.: Wanel Ville e Cia 35 :.

 
Editorial


Novidades que não param por aqui


Com certa dose de orgulho, trazemos aos nossos leitores esta edição do Jornal Bairro em Foco – Wanel Ville & Cia., com mais novidades. Já está se tornando realidade a nossa intenção de a cada novo número nos apresentarmos com conteúdo diferente, sobretudo para acrescentar opções de leitura.
Como a zona oeste é quase uma cidade dentro de Sorocaba, diversos eventos movimentam os bairros. Há ainda que se destacar as pessoas responsáveis por fazer a região crescer. Pensando nisso, um antigo objetivo do jornal se concretiza a partir deste número: temos uma coluna social. E para cumprir essa missão, ninguém melhor do que a Paula Pacheco, que já é contato comercial do jornal e tem perfil exato para a função, já que conhece bem os acontecimentos dos bairros, além de sua facilidade em descobrir as mais curiosas informações sobre as pessoas daqui. O “Foco Social” com a Paula Pacheco é um espaço para o morador e empresário da zona oeste se informar e ser visto. Confira esta primeira edição na página 7.
Outra novidade do jornal Bairro em Foco é o lançamento do “Guia Comercial Zona Oeste em Foco”, que irá circular no mês de agosto em todos os bairros que já são cobertos pelo jornal. Por ser entregue porta-a-porta, com o diferencial de ser em mãos, certamente este será uma ferramenta de grande utilidade para quem faz sua vida nesta região. Como o guia pretende catalogar em um só produto todas as empresas e serviços da zona oeste, seguramente vai servir como mais um instrumento para que o comércio dos bairros cresça e se desenvolva ainda mais, trazendo benefícios para nossa região. A matéria completa sobre o guia está na página 4.
Além das mais importantes notícias dos bairros e das matérias de utilidade pública e entretenimento, estas são as novidades desta edição do Bairro em Foco. Mas, 2010 ainda reserva outras realizações para a zona oeste e para o jornal. O leitor pode aguardar, pois como sempre fizemos, com muito trabalho e dedicação, temos nos empenhado para levar o melhor conteúdo sobre a vida que nos cerca em nossos bairros. Boa leitura!

Jota Abreu

 

  .: Wanel Ville e adjacências têm 14 casos de dengue :.

O surto de dengue registrado em Sorocaba em 2010 tem apresentado média semanal de 26 casos. O balanço com a análise epidemiológica do surto foi divulgado na última segunda-feira (26), com dados acumulados desde o início do ano até sábado, dia 24, quando terminou a semana nº 16.
Até esta data foram registradas 14 ocorrências confirmadas na região do Wanel Ville, Pq. Esmeralda, Jd. Ipiranga, Jd. Simus, Ouro Fino, Central Parque e Jd. São Marcos. Com este número, a cidade soma 250 casos, segundo levantamentos da Secretaria de Saúde. Ainda em outros bairros da zona oeste, outros 19 casos foram confirmados.
Mesmo com o fim do verão, é preciso cautela. Os especialistas explicam que a única saída para evitar que a doença se prolifere é a total eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença. E esse é um papel da população, já que 90% destes focos são encontrados nos quintais das residências.
Descarte ou guarde em local apropriado pneus velhos, garrafas, latas, embalagens, copos e tudo que acumule água. Vasos de plantas, caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ter medidas que impeçam a proliferação do mosquito, que sobrevive onde há água paradas. Também é muito importante fechar sacos plásticos e manter a lixeira tampada e seca.

.: Sabe Tudo Ipiranga tem 120 alunos :.

O Sabe Tudo do Jd. Ipiranga atualmente conta com cerca de 120 alunos nos cursos de Informática Básica e de Informática Avançada com Empreendedorismo.
Segundo a supervisora da unidade, Aline Silva, para participar do curso é necessário passar por uma seleção onde são analisados diversos fatores, dando prioridade para pessoas de baixa renda. “Trabalhamos com inclusão digital e social”, afirma Aline.
Os cursos são direcionados para maiores de 7 anos, e não têm limite de idade. O Sabe Tudo também é uma opção de acesso gratuito à internet para consultas e pesquisas. Basta fazer um cadastro na unidade. Além disso, o lugar conta com uma minibiblioteca, para leitura apenas no local. O acervo conta com livros infantis, didáticos, revistas e jornais.
O Sabe Tudo do Jd. Ipiranga fica anexado à escola “Irineu Leister”, na Rua 2, número 67, no Jd. Ipiranga. O telefone para contato é 3217.1484.

.: Pastoral do Menor recebe visita do Arcebispo :.

O Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues esteve na sede da Pastoral do Menor no Jd. Ipiranga, durante visita pastoral que fez à Paróquia Santa Maria Madalena, no Ouro Fino, que mantém o trabalho.
A visita aconteceu no dia 4 de março, e acompanhando o arcebispo estavam o pároco Pe. Rubens da Silva Dalmazo e o Diácono Francisco José Raimundo.
Dom Eduardo teve contato com as crianças e jovens que ouviram atentamente as suas palavras. Ele conheceu o trabalho que já dura 8 anos, coordenado por Ivone Siqueira. O Centro Educacional Comunitário da Pastoral fica na Av. Elias Maluf, 1206, próximo ao Território Jovem no Jd. Ipiranga. Informações pelo telefone 9607.6030.

.: “ProJovem Urbano” está com inscrições abertas em Sorocaba :.

Através de convênio entre a Prefeitura de Sorocaba e o Governo Federal, o Programa “ProJovem Urbano”, realizado em parceria pelas secretarias de Educação (Sedu), Juventude (Sejuv) e Relações do Trabalho (Sert), está com as inscrições abertas para jovens com idade entre 18 e 29 anos, que desejem receber formação do Ensino Fundamental, cursos profissionalizantes e desenvolvimento de ações comunitárias. O participante receberá um incentivo mensal de R$ 100, durante 18 meses de aulas.
Em Sorocaba, o “ProJovem” vai funcionar em cinco núcleos, sendo um deles na Zona Oeste, na Escola Municipal “Irineu Leister”, no Jardim Ipiranga.
É necessário residir em Sorocaba, não ter concluído o Ensino Fundamental, mas saber ler e escrever. Caso não apresente histórico escolar, será aplicado um teste de proficiência ao candidato. Os participantes devem ter no mínimo 75% de frequência nas aulas e entregar os trabalhos nas datas estabelecidas.
Para efetuar a matrícula são necessárias as cópias de RG, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento e Histórico Escolar. Para matrícula ou mais informações sobre o programa, basta procurar um dos seguintes pontos: EM“Irineu Leister”(Rua Odete Nanci Giraldi, 67 - Jd. Ipiranga. Telefone: 3222.7280), EM “Prof. Luiz Almeida Marins” (Rua Dr. Américo Figueiredo, 3500 – Júlio de Mesquita. Telefone: 3221.2280) ou a Coordenação Local do ProJovem (Rua Cônego André Pieroni, 256 – Jd. Guadalajara. Telefone: 3221.9917 / 3217.8858).

.: Escola “Osvaldo Duarte” é sede de treinamento para professores :.

A Escola Municipal “Osvaldo Duarte”, no Wanel Ville II sediou no dia 28 de abril o curso de capacitação para o início do programa “Estrada para a Cidadania”. A formação contou com a participação de aproximadamente 100 professores da Rede Municipal de Ensino.
A ViaOeste (parceira da Prefeitura no programa) disponibilizou um professor para ministrar o curso de capacitação dos educadores. A previsão da Secretaria da Educação é de que no início de maio o programa comece nas classes. O programa vai envolver cerca de 6.300 alunos.
O Estrada para a Cidadania é desenvolvido pela ViaOeste em parceria com Prefeituras localizadas no entorno do eixo Castello Branco-Raposo Tavares. A exemplo do ano passado, participam todos os alunos das 3ª séries do Ensino Fundamental.
Ao longo do ano, professores e estudantes desenvolverão ações de caráter educacional, consolidando conceitos de segurança no trânsito, cidadania e proteção ambiental, para conscientizar crianças e educadores da importância dos bons hábitos e do respeito às instruções de trânsito, com o intuito de reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito e a proteção do meio ambiente.


.: “Bairro em Foco” lança guia de negócios mais completo da Zona Oeste, com 40 mil exemplares :.

Vai circular em agosto o “Guia Zona Oeste em Foco”, completo catálogo de empresas e negócios, com distribuição porta a porta, entregue em mãos, nos 30 bairros cobertos pelo jornal Bairro em Foco.
A ideia é antiga, e depois de estudos o projeto foi elaborado. “É uma proposta ousada gerando oportunidades para empresários e moradores”, afirma Marcos Tadeu Stachewski, proprietário do jornal. A zona oeste se desenvolve significativamente, e com isso vem a necessidade de sustentação do porte alcançado. Moradores e empresários dos bairros investem para não ser necessário se deslocar até o centro de Sorocaba para a realização de negócios. “Já era hora de catalogar em um produto as importantes empresas e prestadores de serviços da região e também aquelas de outros bairros, mas que têm em grande parte de seus clientes, moradores daqui”, explica Stachewski. Por ser o mais tradicional e abrangente veículo de comunicação direcionado à zona oeste, o jornal Bairro em Foco se mostra apto a realizar esta tarefa, devido à sua credibilidade de 6 anos no mercado e a garantia da tiragem e da entrega.
O “Guia Zona Oeste em Foco” traz diversos ramos, para facilitar o acesso do público a serviços próximos e de boa qualidade, e também oferece ao empreendedor a chance de ser visto pelo público direcionado. “Queremos listar todas as empresas e prestadores de serviços existentes na zona oeste, para o morador escolher onde consumir”, detalha.
A distribuição será personalizada. Nos apartamentos, onde já é feita a entrega de porta a porta do jornal, será da mesma forma. Em alguns conjuntos de apartamentos, onde não é permitida a entrada da equipe, os guias serão etiquetados e entregues ao responsável pelo condomínio.
A equipe comercial já está nas ruas divulgando a proposta, e é composta por Hernani Kiko, Paula Pacheco, além do próprio Marcos Tadeu. “Ninguém pode ficar de fora, afinal de contas o guia servirá de consulta durante o ano todo”, ressalta.
Para conhecer o “Guia Zona Oeste em Foco”, basta entrar em contato com o departamento comercial através dos telefones 2104.4133, 3013.1331 ou 3012.7246.


.: ETEC “Fernando Prestes” inscreve para Vestibulinho de cursos Técnicos Gratuitos :.

Estão abertas inscrições para o Vestibulinho 2º Semestre de 2009 da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”, com 600 vagas para diversos cursos técnicos gratuitos. O período para se inscrever vai de 30 de abril e segue até às 15h do dia 21 de maio, apenas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. O exame será no dia 13 de junho.
 
81 anos de Tradição em
Educação com Qualidade
Com 81 anos de história, a ETEC “Fernando Prestes” se dedica à profissionalização de jovens e adultos de Sorocaba e Região. O  diretor professor Paulo Sérgio Germano explica que por ser formadora de técnicos e encaminhá-los ao mercado, as ETEC’s do Centro Paula Souza estão sob o comando da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, e não de Educação, como muitos pensam. O Centro Paula Souza é subordinado a essa Secretaria, que por sua vez é um orgão do Governo do Estado de São Paulo. Com um desenvolvimento industrial constante, Sorocaba necessita de mão-de-obra para suprir as necessidades das empresas. E, segundo o diretor, os técnicos são bastante procurados pelo mercado, por representarem boa qualificação sem altos investimentos.
O diretor ainda conta que a escola tem mais de 2.300 alunos nos diversos cursos, e cerca de 120 professores. “A nossa missão é capacitar para o exercício da cidadania, desenvolver o saber, e deste modo, preparar para estudos posteriores e para o mercado de trabalho”, afirma o professor Paulo Germano. “Nosso lema é ‘Ensinando para a Vida!’ Afinal, são mais de 80 anos de credibilidade educacional”, encerra.


.: Avenida do Wanel Ville vai ganhar semáforo :.

Atendendo à uma antiga reivindicação dos moradores do Wanel Ville e adjacências, a prefeitura de Sorocaba, através da Urbes – Trânsito e Transportes, implantará, dentro de sua programação, conjunto semafórico na interseção da avenida Paulo Emanuel de Almeida com a rua Guineia Bossani Ortega, para ordenar a travessia de pedestres e o fluxo de veículos no local. Após realização de contagem veicular na via, foi constatada que a interseção apresenta requisitos técnicos mínimos para a implantação do dispositivo.
Segundo o vereador Hélio Godoy, um dos que mais reivindicaram, a instalação “é um ganho para aquele local do bairro, visto que, havia muitas reclamações devido aos inúmeros acidentes ocorridos. A medida é fundamental principalmente para a segurança dos pedestres que cruzam a avenida para acessar o comércio e as escolas da região”, disse Godoy.

.: CS Wanel Ville vacina contra gripe H1N1 :.

O Centro de Saúde do Wanel Ville já imunizou 2.644 pessoas durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza Pandêmica, a gripe H1N1, no período entre 08 de março e 22 de abril. Esse número corresponde às crianças de 6 a 23 meses de idade, gestantes, portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e adultos de 20 a 29 anos. O cronograma prevê imunização prioritária dos grupos de risco, baseado nos casos ocorridos o ano passado. Confira as próximas etapas:
- de 22 de março a 21 de maio: Gestantes
- de 24 de abril a 7 de maio: Pessoas com 60 anos ou mais com doença crônica
- de 10 de maio a 21 de maio: Adultos entre 30 e 39 anos.

Dia Internacional da Mulher
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher que aconteceu em 8 de março, o Centro de Saúde do Wanel Ville foi um dos pontos da cidade com programação especial.
A partir das 7h foi realizada uma atividade de alongamento e exercícios com a professora de Educação Física Camila, da academia Ghimper. Em seguida houve apresentação do Coral do Centro de Saúde do Júlio de Mesquita para todos os usuários, com sorteio de brindes doados pelos comerciantes do bairro. Também foi oferecido um farto café da manhã pelo laboratório Biolabor.
Durante toda o dia, de hora em hora, foram ministradas palestras de temas relacionados à saúde da mulher, como DST, Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero, entre outros. Os palestrantes foram profissionais do CS e também alunos de Enfermagem da PUC.
Além disso, todas as funcionárias receberam flores das mãos do enfermeiro Eduardo Naloto, coordenador da unidade.



.: 25 de abril: Dia do Contabilista :.
“É possível ser bem sucedido honestamente”. Com esta frase, o proprietário do Escritório Contábil JKL, João Luiz Loureiro de Mello define sua vida profissional, há 45 anos como contabilista. Profissão que comemorou o seu dia em 25 de abril.
Depois de ter sido engraxate e entregador de jornal, João Luiz ingressou em 1965 no Escritório Paula Santos, ainda na rua Carlos Gomes, como funcionário. Aperfeiçoou-se no emprego e em 1969 se mudou para Salto de Pirapora, onde ingressou na área contábil de outra empresa como prestador de serviço. Se formou técnico em contabilidade em 1973 e bacharel em Ciências Contábeis em 1979. Evoluindo na profissão, teve liberdade para trabalhar e conquistou outros clientes. Quando a sociedade que mantinha o negócio em Salto de Pirapora se dissolveu, João Luiz voltou para Sorocaba e montou seu próprio escritório na Av. Gal. Carneiro, em 1984. Em 1992, houve a mudança para o atual endereço no Jd. Simus.
A data do Dia do Contabilista foi criada em 1926 por João Lyra de Tavares, ex-senador e patrono da profissão, mas oficializada apenas em 1979.
Segundo João Luiz, a importância da profissão está em apresentar opções de benefícios e isenções ao seu cliente, além de alertar sobre possíveis irregularidades. “Às vezes a empresa realiza transações sem fazer planejamento tributário, e pode vir a ter muitos prejuízos”, explica. Ele conta que é imprescindível que o contabilista trabalhe com ética: “O sigilo das informações é indispensável”.
Católico praticante, João faz questão de ressaltar o tema da Campanha da Fraternidade de 2010: Economia e Vida, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt. 6,24). Segundo ele, é necessário haver consciência da importância do planejamento financeiro para reduzir as desigualdades sociais. “A mudança está nas pessoas. É preciso um gesto concreto”, afirma.
O Escritório Contábil JKL trabalha com abertura, transferência e encerramento de empresas, escrita fiscal, imposto de renda e consultoria personalizada. O endereço é rua Benedito Ferreira Telles, 644, no Jd. Simus. Informações pelos telefones: 3222.1107 ou 3222.2708.



.: Kumon transforma processo de aprendizado :.
O oficial de justiça Cleyber Ciuffa Breda e a professora de inglês Renata Alessandra Dearo Breda já planejavam o ingresso do seu filho no método Kumon antes mesmo de seu nascimento. Eles já conheciam através de algumas pessoas que já haviam feito, entre elas, seus sobrinhos.
Quando Luigi Ciuffa Breda, apresentou dificuldades de alfabetização aos 6 anos, os pais viram que era o momento de fazer a matrícula na disciplina de Português. “Com 8 ele já tem a leitura melhor do que alunos do ensino médio”, conta a mãe, que acompanha o filho no horário das aulas e aproveita para aprimorar seu inglês, também matriculada no método.
Há 1 ano, o menino pediu para fazer também as disciplinas de Matemática e Inglês. Segundo Cleyber, esse gosto de Luigi se dá por conta da rotina criada em casa, onde diariamente (inclusive no fim de semana) uma hora é separada para os estudos. “Com o Kumon, a criança aprende a ser autodidata, não dependendo totalmente dos professores. Lá na frente vem o resultado”, afirma o pai. “Me sinto mais inteligente”, disse o menino.
No caso da empresária Maria Isabel Bergamo Ierich, a inclusão de Lucas, de 9 anos, se deu porque o filho tinha problemas para aprender matemática. “Ele sequer sabia a importância dos números”, lembra. Uma prima que conhecia o Kumon indicou e ela matriculou o filho. “Foi fantástico. De alguém que odiava fazer contas, agora o Lucas está fissurado”, garante a mãe. Segundo ela, outro fator importante que o garoto se desenvolveu também em outras matérias. “Recomendo sem medo para todas as mães. Agora meu filho tira nota boa em tudo”, comemora.

.: Escola Ana Cecília desenvolve o Acessa Escola :.

A Escola Estadual Profª Ana Cecília Martins, no Wanel Ville, desenvolve com sucesso o programa “Acessa Escola”, que tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários da escola. Os usuários têm acesso às tecnologias da informação e comunicação para a construção do conhecimento e fortalecimento social da equipe escolar.
O programa “Acessa Escola” promove o protagonismo juvenil, pois é monitorado pelos alunos do Ensino Médio que tem sua participação ativa na linha de frente na construção de novos espaços dentro da escola, socializando saberes, auxiliando o acesso aos recursos de utilidade pública disponíveis na internet.
Aliado a isso, alunos, professores e funcionários vivem um processo interativo de troca e construção de conhecimento que é o objetivo da Proposta Pedagógica da Escola.
Alunos do Ensino Médio podem ser estagiários

O processo seletivo para novos estagiários do Programa Acessa Escola está com inscrições abertas até 10 de maio. Os selecionados irão atuar na sala de internet das escolas, participar de capacitações e receber bolsa-auxílio mensal de R$ 340,00, além de auxílio transporte. Basta ser estudante de Ensino Médio e estar matriculado em uma escola da rede pública estadual. A carga horária será de 4 horas diárias, a ser cumprida em um dos períodos: manhã, tarde ou noite.
Para a inscrição, é imprescindível que o candidato possua número de CPF próprio. Não será aceito CPF de pais ou responsáveis. A taxa de inscrição é de R$ 12,00, mas alunos carentes não pagam. A inscrição deve ser feita no site http://estagio.sp.gov.br/.

.: CRAS cadastra para programa Renda Cidadã :.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jd. Ipiranga está recebendo cadastros para inclusão de novas famílias no Programa Renda Cidadã, do Governo do Estado. O programa oferece palestras e reuniões socioeducativas, além de um benefício mensal de R$ 60,00. Para ingressar no programa é preciso que os filhos em idade escolar estejam frequentando as aulas, os menores de 6 anos estarem com a carteira de vacinação em dia, e ainda não participar de outro programa social, como o Bolsa Família. A renda da família também não pode ultrapassar R$ 200,00 por pessoa. A solicitação deve ser feita na sede do CRAS ou marcando horário através do telefone da unidade.
Programa para adolescentes
O CRAS também tem vagas para o Projeto Grupo Pro-Jovem para adolescentes de 15 a 17 anos, cuja família seja beneficiária do Programa Bolsa Família. São realizadas atividades educativas, informativas e de recreação, fortalecendo a convivência e socialização. O encontros são às terças e quintas, das 13h30min às 16h30min.
O CRAS é um espaço de acolhida para toda família e um dos primeiros contatos para a rede de serviços ofertados na área de Assistência Social. Vários outros cursos são oferecidos. A sede fica na Rua Santo Micheletti, número 30, no Jardim Ipiranga. O telefone do CRAS é 3202.8138.

.: Território Jovem sedia curso de logística :.

O Território Jovem no Jd. Ipiranga está com inscrições abertas para um curso de Logística em parceria com a Unit que será ministrado pelo professor Tiago. A intenção é dar aos jovens noções para trabalhar no setor de distribuição e armazenamento de empresas. As aulas começam em 10 de maio e serão de segunda a sexta, das 8h às 12h, com duração de duas semanas.
O Território Jovem é um espaço para manifestações culturais e artísticas propostas pelos próprios jovens. Por isso, o local pode ser usado para ensaios, eventos de grupos musicais, danças e apresentações em geral. A unidade do Jd. Ipiranga fica na Av. Elias Maluf, 1080. Outras informações pelo telefone 3221.3081.

Foco Social - Paula Pacheco


 

Leitora Anônima. Olá, Cris. Tenho 26 anos, estou em uma situação complicada. Me separei faz uns 10 meses, pois ele quis se separar porque estava gostando de outra pessoa. Depois de 2 meses, arrependido, me procurou pedindo para voltar. Só que eu, achando que isso não iria acontecer, me envolvi com outra pessoa. Quando ele voltou fiquei confusa. Não sei mais de quem gosto, faço comparações entre os dois e não consigo tomar uma decisão. Mas sei que se não fizer isso, ficarei sozinha, o que está me fazendo sofrer muito. Quando decido ficar com um, sinto falta do outro, pois são completamente diferentes. Tenho um filho com meu ex-marido, e talvez por esse motivo não consiga esquecê-lo de vez. Me ajuda, não sei o que faço. Às vezes parece que vou enlouquecer.

Olá. Vejo que você está vivendo uma situação intensa com uma explosão de acontecimentos em um intervalo de tempo curto, é natural estar tão confusa. Por mais difícil que isto possa parecer, o momento exige calma e reflexão. Seu organismo precisa de um tempo para se recuperar, colocar as coisas em ordem.
Imagino o quanto estava carente e confusa após a separação. Apesar disso, você conseguiu ser uma pessoa agradável. Mesmo frustrada com o término do casamento, conquistou o carinho de outra pessoa. Contudo, se entregar por inteiro a esta nova relação não é tarefa fácil. Você ainda não elaborou o luto da relação anterior e ninguém se recupera de um dia para o outro. Consolidar esta nova relação exigirá mesmo algum tempo.
Por outro lado, acredito que as pessoas mereçam sim uma segunda chance. Entretanto, o perdão deve ser conquistado e não adquirido de graça, para que esse tipo de comportamento de desrespeito ao seu sentimento não se repita e vocês não acabem entrando em um efeito ioiô de vai e volta quando ele quiser e bem entender. Um casamento envolve inúmeras variáveis e devemos levar todas em consideração. Errar é humano, entretanto é preciso observar quantos erros ele já cometeu, considerando que para tudo deve haver um limite.
Entendo o quanto está aflita, porém, mais importante que escolher entre um ou outro é se fortalecer, aprender novas habilidades para ser independente e aprender a amar a si mesma. Lembre-se que o companheiro deve ser um complemento para sua felicidade. Dê um tempo para seus sentimentos se organizarem respeitando suas próprias limitações. Tente não exigir tanto de si mesma para não se torturar. Você não merece isso!
Como está em dúvida de qual dos dois gosta mais, leve em consideração o respeito que cada um demonstra por você e o quanto cada um é sensível ao que você sente. O segredo está em observar os pequenos detalhes, os gestos mais sutis, e a partir disso avaliar qual dos dois a faz mais feliz. Se estiver difícil demais, talvez seja necessário pedir ajuda profissional.

Dra. Christiane M. T. Araújo
Av. Américo Figueiredo, 454, Jd. Simus
Fone: 3221.7106

.: Humanitários, oportunistas, ou as duas opções? :.



Que encanto têm as favelas cariocas? Por que o mundo fica tão fascinado com um lugar onde a criminalidade e a luta para se viver honestamente caminham de forma paralela?
Em 1996, o maior expoente da música pop mundial, Michael Jackson visitou o morro Dona Marta, local que escolheu para parte das gravações do videoclipe de “They don’t care about us” (Eles não ligam para nós). O diretor do clipe, Spike Lee, inclusive admite ter pagado para os traficantes garantirem a segurança do cantor, alegando que a polícia carioca não conseguiria cumprir essa missão.
Em 2002, o filme “Cidade de Deus” retratou outra favela carioca e divulgou ao planeta uma realidade cruel do poder que o tráfico de entorpecentes detém sobre os moradores. A produção foi muito bem recebida, inclusive com 4 indicações ao Oscar de 2004.
Recentemente, assim como Michael, Madonna também esteve no Dona Marta. Mas, a visita da rainha do pop tinha um intuito mais humano: ampliação de projetos sociais.
Já em 2010, dois novos nomes da música internacional se juntaram para outro clipe nas favelas do Rio de Janeiro: Beyoncé e Alicia Keys gravaram juntas o vídeo da música “Put it in a love song” (Ponha isso numa canção de amor).
A visita de Madonna e o filme “Cidade de Deus” são boas iniciativas para o bem das favelas. A música e o clipe de Michael Jackson também tinham um viés social. Trechos da letra dizem “Tudo que eu quero dizer é que eles não ligam para nós... Sou vítima da violência da polícia. Cansei de ser vítima do ódio...”. O vídeo correu o mundo, e a comunidade hoje é protegida pela polícia, onde não há mais pontos de tráfico.
Só me parece dispensável a visita rebolativa de Beyoncé e Alicia Keys para cantar inutilidades como “Diga que me ama, diga que me ama. Depois coloque isso numa canção de amor” ou então “Se você realmente precisa de mim como diz, é melhor me mostrar, é melhor vir e dizer”.
Qual a relação dessa letra com as favelas cariocas? De forma oportunista, a sensação é de que apenas escolheram um cenário “feio” para contrastar com suas “belezas”. As duas representam uma arte pasteurizada e homogênea, sem criatividade e emoção, que apela muito mais para seus atributos físicos, do que pelo talento musical. Para definir esta arte, o jornalista Jamari França brilhantemente citou Nélson Rodrigues: “tem a profundidade que uma formiguinha atravessa com água pelas canelas”.


www.pensamentosdojota.blogspot.com
.: Cursos culinários da Dijos :.
 Os próximos cursos culinários da Dijos Doces serão oportunidades para aprender receitas de páscoa. Os cursos acontecem a partir das 14h, além de três cursos noturnos (19h) nos dias 12 e 18 de março. Confira as datas:
22/02 – Ovos de Páscoa para iniciantes. Todas as técnicas. Profª. Ana Pavini (Garoto).
25/02 – Trufas e Ovos de Páscoa com recheio de trufas. Profª. Sara (Harald).
04/03 – Ovos de Páscoa Profissionalizante. Profª. Ana Pavini (Garoto, c/ apostila).
12/03 – Ovos de Páscoa diversos, bombons trufados, bombons 6 recheios. Profª Valquíria. (Formas Suíça).
12/03 – Aula especial de ovos e trufas geladas. Ovo bem-casado, ovo trufado caipirinha, etc. Profª Valquíria. (Formas Suíça), às 19h.
18/03 – Ovos decorados, toca do coelho, mini-bolo com chocolate. Profª. Sara (Harald)
18/03 – Ovos de Páscoa para iniciantes. Todas as técnicas de derretimento. Profª. Sara (Harald), às 19h.
As aulas são realizadas em uma cozinha específica para cursos no salão de festas Spaço Kids, rua Mário Soave, 552, S. Marcos. O telefone é 3017.0529. A Dijos Doces fica na Av. Gal. Carneiro, 1808, Jd. Simus. Informações: 3222.5274 e 3217.9087.

.: Chácara DivertCão oferece novo conceito de hotel para cães :.

Hospedagem de cães não é mais sinônimo de prisão em gaiolas. Inaugurada há 4 meses, a Chácara DivertCão tem espaço de sobra para lazer, prezando ainda pelo bem-estar e conforto dos animais, conforme explica a proprietária e veterinária Geice Cristine de Souza. São 1.500m² com canis para cães grandes e pequenos, além de um canil interno para cães de pequeno porte e filhotes. O local também conta com um chalé para o cruzamento de cães.
Geice conta que a chácara cria uma opção para os donos que levam seus animais para hotéis onde ficam presos em gaiolinhas. “Quis minimizar o sofrimento deles quando a família vai viajar”, explica a veterinária. “Aqui os cães ficam soltos a maior parte do dia, desfrutando de todo o nosso espaço, brincando com a recreacionista e também com outros cães, desde que não haja histórico de agressividade”. Um fator importante é o processo de socialização pelo qual os cães passam.
Entre as atividades oferecidas, a DivertCão tem Hotel, Motel, Creche para cães de apartamento ou que ficam sozinhos, Day care (creche por um dia), Maternidade com acompanhamento ultrassonográfico, Casa de repouso para cães idosos, Agility (proprietário e animal praticam esporte passando por obstáculos), Adestramento, Dog walker (caminhada), Pet sitter (durante viagem da família, a veterinária vai à residência para cuidar, limpar, trocar água e comida, etc), e Controle de obesidade. O espaço também pode servir para festas de aniversário e casamento animal.
Outro diferencial é o Banho e Tosa Legal. O cão passa o dia na chácara brincando, com atividades dirigidas por uma recreacionista, além da socialização. E no fim do dia o animalzinho volta para a casa limpinho e tosado.
A Chácara DivertCão fica na rua Rubens Antonio Nazaré Santos, 163, Vila Rica, paralela à Av. Luiz Mendes de Almeida, na altura do número 2244, em frente ao SOS. O telefone é 3019.0001. Mais informações pelo site www.divertcao.com.br.

.: Eletricista oferece gratuitamente curso de elétrica residencial :.
O eletricista Lair Januário da Silva está oferecendo gratuitamente um curso para mulheres e homens de Eletricidade Básica – Teoria e Prática, no Júlio de Mesquita, todos os sábados, das 14h às 16h. Uma nova turma inicia o curso a partir de 8 de maio.
Com mais de 30 anos de no ramo, Lair resolveu compartilhar sua experiência para ajudar ao próximo. “O que farei com meu conhecimento quando a vida acabar? Para afugentar a solidão, é preciso ser solidário”, afirma.
Carismático e cheio de histórias, Lair continua trabalhando. “Enquanto a marreta levanta, a cabeça descansa”, reflete. Desde jovem ele se interessa por eletricidade, e mesmo tendo outra profissão, sempre foi eletricista paralelamente. Buscando realização pessoal, se aprofundou no assunto. “Devorei os livros, além de procurar profissionais”, lembra. Depois de aposentado, ele pode se dedicar inteiramente ao hobbie. “Quando a gente faz o que gosta, não trabalha, se diverte”, conta.
Para as aulas, Lair utiliza o salão da Associação Espírita Recanto da Paz, no Júlio de Mesquita, de quem teve o apoio das diretoras Edilaine e Maíra. O salão fica na rua Carmo Brenga, 834, antiga rua 3. Para informações e inscrições, basta entrar em contato através do telefone 3017.5018, ou comparecer no horário das aulas.