.: Wanel Ville e Cia 40 :.

 
Editorial

Compartilhar experiências e problemas faz bem à saúde

Os moradores da Zona Oeste de Sorocaba terão a partir de fevereiro uma ótima oportunidade de além de cuidar da sua saúde como um todo, integrar os cuidados com o corpo e a mente. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Wanel Ville passa a oferecer aos moradores da região a Terapia Comunitária, uma vez por semana, na própria unidade. São encontros em grupo, onde as pessoas se encontram para trocar experiências, problemas, dividir suas aflições e angústias. E assim cuidar da sua saúde como um todo! O ser humano é um ser social por natureza e inúmeras vezes precisamos de um “ombro amigo” para desabafar nossas aflições do dia a dia. A correria da vida moderna, muitas vezes, nos rouba um tempo precioso para aquela conversa simples, calma e sem pressa com uma pessoa amiga.
O fato de podermos dividir nossas angústias em grupo faz da terapia comunitária um ótimo momento para aliviar nossas tensões e conflitos internos, e trazer uma melhor qualidade de vida. É um privilégio a comunidade sorocabana ter acesso gratuito a esse tipo de recurso tão indispensável ao bem-estar das pessoas e da nossa saúde.
Quando nos sentimos bem com nós mesmos, com a vida, com as pessoas e com nossos sentimentos e emoções, a nossa saúde física e mental agradece e vivemos bem, apesar das lutas diárias. Não dá pra imaginar uma vida sem adversidades, mas poder compartilhar nossas aflições, problemas e experiências em grupos de terapia comunitária é um tremendo alívio para a nossa mente e para o nosso corpo.
Sorocaba está de parabéns por essa iniciativa pioneira na área da saúde e esperamos que a comunidade local realmente participe dessa oportunidade maravilhosa!

Ana Claudia Martins



  .: UBS do Wanel Ville terá grupo de Terapia Comunitária :.

“Quando a boca cala, o corpo fala. Quando a boca fala, o corpo sara”. Este é um dos lemas da terapia comunitária, que tem como objetivo a promoção da saúde: sua metodologia é a formação de grupos, onde cada participante relata suas experiências e problemas, auxiliando assim uns aos outros a superar as aflições do dia a dia, antes que elas se transformem em doenças ou se agravem.
Em Sorocaba, além de já existirem 12 rodas de terapia comunitária em funcionamento, mais 3 devem começar em breve. Na UBS do bairro Wanel Ville, a Terapia Comunitária começa no dia 9 de fevereiro, a partir das 14 horas. E as sessões acontecem toda quarta-feira, também a partir das 14 horas. Todas as pessoas que quiserem participar devem comparecer no UBS, no dia e horário das sessões. Não é necessário fazer inscrição.
Segundo a médica Maria Clara Schaidman Suarez, uma das gestoras do programa de Terapia Comunitária e coordenadora do Serviço de Saúde Mental da SES (Secretaria da Saúde), a terapia comunitária visa abordar as pessoas que tenham algum tipo de sofrimento. “É uma forma de tratar da saúde delas, promovendo uma melhoria na sua qualidade de vida, sem que necessariamente elas tenham de ir a um psiquiatra, por exemplo”, explica a médica.
Os grupos de terapia comunitária são coordenados pelos alunos do curso de formação de terapeutas comunitários, numa parceria entre a Prefeitura de Sorocaba com o Grupo Piracema – Núcleo Regional de Atenção à Família. A primeira turma, composta por 42 pessoas, entre elas profissionais das Secretarias da Saúde (SES), da Juventude (Sejuv) e da Cidadania (Secid) e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), tem aula desde agosto do ano passado e se formará em março.
Direcionado também a líderes comunitários e pessoas que desenvolvem algum trabalho relacionado à promoção social ou de saúde, a iniciativa tem como meta formar os chamados ‘terapeutas comunitários’, que irão auxiliar nos cuidados da saúde emocional e mental da população, principalmente nos bairros periféricos da cidade.
De acordo com Maria Clara, Sorocaba sai à frente mais uma vez, oferecendo o curso gratuito de formação de terapeutas comunitários, comenta a médica. Desde outubro do ano passado, alguns alunos do curso já estão atuando nas comunidades. Sorocaba foi dividida em seis grandes áreas e, em cada uma, atuará um grupo de terapeutas para realizar o trabalho com a população. “Nossa ideia é chamar mais pessoas para participarem da terapia comunitária e aumentarmos o número de rodas, para que, em breve, possamos atender o município inteiro”, diz Maria Clara.
Márcia Ribeiro de Freitas, que trabalha na rede municipal de saúde, é uma das alunas do curso e já participa das rodas de terapia comunitária. “É uma troca intensa de experiências. Está sendo muito gratificante participar e fazer parte deste programa”, declarou.
As 12 rodas de terapia em funcionamento estão distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Para participar, basta procurar um dos locais onde são realizadas as sessões e pedir informações. Na Zona Oeste de Sorocaba, as rodas de terapia comunitária estão disponíveis nas UBS do Wanel Ville (quartas, às 14h), e na UBS Sorocaba I (terças, às 8h30), no bairro Júlio de Mesquita.




.: Cursos de capacitação profissional movimentam o Território Jovem :.

O Território Jovem do bairro Ipiranga começou o mês de janeiro bastante movimentado com o início das aulas de cursos gratuitos de capacitação e orientação profissional. Desde o dia 19 de janeiro, mais de 40 jovens, entre 16 e 20 anos, participam do Time do Emprego. O curso é oferecido pela Secretaria da Juventude (Sejuv) em parceria com a Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), e acontece sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, até o dia 23 de fevereiro.
Desenvolvido pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), em parceria com o Governo do Estado, o curso é considerado pela Sert como o melhor programa de inclusão no mercado de trabalho. O objetivo é promover a orientação profissional e oferecer apoio ao jovem na busca do seu primeiro emprego ou de uma recolocação no mercado de trabalho.
O programa desenvolve junto aos participantes vários temas voltados para o desenvolvimento e reconhecimento de competências e potencialidades. Durante os encontros, os jovens são preparados para participar de entrevistas de emprego, aprendem a elaborar um currículo, a preencher formulários, a fazer um planejamento financeiro, recebem noções de comportamento, reconhecem suas habilidades, além de trocar experiência com os colegas.
Segundo Maria de Lurdes Moraes, assistente administrativa do PAT e uma das orientadoras do Time do Emprego, 60% das pessoas que participam dos encontros conseguem uma colocação no mercado de trabalho. No curso, os participantes conheceram mais sobre seus colegas, puderam fazer uma apresentação em público e conheceram mais a fundo seus defeitos e qualidades. “Com isso eles vão percebendo suas habilidades e competências”, ressaltou Maria de Lurdes.
Gabriela de Moura Espíndola, 16 anos, moradora do Central Parque, está no último ano do Ensino Médio e, no momento, pretende fazer faculdade de psicologia. A garota já trabalhou em três locais diferentes e hoje está desempregada. “Sempre frequentei o Território Jovem e agora, durante as férias, vi que iria ter esse curso e fiquei muito interessada”, conta ela. “Vim fazer o curso para buscar conhecimento e descobrir minhas habilidades”, destacou.
Já Fabiana R. Bileski, 21 anos, mora no Wanel Ville IV, e ficou sabendo do curso pela Pastoral do Menor. “Vim fazer o curso para conseguir um emprego. Quero me aperfeiçoar para conseguir um bom trabalho”, afirma.
Novos cursos – Já a partir do dia 15 de fevereiro, 25 jovens iniciam as aulas do curso Empreendedor em Pequenos Negócios, oferecido pela Secretaria da Juventude (Sejuv) em parceria com o Senac-Sorocaba. As atividades acontecem às terças e quintas, das 13h30 às 17h30, também na unidade do Território Jovem do Ipiranga. Ao final do curso, previsto para o início de julho de 2011, serão 25 jovens capacitados a elaborar o plano de negócios para um empreendimento de geração de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável.
A unidade do Jardim Ipiranga fica na Av. Elias Maluf, 1.080. Mais Informações pelo telefone 3221-3081.


.: Alunos da EM Oswaldo Duarte participam do Roteiro Educador :.

A visita de um grupo de 40 alunos da EM Oswaldo Duarte, do bairro Wanel Ville, encerrou em dezembro do ano passado, o primeiro ano de funcionamento do “Roteiro Educador”. Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, o projeto beneficiou, desde maio de 2010, mais de 3 mil estudantes, das escolas municipais de Sorocaba.
O “Roteiro Educador” consiste em uma visita monitorada pelos monumentos e prédios históricos da cidade. É, na realidade, uma aula sobre a história da cidade e de seus personagens, ao vivo. Atualmente são 11 pontos que recebem diariamente os alunos da Rede Municipal, mas a proposta é chegar a 70 locais. De acordo com a Secretaria da Educação, para 2011 o projeto será ampliado também com mais ônibus para o transporte dos alunos.
Durante este ano, as visitas foram realizadas ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Museu Histórico Sorocabano, Parque da Biquinha, Espaço Santos Dumont, Fundec, Biblioteca Infantil, Biblioteca Municipal, Mosteiro de São Bento, Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, Centro Administrativo (Prefeitura e Câmara) e o Centro Cultural Quilombinho.
O Roteiro Educador de Sorocaba consta da grade curricular da Rede Municipal de Ensino. Monitoradas, as visitas são pré-agendadas e, durante a viagem de ida ao ponto, o professor conta a história ou descreve sobre o local a ser visitado. Para melhor aproveitamento, em sala de aula e antes de acompanhar os alunos em cada passeio, o professor se prepara para repassar uma boa informação e conhecimento da história da cidade, os personagens e a representação sociocultural, bem como, a importância dos pontos a serem visitados para a Cidade Educadora.
Ainda no último mês de dezembro, um grupo de 80 alunos das escolas municipais “Edward Frufru” e “Basílio da Costa Daemon”, nos períodos da manhã e da tarde, também conheceram os espaços educativos do Roteiro Educador. Além disso, as educadoras comunitárias que atuam como articuladoras nas escolas em Tempo Integral fizeram uma visita especial ao Centro Cultural Quilombinho e ao Espaço e Mosteiro São Bento.



.: Kumon: educação que surpreende :.

Que tipo de educação você quer para o seu filho? Todos os pais almejam um futuro promissor e feliz para o seu filho, não é mesmo? Por isso, o Kumon oferece um grande diferencial: método de ensino individualizado.
No Kumon, as crianças adquirem elevada habilidade de cálculo, leitura e interpretação, construindo uma base sólida de estudos, o que fará uma grande diferença na escola e na vida delas.
O método Kumon utiliza um material autoinstrutivo, que permite às crianças aprenderem essas habilidades o quanto antes. Expansão do conhecimento em todas as disciplinas para um futuro promissor e feliz. Se você quer que seu filho tenha uma base sólida de estudos, conheça o Kumon: uma educação que surpreende!
Agende uma entrevista gratuita e saiba mais sobre o método Kumon: aprendizagem contínua, autoconfiança, independência, postura ativa, raciocínio lógico e consideração pelo próximo.
Aproveite a promoção especial de desconto de 100% na matrícula, de 01 de fevereiro a 19 de março, e conheça o Kumon agora mesmo!
A Unidade Magnólia está localizada na Rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20, (próximo ao Saae da General Carneiro). Mais informações, pelos telefones: 3011-2546 ou 9706-2854.
Kumon: educação que surpreende!



.: Legislação trabalhista: conheça seus direitos :.

Diante da considerável margem de informalidade no trabalho que assola o país, grande parte da população não tem conhecimento de seus direitos trabalhistas básicos assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho e pela própria Constituição Federal.
São considerados empregados em nosso país aqueles que prestam serviços com habitualidade (frequência), pessoalidade (exclusividade), subordinação (cumprindo ordens), e mediante remuneração (salário). Neste contexto, poucos trabalhadores sabem que legalmente o empregador tem o prazo de 48 h para efetuar o competente registro da CTPS, sob pena de multa. Porém, a grande dúvida do trabalhador surge quando é chegado o momento da assinatura do termo de rescisão do contrato de trabalho (TRCT). Geralmente, indagando-se, o que receber? Ou, quanto receber?
Em linhas gerais, são estas as verbas devidas ao empregado que pede demissão: saldo de salário (dias que o empregado trabalhou e não recebeu); décimo terceiro salário proporcional (aos meses trabalhados); férias proporcionais (aos meses trabalhados, acrescidas de 1/3).
Já ao empregado que é dispensado sem justa causa são devidas as seguintes verbas: aviso prévio (valor de 30 dias de trabalho); saldo de salário (dias que o empregado trabalhou e não recebeu); décimo terceiro salário proporcional (aos meses trabalhados); férias proporcionais (aos meses trabalhados, acrescidas de 1/3); multa de 40% sobre o valor depositado na conta vinculada do empregado (FGTS); saque do FGTS depositado na Caixa Econômica Federal; seguro desemprego para quem trabalhou mais de 6 meses e desde que respeitada a carência legal.


Alexandre Araujo – OAB/SP 268.851
Advogado especialista em Direito Corporativo pela Universidade de Franca-SP.
R. Benedito F. Telles, 432, Jd. Simus, tel: 3318-4656.




.: Foco Social Paula Pacheco :.
.: CRAS Ipiranga com várias oficinas para a comunidade :.

Desde o dia 17 de janeiro, os moradores dos bairros da Zona Oeste de Sorocaba participam dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria da Cidadania (Secid), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Integração Social (CIS) da cidade. No bairro do Ipiranga, as aulas de alguns cursos já começaram na unidade do CRAS, na Rua Santo Micheleti, 30. Os cursos são destinados para crianças, jovens, adultos e terceira idade.
Para as crianças de 6 a 12 anos, tem “Contação de Histórias”, todas as sextas-feiras, das 14h às 15h30. Para as mamães e donas de casa, há o curso de prendas domésticas, onde elas aprendem a cuidar da casa e dos afazeres do lar, bem como os serviços de uma empregada doméstica. É uma oportunidade para aumentar a renda da família.
A unidade do CRAS Ipiranga também tem cursos de bijuteria, biscuit, artesanato em madeira, tricô e crochê, todos com aulas gratuitas, de segunda a sexta, em diferentes horários, e abertos à comunidade.
Alguns cursos também são oferecidos para pessoas idosas, como as aulas de tricô e crochê, entre outros. Maria Glória Souza mora no Parque Ouro Fino e participa das aulas ensinando as colegas as técnicas do tricô e do crochê. “Já fiz outros cursos aqui no CRAS, mas gosto mesmo é de ensinar as pessoas”, afirma. A aluna Maria Helena P. Wagner faz aula de tricô e crochê e espera aprender todas as técnicas. “Depois quero fazer peças em tricô e crochê para vender e complementar a minha renda”, afirma.
Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas nas próprias sedes do CRAS e do CIS de cada bairro, conforme informou a diretora de área de projetos da Secid, Anésia de Moraes Rosa. Mais informações, pelo telefone: 3219-1920.


.: Obras do Programa Sorocaba Total chegam à Zona Oeste em breve :.

A Secretaria da Administração publicou no dia 19 de janeiro, a abertura de licitação para uma nova fase de obras do Programa Sorocaba Total. Este terceiro lote prevê a duplicação e revitalização de ruas e avenidas na Zona Oeste de Sorocaba: Rua Luiz Mendes de Almeida, no trecho entre o km 104 da Rodovia Raposo Tavares e a Avenida Getúlio Vargas, além da implantação da Via Marginal do Córrego Itanguá, no trecho entre a Rua Luiz Mendes de Almeida e a Avenida Santa Cruz.
O recebimento de documentos para habilitação, bem como de propostas financeiras, será no dia 4 de março, às 10h. Este lote do Sorocaba Total tem valor estimado de R$ 28 milhões e deverá ser concluído em doze meses após a emissão da ordem de serviço. Maior obra viária em andamento no interior de São Paulo, o Sorocaba Total foi concebido pela Secretaria de Planejamento e Gestão.
O programa prevê a construção de 3 complexos viários, criando rotas alternativas a partir da Castelinho, com a implantação de 33 km de novas avenidas e ruas, o que irá possibilitar a diminuição do tráfego de veículos no Centro da cidade. Ao todo, o Sorocaba Total prevê a construção de 22 km de novas avenidas e mais 11 km de obras de revitalizações viárias, além da implantação de sete parques novos e obras de drenagem urbana. O investimento total do programa é de cerca de US$ 90 milhões, sendo 50% financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF).   
O secretário de Gestão e Planejamento, Rodrigo Moreno, disse ainda que em uma das licitações está prevista a construção de pontes e viadutos. “Haverá na Avenida Américo de Figueiredo”, disse. Segundo ele, toda a obra do programa viário Sorocaba Total será entregue até o final do governo Vitor Lippi. “Nossa expectativa é de 12 a 18 meses de obras”, finalizou.
Os 3 complexos viários são: Ulysses Guimarães, Mário Covas e André Franco Montoro. Na Zona Oeste da cidade, as obras fazem parte do complexo viário André Franco Montoro, com o seguinte trajeto: começa na Castelinho, segue pela Fernando Stecca e Camilo Júlio, ruas João Ribeiro de Barros, J.J. Lacerda, Hermelino Matarazzo, avenidas Brasil, General Osório, entra em nova marginal do córrego Itanguá, cruza a Avenida Santa Cruz, segue pela Avenida Luiz Mendes de Almeida, até a rodovia Raposo Tavares.
Com as obras em andamento, os complexos viários já estão ganhando os contornos que irão agilizar o trânsito de veículos ,nas diversas regiões da cidade. Do Complexo Mário Covas, 47% das obras já foram concluídas; do Ulysses Guimarães, 43% e, do Franco Montoro, 23%.

.: Escolas municipais da Zona Oeste passam a ter ensino integral :.

Mais 3 escolas da Zona Oeste de Sorocaba passam a ter ensino integral, desde o dia 7 de fevereiro, com o início do ano letivo 2011. As escolas municipais da região que passam a ter ensino em tempo integral são: Josefina Zilia de Carvalho, do bairro Jardim Guadalajara; Luis de Almeida Marins, do Júlio de Mesquita Filho, e Maria de Lourdes M. Martinez, do Jardim Santa Bárbara.
De acordo com dados de dezembro do ano passado do Censo Escolar, são 46.122 alunos, dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, além daqueles que integram o projeto “Alfa Vida”, de alfabetização de adultos, que retornaram às aulas em fevereiro.
Durante o período de férias, os prédios que necessitavam de reforma passaram por serviços de limpeza ou pintura, manutenção hidráulica e elétrica, além de adequações físicas para receber os estudantes. Em 7 unidades escolares, incluindo as da Zona Oeste, os alunos terão uma surpresa das mais agradáveis a partir deste ano letivo: eles passarão a ficar o período integral na escola para participar das atividades múltiplas da Oficina do Saber.
A escola em período integral proporciona, em horário diferenciado das aulas, diversas atividades educacionais e culturais, noções de informática, arte, aprendizado de língua estrangeira, dança, teatro, esporte, música, coral, orquestra de cordas e oficinas ao ar livre. A grade curricular da Oficina do Saber também foi reforçada com judô, esportes educacionais, caratê, xadrez, artes plásticas, robótica, arte circence e educação ambiental. E, em caráter experimental, aula de empreendedorismo na EM Irineu Leister, do bairro Jardim Ipiranga.
Os professores e funcionários da administração de cada unidade voltaram ao trabalho no dia 3 de fevereiro, quando começaram os preparativos para receber os alunos no retorno às aulas. Uma equipe da Secretaria da Educação trabalha na elaboração do calendário escolar 2011, que terá 200 dias/aulas.


.: Curso de alfabetização de jovens e adultos com inscrições abertas :.

O curso de alfabetização de jovens e adultos “Alfa Vida”, desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, está com as inscrições abertas para a formação de novas turmas. Se você tem algum conhecido que ainda não sabe ler e nem escrever, ou que abandonou a escola, incentive-o a se inscrever e frequentar o “Alfa Vida”.
A expectativa é atrair um número igual ou superior ao de alunos inscritos em 2010, que foi de 1.050. Em relação ao ano passado o projeto terá uma novidade: além das aulas diárias (sempre no período noturno), os alunos também poderão receber aulas nas tardes de sábado, nas escolas que fazem parte do programa “Clube da Escola”.
Assim como ocorreu no ano passado, as inscrições podem ser feitas: permanentemente nas escolas municipais (de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 13h às 16h), nas 14 escolas integrantes do “Clube da Escola” (sábado e domingo, das 9h às 16h) e ainda nas 21 unidades do Sabe Tudo (das 8h às 20h). A abertura de uma classe é feita com o mínimo de 20 alunos.
Para se inscrever basta ter no mínimo 15 anos, não ter concluído o Ensino Fundamental, levar cópia do RG ou certidão de nascimento ou de casamento. Durante os 20 anos de funcionamento, o Alfa Vida já formou mais de 7 mil alunos, com a oportunidade de continuarem os estudos, muitos deles chegaram a concluir a faculdade.


.: Trabalhadores: vocês têm direitos, exerça-os! :.

Iniciamos o ano com a notícia de que em 2010 foram criados mais de 2 milhões de postos de trabalho no país, o maior índice desde 2004. Com certeza, essa é uma ótima notícia aos milhares de trabalhadores brasileiros.
Infelizmente, muitos trabalhadores (empregados, domésticos) ao ingressarem em seus postos de trabalho, se deparam com empregadores que não respeitam as leis trabalhistas, suprimindo seus direitos, sendo eles: registro imediato em carteira de trabalho, salário, 13° salário, férias, depósito do FGTS, recolhimento do INSS, vale transporte.
Outra situação difícil ao trabalhador ocorre quando é surpreendido com sua injusta demissão, ou até mesmo solicita seu desligamento da empresa, por não aguentar a pressão e supressão dos seus direitos.
Ao ser desligado, o empregador deve pagar todos os direitos ao empregado, bem como expedir as guias do seguro desemprego e liberar seu FGTS. E, ao trabalhador que solicita sua demissão, também tem direitos a receber. Entretanto, muitos empregadores deixam de pagar as verbas rescisórias aos empregados.
Para essas situações, existem soluções. O empregado pode procurar seu sindicato para tentar uma solução amigável, ou se preferir, entre em contato com o advogado de sua confiança para que ele te oriente e exerça as medidas judiciais necessárias para que sejam cumpridos os seus direitos.

Lucila Dias de Oliveira – OAB/SP 295.901. Advogada militante nas áreas trabalhista, cível e consumidor.
Rua Marcio dos Santos Flores, 19, 1° andar, sala 02. Wanel Ville. Tel. 15 3013-4702


.: Chuvas fortes e desastres da natureza: como minimizar os danos e prejuízos causados a sua residência? :.

Quando falamos em seguro residencial, a primeira coisa que nos vem a mente é protegermos nossos bens contra o roubo. O que sem dúvida alguma é uma das nossas principais preocupações nos dias de hoje. E o fato de termos contratado o seguro residencial nos garante a reposição dos bens roubados ou a indenização dos valores que eles representam.
O que a maioria das pessoas não sabe é que as coberturas concedidas no seguro residencial não se limitam a roubo dos bens e incêndio do imóvel.
Nesses primeiros meses do ano é muito comum termos prejuízos em nossas residências causados por destelhamentos, decorrentes de chuvas fortes, vendaval, granizo, queda de raio, e danos elétricos. Os danos elétricos podem ser causados devido ao mau tempo, o que acarreta a queda ou oscilação de energia elétrica, ocasionando a queima de produtos eletro-eletrônicos, como TV, aparelhos de som, DVD, entre outros.
É importante sabermos que ao contratarmos o seguro residencial, todas essas situações passam a estar cobertas pelo contrato, ressaltando que não somente aos danos externos da residência, mas também aos bens e conteúdos existentes dentro do imóvel.
Outra facilidade que o seguro residencial oferece é a assistência 24 horas residencial, que disponibiliza profissionais qualificados na área de prestação de serviços como: encanador, pedreiro, chaveiro, limpeza de caixa d’água e assistência técnica para geladeira, fogão, máquinas de lavar, micro-ondas, etc. A visita do profissional e a mão de obra são gratuitas, ficando por conta do segurado somente a peça que por ventura venha a ser trocada.
Para maiores informações, consulte o corretor de seguros de sua confiança.

Telma Lima Corretora de Seguros
Seguro de vida, auto, residência, empresa e condomínios.
Rua Márcio dos Santos Flores, 19
1º andar sala 2 Wanel Ville I
Fone (15) 30134702



.: Sucessão empresarial :.

Você sabe como conduzir o processo de sucessão familiar numa empresa? Os processos de sucessão familiar são bem mais fáceis de serem conduzidos quando existe diálogo.
As famílias têm que expor o repertório da empresa sobre a mesa, e não fingir que os problemas não existem. Diálogo familiar é fundamental para a continuidade do negócio.
Na primeira geração, a empresa familiar é ágil, rápida e eficiente. Isso é relativamente fácil de ser explicado porque o poder decisório normalmente está nas mãos, ou melhor, “na cabeça” de uma única pessoa.
Já a transição de gerações, estrutura societária, herança e falta de profissionalização integraram a lista de assuntos que tradicionalmente geram conflitos entre familiares.
Os filhos, os genros, as noras entram no negócio e se transformam nos “novos donos”. Entraram na empresa como herdeiros, tomando posse da herança que lhes coube. Raramente pensam que deviam entrar na empresa como sucessores.
Muitos negócios não resistem à disputa familiar e sucumbem, destruindo a empresa, o patrimônio e, até mesmo, a relação familiar.
Para o consultor do Sebrae, Sergio Diniz, é fundamental planejar a sucessão empresarial, levando em conta a família, a propriedade e a gestão do negócio.
“O planejamento deve ser elaborado com base no diálogo, no envolvimento e no comprometimento de todos. E mais que isso. É preciso ceder. É preciso fazer concessões. É preciso ter humildade”.
Para Diniz, processo deve ser elaborado contemplando várias nuances. Estabelecer regras para o ingresso dos familiares na empresa; preparar o herdeiro com treinamentos e estágio nos diversos setores da empresa e considerar experiências vividas fora da empresa podem e devem ser consideradas destaca o consultor.
Para que a sucessão transcorra dentro de uma normalidade, o consultor considera essencial o planejamento prévio. E essa questão deve ser tratada antecipadamente e de preferência, enquanto o fundador ainda estiver vivo e atuante. Saiba mais no www.sebraesp.com.br

Agenda do Empreendedor

O Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba oferece gratuitamente oficinas e palestras sobre temas relacionados à gestão empresarial. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone: 3224-4342. Confira a programação e participe!

Programação do mês de fevereiro
Dia 10 – Micro Empreendedor Individual, 15h às 17h
Dia 11 – Desenvolva sua Empresa, 19h às 22h
Dia 14 – Como Evitar Reclamações Trabalhistas, 10h às 12h; Lidando com a inadimplência, 14h às 16h
Dia 15 – Fluxo de Caixa, 18h30 às 22h30
Dia 18 - Micro Empreendedor Individual, 10h às 12h
Dia 21 – Invista no Planejamento, 19h às 22h
Dia 23 – Entendendo Custos, Despesas e Preço de Vendas (15h às 17h); Desperte seu Potencial (19h às 22h)
Dia 25 – Desenvolva sua Empresa, 19h às 22h
Programação do mês de março
Dia 2 - Micro Empreendedor Individual, 10h às 12h; Entendendo Custos, Despesas e Preço de Vendas, 19h às 21h
Dia 3 – Pesquisa de Mercado – 10h ás 12h; Como divulgar sua empresa, 14h às 16h
Dia 10 - Micro Empreendedor Individual, 10h às 12h

 
.: Oficinas gratuitas na Casa do Cidadão do Ipiranga :.

A Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) abriu as inscrições para 1.188 vagas dos cursos do Projeto “Mais Cultura”. Durante todo o ano, serão oferecidas aulas de street dance, balé, teatro, coral, dança de salão, teclado, pintura em tela, violão, mangá, jazz, violino, Tai Chi Chuan, capoeira, percussão, DJ, flauta e sapateado. As inscrições devem ser feitas somente até o dia 11 de fevereiro, no próprio local onde será ministrado o curso escolhido.
As inscrições devem ser realizadas das 9h às 12h ou das 14h às 17h. Os interessados devem levar o RG e um comprovante de endereço. A seleção do candidato será por ordem de chegada, obedecendo a idades estipulada para cada oficina. De acordo com a Secult, cada participante terá direito a fazer inscrição em até duas oficinas. Confira as oficinas disponíveis na Casa do Cidadão, do bairro Ipiranga:

Teatro (a partir de 14 anos)
quarta-feira – 14h às 15h40
30 vagas

Coral/Flauta (de 6 a 15 anos)
terça-feira – 14h20 às 16h
30 vagas

Mangá (a partir de 11 anos)
quinta-feira – 15h às 16h40
15 vagas


.: ECoisas da Terra Rasgada... :.

Jesus amado, a nossa querida terra rasgada (Sorocaba) já está parecendo uma mini Ilha da Fantasia (Brasília)! Quase tudo que a gente confiava, está ficando duro de acreditar! Será que é algum tipo de efeito “Viagra”???? ahahahahahaha
E a cidade está mesmo, cada vez, mas cheia de atletas entre as autoridades sorocabanas. Depois dos vereadores que bateram o recorde em aprovar, em menos de 30 segundos, o aumento dos seus próprios salários, quem já está escalando atletas paras as Olimpíadas de 2016, no Brasil, é a nossa Guarda Municipal. A modalidade esportiva: jogar carro da ponte, de uma altura de 4 metros!!!! Ainda bem que ele não tinha carteira de motorista, já imaginou se tivesse???? ahahahahaha
Voltando aos vereadores, já que eles foram obrigados a desistir do gordo aumento dos seus próprios salários, agora eles querem se vingar do prefeito e dos secretários municipais. Um deles já apresentou um projeto de lei para diminuir os salários deles!!!! Mas o prefeito galã Victor Lippim disse que “diminuir salário é jogada para aparecer”. E pra aparecer só ganhando mais de R$ 11 mil por mês ou R$ 19 mil mensais, igual ele. Quem pode, pode. Quem não pode, se sacode!!!! Ahahahahahaha
E um aposentado da terra rasgada inventou um novo jeito de dar aquela levantada no casamento: arrume uma amante, prenda a patroa num porão, sem ventilação, por 7 anos, e quando alguém descobrir simplesmente diga que ela tem problema mental. Se ela é maluca, imagina ele então!!!!???? Ahahahahahaha
A terra rasgada também inventou uma nova tonalidade para a raiva. Aqui, ninguém mais fica roxo ou vermelho de raiva. Agora tudo mundo fica “amarelinho” de raiva, e ganha, de brinde, uma multa!!! ahahahahahaha

Garota Enxaqueca