.: Wanel Ville e Cia 34 :.

 
Editorial
 

Começando nossos trabalhos em 2010, vamos notando o tempo passar, e com ele a evolução dos fatos.
A cidade de Sorocaba passou por momentos turbulentos em 2009 na esfera política. Secretários e vereadores foram alvos de denúncias e críticas por parte da grande imprensa e também da sociedade. Houve ainda, grande celeuma por conta da tão falada crise econômica mundial, que arrepiou os cabelos de economistas, empresários e também do trabalhador empregado, com medo da demissão.
Michael Jackson morreu, caiu um avião da Air France e o Rio de Janeiro foi eleito para sediar as Olimpíadas. Mas enquanto isso tudo acontecia, exceto no apagão que deixou 18 estados às escuras em novembro, quase imune a esses fatos, a zona oeste de Sorocaba continuou evoluindo. O que se viu por aqui foram novas oportunidades de negócios, comércios iniciando seus trabalhos, entidades ampliando atendimentos, bairros sendo regularizados, moradores se destacando na cidade, entre outros feitos. Evidente que ocorreram fatos negativos, que aborreceram muita gente. Entretanto, em meio a um cenário tumultuoso encontrado em 2009, parece que nossa região se saiu bem.
Já em 2010, andando por algumas ruas e avenidas, é possível ver o curso do desenvolvimento em novas construções, reformas, investimentos e ampliações. Empresários e moradores da zona oeste de Sorocaba não se cansam de lutar pelo seu crescimento.
A expectativa é de que este ano seja mais tranquilo. Dessa forma, a garra, competência e persistência desta região da cidade irão garantir mais avanços e desenvolvimento visíveis, ainda mais impactantes do que aqueles que vimos no ano passado.
Na torcida para que tudo isso se realize, o jornal Bairro em Foco estará mais uma vez aqui para registrar e noticiar todos os acontecimentos que 2010 reserva para a zona oeste de Sorocaba.

Jota Abreu

 

  .: Planejamento de escola privilegia o Meio Ambiente :.

A Escola Estadual “Profª Ana Cecília Martins”, no Wanel Ville realizou reuniões de planejamento entre os dias 10 e 12 de fevereiro, para discutir as linhas de conduta e projetos da escola para 2010.
Segundo a diretora Suely Camargo Santos, além do currículo escolar, o projeto mais importante em pauta foi o “Minha Escola é Verde”. A escola produzia muito lixo. Quando implantado o sistema de self-service (os alunos se servem exatamente o quanto vão comer), constatou-se uma substancial diminuição na quantidade de resíduos descartados. Contudo, por causa da gripe suína, adotou-se o uso copos descartáveis, aumentando de novo o lixo.
A direção então resolveu colaborar com o meio ambiente. Uma parceria com a Coeso está realizando a coleta de papel e plástico recicláveis. Na administração, agora só são usados papéis reciclados e todas as torneiras da escola contam com temporizadores. “Os alunos ficaram orgulhosos”, afirma a diretora. Outra contribuição foi quando o Governo substituiu todas as lâmpadas das escolas estaduais por outras mais econômicas. Ainda foi disponibilizada uma caixa onde os alunos depositaram no fim do ano suas apostilas e livros usados. O resultado, segundo um levantamento da direção, foi uma economia de 1.176kg de papel ou 40 árvores poupadas. “Vamos mostrar que foi responsabilidade dos alunos”, comemora Suely.
Ela ainda explica que durante 2010, será trabalhada a Agenda 21, um documento ambiental com regras de conservação do meio ambiente, que fala sobre os “5 R’s”: 1) Refletir sobre o meio ambiente; 2) Recusar os desnecessários como sacos plásticos; 3) Reduzir o consumismo e ter consciência que menos é mais; 4) Reaproveitar, dando novo destino aos materiais; e 5) Reciclar.
Ampliações
A escola terá mais uma sala de aula a partir deste ano. “As obras foram necessárias por conta da demanda”, esclarece a diretora. Serão duas novas classes (uma de manhã e outra à tarde), aumentando o número de vagas. Além disso, o prédio foi pintado para receber os alunos na volta às aulas.


.: Território Jovem oferece aulas gratuitas :.
A unidade do “Território Jovem” do Jardim Ipiranga está com uma nova programação para 2010, que é oferecida gratuitamente aos jovens de 12 a 29 anos. São aulas esportivas e culturais para todos os gostos, como ginástica (diariamente às 18h), jazz (segundas e quartas, às 13h30), capoeira (segundas e quartas, às 19h), teatro (segundas, terças e quartas, às 16h), mangá (sextas, às 16h), Axé (segundas, quartas e sextas, às 15h), violão (sextas, às 13h) e boxe (terças e quintas, às 19h). Os interessados devem realizar as inscrições no próprio local das aulas.
As unidades do Território Jovem são espaços abertos para manifestações culturais e artísticas propostas por jovens. Por isso, eles podem ser usados para ensaios, eventos de grupos musicais, danças e apresentações em geral.
O Território Jovem do Jardim Ipiranga fica na Av. Elias Maluf, 1.080. Informações pelo telefone 3221-3081.

 

.: Escolas municipais da região receberão o Kit Escolar :.

Os alunos da escolas municipais “Osvaldo Duarte” e “Irineu Leister”, cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos têm direito a receber gratuitamente o Kit Escolar, o que pode colaborar muito na economia de compra de material escolar. Graças à Lei Municipal 8.542, de 21 de julho de 2008.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), os kits são entregues automaticamente aos alunos no início do ano letivo, sem a necessidade das famílias realizarem algum cadastro. Em cumprimento à legislação municipal, o material será distribuído para todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.
Para os alunos da educação infantil, os kits são compostos por: cola branca, sacos plásticos, estojo, lápis de cor; papéis sulfite e color set; guache, massa de modelar; cadernos; pincel; giz de cera; tesoura; apontador, canetas, régua, borracha, lápis preto e pasta com elástico. O material para quem está no ensino fundamental tem cadernos, lápis, papel sulfite; canetas; borrachas; réguas; apontadores; giz de cera; lápis de cor; tesoura escolar; cola branca; estojo; pasta com elástico; papel almaço; régua geométrica e caneta hidrocor.

“Osvaldo Duarte” sedia
planejamento de Educadores
Todos os educadores da rede municipal de Sorocaba se reuniram para a elaboração do planejamento do ano letivo de 2010, entre os dias 3 e 5 de fevereiro. Uma das sedes foi a escola Osvaldo Duarte, no Wanel Ville.
Os educadores foram distribuídos por séries, disciplinas que lecionam ou por segmento. No total estiveram envolvidos 2.600 profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino. O encontro aconteceu também em outras quatro escolas municipais: “Achilles de Almeida”, “Getúlio Vargas”, “Avelino Leite Camargo”, “Duljara Fernandes de Oliveira”, além do Centro de Referência em Educação e no Espaço Pedagógico Nhonhô Pires.



.: Qualificação profissional será tema de audiência na Câmara dia 22 :.

Os recursos federais disponíveis para formação e qualificação de trabalhadores serão tema de uma audiência pública na próxima segunda-feira, dia 22, às 19h, na Câmara Municipal de Sorocaba. A iniciativa é do vereador Izídio de Brito (PT) e o evento é aberto ao público.
O evento irá discutir a implantação de três programas do governo federal para capacitação de trabalhadores. Os cursos oferecidos são gratuitos e pelo menos cinco outras cidades da região já usufruem de verbas e estruturas federais.
A principal diferença dos cursos federais, em comparação com outros, é que, além de serem gratuitos, oferecem aos trabalhadores formação regular até o ensino médio e cursos de qualificação em diversas áreas, como indústria, comércio, serviços e agricultura.
Um dos programas instala Institutos Federais de Educação Tecnológica (IFE), conhecidos como escolas técnicas federais. Os municípios de Salto, Boituva, São Roque, Capivari e Itapetininga já possuem suas escolas federais. Além desse, o governo também oferece os programas Eja-FIC e Brasil Profissionalizado.
“A audiência pública do dia 22 é um passo importante para sensibilizar o poder público municipal e outros setores que podem contribuir para credenciar Sorocaba a esses programas”, afirma a ex-deputada federal e atual representante do Ministério da Educação (MEC) no estado de São Paulo, Iara Bernardi.

.: Centro de Saúde Wanel Ville completa 2 meses e inaugura grupo de caminhada :.

O Centro de Saúde “Dr. Roger Massayuki Sakano”, no Wanel Ville registrou mais de 4.600 atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, nos primeiros 2 meses de funcionamento (entre 1º de dezembro e 1º de fevereiro).
Na área médica foram registradas 2.199 consultas de clínica geral, pediatria e ginecologia. Os três dentistas contabilizaram 1.300 atendimentos neste período e a equipe de enfermagem mais 1.100. Já entre os procedimentos, a equipe do CS registrou outros cerca de 2.000 atendimentos, entre vacinações, curativos, avaliações, orientações.
O CS Wanel Ville possui sistema de Acolhimento que avalia e encaminha pacientes sem consulta pré-marcada, e também possui o serviço Fique Sabendo, de orientação e incentivo à testagem de HIV.
Moradores da região que ainda continuam sendo atendidos em outros Centros de Saúde (Sorocaba 1, Jardim Simus, Nova Esperança e Márcia Mendes) podem pedir a transferência para a nova unidade. Para isso, devem comparecer ao CS Wanel Ville com um comprovante de residência e um documento de identidade. Com a confirmação dos dados, os prontuários serão transferidos e os pacientes passarão a ser atendidos mais perto de casa.

Grupo de caminhada está a todo vapor
O CS Wanel Ville já conta com um grupo de caminhada. A equipe começou a se exercitar no início do mês. Os interessados devem comparecer ao CS para fazer a inscrição. As caminhadas são realizadas de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 7h. Os participantes fazem alongamento em frente à unidade e percorrem as ruas do bairro.
O Projeto Caminhada é uma parceria das secretarias da Saúde (SES), de Educação (Sedu) e de Esportes e Lazer (Semes), com equipes em todos os Centros de Saúde da cidade, além de Centros Esportivos e escolas. O objetivo é incentivar a prática regular de atividade física e a adoção de hábitos saudáveis, prevenindo doenças e possibilitando que os sorocabanos tenham mais qualidade de vida.
A médica Erinéia de Moraes Lobo, uma das responsáveis pelo Projeto Caminhada, explica que caminhar pelo menos trinta minutos por dia é suficiente para sentir vários benefícios. “A pessoa fica mais disposta. O exercício regular é capaz de reduzir o risco das doenças cardiovasculares, como infarto e derrame, já que ajuda a controlar o diabetes, a pressão arterial e reduz a obesidade que são fatores de risco para outras doenças”, explicou.
O CS Wanel Ville é uma das maiores unidades básicas de saúde da cidade, com 1.049 metros quadrados de área construída e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Alexandre Caldini, 442.

.: Personal Noivas: tranquilidade durante o “grande dia” :.

Para as noivas, o dia do casamento pode ser uma loucura. Na contramão disso, Margareth Barbosa de Carvalho se tornou uma “Personal Noivas”. Desde a manhã do “grande dia” até a cerimônia, ela acompanha a noiva com exclusividade.
Segundo Margareth, o dia da noiva no salão de beleza pode ser estressante. “Será necessário dividir a atenção com outras noivas”, explica. Com o trabalho de Personal Noivas, a mulher pode ser atendida em sua própria casa, ou na residência de Margareth. “É um ambiente mais tranquilo”, afirma.
Durante o dia, a noiva terá massagens anti-stress e relaxante, máscara facial, design de sobrancelhas, maquiagem, penteado, colocação do véu, grinalda e vestido, entre outras coisas para deixar a noiva pronta e preparada para a cerimônia. Tudo na maior serenidade. Além disso, Margareth também presta assessoria e acompanhamento nas escolhas desse dia. “Como cortesia, eu ainda ofereço penteado e maquiagem para a mãe da noiva”, garante.
Para conhecer o trabalho da Personal Noivas, Margareth atende através do telefone 3018.3247.

.: O sonho de oficializar a união civil é possível com casamento comunitário :.

No dia 1º de março, 200 casais de baixa renda que desejam oficializar a sua união podem se inscrever para o Casamento Comunitário promovido Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS). A inscrição vai acontecer a partir das 9h, na Secretaria da Cidadania (Secid), que fica na rua Santa Cruz, 116, no Centro (próximo ao Terminal São Paulo).
“Mais para frente faremos uma festa maravilhosa para celebrar o casamento desses casais que sonham com este dia, mas não têm condições de realizá-lo. Fico muito feliz em podermos proporcionar esse momento, valorizando a família e a união conjugal”, declara a primeira-dama e presidente do FSS, Denise Lippi.
O Casamento Comunitário está em sua sexta edição e já realizou o sonho de mais de 900 casais. Além de uma grande festa, com direito a bênção ecumênica, os noivos também terão o casamento civil, sem despesa alguma de cartório.
As 200 vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Os casais só terão sua inscrição aceita se estiverem de acordo com os critérios estabelecidos para participar do evento. A preferência para as inscrições é para casais com renda familiar de até dois salários mínimos, solteiros que morem juntos e já tenham filhos em comum.

Documentos para a inscrição
Os casais devem residir (ambos) em Sorocaba, apresentar o RG original, certidão de nascimento original, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência (dos dois). E, no caso de a pessoa ser divorciada, levar também a certidão de casamento com averbação do divórcio.

.: Curso para a Terceira Idade enfoca reflexão e escrita :.

Com objetivo de reduzir o índice de analfabetismo na cidade, a Secretaria da Educação (Sedu) intensifica a divulgação das inscrições ao projeto “Alfa Vida”, alfabetização de adultos. As inscrições já podem ser realizadas em qualquer unidade educacional da Rede Municipal e nas unidades do Sabe Tudo.
Para quem trabalha durante a semana, a Sedu abriu a possibilidade de inscrições nas 14 escolas que integram o programa “Clube da Escola”, que permanecem abertas nos finais de semana. Na região, 3 unidades municipais fazem parte do programa: "Maria de Lourdes Martins Martinez" (Jardim Santa Bárbara), “Luiz de Almeida Marins” (Júlio de Mesquita) e “Osvaldo Duarte” (Wanel Ville).
A Sedu também solicita a colaboração dos cidadãos que conhecem alguém que abandonou a escola ou não pôde estudar quando criança, para que indiquem os locais de inscrições para que a pessoa retorne aos bancos escolares.
Este ano, o Alfa Vida comemora duas décadas de existência, tendo formado mais de 7 mil alunos nesse período. Em 2009 foram 231 alunos que se formaram no projeto.
A abertura de classes pode ocorrer em qualquer época do ano, em qualquer uma das escolas municipais, desde que atinja um número mínimo de 25 alunos. As inscrições podem ser feitas a partir de 2 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, em qualquer unidade de ensino do município. Informações pelo fone 3234-4161.


.: Fisk inaugura escola na Zona Oeste :.

Desde o dia 5 de dezembro, o Júlio de Mesquita conta com uma unidade da Fisk, Centro de Ensino, na avenida Américo Figueiredo, número 3.666. A diretora da unidade Andréa Catel e o diretor administrativo Evandro Fernandes estiveram na sede do jornal Bairro em Foco para apresentar as propostas de ensino que serão implantadas no bairro.
Andréa, que dá aulas na instituição desde muito jovem, há 8 anos também é proprietária de outra unidade no Trujillo, na avenida General Osório. Ela conta que a ideia de abrir na zona oeste foi do Evandro, que reside no Wanel Ville e sabe do potencial da região. “Encontramos um bom imóvel no Júlio de Mesquita, que é um bairro em constante crescimento”, explica Andréa. A intenção também é de contribuir com a valorização para os moradores, descentralizando o ensino. “Estamos seguindo uma tendência de mercado das grandes empresas, que é de apostar cada vez mais no atendimento regionalizado, para evitar grandes deslocamentos, trânsito, entre outros benefícios”, ressalta Evandro.
A marca Fisk tem mais de 13 milhões de alunos espalhados pelo Brasil, nos mais de 50 anos de existência. A rede segue as tendências de educação moderna, com um método avançado e responsável.
Andréa afirma que em sala de aula, desde o primeiro dia, os alunos aprendem a falar, escutar, ler, escrever e pensar em inglês ou espanhol. “Para o inglês, atendemos crianças a partir de 4 anos”, revela. No caso do curso de espanhol, é um forte aliado para as aulas do idioma que passam a ser obrigatórias nas escolas (públicas ou particulares) a partir de 2010.
Já nos cursos de informática, é possível operar os programas mais avançados e nas aulas de português para brasileiros tirar todas as suas dúvidas sobre o nosso idioma.
Para mais informações sobre cursos, conteúdos e matrículas, o telefone é 3234.5222.

.: Prefeitura quer mais alunos em projeto de alfabetização de adultos :.
Com objetivo de reduzir o índice de analfabetismo na cidade, a Secretaria da Educação (Sedu) intensifica a divulgação das inscrições ao projeto “Alfa Vida”, alfabetização de adultos. As inscrições já podem ser realizadas em qualquer unidade educacional da Rede Municipal e nas unidades do Sabe Tudo.
Para quem trabalha durante a semana, a Sedu abriu a possibilidade de inscrições nas 14 escolas que integram o programa “Clube da Escola”, que permanecem abertas nos finais de semana. Na região, 3 unidades municipais fazem parte do programa: "Maria de Lourdes Martins Martinez" (Jardim Santa Bárbara), “Luiz de Almeida Marins” (Júlio de Mesquita) e “Osvaldo Duarte” (Wanel Ville).
A Sedu também solicita a colaboração dos cidadãos que conhecem alguém que abandonou a escola ou não pôde estudar quando criança, para que indiquem os locais de inscrições para que a pessoa retorne aos bancos escolares.
Este ano, o Alfa Vida comemora duas décadas de existência, tendo formado mais de 7 mil alunos nesse período. Em 2009 foram 231 alunos que se formaram no projeto.
A abertura de classes pode ocorrer em qualquer época do ano, em qualquer uma das escolas municipais, desde que atinja um número mínimo de 25 alunos. As inscrições podem ser feitas a partir de 2 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, em qualquer unidade de ensino do município. Informações pelo fone 3234-4161.


.: Aluna do Kumon aprovada em medicina :.
Ex-aluna do Kumon, Luciane do Nascimento Américo, moradora do Jd. Europa, é a mais nova aprovada no curso de Medicina da Universidade Anhembi. A estudante de 22 anos se preparou durante 8 meses na disciplina de matemática e conseguiu o ingresso no tão desejado curso.
Ela aderiu ao método na unidade do Jd. Magnólia. “Ter feito Kumon foi uma experiência que só somou na minha vida”, revela. Ela explica que se sentiu mais segura durante a prova. “Além de aumentar meu conhecimento em matemática, o Kumon também desenvolveu meu raciocínio no geral, fazendo com que eu ficasse mais confiante na hora do vestibular”, afirma.
O Kumon é um método de ensino de origem japonesa, que visa acelerar o aprendizado através de uma rotina de exercícios individuais em disciplinas como português, matemática, japonês e inglês.
Satisfeita, Luciane agradece pela existência do Kumon. “Hoje como estudante de medicina, posso dizer que o curso valeu a pena, e foi um dos fatores que somaram para eu chegar até aqui. Obrigada Kumon!”, encerra.

 

Leitora Anônima. Olá, Cris. Tenho 26 anos, estou em uma situação complicada. Me separei faz uns 10 meses, pois ele quis se separar porque estava gostando de outra pessoa. Depois de 2 meses, arrependido, me procurou pedindo para voltar. Só que eu, achando que isso não iria acontecer, me envolvi com outra pessoa. Quando ele voltou fiquei confusa. Não sei mais de quem gosto, faço comparações entre os dois e não consigo tomar uma decisão. Mas sei que se não fizer isso, ficarei sozinha, o que está me fazendo sofrer muito. Quando decido ficar com um, sinto falta do outro, pois são completamente diferentes. Tenho um filho com meu ex-marido, e talvez por esse motivo não consiga esquecê-lo de vez. Me ajuda, não sei o que faço. Às vezes parece que vou enlouquecer.

Olá. Vejo que você está vivendo uma situação intensa com uma explosão de acontecimentos em um intervalo de tempo curto, é natural estar tão confusa. Por mais difícil que isto possa parecer, o momento exige calma e reflexão. Seu organismo precisa de um tempo para se recuperar, colocar as coisas em ordem.
Imagino o quanto estava carente e confusa após a separação. Apesar disso, você conseguiu ser uma pessoa agradável. Mesmo frustrada com o término do casamento, conquistou o carinho de outra pessoa. Contudo, se entregar por inteiro a esta nova relação não é tarefa fácil. Você ainda não elaborou o luto da relação anterior e ninguém se recupera de um dia para o outro. Consolidar esta nova relação exigirá mesmo algum tempo.
Por outro lado, acredito que as pessoas mereçam sim uma segunda chance. Entretanto, o perdão deve ser conquistado e não adquirido de graça, para que esse tipo de comportamento de desrespeito ao seu sentimento não se repita e vocês não acabem entrando em um efeito ioiô de vai e volta quando ele quiser e bem entender. Um casamento envolve inúmeras variáveis e devemos levar todas em consideração. Errar é humano, entretanto é preciso observar quantos erros ele já cometeu, considerando que para tudo deve haver um limite.
Entendo o quanto está aflita, porém, mais importante que escolher entre um ou outro é se fortalecer, aprender novas habilidades para ser independente e aprender a amar a si mesma. Lembre-se que o companheiro deve ser um complemento para sua felicidade. Dê um tempo para seus sentimentos se organizarem respeitando suas próprias limitações. Tente não exigir tanto de si mesma para não se torturar. Você não merece isso!
Como está em dúvida de qual dos dois gosta mais, leve em consideração o respeito que cada um demonstra por você e o quanto cada um é sensível ao que você sente. O segredo está em observar os pequenos detalhes, os gestos mais sutis, e a partir disso avaliar qual dos dois a faz mais feliz. Se estiver difícil demais, talvez seja necessário pedir ajuda profissional.

Dra. Christiane M. T. Araújo
Av. Américo Figueiredo, 454, Jd. Simus
Fone: 3221.7106

.: Humanitários, oportunistas, ou as duas opções? :.



Que encanto têm as favelas cariocas? Por que o mundo fica tão fascinado com um lugar onde a criminalidade e a luta para se viver honestamente caminham de forma paralela?
Em 1996, o maior expoente da música pop mundial, Michael Jackson visitou o morro Dona Marta, local que escolheu para parte das gravações do videoclipe de “They don’t care about us” (Eles não ligam para nós). O diretor do clipe, Spike Lee, inclusive admite ter pagado para os traficantes garantirem a segurança do cantor, alegando que a polícia carioca não conseguiria cumprir essa missão.
Em 2002, o filme “Cidade de Deus” retratou outra favela carioca e divulgou ao planeta uma realidade cruel do poder que o tráfico de entorpecentes detém sobre os moradores. A produção foi muito bem recebida, inclusive com 4 indicações ao Oscar de 2004.
Recentemente, assim como Michael, Madonna também esteve no Dona Marta. Mas, a visita da rainha do pop tinha um intuito mais humano: ampliação de projetos sociais.
Já em 2010, dois novos nomes da música internacional se juntaram para outro clipe nas favelas do Rio de Janeiro: Beyoncé e Alicia Keys gravaram juntas o vídeo da música “Put it in a love song” (Ponha isso numa canção de amor).
A visita de Madonna e o filme “Cidade de Deus” são boas iniciativas para o bem das favelas. A música e o clipe de Michael Jackson também tinham um viés social. Trechos da letra dizem “Tudo que eu quero dizer é que eles não ligam para nós... Sou vítima da violência da polícia. Cansei de ser vítima do ódio...”. O vídeo correu o mundo, e a comunidade hoje é protegida pela polícia, onde não há mais pontos de tráfico.
Só me parece dispensável a visita rebolativa de Beyoncé e Alicia Keys para cantar inutilidades como “Diga que me ama, diga que me ama. Depois coloque isso numa canção de amor” ou então “Se você realmente precisa de mim como diz, é melhor me mostrar, é melhor vir e dizer”.
Qual a relação dessa letra com as favelas cariocas? De forma oportunista, a sensação é de que apenas escolheram um cenário “feio” para contrastar com suas “belezas”. As duas representam uma arte pasteurizada e homogênea, sem criatividade e emoção, que apela muito mais para seus atributos físicos, do que pelo talento musical. Para definir esta arte, o jornalista Jamari França brilhantemente citou Nélson Rodrigues: “tem a profundidade que uma formiguinha atravessa com água pelas canelas”.


www.pensamentosdojota.blogspot.com
.: Cursos culinários da Dijos :.
 Os próximos cursos culinários da Dijos Doces serão oportunidades para aprender receitas de páscoa. Os cursos acontecem a partir das 14h, além de três cursos noturnos (19h) nos dias 12 e 18 de março. Confira as datas:
22/02 – Ovos de Páscoa para iniciantes. Todas as técnicas. Profª. Ana Pavini (Garoto).
25/02 – Trufas e Ovos de Páscoa com recheio de trufas. Profª. Sara (Harald).
04/03 – Ovos de Páscoa Profissionalizante. Profª. Ana Pavini (Garoto, c/ apostila).
12/03 – Ovos de Páscoa diversos, bombons trufados, bombons 6 recheios. Profª Valquíria. (Formas Suíça).
12/03 – Aula especial de ovos e trufas geladas. Ovo bem-casado, ovo trufado caipirinha, etc. Profª Valquíria. (Formas Suíça), às 19h.
18/03 – Ovos decorados, toca do coelho, mini-bolo com chocolate. Profª. Sara (Harald)
18/03 – Ovos de Páscoa para iniciantes. Todas as técnicas de derretimento. Profª. Sara (Harald), às 19h.
As aulas são realizadas em uma cozinha específica para cursos no salão de festas Spaço Kids, rua Mário Soave, 552, S. Marcos. O telefone é 3017.0529. A Dijos Doces fica na Av. Gal. Carneiro, 1808, Jd. Simus. Informações: 3222.5274 e 3217.9087.