.: Wanel Ville e Cia 36 :.

 
Editorial

Tem gente nova no Bairro em Foco

É com imenso orgulho e responsabilidade que, como jornalista responsável do Jornal Bairro em Foco, fecho a minha primeira edição do Wanel Ville & Cia. Enorme satisfação e orgulho porque conheci bairros como Wanel Ville e Jardim Piranga, que possuem fatos, pessoas e histórias muito bacanas e interessantes, mas que eu pouco conhecia. Como sorocabana eu já deveria conhecê-los melhor, mas como trabalhei vários anos em grandes veículos de comunicação em outras cidades do interior paulista, confesso que estou conhecendo muita coisa nova e boa em minha terra natal, em especial na região da Zona Oeste.
Estou admirada com o potencial de crescimento da região e como ainda há mais espaço para novos empreendimentos comerciais e residenciais nos bairros da Zona Oeste de Sorocaba. E é exatamente em função desse potencial, que o Jornal Bairro em Foco, tem a enorme satisfação de trazer aos nossos leitores, a partir desta edição, uma nova seção: um espaço para matérias, informações, conhecimento e agenda de cursos de gestão para as micros e pequenas empresas (MPEs). Por meio de uma parceria com o Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba, o Bairro em foco inova mais uma vez para levar aos nossos leitores e empreendedores, informação de qualidade sobre todos os temas que envolvem a gestão das MPEs, preparada por especialistas no assunto. O objetivo dessa iniciativa é fortalecer ainda mais o potencial de crescimento da Zona Oeste e de todos os seus empreendedores.
O Jornal Bairro em Foco acredita que a informação de qualidade e o conhecimento são fundamentais para aumentar ainda mais a profissionalização e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos empresários da região. É uma oportunidade única e inovadora de proporcionar aos comerciantes locais, e demais interessados, acesso à informação específica e de qualidade para garantir o crescimento das MPEs. Deste modo, convido você, nosso leitor, a participar, ler, opinar e sugerir matérias. O jornal também é feito por você e para você! Nós, do Bairro em Foco, queremos que, cada vez mais, o jornal seja nosso, isto é, tenha a nossa cara: a minha e a sua! Muito prazer e boa leitura!

Ana Claudia Martins



  .: Jovem da Zona Oeste participa de Mostra em Brasília :.

Márcio Alexandre Alves, 29 anos, representou Sorocaba na 1ª Mostra de Produções do ProJovem Urbano, que aconteceu em Brasília, nos dias 11 e 12 de agosto. O jovem, morador do bairro Jardim São Marcos, frequenta o ProJovem do Núcleo Ipiranga/Júlio de Mesquita, localizado na Escola Municipal Irineu Leister, no bairro Ipiranga, e foi selecionado para apresentar uma música de sua autoria, “Uma Vida Diferente”, no evento em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12 de agosto. A música, letra dele em parceria com sua irmã, é um relato da sua história de vida e da importância do projeto nessa nova fase. “Teve um momento em minha vida que larguei os estudos, me envolvi com drogas e fiz muita coisa errada. E quando decidi mudar de vida, o ProJovem foi muito importante porque me trouxe muitas oportunidades”, contou Márcio.
Durante a apresentação, de 6 minutos, o jovem sorocabano cantou ao vivo, enquanto num telão oram projetadas as fotos dos eventos realizados no Núcleo Ipiranga/Júlio de Mesquita do ProJovem. Segundo Márcio, a letra da música foi escrita logo no início do projeto, em julho de 2009, quando todos os professores estavam envolvidos em promover conversas e dinâmicas, visando falar sobre a importância do ProJovem, recepcionar, conhecer, saber as suas expectativas, acolher e criar vínculos com os alunos. Para Márcio, a composição foi uma forma de mostrar para a família dele, o novo rumo que sua vida tomou, a partir da oportunidade de estudar, crescer e melhorar. “O ProJovem é a mudança, é uma esperança que muitos têm de poder mudar, ir mais além e construir uma vida diferente”, disse ele.
A Mostra teve como objetivo proporcionar aos jovens dos estados e municípios participantes do programa, um espaço de interação, troca de experiências e, principalmente, de expressão da criatividade. Para a apresentação, o jovem sorocabano se preparou para representar bem Sorocaba e mostrar sua canção aos colegas de todo o Brasil. Por isso, ele trabalhou bastante os arranjos do ritmo da composição musical, em aulas de violão. O ProJovem é desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o Governo Federal, e beneficia centenas de jovens de vários bairros da cidade. O projeto atende jovens de 18 a 29 anos e oferece formação do Ensino Fundamental, cursos profissionalizantes e desenvolvimento de ações comunitárias. Mais informações, pelo telefone: 3222-7280.


.: Estudantes visitam pontos históricos de Sorocaba :.

Em comemoração aos 356 anos de Sorocaba, celebrado no dia 15 de agosto, os alunos da EE Profª Ana Cecília Martins visitaram, durante o mês de agosto, os principais pontos históricos da cidade. O objetivo da visita, além de conhecer um pouco mais sobre a história do município, foi tirar fotos dos locais e depois montar uma exposição fotográfica na escola: a 1ª Mostra Fotográfica e Exposição História de Sorocaba. Acompanhados pelos historiadores José Rubens Incao e Adolfo Frioli, os estudantes, da 5ª série do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, conheceram os principais monumentos históricos localizados no Centro, além da visita em prédios históricos em vários pontos da cidade, como a Fazenda Ipanema.
Além das fotos, a exposição também contou com várias peças em miniatura de vários prédios históricos da cidade, esculpidas por José Clavijos Martines: Mosteiro de São Bento, Estação Ferroviária (EFS), antigo prédio da EE Prof. Antônio Padilha, Casarão de Brigadeiro Tobias, Fazenda Ipanema, Mercado Municipal, Igreja do Divino, Praça 9 de Julho, Usina Cultural, entre outros. A diretora da escola, Sueli Camargo Santos, explica que o projeto pedagógico “Sorocaba em Foco” teve início com uma orientação técnica dos professores e alunos com historiadores da cidade e resultou na visita dos principais pontos históricos de Sorocaba, além de uma rota cultural pelo Centro. “A finalização de todo esse trabalho foi a exposição fotográfica, com as miniaturas de José Clavijos Martines”, conta ela.
Para a coordenadora do Ensino Fundamental, Joselita F. de Macedo Barros, muitos alunos da escola não nasceram em Sorocaba e não conhecem a história da cidade. “Até os alunos que nasceram no município ainda não conhecem muito bem a história da cidade”, destaca ela. Fato confirmado por Jenifer Ferreira, 13 anos, aluna da 7ª série. “Eu adorei conhecer a trilha histórica na Fazenda Ipanema. Eu não conhecia e gostei de tudo, das casas antigas e dos moinhos. Gostei de conhecer mais sobre Sorocaba”, afirma. Já o aluno Luis Fazenda Ipanema encantou os alunos. Felipe França, 12 anos, também visitou a Fazenda Ipanema e ficou encantado com o local. “O lugar é muito bonito e achei tudo muito interessante. Explicaram tudo direitinho para a gente”, revela.


.: G4 inaugura filial no Itanguá :.

A G4 Intermediação Financeira, especializada em Crédito Consignado e Pessoal, com mais de 90 Pontos de Vendas em todo Estado, convida todos a conhecer sua terceira filial em Sorocaba, no bairro Itanguá. Correspondente Autorizado dos maiores Bancos, a G4 possui linha de Crédito para Aposentados e Pensionistas do INSS, Funcionário Publico Municipal, Estadual e Federal, Forças Armadas, Empréstimo Pessoal Carnê/Cheque, Financiamento e Refinanciamento de Veículos e Credito Imobiliário.
Mesmo se você já tiver empréstimo descontando, a G4 faz a quitação e produz um novo contrato, com taxa de juros menores. Com a G4 é assim: dinheiro no bolso já! Não deixe de conferir nossos produtos. Assim você não adia mais os seus sonhos! Procure a G4 no endereço mais próximo! Confira:
- G4 unidade Itanguá: Avenida Miguel Patrício de Moraes 418, ao lado da Padaria Itanguá. O horário de funcionamento é das 9h às 18h, de segunda a sexta. Das 12h30 às 13h30, fechado para o almoço. Mais informações pelo telefone: 3202-8462.



.: Estudantes da Zona Oeste participam do Projeto Fazendo Futuro :.

Um grupo de alunos das escolas estaduais Ana Cecília Martins e Wilson Ramos Brandão esteve nos dias 23 e 26 de agosto na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Wanel Ville, para conhecer toda a rotina de funcionamento do local. Os estudantes fazem parte da turma de 307 meninos e meninas do Projeto Fazendo Futuro, que vão atuar como multiplicadores em suas escolas e nas comunidades onde vivem. Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Educação e da Saúde, em parceria com a ONG Piracema (Núcleo Regional de Atenção à Família), o projeto prepara os jovens, com idade entre 13 e 18 anos, para orientar os colegas da mesma faixa etária, sobre os riscos da gravidez precoce, planejamento familiar e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), além de outros assuntos considerados tabus para eles.
De acordo com o terapeuta e coordenador do projeto, José Simonetti, os estudantes concluíram o treinamento no final de agosto, e em setembro eles já começam a percorrer as classes para uma conversa franca com seus colegas. “O objetivo é orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção contra a gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, riscos do uso de drogas, além de conceitos de cidadania e autocuidado”, explica o terapeuta. Segundo o coordenador da UBS do Wanel Ville, Eduardo Henrique A. Naloto, os jovens ainda têm resistência em procurar atendimento e orientação nas Unidades Básicas de Saúde, e, muitas vezes, sentem vergonha de falar com os pais. “Eles preferem falar com os amigos do que procurar orientação especializada. Por isso, esse projeto é muito importante, já que os jovens foram capacitados para falar com os seus colegas”, explica.
Os jovens vão atuar nas escolas estaduais Ana Cecília Martins e Wilson Ramos Brandão sempre em duplas, com um kit utilizado nas Unidades Básicas de Saúde para orientação no planejamento familiar. Os estudantes vão passar de classe em classe, com alunos da mesma idade, para uma conversa aberta, sem a presença de adultos, e trocar informações e esclarecer dúvidas sobre temas complexos e que muitas vezes são tidos como tabu nas comunidades. As atividades nas 2 escolas devem começar ainda no mês de setembro. A expectativa do projeto é que o trabalho ajude a conscientizar os adolescentes, principalmente as meninas com relação à gravidez precoce. Além disso, nas comunidades onde vivem que eles atuem como multiplicadores orientando a população sobre hábitos saudáveis, para garantir mais qualidade de vida.


.: Alunos se formam em curso profissionalizante promovido pela IASD :.

ia (IASD), do bairro Wanel Ville, promoveu a cerimônia e festa de formatura dos 30 alunos do curso profissionalizante de Elétrica Residencial. O curo gratuito foi promovido pela igreja e ministrado pelo professor Marcos Vieira, com o objetivo de proporcionar uma profissão e facilitar o acesso ao mercado de trabalho de jovens e adultos da região da Zona Oeste. A cerimônia de formatura e a festa foram patrocinadas por voluntários e empresários da região, como o casal Ricardo e Fernanda Barreto, proprietários do salão Catavento, que cederam o local para a realização do evento. A IASD parabeniza os formandos e agradece a todos os que colaboraram com a realização da cerimônia de formatura dos alunos e da festa. Em breve, a entidade terá novos cursos profissionalizantes gratuitos para a comunidade.




.: EM Osvaldo Duarte promove “Olimpíadas da Solidariedade” :.

Os mais de 300 alunos da 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Osvaldo Duarte, participaram no dia 31 de agosto da cerimônia de abertura das “Olimpíadas da Solidariedade”. O evento começou com uma apresentação de dança das meninas e, em seguida, contou com o desfile dos alunos separados pelas delegações de diferentes países como: Brasil, Holanda, Espanha, Alemanha, entre outros. Em seguida, foi acesa simbolicamente a tocha olímpica e o juramento dos competidores. A cerimônia foi encerrada com o Hino Nacional e o Hino da Bandeira, em comemoração a “Semana da Pátria”, que é celebrada no início de setembro.
Em seguida, começaram os primeiros jogos, que serão disputados pelos alunos participantes, nas seguintes modalidades: futebol, queimada, roba-bandeira, cabo de guerra, entre outros. Além disso, o evento conta ainda com um caráter social. Durante todo o mês de setembro, os alunos irão colaborar com a campanha de arrecadação de brinquedos usados, que serão doados para uma instituição de caridade de Sorocaba, próximo ao Dia das Crianças, que é celebrado em 12 de outubro.
Segundo a professora de Educação Física da escola, Bruna Fulgêncio, no ano passado, o evento arrecadou aproximadamente 600 brinquedos, que foram doados para a creche do bairro Ana Paula Eleutério (Habiteto). “O objetivo do evento é despertar em nossos alunos os valores olímpicos da disputa sadia e do respeito ao próximo, além do caráter social, ou seja, ajudar aqueles que mais precisam”, afirma ela.
Alguns alunos sensibilizados com a campanha já fizeram suas doações. É o caso de João Vitor R. Cavagnha, 9 anos, da 3ª série, que doou 140 brinquedos. “O evento é muito legal porque estamos ajudando crianças carentes”, disse ele. Letícia da Silva Santos, 9 anos, também já fez sua doação. “Eu trouxe uma boneca e mais 2 brinquedos”, conta ela. A escola ainda não definiu qual entidade irá receber as doações.


.: Elke Maravilha entre as atrações na CPFL Cultura :.

Desde o dia 25 de agosto, a CPFL Cultura apresenta ao público de Sorocaba o “Projeto Letras em Cena – Leituras Dramáticas”, com leituras dramáticas de peças teatrais, com entrada gratuita. A iniciativa tem o objetivo de promover encontros entre autores, atores, atrizes, poetas, produtores, diretores e o público em geral. Os eventos acontecem no Auditório da CPFL Piratininga, na Avenida Dr. Armando Pannunzio 1.555, sempre às 19 horas. Confira a programação:
- 22 de setembro – “O sonho de um homem ridículo”. Direção e adaptação de Rubens Curi. Com Elke Maravilha e Clóvys Torres.
- 20 de outubro – “Adeus aos casais”. Texto e direção de Leo Lama. Com Taumaturgo Ferreira e convidada.
- 24 de novembro – “Cordélia Brasil”. De Antonio Bivar. Com Mauricio Machado.


.: Foco Social - Paula Pacheco :.

.: Sema identifica 15 nascentes no Wanel Ville :.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) já identificou 15 nascentes no Parque Natural da Cachoeira, no bairro Wanel Ville. O trabalho de preservação e recuperação das nascentes começou em agosto, com o objetivo de recuperar as mais de 2.800 já identificadas em áreas urbanas (66%) e rurais (34%) de Sorocaba. Além disso, a Sema está realizando a recuperação das matas ciliares, que são fundamentais para a proteção das águas e do solo, reduzindo o assoreamento de rios, lagos e represas. A secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, explica que a cidade possui uma densa e perene malha hídrica, e, aproximadamente, 2.160 hectares de Área de Preservação Permanente (APP) no entorno delas.
As nascentes do Parque Natural da Cachoeira encontram-se em bom estado de conservação e de volume de água. Mas, segundo o gestor de Desenvolvimento Ambiental da Sema, Ricardo Naccarati, há urgência em recuperar a área no entorno delas. Segundo ele, primeiramente, deverá ser realizada a retirada do lixo doméstico existente no Parque. Após isso, a intervenção de recuperação deverá implementar ações de plantio de espécies nativas, roçagem do capim existente no local e algumas nascentes deverão passar por processos de contenção da erosão. “Os principais problemas encontrados nas nascentes do Wanel Ville foram lixo doméstico, capim, processos de erosão e pouca vegetação nativa. Por isso, temos que recuperar o local, porque é uma Área de Preservação Permanente (APP)”, explica o gestor.
O trabalho de recuperação e preservação das nascentes do Parque Natural da Cachoeira vai contribuir para melhorar a qualidade da água, além de envolver as comunidades locais no processo de manutenção e preservação das áreas ciliares e nascentes. A ação faz parte do Programa “Município Verde Azul”, que é a recuperação e proteção das nascentes do município.
A cachoeira do Wanel Ville, ficou conhecida em toda a cidade após uma matéria publicada no Jornal Bairro em Foco, na edição de março/abril de 2005, e ganhou repercussão imediata em toda a imprensa sorocabana. Em seguida, o local recebeu a visita do prefeito Vitor Lippi, que mais tarde transformou o local no Parque Natural da Cachoeira, o que era uma reivindicação dos moradores do Wanel Ville.



.: Rede Habib‘s anuncia loja na Zona Oeste :.

Os moradores da Zona Oeste vão ganhar mais uma opção de lazer e gastronomia! A região vai ganhar em breve uma nova opção de alimentos fast-food! A Rede Habib‘s anunciou no dia 25 de agosto a quarta loja em Sorocaba, que será construída na Zona Oeste. O local escolhido fica no bairro Cerrado, próximo à Praça Oxford, conforme informou a Assessoria de Imprensa da Rede Habib‘s. A previsão de inauguração, ainda sem data definida, é até o final do ano. A expectativa é que o novo empreendimento traga geração de empregos para a região. Em 2009, a Rede cogitou a possibilidade de construir a quarta loja na cidade, no bairro Wanel Ville, em uma área em frente ao Santo Supermercado, na Avenida Elias Maluf, mas a informação não se confirmou. As outras três lojas do Habib‘s na cidade funcionam na Avenida Antonio Carlos Comitre, Avenida Afonso Vergueiro e Dom Aguirre (Marginal).


.: Parceria com o Sebrae traz conhecimento sobre gestão empresarial :.
O Jornal Bairro em Foco inicia a partir desta edição do Wanel Ville & Cia uma nova seção: o Espaço e a Agenda do Empreendedor. Por meio de uma parceria com o Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba, o Bairro em Foco trará em todas as suas 5 edições, totalizando mais de 41 mil exemplares, informação e conhecimento sobre gestão empresarial, voltada para as micros e pequenas empresas (MPEs). Para o nosso público leitor e para os comerciantes e empreendedores da região da Zona Oeste de Sorocaba, é uma excelente oportunidade de atualização de conhecimento com especialistas em gestão empresarial do Sebrae, um dos órgãos mais importantes do país focado no crescimento e desenvolvimento das MPEs no Brasil.
Além disso, os empresários interessados em fazer cursos no Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba terão acesso às datas, horários e locais dos eventos por meio da Agenda do Empreendedor, que será divulgada também em todas as edições do Jornal Bairro em Foco. Os empresários ainda terão informações sobre cursos gratuitos sobre vários temas relacionados à gestão empresarial, na modalidade de Educação a Distância (EAD), disponíveis no site do Sebrae/SP.
Já as pessoas interessadas em abrir uma empresa podem buscar informação e atendimento com os consultores do Sebrae, direto no Escritório Regional, que fica na Avenida General Carneiro, 919, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, ou pelo telefone: 3224-4342.
Evolução das MPEs – Em 10 anos de monitoramento pelo Sebrae, uma pesquisa divulgada em agosto de 2010 revelou que 27% das empresas paulistas fecham em seu 1º ano de atividade. Essa taxa de mortalidade empresarial ainda é elevada, porém é a menor dos últimos 10 anos. Em 2000, por exemplo, a mesma pesquisa revelou que 71% das empresas encerravam suas atividades antes de concluírem o 5º ano de atividade. De acordo com o monitoramento do Sebrae, os principais fatores que afetam a mortalidade empresarial são: o tempo e a qualidade do planejamento feito antes da abertura, a dedicação à empresa no 1º ano do negócio, a gestão do negócio (em especial a administração do Fluxo de Caixa), o aperfeiçoamento do produto/serviço às necessidades do mercado consumidor e a conjuntura econômica.
O que você precisa saber para iniciar bem? Se você quer abrir um negócio, conte com o Sebrae. Abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público que se deseja atingir e planejar bem o negócio. Uma boa gestão considera estratégias de marketing, fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação.
O Sebrae criou um roteiro para facilitar a abertura da sua empresa. O site “Quero Abrir um Negócio” ajuda quem ainda não sabe por onde começar e aquele que já escolheu em que ramo atuar. Saiba mais: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio. Por isso, na estréia do Espaço do Empreendedor, você terá dicas importantes sobre Fluxo de Caixa, além de aprender como utilizar de forma eficiente uma ferramenta indispensável na gestão financeira de qualquer negócio. Bom aprendizado!


.: Fluxo de Caixa :.

Você sabe qual a importância de controlar o fluxo de caixa da sua empresa? O controle adequado do fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável na gestão financeira de qualquer negócio. Ele é o instrumento de gestão financeira que orienta o empresário sobre os recebimentos e os pagamentos efetuados num determinado período de tempo. A principal finalidade do fluxo de caixa é planejar antecipadamente os recursos financeiros da empresa, isto é, o dinheiro que entra e sai. Por meio do Fluxo de Caixa é possível verificar quando a empresa estará com maior ou menor folga financeira. Isso é importante para planejar a reposição de estoques, o pagamento de contas ou mesmo a retirada do pró-labore.
Veja o que diz o consultor do Sebrae, José Carlos Cavalcante: “O controle do fluxo de caixa também é importante para evitar que a empresa tenha de recorrer a empréstimos ou mesmo ao cheque especial para cobrir contas ou pagamentos. Ele também é muito importante na hora de negociar prazos de pagamentos, maiores ou menores, seja com os clientes, seja com os fornecedores, resguardando a capitalização”, destaca o consultor. Mas fique de olho. Para que o fluxo de caixa seja um instrumento financeiro eficaz, é necessário que as entradas e saídas de caixa projetadas estejam refletindo a realidade da empresa e sejam atualizadas constantemente. Saiba mais no www.sebraesp.com.br.

Agenda do Empreendedor
O Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba oferece gratuitamente oficinas e palestras sobre gestão empresarial. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone: 3224-4342. O Sebrae também disponibiliza de graça cursos de gestão empresarial na modalidade de Educação a Distância (EAD). Para acessar as opções, é preciso fazer um cadastro no site http://www.sebraesp.com.br/ead/.

Programação do mês de setembro:
Dia 13 – Palestra Micro Empreendedor Individual(MEI) (9h às 11h), Oficina Invista no Planejamento (19h às 22h), Palestra Pesquisa de Mercado (10h às 12h), Palestra Divulgação (14h às 16h).
Dia 14 – Palestra Adm. Competitiva – CRMV (19h30 às 21h30), Oficina Desperte seu Potencial (19h às 22h).
Dia 15 – Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h).
Dia 16 – Palestra Adm. Básica (10h às 12h).
Dias 20 e 21 – Palestra Planejando a Abertura do seu Negócio (8h às 10h), Palestra Cooperativismo (10h30 às 12h30).
Dia 22 – Palestra Atendimento a Clientes (9h às 11h).
Dia 23 – Oficina Fluxo de Caixa (18h30 às 22h30).
Dia 24 – Palestra Entendendo Custos (19h às 21h).
Dia 27 – Palestra MEI (14h às 16h), Oficina Invista no Planejamento (19h às 22h).
Dia 28 – Palestra Direito da Empresa no Novo Código Civil (10h às 12h), Desperte seu Potencial (19h às 22h).
Dia 29 – Oficina Desenvolva sua Empresa (19h ás 22h).
Dia 30 – Oficina Ganhe Mercado (18h30 às 22h30).
Programação do mês de outubro:
Dia 4 – Oficina Invista no Planejamento (19h às 22h).
Dia 5 – Oficina Desperte seu Potencial (19h às 22h), Oficina de Empreendedorismo (8h às 17h).
Dia 6 – MEI (9h às 11h), Desenvolva sua Empresa (19h às 22h).
Dia 7 - Dia 7 – Oficina Ganhe Mercado (8h às 12h), Palestra Q. no Atendimento ao Cliente – CRMV (19h30 às 21h30).
Dia 13 – Oficina Invista no Planejamento (19h às 22h), Entendendo Custos (19h às 21h).
Dia 14 – Palestra Administração Básica (10h às 12h), Oficina Desperte seu Potencial (19h às 22h).
Dia 15 – Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h).
Dia 18 – Oficina Invista no Planejamento (19hàs 22h).
Dia 19 – Planejando a Abertura do seu Negócio (8h às 10h), Cooperativismo (10h30 às 12h30), Equipe Motivada (8h às 12h), Desperte seu Potencial (19h às 22h).
Dia 21 – Oficina de Criatividade (8h às 17h), Pesquisa de Mercado (10h às 12h), Divulgação (14h às 16h).
Dia 25 – Adm. Competitiva (10h às 12h), Invista no Planejamento (19h às 22h), Palestra Jurídica (10h às 12h e 14h às 16h).
Dia 26 – Desperte seu Potencial (19h às 22h), Ger. Fluxo de Caixa com Eficiência (19h30 às 21h30).
Dia 27 – Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h).


.: Ônibus do Homem atende na Zona Oeste :.

Pela primeira vez, o Ônibus Azul ofereceu atendimento no bairro Ipiranga. O Ônibus da Mulher e o Ônibus do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, continuam cumprindo a agenda juntos. Nos dias 9 e 10 de setembro, os atendimentos foram realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Jardim Ipiranga, na Rua Santo Michellete, 30. No Ônibus Rosa foram realizados exames como de papanicolau, agendamento de mamografia, orientações sobre câncer de mama, encaminhamento para o Programa de Planejamento Familiar, entre outros serviços. No Ônibus Azul, a equipe de enfermagem orientou os homens quanto a dietas, prática de atividades físicas, aferição da pressão arterial, da glicemia, entre outros exames básicos de check-up. As consultas urológicas foram focadas principalmente na sexualidade masculina e na realização de exames de próstata e cálculos renais. Em ambas as unidades ocorreram também a realização de testes de HIV.
Novidade - O Ônibus do Homem, inaugurado no dia 16 de agosto, está superando as expectativas do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (Paish). Segundo o coordenador do Programa, o urologista Fernando Russo, a procura pelo Ônibus Azul tem sido grande na cidade. “Estamos muito satisfeitos com a procura e esperamos que o número de atendimentos continue expressivo nós próximos locais onde a unidade estiver”, comenta. O coordenador disse ainda que o Ônibus da mulher e o Ônibus do Homem continuarão atendendo sempre juntos para criar um vínculo: o homem e a mulher, juntos, tendo acesso à saúde.
Nos dias 29 e 30 de setembro, somente o Ônibus da Mulher estará atendendo, em frente à Mercearia Aliança, no bairro Quintais do Imperador 2, das 9h às 17 horas. Apesar da agenda do ônibus rosa ser confirmada pelo Jornal Bairro em Foco com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, os locais de atendimento podem ser mudados posteriormente pela própria prefeitura.

.: Pastoral do Menor inaugura nova sede :.

 No dia 29 de agosto, a Pastoral do Menor inaugurou a nova sede do Centro Comunitário Educacional (CEC), entidade da Paróquia Santa Maria Madalena, do bairro Ouro Fino. A nova sede foi construída no bairro Ipiranga e atende crianças e jovens, de 4 a 15 anos, com várias atividades escolares e de lazer. Segundo a coordenadora do CEC, Ivone Siqueira, que há 8 anos trabalha com a Pastoral do Menor, entidade da igreja católica, o local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. “As crianças e jovens são atendidos em horário oposto ao escolar e além das atividades recebem uma refeição”, destaca ela.
Marcela de Almeida, 10 anos, é moradora do bairro Ipiranga e frequenta o CEC de segunda a sexta-feira, no período da tarde. “Eu frequento a entidade desde o ano passado e o que mais gosto é a aula de dança”, comenta. No Centro Comunitário também há atividades de reforço escolar, capoeira, dança country, aulas de cidadania e pintura solidária, além de futebol e bicicross. Atualmente, a Pastoral do Menor atende mais de 100 crianças e jovens do bairro Ipiranga e adjacências e todas as atividades são gratuitas. Mais informações, pelo telefone: 9607-6030.

.: EE Wilson Ramos Brandão promove evento pela paz :.

Um momento de reflexão sobre a paz! No dia 26 de agosto, a EE Prof. Wilson Ramos Brandão realizou uma cerimônia para lançar oficialmente o “Projeto Identidade”, e promoveu uma celebração pela paz! O evento contou com a participação de toda a comunidade escolar, alunos e professores, e teve início com a interpretação do Hino Nacional em libras. Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Patrícia Paz Basseto, o objetivo do projeto é resgatar ações solidárias entre alunos e a comunidade, despertando uma cultura de paz entre todos! “Foi um momento em que todos refletiram e celebraram a paz”, destaca ela.
O evento também contou com a participação de convidados especiais. O professor de Ética da Universidade de Sorocaba (Uniso), Sérgio Francisco dos Santos Oliveira, fez uma palestra sobre ética e destacou a importância do comportamento ético como requisito fundamental para a convivência pacífica na sociedade contemporânea. Além disso, a cerimônia ainda teve a apresentação de 3 corais dos alunos, um de cada período escolar, e encantou os participantes.
Durante a cerimônia, a coordenadora do Ensino Médio, Deborah L. Aparecida de Oliveira, aproveitou para homenagear os alunos que venceram a Olimpíada Colegial de Futsal Masculino Infantil, pela conquista do 1º lugar em nível de Diretoria de Ensino de Sorocaba. “O evento emocionou pela sua excelente apresentação, marcando o início de um tempo de esperança, dando a certeza de que é possível construir a paz quando todos se unem por alcançá-la”, finalizou a professora.



.: Variedade e qualidade justificam demora nas pastelarias :.

Quase todo mundo já teve que esperar um tempo relativamente longo ao fazer seu pedido numa pastelaria. Para tentar desvendar o motivo disso, conversamos com Marina Custódio e Elaine Cristina Barbosa, proprietárias da pastelaria “Só Pastel”, no Júlio de Mesquita.
Marina conta que diversos fatores influenciam para que o pastel não fique pronto rapidamente. “É um produto que requer cuidado para ficar bom”, explica. A grande variedade de sabores (são mais de 80) não permite deixar pastéis pré-prontos, o que prejudicaria o material fresco, deixando-o sem qualidade. “Preparamos os recheios diariamente para manter nosso padrão e sabor”, revela Elaine. Outro item a ser destacado, é que o óleo precisa estar com temperatura no ponto para que o pastel não fique encharcado e esteja sempre crocante. “O bom pastel tem que ser preparado artesanalmente. Se a pessoa quer qualidade, também precisa ter paciência”, afirma.
Marina trabalha em pastelarias desde os 13 anos, quando era funcionária de uma família de japoneses, donos de um estabelecimento em Votorantim. Ao completar 15, ela e o irmão (então com 18) montaram o primeiro negócio próprio. “Virou tradição na família, e desde então, eu sempre me mantive no ramo”, diz.
A “Só Pastel” começou em 2001, na garagem da casa de Marina. “Permaneci lá por três anos antes de mudar para a Avenida Dr.Américo Figueiredo”, lembra. Marina também trocou de sócia. Elaine já tinha grande experiência em atendimento, pois trabalhava com vendas de materiais para construção. “Foi uma súbita mudança, mas me adaptei rápido”, explica ela.
Além da variedade de sabores, a “Só Pastel” só utiliza produtos de primeira qualidade e tem ambiente familiar já conhecido no bairro. A pastelaria também oferece a opção “Monte seu Pastel”, onde o cliente escolhe o recheio de sua preferência. O endereço é Avenida Dr. Américo Figueiredo, 3.699, Júlio de Mesquita. Disk entregas pelos telefones 3217.8771 ou 8808.5008. Sugestões e reclamações pelo e-mail: sopastelsorocaba@yahoo.com.br.

 

.: Casa do Cidadão do Ipiranga promove curso gratuito :.
A Casa do Cidadão, do bairro Ipiranga, está com as inscrições abertas para o curso de Auxiliar de Escrita Fiscal, em parceria com a Universidade do Trabalhador (Unit). O curso profissionalizante é gratuito e são oferecidas 30 vagas, para maiores de 18 anos e que estejam desempregados. Para se inscrever, o interessado deve comparecer na Casa do Cidadão e apresentar o documento de identidade (RG) e a carteira de trabalho. Caso haja mais inscritos do que o número de vagas oferecidas, serão selecionados os 30 primeiros que estiverem com a documentação correta. O prazo para inscrição no curso é de 14 a 16 de setembro, das 9h às 16h. O resultado com os nomes dos candidatos selecionados será divulgado no dia 28 de setembro, na Casa do Cidadão, que fica na Rua Estado de Israel, 424. Mais informações, pelo telefone: 3229-2950.
Vaga consciente – A solicitação da credencial para o uso consciente das vagas preferenciais em estacionamentos e espaços públicos, para idosos e portadores de deficiência física, também pode ser feita na Casa do Cidadão, do bairro Ipiranga. A utilização da credencial foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio das Resoluções 303 e 304, de dezembro de 2008, com o objetivo de uniformizar os procedimentos para sinalização e fiscalização do uso dessas vagas, em todo o país. As pessoas que têm direito às vagas preferências devem apresentar o requerimento disponível no site da Urbes (www.urbes.com.br), além de outros documentos.
No caso dos idosos, é preciso apresentar cópia da carteira de identidade (RG) e de um documento, que comprove o local de sua residência. Já a pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção também terá que entregar um atestado médico conforme modelo criado pela Urbes e disponível no site (www.urbes.com.br). Não é obrigatória a presença do idoso ou da pessoa com deficiência no ato da solicitação da credencial. Outra pessoa, desde que comprove a ligação com o solicitante, poderá fazer a entrega da documentação exigida, na Casa do Cidadão. Mais informações, na Urbes, pelo telefone 3331-5000.


.: Academia UPFit Funcional: malhação do futuro :.
A região da Zona Oeste vai ganhar a partir do dia 15 de setembro o mais novo e moderno empreendimento do mundo fitness: a Academia UPFit Funcional! Com instalações modernas e aparelhos de última geração, o local terá ambiente climatizado, salas de ginástica, danças e lutas e estacionamento próprio. Tudo isso em 300 m² de área construída para oferecer maior conforto e qualidade aos seus clientes. A UPFit é um empreendimento ousado do mundo fitness que chega à cidade por meio do empresário e profissional de Educação Física Ulisses Bicudo da Silva. Com experiência profissional nas principais academias de São Paulo, o empresário escolheu a Zona Oeste por ter um grande potencial de crescimento, além da grande concentração comercial ao longo da Av. General Carneiro e da Av. Dr. Armando Pannunzio. Novidade - O grande diferencial da nova academia é a principal tendência do mundo fitness:o exercício funcional! A nova malhação é composta de 3 pilares básicos: os exercícios funcionais para manter a funcionalidade do corpo; o Core, uma forma diferente e inovadora de trabalhar o abdome, e os exercícios intensos caracterizados pela alternância de intensidade com que são praticados. Com a proposta de trabalhar o corpo de forma integrada, o exercício funcional garante que a pessoa consiga, com o passar dos anos, realizar movimentos de rotina (subir escada, levantar-se do sofá ou pegar algo numa prateleira) sem sofrer tanto com os efeitos do envelhecimento.
Em relação aos exercícios convencionais, a nova modalidade treina movimentos e não apenas os músculos, além de ajudar no desenvolvimento de habilidades como o equilíbrio e a concentração. Para a prática dos exercícios funcionais, alguns equipamentos são utilizados, como: pranchas e elásticos, que estarão disponíveis aos clientes da UPFit, que poderão levar um amigo para praticar atividades físicas gratuitamente aos domingos. A UPFit está localizada na Av. Salvador Milego, nº 351, e irá funcionar de segunda a sexta, das 6h às 22h, e sábado e domingo das 8h às 13h. Mais informações no local ou pelo e-mail: upfitfuncional@yahoo.com.br


.: Estrangeiros dão aulas de cidadania no Sabe Tudo :.
Um grupo de alunos do Sabe Tudo do bairro Ipiranga, localizado na Escola Municipal Irineu Leister, têm aulas de cidadania com 3 intercambistas estrangeiros, de diferentes países: Peru, México e Colômbia. Há pouco mais de um mês, crianças e jovens, entre 9 a 14 anos, participam todas as segundas-feiras, pela manhã, das atividades promovidas pelos professores Fiorella Avias (Peru), Talia Guzmãn (México) e Hugo Cuervo (Colômbia). Os temas apresentados para os alunos discutem assuntos relacionados à cidadania, saúde, responsabilidade social, meio ambiente, sustentabilidade, entre outros. Na segunda-feira, 30 de agosto, os professores falaram com as crianças e jovens participantes sobre inflação e poluição sonora.
O projeto, chamado de “Education”, é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, a ONG Pérola, a empresa Gerdau e a AIESEC: uma organização internacional que atua em mais de 100 países, e estimula os jovens a explorar e desenvolver seu potencial para criar um impacto positivo na sociedade. Para os intercambistas estrangeiros, o trabalho desenvolvido com os alunos brasileiros é uma oportunidade de melhorar a imagem dos seus países no Brasil, além da troca de experiência entre pessoas de culturas diferentes. Fiorella, Talia e Hugo estão muito contentes em realizar esse trabalho em Sorocaba. “Estamos felizes em ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens”, destaca Hugo.
Alex Sandro L. da Silva, 11 anos, estuda na Escola Estadual Wilson Ramos Brandão e participa das atividades no Sabe Tudo do bairro Ipiranga. “As aulas com os professores estrangeiros são muito boas. A gente aprende sobre cidadania e muitos assuntos que serão importantes para o nosso futuro”, destaca ele. Amanda Rodrigues de Almeida, 11 anos, estuda na mesma escola e também frequenta as aulas de cidadania no Sabe Tudo. “É muito bom! A gente aprende coisas diferentes da escola e como os professores são de outros países, a gente aprende muita coisa nova”, afirma ela.

.: Parkour agitou o MadrugAtiva Jovem” no Jardim Ipiranga :.
Uma balada diferente! Assim foi o “MadrugAtiva Jovem”, que aconteceu no dia 27 de agosto no Território Jovem, do bairro Jardim Ipiranga e reuniu mais de 500 jovens, de 15 a 29 anos. Correr, suspender-se, saltar, dependurar, rastejar, movimentando-se livremente no ambiente que se encontra por meio do Parkour: atividade física onde os praticantes usam seu corpo para passar obstáculos de uma forma rápida e fluente. Para a prática do Parkour, foram colocados, especialmente para o evento, alguns obstáculos no Parque “Maestro Nilson Lombardi”, como trampolim, colchão, entre outros. Os jovens aprenderam técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto, executando os movimentos da forma mais natural possível e usando o obstáculo como se fosse parte do seu corpo.
Quem comandou as atividades do Parkour no evento foi o grupo “Parkour Sorocaba”, o único grupo praticante da cidade (antigo “Legião Le Parkour”). Formado há três anos, a equipe tem 30 integrantes, que se reúnem aos finais de semana para praticar a atividade. “Normalmente quem pratica tem entre 15 e 25 anos, mas esse esporte é para qualquer idade, basta praticar”, explica Ana Luíza Martins Stramandinoli, 21 anos, estudante do último ano de Educação Física. Além do Parkour, também foram oferecidas aos participantes diversas atividades: roda de capoeira, pagode, sertanejo universitário, hip hop, axé, jogos de mesa e skate.
O “MadrugAtiva Jovem” é promovido pela Secretaria da Juventude, com o objetivo de oferecer opções de lazer para os jovens nos bairros onde eles moram, em um horário diferenciado. “Eles são carentes de opções durante a noite e madrugada. Já fizemos uma experiência em julho e foi um sucesso. Ao todo, foram mais de mil jovens que participaram sem nenhum problema. Se tudo continuar ocorrendo bem, até o final do ano vamos fazer uma edição todo mês”, garante a secretária da Juventude, Edith Maria Di Giorgi.

.: Reflexão para você votar: homem, mulher e jovens  :.
transformações, mudanças e  reformas urgentes são  necessárias em todas as dimensões sociais. A dimensão política está inserida nesse contexto e necessita urgente de mudanças, onde a exclusão social é detentora de nossa omissão pelo motivo que nós pessoas de bem e de caminhada religiosa engajados em pastorais, grupos ou movimentos, ainda não despertamos pelo clamor do “eco político do evangelho”, onde a opção de “Jesus Cristo” pelos pobres, o fez e faz também os seus seguidores, caminharem na contra-mão desta sociedade contemporânea que pelo egoísmo, oprime, individualiza, discrimina e excluiu, e que também por falta do passo da “fé” e de solidariedade, ficamos ainda vagando sobre areia movediça.
Pela palavra, nós somos luz do mundo e sal da terra o que está faltando para despertarmos e mudarmos o rumo da sociedade?
 Meus irmãos e eleitores vamos lutar juntos,  nesta caminhada difícil, mas não impossível, de transformamos a nossa sociedade pelo nosso voto, escolhendo candidatos preparados e com ideias e ideais políticos comprometidos com mudanças necessárias para mudar toda esta estrutura política atual, para que haja unidade e unicidade em  nossa sociedade.  Vamos escolher candidatos com vocação para as transformações e mudanças necessárias que a dimensão política e social exigem, onde os agentes, somos nós mesmos. Tenho plena convicção que cada um de nós tem parte e a mesma responsabilidade social, quanto a liberdade, igualdade e fraternidade em nossas vidas. Vote bem! Vote certo!
João Luiz Loureiro de Mello.

.: AMAPE quer construir Centro Comunitário  :.
A AMAPE, Associação de Moradores e Amigos do Parque Esmeralda, quer construir um Centro Comunitário no terreno localizado entre as ruas José Ângelo Fazano, Jorge Marthe e Manoel Faciaben Gimenes. O local chegou a ser concedido pela Prefeitura de Sorocaba para a entidade, mas foi retomado pelo município em função da paralisação das atividades da AMAPE durante alguns anos. Segundo o presidente da Associação, Edney Fequettia, a nova diretoria está empenhada em conseguir novamente a concessão do terreno para construir o Centro Comunitário.
O objetivo é que o Centro tenha sala de reuniões, consultório odontológico, quadra de esportes e uma sala para a Pastoral da Criança, que atua no bairro Parque Esmeralda. “Nós já fizemos várias reuniões com a prefeitura e estamos lutando para conseguir de volta o terreno. E não vamos desistir enquanto não conseguirmos”, destaca ele. Até o momento, a AMAPE já conseguiu que a área verde existente no bairro, ao longo da Rua Domenico Trivi, fosse transformada numa praça. Segundo o presidente da entidade, ainda falta iluminação no local e a inauguração oficial pela prefeitura. “Estamos pedindo que a prefeitura providencie o mais rápido possível a iluminação na praça e que ela seja inaugurada logo, para que a comunidade possa usufruir do local”, afirma Edney.
A nova diretoria foi eleita em outubro do ano passado e ficará no comando até outubro de 2011, quando nova eleição será realizada. Caso não haja nenhuma chapa para concorrer, a atual será reeleita. A AMAPE realiza suas reuniões mensais sempre na 1ª segunda-feira, às 20 horas, na Rua Éclair Castilho Silva, ao lado do número 771. Participe!

.: Alunos do Curso de Turismo conhecem o Aeroporto   :.
No dia 24 de agosto, os alunos do Curso de Turismo do Território Jovem, do bairro Ipiranga, tiveram uma manhã diferente: eles conheceram o Aeroporto de Sorocaba “Bertran Luiz Leupolz”. O objetivo da visita foi conhecer na prática as diversas atividades que o profissional de Turismo pode exercer. Acompanhados da professora Carina Ribeiro da Silva, os estudantes foram conferir de perto a rotina dos profissionais que trabalham no local. Eles foram recebidos pelo Agente de Proteção de Aviação Civil, Carlos Tadeu Fonseca, que trabalha há mais de 5 anos no Aeroporto de Sorocaba e explicou sobre a sua rotina de trabalho. “A Aviação Civil é uma área de trabalho muito interessante e cheia de glamour. Mas, na prática, exige muita dedicação, responsabilidade e profissionalismo”, conta Fonseca.
Os alunos se interessaram e fizeram várias perguntas sobre o dia a dia de um profissional que trabalha em um aeroporto. Em seguida, eles foram conhecer a pista de pouso e decolagem e puderam ver de perto 2 aeronaves, além de detalhes da oficina mecânica dos aviões. Para a professora Carina, é importante que os alunos conheçam a realidade do mercado de trabalho de Turismo em Sorocaba e região. “Quando os estudantes conhecem na prática como é o trabalho desses profissionais, eles ficam mais interessados pela profissão”, destaca ela. Por isso, além do aeroporto, eles também visitaram uma empresa de turismo e um hotel da cidade.
Floyde Isabela Baumstark, de 21 anos, moradora do Júlio de Mesquita Filho, é uma das alunas do Curso de Turismo do Território Jovem e está adorando. “Conhecimento nunca é demais, abre a mente para outras coisas. Apesar de eu querer fazer uma faculdade de Nutrição, acho muito importante e interessante conhecer a cultura de outros países e o mercado de trabalho de um profissional do Turismo”, declara. Os estudantes já aprenderam sobre a História do Turismo, Mercado de Trabalho, Turismo no Brasil, Turismo Internacional e a História de Sorocaba. Marcelo Urbano, 26 anos, mora na Vila Barão e também frequenta as aulas na unidade. “A Aviação Civil é uma área muito interessante. Gostei de conhecer como esses profissionais trabalham”, afirma.
As aulas começaram no dia 16 de agosto e acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas, no Território Jovem, que fica na Avenida Elias Maluf, 1.080. Ao final do curso, que termina no dia 17 de setembro, os alunos vão aprender na prática sobre a História de Sorocaba. “Faremos uma “viagem” na história do Tropeirismo. Vai ser bem legal! Eles vão conhecer os nossos principais pontos turísticos e vão se tornar guias da cidade”, explica Carina. E no dia 23, os estudantes farão uma palestra sobre Turismo na Feira de Profissões, que acontecerá no Parque dos Espanhóis.

.: Academia Oxigênio: inovação e qualidade ao seu alcance  :.
A academia Oxigênio traz mais uma novidade com a mesma qualidade que já é tradicional nas demais atividades físicas oferecidas aos seus clientes: o Jiu Jitsu. Além dos benefícios para a saúde, o Jiu Jitsu é uma arte marcial completa, pois atua em todo o corpo, aumentando a resistência física, além de fazer bem ao coração e melhorar a respiração. O grande diferencial da Oxigênio é o convênio com a equipe de Jiu Jitsu Herman Gutierrez, filiada à Associação Otávio de Almeida (AOA): uma das mais conceituadas e reconhecidas nacionalmente.
Graças ao convênio, os alunos que praticam Jiu Jitsu recebem uma carteirinha, que permite praticar a arte marcial em outras academias também conveniadas, de Sorocaba e região. Outro destaque da Academia Oxigênio é o Boxe Social: modalidade que prioriza o esporte como uma disciplina necessária para uma vida melhor, sem estresse, e não como uma prática de combate. Além disso, as aulas de Boxe são acompanhadas de músicas personalizadas e jogo de luz. Durante a aula, o aluno pode perder até 750 calorias.
Para os proprietários da Oxigênio, William Fontes e Júnior Pinheiro, o objetivo do Jiu Jitsu e do Boxe Social é promover a integração social do aluno, por meio da arte marcial. Você pode conferir as novidades da academia na Rua João Alberto Pivetta, 165 (antiga Rua 12), no bairro Júlio de Mesquita, ou pelo telefone: 3202-3236.

.: Esqueceu o dinheiro do pedágio, e agora?  :.
A grande maioria das rodovias paulistas é administrada por concessionárias, que administram as praças de pedágio. A cobrança do pedágio é a principal fonte de recursos para cobrir as despesas das concessionárias com investimentos, obras de melhoria, conservação e ampliação. Também estão incluídos na tarifa: serviços de auxílio ao usuário 24 horas por dia, além de tributos diversos.
Por isso, ao viajar, o motorista deve ficar atento aos trechos onde existe uma praça de pedágio. Em todas elas, para os veículos de passeio, as formas de pagamento são dinheiro ou cheque. Mas, o que o motorista deve fazer se não tiver dinheiro e nem cheque na hora de pagar a tarifa do pedágio?
Segundo a CCR Via Oeste, concessionária que administra as rodovias Castello Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270), e a Castelinho (SP-075), além da rodovia Dr. Celso Charuri, o motorista que não tiver dinheiro ou cheque na hora de pagar a tarifa do pedágio será conduzido ao posto de atendimento ao usuário, para assinar uma declaração. Por meio do documento, o motorista se compromete a pagar o pedágio, em até 5 dias úteis, por meio de depósito bancário ou numa praça de pedágio da concessionária. A CCR Via Oeste informa que esse procedimento é uma exceção e que o motorista poderá utilizá-lo apenas uma vez por ano.
Então, fique atento! É melhor se programar com antecedência antes de qualquer viagem e verificar se o trajeto inclui rodovias pedagiadas, bem como o valor das tarifas. Com esses cuidados, você evita transtornos
e atrasos durante a viagem!

 

O projeto de lei que proíbe a prática do castigo físico estabelece que pais, professores e cuidadores de menores em geral ficam proibidos de beliscar, empurrar ou mesmo dar "palmadas pedagógicas" em crianças e adolescentes. Na prática, a lei quer proibir o famoso “tapinha” e gera bastante polêmica entre pais, educadores e psicólogos. Por isso, o Jornal Bairro em Foco perguntou para a Cris se os pais devem ou não dar palmadas em seus filhos para educá-los?

O projeto de lei sobre a proibição de qualquer tipo de violência física, mesmo a moderada, causa grande polêmica entre a população. É certo que a maioria de nós já recebeu um tapinha corretivo e nem por isso sofremos consequências psicológicas graves. O castigo físico é um método corretivo utilizado pelos pais no Brasil, o grande problema é a banalização da violência, pois muitos não conseguem distinguir o limite entre a medida corretiva saudável, a violência e o espancamento. Por outro lado, discute-se a violação da privacidade e a diminuição da autoridade dos pais, a maioria é contrária ao projeto de lei, alegando que nem sempre o diálogo é capaz de impor regras e limites para crianças e adolescentes. Isso também é real, principalmente para crianças pequenas o verbal só tem significado quando seguido de alguma ação concreta, contudo não necessariamente precisa ser um castigo físico.
Os pais recorrem aos castigos físicos por desconhecerem como aplicar outros métodos. A polêmica sobre a lei é interessante, pois é uma maneira de incentivar a busca por outras formas de educar. Por exemplo, reforçar as atitudes positivas das crianças é mais eficaz do que punir as negativas, pois ao fortalecer as atitudes positivas ela deixa de lado as erradas. Outra forma é antecipar os problemas, combinar que a criança só sairá para brincar após terminar a lição, o não deve sempre ser seguido de alguma ação concreta. Se a criança não cumprir o combinado, então sempre deve ser aplicada uma ação corretiva: deixar de brincar, perder o doce ou o passeio. Se a criança internalizar o não dos pais e compreender que eles sempre cumprem o que ameaçam a palavra dos pais se tornará uma ferramenta eficaz e quanto mais velha a criança ou adolescente passará a respeitá-los apenas pelo diálogo e as palmadas tornam-se desnecessárias.
É certo, porém, que existe uma distância muito grande entre o tapinha educativo e o espancamento, enquanto os pais não souberem como utilizar outros métodos, ele continuará sendo um recurso eficaz para ensinar regras e limites às crianças se aplicado de maneira correta e no momento certo. Veja algumas dicas: o tapinha nunca deve ser dado para aliviar a raiva dos pais (a regra é simples, se estiver com raiva não bata!); só deve ser aplicado com um objetivo definido; deve ser o mais ameno possível, apenas o suficiente para conter o comportamento prejudicial à criança, e deve ser utilizado no máximo para assustar e nunca para machucar.
Entendo que exista boa intenção dos idealizadores da lei, contudo, na prática, se os pais não souberem outras formas de educar, a lei só contribuirá para diminuir a autoridade dos pais cada vez mais permissivos e para a formação de uma juventude cada vez mais despreocupada e delinquente, sem noção alguma de regras e limites.

Dra. Christiane M. T. Araújo
Av. Américo Figueiredo, 454, Jd. Simus
Fone: 3221.7106