.: Matérias Wanel Ville 23 :.
 
.: Editorial :.

No início deste ano o Jornal Bairro em Foco comemorou mais um aniversário: quatro anos de existência marcada por um trabalho que vem acompanhando o crescimento da Zona Oeste.
Vale citar que a primeira edição nasceu exatamente no Wanel Ville. E para relembrar, nosso trabalho foi precedido por pesquisas detalhadas, na qual avaliamos o potencial do bairro, a quantidade de comércios, bem como, o tipo de publicidade necessária para atingir o público alvo. Em seguida, as idéias e metas foram colocadas no papel, ganhando vida através das páginas que nasciam com a primeira edição. Finalmente surgia “Wanel Ville & Cia”.
A cada residência, comércio ou construção em que entregávamos o primeiro exemplar, era possível experimentar uma sensação de alívio por uma tarefa cumprida, mas esse sentimento vinha acompanhado por uma grande expectativa. E as próximas edições, assim, prosseguiram; foram tomando forma, contornando os erros, vencendo as inseguranças e desafios, crescendo aos poucos, até que finalmente amadureceram.
E como que seguindo uma evolução natural, multiplicaram-se, nascendo assim Jardim Simus & Cia, Júlio de Mesquita & Cia e Central Parque & Cia e no ano passado Jardim São Paulo & Cia.
E durante toda essa trajetória muito ouvimos, presenciamos e sentimos; fatos que nos permitiram não apenas aprender, mas definir conceitos, condutas e até mesmo um rumo.
Decepções foram várias; mas a satisfação e a gratificação de certos momentos, foram ainda maiores, sendo possível perceber que ao longo da estrada, mesmo entre pedras, espinhos e tropeços, sempre surgem aqueles que ainda trazem a honestidade, o bom sendo e o respeito ao próximo, dando-nos assim mais motivos para seguirmos em frente.
Agradecemos e comemoramos, juntamente, com nossos aliados, o crescimento da Zona Oeste; e com ela, certamente, prosseguiremos fazendo parte de sua história.

O editor

.: Um talento escondido no bairro :.

Basta ter uma caneta e papel nas mãos para Samuel Galler transformar o mundo a sua volta em desenhos, pinturas e charges. Vivendo no anonimato, como ele mesmo define, o artista plástico reúne trabalhos como retratos, cartoons, pinturas em tela e em especial charges. Pouco conhecido em Sorocaba, Samuel se aventurou na cidade de São Paulo exibindo trabalhos em algumas exposições, como por exemplo, a entitulada “Meus Rabiscos”, promovida no Sesi (Serviço Social da Indústria).
O dom para o desenho começou a surgir por volta dos 11 anos, em sala de aula, onde o garoto prodígio arriscava uns rabiscos no próprio caderno. Residente no Wanel Ville, e inclusive aluno da E.E.Ana Cecília Martins, Samuel uniu ao talento conhecimentos adquiridos em escolas específicas em desenho e arte de Sorocaba. Os interessados em agendar exposição ou conhecer os trabalhos podem entrar em contato com Samuel pelo telefone 9761-2695.

.: Programa Vida & Saúde: reeducação alimentar :.

Procurando restabelecer o prazer da alimentação dentro de dietas prescritas, levando à reeducação alimentar e à qualidade de vida, a Associação de Diabetes de Sorocaba desenvolve, desde 2006, o Programa Vida & Saúde. “Devido à grande dificuldade em seguir a alimentação recomendada, as pessoas parecem perder o prazer de comer e beber, assim como a perda da liberdade, somada a incapacidade de realizar a dieta por causa do inconformismo do seu caráter restritivo”, explica a nutricionista e coordenadora do Vida & Saúde Maria Francisca da Silva.
O programa, além de atividades de educação alimentar, visa divulgar novidades relacionadas aos cuidados, prevenção e tratamento do diabético. Para isso, a nutricionista conta com o trabalho multidisciplinar de profissionais de apoio, das áreas de psicologia, enfermagem, farmácia, odontologia, podologia e educação física.
Para ela, reeducar alguns hábitos alimentares não significa adotar restrições ou inclusões radicais de alimentos, mas sim, compreender, conhecer e aplicar os seguintes conceitos: quando, quanto, como, o que, e com o que comer.
Divididos em grupos, os participantes freqüentam 12 encontros semanais, ou seja, 24 aulas, com 2 horas de duração, que acontecem todas as quintas-feiras, em um período de três meses.
As atividades de educação alimentar envolvem palestras sobre diversos temas, como comportamento alimentar, identificação e conquista de hábitos alimentares, qualidade de vida, noções básica de nutrição, composição de cardápio, diferenças entre Diet & Light, entre outros, conduzidos pela nutricionista.Há também palestras sobre educação em diabetes proferidas pelos profissionais das demais áreas abordadas no Vida & Saúde.
Os interessados em participar do programa podem obter maiores informações ou reservar uma vaga pelo telefone 3233-9138. A associação fica na rua Antônio Marques Flores, 159, próximo ao Shopping Sorocaba.

.: Projeto Obesidade Infantil é desenvolvido pelo Centro de Saúde do Júlio de Mesquita :.

Com o intuito de promover mudança alimentar e comportamental nos alunos, o Centro de Saúde do Júlio de Mesquita (em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação) vem aplicando, desde o mês de janeiro, na E.M. Luiz Almeida Marins, o Projeto Obesidade Infantil. Conforme o coordenador do centro Dr. Pedro Roberto Mazon, cerca de 900 estudantes de 7 a11 anos, estão passando pelo processo de triagem que visa identificar crianças acima do peso. “Aqueles que contam com índice de massa corpórea (IMC) acima de 30 já são considerados obesos,” explica. As informações estão sendo coletadas por alunos do 4º ano de Enfermagem da PUC, (Pontifícia Universidade Católica) auxiliados pelos professores de educação física, coordenadora pedagógica Daniela S. A. Stievano e a diretora Patrícia L. Camargo, da Luiz Almeida Marins. Além da coleta do peso e altura, será aplicado um questionário a fim de identificar os hábitos alimentares dos pequenos. “Pretendemos descobrir o tipo de alimento consumido e quantas refeições por dia os alunos costumam fazer”, comenta. Mesmo antes da conclusão da triagem o médico diz ser possível identificar que a quantidade de crianças obesas chega a superar aquelas com peso dentro da média.
Pesquisas, dinâmicas de grupo, elaboração de cartazes e pirâmide alimentar também estão sendo desenvolvidas pelos professores em sala de aula visando à conscientização das crianças e a promoção de uma alimentação saudável.
O trabalho educativo também está sendo realizado com os pais, que juntamente com os alunos, participaram de uma palestra, realizada no dia 28 de fevereiro. Procurando estimular a alimentação adequada foi distribuído, durante o evento, um cardápio saudável.
Já os resultados do projeto serão apresentados em abril para as Secretarias de Saúde e Educação. Segundo ele, a Prefeitura pretende transformar o projeto em um programa, abrangendo demais escolas municipais.

Caminhada Infantil

Uma caminhada infantil foi realizada no dia 04 de março, nas dependências da escola, envolvendo a participação de alunos de 7 a 11 anos. O evento teve por finalidade despertar nas crianças o gosto pela prática de atividades físicas, bem como, conscientizá-las a respeito dos benefícios proporcionados.

.: Mega Bingão Beneficente na Igreja Santa Bárbara:.

Um Mega Bingão Beneficente será promovido na Igreja Santa Bárbara (Jardim Tropical) no dia 13 de abril a partir das 16hs. O evento, em prol do término da construção da igreja, sorteará os seguintes prêmios: na 1ª rodada uma bicicleta, 2ª um tanquinho, 3ª uma câmera digital, 4ª uma TV 29 polegadas e 5ª um computador. Haverá ainda barracas de comes e bebes no local.
Os convites custam R$10,00, e quem adquiri-los antecipadamente concorre a um prêmio surpresa sorteado no dia do evento. As vendas antecipadas acontecem aos sábados, após a missa das 18:30 hs e aos domingos na celebração das 8:30 hs. São patrocinadores do bingo a Serralheria São José (av. Elias Maluf, 1.574) e a loja Mini Preço (av. Américo Figueiredo, 3.679). Maiores informações pelo telefone 3221-5065. A igreja fica na rua Alexandre Dias Batista, 504, Jardim Tropical.

.: Cursos no Território Jovem :.

O Território Jovem, situado à rua Elias Maluf, 1.080, no Jardim Ipiranga, vai sediar mais dois cursos gratuitos em abril: um de espanhol e outro de culinária, ambos com vagas limitadas. O curso de espanhol será diário, tem início previsto para dia 7 de abril, sendo ministrado pela professora Cleidiane Martins Neves, com promoção da própria Secretaria de Juventude. Já o curso intitulado “Culinária saudável, educativa e solidária” começa no dia 2 de abril e será ministrado todas as quartas-feiras pela professora Neide Gutiyama, sendo promovido pela Secretaria de Governo e Planejamento. As inscrições devem ser feitas no Território Jovem. Maiores informações pelo telefone 3221-3081.

.:Banco de Leite Humano oferece orientação sobre amamentação :.

O Banco de Leite Humano, órgão mantido pela Secretaria Estadual da Saúde, situado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, mantém um programa de incentivo ao aleitamento materno, por meio de orientações sobre a importância e benefícios da amamentação, esclarecimentos de dúvidas e visitas em residências.
Conforme a enfermeira da maternidade e Banco de Leite do hospital, Amália Fernanda Justino, mães que têm problemas ou dificuldade para amamentar podem se dirigir ao banco ou agendar uma visita na própria residência. Uma enfermeira ou auxiliar de enfermagem se deslocará até a mulher com o intuito de esclarecer dúvidas e inclusive dicas sobre o armazenamento do leite. “Nosso objetivo é fazer com que as mães que têm problemas na amamentação não se sintam sozinhas, podendo contar com alguém que as oriente de forma correta”, explica. Cerca de 50 visitas são realizadas por semana em toda a cidade.
Além de estimular nas mães o aleitamento dos próprios filhos, o banco ainda incentiva a doação de leite. “As mulheres orientadas, posteriormente, caso desejem, podem se tornar doadoras, ajudando a manter a saúde de outros bebês”, comenta. O leite arrecadado pelo banco, após ser pasteurizado e passar por testes de cultura, é distribuído para bebês internados em hospitais públicos e em alguns particulares.
As ações de esclarecimento e incentivo também se estendem aos centros de saúde, onde a enfermeira realiza visitas semanais a fim de orientar os profissionais das unidades.Ela conta que, anteriormente, o alcance do programa se restringia apenas ao espaço hospitalar. Atualmente, a intenção do Estado é abranger um maior número de pessoas possível.

Benefícios

O aleitamento confere benefícios tanto para as mães quanto para os bebês. Aumento do desenvolvimento psicomotor e social e diminuição na probabilidade de contrair infecções são algumas das vantagens da amamentação para os bebês, já que o leite materno contém todos os nutrientes que a criança precisa nos seis primeiros meses de vida.
Já para as mães, Amália explica que o aleitamento possibilita maior rapidez na diminuição do volume do útero, previne hemorragia pós-parto e diminui o risco de contrair câncer de mama, entre outros.
Quanto ao período de amamentação, ela destaca que é fundamental a criança ser amamentada até o os seis primeiros meses de vida.“Até por volta de dois anos a criança pode ser amamentada, desde que a mãe se sinta a vontade”, acrescenta.
Para agendar uma visita ou doação, as interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone 3212-0384/ 3332-9100. O Banco de Leite fica no conjunto Hospitalar de Sorocaba,( na Av. Comendador Pereira Inácio, 564 - Lageado).

.: Parque Esmeralda ganha unidade do Sabe Tudo :.

A comunidade do Parque Esmeralda recebeu oficialmente no dia 3 de março uma unidade de inclusão digital Sabe Tudo e melhorias na Escola Municipal Benedicto José Nunes, inauguradas pelo prefeito Vitor Lippi.
As unidades do Sabe Tudo são divididas em três pavimentos e possuem 20 computadores com acesso à internet em banda larga. Uma parceria com o Projeto Pérola garante a presença de monitores para auxiliar o uso dos computadores. No local os freqüentadores também têm acesso a jornais diários e revistas de informação e entretenimento, além de poder participar de cursos de informática gratuitamente. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 13h. Outras 11 unidades estão em fase final de implantação.
Além do espaço de inclusão digital, também foram oficialmente entregues à comunidade outras melhorias na escola, como a elevação dos muros e a revitalização do ginásio, construção de bebedouros, reforma e ampliação dos sanitários. Na parte interna da escola houve a instalação de almoxarifado para materiais pedagógicos, depósito para os instrumentos da banda e reforma da diretoria.

.: Projeto Acreditação :.

Desenvolvido pelo Centro de Saúde do Júlio de Mesquita entre alunos do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino, o Projeto Acreditação proporcionou uma redução de 27,3 %, em relação a 2006, no índice de gravidez indesejada entre adolescentes com idades de 12 a 19 anos atendidas na unidade durante o ano passado. Em jovens com idades a partir de 19 anos as estatísticas também demonstraram uma redução em torno de 12,1%. “Em 2006 tínhamos uma média de 379 jovens grávidas, já em 2007 o número caiu para 333”, informa o coordenador do C.S. Dr. Pedro Roberto Mazon acrescentando que a equipe da unidade está satisfeita com os resultados do trabalho.
Enfermeiras e auxiliares de enfermagem do C.S. realizam o projeto, duas vezes por semana, nos períodos da manhã, tarde, e noite, nas escolas E.E.Antônio Vieira Campos, E.E.Rafael Orsi Filho (Júlio de Mesquita) e E.E.Wilson Ramos Brandão (Ouro Fino), visando a diminuição nos casos de gravidez não planejada. As atividades são desenvolvidas por meio de oficinas que abordam temas, como, anatomia e fisiologia do sistema reprodutor, higiene corporal e ambiental, planejamento familiar, métodos contraceptivos, DST (doenças sexualmente transmissíveis) e combate as drogas. As oficinas, sendo cinco específicas para o Ensino Fundamental e cinco para o Médio, também promovem dinâmicas de grupos, aulas de vídeo e maquetes.
O Acreditação é realizado desde 2006 pela equipe do C.S. Júlio de Mesquita. Atuam no projeto: Dr. Mazon - coordenador, enfermeira Geny Egidio Amaral, e as auxiliares de enfermagem Claudete Pereira, Katya Pereira, Walmiria Alice, Adriana Aledes, Eliudes, Maria Muniz, Ana Ricoy e Vivane de Barros.

.: Classificados de linha não circulam nesta edição :.

Os classificados de linha do Jornal Bairro em Foco, não circulam nesta edição, e provavelmente também não estarão presente nas duas próximas quinzenas .
O motivo da paralisação se deve ao fato da representante comercial do Bairro em Foco, Paula Pacheco Stachewski ter sofrido um pequeno acidente, que exigirá certo tempo para sua recuperação.

               
.: Pizzaria Ristoro di Nemas: um ano em funcionamento :.

A Pizzaria Ristoro di Nemas, situada no Parque Esmeralda, comemora um ano de bom atendimento, qualidade e excelência em massas. O grande diferencial da casa é o Fornoforti Di Volpi, tecnologia italiana adquirida na tradicional Pizzaria Di Volpi da capital. A técnica, segundo o proprietário da Ristoro, Neemias de Castro, confere as massas a mesma qualidade do forno a lenha, sem os inconvenientes da fumaça e cinzas, já que utiliza gás convencional. O cardápio reúne 32 sabores de pizzas, sendo as massas e temperos preparados diariamente.
Instalada em um casarão em estilo italiano, a pizzaria proporciona aos clientes conforto e descontração devido à decoração composta por plantas, acabamento em mármore, fontes e duas vistas panorâmicas. São 284m2 com capacidade para 90 pessoas.
O proprietário faz questão de agradecer aos clientes e amigos pelo sucesso do estabelecimento e convidar a todos para conhecer as instalações e degustar as excelentes massas da Ristoro di Nemas, que fica na rua Mitre Fiúza Aires, 630 (próximo do Posto Ipiranga da avenida Paulo Emanuel de Almeida). Telefone 3202-6594.

.: Palestras do Projeto “Integração nas Escolas” :.

Com o intuito de promover maior aproximação entre a polícia e a comunidade, principalmente os jovens, o Conseg Sul (Conselho de Segurança Comunitário), em parceria com a Diretoria de Ensino de Sorocaba, está realizando o Projeto Integração nas Escolas.
Envolvendo a participação de alunos dos Ensinos Médio e Fundamental, professores, pais, e funcionários das unidades, o Integração nas Escolas é desenvolvido por meio de palestras que abordam temas como trânsito, segurança, saúde e drogas, e debates sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Conforme o diretor de assuntos comunitários do Conseg, Célio Martins, as ações do projeto visam diminuir a violência nas escolas, e tornar os jovens multiplicadores das informações e conhecimentos adquiridos, além de garantir atendimento prioritário à direção escolar.
Os encontros já aconteceram nas escolas E.E.Altamir Gonçalves (Jardim Magnólia), no dia 11 de novembro, e E.E. Ana Cecília Martins (Wanel Ville) dia 06 de março. As próximas reuniões ocorrerão na E.E. Antônio Vieira Campos (Júlio de Mesquita) no dia 03 de abril; E.E.Rafael Orsi (Júlio de Mesquita) dia 08 de maio, E.E. José Odin de Arruda (Jd Vera Cruz) dia 05 de junho; e E.E. Wilson Ramos Brandão (Ouro Fino) dia 07 de agosto.
Para Célio Martins os encontros estão sendo satisfatórios, pois, há uma grande necessidade de integração entre a Polícia Militar e as escolas. Já as reuniões do Conseg acontecem nas primeiras quintas-feiras do mês, geralmente, no auditório do Hospital do Jardim das Acácias (av. General Carneiro, 1.136).

.: Salão de beleza STUDIO Z promove eventos para profissionais da beleza :.

Em parceria com a Corpore Hair Academy, o Salão de beleza STUDIO Z, do Wanel Ville, realizou no dia 25 de fevereiro um curso sobre Escova Orgânica R.P.O. ministrado pelo técnico Marino Mendes, da cidade de Santa Bárbara do Oeste, que já teve apresentação publicada na Revista Cabelo e CIA. Aperfeiçoamento em colorimetria voltado para profissionais também foi promovido pelo salão no dia 10 de março.
Conforme a cabeleireira do Studio Z Henriete Zuppo, a escova progressiva R.P.O Corpore a base de cherimoya, creatina e queratina, além de não representar risco nenhum à saúde, permite que os cabelos sejam presos nos dias seguintes a aplicação sem que os fios fiquem marcados.

O salão

O Studio Z conta com espaço bem dividido de modo a atender as necessidades de um público variado, reunindo ainda profissionais altamente qualificados.
Outro diferencial do salão é a pontualidade: o cliente é recebido por uma recepcionista, e atendido logo em seguida. Caso tenha que aguardar, a espera não passa de dez minutos, tendo direito a um cafezinho, água e revistas.
Como no Brasil há uma mistura de raças, fato que justifica os vários tipos de cabelos, a cabeleireira Henriete Zuppo, explica que o salão trabalha com relaxamentos de graduações de força e alta tecnologia, testes específicos e análise de fio. O salão fica na rua: Encarnação Garcia Sanches, 300, Wanel Ville 1. Telefone : 3217-4545.

 

.: Casa do Cidadão da Zona Oeste começa a ganhar paredes de concreto :.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), começou a montar na última semana de fevereiro a estrutura física da “Casa do Cidadão” da Zona Oeste. Localizada na avenida Américo Figueiredo, na rotatória de acesso ao Jardim Ipiranga e o Parque Manchester, o espaço atualmente recebe os blocos de concreto pré-moldados, que servirão de paredes e laje para o prédio.
Anteriormente, a Seobe desenvolveu no terreno obras de infra-estrutura e fixação de pilares de concreto, sob os quais os blocos são encaixados. O prefeito Vitor Lippi autorizou a construção de cinco “Casas do Cidadão” para facilitar a procura e o atendimento por serviços disponibilizados no Paço Municipal, como pagamento de IPTU, ISSQN, taxas de pavimentação, inscrições municipais e recursos de multas.
As unidades ficarão ao lado das cinco Áreas de Transferência, estruturas para os usuários de transporte coletivo trocarem de ônibus sem a necessidade de passar pelos terminais Santo Antônio e São Paulo. Na Zona Oeste, o terreno ainda abrigará um parque municipal, com pista de caminhada, iluminação e área verde.

.: Método Kumon: postura autodidata nos estudos :.

Descobrir o potencial e desenvolver ao máximo as capacidades de cada indivíduo, possibilitando o prazer nos estudos e a formação de uma postura autodidata é a principal missão do método de estudo Kumon, criado no Japão pelo professor Toru Kumon e aplicado hoje em mais de 45 países.
“No Kumon, diariamente se formam pessoas autoconfiantes e disciplinadas, capazes de enfrentar desafios, e buscar os próprios sonhos”, explica Neiva Maria Lança orientadora do Kumon Unidade Jardim Magnólia. Para isso, é aplicado o estudo individualizado, onde cada aluno tem um programa específico, sendo respeitados o ritmo de aprendizagem, a capacidade atual, e as metas que deseja atingir. Como o programa independe da idade e da série escolar do estudante, o sistema é adequado para todas as faixas etárias. Já a duração varia de acordo com o potencial do aprendiz.
O método, segundo ela, visa ainda que os estudantes ultrapassem os conteúdos da série escolar por meio do estudo autodidata evoluindo com facilidade até o Ensino Médio. “Assim que o aluno chega ao Ensino Médio terá maior facilidade, ganhando inclusive tempo para fazer outras atividades, ler viajar e escolher a universidade que deseja seguir”, conta. A idéia também é possibilitar aos estudantes condições de se tornarem pessoas capazes de resolver problemas e superar desafios, contribuindo ainda com a comunidade global.

Cursos e material didático

Disciplinas de Português, Matemática, Inglês e Japonês podem ser escolhidas de acordo com o interesse e dificuldades dos alunos.
Já o material didático é programado e auto-instrutivo, permitindo que o estudante aprenda sozinho a fazer os exercícios. Além do material, e de orientação individualizada, o método conta com uma rotina de aula, onde são seguidos diversos procedimentos de estudos, de modo a estimular a aprendizagem. “Enquanto aprende o aluno também desenvolve determinadas habilidades que serão úteis nos estudos e na vida, como auto-estima, auto-confiança, concentração, disciplina, organização e responsabilidade”, conta.

Surgimento do Kumon

O método Kumon foi criado no Japão em 1958 por Toru Kumon, professor de matemática. Desejando que seu filho, Takeshi desenvolvesse ao máximo o potencial e conseguisse trilhar o próprio caminho, Toru elaborou um material didático auto-instrutivo para que o menino estudasse conforme o ritmo de aprendizagem. Hoje o método está presente nos cinco continentes, sendo aplicado para mais de 4 milhões de alunos. A unidade do Kumon do Jardim Magnólia fica na rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20. Telefone 3011-2546.

.: AMAS prossegue construção da nova sede :.

A construção de parte da nova sede, situada no Wanel Ville, está sendo retomada, após permanecer paralisada por alguns meses devido à falta de recursos.
Graças a doações de empresários a obra prossegue com o acabamento das quatro salas que serão destinadas para oficinas de atividades educativas e recreativas. A próxima etapa será a construção dos refeitórios e cozinhas, que para ser iniciada também depende de doações.
A primeira etapa da sede, iniciada em junho de 2006, conta com 220m2. Já as demais fases da obra irão reunir piscina, local para ecoterapia e residência para os autistas, somando um total de 600m2. Conforme ela, a inauguração da nova sede, que será destinada aos jovens e adultos, irá aumentar a capacidade de atendimento da AMAS que conta com uma lista de espera de mais de 80 autistas.
Incluir o autista na sociedade é a principal finalidade da AMAS que assiste atualmente 43 pessoas, com idades de 4 a 33 anos, além de atendimento clínico realizado uma vez por semana para autistas não matriculados.
Quem quiser contribuir ou agendar uma visita poderá entrar em contato com a AMAS pelos telefones 33344400/ 33344449. A entidade está situada na rua Nova Odessa, 201, Jardim Vera Cruz.

.: Associação Comercial de Sorocaba oferece diversos benefícios aos associados :.

Com o propósito de facilitar cada vez mais a vida dos seus associados, a ACSO (Associação Comercial de Sorocaba) em seus 86 anos, busca parcerias a fim de oferecer benefícios como linha de crédito diferenciada - Caixa e Banco do Brasil, plano de saúde - Unimed, recreação – AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), intermediação de estágio - Proe, comércio exterior - Certificado de Origem, reunião com grupos de empresários de um mesmo segmento - Empreender e a partir de março a Cooperativa de Crédito - COOPERASO.
Hoje a ACSO é uma forte aliada na administração do crédito e cobrança disponibilizando o acesso a consultas para análise de risco na concessão de crédito, tais como: SCPC, SCPC-Cheque, SCPC-Integrada, SCPC-Relatório Imobiliário e SCPC- Soluções Pessoa Jurídica e na cobrança, pois, o associado também pode registrar seus inadimplentes na base do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e o setor de SRC (Serviço de Recuperação de Crédito) passa a agir de forma ativa e imediata na recuperação dos débitos registrados. “Não é preciso preencher formulários de cobrança visto que o SRC usa o banco de dados dos registros do SCPC e os documentos originais ficam em poder do Associado, além do SRC fazer a intermediação entre o inadimplente e o lojista, evitando possíveis constrangimentos”, explica o supervisor comercial da ACSO José Luiz Coelho Gonzáles.
Zona Oeste

A ACSO conta ainda com uma distrital, localizada na avenida General Carneiro, 987, Cerrado, visando atender o público pertencente à Zona Oeste. A unidade tem por função resolver situações pendentes e prestar informações, de modo que as pessoas não precisem se deslocar para outra cidade ou até a matriz.
Assistência aos boletins de ocorrência (no qual as pessoas deixam uma observação no sistema, evitando maiores danos), fornecimento de certidões positivas e negativas de protesto, podem ser realizadas na distrital.
“O nosso objetivo é que as pessoas tenham crédito, podendo desfrutar do nosso comércio, que está crescendo a cada dia”, comenta Cássia Cassiolato responsável pela distrital.
Maiores informações pelo telefone 3331- 1003 ou no site: www.acso.com.br

.: Festival de Prêmios da Escola de Informática Microvip :.

Dez mega prêmios serão sorteados, no dia 20 de setembro, pela Escola de Informática Microvip, do Júlio de Mesquita, no Festival de Prêmios Microvip. Ao efetuar a matrícula o aluno terá direito a dois cupons, e a cada mês cursado receberá mais um até o término da promoção, onde serão sorteados um Notebook Mazon , um televisor LCD 26 polegadas Sansung, um Vídeo Game Playstation 3 e mais 7 MP4 Players .
Maiores informações sobre o festival no site www.microvip.com.br/festival.

Método Diferenciado

A escola conta com um sistema de ensino inovador denominado de Cursos Narrados, que desenvolve aulas por meio de um professor gravado no próprio computador. Neste método o aluno faz o curso seguindo os princípios do ver, ouvir e aprender, além de contar com um professor presente em sala de aula para esclarecer dúvidas e corrigir exercícios. Além dos cursos básicos, avançados, e vip kids (para crianças de 7 a 10 anos), a escola também conta com os profissionalizantes, todos com mensalidades acessíveis.
Como a Microvip está oferecendo 30% de desconto no curso de informática básica, as mensalidades custam apenas 48,00. E ao final do curso o aluno ganha outro, podendo escolher entre os profissionalizantes: CorelDraw, Photoshop, PageMaker. A Microvip fica na av. Américo Figueiredo, 3.659 (próxima ao Batalhão da Polícia Militar). Telefone 2104-4176.

.: Vereador Hélio Godoy defende programa de regularização fundiária – toda a região do
Wanel Ville será beneficiada :.

“Com presença da população o projeto foi aprovado e vai garantir a legalização de vários bairros de Sorocaba como Jardim Ipiranga e Abatia”

A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou projeto de lei 341/2007 de autoria do prefeito municipal que dispõe sobre a instituição de “Plano de Urbanização e Regularização Fundiária e Urbanística”, das Zonas ou Áreas Especiais de Interesse Social no Município de Sorocaba.
O vereador Helio Godoy é o presidente da comissão que trata do assunto na câmara e membro da “Comissão Municipal de Regularização Fundiária” que vem desde seu primeiro dia de mandato trabalhando para que fosse feito um levantamento de todas as áreas e bairros irregulares da cidade para apresentação de um projeto de lei na câmara autorizando a prefeitura legalizar os imóveis. “Trabalhamos por 3 anos com realização de audiências públicas, ouvindo a população e fizemos em conjunto com a prefeitura na Comissão Municipal com técnicos de várias secretarias o projeto de lei garantindo direitos dos moradores dos bairros.
Na região do Wanel Ville o Jardim Ipiranga e Abatia são bairros que não possuem documentação definitiva, embora estejam a mais de 20 anos na posse dos imóveis.
“Defendemos a legalização imediata dos imóveis, passando na documentação aos proprietários para que toda a região saia ganhando em qualidade de vida e valorização das propriedades”, ressalta Helio Godoy
Dando apoio ao vereador Helio Godoy, presidente da Comissão de regularização Fundiária cerca de 400 moradores de vários bairros da cidade pressionaram para que os vereadores não apresentassem emendas que poderiam prejudicar o projeto e a sua aprovação.
Hoje ao aprovar a lei que autoriza a prefeitura a legalizar os imóveis, Godoy argumenta que um grande momento para a cidade em ter uma lei municipal que viabilize a formalização de centenas de imóveis no município que por muitos anos esperam por uma definição quando a posse em definitivo de suas casas pelos seus moradores.
È sem dúvida o projeto de maior alcance social já votado na Câmara de Sorocaba, pois garante a posse em definitivo dos ocupantes de áreas na cidade com impacto positivo na vida dos moradores e do bairro e de bairros vizinhos como o Wanel Ville, conclui Helio Godoy.
Segundo o vereador Helio Godoy em poucos dias as equipes do vereador estarão no bairro do Jardim Ipiranga colhendo assinatura dos moradores no “Termo de Compromisso”, documento que será levado á prefeitura para montagem do documento definitivo que serão entregues aos moradores.

Texto: Thais Romão