.: Matérias Wanel Ville 21 :.
 
.: Editorial :.

Mais uma etapa vencida, mais um projeto realizado! Com o lançamento do Bairro em Foco Classificados, onde oferecemos à população classificados de linha, com uma tiragem de 15.000 exemplares, damos mais um passo rumo ao crescimento.
Temos por meta estar sempre acompanhando o progresso da nossa região, e como em todo crescimento surgem novas necessidades, lançamos com satisfação mais este serviço, aguardado com muita expectativa, por nós e nossos clientes.
A região cresce rapidamente, aliada ao progresso e qualidade. Um exemplo, são as obras que surgem a cada dia, como a construção do terminal de passageiros do Jardim Ipiranga, da Unidade Pré-Hospitalar da av. General Carneiro e Unidade Materno-Infantil do Júlio de Mesquita, além da duplicação da avenida Santa Cruz e obras da futura avenida Mário Covas.
Também é importante alertar a população sobre a preservação do meio ambiente. É fundamental que todos contribuam com as ações que vem sendo desenvolvidas. A despoluição do rio Sorocaba é uma obra de muito destaque e importância já que devolve a vida às águas. O Parque Ouro Fino também recebeu, por meio de uma doação, várias mudas de árvores. São gestos e ações que beneficiam não apenas a natureza, mas aos homens que dela dependem. Cabe, portanto, aos moradores não jogar lixo nas vias públicas, bocas de lobo, córregos, preservar plantas e árvores, etc. É o mínimo que podemos fazer ao meio ambiente e a nós mesmos.
E para finalizar gostaria de agradecer aqueles clientes, que pela consideração, humildade e respeito tornaram-se amigos e parceiros de trabalho. Bairro em Foco, portanto, prossegue com orgulho em estar atendendo as necessidades e acompanhando a evolução da Zona Oeste.   

O editor

.: Nossa homenagem: Caldo de Cana do Chacrinha :.

Comercializar caldo de cana não é a única especialidade de Anderson “o Chacrinha.”
O comerciante também se destaca pela simpatia e cordialidade no trato com os clientes e amigos. Conhecido por muitas pessoas no Wanel Ville, Chacrinha juntamente com sua esposa Adriana Franco Mariano são um exemplo de bondade e humildade.
Além de oferecer a tradicional garapa, rapadura e melado, o comerciante faz questão em proporcionar ótimo atendimento, ambiente agradável e familiar.
Atuando no ramo há dez anos, Chacrinha utiliza engenho de inox para moer a cana, além de luvas, máscaras e bocal, que garantem higiene na preparação dos produtos.
Por estar sempre preocupado com o bem estar dos clientes, Anderson também freqüentou um curso sobre Manutenção de Alimentos, realizado pela VISA (Vigilância Sanitária de Sorocaba).
Já a cana de açúcar utilizada é registrada no Ministério da Agricultura, sendo proveniente da Usina Santa Rosa de Boituva.

O Chacrinha fica na av. Paulo Emanuel de Almeida, esquina com a av. Pedro Bifano, Wanel Ville II. Telefone 3013-6919.
.: Obras do terminal de passageiros são iniciadas :.

A Prefeitura de Sorocaba deu início, na última semana de agosto, a construção do terminal de transferência de passageiros do Jardim Ipiranga.  A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) realiza obras de infra-estrutura no local, com a terraplanagem do terreno para a abertura de ruas internas, instalações elétricas e de água e esgoto.
Inicialmente, a área de cobertura das estruturas metálicas do terminal do Jardim Ipiranga terá cerca de 300 metros quadrados em uma área total de aproximadamente 5.000 metros quadrados. O local ainda contará com um novo parque municipal, com área verde, de lazer e pista de caminhada. Já a inauguração está prevista para o primeiro bimestre de 2008.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Urbes – Trânsito e Transportes, a área não será um mini-terminal e sim um espaço público aberto, diferentemente dos dois terminais urbanos.
Dotadas de conceito moderno, as áreas de transferência estarão adequadas ao sistema de bilhetagem eletrônica e acessibilidade universal. Configuraram-se em importante instrumento regulador do transporte coletivo em determinadas regiões da cidade, possibilitando a integração temporal dos usuários portadores do cartão eletrônico. Com a construção desses espaços, o usuário poderá desembarcar de uma linha e embarcar em outra, complementando sua viagem, sem o pagamento de uma nova tarifa. No futuro, nesses locais também haverá linhas com destinos aos bairros próximos e linhas que interligarão as outras áreas de transferência sem a necessidade de se passar pelo centro da cidade.

Outras áreas

Até o segundo semestre de 2008, o sistema de transporte coletivo de Sorocaba passará a contar com mais quatro áreas de transferência nos seguintes pontos: Zona Norte 1 - ATZN1 (rotatória da Av. Ipanema, altura da Vila Helena); Zona Norte 2 – ATZN2 (rotatória da Av. Itavuvu, junto da Av. Ulysses Guimarães); Zona Industrial – ATZI (rotatória da Av. Independência, na entrada do Éden); e Zona Leste – ATZE (Av. Bandeirantes, em Brigadeiro Tobias).

Cada área de trânsferênca ainda terá uma unidade da Casa do Cidadão, órgão que descentralizará serviços disponibilizados no Paço Municipal.
.: Iniciadas as obras da Unidade Materno-Infantil no Júlio de Mesquita :.

Com a presença do prefeito Vitor Lippi, foram oficialmente iniciadas, no dia 04 de outubro, as obras da nova Unidade de Saúde Materno-Infantil, no bairro Júlio de Mesquita. Instalada em área anexa ao Centro de Saúde Sorocaba 1, a nova unidade terá 705,68 metros quadrados divididos em dois pavimentos. Conforme destacou o prefeito, o local “foi totalmente planejado para oferecer assistência especialmente a mulheres e crianças, observando os conceitos de humanização e promoção da qualidade de vida, ampliando a capacidade de atendimento aos moradores da região”.

Serviços e dependências

A Unidade Materno-Infantil concentrará todos os serviços voltados ao público infantil e feminino, como sala de vacinas, consultórios de ginecologia, pediatria, sala de observação infantil, sala para o Programa de Atenção à Criança, brinquedoteca, sala de amamentação e fraldário, quatro novos consultórios, salas de espera descentralizadas para cada tipo de atendimento, sanitários (feminino e masculino) adaptados para pessoas com deficiência, além das dependências administrativas e de apoio. 
Conforme explica o secretário da Saúde, Milton Palma, outro destaque é que no pavimento inferior haverá uma sala para atividades físicas para atividades comunitárias, com uma área disponível de 64 metros quadrados. Haverá ainda uma sala de reuniões com 70 metros quadrados para palestras e oficinas de grupo.
Este espaço será interligado à sala de atividades físicas, possibilitando a realização de eventos utilizando os dois ambientes simultaneamente: “Temos parcerias com universidades, poderemos usar esses espaços para trabalhos e orientações sobre nutrição, diabetes, hipertensão, grupos de gestantes, entre outros assuntos”, contou Palma.

Abrangência

O CS Sorocaba 1, tem atualmente 418,16 metros quadrados e passará por algumas adequações devido à nova estrutura de atendimento que será oferecida no local. A expectativa do coordenador Pedro Mazon é que a nova unidade amplie em 50% a capacidade de atendimentos na região.
Inaugurado em novembro de 1992, o CS Sorocaba 1 é responsável pela assistência básica em uma região com mais de trinta mil habitantes residentes em 18 bairros da Zona Oeste da cidade. Além do Júlio de Mesquita, os bairros atendidos são Jardim Ipiranga, Jardim Santa Bárbara, Piazza di Roma, Wanel Ville V e VI, Parque Manchester, Jardim São Marcos, Jardim Abatia, entre outros.

Também participaram do encontro que marcou o início das obras no local, o vereador Gervino Gonçalves, o Cláudio do Sorocaba 1 e os secretários municipais, de Obras e Infra-estrutura Urbana (Seobe), José Antônio Bolina, de Recursos Humanos (SERH), Rodrigo Moreno e da Comunicação, Carlos Alberto Maria, além da equipe técnica responsável pela obra, na Seobe e na SES.
.: “Ristoro di Nemas”: Seis meses em funcionamento :.

Com arquitetura e decoração diferenciadas a Pizzaria “Ristoro di Nemas” está completando seis meses de funcionamento. Situado no Parque Esmeralda, o estabelecimento conta com o Fornoforte Di Volpi, tecnologia italiana adquirida na tradicional Pizzaria Di Volpi de São Paulo.
O proprietário da “Ristoro di Nemas”, Neemias de Castro explica que a técnica utiliza gás convencional conferindo às massas a mesma qualidade dos fornos a lenha, sem os inconvenientes da fumaça e das cinzas. “As pizzas ficam crocantes, sendo esse forno um dos nossos principais diferenciais”, diz acrescentado que os funcionários receberam na Pizzaria Di Volpi todo o treinamento e técnicas necessárias para o preparo das pizzas.
As massas e temperos, segundo ele, são preparados diariamente com produtos de boa procedência, adquiridos recentemente, visando oferecer qualidade ao cliente.

Quanto à decoração, o ambiente oferece duas vistas panorâmicas, fontes e diversas plantas. O prédio, um casarão em estilo italiano, que abriga a pizzaria conta com 284m2 e capacidade para 90 pessoas. A Pizzaria “Ristoro di Nemas” fica na Rua Mitre Fiúza Ayres, n° 630, (próxima do Posto Ipiranga da Avenida Paulo Emanuel de Almeida). Telefone 3202-6594. Confira ainda o croqui de localização no anúncio da página 15.
.: 3ª Feira do Jovem agitou a juventude sorocabana :.

A 3ª Feira do Jovem, realizada de 26 a 29 de setembro, no Território Jovem (Jardim Ipiranga) agitou a moçada com a realização de oficinas interativas, exposição de vídeos e apresentações artísticas. O evento, promovido pela Secretaria da Juventude (Sejuv), contou com a participação de 22 entidades, entre Ongs, Secretarias Municipais e Universidades, recebendo uma média de 300 jovens por dia. 
O estudante Lucas Leah Moreira, 17 anos, da E. E. Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, conta que achou a feira bastante instrutiva, abordando temas ligados ao interesse dos jovens. “Estão ensinado aquilo que realmente queremos aprender,”comenta acrescentando que aproveitou adquirir sua carteira de trabalho no estande da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert). Além da emissão de carteiras, a Sert também divulgou os serviços prestados pelo Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT), recebendo inclusive currículos.
Para Luana da Cruz, 14 anos, estudante da 8ª série do Ensino Fundamental da E.E. Marco Antônio Mencacci, uma das atividades mais interessantes foi o vídeo sobre a Campanha Nacional de Trânsito (que abordou a juventude, com o tema  “O Jovem Paz e Amor no Trânsito” desenvolvida pela Urbes), além das  orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, e planejamento familiar realizadas pela secretaria da Saúde (SES).

Oficinas e exposições

Diversos temas atuais de interesse dos jovens foram abordados durante a programação. Nas oficinas interativas os jovens puderam aprender artesanato, confecção de bijuterias  com recicláveis e ainda danças populares promovidas pela Ufscar, Secretaria da Cidadania (Secid) e Senai.
Questões ligadas ao meio ambiente como o uso racional da água e exposição de recicláveis foram promovidas pelo SAAE.  Informações sobre aquecimento global e distribuição de mudas de árvores ficaram por conta da Secretaria de Habitação Urbanismo e Meio Ambiente(Sehaum). Já a Secretaria da Educação (Sedu) apresentou um estande com trabalhos desenvolvidos pelos jovens da Rede Municipal de Ensino dentro do Programa Pedagogia Empreendedora. Uma feira de artesanato com trabalhos confeccionados por mulheres assistidas pelos Centros de Integração Social (CIS) foi apresentada pela Secretaria da Cidadania (Secid). O Conselho do Jovem também teve participação garantida exibindo temáticas sobre as “Políticas Públicas de Juventude”.
As atividades culturais reuniram apresentações de música, dança,  coral e teatro.

Também participaram do evento as entidades Grasa , Lua Nova , Refúgio e Acap , Pastoral do Menor, Projeto Pérola , Universidade de São Carlos - UFSCar , Imapes , Senai , e o 7º Batalhão da Polícia Militar .
.: Convite da Igreja Evangélica Pentecostal :.

A Igreja Evangélica Pentecostal “Caminhando para Sião”, situada no Wanel Ville IV, convida a população para participar dos cultos realizados semanalmente.
A programação é a seguinte:
Terças-feiras, 19 às 21hs: Culto de Libertação ao Povo (promovido pelas irmãs).
Quartas-feiras, 15 às 16:30 hs: Tarde da Benção.
Quintas-feiras, 19 às 21hs: Culto de Ensinamento Bíblico.
Sextas-feiras, 19 às 21hs: Culto de Libertação.
Sábados, 14hs: Ensino Bíblico e Atividades Recreativas para Crianças.
Domingos, 19 às 21hs: Culto da Família.
De segunda a sexta, 09 às 10hs: Oração.
I Congresso das Irmãs do Círculo de Oração
Entre os dias 26, 27 e 28 de outubro, a Igreja promoverá, a partir das 19 hs, o I Congresso das Irmãs do Círculo de Oração – Rosas de Saron.

A Igreja fica na rua Nelson Juliano, 646, W.Ville IV.
.:E.E. Ana Cecília Martins comemora 15 anos de fundação :.

Exposição e apresentação cultural marcaram a passagem do 15º aniversário de fundação, comemorado no dia 27 de outubro, da E.E. Profª. Ana Cecília Martins, situada no Wanel Ville.
Alunos e professores do Ensino Médio e Fundamental estiveram mobilizados na preparação do evento, aberto à comunidade, que aconteceu no dia 26 de outubro durante o horário de funcionamento da unidade.
Uma mostra referente à história da escola reuniu biografia da patrona, textos informativos realizados pelos próprios estudantes, além de fotos de ex-alunos, da fachada do primeiro prédio que abrigava a unidade no período de sua fundação, e ainda de diversos eventos desenvolvidos nos últimos anos.
A festa também trouxe uma exposição sobre mangás (desenho artístico japonês) e ainda apresentação de flauta doce realizada pelos alunos pertencentes às quintas e sextas séries do Ensino Fundamental.
Para a coordenadora profª. Joselita F. Macedo Bastos o evento teve por intuito, não apenas comemorar a data, mas promover a valorização e a conservação do patrimônio.

História

“Recordações e com ela muitas saudades”.  Este é o relato de Maria dos Anjos Ferreira Nunes, uma das primeiras professoras a lecionar na unidade, denominada anteriormente de E.E.P.S.G. Parque Esmeralda.
Conforme ela, por volta de 1990, foi criada uma pequena escola, então localizada na rua Mitre Fiúza Aires (Parque Esmeralda) para atender a demanda do bairro. O prédio, construído com blocos, contava apenas com duas salas de aula onde funcionavam uma 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental. “As instalações eram simples, chegando a ser quase precária. Parecia mesmo uma escola de fazenda”, relembra. Ela ainda conta que os alunos não iam às aulas quando chovia, já que o local era cercado de terra.
Posteriormente, o prédio (hoje sede do CRAMI – Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância) ganhou mais duas salas de aula, sendo possível atender alunos das demais séries do Ensino Fundamental, reunindo, então, um total de aproximadamente 400 estudantes.
Já a denominação atual foi dada à escola no ano de 1992. “A patrona foi escolhida por se tratar de uma professora de destaque que ia de charrete lecionar em escolas rurais”, conta.
Apesar da falta de espaço e comodidade, Maria dos Anjos lembra que havia maior integração entre estudantes e professores devido ao fato da escola abrigar uma pequena quantidade de alunos. “O ambiente era tranqüilo e muitos levavam o estudo a sério. Formamos bons alunos, que hoje inclusive seguiram carreira profissional,”diz.
Como o espaço físico se tornara pequeno, em 1998 a escola foi transferida para as instalações atuais, situadas no Wanel Ville.
Hoje a unidade abriga 1.113 alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Festa da Nação

Para lembrar o folclore a E.E. Ana Cecília promoveu, no dia 25 de agosto, a Festa da Nação. Cada série, segundo a coordenadora foi responsável pela representação de uma região do país, exibindo danças, lendas, trajes, e comidas típicas.
Entre as regiões abordadas estiveram a região sul, sudeste e centro-oeste do país, sendo o tema trabalhado pelas disciplinas de História, Geografia, Português e Matemática, entre outras.

Envolvendo todos os períodos e séries, o evento teve por objetivo difundir o conhecimento das diversas culturas brasileiras por meio de usos, costumes e do próprio folclore.
.: Faculdade Anhanguera Educacional terá novos cursos :.

Inaugurada no mês de julho em Sorocaba, a Anhanguera Educacional já iniciou o processo seletivo para 2008 oferecendo novas opções de cursos. Para realizar o vestibular os candidatos contam com duas opções: prova agendada ou tradicional. Na primeira o vestibulando pode escolher o dia e o horário para realizar as provas: aos sábados (dias 03, 10, 17 e 24 de novembro) no horário das 10 às 12 e das 14 às 16 hs e aos domingos (dias 04, 11, 18 e 25 de novembro) das 10 às 12 hs. Já o vestibular tradicional será realizado no dia 02 de dezembro das 9:30 às 13 hs.
As inscrições via internet podem ser feitas até o dia 25 de novembro pelo site www.vestibulares.br, inclusive nos computadores do campus, a uma taxa de R$ 20,00. Nos dias 27, 28 e 29 de novembro as inscrições podem ser efetuadas apenas na secretaria da unidade a uma taxa de R$ 50,00.  
Já os novos cursos oferecidos são os seguintes: ciências contábeis, engenharia elétrica, letras, pedagogia, serviço social, tecnologia em gestão e marketing pequenas e médias empresas, tecnologia em gestão de serviço de saúde, tecnologia em gestão de recursos humanos e tecnologia em marketing. Além destes, a instituição também conta com fisioterapia, administração, ciência da computação, engenharia de produção e engenharia de controle e automação.

A instituição

A Anhanguera Educacional, uma das maiores instituições de ensino superior privado do país, iniciou suas atividades em Sorocaba no mês de julho, com os cursos de administração, engenharia da produção, e engenharia de controle e automação.
Para o diretor do campus de Sorocaba Prof.  Valmir Tadeu Fernandes, a localização da unidade é um dos grandes diferenciais, já que está situada em uma região oposta dos centros universitários. “Escolhemos este local visando atender estudantes residentes na Zona Oeste e imediações das avenidas Ipanema e Itavuvu, bem como, de cidades como Pilar do Sul, Ibiúna, Araçoiaba da Serra, entre outras”, diz.
A instituição, segundo ele, também reúne outros diferenciais, como oferecer cursos de qualidade com preços acessíveis, além do Programa do Livro-Texto.   

Instalações

Instalado em um terreno de 60 mil m2, o prédio da unidade de Sorocaba conta com 10 mil m2 de área construída, reunindo 17 salas de aula, 5 laboratórios para a área de saúde, 5 para informática, 4 para engenharia e 1 para fotografia e rádio e  TV. Com capacidade inicial para 1.700 alunos, as instalações também contam com uma biblioteca e um anfiteatro.

Programa do Livro-Texto

O Programa do Livro-Texto possibilita aos estudantes adquirir livros a preço de custo. Como a instituição adquire os exemplares diretamente dos editores, os preços chegam a ser 80% mais barato do que nas livrarias.“O programa tem por finalidade atender as necessidades didático-pedagógicas dos cursos de graduação, facilitando o ensino e a aprendizagem dos alunos”, acrescenta.

“Estamos satisfeitos em trazer a Anhanguera Educacional para Sorocaba. Oferecemos ensino de qualidade com custo acessível à população, além de ótima localização”. Prof. Valmir Tadeu Fernandes.
.: Festa das Crianças no Condomínio Ipatinga :.

Em comemoração ao Dia das Crianças o Condomínio Ipatinga, situado no Wanel Ville, promoveu, no dia 12 de outubro, uma festa beneficente para 128 crianças e adolescentes de 01 a 16 anos de idade. Além de doces, lanche, refrigerante e pipoca, as crianças puderam se divertir em uma cama elástica e um pula-pula montados nas dependências do condomínio.
Conforme o síndico de parte do condomínio Leonil Pereira de Lima, as festividades foram abertas as crianças de todo o local, de modo a levar alegria e reintegração aos pequenos. O síndico ainda agradece a Doce Folia Artigos para Festas responsável pela distribuição dos doces.

Projeto social

Voluntários da Igreja Evangélica Apostólica Filadélfia estão desenvolvendo um projeto social voltado para aproximadamente 47 crianças com idades entre 05 a 12 anos, residentes no condomínio. As ações acontecem todas as segundas-feiras no horário das 19 às 20 horas no salão de eventos do local. Teatro, dança, música e ensino bíblico são realizados visando reintegrar e tirar as crianças da ociosidade.

Quadra poliesportiva

A construção de uma quadra poliesportiva e a reforma do playground são uma das principais metas do condomínio.  Conforme explica Leonil, projetos sociais envolvendo diversas modalidades esportivas poderiam ser desenvolvidos caso o local contasse com uma quadra.
“Como temos muitas crianças e adolescentes os esportes iriam promover a integração social e a ocupação”, diz. Segundo ele, um voluntário de Educação Física já se prontificou em desenvolver o trabalho. 

O síndico também solicita trabalho voluntário de uma assistente social e uma psicóloga para a realização de palestras e orientações, duas vezes no mês, para mães e adolescentes. Os interessados em contribuir com trabalho voluntário ou material de construção podem entrar em contato pelos telefones 3222-2000/ 3013-1205.
.: Obras na Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste :.

A futura Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste (UPH), na avenida General Carneiro, está com a laje do seu primeiro bloco completamente concretada. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), realizou o serviço no dia 11 de outubro, para qual foram utilizados 18 caminhões carregados de massa. No total, o revestimento da laje utilizou 147 metros cúbicos de concreto.
A estruturação da cobertura começou no dia 8 de outubro, com colocação das peças de laje, içadas por guindaste e encaixadas manualmente, base sobre a qual o concreto foi depositado. A massa, após misturada por betoneira, foi retirada do caminhão, sendo despejada através de uma mangueira. Os trabalhadores fazem no momento a base para o segundo bloco do prédio, que receberá laje na próxima semana. Com 2.500 metros quadrados de área construída, a UPH Zona Oeste deverá estar concluída até o segundo semestre de 2008, com previsão para atender aproximadamente 20 mil pacientes por mês, durante 24 horas. Entretanto, se necessário, sua estrutura garantirá até 35 mil atendimentos mensais. O prefeito Vitor Lippi autorizou a construção da unidade para complementar à rede de atendimentos de urgência e emergência da cidade, em conjunto com a UPH Zona Norte.

   
Localizada na altura do nº 1.600 da avenida General Carneiro, a UPH Zona Oeste realizará atendimentos de urgência e emergência para adultos e crianças, e manterá especialistas nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e ortopedia, além de ser a primeira da cidade a contar com área de tratamento odontológico. Sua estrutura ainda contará com laboratório, sala de exames radiológicos, inalação, enfermagem, sutura, curativos e medicação endovenosa, quatro leitos semi-intensivo, sala de acolhimento, fraldário e base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
.: Programa de despoluição do Rio Sorocaba está em desenvolvimento :.

Destaque são as seis novas estações de tratamento de esgoto 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), vem dando prosseguimento às obras integrantes do Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, que vai permitir o tratamento de 100% do esgoto produzido na cidade até o final do próximo ano. Atualmente, metade já é tratada, significando 50 milhões de litros de esgoto que deixam de cair no rio diariamente.              Na primeira fase das obras – já concluída - foram implantados 19 quilômetros de interceptores nas duas margens do rio Sorocaba, desde a rodovia Raposo Tavares até o final da avenida Dom Aguirre, e construídas doze estações elevatórias de esgoto e a Estação de Tratamento de Esgoto S-1, a maior do sistema, e em operação desde maio de 2005.
Nesta fase final das obras o destaque é a construção de mais seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que completarão o sistema e a implantação de mais 9,3 quilômetros de interceptores nas margens do rio Sorocaba, entre o Jardim Brasilândia e o Parque Vitória Régia.
Das novas ETEs previstas, apenas a estação Aparecidinha ainda não está em construção, pois aguarda licenciamento ambiental. As demais estão em pleno andamento, no processo de concretagem dos tanques de tratamento.

A ETE Pitico vem sendo levantada na região do Parque São Bento e vai tratar o esgoto de parte da Zona Norte da cidade. A ETE S-2 está localizada a jusante do Parque Vitória Régia e tratará o esgoto de mais um setor da Zona Norte e dos bairros Cajuru e Éden. A Estação de Tratamento de Esgoto Aparecidinha vai tratar o esgoto do próprio bairro Aparecidinha e mais Brigadeiro Tobias, enquanto que a ETE Itanguá está sendo implantada nas proximidades da rodovia Emerenciano Prestes de Barros e será a responsável pelo tratamento do esgoto da região da rodovia Raposo Tavares até a foz do rio Sorocaba, incluindo parte da Zona Norte. Além dessas quatro estações, outras duas estão sendo levantadas para o tratamento exclusivo dos bairros Ipaneminha e Quintais do Imperador, que até, então, não possuíam sistema de esgotamento.
.: Parque Ouro Fino ganha novas mudas de árvores :.

A mata nativa do Parque Natural Ouro Fino foi enriquecida com mais 60 mudas de árvores, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Sehaum), e a Alcoa Alumínio S.A. O plantio aconteceu no período da manhã, do dia 19 de outubro, sendo  realizado por 25 funcionários da empresa, com a orientação de servidores municipais.
A iniciativa resultou no plantio de dez mudas de cada uma das seis espécies diferentes, ornamentais e frutíferas, sendo três de grande porte, entre dez e doze metros de altura, (palmeira jerivá, jatobá e paineira) e outras três de médio porte (canudo de pito, guaritá e pitangueira). As árvores ficarão em pontos espalhados pelos 96.800 metros quadrados do parque, ocupados ainda por trilhas de vegetação nativa, playground, campo de futebol e mesas para piqueniques.

O Parque Ouro Fino fica na rua Alexandre Caldini, 110, Jardim Ouro Fino. Mais informações pelo telefone 3222 8504.
.: Menino lê e memoriza mesmosem ter sido alfabetizado :.

Desde os dois anos e meio, Matheus de Moraes Gomes lê e memoriza palavras com muita facilidade, mesmo sem ter sido alfabetizado. Ao contrário das outras crianças, o garoto prodígio, que completou no dia 26 de setembro quatro anos, tem uma rotina diferente: de manhã uma de suas primeiras atividades é ler as principais notícias nos jornais, inclusive os resultados dos jogos de futebol. “Se o Matheus acorda e eu ainda não tiver comprado o jornal, ele já cobra, lembrando que tenho que ir à banca”, conta o pai José Lázaro Gomes. A leitura de livros e inclusive do mapa mundi também fazem parte do cotidiano de Matheus. Já à noite, ele acompanha os programas de televisão, como os eventos esportivos, principalmente, os jogos de futebol. A facilidade de memorização do garoto é tão grande que, mesmo algumas semanas depois, ele ainda lembra os times e resultados dos campeonatos.
Quando vai a locais públicos, Matheus surpreende a todos, já que começa a ler em voz alta placas, outdoors, fachadas, enfim tudo o que estiver ao seu redor. O pai conta que nos terminais de ônibus, Matheus chama a atenção lendo a denominação de ônibus e plataformas. Igualmente, nos supermercados, preços e marcas de produtos são identificados pela criança causando admiração e encanto em muitas pessoas.

O início

A primeira vez que o menino surpreendeu a família, foi quando Lázaro estava consultando o mapa de Sorocaba. “Ele começou a soletrar o alfabeto e uns dias depois passou a ler tudo o que via pela frente e a memorizar os resultados dos jogos da Copa do Mundo”, lembra.
 Lázaro conta que segundo avaliações de uma psicóloga, Matheus apresenta características de uma criança superdotada, não devendo, portanto, ser pressionado pelos familiares, pois, muita expectativa poderia gerar dificuldades em seu desenvolvimento. “Não fico exigindo que ele leia ou aprenda a escrever, apenas deixo os livros no seu alcance”, diz.

Residentes no Conjunto Ipatinga do Wanel Ville, Lázaro e a mãe Janete Alves de Morais, tiveram dificuldades em conseguir uma escola para o menino. Após veiculação da matéria no Jornal Bairro em Foco Júlio de Mesquita & Cia, Rogéria Ap. Ferreira da Silva, diretora da Escola Magia de um Sorriso (Verde Vale), concedeu uma bolsa de estudos para Matheus. “Faço questão de agradecer essa bolsa de estudos que trouxe ao Matheus o direito de freqüentar uma escola”, diz Lázaro.
.: Paróquia Sta. Maria Madalena promove show :.

A Paróquia Santa Maria Madalena do Ouro Fino irá promover no dia 24 de novembro, a partir das 19 hs, o Evangelizashow com a banda Anjos de Resgate.
O evento, realizado em prol do término da construção da igreja, será aberto pela Banda Sangria. No local também haverá barracas de comes e bebes e livraria.
O show acontecerá na Paróquia que fica na rua José Stilitano, 622, Ouro Fino.
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente por R$ 12,00 (não haverá venda no local) na Livraria Padre Pio (antiga Livraria Contate Dominum) R. Dr. Barguinha, 380; Secretaria da Paróquia Santa Maria Madalena, telefone 3217-1666 e com os coordenadores da comunidade da Paróquia nos respectivos telefones: Marlene SCJ: 3321-5177, Nelson SE: 3222-4929, João DES: 3217-1556, José Luiz SMM: 3321-3043, Terezinha NSF: 3222-9971, Mirtes (coord. de eventos): 2104-0147, João Tiago SMM: 9108-2416.
Maiores informações na Secretaria da Igreja ou pelos telefones 3217-1666 ou 2104-0147 (coord. do evento).

Aulas de Dança de Salão

Todas as quintas-feiras no Salão Comunitário (R: Alexandre Caldini, 322, Ouro Fino), no horário das 20 às 22 hs, acontecem as aulas de Dança de Salão Beneficente.
As mensalidades são de R$ 20,00, sendo a renda revertida em prol do término da construção da igreja.

Os interessados em participar podem entrar em contato pelos telefones 3217-1666 e 2104-0147.
.: Bairro Escola terá oficinas e esportes para a comunidade :.

Oficinas de música, artesanato, reciclagem e esportes serão promovidas pelo Projeto Bairro Escola, realizado pela Prefeitura de Sorocaba em parceria com a Unicamp e Ong Aprendiz. As atividades, que visam desenvolver os potenciais da comunidade por meio de ações recreativas, educativas e esportivas, vão acontecer ainda este ano em três unidades municipais de ensino da Zona Oeste.
Corais de Canto para crianças, jovens e adultos vão ser desenvolvidos pela Oficina Notas Sem Pauta sob a regência do maestro Fernando Rabello. Serão formados um coral infanto-juvenil (para crianças e jovens de até 15 anos), e um coral adulto (para pessoas com idades a partir de 15 anos). Este último oferecerá 30 vagas para o público feminino e 30 para o masculino, sendo as atividades realizadas na E. M. Luiz Almeida Marins, no Júlio de Mesquita. “A oficina visa inserir a comunidade no universo da música, enriquecendo culturas e valores,”comenta a educadora comunitária prof. Silvana S. Lenoir. 
Já os esportes e o artesanato vão acontecer na E.M. Maria de Lourdes Martinez, no Jardim Santa Bárbara, e uma oficina de reciclagem na E.M. Irineu Leister, Jardim Ipiranga. Maiores informações nas unidades de ensino.

O projeto

Com o intuito de transformar os espaços comunitários em ambientes de aprendizagem, ampliando os limites das salas de aula, o projeto surgiu em 1997. Criado pela Ong Aprendiz, o Bairro Escola teve início a partir de um projeto experimental realizado pelo jornalista Gilberto Dimenstein no Colégio Bandeirantes, transformando, assim, o Bairro da Vila Madalena (São Paulo) em uma grande escola a céu aberto.
Em Sorocaba, a Prefeitura, juntamente com a Unicamp e Ong Aprendiz, iniciou o projeto no mês de maio com a capacitação de 160 educadores comunitários (funcionários municipais, principalmente, das áreas da saúde e educação).

Os educadores foram, então, divididos em grupos para atuar em escolas, centros de saúde e demais organizações sociais de bairros específicos. Segundo a Dr.Sílvia Cid Peres Diegues, educadora comunitária e profissional de saúde do C.S. do Júlio de Mesquita, foram realizadas pesquisas visando descobrir as atividades de maior interesse da comunidade. “Como o projeto tem por finalidade atender o interesse da comunidade foi necessário descobrir as preferências de cada bairro”, conta lembrando que as atividades são abertas a todas as pessoas, independentemente da faixa etária.
.: Conseg realizará projeto de integração nas escolas :.

O Conseg Sul (Conselho de Segurança Comunitário), em parceria com a Diretoria de Ensino de Sorocaba, irá realizar o Projeto Integração nas Escolas entre as Polícias e a Comunidade. No dia 04 de outubro, membros do conselho, supervisores e dirigentes das escolas estaduais participaram de uma reunião, no auditório do Hospital Jardim das Acácias, para discutir as ações direcionadas a estudantes do Ensino Médio, que serão desenvolvidas nas unidades de ensino.
Conforme explica o diretor de assuntos comunitários do Conseg, Célio Martins, o projeto, que tem por objetivo promover a aproximação entre policiais e jovens visando uma diminuição da violência, será desenvolvido nas escolas por meio de palestras e debates. “Os jovens receberão orientações sobre temas relacionados à segurança como, por exemplo, combate às drogas e trânsito”, informa.
A primeira reunião envolvendo alunos, pais, diretores e professores, está programada para o dia 11 de novembro na E.E. Altamir Gonçalves (Jardim Magnólia). Após o recesso escolar os encontros voltam a acontecer em março do próximo ano, sendo o primeiro na E.E. Ana Cecília Martins (Wanel Ville). O projeto também será aplicado nas escolas E.E. Antônio Vieira Campos (Júlio de Mesquita), E.E. Rafael Orsi (Júlio de Mesquita) E.E. Wilson Ramos (Ouro Fino) e  E.E.José Odin de Arruda.  

As reuniões do Conseg acontecem nas primeiras quintas-feiras de cada mês, geralmente, no auditório do Hospital Jardim das Acácias, Av. General Carneiro, 1.136.