.: Wanel Ville e Cia 30:.

 
Editorial
 

Nos próximos dias a cidade viverá as festividades do seu 355º aniversário. Ao mesmo tempo, o jornal Bairro em Foco – Wanel Ville e Cia. chega a sua 30º edição.
Essa agradável coincidência leva-nos a refletir sobre o caminho percorrido por este jornal que já se incorporou à vida do bairro e ganhou o respeito de moradores, clientes, amigos e até de pessoas de outras localidades da cidade.
O Bairro em Foco – Wanel Ville e Cia. foi a célula mater do grupo de jornais de bairro que levam esta marca. Em sua primeira edição, o jornal teve 3 mil exemplares. Hoje a tiragem apenas deste bairro chega a 8 mil. Além do Wanel Ville, outros quatro bairros e suas regiões também recebem o jornal: Júlio de Mesquita, Central Parque, Jardim Simus e Jardim São Paulo. Os cinco periódicos totalizam 38 mil exemplares, em 29 bairros, chegando a mais de 100 mil pessoas.
A cidade que o Bairro em Foco via há 5 anos, quando nasceu, era outra. A zona oeste (onde circula o jornal) tinha outro panorama. Havia uma dificuldade de progresso, e moradores e empresários encontravam obstáculos para se desenvolver pessoal e profissionalmente. A instituição do jornal foi apenas um dos mais importantes fatores para a mudança de perfil desta região da cidade. O poder público municipal se voltou para cá, e neste tempo houve uma reviravolta que transformou a vida de muita gente. “O meu governo será voltado às necessidades da zona oeste”, foi a frase do prefeito Vitor Lippi na inauguração do prolongamento da Avenida Paulo Emanuel de Almeida. Isso ajudou a vinda de novas empresas, o crescimento no número de casas e construções. O orgulho de morar aqui voltou a integrar os sentimentos dos moradores. E nós também nos sentimos muito satisfeitos de presenciar essa mudança e fazer parte da história.
Recentemente, o prefeito Vitor Lippi declarou sua admiração pelo jornal Bairro em Foco. “Vocês só mostram a realidade. Isso é muito bom. É o que todo mundo precisa ver”, disse.
Esse é o reconhecimento de um trabalho de interesse público e social. E nos deixa envaidecidos e certos de que essas 30 edições precisam ser multiplicadas para sempre representar o bem existente nesta região da cidade.
Parabéns Sorocaba, pelos seus 355 anos de desenvolvimento. E parabéns a zona oeste, por fazer parte fundamental dessa história de sucesso da cidade.

Jota Abreu

 

  .:Bairro em Foco recebe a visita de vereador :.

O vereador Hélio Godoy (PSDB) visitou a sede do jornal Bairro em Foco no último dia 3 de junho, quando veio falar de sua admiração pelo trabalho deste periódico e também sobre seus trabalhos no legislativo sorocabano.
Entre algumas ações que o vereador afirma estar realizando, estão a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Pluri-Anual (PPA) do município. Segundo o vereador, será necessário analisar cuidadosamente esses dados. “A prefeitura aumentou de 6% a 7% o gasto com novos funcionários, mas a cidade tem previsão de crescimento em 3%”, contou Godoy. Além disso ele também falou de sua participação em um grupo que tem feito o acompanhamento dos efeitos da crise econômica em Sorocaba e também pretende rever a Lei Orgânica do Município.
Mas, segundo Hélio Godoy, o foco de seus trabalhos está mesmo nas questões habitacionais. O seu primeiro mandato foi marcado por medidas para a regularização fundiária. Agora, segundo o político, seu próximo passo é legalizar diversas regiões da cidade onde as casas ainda não têm escrituras definitivas. Para isso, está elaborando uma cartilha chamada Cidade Legal. “Eu peguei a ideia do governador José Serra, e quero ajudar as pessoas a ter todos os documentos necessários para ser proprietário de uma casa”, revelou.
Algumas regiões da cidade ainda não estão de acordo com os trâmites da prefeitura, e por essa razão, não têm acesso a alguns direitos oferecidos. São mais de 20 mil residências sem documentação definitiva em vários bairros da cidade. Entre eles, na zona oeste estão Jd. Ipiranga, Jd. São Marcos, Itanguá I e II, Jd. Abatiá, parte do Central Parque, do Jd. Simus, e a COHAB do Guadalajara. “Quando tudo estiver feito, o comerciante destes locais poderá se registrar, e as pessoas que têm casa poderão conseguir um financiamento da Caixa para reformar ou vender as suas casas”, conta Hélio Godoy.

.: Escola Irineu Leister realiza Festa Julina :.
A Escola Municipal “Irineu Leister” no Jardim Ipiranga finalizou as atividades do primeiro semestre do ano letivo com uma animada Festa Julina, no dia 8 de julho.
Todos os alunos compareceram e trouxeram suas famílias. Cerca de duas mil pessoas lotaram as instalações da escola para prestigiar as apresentações artísticas das crianças, que aconteceram na quadra poliesportiva.
O evento tinha vários ambientes e havia barracas de pesca, de bolo, pizza, espetinhos doces e salgados, além do tradicional correio elegante.
Segundo o orientador pedagógico Mário de Lima, tudo aconteceu através de doações de pais, professores, funcionários e empresários do bairro. E toda a renda da festa foi revertida para a APM (Associação de Pais e Mestres).
.: Plantão Vet inaugura nova sede no Wanel Ville :.
Quem passa pela avenida Paulo Emanuel de Almeida no Wanel Ville desde o último mês de junho com certeza já notou as novas instalações da Clínica Veterinária Plantão Vet. Antes no Wanel Ville I, a empresa que tem 6 anos no bairro, com a nova sede também irá oferecer serviços como Pet Shop e Banho e Tosa a partir de agosto. O projeto arquitetônico é do arquiteto Paulo Foot.
O local agora conta com melhor infra-estrutura, mais espaço, além da excelente localização. O médico veterinário José Antônio Ribeiro Júnior, proprietário da Plantão Vet explica que a intenção é de futuramente se tornar um hospital veterinário completo. Pós-graduado em Cirurgia de Pequenos, ele conta que hoje a clínica tem mais de 1.900 clientes cadastrados. “Costumo dizer que aqui oferecemos consultas, cirurgias, dedicação e amor”, afirma.
José Antônio lembra de quando resolveu investir no bairro e do retorno que teve durante todos esses anos, o que foi decisivo para essa ampliação. “O bairro merece todo investimento que a pessoa queira fazer”, ressalta.
A Plantão Vet fica na Avenida Paulo Emanuel de Almeida, 567, e o telefone da clínica é 3013.8687. Além disso, o veterinário atende 24 horas por dia através do telefone 9721.3892. “O meu maior diferencial é ter prazer no que faço. Quem ama o que faz, faz melhor”, encerra.

.: “Javalis do Brejo” lançam novo álbum na internet :.
A banda independente “Javalis do Brejo”, que tem como guitarrista Ronaldo Scudeler, morador do Júlio de Mesquita, está com um novo álbum disponível na internet, no seu My Space (www.myspace.com/javalisdobrejo).
O álbum se chama “Procura-se Público: Urgente!” e tem 9 músicas que foram gravadas num estúdio na cidade de Salto. Além de Ronaldo, a banda conta com Jeca do Brejo (vocal), Bob Light (guitarra) e Lucas Oliva (Bateria). O “Javalis do Brejo” já tem cinco anos de estrada.
Segundo os integrantes, eles têm enfrentado algumas dificuldades. “Trabalhar de forma independente é dureza. Não é fácil, mas a recompensa é sincera”, afirmam.
.: Escola Ana Cecília adere ao Projeto Sirva-se :.
Buscando atuar ativamente na formação de cidadãos éticos, a E. E. “Ana Cecília Martins” aderiu do Projeto “Sirva-se” do Governo de São Paulo e foi contemplada com um balcão térmico, adotando o sistema self-service na merenda escolar.
O projeto tem o intuito de propiciar aos alunos a possibilidade de estabelecer uma relação responsável com a alimentação, dando-lhes o direito de escolha, noção de quantidade, qualidade e, por fim, praticar o respeito e a cidadania.
Aliada a isso, está questão do desperdício, pois ao consumir a quantidade necessária para saciar sua fome, o aluno reduz o volume de sobras que do prato iam para o lixo.
A escola complementou o projeto trocando pratos e talheres, o que trouxe satisfação aos alunos.


.: Motores Menis reafirma tradição em motores à base de troca :.

Por diversos motivos, a qualquer momento o motor do carro pode fundir. Esse momento parece desesperador, já que o conserto pode custar uma pequena fortuna.
Próxima ao Wanel Ville, a Motores Menis é uma das raras oficinas de Sorocaba que trabalha com motores à base de troca, o que barateia o reparo. Há 18 anos no ramo, o proprietário Wander Menis explica que sempre trabalhou de acordo com a legislação e o Detran. “Emitimos documentos e notas fiscais para seja possível regularizar o veículo logo após a troca”, conta. Ele ainda revela que a empresa é a que mais vende motores do Fiat Marea. “Atendemos o Brasil inteiro. Os carros vêm de caminhão cegonha”, ressalta o empresário.
Wander Menis pode ser considerado desbravador. Quando começou, segundo ele, as ruas ainda eram de terra. “Abri a oficina vendo que a região tinha tendência de crescimento”, lembra. Há pouco mais de um ano foi implantado um show room na Avenida Gal. Osório.
A Motores Menis também está na internet através do Mercado Livre. “Já vendemos 148 motores, temos 113 qualificações positivas e nenhuma negativa”, diz. Eles atendem cerca de 12 automóveis por dia, com 9 funcionários. A empresa oferece revisão completa, revisão de viagem, troca de óleo e avaliação gratuita do motor. Além disso, Wander destaca que é flexível com relação a valores e formas de pagamento. “Sempre buscamos a melhor forma de fazer negócio”, afirma.
Serviço: a Motores Menis fica na rua Olimpio Mentone, 174, Jd. Aeroporto. E o telefone é 3223.3990.

.: Informatização facilita a vida de pequenos empresários :.
O avanço tecnológico é rápido. As ferramentas para facilitar a vida profissional só aumentam. E a informatização das empresas já é uma realidade para muitos. Em Sorocaba foi criada a Cyllwah’s Consultoria, com o intuito de criar soluções para a formação e desenvolvimento de negócios através da informatização (parcial ou completa) das ferramentas de trabalho. Tudo com baixo custo para ser acessível a qualquer empresário.
O idealizador Luiz Carlos Lazari, explica que todos os sistemas são integrados. Portanto, qualquer atividade dentro da empresa estará conectada a uma rede de informações que irá gerar todas as estatísticas em segundos. Atividades como fluxo de caixa, planejamento de estoque, escala de funcionários, controle de agenda, relação de fornecedores, contabilidade e distribuição de mala-direta (de acordo com as Leis de Política e Privacidade) são facilitadas. Sempre através de internet, intranet e extranet. Além disso, a empresa também pode criar e gerenciar o seu site institucional ou até uma loja virtual.
Lazari já prestou serviços para empresas como Citibank, Visa, Telefônica e Intel que têm o gerenciamento informatizado de seus dados. Para ele, as pequenas empresas também devem conhecer o valor da informatização como forma de facilitar as tarefas e gerar lucros futuros. “O empresário precisa entender que as ferramentas surgem para ajudar a empresa a crescer sempre”, explica.
O processo é feito através da criação de um software para cada realidade. A Cyllwah’s oferece treinamento para proprietários e funcionários. O software tem um período de teste, antes de o empresário adquirir a licença definitiva. Sazonalmente irá receber as atualizações.
Para sanar dúvidas e conhecer os trabalhos da Cyllwahs, basta acessar o site www.cyllwahs.com.br ou entrar em contato pelos telefones (11) 9145.1779 ou (15) 3329.5418.

.: Dr. Edilson agora oferece odontopediatria especializada :.

O Consultório Dr. Edilson Valente Jorge agora conta com mais uma profissional especializada: a odontopediatra Dra. Érika Cómitre Vieira.
A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal infantil. Como os maiores medos que as pessoas têm dos dentistas nasceram de experiências negativas quando crianças, o trabalho do odontopediatra é muito importante.
São eles os responsáveis pela higiene das crianças que já têm dentes, mas também dos bebês e das gestantes. É importante que as mães procurem esse profissional durante a gravidez para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.
O tratamento para crianças requer cuidado especial. Os pequenos necessitam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não se torne uma tortura. O ambiente deve ser atrativo para que a criança se sinta confiante e descontraída.
É importante também que os pais conversem com o odontopediatra para saber de alguma experiência ruim com a criança, o profissional possa ajudá-los a lidar com o medo e o tratamento ocorra da melhor maneira .

Quando levar o filho ao dentista?

A primeira consulta deve ser realizada antes do nascimento dos primeiros dentes (antes dos seis meses de vida). O ideal seria que a mãe procurasse o seu dentista durante a gravidez para ser orientada quanto aos cuidados com a saúde bucal de seu bebê, pois os dentes começam se formar ainda na gestação.
O profissional irá informar sobre a importância dos dentes de leite, sintomas que acompanham o nascimento dos dentes, importância do leite materno, uso racional da chupeta e da mamadeira, etc.
Serviço: O Consultório Dr. Edilson Valente Jorge fica na Rua Dr. Américo Figueiredo, 575, e o telefone é 3221.9890


.: Paróquia do Ouro Fino faz festa para a padroeira :.

A Paróquia Santa Maria Madalena, no Ouro Fino, está realizando desde o dia 13 a Festa da Padroeira, com missas diárias e quermesse. Confira a programação para os próximos dias.
Recreativa:

Dias 18 e 19/07 – Quermesse com shows musicais de Joãozinho & Wilson e Banda Nova Mensagem – Bailão Country – Sertanejo e Samba. Barracas: pesca, pernil, calabresa, churrasquinho, pastel, quentão, vinho quente, doces e bebidas.

Religiosa:

Dia 18/07 – Missa com Padre Edivaldo Martins da Paróquia Nossa Sra. Rainha da Paz às 19h.
Dia 19/07 – Missa com Padre Dirceu Sudário de Freitas da Paróquia São João Batista às 19h.
Dia 20/07 – Missa com Padre Ricardo Cirino Vaz da Paróquia Nossa Senhora Piedade e Nossa Senhora Aparecida às 20h.
Dia 21/07 – Missa com Padre Fausto Culbert da Paróquia Santa Maria dos Anjos às 20h.
Dia 22/07 – Missa com o Arcebispo Metropolitano Dom Eduardo B. de S. Rodrigues às 19h30.
A Paróquia Santa Maria Madalena fica na rua Dr. José Stilitano, 622 - Ouro Fino


.: Projecto oferece móveis personalizados :.
No mundo atual, onde a tendência é que casas e apartamentos sejam mais compactos e funcionais, faz-se necessário um planejamento para os móveis que vão fazer a decoração. Prova disso é o crescimento das vendas de cozinhas e quartos modulados. Focado neste mercado está a Projecto Móveis, localizada no Wanel Ville.
“Nossa meta é proporcionar móveis que atendam todas as necessidades e expectativas com relação a qualidade, conforto e dimensões”, afirma o proprietário Wagner Teixeira, com mais de 20 anos de experiência. A Projecto trabalha com o que há de melhor em termos de matéria prima (madeira maciça, espuma soft de alta densidade, tecidos em algodão e viscose), o que confere mais conforto e durabilidade, com uma qualidade superior ao que se encontra no mercado, como madeiras condensadas e tecidos sintéticos.
A empresa tem dois anos, e está há sete meses no Wanel Ville. A escolha se deu pelo constante crescimento dessa região da cidade. “Estamos em uma grande avenida, fácil acesso, e na zona oeste existem muitas pessoas a quem podemos oferecer nossos serviços”, ressalta.
Ele notou a falta de mercado com móveis sob medida, e por ter mão-de-obra artesanal, a Projecto atende de forma totalmente personalizada. “O cliente escolhe cores, acessórios, tecido e tamanho. Inclusive, vamos tirar as medidas da casa”, conta o propietário. A empresa está adquirindo um software que permite visualizar como irá ficar o ambiente, antes mesmo da confecção do estofado.
A Projecto trabalha com estofados, cadeiras, cortinas, tapetes e objetos de decoração. Sua sede fica na Avenida Paulo Emanuel de Almeida, número 515, no Wanel Ville. Os telefones são 2104.8027 e 9744.7030. O site é www.projectomoveis.com.br.
.: Há 20 anos no ramo, Dijos Doces oferece também cursos culinários :.
A doceria Dijos, localizada na Av. Gal. Carneiro, esquina com a Américo Figueiredo chega com mais uma novidade para seus clientes e amigos.
Além de toda a variedade de produtos e um atendimento diferenciado, a Dijos oferece agora cursos culinários com diversos temas. Entre eles: truffas, pão de mel, pães, doces finos, salgados e bolos. Além destes, oferece cursos de épocas sazonais como: ovos de páscoa, panetones, etc.
Todas as aulas são ministradas por culinaristas profissionais e têm como intuito abrir portas no mercado de trabalho para pessoas que trabalham como autônomos.
As aulas ocorrem em cima do salão de festa Spaço Kids, situado na rua Mário Soave, 552, em frente ao Centro Esportivo do Central Parque.
História
O salão de festas Spaço Kids foi inaugurado em outubro de 2008 e se tornou mais um empreendimento de sucesso da família Dijos.
Já a Dijos Doces vem com uma história de 20 anos no mercado alimentício. Hoje se tornou uma das maiores lojas do ramo em Sorocaba e fornece a seus clientes uma variedade de mais de 9.000 itens.
A Dijos Doces fica localizada na Av. Gal. Carneiro, 1808, esquina com a Américo Figueiredo. A empresa se destaca por trabalhar com preços no atacado e varejo, além do atendimento diferenciado com seus clientes amigos.
Serviço: Dijos – 3222.5274 e 3217.9087. Salão Spaço Kids 3017.0529, e-mail: dijosdoces@hotmail.com

.: SOROCABA 355 ANOS :.

 

Em entrevista exclusiva, Vitor Lippi fala sobre o desenvolvimento da zona oeste e detalha obras como o prolongamento da Avenida Paulo Emanuel de Almeida, além de falar sobre o novo Centro de Saúde do Wanel Ville.

 

Sorocaba faz 355 anos e o jornal Bairro em Foco realiza uma entrevista exclusiva com o prefeito Vitor Lippi (PSDB) para traçar o panorama da zona oeste, o seu desenvolvimento nos últimos 5 anos, e a influência desta região no restante da cidade. Lippi recebeu a equipe do jornal em seu gabinete, para um bate-papo descontraído onde foram lembradas todas as importantes ações realizadas na área de cobertura do Bairro em Foco. Confira:

Bairro em Foco - O jornal Bairro em Foco foi implantado na zona oeste, já prevendo o potencial de crescimento desta região. A prefeitura também viu isso e o senhor declarou algumas vezes que sua administração teria atenção especial com a zona oeste. Como se detectou essa necessidade?
Vitor Lippi - As maiores regiões da cidade são a zona norte e a oeste. A zona norte havia recebido uma estrutura diferenciada, enquanto que a zona oeste não. Era o momento de trabalhar a segunda maior região em crescimento na cidade. Mapeamos e vimos o que poderia ser feito de essencial em infra-estrutura, valorização, melhoria de serviços e equipamentos públicos, urbanização, sistema viário, etc. Replanejamos a zona oeste, analisando o sistema de acesso com revitalização de avenidas, causando um reordenamento e um novo sistema viário.
No maior espaço público perto do Jardim Ipiranga fizemos a melhor e mais importante praça. Um local antes problemático, onde se jogava entulho, lixo, colocavam fogo, passou a ser o local mais bem frequentado e valorizado, com equipamentos para crianças, jovens, adultos, pista de caminhada. Depois veio a Casa do Cidadão, um espaço da prefeitura para atender lá no bairro. É serviço público descentralizado. E a Área de Transferência com ônibus interbairros que integraram novas linhas com a zona oeste. Houve ainda a regularização fundiária com cerca de 800 famílias no Ipiranga, um trabalho pioneiro na cidade. Enfim, muita coisa foi feita, como ciclovias, dois novos centros de saúde, um já entregue que é o Centro de Saúde Materno-Infanfil no Júlio de Mesquita, e agora prestes a entregar um grande Centro de Saúde no Wanel Ville, além da Unidade Pré-Hospitalar da zona oeste, que é uma das unidades de urgência e emergência mais bem equipadas do interior de São Paulo. Realmente foi a região que mais recebeu novos investimentos.

BEF - A primeira grande obra de seu governo na zona oeste foi o prolongamento da avenida Paulo Emanuel de Almeida que ofereceu uma alternativa rápida e prática de se chegar ao Wanel Ville e região. O senhor compartilha da nossa opinião que esse foi o divisor de águas do desenvolvimento da zona oeste?
VL - Sem dúvida. Foi realmente um divisor de águas. Como essas obras receberam ciclovias, trouxe um novo conceito urbanístico com embelezamento do bairro. E isso vem acompanhado da melhoria da implantação do comércio local. A gente vê um rápido desenvolvimento dessa região. Aconteceu o que a gente queria. Agora também estamos trabalhando um novo trecho da Américo Figueiredo, com ciclovia, que valoriza o local.

BEF - Uma ação com resultado além do esperado foi o projeto Incubadora Jovem, que culminou na construção do Território Jovem no Jd. Ipiranga. Quais os frutos colhidos através do Território Jovem?
VL - Um dos grandes desafios da sociedade é ampliar os programas para o jovem. Então criamos a Secretaria da Juventude, a primeira do estado de São Paulo e a terceira do Brasil. E começamos a pensar em como criar novas políticas públicas de atenção, de valorização e de criar novas oportunidades para os jovens. Então imaginamos que era preciso criar um espaço com vocação, uma identidade jovem. Havia um espaço abandonado no bairro, fizemos uma revitalização e transformamos no primeiro Território Jovem. Um espaço criado para atender as necessidades dos jovens, com cursos, encontros, oficinas, atendimento ginecológico para as meninas, qualificação profissional, encontros culturais, atividades de lazer, etc. Hoje já criamos o segundo Território Jovem na região do Nova Esperança. Foi uma experiência que deu certo.

BEF - O Jd. Ipiranga foi alvo de ações sociais que melhoraram a autoestima dos moradores. Essa pode ter sido uma das chaves para o desenvolvimento social do bairro e refletida posteriormente na zona oeste?
VL - Sem dúvida. Acho que esse foi um “case” de sucesso. Vimos que quando se investe na infra-estrutura, na questão urbanística e na melhoria dos serviços públicos, melhora a autoestima da população e realmente cria mecanismos de valorização da região. Isso aconteceu a contento, com a revitalização das áreas públicas, com a parte de paisagismo, etc. Todas as questões foram detalhadas para ter o melhor impacto possível. E hoje vemos que a zona oeste tem uma das populações mais satisfeitas com a cidade.

BEF - O Bairro em Foco tornou pública a existência da Cachoeira do Wanel Ville, que mobilizou vários setores da cidade, inclusive a própria prefeitura que se propôs a fazer um parque ecológico. Como está o andamento?
VL - Esse é um projeto que ainda não conseguimos viabilizar. Tive a oportunidade de conhecer esse local. O acesso é relativamente difícil, não é muito fácil de ser urbanizado, nem de garantir segurança. Ele vai precisar ser recuperado, porque tem potencial importante para o bairro. Mas ainda não tenho um projeto definido, nem quanto custaria fazer uma recuperação daquela área. Por enquanto está em estudo.

BEF - Há previsão para o início de funcionamento do Centro de Saúde do Wanel Ville?
VL - Queremos ampliar o atendimento na zona oeste com o início das atividades do CS do Wanel Ville. Estamos estudando um convênio com a PUC (Pontifícia Universidade Católica) para que o atendimento seja feito pelos professores da universidade. Isso torna um Centro de Saúde Escola, que vai atender e também ensinar. Esse é um conceito importante, porque queremos profissionais de saúde com uma boa formação, e isso só acontece quando se aprende na prática. Então, embora tenha havido um tempo maior para isso acontecer, tenho certeza que vai ser compensado pela qualidade de atendimento que será desenvolvido no local.

BEF - A Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste foi construída com o intuito de desafogar os hospitais, oferecendo uma primeira avaliação médica. Todos os objetivos foram alcançados com a UPH?
VL - Com um ano de funcionamento temos uma avaliação que mostra que a grande maioria das pessoas achou bom ou ótimo. Chega a 90% da avaliação. Foram cerca de 200 mil atendimentos em um ano. A unidade se mostrou muito positiva, atendeu à expectativa da população, com uma média de 15 mil atendimentos por mês. Queremos manter a qualidade da UPH, hoje um padrão de atendimento para a cidade como um todo na área de urgência e emergência.

BEF - É possível avaliar o quanto o crescimento da zona oeste teve impacto no resto da cidade?
VL - A zona oeste acompanhou o crescimento, mas com um nível de valorização mais alto do que o resto da cidade. As novas ações criaram uma valorização rápida. Algo que valia R$ 50 o metro quadrado, hoje supera os R$ 200. A cidade cresceu, mas a zona oeste cresceu mais ainda e isso ajuda, sem sombra de dúvida, a puxar o desenvolvimento da cidade.

BEF - Com cinco anos, o Bairro em Foco acompanha e colabora com o crescimento do comércio local, ajudando o empresário a se mostrar com baixo custo. Tudo isso de forma pioneira, entregando porta-a-porta 38 mil exemplares. Como estes negócios de bairro podem ajudar a cidade a obter índices maiores de crescimento?
VL - A cidade é composta pelos bairros. Portanto tudo o que acontece lá reflete na cidade. A competitividade, a organização e a qualidade da prestação de serviços têm influencia direta no crescimento da cidade, não só na criação e a ampliação de novas vagas de emprego, mas também na satisfação da população. Porque os empresários querem investir onde há uma boa auto-estima. Esse fortalecimento local diminui os problemas de trânsito no centro da cidade. É bom que tenhamos núcleos de desenvolvimento descentralizado. E isso só é possível quando existe um comércio forte.

BEF - O Bairro em Foco surgiu como um veículo independente e direcionado às noticias que cercam o morador. Isso foi reconhecido com o Prêmio de Melhor Jornal de Bairro no Concurso Jornalístico de Sorocaba em 2008. Como o senhor vê o nascimento de novos veículos de comunicação?
VL - De uma forma muito positiva. As pessoas gostam de ter notícias da cidade, mas preferem ter notícias do seu bairro. Então ter um jornal que trabalha as questões locais está muito mais próximo da vida deles. Às vezes é mais importante saber o que está acontecendo no seu entorno, do que em um local distante, aonde nunca vai, e que não tem interferência no seu cotidiano. Acho importante e de grande valor, e é por isso que a população valoriza esse tipo de informação. A tendência é termos cada vez mais o fortalecimento dos jornais de bairro.

BEF - Qual sua mensagem à população da zona oeste?
VL - Primeiro tenho que agradecer a confiança do Jornal Bairro em Foco e da população de uma maneira geral. Quero dizer que neste novo governo vamos continuar trabalhando muito, como no primeiro governo. Com planejamento estratégico, priorização dos bairros mais carentes, políticas de inclusão social, ampliação de programas para os jovens, geração de novos empregos que é fundamental para dignidade, ampliar programas com os egressos do sistema prisional para que eles não continuem no caminho da criminalidade. E tudo isso só é possível com a participação de todos. É essa parceria com a sociedade mobilizada que vai possibilitar que continuemos trabalhando para que a cidade possa ser a melhor Sorocaba que puder.


.: Cirurgia Veterinária também exige respeito :.
Submeter um cãozinho a uma cirurgia não é uma decisão fácil. Algumas vezes isso ocorre de maneira inesperada para a família, causando muita insegurança e incerteza.
Pensando nisso, a medicina veterinária vem se aperfeiçoando a cada ano, oferecendo o que há de melhor para sempre reduzir mais os riscos. “Já temos capacidade de oferecer aos nossos pacientes a mesma segurança dos grandes hospitais de medicina humana, mas para que isso ocorra de maneira tranquila, devemos utilizar bons equipamentos, anestésicos de qualidade e contar com um anestesista experiente para acompanhar toda a cirurgia. Em Sorocaba, grande parte dos médicos veterinários estão preparados para isso”, explica o Dr. Adelmo Guilhoto Miguel, veterinário há 9 anos.
Segundo ele, para que tudo ocorra de forma tranquila e sem surpresas, o trabalho do veterinário deve começar antes mesmo do início da cirurgia, através da avaliação dos exames laboratoriais. O resultado desses exames irá determinar o risco cirúrgico, o tipo de anestésico a ser utilizado e as melhores medicações. Segundo Adelmo Guilhoto, 10% a 20% dos animais submetidos a exames pré-operatórios possuem algum problema detectado de forma inesperada. “Esses animais que pareciam saudáveis, apresentavam quadros de anemia, problemas na coagulação do sangue, renais e de coração que poderiam complicar muito alguns procedimentos e até mesmo levar o paciente ao óbito,” avisa o veterinário. Ele afirma que mesmo para esses pacientes, é possível oferecer um serviço cirúrgico com baixo risco através da escolha de anestésicos e técnicas recomendadas para aquela situação.
Adelmo ainda conta que, dessa maneira, se torna muito comum em clínicas veterinárias especializadas encontrar histórias de sucesso que antes não se imaginava encontrar como procedimentos cirúrgicos seguros em pacientes acima de 12 anos, apresentando insuficiência cardíaca, por exemplo.
Portanto, se o seu cãozinho necessitar de uma cirurgia, procure o seu veterinário, agende uma consulta e esclareça todas as suas dúvidas. Ele ficará muito satisfeito em explicar e oferecer o melhor ao seu grande amigo.
Gentileza: Dr. Adelmo Guilhoto Miguel CRMV-SP 13.452

.: Vendedora ajuda crianças resgatar valores :.
Há 3 anos a vendedora Luciana Porfíria F. M. Rodrigues realiza um trabalho social com crianças de 5 a 13 anos na garagem e na sala de sua casa. Todas as quintas-feiras, às 19h30, eles se reúnem e Luciana oferece aulas de cidadania e curso bíblico, sem conotação religiosa. “Com as aulas eles tem uma melhor orientação”, afirma.
Tudo começou quando o filho de Luciana saía para brincar na frente de casa com outras crianças, e ela aproveitou esse tempo para desenvolver o trabalho. No decorrer dos dias, além das historias bíblicas, os temas variaram entre higiene, prevenção às drogas, cidadania e valores que, segundo Luciana, estão sendo perdidos. Hoje, as crianças se envolveram e não gostam de faltar. Cobram quando não tem reunião e levam outros amigos. Os pais confiam totalmente.
Pelo segundo ano Luciana promove uma palestra. Nesta edição, no dia 17 de junho, o evento foi ministrado pelo policial militar Cravo, que faz parte do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e teve a colaboração da empresária Fernanda Ap. M. R. Barreto que emprestou o salão de festas Cata Vento para a palestra.
Luciana espera que o seu exemplo seja seguido por mais pessoas. “Não é só no nosso bairro que as crianças precisam saber de Deus. Você planta a semente e vai colher a longo prazo”, afirma.
Para que o filho possa participar do grupo basta entrar em contato através do telefone 3217.4918.

.: SOS CABELOS: :.

Dicas e atitudes que vão deixar
seu cabelo lindo, macio e brilhante

Atire a primeira pedra quem não sonha ter cabelos lindos e impecáveis. A história é sempre a mesma, mas isso quase sempre não é o que acontece. Muitas vezes o resultado insatisfatório é fruto de cuidados inadequados. Para um bom cuidado dos fios, é preciso saber identificar o problema específico do cabelo, escolher um bom profissional e tratá-lo. Depois, é só curtir o novo look.
Cabelos porosos e manchados: O cabelo fica poroso quando está sem proteção. Isso pode ser causado por excesso de tintura e exposição a agentes externos, como vento, cloro e poluição. Prepare-se para corrigir a cor no cabeleireiro. Antes é preciso hidratar para acabar com a porosidade das fibras. Caso contrário a tintura não pegará direito e o problema continuará.
Fios volumosos e elétricos: Fica assim porque falta hidratação. Os agentes externos abrem a cutícula da fibra e ela perde a oleosidade e hidratação. Dessa forma, os fios ficam mais leves, ouriçados e volumosos. Dê preferência aos pentes de madeira ou escovas de cerdas naturais, que combatem a eletrostática. Para recuperar a hidratação natural, aplique produtos à base de silicone, queratina e proteína.
Cabelos lisos e saudáveis: O alisamento está na moda e é uma boa solução para quem possui cabelos crespos ou cacheados e deseja tê-los lisos. Mas essa técnica deve ser feita por profissionais especializados para prevenir futuros problemas. É imprescindível realizar um teste prévio para determinar se o fio possui resistência para ser submetido a qualquer processamento químico e avaliar o estado do couro cabeludo.
O nosso salão Studio Z está à disposição para mais informações, onde você poderá fazer uma consulta e avaliação gratuita da saúde e estado do seu cabelo. O Studio Z possui profissionais qualificados e especializados que proporcionam atendimento personalizado por meio de técnicas inovadoras e produtos de altíssima qualidade para mulheres, homens e crianças.
Como hair stylist e proprietária do Studio Z, além de fazer o que mais gosto, me sinto maravilhada em poder proporcionar visuais belos e sofisticados às minhas clientes.

*Henriete Zuppo é uma profissional com sólida formação técnica em cor e engenharia de cortes, também diplomada em visagismo e especializada em alisamentos e tratamentos capilares pela Academia Ondina, um dos maiores centros de especialização do país.
Serviço: O salão Studio Z fica na rua Encarnação Garcia Sanches, número 300, Wanel Ville I, próximo ao novo Centro de Saúde. O telefone é 3217.4545. Visite o site www.salaostudioz.com.br.

.: Loja Badulaka oferece fantasias e aviamentos :.

Fugir um pouco da realidade muitas vezes complicada do dia-a-dia para se divertir. É mais ou menos com essa intenção que se proliferaram as festas à fantasia. E ninguém quer fazer feio. Para não pagar mico, o importante é ser criativo, original e ao mesmo tempo ter um traje bem feito.
Márcia Cristina Tomé Lombardi tem experiência de 10 anos no assunto. Ela trabalhava numa confecção e começou a ser requisitada com certa frequência por escolas, grupos de teatro e academias de ballet para fabricar fantasias. Como começou a aprimorar seu trabalho para se diferenciar de outras confecções, ficou conhecida. “Os clientes sempre me pediam para abrir uma loja de fantasias. Mas eu não acreditava que o negócio pudesse dar certo”, revela. Mesmo assim, Márcia atendeu aos clientes e criou a sua loja, a Badulaka.
Hoje, além das festas a fantasia, a Badulaka recebe muita gente atrás de festas temáticas, como aniversários infantis, de 15 anos, etc. “Dia desses fizemos uma festa de 60 anos de um cliente, e o tema foi ‘Anos 60’”, conta a proprietária. Além disso, ocasiões como Carnaval, Festa Junina e Dia das Bruxas aquecem o negócio.
Segundo Márcia, o aluguel costuma custar cerca de 30% do valor de uma compra de fantasia. “A compra acontece com as crianças, que geralmente não querem devolver a fantasia. O adulto usa para uma festa e depois não tem o que fazer. Então aluga”, explica.

Bordados e Aviamentos
Como as fantasias são confeccionadas e ajustadas pela própria empresa, Márcia sentiu dificuldade em encontrar produtos de aviamentos e costura aqui no bairro. Para não precisar ir ao centro da cidade, muitas vezes para comprar apenas um simples acessório, agora a Badulaka também oferece linha básica para costura (agulhas, linhas, elásticos, zíperes, botões, bordados, etc.) e material para artesanato (lãs, tear, tintas, pedraria, etc.). Além disso, agora serão ministrados cursos, onde as aulas são gratuitas e os alunos só precisam comprar o material na loja. Serão aulas de Tear, Pintura, Crochê, entre outros. Basta entrar em contato com a loja.
Serviço: A loja Badulaka fica na Avenida Paulo Emanuel de Almeida, 108 – Wanel Ville. Os telefones para contato são: 3321.4809 ou 3014.9420.

.: Quiropraxia cura diversas doenças apenas com as mãos :.
A Drogaria Popular no Wanel Ville está oferecendo sessões de quiropraxia, com Rovílson Scatena, como forma de proporcionar mais um diferencial para seus clientes.
A quiropraxia, é uma manipulação articular sobre a parte óssea do corpo, a fim de colocar no lugar qualquer movimentação dos ossos, devido a choques, movimentos bruscos, esforços repetitivos, etc.
Segundo o quiroprata Rovílson Scatena, cada vértebra do corpo humano contém duas ramificações de cada lado, que comandam algum órgão ou parte do organismo. “Antes que o paciente me diga os sintomas, eu faço a análise com as mãos e digo o que ele sente”, afirma Scatena. Ele explica que com a quiropraxia é possível curar dores de cabeça, labirintite, problemas de intestino, dores nos seios, cãibra, dores lombares, tendinite, má-circulação, dores na virilha, na planta dos pés, stress, cansaço, além de equilibrar colesterol e diabetes. Formado pela Associação Brasileira de Quiropraxia, Scatena conta que em 22 anos de profissão não conseguiu resolver apenas 2 casos.
A avaliação é gratuita, sem nenhum compromisso e só depois, se o paciente assim quiser, começa o tratamento. As partes do corpo que são chave para a cura são quadril, vértebras, coluna cervical e dorsal e o joelho. “Se alguma dessas partes estiver desalinhada, pode desencadear outros problemas”, explica o quiroprata.
O advogado Adílson Fontão, de 60 anos, tinha dores de cabeça e problemas na coluna cervical. Ele procurou a quiropraxia por indicação das filhas e com 5 sessões não sente praticamente mais nada. “Na hora que ele toca você sente as vértebras se abrindo e o alívio da dor”, revela. Ele ainda afirma que a maior qualificação é que o quiroprata já sabe os sintomas antes mesmo dopaciente falar.
Serviço: Para agendar uma avaliação gratuita basta procurar a Drogaria Popular, na Avenida Elias Maluf, 1512, Wanel Ville I ou pelos telefones 3202.6435 ou 3016.9271.