.: Wanel Ville e Cia 42 :.

 
Editorial

Saúde pública: você participou e fez a sua parte?

No último dia 14 de maio, a população da Zona Oeste de Sorocaba teve a oportunidade de ajudar a reformular e melhorar os atendimentos do Sistema Único da Saúde (SUS) na cidade. No bairro Wanel Ville, uma Pré-Conferência de Saúde foi realizada na EM Oswaldo Duarte com a participação dos moradores da região.
Simultaneamente, outros 5 eventos semelhantes também foram realizados em outras 5 regiões da cidade, todas abertas para a participação popular. Uma oportunidade para que os habitantes de Sorocaba que utilizam o serviço público de saúde municipal discutam com as autoridades competentes propostas e melhorias no SUS, que muitas vezes é a única opção de atendimento, principalmente para as famílias mais carentes.
Nestes encontros, os participantes tiveram a oportunidade de discutir e apresentar as prioridades da região onde moram e deram opiniões e sugestões para a área da saúde pública. Todas as propostas elaboradas nas Pré-Conferências serão debatidos na 6ª Conferência Municipal de Saúde, nos dias 3 a 5 de junho, em Sorocaba.
Só quem já precisou de um atendimento de emergência ou de urgência pelo SUS sabe das imensas dificuldades que a saúde pública ainda enfrenta nas principais cidades de todo o país. Sem dúvida, Sorocaba não é a melhor cidade do Brasil em saúde pública, mas mesmo assim possui vários projetos municipais de saúde pública, com boa qualidade, como: terapia comunitária, programas de saúde voltados para mulheres, gestantes, crianças e idosos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros.
Contudo, é extremamente necessária, cada vez mais e maior, a participação popular e pública nas decisões fundamentais e sobre as necessidades básicas dos moradores de uma cidade: saúde, educação, saneamento básico, cultura e lazer!
Se não fazemos a nossa parte e não vamos lá para dar a nossa contribuição e participação, depois simplesmente exigir nossos direitos fica um pouco incoerente. Participar da vida pública do nosso bairro, da nossa região e da nossa cidade é ajudar a construir um futuro e uma Sorocaba melhor para todos!

Ana Claudia Martins

  .: Moradores do Wanel Ville querem a revitalização de parque :.

No dia 7 de maio, mais de 600 moradores da região do bairro Wanel Ville participaram de uma ação, dentro do Projeto Escola Cidadã, na EM Oswaldo Duarte, na Zona Oeste da cidade, para chamar a atenção da Prefeitura de Sorocaba sobre a situação do Parque Dr. Antonio Alvarenga (Parque da Cachoeira).
No ano passado, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) identificou 15 nascentes no local e começou um trabalho de preservação e recuperação delas. A cachoeira do Wanel Ville, que ficou conhecida em toda a cidade após uma matéria publicada no Jornal Bairro em Foco, na edição de março/abril de 2005, e ganhou repercussão imediata em toda a imprensa sorocabana. Em seguida, o local recebeu a visita do prefeito Vitor Lippi, que mais tarde transformou o local no Parque Natural da Cachoeira, o que era uma reivindicação dos moradores do Wanel Ville.
Para reivindicar melhorias, os moradores deram as mãos e formaram um abraço simbólico dentro do parque. A ação foi promovida pela Associação dos Moradores do Wanel Ville e a EM Oswaldo Duarte. De acordo com a Associação, foram identificados no local riscos de impacto ambiental.
Durante o evento, também aconteceu uma apresentação de Cantata Instrumental pelos alunos da escola, trabalhos pedagógicos em sala, aulas de tricô, crochê, entre outras atividades do Projeto Escola Cidadã.
De acordo com o gestor de Desenvolvimento Ambiental da Sema, Ricardo Naccarati, as nascentes do Parque Natural da Cachoeira encontram-se em bom estado de conservação e de volume de água. Mas, segundo o gestor, há urgência em recuperar a área no entorno delas. Segundo ele, primeiramente, deverá ser realizada a retirada do lixo doméstico existente no parque. Após isso, a intervenção de recuperação deverá implementar ações de plantio de espécies nativas, roçagem do capim existente no local e algumas nascentes deverão passar por processos de contenção da erosão. “Os principais problemas encontrados nas nascentes do Wanel Ville foram lixo doméstico, capim, processos de erosão e pouca vegetação nativa. Por isso, temos que recuperar o local, porque é uma Área de Preservação Permanente (APP)”, explica o gestor.
O trabalho de recuperação e preservação das nascentes do Parque Natural da Cachoeira deve contribuir para melhorar a qualidade da água, além de envolver as comunidades locais no processo de manutenção e preservação das áreas ciliares e nascentes. A ação faz parte do Programa “Município Verde Azul”, que é a recuperação e proteção das nascentes do município.




.: Inscrições para cursos do Sabe Tudo começam dia 23 :.

Se você ainda não sabe informática e nem navegar pela internet esta é a sua grande chance de aprender. A Prefeitura de Sorocaba oferece gratuitamente os cursos de informática básica e avançada e ainda de cidadania para crianças, jovens e adultos residentes na cidade. Os cursos são desenvolvidos nas unidades do Sabe Tudo e para participar o interessado deve ter no mínimo 7 anos completos, saber ler e escrever.
A inscrição pode ser feita a partir do dia 23 de maio no Sabe Tudo mais próximo da sua residência. Atualmente são 21 unidades distribuídas por 21 diferentes bairros da cidade. Os cursos são ministrados por monitores da ONG Projeto Pérola, parceira da Prefeitura, e que administra as unidades do Sabe Tudo em Sorocaba.
Na Zona Oeste de Sorocaba, os cursos gratuitos estão disponíveis nas seguintes unidades, junto às escolas municipais: “Irineu Leister” (Ipiranga), “Benedito José Nunes” (Pq. Esmeralda), “Luiz Almeida Marins” (Júlio de Mesquita), “Maria Lourdes M. Martinez” (Santa Bárbara) e na “Oswaldo Duarte” (Wanel Ville).
Tanto os cursos quanto o uso dos computadores (com internet banda larga) têm como prioridade atender aos estudantes da rede pública, mas também adultos e até mesmo idosos. Além das unidades fixas, a Prefeitura, em parceria com a ONG Pérola e a Fatec, também oferece esses cursos no Sabe Tudo Móvel, que durante todo o ano percorre diversos bairros.
No curso de Informática básica, os alunos vão aprender Windows, Word, Excel, Power Point e BrOffice, bem como a navegar pela internet, enviar e receber e-mails e fazer pesquisas. Os cursos terão cinco meses de duração e desde o início do projeto, em 2007, com a entrega da primeira unidade do Jardim Hungarês, quase 10 mil alunos já se formaram. Com o conhecimento obtido nesses cursos, muitos dos participantes, principalmente os jovens, conseguiram colocação no mercado de trabalho.
Atualmente são mais de 32 mil usuários cadastrados e aptos a utilizarem os computadores que já geraram quase 1 milhão de acessos nas 21 unidades de Sorocaba. Mais informações sobre os cursos, pelo telefone: 3222-1234.



.: Alunos da EM Oswaldo Duarte vencem concurso da biodiversidade :.

Dois alunos da EM Oswaldo Duarte, no Bairro Wanel Ville, tiveram seus trabalhos premiados em concurso sobre a biodiversidade. Os trabalhos vencedores do concurso “Ao Redor do Mundo”, que envolveu cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino, foram divulgados no dia 26 de abril. Os vencedores de Sorocaba foram: 1°) Mariana Martins Ribeiro, da EM “Avelino Leite de Camargo” e a professora Claudia Mata; 2° Lugar - Thayenne Theodoro, da EM “Dr. Oswaldo Duarte”, professora Débora Brunhera Alvanos e 3° Lugar - Nicole Sanches Souza, da EM “Dr. Oswaldo Duarte”, professora Daniele Batista de Moura.
Desenvolvida pela Proactiva Brasil, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e a Unesco, a campanha de conscientização levou às crianças da rede municipal de ensino  o aprendizado sobre preservação do meio ambiente no cotidiano. Professores e alunos desenvolveram trabalhos a partir de um material pedagógico, focado na importância da preservação da biodiversidade no ambiente urbano, e sobre conceitos variados como: “ilha de biodiversidade”, “espécies invasoras”, e o “papel fundamental da biodiversidade no ciclo dos resíduos ou da água”. Este tema foi escolhido para fazer eco à definição pela ONU (Organização das Nações Unidas) do ano 2010 como “ano da biodiversidade”.
Em 2011, além de Sorocaba, participaram crianças de outras oito cidades: Biguaçu (SC), Boituva (SP), Bombinhas (SC), Governador Celso Ramos (SC), Iperó (SP), Palhoça (SC), São José (SC), Sorocaba (SP) e Tijucas (SC). Três crianças vencedoras foram selecionadas em cada cidade e foram premiadas durante cerimônias locais. Esses trabalhos participarão também da seleção final que vai apontar o vencedor do Brasil, independente da sua classificação no nível local.
O vencedor do Brasil, a ser divulgado em breve, irá participar de uma viagem pedagógica sobre biodiversidade de quatro dias para as Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro e argentino) e se encontrará com outras crianças de vários países latino-americanos.
Em Sorocaba, os estudantes que participaram do concurso, frequentam a Oficina do Saber – Escola em Tempo Integral das EMs “Oswaldo Duarte”, do Wanel Ville, “Avelino Leite de Camargo”, do Nova Esperança, “Bendito José Nunes”, Jardim Santa Esmeralda, e “Luiz Almeida Marins”, do Júlio de Mesquita.


.: CRAS do Ipiranga promove aulas de dança e ginástica :.

A Secretaria da Cidadania (Secid) está realizando aulas de danças nos Centros de Integração Social (CIS) e nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). A participação é livre e gratuita para todos os interessados, conforme informou a secretária Maria José Lima. As inscrições devem ser feitas nos locais em que os cursos estão sendo realizados.
Na Zona Oeste de Sorocaba, as aulas de ginástica são para pessoas com mais de 17 anos, das 17h30 às 18h30, no CRAS do Jardim Ipiranga, que fica na Rua Santo Micheleti, 30. E no CIS do bairro Jardim Guadalajara, instalado na Rua Cônego André Pierone, das 15 às 16h. Já a dança de salão acontece às sextas-feiras, das 18h30 às 20h30, no CRAS do Jardim Ipiranga. Inscrições e mais informações no CRAS pelo telefone: 3202-8138 e no CIS do Guadalajara: 3221-9917.





.: Foco Social - Paula Pacheco :.
.: SUS é debatido em Pré-Conferência no bairro Wanel Ville :.

No dia 14 de maio, das 8h30 às 12h30, foi realizada uma Pré-Conferência de Saúde, na EM Oswaldo Duarte, no bairro Wanel Ville, que contou com a participação de moradores da Zona Oeste de Sorocaba, onde foram debatidas e elaboradas propostas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).
As reuniões ocorreram simultaneamente em seis locais diferentes da cidade, com a participação dos moradores nas Pré-Conferências para abordar as necessidades de cada região e ampliar as opiniões e sugestões, que serão debatidos na 6ª Conferência Municipal de Saúde de Sorocaba, que acontecerá entre os dias 3 e 5 de junho.
Por meio das Pré-Conferências, que será possível regionalizar e identificar as melhorias que podem ser implementadas em cada área da cidade, formulando propostas locais que serão debatidas e votadas na Conferência Municipal de Saúde, que será realizada  no Salão Maracanã da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da Puc-SP, campus Sorocaba.
O objetivo da Conferência é avaliar a situação da saúde no município e definir diretrizes de acordo com os princípios do SUS. O tema central desta edição será “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, cujas discussões e apresentações de propostas serão realizadas a partir de um eixo temático específico. “As propostas aprovadas na Conferência Municipal constituirão diretrizes para a formulação das políticas de saúde no município, contribuindo para a atualização do Plano Municipal de Saúde”, lembra o secretário interino da Saúde, Ademir Watanabe.
A 6ª Conferência Municipal de Saúde será realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), e o Conselho Municipal de Saúde (CMS). Segundo o secretário interino da Saúde, a participação da população nas Pré-Conferências é fundamental, porque sabemos que as necessidades do SUS são diferentes em cada região da cidade.
A Conferência será aberta a todos os cidadãos sem cobrança de taxas. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de maio diretamente na Secretaria da Saúde, que fica no terceiro andar do Paço Municipal, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h ou das 14h às 17h.



.: Instalação da fábrica da Toyota movimenta a Zona Oeste :.

As obras de instalação da fábrica da Toyota na Zona Norte de Sorocaba já movimentam também o desenvolvimento e crescimento da Zona Oeste. No dia 16 de maio, o Território Jovem do bairro Jardim Ipiranga iniciou as aulas do curso profissionalizante Sistema Toyota de Produção. O curso tem carga horária de 40 horas e é direcionada aos jovens de 18 a 29 anos. As aulas são oferecidas às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. No total, 30 pessoas participam do curso.
Outro curso que é oferecido gratuitamente no Território Jovem do bairro Jardim Ipiranga é o de Auxiliar Administrativo. Com carga horária de 60 horas, 30 jovens de 16 a 29 anos participam do curso. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.
Promovidos pela Secretaria da Juventude (Sejuv), em parceria com a Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), por meio da Universidade do Trabalhador (Unit), os cursos são totalmente gratuitos.
A unidade fica na Av. Elias Maluf, 1.080, no Jd. Ipiranga. Mais informações pelo telefone 3228.6880 ou 3221.3081.


.: Programa Zona Oeste em Foco apresenta notícias e o comércio da região :.

O Programa Zona Oeste em Foco, que vai ao ar de segunda a quinta-feira às 18 horas, e aos sábados e domingos às 20h30, pelo canal 16 da Net Cidade, está agradando os comerciantes, empresários e os telespectadores da região, e também de outras partes da cidade! Diariamente, o programa apresenta notícias e reportagens especiais de várias entidades, escolas e órgãos públicos da Zona Oeste, bem como leva a você informação sobre tudo o que acontece na região!
Além disso, o Programa Zona Oeste em Foco é um novo canal de divulgação do comércio e empresas da região. Mais uma opção para os anunciantes que desejam levar serviços e produtos de qualidade da Zona Oeste da cidade para toda Sorocaba. Se você deseja anunciar a sua empresa no Programa Zona Oeste em Foco, entre em contato com o departamento comercial pelos telefones: 3013-1331 ou 2104-4133.
Nossos telespectadores também podem contribuir com o Programa Zona Oeste em Foco dando sugestões de reportagens sobre temas locais. Por isso, se você conhece alguma entidade ou associação, que presta um serviço filantrópico, ou um time de futebol do seu bairro, mande um e-mail para: bairroemfoco@terra.com.br
Cada vez mais, o Programa Zona Oeste em Foco, pelo canal 16 da Net Cidade, quer ser seu canal de comunicação, com tudo o que acontece de bom na Zona Oeste da Cidade: cursos profissionalizantes gratuitos, eventos de lazer e esportivos de graça, reportagens sobre entidades e associações beneficentes, e muito mais! Fique Ligado!

.: Jovens do Ipiranga atuam como agentes multiplicadores no combate à dengue :.

Desde o mês de abril, 780 jovens, entre 13 e 19 anos, dos Projetos “Primeira Chance”, “Jovem Cidadão” e “Desafio Jovem”, desenvolvidos em oito bairros da cidade, estão ajudando Sorocaba na luta contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Na Zona Oeste, um grupo de jovens atua no bairro Jardim Ipiranga, orientando os moradores no combate à dengue.
O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito transmissor e ajudá-los na identificação de sinais e sintomas da doença. A ação é promovida pela Secretaria da Juventude (Sejuv), por meio da Associação Bom Pastor/Pastoral do Menor, com apoio da Secretaria da Saúde (SES).
Segundo Maria de Lourdes Paula Silva, coordenadora dos projetos, o trabalho é realizado nos seguintes bairros: Ana Paula Eleutério, Parque das Laranjeiras, Nova Esperança, Parque São Bento, Cajuru, Lopes de Oliveira, Aparecidinha e Jardim Ipiranga. Em cada um desses locais, os jovens se utilizam de estratégias para atingir a população. “Os jovens do Laranjeiras, por exemplo, elaboraram músicas, jogos, palestras e cartazes para conscientizar a comunidade local”, contou.
Também para atuarem na ação de combate à dengue, no final de março, 30 monitores da Pastoral do Menor foram capacitados pela equipe da Zoonoses. Em seguida, cada um começou a trabalhar com os jovens na sua unidade. Já, 20 adolescentes que frequentam o “Jovem Cidadão” do Cajuru fizeram uma pesquisa sobre a doença, reunindo o máximo de informações, como a forma de contágio, sintomas, tratamento, como evitar os possíveis criadouros, por exemplo. Agora, eles conversam com a comunidade, visitam as casas e terrenos baldios para eliminar possíveis criadouros.



.: Camara Uniformes e Badulaka Fantasias se unem :.

Agora a Camara Uniformes e a Badulaka Fantasias são uma só loja. Com a aposentadoria da Matriarca Nadir Camara, os irmãos Marcia e Mateus Tomé resolveram trabalhar juntos. Apesar de sempre se apoiarem, as atividades eram mantidas separadamente.
“Continuaremos fazendo o que sempre fizemos: aluguel e venda de fantasias, ballet, fabricação de uniformes e pijamas, agora com mais força e união!”, comenta Márcia. É claro que a mãezona Nadir estará sempre apoiando e dando força aos filhos.
Desde o dia 9 de maio, o atendimento aos clientes está centralizado na loja da Av. Paulo Emanuel de Almeida, 108.
Aproveitando a oportunidade, gostaríamos de agradecer aos clientes e amigos que sempre prestigiaram nosso trabalho, e que estamos em busca de torná-lo cada vez melhor!



.: Kumon: educação que surpreende :.

Aproveite a super promoção Kumon deste mês: 100% de desconto na matrícula de 2 de maio a 10 de junho!
Que tipo de educação você quer para o seu filho? Todos os pais almejam um futuro promissor e feliz para o seu filho, não é mesmo? Por isso, o Kumon oferece um grande diferencial: método de ensino individualizado.
No Kumon, as crianças adquirem elevada habilidade de cálculo, leitura e interpretação, construindo uma base sólida de estudos, o que fará uma grande diferença na escola e na vida delas.
O método Kumon utiliza um material autoinstrutivo, que permite às crianças aprenderem essas habilidades o quanto antes. Expansão do conhecimento em todas as disciplinas para um futuro promissor e feliz. Se você quer que seu filho tenha uma base sólida de estudos, conheça o Kumon: uma educação que surpreende!
Agende uma entrevista gratuita e saiba mais sobre o método Kumon: aprendizagem contínua, autoconfiança, independência, postura ativa, raciocínio lógico e consideração pelo próximo.

A Unidade Magnólia está localizada na Rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20, (próximo ao Saae da Av. General Carneiro). Mais informações, pelos telefones: 3011-2546 ou 9706-2854.
Kumon: educação que surpreende!



.: Centro Terapêutico Araçoiaba atende em novo endereço :.

A partir do dia 28 de maio, o Centro Terapêutico Araçoiaba atende em uma nova sede: Hotel Fazenda Araçoiaba, no km 123, na Rodovia Raposo Tavares, em Araçoiaba da Serra – SP. Com uma estrutura maior e muito mais completa, a nova sede do Centro Terapêutico possibilita o atendimento de um maior número de pessoas, inclusive o público feminino, e com muitas atividades diversificadas.
O centro terapêutico Araçoiaba atua no tratamento da dependência química desde 2006, sob a coordenação do sócio-diretor Valter Lattanzio, sempre com o compromisso de proporcionar todas as condições para que o dependente químico se recupere de forma integral: física, mental, emocional, social e espiritualmente. E assim passe a ter uma conduta de qualidade, paz e harmonia, por meio de um processo terapêutico de valorização da vida.
Segundo o sócio-diretor Valter Lattanzio, o projeto terapêutico da entidade busca fazer com que o indivíduo adquira valores e ferramentas para ter uma vida saudável, longe de qualquer substância psicoativa e elabore um projeto de vida para seu retorno à sociedade. “Utilizamos como estratégia terapêutica a filosofia dos 12 passos dos NA (Narcóticos Anônimos) e dos AA (Alcoólicos Anônimos), além de psicoterapia, terapia ocupacional, terapia holística, musicoterapia, educação física, entre outras. Em todas, o que se trabalha é a motivação, o autoconhecimento e a recuperação da autoestima”, destaca ele.
A nova sede do Centro Terapêutico Araçoiaba inicia uma nova etapa bem sucedida na história do tratamento da dependência química. A nova sede possui estrutura maior e mais completa, possibilitando o atendimento completo com práticas de clínica e terapia: educação física, enfermagem, clínica geral, psiquiatra, ortodontia, psicologia, terapia holística, etc. Além disso, o novo Centro Terapêutico possui diversas atividades físicas e de lazer, como: quadras poliesportivas, parque aquático com piscinas, playground, fliperama, karaokê, horta, criações de aves, cavalos e uma bela paisagem natural de floresta nativa.
Com unidades masculina e feminina, o Centro Terapêutico Araçoiaba possui a estrutra mais completa da região: salão de cabeleireiro, apartamentos confortáveis, recepção, lanchonete, restaurante, salão de eventos, lavanderia, e muito mais. Visite o site e venha conhecer a nova sede: www.ctaracoiaba.com.br

.: Mega Plantio acontece no dia 31 de maio no Jardim Ipiranga :.
A ação ambiental vai acontecer no dia 31 de maio e vai envolver 876 crianças, entre 4 e 9 anos, que vão plantar 2 mil mudas no Parque “Maestro Nilson Lombardi”, no bairro Jardim Ipiranga.
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) capacitou nos dias 12 e 13 de maio 91 alunos de duas unidades de educação infantil para o Mega Plantio Escolar. Pela manhã, às 10h, a equipe esteve no dia 12 no CEI-50 Prof. Alípio Guerra da Cunha, que fica na Rua Itaporanguense, 116, no Jardim Ipiranga, e na CEI-69, Profa Esther Bueno de Camargo, que fica ao lado. Já às 15h30, a oficina aconteceu CEI-82 Prof. Benedito Marcal, que fica na Av. Américo Figueiredo, 3.180, no bairro Júlio de Mesquita Filho.
No dia 13 de maio, a partir das 7h15, a Secretaria do Meio Ambiente capacitou 326 alunos da EM “Luís Almeida Marins” para participarem do evento. A escola fica na Av. Américo Figueiredo, 3.500.
Coordenada pelas secretarias da Educação (Sedu) e de Meio Ambiente (Sema), o evento faz parte das ações do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até 2012. Durante a oficina, a equipe de educação ambiental da Sema apresentou o passo a passo de como é feito um plantio e orientou as crianças para que, no dia do evento, compareçam ao local vestidos de calça, camiseta, sapato fechado e boné, além de protetor solar. Os alunos também aprenderam sobre a importância de arborizar a cidade e fizeram uma aula prática de plantio. “Elas aprendem desde como retirar o plástico até o que fazer com a pazinha de bambu ao final do evento”, explica a bióloga Carolina Barisson, responsável pela capacitação.
No dia do Mega Plantio, após o plantio das 2 mil mudas de árvores do Parque Maestro Nilson Lombardi, no Jardim Ipiranga, os alunos vão receber uma carteirinha e serão “Amigo do Meio Ambiente”. Na carteirinha elas irão anotar as informações sobre as mudas que plantaram no local e para acompanhar o crescimento das mesmas!

.: “Almanaque Tropeiro” será distribuído nas escolas da cidade :.

Dentro da programação da “44ª Semana do Tropeiro de Sorocaba”, desde segunda-feira (16) estudantes do ensino fundamental ganharam um almanaque contando um pouco sobre a história e a vida dos tropeiros, os costumes, as curiosidades, as aventuras e as lutas deste período importante de Sorocaba. O material foi confeccionado pela Prefeitura, por meio das secretarias da Cultura e Lazer e da Educação, e produzido pela equipe de historiadores e escritores da Academia Sorocabana de Letras.
A publicação tem textos de Myrna Ely Atalla Senise da Silva e José Rubens Incao; ilustrações de Fabiana Faiallo e José Rubens Incao; consultoria histórica de Geraldo Bonadio, Sergio Coelho de Oliveira e Vera Ravagnani Job. A edição é da jornalista Larissa Gallep, com diagramação da publicitária Mariana Mariano e revisão da jornalista Evenize Batista, da Secretaria da Comunicação (Secom).
No almanaque, as crianças encontram ainda informações sobre a rota dos tropeiros, a tropa, o pouso, a alimentação, as feiras, o artesanato, a vestimenta, a dança, as curiosidades, entre outras. Como exemplo de conteúdo o secretário da Cultura e Lazer, Anderson Santos, destaca os provérbios relacionados ao homem e ao burro que permanecem até hoje como heranças do tempo das tropas: “...tem caveira de burro (quando alguma coisa atrapalha), dar com o burros n’água (quando alguma coisa dá errada), amarrar o burro na sombra (quando estamos bem de vida, sossegados) e teimoso como uma mula (pessoa a quem não adianta nem tentar explicar alguma coisa)...”
Com um conteúdo educativo e ilustrações que estimulam a imaginação do estudante a querer conhecer um pouco mais sobre a história de Sorocaba, o “Almanaque Tropeiro” terá uma tiragem de 100.000 exemplares e será distribuído gratuitamente até o fim de maio.

.: Empresas apresentam propostas para obras do Sorocaba Total na Zona Oeste :.
No dia 10 de maio, aconteceu a entrega de envelopes com as propostas para a licitação de mais um lote de obras do Programa Sorocaba Total, a maior obra viária do interior do Estado de São Paulo, com 33 quilômetros de extensão. Para o prefeito Vitor Lippi, a expectativa é a de que até o final deste primeiro semestre todos os procedimentos licitatórios estejam concluídos e existam cinco frentes simultâneas de obras.
As empresas interessadas em realizar as obras do terceiro lote desta segunda fase do Programa Sorocaba Total já entregaram suas propostas. De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Rodrigo Moreno, este lote prevê obras na Zona Oeste de Sorocaba, como: a canalização do Córrego Itanguá, a implantação da via marginal do Córrego Itanguá da Avenida Santa Cruz até a Avenida Dr. Américo Figueiredo, e a construção de viaduto sobre a linha férrea das ruas Humberto de Campos e Reinaldo F. Leão. O valor de obras deste lote é de R$ 26.487.221,81.
Desta segunda fase do Programa Sorocaba Total, o primeiro lote, no valor de R$ 7.116.126,01, está em fase de homologação da proposta vencedora. O segundo lote no valor de R$ 28.008.443,79 está em fase de análise de preços para a declaração da vencedora. O quarto lote que equivale a R$ 22.946.877,92 está em fase de adequação de edital. E o quinto lote, de R$ 19.338.952,48, está em fase de análise da habilitação das empresas concorrentes, que apresentaram propostas no dia 20 de abril.
Entre recursos próprios e financiamento tomado da Corporação Andina de Fomento (CAF), o Sorocaba Total deverá consumir cerca de R$ 155 milhões. Com as obras em andamento, os três complexos viários – Mário Covas, Ulysses Guimarães e Franco Montoro - já estão ganhando os contornos que irão agilizar o trânsito de veículos e pessoas nas diversas regiões da cidade. No Mário Covas e no Ulysses Guimarães já foram concluídas mais de 40% das obras e, do Franco Montoro, mais de 20%.
Ao todo, o “Sorocaba Total” prevê a construção de 22 km de novas avenidas e mais de 11 km de obras de revitalizações viárias, além da implantação de sete parques novos e obras de drenagem urbana. O investimento total do programa é de cerca de US$ 90 milhões, sendo 50% financiado pela (CAF).

.: CRAS do Ipiranga promove homenagem para as mães que participam do Peti :.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Jardim Ipiranga, promoveu uma homenagem especial às mães das 15 crianças que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no último dia 9 de maio. Usando material reciclável, os alunos fizeram, artesanalmente, as flores entregues às mães.
Segundo a secretária da Cidadania, Maria José Lima, a homenagem foi também uma oportunidade para que as mães pudessem conhecer pessoalmente os trabalhos dos quais seus filhos participam, bem como os profissionais envolvidos nessa tarefa.
As crianças assistidas pelo Peti pertencem a famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. “Aqui, elas são atendidas em horários diferentes ao da escola, e participam de diversas atividades educacionais e recreativas, como  artesanato, dança, futebol, teatro e educação ambiental”, informa a assistente social Elisangela Maria Thomazini.
No início da cerimônia, o aluno Felipe Rodrigues dos Anjos, 14 anos, leu a poesia “Se as coisas fossem mães”, de Silvia Orthof. Mãe de seis filhos, dos quais três participam do programa, Maria José dos Santos Silva ficou emocionada com a festa. “Foi um ato muito bonito essa homenagem. Gostei também de ver os trabalhos feitos pelos alunos daqui”, contou. Os irmãos Maicon e Marlon, filhos de Nadir Batista de Oliveira Elias, comentaram: “ficamos emocionados. Mãe é a melhor pessoa da vida da gente.”
Telma Aparecida Durão Mendes, coordenadora do Programa, informou que as crianças que participam da ação vêm de vários bairros da cidade, e, para isso, recebem os passes para o transporte. E comentou: “este evento em homenagem às mães fortalece os laços familiares e aproxima a comunidade de nossos programas”.

.: Trailer da prefeitura atende moradores do Jardim Ipiranga no CIS :.
Os moradores da Zona Oeste de Sorocaba começam a assinar as escrituras definitivas dos seus imóveis a partir do dia 23 de maio, no trailer da Regularização Fundiária, da Prefeitura de Sorocaba, que está instalado no Centro de Integração Social (CIS), do Jardim Ipiranga.
 Até agosto, a Prefeitura acredita que as 1 mil famílias do bairro já tenham assinado as escrituras. Após a assinatura, o documento tem de ser registrado em cartório. O trailer da Prefeitura que vai disponibilizar para a população do bairro as escrituras para a assinatura será instalado no prédio do CIS, na rua Santo Micheletti, 30, na esquina com a rua Odete Nanci Geraldi.
O bairro Ipiranga será o segundo da cidade a ter concluído todo o processo de regularização. O levantamento da documentação dos moradores começou em 2009.  O primeiro a ter toda a legalização oficializada é o Ana Paula Eleutério, que recebeu as 640 escrituras finais no dia 14 de maio. O bairro já tinha sido beneficiado em dezembro do ano passado com as primeiras 400 do total de 1.040 famílias.
Além dos moradores do Ipiranga e do Ana Paula Eleutério, também já estão com o cadastro completamente concluído os moradores dos seguintes bairros: Retiro São João, Jardim Refúgio, Novo Horizonte e Parque das Laranjeiras.
A lei de regularização fundiária deve beneficiar 10 mil famílias em toda a cidade, o equivalente a 70 mil pessoas. A previsão da Prefeitura é que até o final do próximo ano sejam entregues todas as escrituras.


.: Studio Z Salão de Beleza inaugura nova unidade na galeria do Santo Supermercado :.

Um dos mais tradicionais salões de cabeleireiros da Zona Oeste de Sorocaba, o Studio Z, inaugurou no mês de maio a sua segunda unidade na região. O novo salão está na galeria do Santo Supermercado, box 22, na Av. Elias Maluf, 1.835. O salão Studio Z acredita cada vez mais no crescimento da região e por isso decidiu investir em uma nova unidade no bairro Wanel Ville.
A mesma qualidade e tradição dos serviços prestados pela unidade do Studio Z, no Wanel Ville I, que há 6 anos atende seus clientes com satisfação e carinho, na Rua Encarnação Garcia Sanches, 300, próximo ao Centro de Saúde, é a mesma satisfação da equipe da nova unidade.
Os salões Studio Z possuem profissionais qualificados e especializados, que proporcionam um atendimento personalizado e sempre com técnicas inovadoras e produtos de altíssima qualidade para mulheres, homens e crianças.
Nos salões Studio Z você encontra os mais modernos estilos de cortes unissex, ótimos profissionais especialistas em manicure e pedicure, estética corporal e facial, químicas em geral com as principais tendências das estações do ano, além de um ambiente climatizado e estacionamento próprio. Confira os telefones das 2 unidades do Studio Z e agende seu horário! Os profissionais do Studio Z estão esperando a sua visita!
Studio Z – Wanel Ville I – 3217-4545
Studio Z – Galeria Santo Supermercado, box 22 – 3346-4648 - Veja anúncio na pag. 24

.: Ciclo de palestras sobre alimentação, saúde e beleza :.

De 24 de maio a 4 de junho, acontece um ciclo de palestras sobre alimentação, saúde e beleza na Rua da Penha, 1.113, sala 2, no Centro. A entrada é 1 quilo de alimento não perecível, que será doado para uma entidade assistencial. Inscrições e informações pelos telefones: 9107-4335 ou 3011-9199. Confira a programação e se inscreva!
24/05 - Ginástica facial: uma arma contra a flacidez na busca de uma pele jovem
25/05 - Saúde intestinal o caminho para conquistar saúde, beleza e vitalidade
26/05 - Massagens, exercícios e plataforma: aprenda a diferenciá-los e a escolher o mais indicado
27/05 - Fígado: como mantê-lo saudável?
28/05 - Tensão e cansaço? Dores na coluna? Liberte-se pelo realinhamento postural e energético
31/05 - Porque não consigo controlar o (meu peso, açúcar no sangue, colesterol, triglicérides, envelhecimento e doenças) se tenho cardápio balanceado?
01/06 - Bexiga caída: o que pode ser feito e como prevenir?
02/06 - Maus hábitos alimentares podem afetar a celulite, pele, cabelo, unhas e seu bem estar
03/06 - Celulite e gordura localizada? Flacidez? Cuide com eficiência e sem agressão
04/06 - Tireóide: a sua funciona bem?


.: Sucessão empresarial :.

Vitrine e Estoques

Você sabia que a vitrine é considerada como a primeira vendedora da loja e responde por cerca de 30% das vendas numa loja comercial? Portanto, não se esqueça que a vitrine é muito mais que um espaço para expor os seus produtos. Ela é parte da estratégia de vendas do empresário.
Por isso, planejamento é fundamental para aproveitar as oportunidades que a vitrine oferece, explica a consultora do Sebrae-SP, Néia França. “Para aproveitar melhor a vitrine, divida o ano em períodos. Isso facilita a montagem da vitrine por datas comemorativas, como dia das Mães ou o Natal, além do lançamento de coleções, como a temporada do verão ou do inverno”, destaca Néia.
Dessa forma, o empresário pode definir qual a melhor estratégia para atrair os clientes nos diversos períodos do ano e montar a vitrine visando o público-alvo desejado. Mas a consultora faz um alerta: “Quando colocamos um produto na vitrine é para vender”. “Parece óbvio, mas muitos empresários se esquecem de ver o tamanho do estoque e colocam produtos na vitrine que não conseguirão atender a demanda ou por falta de quantidade ou de numeração”, ressalta Néia.
Para evitar essa saia justa é importante que o empresário antes de expor um produto na vitrine esteja certo se o estoque está adequado para um aumento na procura. “Mesmo com todos os cuidados com o controle de estoques, caso falte alguma numeração tenha sempre uma alternativa a oferecer”, recomenda a consultora.
Assim, o empresário não perde a venda e ainda pode conquistar um cliente fiel. “Você pode conseguir o produto em outra loja ou algo parecido. E aí, aproveite para surpreender o cliente e ofereça a entrega do produto para que ele não precise voltar à loja ou procurar na concorrência”, finaliza a consultora.
Saiba mais no www.sebraesp.com.br

 

 

.: Estações mais frias favorecem a Gripe Canina :.

Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, seu cachorro pode aparecer com uma tosse ou pigarrinha. Então, fique atento: ele pode estar com uma virose conhecida popularmente como gripe canina ou tosse dos canis. A tosse dos canis é causada principalmente por três agentes infecciosos, uma bactéria de nome Bordetella bronchiseptica e dois vírus, Parainfluienza e Adenovírus, agindo de forma isolada ou em combinação.
Normalmente nos cães acometidos pela gripe, os principais sintomas observados são: acessos de uma tosse seca, parecendo que o animal está engasgado, às vezes expectorando um tipo de espuma branca. Essa tosse costuma piorar com exercícios físicos, agitação ou mesmo pela própria pressão da coleira. Em casos mais graves seu cão pode apresentar secreção nos olhos, coriza, falta de apetite e febre. Nos filhotes e nos animais mais debilitados o quadro pode evoluir para situações mais complicadas, como pneumonia, por exemplo.
O que fazer?
Se o seu cão já contraiu a doença é importante procurar um médico veterinário para o diagnóstico correto e tratamento da gripe canina. O tratamento básico consiste em antibioticoterapia (tratamento à base de antibióticos), xaropes para alívio da tosse, antiinflamatórios e confinamento do animal, evitando que ele fique exposto ao frio, vento, umidade e evitar banhos. Normalmente aquela pessoa que tem mais de um cão, quando um deles contrai a gripe canina, todos eles acabam ficando doentes também, cada um deles com a sua gravidade, como se fosse uma gripe humana.
Portanto, nesta época do ano, convém por precaução evitarem-se lugares com grande concentração de animais, onde a probabilidade de transmissão da doença é muito maior, como parques, jardins, canis, lojas de animais.
É importante salientar que nem sempre o cão que apresenta o sintoma de tosse seca está com a gripe canina. Muitas vezes este sintoma também ocorre em animais cardiopatas (animal com problemas cardíacos), particularmente nos animais idosos. Por isso, sempre é importante levar o animal em seu veterinário de confiança, para que o diagnóstico seja correto.


.: O Bin Laden morreu? Você tem certeza? :.

O Obama, presidente dos EUA, jura que o Osama foi morto pelos soldados do alto escalão da Marinha, e que os restos mortais dele foram jogados no mar. Eu só sei que Iemanjá ficou louca da vida com a oferenda e disse que já o mandou foi mesmo para o quinto dos infernos!!!! Ahahahahaha
E lá no quinto dos infernos me contaram que o Bin Laden agora tem uma nova companhia: a dançarina de funk Lacraia, que imortalizou as pérolas “Éguinha Pocotó” e “Vai Lacraia”... E o Bin Laden e a Lacraia estão infernizando a vida de todo mundo por lá cantando e dançando: “vai lacraia, vai lacraia”... Até o diabo está implorando a Deus para entrar no céu!!!! Ahahahahahahaha
E a coisa estava mesmo feia para o lado do Palmeiras, que foi para Curitiba e tomou naquele lugar... 6 a 0 do Coritiba, no Estádio Couto Pereira! Eu tenho certeza que a culpa foi do atacante Bill do Coxa, que quis dar uma de Bin Laden e fuzilou os porquinhos! Ahahahahaha
Um dos convidados do mega casamento real entre a plebeia Kate Middleton e o príncipe William, no dia 29 de abril em Londres, me contou que durante a cerimônia, a noiva ganhou mais títulos do que o Corinthians em 100 anos!!!! Ahahahahahahahahahaha
E mais uma vez Sorocaba foi destaque na grande imprensa por causa de um roubo cinematográfico de 10 carros de luxo, de uma concessionária na Rodovia Raposo Tavares. Os diretores do filme Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio já estão pensando em gravar Velozes e Furiosos 6 – Operação Terra Rasgada em Sorocaba! ahahahahaha

Garota Enxaqueca