.: Wanel Ville 25 :.
 
.: Editorial :.

Estamos passando por um processo político eleitoral. Até outubro deveremos escolher nossos candidatos a prefeito e vereador, a quem daremos um voto de confiança. Esta opção precisa ser assumida com responsabilidade e compromisso, afinal, somos os primeiros a decidir o rumo de Sorocaba.
Eleger aqueles que terão a cidade “em suas mãos” é um ato que gera conseqüências, por isso é imprescindível que a escolha seja pautada em critérios rigorosos (ética, seriedade, honestidade, no mínimo), cientes de que a fazemos pelo bem da cidade e da população, não por interesses pessoais.
É certo que precisamos estar atentos aos candidatos eleitoreiros, que só aparecem em tempo de eleição, pessoas que não se comprometem com a comunidade, mais interessadas em somar votos do que realmente cumprir suas propostas.
Como um veículo de comunicação que atua tão próximo dos bairros, conhecemos as realidades que nos cercam e na prestação de serviços damos a nossa contribuição. Somos um espaço aberto para os candidatos, sem deixar de lado as convicções pessoais que nos norteiam, assim, nos colocamos a disposição daqueles que querem levar aos nossos leitores as suas propostas políticas.
Nesta edição trazemos duas matérias que tratam da juventude e as oportunidades para uma vida melhor. O projeto “Primeira Chance”, uma parceria da Associação Bom Pastor com a Prefeitura Municipal, oferece capacitação profissional para rapazes e garotas que procuram ingressar no mercado de trabalho. O Território Jovem, do Jardim Ipiranga, segue a todo vapor, oferecendo uma programação variada de cursos e eventos. O espaço valoriza a cultura, o conhecimento e o lazer, com atividades que edificam os jovens.
Mais uma vez este jornal foi pensado e realizado com a vontade de trazer aos nossos leitores assuntos de relevância pessoal e social, contribuindo com informações que venham auxiliar e acrescentar algo de bom às suas vida. Tenha uma boa leitura!


O editor

.: Território Jovem realiza evento musical :.

Pessoas de todas as idades assistiram os shows do “TJ in Rock Festival”. O evento foi realizado no Território Jovem, do Jardim Ipiranga, dias 26 e 27 de julho. Participaram 18 bandas de diversos estilos de rock, reunindo um público de aproximadamente 500 pessoas, segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba. A organização do festival de música ficou a cargo dos jovens Cássio Rodrigo de Oliveira e Tais de Paula, do bairro Julio de Mesquita Filho, contando com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude.
Segundo Cássio Oliveira, o evento foi bem recebido pelo público e contou com a presença de muitas famílias. “É muito bom ter um espaço como este, onde nós, jovens, podemos realizar nossos projetos e, graças a Deus, a gente sabe usar muito bem”, ressalta.
O Festival também ofereceu uma oportunidade para os grupos novos, afirmou a vocalista da Banda Quatiz, Suelen Daiane, 18 anos, que abriu o evento no sábado, à tarde. “O show foi muito legal e o povo gostou. Vamos querer tocar em uma próxima oportunidade”, explicou, agradecendo a organização do evento.
O Território Jovem é um espaço aberto para as manifestações culturais e artísticas propostas pelos próprios jovens. O local pode ser usado para ensaios, eventos, grupos musicais, dança e apresentações em geral. Os interessados em saber mais sobre os cursos ou propor atividades para serem realizadas no local deve entrar em contato no telefone 3221-3081.

 

.: Primeira Chance encaminha jovens ao mercado de trabalho :.

Capacitar e oferecer oportunidades de trabalho a jovens carentes são as propostas do projeto “Primeira Chance”, desenvolvido em Sorocaba, através de parceria entre a Associação Bom Pastor (Pastoral do Menor) e a Secretaria Municipal da Juventude.Em seu segundo ano de realização, 150 jovens estão sendo atendidos pelo programa. No Jardim Ipiranga, acontece no prédio do Território Jovem, envolvendo 50 participantes.
Segundo a monitora da Associação Bom Pastor, Isis de Oliveira Procópio, os jovens participam de treinamento e curso de capacitação profissional, duas vezes por semana, além de prestarem serviço à comunidade. Também recebem uma bolsa no valor de R$ 80 reais mensais. Para participar, é preciso ter 18 anos de idade, deixar nome e endereço no Território Jovem, passar por uma entrevista e aguardar na fila de espera.
“Os jovens, rapazes e garotas, participam por um ano do projeto. Quando encaminhados a um emprego, outros são chamados a integrar o programa, Muitos, ao chegarem até nós, não possuem documentação para trabalhar, assim, também damos toda a orientação necessária para que isso fique em ordem”, destaca Isis.
Ela conta que, em uma ocasião, 20 participantes de uma só vez conseguiram emprego. Agora, de dois a três jovens, por mês, saem empregados do programa. Atualmente estão sendo oferecidos cursos de Metrologia e Interpretação de Desenho (na área metalúrgica), outros estão programados: para garçom e um pelo Sebrae, que ensina o jovem a abrir e administrar seu próprio negócio.
“É visto o potencial de cada jovem para encaminhá-lo ao curso que ele deseja. Já tivemos alunos para o curso de frentista e abastecedor de posto, por exemplo”, conta Isis Procópio. O programa atende a jovens de outros bairros, pois não é restrito ao Jardim Ipiranga e proximidades. As aulas acontecem das 8 ao meio-dia e das 13 às 17 horas, para duas turmas.

Prestando serviço à comunidade

Outra atividade que traz amadurecimento e comprometimento é o convívio com a comunidade. “Atualmente, realizam um trabalho para a Sociedade Amigos de Bairro, do Jardim Itanguá, onde atendem 35 crianças carentes, com brincadeiras, reforço escolar e servindo lanche. Na escola próxima ao Território Jovem desenvolvem o ‘Recreio Feliz’, com jogos e diversões voltadas às crianças”, conta Isis Procópio. Quando solicitados, os jovens do projeto atendem a comunidade.
Para se inscrever no projeto “Primeira Chance” basta comparecer ao Território Jovem, na Avenida Elias Maluf, nº 1.080, Jardim Ipiranga. Telefone: 3221-3081.

 


.: Drogaria Popular: Atendimento personalizado garante cliente amigo :.

Na era da comunicação virtual, da alta tecnologia e modernidade nos empreendimentos, há quem ainda valoriza o calor humano e a relação pessoal com o cliente. Humanizar o atendimento e oferecer um serviço completo no ramo farmacêutico, é a proposta de Celso Nóbrega de Souza, 40 anos, ao abrir a Drogaria Popular, no Wanel Ville. Com quatro meses de funcionamento, a farmácia vem conquistando os clientes, pelo diferencial que traz o slogan: “saúde fácil em seu lar”.
Em tempos de grandes redes de drogarias, que oferecem preços competitivos, mas com um atendimento “mecanizado”, como definiu Celso, sua farmácia segue na via contrária: leva o calor humano aos clientes, sem deixar a desejar em bom preço e uma vasta relação de medicamentos. “Nossa missão é trazer toda a tecnologia dos dias de hoje, com remédios disponíveis no mercado, servindo com rapidez, mas junto com um atendimento pessoal. Se o cliente quiser conversar e receber uma orientação, estamos à disposição para dar-lhe atenção. Este é o nosso diferencial”, explica Celso.
A Drogaria Popular não se limita apenas a seu espaço físico, vai além, levando seu atendimento à casa do cliente, como aplicação de injeção, curativo, teste de glicemia, por exemplo. “Há farmácias que fazem o teste de glicemia, mas no próprio local. Entretanto, muitos diabéticos são idosos, por isso nós vamos até a casa do cliente para atendê-lo. É saúde fácil no seu lar”, completa o proprietário. Atento ao que a população precisa, oferece descontos especiais que variam de 20 a 90%, entrega gratuita, crediário próprio e facilitações no pagamento. A estrutura da farmácia conta com uma equipe especializada e responsável técnico.
De acordo com Celso de Souza, o bairro Wanel Ville é promissor e está em pleno crescimento. “Constatei que esta região estava carente de uma farmácia diferente, como a minha. E a escolha deu certo. Fazemos um trabalho mais focado no bairro, mas abrangemos também a cidade toda. Já entregamos em lugares mais distantes de nós, como o Éden e Cajurú”, explica.
A Drogaria Popular abre de segunda a sábado, das 8 às 21 horas. E aos domingos, das 8 ao meio-dia. Porém, há uma proposta de estender o horário, diariamente, para a meia-noite, contou o proprietário. A farmácia não fecha em feriado e está localizada na Avenida Elias Maluf, 1512, Wanel Ville, mais informações pelos telefones: (15) 3417 1828 e 3016 9271.

.: Comercial Duque oferece curso gratuito de texturização
:.


Quem deseja aprender técnicas de texturização para decorar a própria casa, ou que já trabalha no ramo e quer aprimorar as técnicas de texturização, poderá participar do curso “Faça Você Mesmo,” promovido pela Comercial Duque Materiais para construção. O curso é voltado para o público feminino e masculino.
A primeira turma está sendo montada e o primeiro curso será ministrado no dia 23 de agosto as 15h30 por profissionais da empresa Bella Cor, que fornecerá gratuitamente todo o material necessário. Novas turmas poderão ser montadas de acordo com a procura.
As inscrições podem ser realizadas na loja que fica na av Elias Maluf 1955, no Wanel Ville II, telefone 3202-4339.

.: Realizando sonhos infantis :.

Balões, doces, brinquedos, personagens de histórias, assim o salão infantil Ateliê das Festas realiza comemoração de aniversário em seu espaço. Com capacidade para 80 pessoas, o local oferece decoração, cama elástica com monitor, piscina de bolinhas e agora também vídeo game.
Para a proprietária Simone Edwirges Rodrigues, o salão é a realização de muito trabalho e empenho. Afirma que logo trará novidades, com espaço mais amplo. “O meu objetivo é ampliar o negócio para um salão maior, investir e oferecer sempre o melhor aos meus clientes”, diz.
O salão tem um ano e dois meses de funcionamento, e todo final de semana está alugado, demonstrando o tamanho do sucesso do empreendimento. “Comecei com decoração na minha residência, o negócio cresceu tanto que vendi um imóvel e construí este salão”, ressalta.
Público Infantil

Segundo Simone, o público infantil é muito rico em energia, alegria e brincadeiras, o que faz o trabalho tornar-se mais gratificante. “Adoro o que faço e isso reflete diretamente no empreendimento. O público infantil me fascina, porque lidamos com sonhos e fantasias. São momentos que ficarão marcados para sempre na vida dessas crianças. Gosto de saber que o salão fez parte dessa magia”, fala com satisfação.
Com relação à decoração, a moda são os personagens Backy Ardigans, Cocoricó e para os meninos mais velhos, Piratas do Caribe.

Funcionamento

O salão é alugado por quatro horas, independente do horário de início. Para obter mais informações, basta entrar em contato através dos telefones: (15) 3217.3757 ou 3013 5966.
O salão de festas infantil, Ateliê das Festas, está localizado na rua João Thomé Franco, 354 - Wanel Ville II.


.: Imobiliária oferece atendimento amplo e personalizado:.

Atendimento personalizado, para compra, venda, locação e administração, é o perfil da Oi Imóveis. Funcionando há dois meses no Wanel Ville, a imobiliária possui três sócios corretores, de grande experiência na área. “Nós trabalhamos com Sorocaba inteira. Mas é claro que o maior volume de imóveis está localizado em nossa região, Jardim Simus, Piazza Di Roma, Wanel Ville, Santa Bárbara, Jardim São Paulo, entre outros”, diz Marcio Tadeu.
Ele conta que o acompanhamento ao cliente é uma característica predominante na imobiliária, inclusive na locação, para orientar e sanar todas as dúvidas. Na compra e venda, os corretores cuidam da documentação, assessorando na parte burocrática. “No caso de financiamento vamos até o estabelecimento bancário, o cliente praticamente não tem trabalho nenhum para isso. Nós fazemos toda a assessoria quanto aos documentos quando necessário”, explica Marcio.
Segundo Vanderlei Bensi, a Oi Imóveis faz todos os tipos de locação, inclusive com “aluguel garantido”. “Temos imóveis de todos os padrões, para a venda, por exemplo, temos residências na faixa de 40 mil até mais de 250 mil reais, trabalhamos com imóveis de alto padrão em condomínio também”, ressalta.
Seu sócio, Marcio Tadeu, completa dizendo que independente do valor do imóvel, o importante mesmo é o cliente. “Nosso atendimento é humano, não interessa se a pessoa veio procurar um terreno de 15 mil ou uma casa de 500 mil, o atendimento é o mesmo”, enfatiza. O fácil contato com os corretores é outro ponto ressaltado, pois a imobiliária possui telefones móveis, facilitando a comunicação, atendendo os interessados a qualquer dia e horário, para uma visita ou recebê-los na imobiliária.
A Oi Imóveis está localizada na rua Alexandre Caldini, 556, Wanel Ville, aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e sábado, até as 13 horas. Tel: (15) 3217 8641 e 2104 9022.

.: Zona Oeste, região que mais cresce em Sorocaba :.

A Zona Oeste é a região com maior crescimento na cidade, o que acarreta a necessidade de vários serviços públicos como: mais vagas em escolas, postos de saúde, transporte coletivo, áreas para esportes e lazer, e, principalmente, segurança nos bairros.
O vereador Hélio Godoy, através de seu mandato, atua junto à prefeitura em busca de conquistas importantes para a região. Pertencendo ao mesmo partido do prefeito Vitor Lippi e como presidente do orçamento municipal, trabalha todos os anos reservando verbas para importantes obras na região. É membro atuante na comunidade católica da Paróquia Santa Maria Madalena, que compreende os bairros: Ouro Fino, Wanel Ville, Parque Manchester, Parque Esmeralda e Jardim Ipiranga.
Godoy tem vários familiares residentes na região, como Zé Godoy, seu irmão, além dos sobrinhos Márcia e Marcelo, da Serralheria São José. E espera, em breve, mudar-se com a esposa e os filhos para o Wanel V, onde está construindo sua nova residência. Em relação à Zona Oeste comenta:
“Acredito que nesta região, não é somente o Wanel que é bairro de ‘Gente Feliz’, mas todos os moradores dos bairros vizinhos. Porque é só acreditar e trabalhar pelas melhorias que atendam toda a região, como algumas já conquistadas”, diz.

Conquistas da Zona Oeste

As primeiras obras foram realizadas
no sistema viário

1ª Conquista - inauguração em 2005, da Avenida Paulo Emanuel de Almeida, que dinamizou o comércio local e dos serviços essenciais como Farmácias, Supermercados e outros comércios importantes.

 

 

 

2ª Conquista - 1ª ciclovia da cidade, projeto de lei de autoria do vereador Hélio Godoy.

 

 

 


3ª Conquista - duplicação da Avenida Elias Maluf e Praça “Dona Tude”, projeto de lei do vereador Helio Godoy.
4ª Conquista - implantação do primeiro “Território Jovem” em Sorocaba.


.: Regularização de bairros beneficia toda a região :.

“Nossa preocupação é com os jovens, que por falta de opção de estudo ou trabalho, acabam caindo na criminalidade”, conclui Godoy. .

5ª Conquista - inauguração do Sabe Tudo no Jardim Ipiranga.
Projeto de autoria do vereador Hélio Godoy homenageou a antiga funcionária da E. M. Irineu Leister, que sonhava com uma biblioteca no bairro.
“Hoje não temos apenas uma biblioteca, mas uma escola de informática gratuita, além de livros, revistas e acesso à internet para toda a população”, afirma Godoy.

DOCUMENTAÇÃO - VALORIZANDO TODA A REGIÃO

Os moradores do Jardim Ipiranga estão sendo beneficiados pelos projetos implantados na região, porém, o maior deles é a documentação do bairro. Era um sonho antigo dos moradores, a legalização de seus imóveis. Hélio Godoy assumiu este compromisso e esta nova realidade já valorizou os imóveis em mais de 100%.
Com o trabalho do vereador Hélio Godoy para convencer o legislativo da importância do projeto, foi aprovada a nova Lei Municipal que legaliza os imóveis. A participação dos moradores na Câmara foi importante e decisiva para pressionar os vereadores no plenário, para votar junto com Godoy em favor dos moradores.

PARQUE IPIRANGA
“Maestro Nilson Lombardi”
Projeto de lei nº 8449/2008 do vereador Hélio Godoy, o mais bonito de Sorocaba
Parque com quadra poliesportiva, pista de skate, playground, anfiteatro e outros equipamentos de lazer

TERMINAL IPIRANGA

Projeto de lei nº8457/2008 do vereador Hélio Godoy

Primeiro terminal de transferência da cidade, que beneficiará toda a região oeste. Novas linhas de ônibus interligarão outras regiões. Exemplo: linha de ônibus Campolim, passando pelo Central Parque e Avenida Armando Pannunzio.

.: Concluídas travessias e ciclovia em segundo trecho da Santa Cruz :.

O segundo trecho de revitalização da avenida Santa Cruz, na Zona Oeste, está com a ciclovia e as travessias sobre o córrego Itanguá e “do Padre” concluídas. Agora estão sendo feitos o plantio de grama esmeralda e a preparação para pavimentação da via e pintura da ciclovia. A revitalização da Santa Cruz resultará em 3.080 metros de pista duplicada, ciclovia, iluminação e paisagismo, além de três travessias para veículos, entre a Armando Pannunzio e a Américo Figueiredo (que também é duplicada no momento, entre o Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho” e o Jardim Tropical).

O que já foi feito

O primeiro trecho da Santa Cruz, inaugurada em 5 de abril, vai da Armando Pannunzio até a rua Salvador Milego, percurso duplicado com 660 metros de extensão, com ciclovia, asfalto, calçadas, sistema de iluminação, paisagismo com gramado e palmeiras.
Esta avenida é a primeira etapa da formação de um novo complexo viário para Sorocaba, com a criação de uma rota de tráfego alternativa entre o Centro e a Zona Oeste, com ligação às Zonas Sul e Leste – integrada ao binário das ruas Visconde do Rio Branco e Tocantins. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

.: Metrologia: profissão emergente :.

Você procura uma profissão que cresce no mercado e oferece mais oportunidades de trabalho? Então fique de olhos abertos e conheça a Metrologia. Esta pode ser a sua chance de sair do desemprego.

A ciência das medições

Engana-se quem relaciona Metrologia com as condições climáticas do tempo. A Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo. Procura garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição, sejam eles analógico ou eletrônico (digital). A Metrologia é a base fundamental para a competitividade das empresas e também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas, dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos.Basicamente, a Metrologia está dividida em três grandes áreas:
a) A Metrologia Científica, que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.
b) A Metrologia Industrial, cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.
c) A Metrologia Legal, que está relacionada a sistemas de medição usados em relações comerciais, nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.
Não perca tempo, procure uma escola que ofereça o curso de Metrologia, porque o mercado está carente de profissionais especializados e uma vaga pode ser a sua.

.: Novo conjunto habitacional priorizará moradores de área de risco :.

Os moradores da Zona Oeste foram contemplados com uma maior agilidade no transporte coletivo urbano. Pois o Jardim Ipiranga já conta com uma Área de Transferência. A nova forma de atender os usuários de ônibus possibilita que linhas se interliguem sem que a pessoa precise ir até o centro da cidade para mudar de ônibus. É utilizado um conceito moderno de atendimento, pois oferece sistema de bilhetagem eletrônica e acesso para deficientes físicos. Simultaneamente foram lançadas: a integração temporal e as linhas interbairros. A segunda Área de Transferência já foi inaugurada no Éden.
Entenda como funciona: para chegar ao seu destino, o passageiro pode utilizar mais de um ônibus com o pagamento de uma tarifa apenas, sem passar pelos terminais urbanos São Paulo e Santo Antonio. Basta que tenha algum tipo de cartão eletrônico (social, vale - transporte ou estudante). A integração pode ser feita num determinado intervalo de tempo, aproximadamente uma hora. Informações sobre as linhas que fazem a integração podem ser obtidas no site www.urbes.com.br.
Linhas interbairros: a Urbes também está implementando linhas que circularão pelos principais bairros da cidade e interligarão as áreas de transferência sem passar pela região central. As novas linhas possibilitarão a economia de tempo e também novas alternativas aos usuários do transporte coletivo.

Casa do Cidadão:
serviços próximos da população

Os moradores do Júlio de Mesquita Filho e bairros próximos têm perto de si serviços que antes eram prestados apenas no Palácio dos Tropeiros, nos prédios da Urbes e do SAAE. Com a instalação da “Casa do Cidadão”, no Jardim Ipiranga, tempo e dinheiro são economizados. A unidade oferece amplo atendimento à população, para obter serviços relacionados a tributos, certidões, processos, recarga do cartão de vale-transporte e emissão de segunda via da conta de água, por exemplo. A “Casa do Cidadão” possui uma agência dos Correios, que além dos serviços prestados normalmente, recebe o pagamento de diversos tipos de contas. Um Posto do Banco do Povo foi instalado, responsável pela facilitação e estímulo a microeemprendedores por meio de empréstimos financeiros.
Funcionam no local: guichês da Prefeitura, do SAAE e da Urbes (para atendimentos relacionados à área de Transportes e para o setor de Trânsito). Processos abertos via “Casa do Cidadão”: informações sobre pavimentação, autorização para reforma ou construção de jazigo, capacidade técnica, certidão de incidência de desapropriação, certidão de medidas e confrontações, revisão do valor cobrado pelo asfalto, segunda via de título de posse de sepultura, certidão de registro cadastral, entre outros. Para contribuir com a segurança do local, câmeras monitoram a área 24 horas do dia. Alarmes foram instalados em todo o prédio.
A “Casa do Cidadão” do Jardim Ipiranga funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O atendimento ao público é feito das 9 às 16 horas. O Éden foi o segundo bairro a contar também com uma unidade. Outras serão implantadas nas regiões de Brigadeiro Tobias, Itavuvu e Ipanema.

.: Praça oferece divertimento e lazer na Zona Oeste :.

Os moradores da Zona Oeste estão orgulhosos com a inauguração do Parque Municipal “Maestro Nilson Lombardi”, que transformou a paisagem do trecho que dá acesso ao bairro Júlio de Mesquita Filho e Wanel Ville. Onde antes encontrava-se mato, terra e entulhos, hoje possui uma estrutura de lazer. O Parque compõe um complexo que abrange a Casa do Cidadão e a Área de Transferência do transporte coletivo.
O movimento no local é contínuo e intenso por crianças, jovens e adultos. Nos fins de semana, a vida se manifesta intensamente nas brincadeiras, nos passeios, na leitura de um livro, em atividades saudáveis para o corpo e a alma.
O Parque Municipal “Maestro Nilson Lombardi” conta com duas quadras poliesportivas de concreto, pistas de caminhada e de skate, mirante com vista para a cidade, ciclovia, duas ilhas para alongamento, playground com 14 brinquedos semelhantes aos instalados no Parque do Paço. Anfiteatro em formato de arena e um estacionamento para 100 veículos completam a infra-estrutura, com mudas de árvores e palmeiras.
Moradores estão atentos à conservação do local, temendo depredação. Pensando nisso, um grupo de moradores já está se movimentando com o intuito de criar uma “associação amigos do parque” da para “cuidar” do local e assim preservar a estrutura, evitando que seja danificada por usuários ou animais.

.:‘Pedala Sorocaba’ agitou o Jardim Ipiranga:.
O programa “Pedala Sorocaba” movimentou os moradores do Jardim Ipiranga, ao reunir centenas de ciclistas, de todas as idades, no último dia 27 de julho. A concentração de bicicletas teve início por volta das 9 horas, no Parque Municipal “Maestro Nilson Lombardi”.
O passeio seguiu pela rua Américo Figueiredo, em direção ao bairro Júlio de Mesquita Filho até o Pista de Caminhada “Miguel Gregório de Oliveira”, em seguida voltou ao ponto de partida. Durante todo o percurso, de cinco quilômetros, houve a participação de um trio elétrico para animar o passeio.
Diversas atividades foram realizadas em tendas montadas no Jardim Ipiranga, como oficinas de bicicletas para pequenos consertos, de pintura, colagem e produção de mosaicos, decoração de bicicletas. Exposição sobre ciclismo, alongamento, massagens e orientação postural também foram realizados.
Segundo o organizador do programa e secretário da Juventude, Antonio Carlos Bramante, a proposta é transformar o ‘Pedala’ num projeto itinerante, em vários bairros da cidade. “Vamos incentivar o uso da bicicleta nos quatro cantos da cidade”, diz.
.: Unidade Pré Hospitalar está em pleno funcionamento :.
O Pronto Atendimento Humberto de Campos foi desativado após a inauguração da Unidade Pré Hospitalar Zona Oeste “Walter Goldman”, pois todos os serviços realizados naquele local passaram para a maior unidade de saúde municipal de Sorocaba, inaugurada recentemente. Instalada na Avenida General Carneiro, altura do nº 1.600, encontra-se em uma região de aproximadamente 152 mil habitantes.
A Secretaria da Saúde informa que a UPH tem a capacidade de realizar até mil atendimentos diários, mas é esperado que nas primeiras semanas haja um período de adaptação. “Da mesma forma que a equipe está se adaptando à nova unidade e à estrutura, a comunidade também leva um tempo para buscar esse atendimento”, disse a diretora da unidade, a médica Paula Duarte.

A unidade

A UPH Zona Oeste tem 2.700 metros quadrados de área construída e é referência para atendimentos de urgência e emergência para adultos e crianças. A equipe médica é formada por plantonistas na área de clínica geral e pediatria. A Unidade tem 19 leitos disponíveis para observação e curta permanência, sendo 11 para adultos, seis infantis e dois de isolamento.
A estrutura da UPH conta ainda com laboratório e sala de raio-X 24 horas, sala de inalação, enfermagem, sutura, curativos e medicação endovenosa, quatro leitos para atendimento semi-intensivo, sala de acolhimento, uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), fraldário e sala de amamentação.

.: A volta do puro sangue brasileiro :.

Aventura, emoção, ecologia e sonho. É com este conceito que a Moto AME Amazonas volta ao mercado. Patriota até no nome, a marca retorna para surpreender e proporcionar ao grande público o acesso ao mundo das motocicletas.
Na década de 80, a Moto AME Amazonas chegou a ser conhecida de forma surpreendente: a maior moto do mundo, e projetava no exterior a imagem do Brasil sobre duas rodas. A Moto AME Amazonas mostrava que a indústria nacional era capaz de oferecer confiança e credibilidade.
Diante do maremoto econômico que o Brasil enfrentou no início da década de 90, a marca suspendeu temporariamente suas atividades. Hoje, 17 anos mais tarde, ressurge com a consideração de que a pausa foi necessária para o amadurecimento da marca AME Amazonas e a evolução em seu relacionamento com a sociedade brasileira.  Com um mercado consumidor bem mais exigente, a Amazonas focaliza o bem-estar e a satisfação do consumidor.
Agora a idéia é beneficiar o grande público com lazer, entretenimento, sonhos e – o que não poderia deixar de ser levado em conta – economia.”Nosso empenho está em surpreender as expectativas dos clientes e fornecedores. Queremos estender nossa paixão pelo Brasil e pelo motociclismo ao grande público com qualidade a um custo justo. Oferecemos mais do que o cliente espera pelo melhor custo que possa imaginar. Mais do que vender, nosso maior empenho está na satisfação do consumidor da Moto AME Amazonas. Foi com este conceito de qualidade que a marca se consagrou e por isso ela está de volta”, diz Guilherme Hannud Filho, presidente da GHF, grupo que está à frente da marca e que possui tradição de 33 anos na área automotiva.
 A empresa foi pioneira em tudo que realizou, como a primeira motocicleta 100% nacional, a primeira a álcool, maior motocicleta do mundo e a primeira montadora a lançar um modelo Side Car brasileiro. Este é mais um marco dentre as conquistas e alcances tecnológicos nos quais a AME Amazonas se norteou até os dias de hoje e vem firmar esta parceria com a Delphi oferecendo o suporte necessário para que o desenvolvimento deste produto totalmente novo alcance resultados de alto desempenho.
A Ame Amazonas, retorna com uma linha de motocicletas e quadriciclos especiais juntos com a AME C1250cc, a empresa apresenta outros modelos como AME 110ccMIX, AME 125ccA, AME 150ccSC, além dos quadriciclos Big Voy 50cc, Snake 110cc, Cougar 150cc, La Selva 250cc e o Thunder 300cc

Contrato para produção da 1ª moto flex do Brasil é fechado

Novo propulsor deve trazer economia de 25% ao bolso dos motociclistas
Uma parceria entre a AME (Amazonas Motocicletas Especiais) e a Delphi Automotive Systens será responsável pela fabricação da primeira motocicleta bicombustível do país. Com o acordo, a AME utilizará a tecnologia de injeção eletrônica Multifuel da Delphi para produzir o veículo AME GA que deve proporcionar uma economia ao bolso dos motociclistas de cerca de 25%, no consumo de combustíveis.
A previsão é que a moto com tecnologia flex impulsione o mercado bicombustível para estes veículos. Além disso, o novo sistema para motocicletas já estará adequado aos níveis de emissão do Promot 3, lei de emissões de gases que entrará em vigor em 2009. Apesar do desenvolvimento da nova motocicleta já estar em andamento, ainda não há perspectivas para o início da produção da AME GA.
Por Rafael Miotto

 

.:Vacinação contra paralisia e para adultos dia 9 de agosto:.

Crianças menores de cinco anos devem participar da segunda fase da campanha contra a paralisia infantil. Já os homens e as mulheres, de 20 a 39 anos, precisam ser imunizados contra a rubéola e o sarampo. A vacinação será realizada em 125 postos, no sábado, 9 de agosto, das 8 às 17 horas.  As crianças vacinadas contra pólio em junho precisarão receber a segunda dose. Não há previsão de prorrogação desta campanha, por isso é imprescindível que a criança participe. Os pais devem apresentar a caderneta dos filhos para consultar outras doses em atraso.
Já a vacinação contra a rubéola (também previne o sarampo), para adultos, é diferenciada, e vai até o dia 12 de setembro. Mesmo quem acredita ter tido rubéola deve receber a vacina, que ficará disponível nos Centros de Saúde.

Veja alguns locais de vacinação na Zona Oeste:

Centro de Saúde Jardim Simus
Al. dos Lírios, 327
CEI 36 Dr. Abnei Medeiros Carneiro
R. José de Andrade, 10 - Ouro Fino
CEI 35 Mª Ondina S. V. Brunetto
R. Arlinda de A. Santos, 138 - Jd. Itanguá
Condomínio Parque dos Eucaliptos
R. Valmir Vitório Segura, 6 - Wanel Wille
Centro de Saúde Márcia Mendes
Pça José A. Rabello Jr, 91 - Jd.Vera Cruz
Centro Esportivo Central Parque
R. Mário Soave, 471 – Central Parque
CEI 26 Luiz Sanctis
R. Érico Veríssimo, 222 - Central Parque
Centro de Saúde do Sorocaba I Av B, 351

CEI 82 Prof. Benedito Marçal
Av. Américo Figueiredo, 3180 - Sorocaba 1
CEI 50 Prof. Alípio G. da Cunha
R. Cinco, s/n - Jd. Ipiranga
EM Prof. Irineu Leister
R: Dois, 67 – Jd. Ipiranga
CEI 30 Maria P. Belotti
R. Nelson Gomes, 49 - Jd. São Paulo
CEI 03 Dona Zizi de Almeida
Dr.Luiz Mendes de Almeida, 734 - Largo do Divino

Atenção: nos Centros de Saúde serão aplicadas as vacinas da campanha e as de rotina. Nos demais locais, apenas a Sabin e contra rubéola.


.: Denúncia de envenenamento de animais :.
O morador do Wanel Ville, Maurício A. Barbosa, alerta as pessoas que possuem animais de estimação no bairro: gatos já foram envenenados e morreram. Segundo relato, três casos, de seu conhecimento, envolveram os felinos que ao saírem de casa retornaram gemendo de dor, se arrastando e morrendo na calçada em frente à casa de seus donos. O próprio Maurício perdeu seu animal desta maneira. Mais dois vizinhos passaram pela mesma situação. Uma senhora chegou a perder três gatos e outro morador relatou que seu bichano foi levado ao veterinário, que constatou o envenenamento.
De acordo com Maurício Barbosa, acredita-se que uma pessoa (ou mais) estaria jogando veneno nos terrenos do bairro e até mesmo nas casas. Houve ainda um atentado a dois cachorros. “Não sabemos se o responsável pelos envenenamentos é do bairro ou de fora. Minha intenção é fazer um alerta a quem possui animal de estimação, para ficar mais atento a alguma movimentação estranha, de desconhecidos, alguém perto de sua casa ou de terrenos. É preciso denunciar os maus-tratos ao órgão competente”, destaca Maurício.

Isso é crime

Maus-tratos a animais é crime. O artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98 diz: “É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Pena: detenção de três a um ano e mais pagamento de multa. A pena é aumentada de um terço a um sexto se ocorrer a morte do animal.
O envenenamento e agressão física aos animais são os atos de maus-tratos comuns. Vale lembrar que esses casos devem ser registrados em boletim de ocorrência na delegacia e também podem ser denunciados ao Promotor de Justiça do Meio Ambiente (em Sorocaba, se encontra no Fórum localizado no Alto da Boa Vista). Mais informações sobre o assunto pelo site: www.arcabrasil.org.br.

.: Conheça a técnica que revoluciona o aprendizado:.
Muitas pessoas já devem ter ouvido falar do método kumon, porém, poucas sabem o que significa esse conceito de aprendizagem, que não se limita como reforço escolar. Através do estudo da matemática, língua materna ou estrangeira, o método kumon busca desenvolver nos alunos certas habilidades que os tornem autodidatas, isto é, aprender por si mesmos.
Há também um grande diferencial que são os “alunos adiantados”, que refere aos quais estudam conteúdos que ainda não viram em sua série escolar. Para isso, é aplicado um “Teste Diagnóstico”, que detecta quais são os aprendizados de domínio e os de dificuldade, tomando como base a série escolar em que se encontra. Através disso, o orientador decide em que ponto do material didático do Kumon o aluno deve começar a estudar. Geralmente, os estudantes começam em um nível inferior ao que corresponderia à sua série escolar, também chamado de “ponto de partida fácil”, para que possam iniciar os estudos com tranqüilidade adquirindo confiança e seguindo seu próprio ritmo, além de poder retomar conteúdos que não foram totalmente assimilados.

Kumon Inglês

É um curso que desenvolve as habilidades necessárias ao domínio do idioma, trabalhando com orientação individualizada e com material didático desenvolvido especialmente para o curso. Também é importante citar alguns diferenciais como: Inglês Padrão (Estuda situações do dia-a-dia, apresentadas em material didático, no manual e no CD); Ensino Dinâmico (Orientadores conduzem criteriosamente o aprendizado do aluno, checando o entendimento das lições, traçando metas e lhes dando feedback); Ensino Individualizado (cada aluno é orientado de forma individualizada, com isso o avanço em seu estudo depende exclusivamente dele, seguindo seu próprio ritmo); Tradição (O Kumon é uma multinacional de ensino que vem atuando desde 1956. Só com inglês, são mais de 24 anos, garantindo qualidade e segurança no trabalho com os alunos. Muitos brasileiros, japoneses, americanos e de outros países já se desenvolveram com o estudo) e para finalizar o Contato Diário com o Idioma (O aspecto fundamental é desenvolver, através do estudo diário, as quatro habilidades comunicativas, audição, pronúncia, leitura e escrita, propiciando o domínio do idioma).