.: Wanel Ville e Cia 36 :.

 
Editorial



Acabou de sair do forno mais uma edição do Jornal Bairro em Foco Wanel Ville & Cia, repleta de informações. Fica um alerta aos jovens, para que não percam as atividades de férias do Território Jovem, onde, entre as atividades disponíveis estão práticas esportivas, durante todo o mês de julho.
Falando em atividades físicas o Posto de Saúde do Wanel Ville oferece o projeto caminhada, além de realizar um trabalho de higienização bucal, com a Pastoral do Menor, e com a parceria da secretaria de saúde. Tratando ainda de práticas esportivas, o Futebol Americano vem se destacando em Sorocaba, e a criação dos times teve a participação especial de um morador do Wanel.
Mudando um pouquinho de assunto, você conhece bem a história da nossa cidade? Os professores, diretores e alguns funcionários da Escola Estadual Ana Cecília, participaram de um passeio cultural por Sorocaba, conhecendo e desvendando algumas dúvidas sobre a cidade. Ótima atividade que contribuiu para o aprimoramento profissional do corpo docente da escola.
Temos mais duas novidades nesta edição, um espetáculo ímpar, dos cavalos adestrados, que demonstram a habilidade dos animais na apresentação. Já a Escola da Bíblia, está com inscrições abertas para nova turma do curso de estudo da Bíblia.
Como dissemos esta edição está repleta de atividades para férias, atividades esportivas, cursos, etc, não percam um só detalhe... Boa Leitura!

 

O editor

  .: Território Jovem oferece opções de atividades durante as férias :.

O Território Jovem foi criado com o objetivo de garantir ao jovem, um ambiente onde ele possa participar de atividades, cursos profissionalizantes e troca de experiências com outros jovens. Participam do projeto, jovens, entre 15 e 29 anos.
Nesta época do ano o território jovem se torna uma alternativa para as férias, pensando nisso a coordenação do TJ, organizou diversas atividades. “Neste período do ano, estamos incluindo atividades como Basquete, Futsal, Vôlei, Handebol e aulas de Hip-Hop, além das atividades de rotina. Para participar o jovem tem que se inscrever aqui na sede. Toda a programação é gratuita, inclui oficinas esportivas e culturais. Aulas de ginástica, disponíveis até a última semana de julho” relatou Luiz Carlos Takenaka (conhecido como Lukas), coordenador do Território.
A programação de férias do Território Jovem, no Jardim Ipiranga, acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 19h, e é a seguinte: Ginástica, todos os dias às 18h; Mangá, sexta, às 16h; Teatro, terça, às 15h; Jazz, segunda e quarta, às 13h30m; Capoeira, quarta e sexta, às 20h; Boxe, quinta, às 19h e sábado, às 10h30m; Jiu-jitsu, segunda e quarta, às 19h; Violão, sexta, às 13h; Consulta Ginecológica, quarta, às 13h, com agendamento prévio; Bordado e crochê, segunda, quarta e sexta, às 16h; Oficina de Jornal, quinta, às 13h; Oficina de Fotografia, quinta, às 15h
E durante as férias serão incluídas as seguintes atividades: Basquete, segunda, 19h e 21h e aos sábados, às 17h30m e 18h30m; Futsal, terça e sexta, às 19h e 21h, e aos sábados, às 16h e 17h; Vôlei, quarta, às 19h e 21h e sábado 9h e 10h30m; Handebol, quinta, às 19h e 21h e sábado, às 14h30m e 15h30m; Hip-hop, terça, às 19h e 20h.
“Outra novidade para os jovens é que no dia 23 de julho acontecerá um evento no qual ficaremos abertos das 21h até as 2h da madrugada, com diversas atividades, sendo, inicialmente a aula de axé, às 21h” finalizou Lukas
Para participar os jovens podem ligar no telefone 3221-3081 ou comparecer na sede do TJ, na Av: Elias Maluf, n° 1080.


.: Alunos da EE Ana Cecília Martins recebem a visita da equipe de Basquete de Sorocaba :.

A Escola Estadual Ana Cecília Martins, recebeu no mês de junho a Liga Sorocaba de Basquete LSB/Objetivo Flextronics. Esta visita teve a parceria da Diretoria de Ensino de Sorocaba com o SESC.
Participaram os alunos das 5ªs e 6ªs séries do Workshop de Basquete, visando a prática do esporte, despertando o interesse pela modalidade e contribuindo para o fortalecimento do espírito esportivo dos alunos.
A equipe é liderada pelo técnico Rinaldo Rodrigues, os atletas interagiram com as crianças, visitaram as classes de aula e jogaram basquete com os alunos e professores, proporcionando um dia inesquecível.
Além das atividades, os alunos ainda acompanharam a equipe de basquete, nos jogos oficiais no Ginásio de Esporte ‘Dr. Gualberto Moreira’, durante o Torneio do Milênio.


.: Professores e diretores da EE Ana Cecília Martins participam de
Orientação Técnica sobre História de Sorocaba :.

A equipe docente e a direção da Escola Estadual Profª Ana Cecília Martins participaram no mês de junho das atividades de Orientação Técnica sobre a História de Sorocaba.
O trabalho foi acompanhado pelo historiador José Rubens Incao, da secretaria de Cultura do município, que explicou a origem do povoado e a formação da vila, juntamente com o também historiador Adolfo Frioli, onde eles demonstraram o conhecimento sobre a cidade de Sorocaba.
Neste passeio cultural a equipe da escola percorreu ruas centrais da cidade no caminho Peabiru, caminho percorrido pelos índios quando habitavam nossa terra. Conheceram o modo de vida da época Tropeira, além de ter o conhecimento da importância da igreja na formação da Vila Sorocaba.
A exposição da cidade teve seu marco final, quando o grupo participante chegou à Catedral Metropolitana de Sorocaba, sendo o momento ímpar na formação do conhecimento dos professores e diretores da escola.


.: Gaita um instrumento pequeno e encantador :.

Parece brinquedo de criança, tão pequeno, cabe na palma da mão e esconde-se no bolso, esta é a gaita, um instrumento musical pelo qual é reconhecido pela composição musical como o Blues, Country e o Rock.
A gaita foi inventada na Alemanha para ser tocada em cirandas de rodas e danças folclóricas, perto da 2ª Guerra Mundial. Ela é considerada um instrumento novo, que era vendido em feiras livres, mercados e bazares, como um brinquedo. Ao passar dos anos a gaita ganhou espaço nas bandas e grupos musicais em todo o mundo.
Por se falar no instrumento, conversamos com o Professor de gaita da Escola Livre de Música, a OPUS, o jovem Marco Antonio Fogaça, que contou um pouquinho sobre a gaita. “Além de ser um instrumento portátil, o valor dela é acessivel, custa em média de R$ 50,00 a R$ 100,00. A gaita tem dez furos, cada furo tem duas notas musicais, uma na hora que aspiro o ar e outra na hora que sopro”.
Além da gaita ser um instrumento não muito comum, aparece em filmes, quem nunca viu um filme onde um homem fica na porta de um comércio tocando gaita, ou está esperando um cliente em um posto de combustível a beira da estrada?
Um filme brasileiro que demonstra a gaita foi ‘Dois Filhos de Francisco’, onde o início do filme retrata em uma cena a imensidade de sons da gaita, quando o Zezé ainda pequeno, ganha uma do pai e vai tentar tocá-la en- quanto este limpava a roça.
O professor Fogaça ainda relatou o motivo de ter escolhido a gaita como o seu instrumento preferido “Comprei uma gaita quando eu tinha 15 anos, nesta idade comecei a estudar o instrumento, vi suas qualidades e decidi me dedicar, confesso que fiquei alguns anos afastado da gaita, mas voltei a estudá-la, pois percebi que este é um ótimo instrumento, e que eu posso carregar o tempo todo. Ando com ela no bolso, é pratica e posso levá-la onde for. Durante meu estudo acompanhei diversas aulas, me dediquei bastante. O segredo para aprender a tocar gaita é igual a de todos os instrumentos, a dedicação”.
A Escola OPUS, está com as inscrições abertas para as aulas de gaita. A escola está localizada na rua Benedito Cardoso Franco, 42 – Jardim São Paulo. Maiores informações pelo telefone 3202-2888.

.: “Bairro em Foco” distribuirá em agosto o guia de negócios mais completo da Zona Oeste, com 41 mil exemplares :.

Começa circular em agosto o “Guia Zona Oeste em Foco”, completo catálogo de empresas e negócios, com distribuição porta a porta, entregue em mãos, nos 30 bairros cobertos pelo jornal Bairro em Foco.
Por ser o mais tradicional e abrangente veículo de comunicação direcionado à zona oeste, o jornal Bairro em Foco se mostra apto a realizar esta tarefa, devido à sua credibilidade de 6 anos no mercado e a garantia da tiragem e da entrega.
O “Guia Zona Oeste em Foco” trará diversos ramos de atividades, para facilitar o acesso do público a serviços próximos, e de boa qualidade, e também oferecer ao empreendedor a chance de ser visto pelo público alvo “Queremos listar todas as empresas e prestadores de serviços existentes na zona oeste, para o morador ter mais opções de escolha”diz o proprietário do Jornal.
A equipe comercial está nas ruas finalizando a comercialização dos espaços.
Para conhecer o “Guia Zona Oeste em Foco”, basta entrar em contato com o departamento comercial através dos telefones 2104.4133, 3013.1331 ou 3012.7246.




.: Kumon incentiva alunos a se dedicarem aos estudos :.

O método Kumon vem sendo muito procurado por pais que incentivam os estudos e querem ver os filhos evoluírem. Este é o principal objetivo do casal Rogério e Vanda Maria, mãe do Pedro Henrique Tezotto Queiroz, de cinco anos, aluno do Kumon.
“Pedro começou na escola muito cedo, com 3 meses de idade. Ele freqüenta o Kumon há um ano e meio e já percebi diversas mudanças no comportamento dele, ele já acostumou estudar todos os dias. Optei pelo método Kumon como um complemento na aprendizagem do meu filho. Ele iniciou na disciplina de matemática e desde o inicio do ano ele também acompanha a disciplina de Português” relatou Vanda.
O aluno Pedro, também relatou gostar de estudar “gosto de estudar, já sei fazer contas de adição e subtração, estou aprendendo a tabuada. Agora também já consigo ler os livrinhos da escola”.
Neste método o aluno faz duas aulas por semana e aprende a disciplina e concentração e tornando-se autodidata, pois aprende uma rotina diária para estudar, sempre separa uma ou duas horas por dia para realizar os exercícios do Kumon e da escola. O Kumon também oferece aulas de Português, Matemática, Inglês e Japonês.
“Já sinto a diferença, Pedro já tem percepção de raciocínio, já começou a ler. Eu e meu marido incentivamos a educação dos nossos filhos. Em uma reunião de pais na escola, uma mãe questionou a professora porque a filha dela não conseguia ler. Muitos pais não entendem o diferencial, temos que incentivar e estimular nossos filhos. Não quero que meu filho seja o melhor, quero sim que ele seja o mais estimulado. A melhor herança que posso deixar para ele é a educação” finalizou Vanda.
Já a jovem Carolina Tomomi Majima, 14 anos, estudante do primeiro colegial também diz que o método ajudou nos estudos. “Através do Kumon, me tornei uma pessoa autodidata, isso me ajuda em todas as disciplinas escolares. Hoje consigo resolver diversos exercícios apenas com um exemplo. Todo dia dedico uma hora para os exercícios do Kumon e mais uma hora para os trabalhos e exercícios da escola. Comecei o método Kumon com cinco anos de idade e até hoje faço a disciplina de matemática. O Kumon me ensinou a gostar de estudar”.


.: Perfumaria Júlio de Mesquita oferece Curso de depilação, em caráter beneficente :.

A perfumaria Júlio de Mesquita realizará um curso de depilação dia 05 de julho, das 10 às 17 horas que será ministrado por profissionais da DEPIL BELLA.
A inscrição é 3 litros de leite Longa Vida, que serão doados para a Associação Amor em Cristo, que atende crianças carentes, no Júlio de Mesquita.
Serão apenas 20 participantes, e os produtos utilizados durante o curso não serão cobrados.
Para maiores informações basta entrar em contato através do telefone 3202.7689.


.: Foco Social - Paula Pacheco :.

.: Morador do Wanel Ville ajuda a difundir o Futebol Americano em Sorocaba :.

O Futebol Americano é uma modalidade esportiva conhecida nos Estados Unidos da America. Nos últimos anos este esporte vem sendo difundido no Brasil, e nas cidades do interior do estado de São Paulo. Isso também acontece em Sorocaba, que conta com dois times de futebol americano: Sorocaba Vipers e Eagles Football Team.
Este esporte é disputado com 11 jogadores de cada lado, com o objetivo de chegar à linha de fundo do território adversário, levando nas mãos uma bola oval. Os jogos compõem-se de uma série de jogadas de curta duração, sendo substituídos os jogadores quando o time tem a preferência do ataque, após ter sido feito o ataque, troca o time pela equipe de defesa. Ao todo o time é composto por 54 jogadores.
Cada jogo tem a duração de 60 minutos, sendo divididos em quatro tempos de 15 minutos. Em cada lance parado o tempo do cronômetro também é interrompido, desta forma o jogo chega a ter até 2h30m de duração. O esporte também é dividido em modalidades, sendo o Futebol Americano e a modalidade Flag.
Em ambos, os times de Sorocaba, contaram com a participação de uma pessoa que contribuiu com a propagação da modalidade. Douglas Bete, professor de matemática, morador do Wanel Ville, e divulgador do esporte, ele é simplesmente apaixonado pelo esporte americano. “Conheci a modalidade nos anos 80 quando a Rede Bandeirantes transmitiu uma partida de Futebol Americano, achei interessante, mesmo não entendendo nada. Comecei a assistir aos jogos transmitidos, isso fazia minha alegria no Domingo, torço pelo Dallas Cowboys. Já participei de programas da rede Bandeirantes, via online, contribuindo para a divulgação do esporte”, contou Bete.
Com o tempo Douglas, teve a iniciativa de convidar alguns colegas para formar um time, criando assim o Sorocaba Vipers, e mais tarde fundou uma segunda equipe, que inicialmente se chamava Saints Bernards Football Team, mas mudou para Eagles Football Team.
“Atualmente dedico-me a escrever em meu Blog sobre minha equipe de coração, o Dallas Cowboys, Http://www.dallascowboysbrasil.blogspot.com, e assistir aos jogos da NFL que começam em agosto. O Football só me trouxe alegrias e novas amizades, agradeço à Deus por tudo que conquistei. Esse é um trabalho de beija-flor que com seu pequeno bico leva água para apagar o incêndio na floresta” finalizou Bete.
Mais informações sobre o Futebol Americano podem ser encontradas nos sites: www.eaglesfootball.com.br;ou www.govipers.blogspot.com;
As inscrições para participar da equipe que está sendo formada, podem ser feitas na sede do Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba, na Av: Comendador Pereira Inácio, 2.239 (antiga sede da AABB - Associação Atlética do Banco do Brasil) de 2ª à 6ª feira das 09h às 18h e aos sábados das 08h às 12h, Telefone: 3331-2827 / 3211-1486. Os alunos participantes do treinamento de Futebol Americano, podem também participar das aulas de inglês, oferecidas pelo NAIS.



.: L. Lopes agora é Correspondente Imobiliário da Caixa Econômica Federal :.

A L.Lopes Imóveis, após um ótimo retorno com o trabalho diferenciado de encontrar o imóvel de acordo com o perfil de cada cliente, e pensando sempre na melhor forma de atendimento, firmou um convênio com a Caixa Econômica Federal através da LLopes Construções.
Como este credenciamento a LLopes, está com uma novidade onde agora pode promover simulação e análise de cadastro para compra financiada, prestando toda a assistência referente à documentação. Este trabalho é realizado através de agendamento por telefone e está disponível para pessoas físicas, jurídicas, corretores autônomos, imobiliárias e também para construtores.
“Este serviço é uma assistência administrativa em parceria com a Caixa, onde oferecemos o procedimento inicial para a compra e financiamento imobiliário. Fazemos a análise de todos os documentos, agendamos a entrevista, em seguida a prévia aprovação do financiamento imobiliário” relatou Eliel Alves Lopes, responsável pela análise de todo o procedimento de financiamento.
A vantagem em contratar os serviços de um Correspondente da Caixa é a agilização no agendamento da entrevista, a primeira etapa do processo, hoje em algumas agências o prazo de agendamento chega a 30 dias, na L.Lopes o prazo é de 2 a 5 dias, podendo ser agendado também aos sábados, com o prazo de agendamento reduzido, a liberação do crédito é agilizado, beneficiando vendedor e comprador.
A primeira etapa foi o Financiamento Habitacional, em 60 dias aproximadamente, também poderá ser feito abertura de conta corrente, poupança, seguro residencial, de vida, cartões de crédito, etc. A L.Lopes fica na rua Santa Terezinha, 287, Bairro Santa Terezinha. Telefones 3411-0106/ 3013-7582 ou 3011-7135

 

 

 



.: Unidade do Sabe Tudo Jardim Ipiranga recebe alunos de Intercâmbio :.
A unidade do Sabe Tudo, tem como objetivo principal a inclusão digital, sendo que os centros de estudos utilizam como ferramenta, o computador que através da internet, trazem conhecimento aos alunos. Desde o mês de maio a unidade do Jardim Ipiranga recepcionou duas alunas de intercâmbio sendo uma da Alemanha e outra da Colômbia.
A unidade do Sabe Tudo, tem a parceria do Projeto Pérola, que é a entidade que trabalha para manter a unidade, através da parceria com a Prefeitura Municipal. O Projeto Pérola realiza atividades com a comunidade em geral, oferecendo aulas de informática e desde o mês de maio trouxe para o curso a participação das alunas de intercâmbio.
“Este trabalho ajudou a difundir a cultura estrangeira para nossos alunos. As alunas de intercâmbio são universitárias sendo: a Anna da Alemanha, que estuda administração e a Natalia, da Colômbia, recém formada em engenharia civil. Elas ministraram as aulas durante algumas semanas aqui na unidade. Durante as aulas, apresentado aos alunos a cultura estrangeira, onde falaram sobre o mercado de trabalho, as comidas típicas, a educação em cada país, elas conseguiram eliminar estereótipos sobre os países” relatou Leonardo Balter, 21 anos, instrutor do Sabe Tudo.
Na última aula, as alunas apresentaram sobre a cultura do país e finalizaram com alimentos típicos de cada região. “Este trabalho é muito gratificante, ajuda a entender a realidade brasileira. A cidade de Sorocaba é uma cidade organizada, as pessoas são receptivas. Pretendo continuar fazendo intercâmbio e conhecer outras culturas” relatou à colombiana, Natalia Toro, 23 anos.
O trabalho de intercâmbio é realizado pela AIESEC, uma entidade que estimula jovens a estarem participando de lideranças e que seus membros descubram a sociedade. Na última aula, a unidade contou com a presença do presidente da AIESEC de Sorocaba, William Mathiazzi Graciano.
A unidade Sabe Tudo, está com matriculas abertas para os cursos de informática básica e avançada, podem participar crianças a partir dos 7 anos, em diante, as aulas são divididas por faixa de idade. A sede está localizada na rua: Odete Nanci Giraldi, 67 – Jardim Ipiranga, telefone: 3217-1484.

.: Projeto Sorria Sorocaba :.

O Projeto Sorria Sorocaba, realizou um trabalho junto com as crianças da Pastoral do Menor, onde foi realizada uma orientação a 180 crianças sobre como escovar bem os dentes e garantir a saúde bucal.
A triagem aconteceu durante uma semana, onde as crianças receberam a atenção de dois dentistas que explicaram como fazer a higiene bucal. “Este trabalho foi desenvolvido em parceria com o Posto de Saúde do Wanel Ville e a Secretaria de Saúde. Os dentistas fizeram a escovação individual, evidenciando a placa bacteriana, foi utilizado um produto na pigmentação roxa, na qual a criança que não escovasse bem os dentes ficaria com pintinhas onde estivesse com placa. Fazendo com que a criança fizesse uma nova escovação até a placa sair” relatou Eduardo Henrique Abe Naloto, coordenador técnico da unidade de saúde do Wanel Ville.
Neste projeto as crianças, que foram constatadas com cáries, já estão fazendo o acompanhamento na unidade de saúde. No mês de agosto as crianças passarão por uma nova análise, junto com os pais que também aprenderão as dicas sobre a saúde bucal.

Caminhada saudável
Para quem gosta de atividade física e não tem tempo ou não tem companhia, pode participar da Caminhada que o Posto de Saúde do Wanel Ville, oferece. A caminhada acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, exceto às quartas-feiras. Para participar é necessário fazer a inscrição na unidade. Rua: Alexandre Caldini, 442 –Wanel Ville I – informações pelo telefone: 3202-1662.


.: Eletricista oferece gratuitamente curso de elétrica residencial :.

O eletricista Lair Januário da Silva está oferecendo gratuitamente um curso de Eletricidade Básica (Teoria e Prática) para mulheres e homens, aos sábados, das 14h às 16h. Uma nova turma iniciará assim que o número de inscrições forem preenchidas.
Com mais de 30 anos de no ramo, Lair resolveu compartilhar sua experiência para ajudar ao próximo. “O que farei com meu conhecimento quando a vida acabar? Para afugentar a solidão, é preciso ser solidário”, afirma.
Carismático e cheio de histórias, Lair continua trabalhando. “Enquanto a marreta levanta, a cabeça descansa”, reflete. Desde jovem ele se interessa por eletricidade, e mesmo tendo outra profissão, sempre foi eletricista paralelamente. Buscando realização pessoal, se aprofundou no assunto. “Devorei os livros, além de procurar profissionais”, lembra. Depois de aposentado, ele pode se dedicar inteiramente ao hobbie. “Quando a gente faz o que gosta, não trabalha, se diverte”, conta.
Para as aulas, Lair utiliza o salão da Associação Espírita Recanto da Paz, no Júlio de Mesquita, de quem teve o apoio das diretoras Edilaine e Maíra. O salão fica na rua Carmo Brenga, 834, antiga rua 3. Para informações e inscrições, basta entrar em contato através do telefone 3017.5018, ou comparecer no horário das aulas.

.: Hora de Mobilização :.

 Todos temos que lutar em defesa da vida: igreja, sociedade e governo, pois é nossa obrigação defender e promover a vida humana, desde a sua concepção até suas mortes naturais, compreendidas como dom de Deus e co-responsabilidade de todos, na busca de sua plenificação, a partir da beleza e do sentido da vida em todas as circunstâncias e do compromisso ético do amor fraterno. É um apelo e um desejo para que todos vivam e deixem viver na responsabilidade, na alegria, no respeito e na dignidade de filhos de Deus. Tudo quanto se opõe à vida humana, toda espécie de homicídio, genocídio, aborto, eutanásia e suicídio voluntário incluem-se também tudo o que viola a integridade da pessoa humana, como as mutilações, o comércio de mulheres e jovens e a prostituição, as drogas.
Desnecessário lembrar que o princípio fundamental que constitui a ética é: o outro não é objeto, mas um sujeito com direitos, e sua vida deve ser digna tanto quanto a minha deve ser.
Necessário dizer que para combater a cultura de todos os males presentes em nossos dias, temos que convocar todos os meios, para recuperação da dignidade humana e responsabilidade da mulher e do homem na família; no direito que os filhos têm da presença dos pais em casa para sua formação integral; e na luta pela proteção e respeito na estabilidade da família. Não podemos esquecer também o empenho corajoso e profético na luta pela vida dos mais fracos, que não podem se defender: os nascituros e idosos, os excluídos pela sociedade, os jovens, as mulheres e as vítimas do uso desequilibrado da sexualidade humana e do vício. Não devemos desanimar diante dos desafios que atormentam a vida.
Que todos nós tenhamos firme confiança no Deus que tudo pode e nos sustenta na missão, pois Ele veio “para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. (Jo 10,10).

JOÃO LUIZ LOUREIRO DE MELLO

 

.: Sebastião: O Encantador de cavalos :.

Um sorocabano conhecido por domar cavalos e reconhecido nas grandes apresentações como o ‘Encantador de Cavalos’, participou durante 12 anos das aberturas da festa do Peão de Boiadeiro da cidade de Barretos. Ele é o senhor Sebastião Martins Lara, de 71 anos, responsável por domar cavalos.
O curso de doma, tem o objetivo de melhorar o relacionamento dos humanos com os cavalos. Para domar o animal, é utilizada técnicas de dominio através de estímulos e recompensas, respeitando os limites do cavalo para obter o comportamento desejado.
“Comecei cedo a domesticar cavalos, muitas pessoas fazem cursos de equitação e dizem saber andar a cavalos, mas não pensam no cansaço do animal. Aprendi em família a domesticar um animal, naquela época a doma era brutal, na força, mas com o tempo e com a evolução dos estudos, hoje para se domar um cavalo é utilizadas técnicas racionais, onde o animal aprende através de estímulos” relatou Sebastião.
O adestramento básico tem inicio aos 6 meses de idade, quando ele ainda é um potrinho. Esta fase deve ser iniciada com procedimentos simples, sem traumas e preferencialmente ao lado da mãe. Passando pelo procedimento básico o animal é introduzido a programas de condicionamento e treinamento para que o mesmo possa fazer as apresentações artísticas.
“Os treinamentos são feitos conforme a raça de cada cavalo, nem todos pode fazer as mesmas atividades. Hoje em dia a proteção dos animais desaprova os proprietários de circo pelas apresentações com animais. Acho que se o animal for bem tratado não há motivos para a proibição. Desde que eles vivam em local adequado, e recebam os devidos cuidados. Estas apresentações deveriam ser permitidas em qualquer local” finalizou Sebastião.
Nossa redação acompanhou a apresentação do “Encantador de Cavalos”, verificamos que o trabalho realizado com o animal, precisa de muito amor e carinho, para que o espetáculo seja apreciado pelo público com total vivacidade. A Escola de Adestramento Querência fica no Condomínio Vivendas do Lago, mais informações pelo telefone: 3226-5867 ou 9785-4091 ou pelo site: www.cavalosadestrados.hpgvip.com.br.


.: Escola da Bíblia está com inscrições abertas :.

A Escola da Bíblia oferece novos cursos bíblicos que iniciarão no dia 10 de agosto. Os cursos têm duração de quatro meses e tem a intenção de ensinar a Bíblia. Este ensino é dividido em duas modalidades, sendo um curso básico e em seguida o curso avançado para quem quiser dar continuidade.
“As primeiras lições do curso básico são os princípios básicos da fé. Nosso objetivo é trazer as pessoas de volta à bíblia por acreditar que ela é a palavra de Deus, nosso compromisso é ensinar gratuitamente à bíblia e não doutrinas religiosas, nosso compromisso é com Deus” explicou o Professor Genildo Ferreira Araujo.
O curso propõem ao aluno que participe independente da religião ou crença de cada pessoa, pois todos têm um objetivo em comum, o estudo da Bíblia. “Adquirimos conhecimento de Deus e crescimento espiritual, as aulas acontecem uma vez por semana e tem a duração de uma hora e meia” relatou Araujo.
O curso básico ensina a pesquisar a bíblia e compreender, já para quem optar em continuar com o curso avançado, terá um conhecimento mais avançado, pois a pessoa já tem base e passa a estudar os livro da bíblia como Cartas, Evangelho e Apocalipse.
Venha enriquecer sua vida com o conhecimento da Palavra de Deus. Para se inscrever ou obeter mais informações, é só ligar para 33213444 ou pessoalmente à Rua: Antonio de Oliveira, 525 – Santa Terezinha.

 

.: Parques ecológicos vão oferecer diversas atividades para as férias da garotada :.

O mês de julho já chegou, pensando nisso, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), já se programou para oferecer diversas atividades para a garotada nos parques ecológicos da cidade.
“A ideia é aproveitar essa época gostosa de férias escolares para ensinar para as crianças e adolescentes mais um pouco sobre meio ambiente”, explica a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho.
De 12 a 16 de julho, as crianças de 7 a 12 anos poderão participar das atividades do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, que terão como tema “Copa Animal”. As inscrições foram feitas no dia 1º de julho, informações para vagas remanescentes pelo fone 3227-5454.
Outra opção para a mesma data e faixa etária são as atividades que serão realizadas no Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira, que terão como tema “Biodiversidade Aquática”. As inscrições aconteceram no dia 2 de julho. Já as informações para vagas remanescentes podem ser obtidas por fone 3221-6643.
De 19 a 23 de julho, as crianças de 7 e 12 anos poderão participar das férias no Parque Natural Chico Mendes. Lá, elas vão aprender sobre a biodiversidade brasileira. A inscrição será feita no dia 6 de julho, das 8h às 17h, na Av. Três de Março, 1.025 - Alto da Boa Vista, fone: 3228-1256
Já, no Parque da Biquinha, a programação será direcionada aos adolescentes de 13 a 18 anos. Com o tema “Animais que podem causar medo”. As atividades vão acontecer de 19 a 23 de julho e a inscrição será no dia 12, das 8h às 12h, na Av. Comendador Pereira Inácio, 1.112 - Jd. Emilia ou pelo fone: 3224-1997. Participem.

.: Eletricista oferece gratuitamente curso de elétrica residencial :.

Olá Cris. Me casei há 25 anos. Tenho 2 filhas uma com 25 e outra com 16. Faz 8 anos que estou viúva de marido vivo. Ele foi trabalhar no exterior e está ausente todo esse tempo. Na viagem, senti como se ele tivesse ido para o seu escritório como de rotina e nem fui ao aeroporto para a despedida. Não senti nenhuma falta da presença dele. Agora ele fala em retornar ao meu lar, como se nada tivesse acontecido. Me irrito com a voz dele no telefone. É como se não passasse de um estranho. Já disse que muita coisa mudou, mas ele não entende, pois pensa que seus telefonemas e ajuda financeira mensal lhe dão o direito de retornar. Preciso dizer que acabou o amor. Ele vai continuar sendo o pai das minhas filhas e só. Às vezes tenho dó, mas tenho que ter dó de mim, pois fiquei sozinha com as filhas, sendo pai e mãe ao mesmo tempo, lidando com os problemas da adolescência. Quero ficar livre para me interessar por outra pessoa. Quando comento que não arrumei ninguém, minhas amigas não acreditam e até tiram sarro. Fico no aguardo da sua opinião, obrigada.

Olá cara leitora. Vejo pelo seu relato que você se acostumou a viver longe de seu marido, e que ao longo do tempo o afeto que sentia por ele foi se diluindo. Compreendo como você se sente, pois esta reação é natural. Em geral, o amor é um sentimento que vamos construindo na convivência do dia a dia. Vejo que você está aflita porque ele está decidido a voltar. Entendo o quanto isto te preocupa, pois você havia se adaptado a uma nova realidade e o retorno significa uma mudança drástica em sua rotina.
Neste caso, acredito que o melhor a ser feito é ser a mais honesta possível com você mesma e com ele, explique como está se sentindo. Reflita se você realmente não o tolera mais ou está assustada em ter repentinamente um homem dentro de casa, já que há tanto tempo se habituou a ser a única responsável pelo lar.
O importante é não atropelar seus sentimentos. Se ainda não está pronta para recebê-lo, diga para ele de forma honesta e firme, mas com delicadeza. Explique que você precisa de um tempo para se adaptar e que o retorno para sua vida será feito de forma gradual dentro do seu tempo e que talvez possa não haver mais volta. Oriente-o a respeitar sempre suas limitações, tudo que for aversivo demais para você e imposto de forma bruta só a afastará ainda mais dele.
Se puder, pense em alternativas intermediárias. Quem sabe se tentarem um tempo em casas separadas? A retomada do casamento só será possível se houver reconquista, como no tempo de namoro. Experimente, entre em contato com a nova realidade, observe as reações dele e depois de acordo com o que sentir, escolha o que te faz mais feliz. Boa sorte!

Dra. Christiane M. T. Araújo
Av. Américo Figueiredo, 454, Jd. Simus
Fone: 3221.7106