.: Wanel Ville e Cia 39 :.

 
Editorial

Além de navegar, dialogar é preciso...

A edição do Wanel Ville & Cia, a última do ano, toca num assunto polêmico, mas muito necessário: a difícil arte de dialogar, principalmente com os adolescentes, e ainda mais quando o assunto é Bullying ou sexualidade. Difícil, porém, necessário! Não dá para simplesmente ignorar a situação e não querer dialogar com os jovens. Sem dúvida, é a pior solução. Para enfrentar essa questão polêmica, a EE Wilson Ramos Brandão promoveu um Fórum Social para dialogar com os alunos, além de trazer especialistas para falar sobre os temas que mais afligem os jovens.
O Bullying é uma palavra inglesa que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa. E, infelizmente, casos de Bullying acontecem nas escolas, em casa, em faculdades, no trabalho, entre outros.
Por isso, a escola resolveu falar com os jovens sobre a questão e abriu um canal direto de diálogo, para que eles possam revelar suas angústias e problemas, por meio dos professores mediadores. Além disso, uma psicóloga orientou os estudantes sobre os casos de Bullying e mostrou o quanto ele pode ser uma prática extremamente desagradável, e o quanto ele não combina com um ambiente escolar. Aliás, em nenhum ambiente!
Outra questão difícil é falar sobre sexualidade com os jovens, já que o assunto envolve muito tabu e as famílias também, muitas vezes, não conseguem ou não sabem como dialogar com seus filhos sobre sexo! Assim, a escola assumiu esse papel e no evento promovido na EE Wilson Ramos Brandão, os estudantes puderam esclarecer suas dúvidas e dialogar sobre sexualidade! Um belo exemplo de diálogo sincero e franco com os jovens!
Quem em 2011 a gente possa exercer, cada vez mais, a nossa capacidade de diálogo com nossos familiares, pais, filhos, primos, amigos, vizinhos! Um Feliz Natal a todos!

Ana Claudia Martins



  .: EE Wilson Ramos Brandão promove 1° Fórum Social :.

O dia 24 de novembro foi muito especial para todos os alunos, professores e funcionários da EE Wilson Ramos Brandão, no Parque Ouro Fino! A escola promoveu o 1º Fórum Social, das 8h às 15h, com o tema “Na adolescência, viva com consciência”. Durante todo o evento, os temas Bullying e sexualidade foram debatidos em salas temáticas e no pátio da escola, com a presença de convidados especiais: a psicóloga Rosana Cathya R. Mangini, e a conselheira tutelar Sylvia Campanati, entre outros.
O evento começou com uma apresentação instrumental (teclado), da professora Jéssica Soares. Em seguida, o Fórum foi aberto pela diretora da escola, Sonia Jane de Sales Oliveira e pela coordenadora pedagógica Patrícia Paz Basseto. Em seguida, todos cantaram o hino nacional e degustaram um saboroso café da manhã!
Às 10 horas, a psicóloga Rosana conversou com os estudantes sobre sexualidade (saúde e responsabilidade) e Bullying (convívio e diversidade humana). Rosana trouxe muitas informações para os alunos sobre sexo e respondeu a muitas dúvidas dos estudantes, que sentem dificuldade de falar sobre o assunto em casa, com os pais. Guilherme de Oliveira Silva, 14 anos, é aluno da 7ª série e disse que na escola é mais fácil falar sobre sexo com os amigos. “Em casa a gente tem vergonha de falar sobre sexo com os pais”, conta. Segundo a psicóloga, o diálogo é muito importante na sexualidade, para que os jovens possam conhecer melhor o próprio corpo. “A escola e a mídia são fontes de informação sobre sexo para o jovem, além da família. Mas, os pais ainda têm uma certa dificuldade de falar sobre sexualidade com os filhos”, afirma.
A aluna da 8ª série, Danielly do Nascimento Lima, 14 anos, disse que já sofreu de Bullying na escola. “Alguns colegas fazem umas brincadeiras sem graça com a gente e já me chamaram de gorda”, conta. Segundo a psicóloga, os adolescentes precisam aprender a conviver com a diversidade humana. “Como a gente faz para conviver com quem é diferente? Mudar de escola não resolve. Temos que aprender a fazer juízo de fato e não juízo de valor. Só assim não vamos praticar Bullying”, explica Rosana.
Às 11 horas, uma nova turma de alunos participou da palestra sobre sexualidade e Bullying, e em seguida houve um intervalo para o almoço, às 12 horas. No período da tarde, a conselheira tutelar Sylvia Campanati falou sobre as atividades do Conselho Tutelar de Sorocaba e das funções do conselheiro. Segundo ela, os estudantes imaginam que o Conselho Tutelar é um órgão punitivo, o que não é verdade. “Muitos alunos acreditam que o órgão é punitivo, quando na verdade ele garante os direitos das crianças e adolescentes, de acordo com o Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Após a apresentação do Conselho Tutelar, os alunos, divididos por salas, apresentaram os painéis feitos por eles, sobre os temas discutidos durante o Fórum.
De acordo com a diretora Sonia Jane de Sales Oliveira, o evento é o resultado de uma educação voltada para a paz. “É preciso que não só os alunos, mas também professores, funcionários, pais e a comunidade em geral, sejam sensibilizados por novas formas de convivência baseadas na solidariedade e no respeito às diferenças”, destaca.




.: Alunos de jazz do Território Jovem se apresentam no Teatro Municipal :.

Os alunos da Oficina de Jazz do Território Jovem do Jardim Ipiranga se apresentaram no espetáculo “Khamaleon Cats”, nos dias 18 e 19 de novembro, às 20h30, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”. O convite para a participação dos alunos na apresentação foi feito pela academia Spaço da Dança Escola de Ballet, que apresentou o seu “Espetáculo de Gala”.
De acordo com Fernanda Chelles, professora do Território Jovem e diretora da academia, para os alunos foi uma ótima experiência. “Subir ao palco só reforçou a auto-estima e a confiança de cada um deles. É o momento de mostrar o aprendizado e de sentir a alegria de uma etapa da vida vencida”, destaca.
Durante 120 minutos, cantores e humoristas de stand-up comedy participam do espetáculo juntos a 90 bailarinas da Spaço da Dança Escola de Ballet, das academias In Corpore e Imagem, e dos alunos da oficina de jazz do Território Jovem Jd. Ipiranga. A história é mostrada por meio de coreografias de ballet clássico, jazz, sapateado, irish step dance e contemporâneo.
“Khamaleon” conta a história de Miranda (Thiago Moura), um famoso produtor do show business, perfeccionista e exigente, que é muito duro com todos e, principalmente, com o seu fiel assistente Wilderson (Walter Chanes) que se dedica demais pra que o novo espetáculo “A Broadway é Aqui!” produzido por seu chefe seja um grande sucesso.
Com medo do fracasso, Miranda se camufla numa personalidade egocêntrica e autoritária, deixando todo o elenco de cantores e bailarinos a beira da loucura. A caminho de mais um ensaio geral, Miranda é surpreendido por Zayra (Richard Godoy), uma cigana cheia de mistérios, que faz com que Miranda perceba que viver como um camaleão, apesar de ter o lado bom, nem sempre é o melhor caminho.
Utilizando a experiência do ‘stand-up comedy’, os atores criaram em cima dos personagens um texto com humor para agradar a todas as idades. “O mais interessante de fazer um trabalho ao vivo é que nos dois dias tivemos espetáculos diferentes, o que aumenta ainda mais a nossa expectativa”, afirma Fernanda Chelles. “Esse é o resultado do trabalho realizado pela Prefeitura de Sorocaba durante todo este ano no Território Jovem”, ressalta a secretária da Juventude Edith Maria Di Giorgi.


.: CRAS do Ipiranga expõe seus trabalhos :.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Ipiranga expôs seus trabalhos para a população na tarde do dia 30 de novembro, das 13h às 16h. A exposição, chamada de ExpoCras, é o resultado de um ano de trabalho realizado pela unidade do CRAS no Ipiranga.
Segundo a secretária da Cidadania, Mazé Lima, nas unidades do CRAS em Sorocaba, o público recebe atendimento de assistentes e agentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais. E ainda desfruta de cursos diversos, como de artesanatos, customização de camisetas, crochê, tricô, informática, pintura em tecidos, biscuit e oficinas culturais de axé, afro, entre outras atividades. “A exposição mostrou muita coisa bonita realizada em cada uma de nossas unidades’, conta a secretária.
Todos os 8 CRAS da cidade são importantes espaços de cidadania, destinados a acolher e prestar serviços aos cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade social por causa de diversos fatores, como pobreza, rompimento de laços familiares, discriminações, entre outros.
Segundo a assistente social do CRAS Ipiranga, Daniele Nardi, o local tem aproximadamente mais de 1 mil pessoas cadastradas e atende os moradores de 24 bairros da região. “Nós orientamos os moradores sobre os principais programas disponíveis: “Projovem Adolescente”, “Renda Cidadã”, “Ação Jovem”, e “Bolsa Família”, conta. Na Zona Oeste de Sorocaba, a unidade do CRAS funciona na Rua Santo Micheleti, 30, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Mais informações, pelo telefone: 3202-8138.




.: Alunos da Zona Oeste participam do Mega Plantio :.

Um grupo de 30 alunos da EE Ana Cecília Martins, do bairro Wanel Ville, e 10 professores, além de membros da diretoria da escola, participaram no dia 5 de dezembro, do Mega Plantio. O evento teve mais de 10 mil participantes e resultou no plantio de 50 mil novas mudas de árvores em Sorocaba. O Mega Plantio possibilitou o reflorestamento de 300 mil m² de área verde na Zona Norte, entre o Jardim Santa Marina e o Jardim Santo André II, incluindo trechos às margens do Rio Sorocaba.
As 50 mil mudas foram produzidas em um viveiro mantido pela Prefeitura na Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro” (P1), no Mineirão, sendo 70% de espécies nativas e 30% frutíferas. A ação da Prefeitura Municipal faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores até 2012. Sorocaba possui atualmente cerca de 200 mil árvores em área urbana.
Segundo a coordenadora pedagógica da EE Ana Cecília Martins, Joselita Félix de Macedo Barros, a participação da escola no Mega Plantio faz parte do projeto pedagógico “Minha escola é verde”, que desde 2009 é desenvolvido entre todos os estudantes. “O tema da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente constantemente é discutido em sala de aula com nossos alunos em função desse projeto. Por isso, nós fizemos questão de participar”, destaca ela.
Além disso, os alunos, funcionários e professores também ajudam na reciclagem de papel. Toda sexta-feira, um caminhão da Coreso (Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba), vai até a escola para buscar todo o material reciclável. “Nossos alunos trazem de casa tudo o que pode ser reciclado, contribuindo com o meio ambiente”, afirma a coordenadora.

Mobilização de forças
Supervisionado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), o Mega Plantio busca aliar melhorias às condições ambientais e climáticas da cidade, com a oportunidade de inclusão social dos reeducandos em regime semiaberto. Para o evento acontecer, aproximadamente 500 funcionários públicos participaram das diversas frentes de trabalho. A equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) definiu as áreas e as espécies a serem plantadas e também foi a responsável por capacitar 50 monitores e 10 supervisores, que coordenaram os participantes do plantio no dia da atividade ecológica.
A Secretaria de Parcerias (Separ) foi responsável por mobilizar as entidades, empresas e a população em geral. A Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) e a Urbes – Trânsito e Transportes organizaram a logística de trânsito e a disponibilização de ônibus para entidades e grupos, locais e horários de chegada, entre outras questões. Já toda a infraestrutura necessária, limpeza da área, preparação, transporte e seleção das mudas, tutores, insumos, coordenação operacional, fabricação das pazinhas de bambu, foi realizada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe).
        O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também ajudou na limpeza da área. Além disso, durante o Mega Plantio, o Saae cedeu caminhões-pipa, que percorreram toda a área do evento, e reservatórios de água potável no local do show. A partir de agora, a manutenção das mudas será feita pela própria Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), que vão fazer o acompanhamento do desenvolvimento dessas 50 mil árvores.
Ao final do Mega Plantio, o público pode conferir gratuitamente o show com o saxofonista e violonista do grupo Kid Abelha, George Israel. A apresentação aconteceu no final da Av. Ulysses Guimarães, no Jardim Santo André II, uma área que está sendo urbanizada pela prefeitura.

 



.: UBS Wanel Ville comemora um ano com festa :.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Wanel Ville completou um ano de funcionamento no dia 30 de novembro. Para comemorar a data, foi realizada uma festa, das 7h às 16h, para funcionários, parceiros e a população em geral. Durante a programação, foram realizadas palestras educativas sobre diversos temas, atividades para adultos e crianças e boa música. Alunos da EE Ana Cecília Martins e crianças da Pastoral do Menor do Ipiranga participaram do evento.
As atividades tiveram início logo às 7h. O grupo de caminhada da unidade, juntamente com um professor de educação física, fez exercícios físicos com a população. Em seguida, o coral do bairro Júlio de Mesquita Filho fez uma bela apresentação para os funcionários, integrantes do grupo de caminhada e parceiros. João Antonio Rufino, 65 anos, mora no bairro Júlio de Mesquita e desde que começou a fazer caminhada com o grupo da UBS já perdeu 10 quilos. “Além da caminhada, eu também faço ginástica com o grupo da UBS e me sinto muito bem”, afirma.
Segundo o coordenador da UBS, Eduardo Henrique Naloto, a unidade já realizou mais de 45 mil consultas de janeiro a outubro de 2010. “É um motivo de muito orgulho ver como a UBS do Wanel ajuda a transformar a vida das pessoas”, destaca. Das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, foram realizadas atividades educativas e palestras em diversas salas da unidade, sobre os seguintes temas: saúde do adolescente, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), métodos contraceptivos, planejamento familiar e saúde do homem.
Também ocorreram durante todo o dia orientações sobre saúde bucal para crianças e adultos. Alunos do curso de Nutrição e Enfermagem da Universidade Paulista (Unip) fizeram palestras sobre hábitos saudáveis de alimentação. E nos dias 2 e 3 de dezembro, o Ônibus da Mulher esteve na UBS Wanel Ville, das 9h às 17h, também fazendo parte das comemorações do aniversário de um ano da unidade. O Ônibus Azul esteve somente no dia 3, no mesmo horário.

Uma das maiores da cidade

A UBS Wanel Ville é uma das maiores da cidade, com 1.049 m2 de área construída e uma estrutura preparada para atender uma região com cerca de 19 mil habitantes. Um dos diferenciais da unidade é que é a primeira da cidade a ter uma sala específica para a realização de eletrocardiogramas, desde a sua inauguração. A unidade tem 11 consultórios  - 3 de clínica médica, 2 de pediatria, 2 de ginecologia (com sanitário), um de enfermagem, um de acolhimento e dois de odontologia, além de farmácia e recepções separadas para crianças e adultos. Tem sala de ginástica, sala de amamentação e fraldário, sala para reuniões e trabalho com a comunidade, salas de vacina, inalação, curativo, colheita e coleta de exames, medicação, expurgo, esterilização e administração.
Em um ano de funcionamento, a UBS já realizou cerca de 50 mil atendimentos. Sua área de abrangência inclui nove bairros: Wanel Ville (de 1 a 5), Ouro Fino, Jardim Ipiranga, Jardim Abatiá e parte do Parque Esmeralda. O secretário de Saúde, Milton Palma, também prestigiou o aniversário de um ano da UBS do Wanel e parabenizou a equipe pelo bom trabalho. “UBS do Wanel era uma reivindicação antiga da população e a unidade realiza um ótimo trabalho, por meio da sua coordenação”, disse Palma. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O telefone para mais informações é o 3202.1662.

.: Fazendo Futuro forma mais adolescentes nas escolas da região :.

O projeto Fazendo Futuro realizou no dia 7 de dezembro a formatura de mais 283 jovens, entre 13 e 18 anos, que integram o programa. Os adolescentes são estudantes de escolas públicas de Sorocaba, estaduais, municipais e técnicas, que já estão atuando como multiplicadores em suas escolas e comunidade. São estudantes de 47 escolas, distribuídas por praticamente todas as regiões da cidade. Na Zona Oeste, há formandos das seguintes escolas estaduais: “Wilson Ramos Brandão” (Jardim Ouro Fino), “Antônio Vieira Campos” e “Rafael Orsi Filho” (Júlio de Mesquita Filho), “Elza Salvestro Bonilha” (Jardim Itanguá II) e “Ana Cecília Martins” (Wanel Ville).
O Fazendo Futuro é desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Educação e da Juventude, em parceria com a ONG Piracema. Desde o início, em 2006, mais de 1.000 jovens já passaram pelo projeto. Muitos deles, embora tenham mudado de escola ou já estejam no mercado de trabalho, quando solicitados ainda orientam os jovens de sua comunidade.
Os novos agentes percorrem as classes para uma conversa franca com seus colegas, com o objetivo de orientar e conscientizar para a importância da prevenção contra a gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, riscos do uso de drogas, além de conceitos de cidadania e autocuidado. Com um kit utilizado nas Unidades Básicas de Saúde para orientação no planejamento familiar, os jovens percorrem as classes com faixa etária semelhante a deles e, com uma conversa franca, sem a presença de adultos, trocam informações, esclarecem dúvidas sobre temas complexos e que muitas vezes são tidos como tabu nas comunidades. Além disso, multiplicam orientações sobre projetos de vida e hábitos saudáveis.
O prefeito Vitor Lippi destaca a importância desse trabalho desenvolvido pelos adolescentes e jovens, principalmente com relação à conscientização quanto à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce. “Esses garotos fazem a diferença, porque, com o trabalho que realizam, estão ajudando a construir um futuro melhor, e nós nos orgulhamos muito deles”, disse o prefeito.
O evento contou com a presença do prefeito Vitor Lippi e das secretárias Maria Teresinha Del Cístia (Educação) e Edith Maria Di Giorgi (Juventude).

 

.: PM e Secretaria da Cultura realizam evento no Ipiranga :.

A 1ª Cia da Polícia Militar de Sorocaba, em parceria com a Secretaria da Cultura, realizou no dia 30 de novembro, na Praça Maestro Nilson Lombardi, no bairro Jardim Ipiranga, várias atividades de lazer e cultura para as crianças, jovens e adultos, que passaram pelo local. Segundo o Capitão André Luiz Menezes, Comandante da 1ª Cia da PM, localizada no bairro Júlio de Mesquita, o objetivo do evento é aproximar a população da PM. “Além de integrar a população com a Polícia Militar, levamos aos moradores o conhecimento sobre as ações da PM, como suas campanhas educativas e programas como o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência)”, afirma.
As crianças e jovens também puderam conhecer o Grupo Escoteiro Sorocaba Oeste, criado pela 1ª Cia da PM e que se reúne todos os sábados, das 14h às 16h, na sede da Polícia Militar. Além disso, elas se divertiram com brincadeiras, jogos, atividades educativas sobre as ações e campanhas da PM, música e ainda conheceram os animais da cavalaria da PM. Os policiais ainda distribuíram panfletos com dicas de segurança para pais e filhos, com orientações para a proteção de crianças e adolescentes. Além de orientar a população como evitar furtos de veículos e a residências, principalmente nesta época de final de ano e festas, quando muitas famílias viajam. Segundo o Capitão Menezes, essas ações visam aumentar a confiança e a proximidade da população com a Polícia Militar. “O trabalho da PM é proteger e também educar o cidadão”, conta.
O evento foi realizado pela primeira vez no Ipiranga e foi aprovado pelos moradores. Luis Ricardo Rodrigues, 19 anos, mora no bairro e disse que gostou das atividades. “Foi muito divertido e acredito que é importante essa aproximação da população com a PM”, conta.


.: Foco Social - Paula Pacheco :.

.: “MadrugAtiva” atrai mais de 200 jovens no Jardim Ipiranga :.

Mais de 200 jovens participaram do “MadrugAtiva Jovem”, que aconteceu das 21h da sexta-feira (5/11) até às 2h de sábado (6/11). Promovido pela Secretaria da Juventude (Sejuv), o evento ofereceu diversas atividades para a garotada de 15 a 29 anos no Território Jovem do Jardim Ipiranga. “O nosso objetivo com a realização de mais uma edição desse evento, é a de oferecer, em um horário diferenciado, opções de lazer para os jovens nos bairros onde moram”, explica a secretária da Juventude, Edith Maria Di Giorgi.
Os jovens participaram de campeonato de truco, kung fu, axé, pagode, forró, painel de recados e parkour. De acordo com Edith, a programação da “MadrugAtiva” foi escolhida pelos próprios jovens. Além disso, a “festa” teve a participação do DJ Brendo e DJ Ivan, Banda Kiris e Pagode GP para animar o local.
Joel Rosa de Oliveira, 19 anos, é um frequentador assíduo do Território Jovem, onde já participou de oficinas de teatro, fotografia, entre outras atividades. Com a MadrugAtiva não poderia ser diferente. “Participei de todas as MadrugAtivas. Adorei o axé, o pagode e o parkour”, destaca.
Já Caio Fernando da Silva, de 19 anos, participou pela terceira vez como voluntário da atividade, fazendo pirofagia. “Foi muito bom. Eu pude mostrar o trabalho do meu grupo “Palhaçando”. As pessoas gostaram e até já me ligaram para fazermos apresentação em outros locais”, conta animado.
O Território Jovem é um espaço aberto para as manifestações culturais e artísticas propostas pelos próprios jovens. Por isso, ele pode ser usado para ensaios, eventos de grupos musicais, danças e apresentações em geral. A unidade fica na Av. Elias Maluf, 1.080. Informações pelo telefone (15) 3221.3081.



.: Atividades marcam o encerramento do Mês da Consciência Negra :.

Encerrando os festejos do Mês da Consciência Negra, no dia 28 de novembro foram realizados 2 eventos no Parque Maestro Nilson Lombardi, no Jardim Ipiranga. Várias atividades foram realizadas com a participação da Liga Sorocabana de Blocos e Escolas de Samba de Sorocaba (Lisobes), Momunes e Quilombinho. O evento começou a partir das 15h e também foram realizados shows de pagode, capoeira, exposições, corte e trança de cabelo e palestra sobre a saúde da população negra. Tudo gratuito.   
O Mês da Consciência Negra teve uma programação especial em Sorocaba, para comemorar o feriado municipal no dia 20 de novembro. Também no Parque Maestro Nilson Lombardi, das 16h às 21h, as unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, os Ônibus da Mulher e do Homem, atenderam os participantes do evento com a realização de exames preventivos.


.: Famílias do Ipiranga aguardam regularização de imóveis :.
As famílias de 7 bairros de Sorocaba que foram beneficiadas pela regularização fundiária ainda aguardam a entrega do documento dos imóveis, entre elas, muitos moradores do bairro Jardim Ipiranga. No dia 11 de novembro, as primeiras 400 famílias integralmente beneficiadas pela regularização fundiária na cidade receberam das mãos do prefeito Vitor Lippi o documento correspondente.
Os primeiros contratos foram entregues aos moradores do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, numa solenidade que aconteceu na Avenida Itavuvu, 7.000. Até o final de março de 2011, deverão ser entregues os documentos restantes que irão beneficiar um total de aproximadamente mil famílias no local.
Segundo o secretário de Negócios Jurídicos, Luiz Ângelo Verrone Quilici, os contratos já estão devidamente registrados no Cartório de Registro de Imóveis de Sorocaba. “O documento é um contrato entre a Prefeitura e o morador. Ele garante o direito real de uso por 99 anos. Na prática, ele transforma o morador em dono da área, desde que dê ao imóvel a destinação definida entre as partes.
De acordo com o secretário, caso o objetivo seja o de moradia, deverá se manter como residência. “A mesma regra vale para o comércio. E o mais importante é que a garantia está no registro no Cartório de Imóveis”, conclui Verrone.
Desde a segunda semana de junho de 2010, um trailer da regularização fundiária está estacionado no Ana Paula Eleutério para finalizar o processo de regularização fundiária da cerca de mil famílias que se enquadram ao benefício. Um segundo veículo iniciou as atividades no Jardim Nova Esperança e até 2012 deverá concluir a regularização fundiária de 2,7 mil famílias na região.
Verrone explica ainda que mais 2,2 mil famílias de Sorocaba já estão com o cadastro concluído, entregaram toda a documentação, encontram-se em situação regular e deverão receber os documentos em breve. Estão em fase de conclusão os procedimentos da regularização e aguardam também o registro do documento no Cartório de Registros de Imóveis, famílias do Ipiranga, Refúgio, Retiro São João, Novo Horizonte, Parque das Laranjeiras e Vila Barão.

.: Sabe Tudo do Ipiranga registra o maior movimento da cidade :.

Das 21 unidades do Sabe Tudo em Sorocaba, distribuídas em diferentes bairros das 4 regiões, o Sabe Tudo do Ipiranga, na Zona Oeste, é o mais movimentado da cidade. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a unidade, localizada ao lado da EM “Irineu Leister”, foi a que registrou o maior movimento, totalizando até 30 de novembro 91.943 acessos. Na segunda posição ficou o Sabe Tudo da EM “Walter Carreteiro”, do Ana Paula Eleutério, com 76.329 acessos.
No total, as 21 unidades do Sabe Tudo chegaram este ano a quase 1 milhão de acessos, registrando até o final de novembro 903 mil acessos. Com o aumento gradativo dos usuários, a expectativa da ONG Projeto Pérola, que administra as unidades, é a de que na virada do ano chegue a marca de 1 milhão.
Atualmente são mais de 32 mil usuários cadastrados e aptos a utilizarem os computadores. Os cursos ministrados nas unidades do Sabe Tudo formam mais 2.339 alunos. São crianças, jovens e adultos que, durante os últimos cinco meses, participaram dos cursos de informática e cidadania oferecidos nos Sabe Tudo, distribuídos por várias regiões da cidade.
Desse total de formandos, 518 pessoas estão concluindo o curso de Informática Avançado, que oferece preparação do aluno para o mercado de trabalho. Nos cursos de Informática Básica e Cidadania, oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba, além de operar programas como Windows, Word, Excel, Power Point e Office, entre outros, os alunos aprendem a navegar pela internet, fazer pesquisas na rede mundial de computadores e enviar e receber e-mails. Desde o início dos cursos, em 2007, com a unidade do Jardim Hungarês, mais de 10 mil alunos já se formaram nesses cursos e, por meio do conhecimento obtido, muitos jovens conseguiram colocação no mercado de trabalho.


.: Agenda do Empreendedor :.

Marketing e Merchandising

Você sabe qual a importância do marketing e do merchandising? Podemos definir Marketing como sintonia com o mercado, ou seja, a habilidade de gerar clientes e mantê-los plenamente. Divulgação é frequentemente confundida com Marketing. A divulgação, também conhecida como publicidade ou comunicação com o mercado. Ela é apenas um dos componentes do chamado mix de Marketing.
O mix é composto por 4Ps. P de Produto, de Preço, Ponto e Promoção, a divulgação propriamente. O Produto ou Serviço deve estar em sintonia com as expectativas de seu público. Defina um Preço de venda justo para seus produtos e de acordo com o perfil de seu público, observando sempre o preço praticado pela concorrência. Ponto: defina onde quer distribuir o seu produto e como irá oferecê-lo ao seu público, procurando atender a conveniência dele. “Analisadas as questões anteriores, podemos definir qual a melhor ferramenta de divulgação ou promoção”, destaca o consultor do Sebrae-SP, Wlamir Bello.
Outra questão é o merchandising, que é o nome do conjunto de processos ou atividades, destinados a valorizar os produtos e serviços aos olhos do cliente. Uma forma para aumentar a possibilidade da tomada de decisão para a efetivação da compra. “Resumindo, merchandising é todo o cenário que a loja passa para motivar o cliente a entrar, desejar e comprar os produtos”, ressalta o consultor do Sebrae-SP, José Carmo. Para isso, relembra o consultor, usam-se as técnicas de layout para facilitar a movimentação das pessoas na loja, a iluminação, o vitrinismo, o arranjo e exposição dos produtos e as cores. Enfim, Merchandising é encantar o cliente em segundos que podem valer ouro. Saiba mais no www.sebraesp.com.br

Agenda do Empreendedor

O Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba oferece gratuitamente oficinas e palestras sobre temas relacionados à gestão empresarial. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone: 3224-4342. O Sebrae também disponibiliza de graça diversos cursos de gestão empresarial na modalidade de Educação a Distância (EAD). Para ter acesso às opções, faça cadastro no site http://www.sebraesp.com.br/ead/ e escolha os cursos online que deseja fazer. Confira a programação e participe!

.: 2011 vem aí, ole ole olá! :.

É minha gente, 2011 vem com tudo e você sabe quem vem junto? A presidenta Dilma Ruimsseff é muito esperta e enganou todos os “abestados” que votaram nela! Ela pode ressuscitar a tal da CPMF: Contribuição Permanente Maracutaia Forçada! Ahahahahaha Quem mandou votar nela, agora já vai preparando o bolso!
E os três homens de confiança da Dilma Ruimssef, Dutra, Cardozo e Palocci, ganharam um apelido carinhoso e meigo da presidenta: os três porquinhos! Será que é porque eles fedem muito e são bem gordinhos ou porque ainda vão fazer muita sujeira???? Ahahahahahahahaha
O Natal das crianças este ano no Rio de Janeiro será recheado com muitos doces e guloseimas, principalmente balas. Com a ajuda da guerra do tráfico de drogas e da PM, o que não vai faltar para a criançada é uma chuva de balas!!! Ahahahahahahaha
Falando em doces e balas, a presidenta já escolheu o novo presidente do Banco Central: Alexandre Tombini. Ela queria um nome mais dócil para o cargo e o escolhido deu um Tombini em Henrique Meirelles! ahahahahahahahaha
E por falar em porcos e em Natal, você sabe como vai ser a ceia de Natal da presidenta? Nada de chester e nem peru, vai ter muito porco assado e um delicioso Michel Tender!!!!! Ahahahahahaha
Em clima de Natal e solidariedade, a presidenta vai abrir os quartos do Palácio da Alvorada e lançar seu novo projeto social: o bolsa-dormitório! A casa oficial da Dilma Ruimsseff tem 4 suítes, 2 apartamentos e salas de jogos. E como ela é sozinha, vai sobrar muita cama por lá!!!! Ahahahahahahahaha

Garota Enxaqueca