meus filhos.”

.: Programa “Entre Nós” acontecerá no Ipiranga :.

No dia 15 de junho, a Prefeitura de Sorocaba lançou a Política Municipal Sobre Drogas - Programa “Entre Nós”. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger.
Coordenada pela Secretaria da Juventude (Sejuv), a política foi baseada na proposta do tratamento comunitário, buscando conhecer as redes e serviços existentes no município e criar uma interação entre elas. “É muito importante percebermos que as ações intersetoriais são fundamentais para o êxito no combate às drogas”, ressaltou Adriana Caldeira, representante do Ministério da Saúde. De acordo com ela, entre 2005 e 2009, houve um aumento de 500% de usuários de drogas nos grandes centros urbanos. “E Sorocaba não está longe disso”, completou.
O “Entre Nós” terá uma atuação articulada e complementar que atuará em 10 bairros de Sorocaba. “Sorocaba é o primeiro município do Brasil a realizar essa ação integrada. Trata-se de uma proposta inovadora de unir todas as estratégias prescritas pela Senad”, destaca a secretária da Juventude, Edith Maria Di Giorgi. A previsão é de acompanhar 500 pessoas, sendo 50 por bairro.
Os locais beneficiados serão: Ana Paula Eleutério, Vila Helena, Nova Esperança / Vila Barão, Vila Formosa, Cajuru, Vitória Régia, Aparecidinha, Vila Sabiá / João Romão, Brigadeiro Tobias e Jardim Ipiranga. De acordo com Edith, a previsão é que as ações do programa de uma forma integrada tenham início em agosto deste ano. A terapia comunitária, por exemplo, já acontece em 19 locais  espalhados pela cidade.
O “Entre Nós” vai contar com três equipes para o desenvolvimento dos trabalhos: a volante, que circula entre todas as comunidades e tem como principal função a de escuta e diagnóstico; a local, que são os atores e recursos da comunidade e atuam como base para a proposta de atenção comunitária; e a de apoio, que são as instituições que atuam em âmbito municipal como: as comunidades terapêuticas, o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD), ambulatórios, Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), Centros de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas (Cread), entre outros.
Uma vez por semana cada bairro vai receber o Consultório de Rua, a equipe da redução de danos, educadores comunitários, um profissional da escuta e a terapia comunitária. “Com tudo isso, cada bairro vai ter atividades diárias do programa por no mínimo três horas. Um dia eles terão o consultório de rua, no outro terão a terapia comunitária. Com todas essas estratégias vamos fazer um atendimento comunitário ampliado”, destaca a secretária Edith.
O Consultório de Rua (CR) vai percorrer com uma unidade móvel, disponibilizada pela Secretaria da Saúde (SES), os dez bairros durante toda semana. A unidade móvel levará equipes multiprofissionais – como assistente social, psicólogo, médico, educador social, redutor de danos – até as comunidades, onde vão oferecer aos usuários de drogas cuidados básicos e orientações sobre tratamentos, além de tentar buscar a adesão deles ao tratamento no sistema de saúde.



.: Alunos da Zona Oeste participam 5 do Mega Plantio no Ipiranga :.

Na manhã do dia 31 de maio, das 8h às 11h, 876 crianças, entre 4 e 9 anos, juntamente com professores, educadores e monitores, participaram da 2ª edição do Mega Plantio Escolar, que aconteceu na Zona Oeste de Sorocaba. A ação resultou no plantio de 2 mil novas mudas de árvores plantadas no Parque “Maestro Nilson Lombardi”, no bairro Jardim Ipiranga.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Educação (Sedu) e de Meio Ambiente (Sema), o Mega Plantio Escolar faz parte das ações do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores na cidade até 2012.
Ao todo, serão 10 mil mudas a serem plantadas em cinco ações ambientais, que envolveram alunos de escolas municipais na preservação do meio ambiente.Os participantes são estudantes das EM’s “Prof. Irineu Leister” e “Luís Almeida Marins” e dos CEIs 35, 36, 50, 57, 69 e 82. Todos já receberam as devidas instruções, incluindo aulas práticas e teóricas sobre plantio.
No dia do evento, os alunos foram divididos em grupos. A cada hora, um grupo esteve no local definido para realizar o plantio. Após a ação, cada criança recebeu a carteirinha “Amigo do Meio Ambiente”, para poder acompanhar o crescimento das mudas e anotar informações a cada visita feita à ‘plantinha’, como por exemplo, a altura e o desenvolvimento, se houve o aparecimento de flores, frutos e sementes, entre outras observações.
Toda a infraestrutura necessária para o parque receber o “Mega Plantio Escolar”, como limpeza dos terrenos, preparação dos berços, tutores e insumos, foi realizado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), parceira do evento. As mudas plantadas no parque Maestro Nilson Lombardi são de espécies nativas da região, como o cedro rosa, ingá, angico, peroba rosa, jequitibá, amora, pitanga, araçá, jaca e goiaba.



.: Foco Social - Paula Pacheco :.




.: Orçamento Cidadão acontece na Zona Oeste :.

O primeiro evento do “Orçamento Cidadão” da Prefeitura de Sorocaba foi realizado no dia 4 de junho, na Casa do Cidadão do bairro Jardim Ipiranga, na Zona Oeste da cidade. Realizado pela administração, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, o “Orçamento Cidadão” é uma série de reuniões aberta à participação direta da população para que ela possa sugerir ações ou realizar solicitações que poderão ser inseridas no orçamento do próximo ano.
“O Orçamento Cidadão’ é uma ação que vem dando ótimos resultados desde que foi criado. Desde a primeira edição, em 2006, 4.230 pessoas participaram destas reuniões. E o mais importante é que elas dão o tom de ações fundamentais. Uma prova disto é que 90% das propostas apresentadas em 2010 estão previstas no orçamento deste ano”, explica o prefeito Vitor Lippi, que abriu a ação no evento, às 8h30, na Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga.
“Nós programamos seis encontros que foram realizados aos finais de semana até a metade de junho. Há ações agendadas para todas as regiões da cidade, com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas interessadas em contribuir com o planejamento de Sorocaba”, explica o secretário Rodrigo Moreno.
Ao longo dos cinco anos de existência do “Orçamento Cidadão”, o número de propostas apresentou um crescimento relevante em 2010. “Em média, recebíamos aproximadamente 600 propostas de emendas, mas, no ano passado, este número chegou às 1.173, ou seja, quase dobrou. Esperamos que o interesse dos munícipes continue neste nível, já que quase a totalidade das propostas é atendida”, explica Moreno.
A participação foi aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia, e gratuita. As reuniões aconteceram nos dias 4, 5, 10, 11, 12 e 15 de junho.

.: Campeão de Muay Thai :.

O lutador Felipe Estieavano Micheletti sagrou-se campeão do torneio de Muay Thai New Talents 10, evento que ocorreu no dia 5 de junho de 2011, no Ginásio do Comércio  em Sorocaba. Felipe representa o Centro de Treinamento Carseti  e lutou no peso absoluto.
O próximo desafio da equipe será a Copa Itu de Muay Thai que acontecerá em Itu no dia 17 de julho de 2011, na categoria amador. Já no profissional o Atleta Felipe estará fazendo a Super Luta de K1 do Jungle Fight 31.
O Jungle Fight é um dos maiores eventos de Mixed Martinal Arts (MMA) do Brasil: evento que ocorerrá no dia 20 de agosto de 2011.
No dia 9 de setembro de 2011, Felipe estará Disputando o Cinturão Brasileiro Profissional de K1 da WAKO (World Association Of Kickboxing Organizations). O evento será organizado pela Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB) e será na cidade de Maringá, no Paraná.
Os Dois eventos terão cobertura ao vivo pelo canais de TV a cabo Premiere Combat e Sportv. O Centro de Treinamento Carseti possui parcerias com diversas equipes de Muay Thai da região: Clube da Luta de Itu, Wilson Teodoro de Piracicaba, que juntos estão intensificando os treinamentos de Felipe.
O C.T Carseti  representa a  Associação de Muay Thai do Estado de São Paulo (A.M.T.E.S.P), Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) e Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB).
Quem se interressar em patrocinar o Felipe, pode entrar em contato pelos telefones: 9157-1098 ou adcarseti@hotmail.com


.: Escola Fisk em nova unidade no Wanel Ville :.

Uma novidade especial na Zona Oeste de Sorocaba: a Escola Fisk, Centro de Ensino, terá suas instalações em sede própria, com muito mais conforto e comodidade para seus alunos. A nova sede da Escola Fisk é na Rua Darci de Almeida Silvestrini, esquina com a Rua João Thomé Franco, no bairro Wanel Ville II.
A Fisk Zona Oeste estará atendendo em novo endereço a partir do dia 18 de julho. A Escola Fisk conta com profissionais altamente qualificados e treinados, com método próprio de ensino, garantindo assim a excelência no ensino de idiomas.
Há mais de 53 anos, a Fisk se dedica ao ensino de idiomas. Teve como base o inglês, e posteriormente incorporou o espanhol, além de outros cursos.
Criou um método próprio, com base na solução das dificuldades específicas que os brasileiros apresentam ao aprender inglês. O sucesso do método Fisk gerou um crescimento vertiginoso, ampliando a escola para uma rede com unidades espalhadas em todo o Brasil e em outros países.
A Fisk Wanel Ville convida a todos para conhecer as suas novas instalações.

.: Crianças do CEI 50 desfilam em homenagem aos tropeiros :.

As crianças do Centro de Educação Infantil 50 “Alípio Guerra da Cunha”, do bairro Jardim Ipiranga, realizaram no dia 3 de junho, pela manhã, um desfile pelas ruas do bairro. Às 10h30 eles saíram em um desfile pelas ruas no entorno da escola, montados em cavalinhos de madeira, em homenagem à Tradição Tropeira. Os cavalinhos de pau foram construídos pelas próprias crianças, que tem faixa etária de 3 a 5 anos.
Além disso, os alunos distribuíram para as pessoas que passavam pelo local e para os moradores das casas próximas panfletos explicativos com dicas de prevenção e combate à dengue.
A iniciativa, conforme o diretor Edenilson Celestino Ferreira teve como objetivo, além do resgate da tradição tropeira, chamar a atenção dos moradores também para a importância da conscientização do combate à dengue. “As crianças agiram na comunidade, conversaram com os moradores, distribuíram panfletos e orientaram para que todos fiquem atentos em suas casas”, disse o diretor.
Participam do desfile, além dos professores, os 125 alunos que frequentam o maternal 3, pré 1 e pré 2, daquela unidade de ensino. As crianças foram divididas em duas turmas: maternal 3 e o pré 1, que fizeram o desfile sobre Tropeirismo, enquanto que o pré 2 fez a campanha contra à dengue.
Os moradores do bairro e pais de alunos acompanharam o desfile e aprovaram a iniciativa da escola e dos alunos sobre a conscientização dos perigos da dengue e a homenagem aos tropeiros.

.: Prefeitura realiza “Arraiá da Cidadania” no CRAS do Ipiranga :.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania, promoveu a “1ª Festa Junina da Periferia - Arraiá da Cidadania” nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. O evento foi realizado em quatro dias, durante o mês de junho.
O primeiro aconteceu no dia 3 de junho, no CRAS do bairro Jardim Ipiranga, na Zona Oeste de Sorocaba. No dia 10, a festa aconteceu no Refúgio; no dia 17, no Cajuru, e, no dia 22, no Parque das Laranjeiras. Em todos eles, a festa foi das 18h às 22h e aberta à comunidade.
Todas as barracas participantes da festa são de entidades localizadas nos próprios bairros atendidos pelos CRAS. Também foram prestigiados os artistas e realizadores culturais dessas mesmas comunidades, conforme informou a secretária da Cidadania, Maria José Lima.
“Com esta iniciativa, desejamos contribuir para o fortalecimento daquelas entidades, prestigiar as diferentes manifestações culturais desenvolvidas pelos artistas locais e fortalecer os vínculos sociais daqueles moradores”, comentou ela.


.: Mais de 200 jovens conferiram as palestras sobre sexualidade no Território Jovem :.

No dia 27 de maio, mais de 200 jovens participaram das palestras sobre Sexualidade e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) no Território Jovem do bairro Jardim Ipiranga. Promovido pela Secretaria da Juventude (Sejuv), em parceria com a Secretaria da Saúde (SES), o objetivo da ação foi o de levar mais informações aos jovens sobre esses temas.
Pela manhã, quase 100 jovens conferiram a palestra proferida pela enfermeira Magda Gazzi, que abordou o tema “Sexualidade na Adolescência”. “É sempre muito gostoso falar com os jovens. Estou encantada com eles. Adorei a experiência!”, declarou. Segundo Magda, diversos assuntos foram levantados pelos próprios jovens, como o cuidado com o corpo, os métodos contraceptivos, gravidez, relação sexual, menstruação, entre outros.
Uma das metodologias aplicadas foi a de convidar os jovens a colocarem, numa urna disposta no local, as dúvidas e questionamentos sobre os mais diversos assuntos envolvendo a sexualidade. “Não deu tempo para responder e ou falar sobre todos os questionamentos, mas prometi aos jovens que atenderei a todos por e-mail”, contou a enfermeira. No período da tarde, a psicóloga e aconselhadora do Coas, Patrícia Baccos, fez uma palestra sobre “Prevenção às DST’s/Aids”.
De acordo com Juliana Brito, assistente social da Sejuv, a ideia deste encontro surgiu em consequência do atendimento ginecológico oferecido pelo Território Jovem. “Com esse trabalho, percebemos a necessidade de trazer especialistas da área para esclarecer as dúvidas dos jovens”, explica.
No Território Jovem do Ipiranga, garotas de 11 a 19 anos são atendidas às quartas-feiras, sempre das 13h às 16h, em uma sala exclusiva. O objetivo é oferecer um atendimento ginecológico de qualidade e gratuito para as meninas, num local mais acessível e tranquilo. O Território Jovem do Ipiranga fica na Av. Elias Maluf, 1.080. Informações pelo telefone: 3221-3081 ou 3228-6880.


.: Território Jovem do Ipiranga oferece atividades de férias :.

Jovens, entre 12 e 29 anos, podem participar, desde o dia 1 de julho, de diversas atividades durante as férias escolares, no Território Jovem do bairro Jardim Ipiranga. Aulas de jazz, axé, grafite, Le Parkour, hip-hop e boxe são oferecidas gratuitamente na unidade, durante todo o mês de julho.
As aulas de jazz acontecem às segundas, quartas e sextas, a partir das 13h. Nestes mesmos dias, às 15h30, os jovens também podem frequentar a oficina de axé.
O Le Parkour é oferecido às terças-feiras, às 16h, e aos sábados, às 8h30. Já, nas quintas-feiras, há aulas de hip hop, às 13h; grafite, às 15h; e boxe, às 19h30.
Os interessados em participar devem se inscrever no próprio local, das 8h às 17h, e apresentar o RG. O Território Jovem fica na Av. Elias Maluf, 1.080, no Jardim Ipiranga. Informações pelos telefones (15) 3221.3081 ou 3228.6880.
As estudantes Adriele Rocha e Andressa dos Santos já participam das aulas de axé na unidade há mais de 1 ano. E, agora, aproveitam as férias escolares para participar 3 vezes por semana das aulas de axé.
“Eu já conheço o Território Jovem faz tempo porque moro aqui perto e sempre participo de algumas atividades. E a aula de axé eu gosto porque encontro as amigas da escola e serve pra aprender a dançar”, conta Adriele.
Já Andressa gosta de fazer as aulas de axé para ficar bonita e também pra ficar em forma. “Eu adoro dançar e isso ajudar a perder peso”, afirma.


.: Prédios municipais recebem coletores de bitucas de cigarro :.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), oficializou no dia 8 de junho, a parceria com a empresa Poiato Recicla, estação regional de coleta e triagem de bitucas de cigarro. Assim, desde o dia 9 de junho, foram instaladas 22 caixas coletoras de bitucas de cigarro em próprios municipais. O material recolhido é encaminhado para a reciclagem e serve de adubo para plantas em projetos de recuperação ambiental.
O anúncio da parceria da Prefeitura com a empresa foi feito pelo vice-prefeito José Ailton Ribeiro, e pelo secretário de Parcerias, Carlos Laino. Estiveram presentes o vereador Francisco Moko Yabiku, o sócio da Poiato Recicla, Marcos Poiato, e Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba (Sema).
“Nove prédios públicos contam com estes coletores de bitucas de cigarro, que já estão em 33 empresas privadas da cidade. Acreditamos que este dispositivo, além de ajudar a preservar o meio ambiente, incentivará uma mudança de hábito da população”, analisa o vice-prefeito.
De acordo com o secretário Carlos Laino, a instalação das caixas coletoras de bitucas de cigarro na cidade é mais um passo do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Sorocaba. Ele explica que, neste primeiro momento, será feito um trabalho experimental com a empresa. “Por 60 dias, vamos fazer um teste e avaliar a utilização destas bituqueiras, como são popularmente conhecidas, por parte da população. Nossa intenção é aumentar o número de prédios públicos que passarão a contar com este dispositivo”, comenta.
Os 22 coletores de bitucas de cigarro estão distribuídos pelos seguintes prédios públicos: Palácio dos Tropeiros, na sede da Sema, em Pinheiros, na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte e Zona Oeste, no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, nos Terminais Santo Antônio e São Paulo e no Mercado Municipal.



.: Sucessão empresarial :.

Cobrança de Dívidas

Você sabe como cobrar dívidas? Que bom seria se todo mundo pagasse direitinho o que deve, não é mesmo? Infelizmente, nem sempre é isso que ocorre. Mas antes de pegar o telefone e mandar bronca no devedor, o empresário precisa estar atento a alguns pontos.
Na cobrança de dívidas, o Código de Defesa do Consumidor define como crime utilizar ameaça ou qualquer outro procedimento que exponha o consumidor a situações embaraçosas.
Para evitar problemas legais, realize a cobrança sempre de forma respeitosa. Antes de fazer o contato telefônico, tenha em mãos a data da compra, o valor, a forma de pagamento acertada com o cliente e toda informação que sirva de apoio. Procure manter o foco no problema, ou seja, na dívida, não na pessoa. Mantenha a calma e não aceite provocações.
Informe ao consumidor sobre a existência de uma dívida não paga, pedindo providências para sua regularização. Neste contato, que também pode ser feito por carta, o empresário poderá advertir o consumidor que a não regularização da dívida resultará na adoção das medidas jurídicas cabíveis.
Vale dizer, não perca a razão, como lembra o consultor do Sebrae-SP, Boris Hermanson: “Entre as medidas que devem ser tomadas está o encaminhamento do título não pago para protesto bem como a inclusão do nome do devedor no Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC. Procure mostrar com calma ao cliente que o maior prejudicado será ele mesmo.
E lembre-se: esteja sempre aberto à negociação. Ampliar o prazo ou dar desconto no valor de um cliente em dificuldade momentânea, às vezes, pode ser o melhor caminho.
Saiba mais no www.sebraesp.com.br

 

.: Pré-Conferência da Saúde é realizada no WanelVille :.

No dia 14 de maio, a Prefeitura de Sorocaba realizou 6pré-conferências da Saúde, em seis diferentes regiões da cidade. Na Zona Oeste, a Pré-Conferência foi realizada na EM Oswaldo Duarte, no bairro Wanel Ville, e contou com a participação dos moradores da região, conselheiros municipais da saúde e representantes de associações de amigos de bairro.
Nas pré-conferências, juntamente com os usuários do SUS, foram debatidas e elaboradas as propostas que visam à melhoria do sistema em Sorocaba.
Segundo o secretário geral da 6ª Conferência Municipal de Saúde, Carlos Eduardo Golob Lara Santos, estas propostas nortearão o próximo Plano Municipal de Saúde. Ainda de acordo com o secretário, o objetivo das pré-conferências foi justamente sensibilizar e conclamar a população a participar dos debates sobre o SUS, regionalizando e identificando as melhorias que podem ser implementadas em cada área da cidade, formulando propostas locais que serão debatidas e votadas na Conferência Municipal de Saúde.“Durante a reunião, também apresentamos ao público a ampla estrutura que a rede municipal de saúde disponibiliza aos munícipes, bem como as dificuldades existentes na gestão de todo esse complexo sistema, motivo pelo qual sensibilizamos a população a participar das Pré-Conferências”, disse ele.
A 6ª Conferência Municipal de Saúde de Sorocaba foi realizada entre os dias 3 e 5 de junho, no Salão Maracanã da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, campus Sorocaba.


.: Pizza Palocci à moda brasileira!!!! :.

Mais uma vez a moda agora é pedir pizza à moda Palocci: você pede um sabor banana para vocês e recebe 20!!!! ahahahahaha
E na terra rasgada no bairro Wanel Ville, aquele daquela propaganda que dizia lugar de gente feliz... O correto agora é: lugar de gente assaltada! Mas o melhor foi o comentário da polícia para mais uma das vítimas: tem que registrar boletim de ocorrência para aumentar os casos... Depois quem sabe a polícia vai fazer alguma coisa! Então vamos lançar a modalidade de assalto à la Palocci: os ladrões assaltam 20 casas de uma vez!!!!! ahahahahahahaha
E o Bonaldo... Opa, Ronaldo em forma de bola! Você viu o gol dele no jogo de despedida da seleção brasileira????? Nem eu!!!! Desde que ele ficou em formato de bola, ele não tem mais coragem de chutar a si próprio!!!! Ahahahahahahaha
E o Tiririca, um dos deputados federais mais votados do país, já apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados: a lei do silêncio! Desde o início do mandato dele até hoje, ele ainda não fez nenhum pronunciamento na tribuna da Câmara, que palhaçada! ahahahahahaha
Enquanto isso, de volta à terra rasgada, os ônibus do transporte coletivo de Sorocaba vão ter ar-condicionado, música ambiente, serviço de bordo, poltronas reclináveis e serão extremamente pontuais! Você acreditou? Com o preço da tarifa de quase R$ 3,00 eu também! Ahahahahahaha
E o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, mais conhecido como Hospital Regional, agora se chama Hospital Fantasma! Médico para atender à população não tem, mas médicos e dentistas fantasmas está cheio!!! Ahahahahaha
A Secretaria Estadual da Saúde já tem 2 nomes para assumir a direção do hospital: o fantasma Gasparzinho ou o Palocci. Agora que o ex-ministro está desempregado e ele é médico, ele prometeu aumentar o atendimento no Hospital Fantasma de Sorocaba: cada médico-fantasma contratado pelo Palocci aumenta o atendimento 20 vezes!!!! ahahahahaha

Garota Enxaqueca