.: Matérias Wanel Ville 24 :.
 
.: Editorial :.

Com a inauguração do primeiro trecho de duplicação da avenida Santa Cruz, entre a avenida Armando Pannunzio e Salvador Milego, no Jardim Vera Cruz, a cidade não recebeu apenas parte de um importante corredor viário alternativo, mas também todos os benefícios diretos e indiretos que a obra acarreta. Espera-se uma região com maior crescimento econômico, segurança e, principalmente, revitalizada com ciclovia, sistema de iluminação e melhores padrões urbanísticos, com área verde arborizada, arbustos e gramado.
Além de desafogar o trânsito da região, a duplicação, depois de concluída, também será mais uma rota alternativa de tráfego entre o Centro e a Zona Oeste, trazendo vantagens, inclusive em questão de tempo e beneficiando assim, cerca de 150 mil pessoas.
Moradores da região do Jardim São Paulo, Central Parque, Jardim Itanguá e intermediações, após a duplicação, poderão se dirigir à região central, com mais rapidez, através do novo trajeto formado pelas avenidas Santa Cruz, Américo Figueiredo, Paulo Emanuel de Almeida, General Osório e posteriormente, pela Av. Mário Covas.
A duplicação trará não apenas economia e maior agilidade no percurso, mas também permitirá aos moradores conhecer uma nova região e usufruir das diversas opções oferecidas como, por exemplo, a Horta Comunitária do Jardim São Marcos, localizada sob as linhas de transmissão da CPFL e que deverá ser revitalizada em parceria com os produtores, além de fortalecer o comércio da região do Júlio de Mesquita e do Wanel Ville.
Já o terminal de passageiros, a Casa do Cidadão, e a nova área de lazer, em construção pela Prefeitura, favorecerão os inúmeros moradores da região.

O editor

.: Território Jovem: programe-se! :.

As atividades do Território Jovem 2008 estão a todo vapor. A programação para final de maio e o próximo mês de junho serão muito agitado.

Maio:

· 28 de maio: “Oficina de Culinária - ‘Pão de Mel’, (Setor de Alimentação Escola).
· 29 de maio: “Dinâmicas Motivacionais – ‘O jovem numa perspectiva coletiva e dinâmica’. (Nucef – José Geraldo Vestena), com 30 vagas disponíveis. Horário das 9h às 11h.

Junho:

· Dia 7 de junho: ‘Cinema no Bairro’, com vagas abertas ao público, a partir das 19 horas.

Todas as segundas, os apreciadores da boa música podem fazer as aulas de canto do grupo musical, às 10 horas.
À Tarde, é a vez das danças, a partir das 13 horas.
Toda terça tem a Dança de Salão, às 17h30 e às quartas e quintas-feiras, os jovem curtem o Street Dance, às 16h30
Participe dos eventos do seu a bairro e confira a programação mensal no Jornal Bairro em Foco. O projeto Território Jovem, é uma iniciativa da Secretaria da Juventude e da Prefeitura de Sorocaba para incentivar a cultura nos bairros.
O Território Jovem fica localizado na avenida Elias Maluf, 1080, no Jardim Ipiranga. Informações pelo tel.: 3221-3081.

.: Hospital da Mulher já está em funcionamento :.

O Centro de Atendimento à Mulher e Referência Cirúrgica à Policlínica Municipal “Diva Maria Prestes de Barros Araújo”, conhecido como Hospital da Mulher, foi inaugurado no sábado 29 de abril. A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Saúde Luiz Roberto Barradas Barata, do prefeito Vitor Lippi e demais autoridades municipais.
A unidade funciona na ala nova do Hospital Evangélico, no Cerrado, e possui três andares formados por um centro de diagnósticos, um centro cirúrgico com quatro salas, setor ambulatorial e enfermaria de apoio com 26 leitos destinados ao Sistema Único de Saúde . O Hospital da Mulher permitirá a ampliação do número de cirurgias e exames realizados na rede pública de saúde, dando apoio às unidades municipais. No centro de diagnósticos podem ser realizados vários tipos de exames, como mamografia e tomografia computadorizada. Os procedimentos cirúrgicos atendem várias especialidades de áreas encaminhadas pela Policlínica Municipal, como urologia, cirurgia infantil, área ginecológica em geral, gastroenterologia, varizes e otorrinolaringologia.

.: Parque do Jardim Ipiranga, Área de Transferência e Casa do Cidadão
agregarão cultura, lazer e serviços :.

Novo parque do Jd. Ipiranga
recebe anfiteatro e paisagismo

A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), mantém em desenvolvimento as obras para a implantação de um novo parque no Jardim Ipiranga. O espaço, localizado na avenida Américo Figueiredo, já conta com as arquibancadas do Anfiteatro e o plantio da grama, quase concluídas
O anfiteatro terá capacidade para cerca de 200 pessoas, As áreas do palco e das arquibancadas já estão demarcadas e recebendo concreto. O prefeito Vitor Lippi afirmou que a estrutura é semelhante às já desenvolvidas em outros parques. “O anfiteatro servirá para apresentações artísticas e culturais, inclusive as desenvolvidas pela comunidade”, explica.
O parque contará com pista de caminhada, campo de futebol, quadra poliesportiva, pista de skate, moderno sistema de iluminação e playground.

Prefeitura finaliza estrutura em
Área de Transferência da Zona Oeste

As obras estruturais da futura Área de Transparência da Zona Oeste, na avenida Américo Figueiredo estão sendo finalizadas pela Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana. Os serviços no momento consistem em ações de acabamento na cobertura metálica e no piso da área para abrigar os passageiros.
Esta unidade é uma das cinco que integrarão o sistema de transporte coletivo, permitindo aos usuários trocar de ônibus sem passar pelos atuais terminais centrais.
A ATZO fica na rotatória de acesso ao Jardim Ipiranga e Parque Manchester, próxima das futuras instalações da “Casa do Cidadão”. A Seobe já realizou serviços de abertura de ruas internas, instalações elétricas, redes de água e esgoto, dispositivos de drenagem, guias e sarjetas e pavimentação. O prefeito Vitor Lippi determinou à Urbes, a criação de cinco ATs para facilitar a integração entre linhas de ônibus e garantir aos usuários menos tempo nos deslocamentos.

Funcionários da “Casa do Cidadão”
são capacitados

Um novo grupo de servidores nomeados para trabalhar em uma das unidades da “Casa do Cidadão” participaram de um treinamento de formação sobre técnicas de atendimento aos munícipes. A atividade fez parte do processo de Integração promovido pela Prefeitura, sob coordenação da Secretaria de Recursos Humanos (Serh). “As cinco unidades das ‘Casas do Cidadão’ trabalharão para melhorar o atendimento e facilitar a busca por serviços públicos disponibilizados no Paço Municipal”, explica o prefeito Vitor Lippi.
No curso, os participantes aprenderam a utilizar o Sistema de Informação Municipal (SIM) e os conceitos teóricos e práticos do programa de desburocratização adotado pela Prefeitura de Sorocaba.
Os servidores tiveram a oportunidade de conhecer setores externos do governo municipal, como a Chacrinha, o Procon, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes – Trânsito e Transporte e Secretaria de Cidadania (Secid). Também puderam acompanhar as rotinas das secretarias instaladas no Paço. O objetivo da Serh durante o curso foi de conhecer o perfil dos novos funcionários e treiná-los de forma conceitual, prática e comportamental, sobre como lidar com as rotinas do dia a dia.
As Casas do Cidadão serão instaladas este ano, ao lado das Áreas de Transferência, estruturas que permitirá aos usuários de transporte coletivo trocar de ônibus sem passar pelos terminais Santo Antônio e São Paulo. Fazem parte dos serviços oferecidos nas Casas do Cidadão, o pagamento de IPTU, ISSQN, taxas de pavimentação e recursos de multas.

.: Unidade Pré Hospitalar da Zona Oeste será inaugurada em Julho:.

A Secretaria de Saúde (SES) informa que a construção da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste, na avenida General Carneiro, está em fase de acabamento da parte estrutural do prédio e da adequação para a área de saúde, com a instalação de rede de oxigênio e de ar comprimido e a informatização do local.
De acordo com a SES, a previsão é de que a unidade esteja em funcionamento no final de julho deste ano, com capacidade para realizar entre 20 mil e 35 mil atendimentos mensais.
A construção da unidade complementará a rede de atendimentos de urgência e emergência da cidade, em conjunto com a UPH Zona Norte, para adultos e crianças, nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e ortopedia, além de ser a primeira da cidade a contar com área de tratamento odontológico.
A estrutura contará com laboratório, sala de exames radiológicos, inalação, enfermagem, sutura, curativos e medicação endovenosa, quatro leitos semi-intensivo, sala de acolhimento, fraldário e base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

.: Começa duplicação de trecho da Américo Figueiredo :.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), iniciou a duplicação de um trecho da avenida Américo Figueiredo, entre o Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho” e o Jardim Tropical. Os serviços começaram com a terraplanagem no cruzamento da avenida Luiz Gonzaga do Nascimento Jr., para a implantação de galerias para águas pluviais. A duplicação se estenderá por 1.200 metros, até a Estrada do Ipatinga, com intervenções de drenagem, ciclovia, arborização, sistema de iluminação e 13 mil metros quadrados de pavimentação.
A Américo Figueiredo é uma via de circulação rápida, que interliga o Centro à Zona Oeste. Ela integrará futuramente um novo anel viário, composto por nova marginal no córrego do Itanguá, avenidas Santa Cruz, General Carneiro, Luiz Mendes de Almeida, Armando Pannuzio, até a rodovia Raposo Tavares. O prefeito Vitor Lippi destaca os investimentos como “fundamentais para acompanhar o crescimento da frota de veículos da cidade, garantindo maior fluidez de trânsito e segurança”.
Ao término das obras, o trecho duplicado se estenderá até a avenida Santa Cruz, que teve seu primeiro trecho concluído pela Prefeitura de Sorocaba no início de abril (entre as avenidas Armando Pannunzio e Salvador Milego). As vias formarão uma rota alternativa para veículos e ciclistas para acesso à Zona Sul.

.: Parque Ouro Fino será revitalizado :.

O parque Ouro Fino na Zona Oeste será revitalizado pela prefeitura e irá receber diversas melhorias.
O prefeito Vitor Lippi e o vereador Helio Godoy estiveram visitando o parque juntamente com a Arquiteta Francine, da Secretaria de Obras, responsável pelo projeto para implantação de melhorias no parque.
O vereador Helio Godoy é autor de emenda de 150 mil reais aprovada no orçamento que garante recursos para as obras no parque já autorizadas pelo prefeito Vitor Lippi.
Segundo o vereador, o Parque Ouro Fino é um importante parque de lazer que não recebe melhorias há muito tempo e agora será resgatado trazendo mais lazer aos moradores, além da valorização do bairro e de toda a região oeste.
Assessoria do gabinete do vereador.

.: Academia World Fitness inova com Ki Max :.

A academia World Fitness, tradicional ponto de encontro para quem quer perder uns quilinhos, fazer uma hidroginástica, natação, jiu-jitsu e muito mais, trouxe para Sorocaba uma nova modalidade, que está fazendo literalmente a cabeça de todo mundo, o chamado “Ki Max”.
“A nova modalidade é uma alternativa bastante interessante para quem gosta de luta marcial. Todos vão adorar conhecer este novo ‘esporte’, pois mescla as técnicas de boxe, muay thai e kick-boxing”, diz Léo, proprietário da academia.
Os socos e ponta pés são feitos no chamado ‘bag’, que é feito com uma espuma projetada para absolver o impacto, evitando assim lesões. As aulas são divididas em rounds intercalados com exercícios aeróbios e de fortalecimento muscular. Em 50 minutos, o aluno perde cerca de mil calorias.
A World Fitness fica localizada na avenida Américo Figueiredo, nº. 1.200, no Jardim Simus. Mais informações pelo tel.: 3202-1963.

.: Worspite: Ação e Solução :.

A maioria das pessoas já começa a ter dores de cabeça só de imaginar que sua casa poderá sofrer com o mal das infiltrações. Também pudera, nesses meses onde são freqüentes as chamadas “chuvas de verão”, qualquer prejuízo que a casa venha sofrer caso não tenha tomado as devidas medidas preventivas, não será mesmo mera coincidência. Afinal, água não irá faltar!
Vazamentos, goteiras, toda a sorte de incômodos que se possa imaginar estarão colocando a paciência de todos à prova.
Essencialmente, a água poderá ocasionar a infiltração através de três caminhos distintos: por meio de trincas e rachaduras, pelos poros do material e ainda por falhas que este material possua como, por exemplo, brocas, ninhos no concreto etc. Os principais vilões dessas infiltrações são os vícios construtivos, ou seja, defeitos originados no próprio processo construtivo (erro de projeto ou de execução) ou adquiridos ao longo do tempo (desgastes naturais, utilização, manutenção ineficiente, agressões).
Se na sua casa, escritório, prédio existe algum problema deste tipo, procure a Worspite, uma empresa que dará todo o suporte necessário, através da visita de um profissional especializado, este localizará e solucionará o problema. Peça um orçamento!
A Worspite fica localizada na avenida Américo Figueiredo, 1.436, no Jd. Simus. Fone: 3202-8689/ 3013-9105.

.: Ok agora o Kumon tem inglês :.

O que é o Kumon de inglês ?
O Kumon de Inglês é um curso que desenvolve no aluno as habilidades necessárias ao domínio do idioma.
Ouvir, entender, ler e escrever em inglês com segurança, conforme o ritmo de cada aluno: isto é o que o Kumon de inglês propicia. Diferenciais: Material didático ( incluindo CD e manual de CD)Os materiais são exclusivamente desenvolvidos pelo Kumon Institute of Education, que tem mais de 40 anos de experiência na elaboração de material didático.
Os alunos recebem material de áudio para o exercício diário da compreensão auditiva e para a aquisição de uma boa pronúncia. Aprendizado Natural: Através destes materiais ( CD, manual de CD e blocos de material didático), os alunos aprendem inglês naturalmente, da mesma forma como aprenderam o português.
Inglês Padrão: Estudar no Kumon é aprender o inglês padrão ( Standard English ) através de situações do dia a dia, apresentadas em nosso material didático. Ensino Dinâmico: O ensino dinâmico proporcionado pelo método Kumon é realizado por orientadores que conduzem criteriosamente o aprendizado de nossos alunos, checando o entendimento das lições, traçando metas e lhes dando feedback.
Ensino Individualizado: No Kumon, cada aluno é orientado de forma individualizada. Isto faz toda a diferença porque o avanço em seu estudo depende única e exclusivamente dele.
Tradição: O Kumon é uma multinacional de ensino que vem atuando desde 1956. Só com o inglês, são mais de 24 anos, garantindo qualidade e segurança no trabalho com os alunos. O aspecto fundamental do método Kumon é desenvolver, através do estudo diário, as quatro habilidades comunicativas – Audição, Pronúncia, Leitura e Escrita – propiciando aos alunos o domínio do idioma.

.: Moradores do Jardim Ipiranga deverão receber documentação
de definitiva de seus imóveis :.

Prefeito Vitor Lippi e Vereador Helio Godoy estiveram acompanhando o trabalho no bairro.

Teve inicio em abril o trabalho da equipe da prefeitura para a legalização do bairro Jardim Ipiranga, dentro do “Programa Municipal de Regularização Fundiária”, que atende leis estadual, federal e Lei Municipal nº 8451/2008 que cria as áreas especiais de interesse social – AEIS e as Zonas Especiais de Interesse Social – Leis possibilitaram a regularização fundiária, ou seja, a legalização dos imóveis de cerca de 8 mil famílias de diversos bairros de Sorocaba.
O bairro Jd. Refúgio no Cerrado, já foi atendido neste mês, onde as 88 famílias assinaram o “termo de compromisso” e que irão receber a documentação definitiva dos imóveis.
O Jardim Ipiranga é o “bairro piloto” do programa municipal onde cerca de 1000 famílias deverão ser atendidas com os documentos de seus imóveis.
Para facilitar o trabalho, a prefeitura municipal enviou ao local um “trailer da Regularização Fundiária” que está estacionado no CRAS do bairro e que conta com profissionais da prefeitura do “Núcleo de Regularização Fundiária”, além de computadores, maquinas de xerox e outros recursos para coleta de assinatura ao “Termo de Compromisso” que dá direito a legalização dos imóveis. Segundo o vereador Helio Godoy, membro da comissão municipal de regularização fundiária, que tem como prioridade de seu trabalho de vereador a legalização dos bairros irregulares, e que vem acompanhado de perto o trabalho nos bairros.
Ainda segundo Godoy, foram levantados dados de vários bairros irregulares da cidade, onde cerca de 8 mil famílias poderão ser beneficiadas pelo programa de legalização de moradias em áreas públicas, conforme prevê Lei municipal aprovada recentemente na câmara e que teve a participação de centenas de moradores da vários bairros da cidade, interessados em ver seu sonho da casa própria regularizada.
A equipe da prefeitura deverá ficar no bairro Jardim Ipiranga por mais 30 dias até o termino dos trabalhos de coleta das assinaturas dos moradores e posterior envio à prefeitura para preparação dos documentos e assinatura do prefeito e finalmente a entrega aos moradores.
È o maior projeto social da cidade, pois garante dignidade às famílias que moram a muitos anos em áreas públicas, valorização de toda a região e garantia da casa própria aos moradores, conclui o vereador Helio Godoy.

.: Conhecer para Respeitar :.

No último 6 de maio, os alunos da 8ª série, da escola estadual professor Wilson Ramos Brandão, fizeram uma verdadeira viagem ao passado, realizando um tour pelas ruas centrais de Sorocaba. O passeio faz parte do projeto “Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro”, coordenado pelo professor José Guilherme Massarani Ercolin.
A caminhada iniciou pela rua Cesário Mota, onde eles conheceram os prédios do Sindicato Têxtil, Mirante Ondina, a escola estadual Antonio Padilha e a Casa da Cultura, antigo Fórum. Visitaram o Mosteiro de São Bento, passando pelo Correio até a praça Coronel Fernando Prestes, onde estão localizados o Gabinete de Leitura e a Catedral, além de alguns casarões ao passarem pela rua Doutor Braguinha.
Eles seguiram até a Fundec, antigo teatro São Rafael e Câmara de vereadores. Foram também conhecer à Praça do Canhão, afirma o coordenador do projeto, José Guilherme Massarani Ercolin.
A caminhada continuou pela rua Souza Pereira, passando pela escola estadual Visconde de Porto Seguro até a Estação e ao Museu Ferroviário. “Eles se divertiram muito com a ‘Maria Fumaça’, na estação Paula Souza, conclui Ercolin.
Encerrando a jornada a pé, fecharam com chave de ouro, com o passeio cultural no terminal Santo Antônio, antiga fábrica de tecelagem Santo Antônio.
“Todos nós gostamos muito desta viagem ao passado, no centro moderno de Sorocaba. Fiquei impressionada com os cuidados que as pessoas e o governo estão tendo com os nossos monumentos. Agora que conheço, vou cuidar e respeitar mais a história da cidade, pois ela tem uma história muito linda”, diz a aluna Kelly Maiara.