.: Matérias Wanel Ville 22 :.
 
.: Editorial :.

O final de ano se aproxima: tempo de parar e refletir tudo o que ficou para trás bem como o que está por vir. Assim sendo, analisamos nossa atuação tendo em vista sempre o aprimoramento e o crescimento.
Estamos satisfeitos, pois, conseguimos atingir as metas planejadas para este ano. O empenho, a dedicação e a motivação estiveram aliadas ao nosso trabalho, de modo a darmos importantes passos, como, por exemplo, a criação dos cadernos de classificados de linha, um antigo projeto que agora ganhou força, vindo a atender uma necessidade da região.
Para o ano que se aproxima, nossas metas, de igual maneira, buscam evoluir, acompanhando as mudanças e transformações e atendendo demais necessidades que venham a surgir.
Nossa atuação também consiste em ajudar, entidades e organizações por meio da divulgação de suas ações e necessidades. Fato que nos traz muita satisfação, já que a união de esforços é fundamental para a promoção da solidariedade e caridade, que proporcionam não apenas auxílio material, e sim moral e espiritual a muitos necessitados.
Enfim, a Zona Oeste cresce, em obras, modernidade e solidariedade, e juntamente com ela o nosso trabalho, do qual temos orgulho. Nossas páginas, portanto, continuarão acompanhando a evolução e informando, noticiando e auxiliando milhares de moradores. E mesmo em meio às dificuldades e vitórias enfrentadas ao longo do ano, paramos um instante para agradecer e desejar um feliz Natal e próspero ano novo; pequenas palavras, mas que nos fazem refletir, trazendo forças para um recomeço, pois, é sempre importante lembrar que o fracasso reside nas mãos inertes daqueles que não sabem lutar. Boas Festas a todos!

O editor

.: Seguem obras de pavimentação na Área de Transferência da Zona Oeste :.

A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) prossegue as obras para a instalação da Área de Transferência da Zona Oeste (ATZO), praticamente asfaltada. Localizada na rotatória de acesso ao Ipiranga e Parque Manchester, ela é uma das cinco que integrarão o sistema de transporte coletivo de Sorocaba em 2008, permitindo aos passageiros trocar de ônibus sem passar pelos atuais terminais.
A ATZO fica na avenida Américo Figueiredo, na rotatória de acesso ao Jardim Ipiranga e Parque Manchester. Anteriormente, foram feitas obras para a abertura de ruas internas, instalações elétricas, redes de água e esgoto, dispositivos de drenagem e guias e sarjetas. O terreno da ATZO, com cerca de 70 mil metros quadrados, ainda contará com um novo parque municipal, com área verde, de lazer e pista de caminhada.

    
Em cada Área de Transferência  haverá ainda uma unidade da Casa do Cidadão, órgão que descentralizará serviços públicos disponibilizados, atualmente, só no Paço Municipal. Elas ficarão nos seguintes pontos: Zona Norte 1 – ATZN1 (rotatória da Av. Ipanema, altura da Vila Helena); Zona Norte 2 – ATZN2 (rotatória da Av. Itavuvu, junto da Av. Ulysses Guimarães); Zona Industrial – ATZI (rotatória da Av. Independência, na entrada do Éden); e Zona Leste – ATZE (Av. Bandeirantes, em Brigadeiro Tobias).
.: Escola de Cabeleireiros Selma Jeane :.

Existente há dois anos, a Escola de Cabeleireiros Selma Jeane, situada no Wanel Ville, destaca-se pela qualidade e diversidade dos cursos oferecidos. O método desenvolve aulas teóricas, por meio de apostilas, e práticas aplicadas nos próprios clientes, permitindo, assim, aos alunos aprender as avançadas técnicas existentes no mercado.
Cursos de Escova Progressiva, Limpeza de Pele, Mega Hair, Depilação, Manicure e Pedicure, além de Cabeleireiro, podem ser encontrados na escola. Há também os de massagem: Oriental – Do in, Shiatsu – Quick, Massagem Podal, Drenagem Linfática, entre outros, certificados pela ABRT (Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Afins). Outra vantagem, é que o aluno conta com flexibilidade de dias e horários para freqüentar as aulas.
Juntamente com a escola também funciona um salão de beleza para atendimento ao público, com serviços executados por profissionais e alunos. Segundo a proprietária Selma Jeane do Couto Mendonça, os serviços realizados pelos alunos são mais baratos, como por exemplo, corte de cabelo a R$ 2,00 e hidratação a R$ 5,00.

O local oferece ainda maquiagem definitiva, bronzeamento a jato, e aparelho de análise capilar. O salão e escola Selma Jeane ficam na rua Valmir Vitório Segura, 191 – Wanel Ville. Telefones 3202-4250/ 3013-3141.
.: História do Bairro Júlio de Mesquita é abordada em pesquisa :.

A história do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita está sendo abordada em um trabalho de pesquisa a ser apresentado no curso de Mestrado em Educação Strictus Sensu da Uniso (Universidade de Sorocaba) pelo professor Ednilson Celestino Ferreira.
Conforme ele, o interesse em abordar o tema surgiu devido à necessidade do resgate e preservação da trajetória histórica do bairro, bem como de suas unidades escolares, principalmente, a E.E. Antônio Vieira Campos. “Fatos importantes e pessoas que se destacaram em lutas populares contribuindo com o alcance de benefícios são facilmente esquecidos com o decorrer do tempo. Devido a isso, é importante registrar os acontecimentos vivenciados pelo povo”, destaca.
A pesquisa relata as dificuldades relacionadas aos problemas de infra-estrutura enfrentados pelos moradores logo após o surgimento do bairro (1992).
O professor confere destaque às reivindicações populares pela conquista de escolas, bem como a manutenção das unidades. “Na trajetória do bairro há um importante conteúdo de conotação política e social em defesa da escola pública que merece ser mencionado”, relata. Como fonte de pesquisa, além de consultas aos arquivos de jornais de circulação diária da cidade, e em órgãos públicos, Ednilson também vem conversando com antigos moradores e funcionários das unidades escolares.  Dividido em três capítulos (Políticas Públicas dos Anos 90; Valor do Movimento Social que Envolve a Luta pela Conquista da Democracia; e Resgate Histórico do Movimento de Construção da Unidade Escolar e Reconstrução da Quadra Esportiva), o minucioso trabalho de pesquisa teve início em meados de 2006. Já a conclusão se dará em agosto de 2008 no término do curso de mestrado freqüentado pelo professor. 

Trajetória educacional

Toda a trajetória, desde conquistas, batalhas, dificuldades, e problemas enfrentados pela E.E. Antônio Vieira Campos, é abordada no terceiro capítulo. Os movimentos reivindicatórios, a construção do primeiro prédio de madeira que abrigava a unidade, a inauguração das instalações de alvenaria e ainda o desmoronamento e reinauguração da quadra, importantes fatos que marcaram a história da escola, podem ser descobertos e relembrados por meio das páginas da pesquisa.
Para Ednilson o trabalho será uma importante fonte de registro e pesquisa para a sociedade, principalmente, para educandos e educadores das escolas do bairro e adjacências. Ednilson leciona há 16 anos, sendo 7 apenas na E.E.Antônio Vieira Campos.

Quem tiver informações ou documentos relacionados à história do bairro ou da escola pode entrar em contato com o professor Ednilson na E.E.Antônio Vieira Campos (Américo Figueiredo, 3.272 – Júlio de Mesquita).
.: Família realiza gesto solidário no Natal há 18 anos :.

Uma família residente no Jardim Santa Bárbara proporciona há 18 anos, alegria, esperança e a solidariedade do Natal à crianças pertencentes a regiões periféricas de Sorocaba. Para realizar o gesto solidário Idalina Furlan Lanzaro se veste de Papai Noel, carregando consigo não apenas brinquedos e doces, mas a paixão de levar calor humano e atenção aos mais necessitados. “Tenho a necessidade de me doar para as crianças e quando vejo os rostinhos risonhos sinto uma felicidade imensa”, diz.
A boa ação teve início no ano de 1989, e atualmente, Idalina conta com a ajuda do filho Túlio de apenas 8 anos, que também faz questão de contribuir vestindo a famosa roupa vermelha do “Bom Velhinho”. Já o marido de Idalina, Roberto Lanzaro, auxilia com o transporte e a arrecadação dos brinquedos e doces.
Os donativos, na maioria das vezes, comprados com recursos próprios já foram entregues em diversos bairros, entre eles Jardim Ipiranga, Júlio de Mesquita, Jardim Botucatu, e Vitória Régia.
Este ano, bem como em 2006, as ações acontecerão na Casa Pastoral, entidade situada na Vila Astúrias. Cerca de 200 crianças de 4 a 8 anos aguardam a chegada de Idalina que distribuirá doces, brinquedos, sorrisos e muita emoção escondida atrás da longa barba branca.

Doações .

Para dar prosseguimento ao trabalho a família necessita de doações de brinquedos e doces. Os interessados em contribuir podem entrar em contato pelo telefone 3217-3557.
.:Papelaria Tic Tac realiza “Super Promoção Volta as Aulas” :.

Mais de 30 mil itens em material escolar, informática e escritório, livros e mochilas podem ser encontrados a preços especiais na “Super Promoção Volta as Aulas” realizada pela Livraria e Papelaria Tic Tac, do Júlio de Mesquita. O estabelecimento ainda está cobrindo qualquer oferta comprovada pelos concorrentes.
A loja, uma das mais diversificadas da região, oferece bons preços, pois, adquire os produtos diretamente dos fornecedores. Atuando no ramo há 18 anos, a proprietária Malu Surian, conta que o cliente também ganhará tempo devido à proximidade da loja, já que os preços são compatíveis com a região central da cidade.
 “Antes de comprar material escolar, os pais e estudantes precisam fazer uma visita a Tic Tac, onde oferecemos material escolar de ótima qualidade com precinho especial”, diz acrescentando que a papelaria conta com estoque diversificado para atender as listas de material solicitadas pelas escolas.

A loja fica na avenida Américo Figueiredo, 2.941, Júlio de Mesquita. Telefone 3321-1610.
.: Nossa Homenagem: Castro do Auto Peças :.

Entre uma ou outra venda de peças ou acessórios para veículos, Castro, proprietário do Auto Peças Castro, não perde a oportunidade de comentar e opinar sobre acontecimentos políticos e econômicos da cidade e do país, quando encontra um cliente com igual interesse.
Os olhos atentos, por trás dos óculos de armação redonda, não deixam de captar os acontecimentos do próprio bairro, bem como, de acompanhar as notícias nos jornais. Um aparelho de rádio, sintonizado em noticiários sempre está presente em meio as prateleiras do seu estabelecimento. E na maioria das vezes, as calorosas discussões políticas são acompanhadas pelo famoso cafezinho, oferecido aos clientes assíduos.
Castro chegou a Sorocaba em 2003, inaugurando sua loja, situada no Wanel Ville, no mesmo ano.
E entre muitas histórias para relembrar, Castro oferece bom atendimento, produtos de qualidade e um precinho justo para os fregueses já que a situação do Brasil “não está nada fácil”.

O Auto Peças Castro fica na Av. Paulo Emanuel de Almeida, 855, Wanel Ville II. Telefones 3013-4779/ 3222-0314.
.: Banda Pop/Rock da E.E. Ana Cecília Martins anima festas escolares :.

Seguindo as últimas tendências da música pop/rock, a “Banda Kestão de Onra”, da E.E. Prof.ª Ana Cecília Martins (Wanel Ville) garante diversão e entretenimento nas festas e eventos da unidade.
Formada em outubro deste ano, a banda conta com 7 integrantes pertencentes a 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental: Maíra Cristine O. Cavalcante (vocalista), Mariana Fernandes Martins (vocalista), Luís Paulo M. Cardoso (baixo), Thiago S. Ribeiro (violão), Vítor Ribeiro Lima, Carlos Henrique Camargo, e Marcos Henriqie Marcondes (bateria, guitarra e violão).
A banda interpreta sucessos de conjuntos internacionais e nacionais, como por exemplo, Capital Inicial, Pitty e Evanescense. Já os ensaios acontecem na própria escola com o auxílio da professora de artes Magda Ferraz.
Para a coordenadora prof.ª Joselita F.M. Barros, a formação da “Kestão de Onra” possibilitou um maior envolvimento entre os alunos, bem como, o interesse em formar outros grupos artísticos, como teatro e dança. “Oportunidades como estas acabam incentivando a produção cultural e a integração entre os estudantes”, diz.
Ela ainda conta que os integrantes apresentaram mudanças no comportamento, após a formação, tornando-se mais responsáveis, e interessados no processo de ensino-aprendizagem referente a musica. “Fiquei com a cabeça mais aberta. Ganhei novas amizades e me aproximei mais da direção da escola.”, conta o baixista Luís Paulo.
Já para Thiago, a banda trouxe oportunidades de ganhar novos amigos e inclusive ensiná-los a tocar violão, estimulando-o a buscar novos conhecimentos.

Já no próximo ano os integrantes pretendem atuar em outras unidades escolares.
.: Escola de Informática Microvip oferece método diferenciado :.

Microvip, instalada há um mês no Júlio de Mesquita, conta com um sistema de ensino inovador denominado de Cursos Narrados, que desenvolvem aulas por meio de um professor gravado no próprio computador. Neste método o aluno faz o curso seguindo os princípios do ver, ouvir e aprender, além de contar com um professor presente em sala de aula para esclarecer dúvidas e corrigir exercícios.
Segundo o proprietário da escola André Marcos de Oliveira, o curso é individual, sendo que o estudante escolhe o dia e o horário das aulas, seguindo o seu próprio ritmo de aprendizagem.
Além dos cursos básicos, avançados, e vip kids (para crianças de 7 a 10 anos), a escola também conta com os profissionalizantes, todos com mensalidades acessíveis, divididos em cinco módulos: vip escritório, vip gráfico, vip webdesign, e vip concursos. 
 Aulas demonstrativas também são oferecidas gratuitamente pela escola aos interessados.
Quanto aos valores, o aluno não precisa pagar taxa de matrícula, apenas o material didático no valor de R$ 16,00. Já a primeira mensalidade pode ser paga após trinta dias.

Descontos de 40%

Neste mês de dezembro, a Microvip está desenvolvendo um projeto não governamental, que proporciona 40% de desconto no curso de informática básica para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos por mês.

O sistema Microvip, que conta com mais de 60 unidades em todo o país, fica na av. Américo Figueiredo, 3.659 (próxima ao Batalhão da Polícia Militar). Maiores informações pelo telefone 3202-6105.
.: Construção do Centro de Saúde no Wanel Ville :.

Estão em fase de fundação as obras do novo Centro de Saúde na Zona Oeste da cidade. A nova unidade básica de saúde será instalada na rua Alexandre Caldini, no Wanel Ville e atenderá uma população estimada em 18 mil pessoas. Além de ampliar a rede de atenção básica na região, a unidade facilitará o acesso dos moradores de aproximadamente dez bairros, atualmente assistidos no CS do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho.

A unidade

 A nova unidade será construída em um terreno de 3 mil metros quadrados, terá dois pavimentos totalizando 1.049 metros quadrados de área construída. O CS atenderá cerca de 18.000 . A capacidade será de aproximadamente 5 mil consultas médicas mensais e cerca de 500 consultas de enfermagem por mês.
A unidade terá sala para atividades físicas, salas de espera separadas por atividade, fraldário e sala de amamentação, sala para trabalhos de grupo e atividades de educação em saúde, destinadas à comunidade, sala de reuniões para a equipe do CS e espaço específico para o acolhimento do usuário, com recepção e um consultório.

Entre as novidades, estará um setor de atenção secundária, que funcionará de forma descentralizada da Policlínica Municipal, com dois consultórios para especialidades, uma sala de eletrocardiograma e uma sala para pequenos procedimentos. Haverá ainda dois consultórios clínicos, dois consultórios pediátricos, dois consultórios de gineco-obstetrícia, setor odontológico com dois equipamentos e uma sala de enfermeiro com sanitário. A unidade terá ainda sala para atendimento de emergência, sala de observação de pacientes masculina e feminina/infantil e demais dependências de apoio. Com esta estrutura, a unidade poderá aumentar ainda mais a sua resolutividade, mudando o conceito de atendimento e permitindo que o usuário seja atendido mais perto de sua residência.
               
.: Prefeitura instala novo parque no Jardim Ipiranga :.

Os moradores da região do Jardim Ipiranga ganharão em breve uma nova opção para lazer e a prática de atividades físicas. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), realiza, atualmente, serviços de limpeza e terraplanagem em um terreno onde será implantado um parque municipal. Ele se localizará em uma área de 70 mil metros, a ser ocupada também pela Área de Transferência da Zona Oeste (ATZO) e uma unidade da Casa do Cidadão.

O futuro parque do Jardim Ipiranga terá pista de caminhada, calçadas em seu entorno, sistema de iluminação e área verde, com gramado, arbustos e mudas de árvores. A concepção e o desenvolvimento do projeto estão dentro dos conceitos “Cidade Saudável” e “Cidade Educadora” do governo Vitor Lippi, por valorizar urbanisticamente o bairro e estimular o lazer e a prática de exercícios físicos, em um espaço agradável. Já o terreno da Casa do Cidadão, que disponibilizará serviços públicos municipais, receberam ações de terraplanagem, anteriores à construção.
.: Confraternização de Final de Ano na Ristoro di Nemas :.

A Pizzaria Ristoro di Nemas (Parque Esmeralda) oferece estrutura completa para festas de confraternização de final de ano, com pacotes especiais para empresas, famílias e amigos.
O ambiente é propício para a realização de eventos, já que reúne  arquitetura e decoração privilegiadas, como plantas, mármores, granitos, fontes e duas vistas panorâmicas. Situada em um casarão em estilo italiano, a pizzaria conta com 284m2, com capacidade para 90 pessoas.
Já o cardápio oferece 32 sabores de pizzas, assadas em forno Fornoforti Di Volpi (tecnologia italiana adquirida na tradicional Pizzaria Di Volpi de São Paulo). Segundo o proprietário Neemias de Castro, o forno utiliza gás convencional, conferindo ás massas a mesma qualidade dos fornos a lenha, sem o inconveniente de cinzas e fumaças. Além desse diferencial, o estabelecimento faz uso de temperos e massas de boa procedência, preparados diariamente.

O proprietário também agradece a todos os clientes e amigos que contribuíram com o sucesso do estabelecimento, inaugurado em março deste ano. A Ristoro di Nemas fica na R. Mitre Fiúza Ayres, 630 (próxima ao Posto Ipiranga da  Av. Paulo Emanuel de Almeida). Telefone 3202-6594.
.: Obesidade Infantil :.

A obesidade é uma doença crônica geradora de múltiplas complicações em todo o organismo, causadas pelo excessivo acúmulo de gordura, sendo considerada um problema de saúde pública e segundo a Organização Mundial de Saúde uma epidemia global. Na infância está associada a inúmeras conseqüências adversas e, atualmente, provou ser um fator de risco, independente para co-morbidades na idade adulta.
As pesquisas indicam que 50% das crianças obesas, de 5 a 10 anos, apresentam no mínimo um fator de risco que leva a um comprometimento de todo o organismo, tais como aumento da pressão arterial, dos níveis de insulina, problemas ortopédicos, desconforto no sono, problema na pele, alterações neurológicas e problemas psicossociais (isolamento e discriminação). Devido a esses riscos, faz-se necessário a criação de programas de educação que levem a conscientização, a mudança alimentar e comportamental, a fim de combater a obesidade infantil 
Dr.ª Sílvia Cid Peres Diegues

Educadora do Centro de Saúde do Júlio de Mesquita.
.: Coral Notas Sem Pauta é inaugurado pelo Bairro Escola :.

Vozes afinadas vão entoar repertórios ecléticos, sob a regência do maestro Fernando Rabelo, no Coral Notas Sem Pauta, inaugurado no dia 22 de novembro dentro Projeto Bairro Escola, elaborado no município pela Prefeitura. Formado por integrantes com idades acima de 15 anos, o coro terá encontro marcado uma vez por semana na E.M. Luiz Almeida Marins (Júlio de Mesquita), e a intenção de contar com uma agenda repleta de apresentações por toda a cidade.
Durante a primeira reunião, além da apresentação dos integrantes, foram abordadas atividades como dinâmica de grupo, aquecimento e identificação de vozes. Para a professora e educadora comunitária Silvana S. Lenoir, a formação do coral vem atender os interesses da comunidade, já que o projeto tem por intuito a promoção de ações culturais voltadas ao benefício coletivo. “No início do Bairro Escola realizamos pesquisas junto à comunidade visando descobrir quais as atividades de maior preferência”, lembra.
Além do ensinamento da música, as ações também têm o propósito de integrar e levar aos participantes informações sobre acontecimentos variados. “Uma pessoa bem informada tem melhores condições de exercer a cidadania, já que possui maior conhecimento sobre seus direitos e deveres”, diz. A intenção também é realizar, durante os encontros, rodas de conversa, troca de idéias e informações, e pausa para lanches tornando o ambiente agradável. Ela conta ainda que o coral já recebeu, inclusive o nome carinhoso de Café Coral.
O Notas Sem Pauta ainda tem como metas a formação de um coral específico para crianças, e há longo prazo a criação de uma orquestra de cordas (violão, violino, viola).
Os interessados (a partir de 15 anos) em fazer parte do coral podem se dirigir E.M. Luiz Almeida Marins, av. Américo Figueiredo, 3.500, Júlio de Mesquita.

Novas atividades

O grupo de educadores atuantes na E.M. Luiz Almeida Marins pretende ampliar a promoção de atividades culturais. Para isso, estão sendo entregues questionários no bairro visando identificar demais preferências da comunidade.

Bairro Escola
 
As diretrizes do projeto, segundo ela, estão em conformidade com os conceitos de Cidade Saudável, Cidade Educadora mantidos pela administração municipal. Criado pela Ong Aprendiz, a partir de um projeto experimental elaborado pelo jornalista Giberto Dimenstein na capital, o Bairro Escola tem por objetivo transformar os espaços comunitários em ambientes de aprendizagem, ampliando os limites das salas de aula.

Já em Sorocaba o projeto teve início no mês de maio, com a capacitação de 160 educadores profissionais (funcionários municipais, principalmente das áreas da saúde e educação) aplicada pela Prefeitura em parceria com a Unicamp e Ong Aprendiz. Divididos em grupos, os educadores atuam em bairros específicos com o propósito de atender os interesses de cada comunidade.
.: E.E. Wilson Ramos desenvolveu gincana sobre o Meio Ambiente :.

Com o intuito de conscientizar os alunos e a comunidade a respeito da valorização e preservação do meio ambiente, a E.E. Prof. Wilson Ramos Brandão (Ouro Fino) encerrou, no dia 14 de novembro, o Projeto Meio Ambiente e Valores.
Desenvolvendo uma programação variada, o projeto abordou diversos temas como técnicas de destino do lixo, material reciclável, paisagismo, água, e respeito e violência na escola. “As atividades tiveram a finalidade de proporcionar a mudança de atitudes, de forma que os alunos se tornem multiplicadores de ações na comunidade em que vivem”, comenta a coordenadora da escola prof.ª Patrícia Paz Basseto. As temáticas trabalhadas por todas as disciplinas em sala de aula foram aplicadas a 700 alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio.

 

Atividades realizadas

O encerramento do projeto, iniciado em agosto, foi marcado por uma gincana, onde os alunos tiveram como meta a apresentação de poesias, Rap, desenho, frases, desfile com material reciclado, e teatro, entre outras atividades. Além da gincana, os estudantes também participaram de exibições de vídeos relacionados aos temas, visita a ETA (Estação de Tratamento de Água) e uma palestra sobre “Violência na Escola”, proferida pelo Delegado da Infância e Juventude de Sorocaba, Dr. Puppin. “Através de práticas pedagógicas monitoradas pelos professores e colocadas em prática pela gincana foi possível ampliar a visão sobre os conceitos globais relacionados ao meio ambiente e ao respeito mútuo sem preconceito”, conclui acrescentando que houve um grande envolvimento dos alunos e equipe escolar, tornando, assim, mais fácil e prazerosa a aquisição do conhecimento.
.: Presépio vivo da Pastoral do Ouro Fino no Centro de Saúde do Jd. Simus :.

Canções natalinas e um presépio vivo foram encenados por crianças da Pastoral do Menor do Ouro Fino, no  dia 20 de dezembro, na sala de espera do Centro de Saúde do Jardim Simus. As apresentações que aconteceram às 9:00 e 14:30 hs, foram realizadas por 13 crianças com idades entre 7 a 12 anos.

O CS do Simus por meio de uma parceria com a Pastoral do Ouro Fino desenvolve projetos de saúde e educação entre os assistidos com o intuito de promover a integração social. Além de atividades culturais e recreativas, são realizados projetos que visam estimular uma vida saudável como caminhadas, alimentação adequada e a prática de exercícios físicos. Segundo a auxiliar de enfermagem Olgalina de Souza Freitas, hábitos saudáveis estimulados durante a infância podem evitar problemas futuros, como diabetes, hipertensão e obesidade. Para ela, a promoção de atividades culturais também permite desenvolver a auto-estima entre os pequenos. No próximo ano, Olgalina pretende dar continuidade ao teatro e coral das crianças. Para isso, a Pastoral precisa de um professorar voluntário. Os interessados podem entrar em contato com o CS Jd Simus pelo telefone 3221-1177 ou se dirigir a Pastoral (r. José Stilitano, 620 – Ouro Fino). A Pastoral do Ouro Fino atende 120 crianças com idades entre 4 a 12 anos, no salão comunitário da Igreja Santa Maria Madelena.
.: Bom presente requer criatividade :.

Escolher presentes criativos, com bom preço e que ainda agradam quem está sendo presenteado não é uma tarefa tão simples, principalmente, em meio à correria e as lojas abarrotadas no final de ano. Com a proximidade do Natal, as vitrines começam a estar repletas de produtos, mas para quem tem dificuldades em escolher presentes, a diversidade pode acabar confundindo ainda mais.
Para evitar dor de cabeça e acertar em cheio, uma dica é conhecer a personalidade, os gostos, e as peculiaridades de quem irá receber o presente.
Caso a opção seja roupas, calçados ou acessórios, convêm observar o estilo de se vestir da pessoa. Prestar atenção nas cores e modelos que fazem parte do vestuário é fundamental para não errar. 
Outra dica são as lojas de artesanato, onde os produtos são confeccionados com exclusividade e muitas vezes o artesão aceita dicas do cliente para a elaboração das peças. Além do bom gosto e estilo, os produtos artesanais agregam um valor especial: o cuidado e a dedicação empregados pelo artesão no feitio de cada peça. Outra sugestão é procurar novidades em lojas de produtos exotéricos, casas de antiguidades, ou lojas que trabalham com linhas exclusivas.
Para quem gosta de plantas, uma sugestão é oferecer vasos, arranjos, mudas, produtos para jardinagem ou até mesmo serviços de manutenção no jardim ou paisagismo.
Aproveitar a magia e o encanto do Natal e presentear com guirlandas, arranjos, cestas, enfeites e demais produtos natalinos é uma opção criativa que, certamente, irá agradar.
Há presentes que também podem ser dados em forma de serviços como, uma passagem para o local que a pessoa deseja conhecer, diárias de fim de semana em um hotel ou pousada, massagem anti-estresse, tratamento de beleza, uma tarde em um salão de cabeleireiro ou ainda um ingresso para uma peça de teatro. Tudo depende da pessoa e da amizade ou tipo de relacionamento em questão.

Mas, lembre-se, procurar um presente diferente e interessante exige disposição, tempo e criatividade. Para isso, é fundamental não deixar as compras para a última hora.
.: Fiammetta D’Ítália: experiência também em pratos diferenciados :.

Especializado em gastronomia italiana, o restaurante Fiammetta D’Ítália, localizado no Júlio de Mesquita, reformou as instalações de modo a adequar o atendimento às normas da Visa (Vigilância Sanitária de Sorocaba). Conforme explica, o proprietário Almir Fernandes Rodrigues, além da qualidade, bom atendimento, e experiência em pratos diferenciados, o estabelecimento atende a todas as normas de padrões de higiene contando com lavatório apropriado para verduras e legumes e cozinha com paredes de vidro, bem como o local utilizado para o preparo das pizzas, que permitem aos clientes visualizarem o feitio dos pratos. “Nossa cozinha também é aberta à visitação dos fregueses, já que comida é coisa séria”, acrescenta.
Auxiliado pela esposa Elizabete Rodrigues, Almir atua no ramo há 26 anos, iniciando a carreira em churrascaria e posteriormente, como chefe de cozinha italiana. Já o Fiammetta, conta com três anos de existência.

Cardápio

Um cardápio variado e sofisticado pode ser degustado no Fiammeta. Rondele, lasanha, capeleti, nhoque, ravióli, parmegiana e conchiglia de frango com catupiry e quatro queijos são alguns dos pratos italianos. Já as pizzas são oferecidas em 70 sabores, inclusive doces e especiais. O estabelecimento conta também com sistema self service, mesa de saladas, marmitex e prato comercial com cardápio variado semanalmente, além de sistema de entrega. O Fiammetta fica na av. Américo Figueiredo, 2.960, Júlio de Mesquita. Telefones 3217-1632/ 3321-2257.