.: Matérias Wanel Ville 20 :.
 
.: Editorial :.

Nesta edição podemos perceber que a Zona Oeste, nesses últimos dois meses, vem realizando uma grande quantidade de eventos. Não apenas as questões relacionadas à saúde foram prioridade (como a atuação do Centro de Saúde do Júlio de Mesquita), mas também os assuntos ligados a cultura, lazer e educação.
Inaugurada recentemente, a nova escola do Wanel Ville, E.M. Oswaldo Duarte, veio atender uma antiga necessidade do bairro. Um teatro e futuramente uma unidade do Sabe Tudo, anexos a escola, vão possibilitar a cultura e o entretenimento à comunidade.
O Sabe Tudo do Jardim Ipiranga, também merece destaque, pois, está proporcionando à população o acesso a tecnologia e a cultura. Um espaço amplo e moderno, onde a comunidade pode ler livros, jornais e revistas, navegar na internet, aprender informática e até mesmo recorrer à Delegacia Eletrônica. Esse novo local permite a muitas pessoas conhecer uma realidade, até então muito distante.
Preocupados com temas que norteiam a vida dos jovens, o Território Jovem vem promovendo diversas ações voltadas à saúde, lazer e formação profissional. São cursos, palestras, e atividades recreativas visando a integração social, a educação e a cidadania.
O bairro também terá um centro de saúde, cuja construção será em breve iniciada pela Prefeitura. A nova unidade irá beneficiar o Wanel Ville e bairros adjacentes.
Também não podemos esquecer de mencionar a implantação do campus da Faculdade Anhanguera Educacional. Diversos cursos foram criados, contribuindo para o surgimento de novos profissionais e o aprimoramento dos já existentes.
Enfim, são inúmeras as ações, e todas demonstram que a Zona Oeste caminha para o progresso da educação, lazer e solidariedade. E temos orgulho e satisfação em estar presente, registrando cada passo, gesto e atuação, que juntos formam a construção de um mundo melhor. 

O editor

.: Pizzaria Ristoro di NemasConforto e pioneirismo :.

Um casarão em estilo italiano, com duas vistas panorâmicas, abriga a pizzaria Ristoro di Nemas no Parque Esmeralda. Além da arquitetura que confere um diferencial ao cenário da Zona Oeste, o estabelecimento reúne um ambiente agradável, onde é possível degustar 32 sabores de pizza, assadas em forno Fornoforti Di Volpi, desenvolvido pela tradicional Pizzaria Di Volpi, da capital.
Com 284 m2, as instalações têm capacidade para 90 pessoas, sendo o acabamento e a  decoração composta por plantas, mármores e granitos. “Os clientes podem degustar a tradicional pizza italiana, associando um excelente sabor à comodidade, conforto e beleza da Ristoro di Nemas”, acrescenta o proprietário, Neemias de Castro.

Forno Fornoforti Di Volpi

A pizzaria, inaugurada em março deste ano, faz uso de uma tecnologia italiana que apresenta 60 anos de tradição: forno Fornoforti Di Volpi. De acordo com Neemias, o sistema, que utiliza o gás convencional, confere à massa o mesmo sabor e textura proporcionados pelos fornos a lenha. “A diferença consiste na limpeza, higiene e praticidade, já que não exige locais para armazenagem da madeira, e não há os  inconvenientes causados pela cinza e carvão”, conta. Outro benefício é a preservação ambiental, pois, o Fornoforti Di Volpi não produz fumaça, que poderia causar incômodos à vizinhança, além de não ser necessário o consumo de madeira.
O proprietário, após conhecer a tecnologia do forno em São Paulo, bem como sua esposa, Deusa de Castro, passou por um treinamento a fim de dominar todo o processo do feitio das massas, recheios e manuseio do forno. Como os tipos de massas e sabores serão expandidos, Neemias conta que um pizzaiolo da Pizzaria Di Volpi ainda vem periodicamente a Ristoro di Neemas para promover o treinamento com a equipe.
Neemias, que também é biomédico e trabalha há 32 anos na CETESB, ainda conta que a cozinha e os sanitários do estabelecimento foram construídos de acordo com as normas da VISA (Vigilância Sanitária de Sorocaba). “As instalações contribuem para honrar e nobrecer o bairro, pois, somos os pioneiros”, finaliza.
A Ristoro di Nemas fica na rua Mitre Fiúza Ayres, 630, Parque Esmeralda. Telefone  3202- 6594.

.: Oficinas no CRAS do Ipiranga :.

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Jardim Ipiranga, está desenvolvendo novas oficinas por meio do Projeto “Comunidade e Cidadania”, realizado pela Secretaria da Cidadania (Secid). As atividades, abertas à comunidade, acontecem durante toda a semana. A programação é a seguinte:
Segunda-feira – Tapeçaria: 13:30 às 16:30 hs; Esporte/Ginástica: 19 às 20:30 hs.
Terça-feira - Terceira Idade: 09 às 10:00 hs; Cultura Afro: 13:30 às 15 hs e 15:30 às 17 hs; Manicure: 13:30 às 15 hs; Capoeira: 19 às 20:30 hs; Artesanato: 19 às 20:30 hs.
Quarta-feira – Dança: 08:30 às 10 hs; Fuxico: 13:30 às 15 hs e 15:30 às 16:30 hs; Ginástica: 19 às 20 hs; Dança de Salão: 19 às 20:30 hs.
Quinta-feira – Esporte/ Ginástica: 13:30 às 15 hs e 15:30 às 17 hs; Bijuteria: 17 às 19 hs; Teatro Infantil: 17 às 19 hs; Contador de História: 17 às 19 hs.
Sexta-feira: Artesanato: 13:30 às 15 hs e 15:30 às 17 hs; Teatro Adolescente: 17 às 20 hs.

O CRAS do Jardim Ipiranga fica na rua Santo Micheletti, 30, Jardim Ipiranga. Maiores informações pelo telefone: 3222-8810.

.: Jô Cabeleireiro recebe título de Cidadão Sorocabano :.

Solicitado exclusiva, Joelsom Gonzaga, proprietário do Salão Jô Cabeleireiro, do Wanel Ville, recebeu no dia 16 de julho o título de Cidadão  Sorocabano, solicitado pelo vereador Francisco França (PT), na Câmara Municipal de Sorocaba. O evento animado pelo som de uma banda de viola caipira reuniu os familiares do homenageado, que com seu trabalho muito tem contribuído com a cidade, em especial a Zona Oeste.

O salão

O estabelecimento, um dos maiores e mais sofisticadas de Sorocaba, conta com uma arquitetura diferenciada. Com 750 m², o prédio reúne quatro pavimentos. No  térreo funciona uma galeria de lojas de artesanato, roupas e acessórios femininos, além de uma lanchonete. Já o primeiro andar é voltado a seção de cabelos, cortes, penteados, e químicas. A área de estética ocupa o segundo pavimento, com salas específicas para os vários tipos de tratamento corporal e facial. E com uma vista privilegiada, o terceiro pavimento é reservado para noivas.

Carreira

Espírito empreendedor, muito talento e determinação, marcam a carreira do cabeleireiro. Nascido no estado de Minas Gerais, na cidade de Galiléia, Joelson chegou a Sorocaba no ano de 1993, dando início a carreira profissional. Na época, residente no Parque Ouro Fino, o profissional atuou primeiramente como funcionário de um salão.. Como sua clientela teve um aumento significativo, devido ao profissionalismo, e pela necessidade de independência, Joelson abriu um salão próprio, localizado no Wanel Ville. Após muito esforço e treinamento, Joelsom iniciou seu ambicioso projeto: a construção do salão atual, capaz de atender com conforto a crescente clientela. Apesar de todo o orgulho e satisfação proporcionados pela concretização, o cabeleireiro não deixou de lado suas origens e convicção, ou seja, continua sendo uma pessoa simples do bairro.

O salão fica na rua Márcio Santos Flores, 117, Wanel Ville I. Telefone 3217-6899/ 3221-1302.

.: Centro de Saúde do Wanel Ville :.

Em edital publicado no último sábado, dia 04 de agosto, a Prefeitura de Sorocaba oficializou a abertura da concorrência pública nº 28/2007 para construção do Centro de Saúde do Wanel Ville. A abertura das propostas está marcada para o dia 11 de setembro.
O novo centro de saúde será construído em um terreno de aproximadamente 3.033,04 m2, localizado entre as ruas Alexandre Caldini, Márcio Santos Flores e Encarnação Garcia Sanches.
A unidade reunirá 52 dependências, em 1.049,17 m2, sendo que o atendimento abrangerá os bairros Parque Esmeralda, Jardim Ipiranga, Jardim Abatiá, Parque Manchester, além do Wanel Ville e imediações.
Também já foram assinados contratos para a ampliação do CS do Júlio de Mesquita Filho e construção da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste na av. General Carneiro.

.: Adolescente portador de doença raraprecisa de ajuda :.

O jovem Ednaldo Santos Gomes de Oliveira, de 12 anos, suspeito de ser portador de uma doença rara, denominada de adrenoleucodistrofia, necessita de um aparelho, Bipap ou CPAP, que custa em torno de R$ 8.000,00. Ednaldo precisa do equipamento  para poder respirar, já que apresenta déficit de força muscular. 
De acordo com a mãe do adolescente, Lígia Gomes de Oliveira, com o uso do Bipap Ednaldo terá a possibilidade de retornar para casa, pois, permanece na UTI da Santa Casa de Sorocaba, há mais de 60 dias. O adolescente precisa ainda de remédios, alimentos específicos e  óleo de Lorenzo (composição obtida através da mistura de ácido erúcico e ácido oléico). 
A doença, segundo Lígia, surgiu quando o menino tinha dez anos de idade, comprometendo no início os rendimentos escolares e posteriormente a paralisação dos movimentos.

Bingo

Para arrecadar fundos para compra do aparelho,  familiares de Ednaldo promoverão, às 14 hs, no dia 25 de agosto (dia em que o adolescente completará 13 anos) um bingo. Doações de prendas estão sendo aceitas pela família.
O evento ocorrerá na rua Idalina Maria de Jesus Silva (antiga rua 3), nº 17, Jardim Abatiá. Maiores informações pelos telefones 3221-7976/ 3217-1131.

Doações

Os interessados em contribuir com qualquer quantia poderão realizar o depósito na conta 00164-7500, agência 7432 – Banco Itaú.

A doença

A adrenoleucodistrofia, também conhecida como ALD, é uma doença genética rara, incluída no grupo das  leucodistrofias  e que afeta o cromossomo X. Acredita-se que sua incidência seja ligeiramente superior a 1 em cada 100.000 pessoas. O defeito metabólico é o acúmulo de ácidos graxos de cadeia longa no sistema nervoso, nas glândulas adrenais e nos testículos, onde o material acumulado interrompe a atividade normal.

Vereador solicita ajuda a Secretaria da Saúde

O vereador Helio Godoy solicitou um pedido de ajuda para Ednaldo à Secretaria da Saúde, e aguarda resposta, já que o setor estuda o caso da criança.

Godoy também pediu a Prefeitura providências visando o fechamento da rua, a pedido da SAB (Sociedade Amigos de Bairro), para realização do bingo beneficente.
.: Dicas de “Satrini Noivas” :.

O casamento é a única oportunidade para se usar o véu, peça dotada de simbologia e charme. Muitas noivas não dispensam o uso  desse item que literalmente tem feito a cabeça das mulheres.
Com fios de ouro, texturas, laços, pétalas de tecido ou detalhes pintados a mão, o véu deve, antes de tudo, obedecer a um requisito: ser único.
Mesmo que o desejo sempre tenha sido caminhar rumo ao altar arrastando metros e metros de véu, vale ficar atenta às armadilhas. A primeira questão a ser avaliada é o tamanho da igreja, ou seja, é uma questão de proporção.
O véu longo deve medir ente 2,5 e 3,5 metros. Como regra geral, vale dizer que quanto mais alta for a noiva, maior será o véu. Já o curto, na região da cintura, tem que ser usado com cautela, porque visto a distancia causa a impressão de que a silhueta está dividida. O véu curtíssimo, à altura dos ombros, confere ar despojado ao visual e é indicado para aquelas que têm pescoço alongado.
Por fim, o ideal é apostar no véu com o mesmo tom do vestido, assim a probabilidade de erro será quase nula.

Fernanda Rodrigues, estilista da “Satrini Noivas”

.: Prefeitura inaugura nova escola no Wanel Ville :.

Com desenho moderno e arrojado, cores laranja e amarelo nas paredes e amplas dependências, a E.M. “Oswaldo Duarte”, do Wanel Ville, é a mais nova unidade inaugurada pelo prefeito Vitor Lippi.

A cerimônia aconteceu no dia 10 de agosto, reunindo secretários municipais, autoridades locais e familiares do patrono do estabelecimento. “Esta escola é um orgulho para todos nós”, destacou Lippi. A “Oswaldo Duarte” tem capacidade para 1.200 alunos da educação infantil e fundamental.

A nova unidade irá dispor de programas afinados ao conceito da Cidade Educadora, como a Oficina do Saber, o centro de inclusão digital Sabe Tudo e um Teatro. “A escola é o centro do saber. Tenho muito orgulho dessas transformações que a educação proporciona”, afirmou o prefeito.

O prédio ocupa uma área de seis mil metros quadrados e conta com ginásio poliesportivo, laboratório de informática, sala de leitura, laboratório de ciências, 12 salas de aula para o ensino fundamental e seis para a  pré-escola, além de ambientes de infra-estrutura.

Uma das novidades é o teatro, que poderá ser utilizado pela comunidade e classe artística. O local dispõe de uma platéia com aproximadamente 200 lugares, palco, sistemas de iluminação e de som e camarins.

Oficina do Saber

A unidade já desenvolve o programa Oficina do Saber para as crianças das terceiras e quartas séries. O conteúdo de atividades compreende oficinas esportivas e motoras; artísticas; de participação social; linguagem e matemática. Em grupos, a meninada recebe a orientação de monitores e de um educador comunitário. Utiliza ainda espaços no entorno da escola, como praça, casa paroquial, parque.

Sabe Tudo

Anexo à E.M. “Oswaldo Duarte”, o centro de inclusão digital Sabe Tudo irá oferecer gratuitamente à comunidade, cursos de informática, acesso à internet em banda larga e espaço para a leitura de jornais diários, revistas de informação e entretenimento, além de um acervo específico voltado ao público infanto-juvenil.

.: Anhanguera Educacional inaugurou campus :.

Uma das maiores instituições de ensino superior privado do país, a Anahnguera Educacional, inaugurou, no dia 18 de julho, uma unidade no Jardim São Paulo. Com capacidade inicial para 1.500 a 1.700 alunos, o campus de Sorocaba realizou o primeiro processo seletivo no dia 29 de julho, para os cursos de administração, ciência da computação, fisioterapia, engenharia mecatrônica, e engenharia de produção.
Instalado em um terreno de 60 mil m2, o prédio da unidade de Sorocaba conta com 10 mil m2 de área construída, reunindo 17 salas de aula, 6 laboratórios para a área de saúde, 3 para informática, 1 para engenharia e 1 para fotografia. As instalações contam também com uma biblioteca e um anfiteatro com capacidade para 250 pessoas.

A unidade de Sorocaba fica na av. Dr. Armando Pannunzio, 1.428 . Maiores informações: telefone 3321-1520 ou pelo site www.unianhanguera.edu.br

.: Conselho Gestor de Saúde participa decurso de capacitação :.

Atuação do conselho permitirá integração entre a comunidade e o atendimento prestado pela unidade.

Eleito no dia 28 de maio, o Conselho Gestor do Centro de Saúde do Júlio de Mesquita participou, no último dia 13 de agosto, de um curso de capacitação promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, no Salão Paulinho Novidades.
Conforme explica o coordenador da unidade e presidente do conselho, Dr. Pedro Roberto Mazon, o curso teve por objetivo capacitar e proporcionar aos conselheiros locais o conhecimento dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde).
Durante a reunião, os vinte integrantes do conselho (dez da comunidade e dez do Centro) puderam conhecer os direitos, os deveres e o papel do SUS junto à comunidade. O controle social abrangido pelo SUS dentro da cidade de Sorocaba, o fluxo e organização do serviço de saúde, bem como, conceitos de saúde e doença, e fluxograma da atenção básica (Centro de Saúde, Pronto Atendimento, etc.) também foram abordados. 
“Após adquirir informações e orientações, o conselho se encontra devidamente habilitado para iniciar a atuação junto à comunidade e a equipe de saúde, comenta”. Todas as segundas-feiras o conselho se reunirá no Salão Paulinho Novidades, com a finalidade de discutir, avaliar, e acompanhar os temas abordados. O Conselho de Saúde atuará por um período de dois anos.

Função

Ligado a Secretaria Municipal da Saúde, o conselho tem por função promover a integração entre a comunidade e o atendimento prestado pelo Centro de Saúde. Cabe, portanto, aos conselheiros discutir e decidir sobre os problemas relacionados à promoção, prevenção e recuperação da saúde da comunidade, bem como propor soluções, e avaliar resultados das ações desenvolvidas.
O conselho ainda atua em conjunto com o Centro em campanhas educativas, contribuindo com o desenvolvimento da política da saúde nas áreas atendidas pela unidade.

Segundo o responsável pela implantação dos programas de conselhos locais, Dr. José Jarbas Grecchi Pisnel, o conselho, além de representar a comunidade nas discussões,  contribui para que haja melhoria nos programas de saúde e no atendimento prestado. “Dessa forma, a população estará ajudando a formular, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de saúde desenvolvidas na sua comunidade,” comenta lembrando ainda que o conselho é uma instituição formal que promove a democracia participativa.

.: 2º fase da Campanha contra a  Poliomielite :.

A segunda etapa da Campanha contra a Poliomielite, promovida pela Secretaria da Saúde, acontecerá no dia 25de agosto, das 8 às 17hs nos postos de vacinação.
O coordenador do Centro de Saude do Júlio de Mesquita, Dr. Pedro Roberto Mazon, explica que todas as crianças com até cinco de idade devem receber o reforço da vacina. “Só assim estarão totalmente imunizadas contra a paralisia infantil”, acrescenta informando que os pais ou acompanhantes das crianças devem levar a carteira de vacinação para fazer a atualização. Além da unidade do Júlio de Mesquita, vários postos de vacinação estarão disponíveis pela cidade, como farmácias, escolas, supermercados, shopping‘s, entre outros. A meta da Secretaria da Saúde é vacinar 95% das crianças. A paralisia infantil é uma doença viral aguda, transmitida, principalmente, através do contato oral direto com a pessoa infectada. Segundo a Organização Mundial de Saúde para impedir a reintrodução do poliovírus na cidade, é necessário que 95% das crianças com menos de cinco anos sejam vacinadas.

.: Cursos e aulas de dança no Território Jovem :.

As atividades promovidas pela Incubadora Jovem e pelo Território Jovem, da Secretaria da Juventude (Sejuv), estão com inscrições abertas desde o dia 2 de agosto. As inscrições devem ser feitas das 14h às 17h no Território Jovem (Av. Elias Maluf, 1080- Jd. Ipiranga), até um dia antes do início das atividades. Quem busca um aperfeiçoamento profissional pode participar do curso de Assistente Administrativo, que oferece 25 vagas e tem início no dia 21de agosto, com aulas às terças e quintas-feiras das 14h às 17h. O professor Marcos César Oliveira, ministrará o curso na Rua Maria de Lurdes Ferreira nº 968 (casinha da Pastoral).
 Para quem gosta de teatro a opção é participar do Grupo de Teatro que estará em formação com vinte jovens de 17 a 25 anos. O professor Jéferson Valladares promoverá as aulas sempre aos sábados, das 17h30 às 19h30, com início no dia 25 de agosto. As experimentações teatrais serão realizadas na Escola Municipal Benedito José Nunes (Rua Padre Domenico Trivi, 129), Parque Esmeralda. São vinte vagas disponíveis.
Um curso de Pintura com Compressor será oferecido para iniciantes que desejam aprender técnicas de pintura. O curso oferece vinte vagas e acontece somente no dia 25 de agosto, das 8h às 17h, no Senai Sorocaba.
       
Aulas de Axé e  Street Dance

Jovens com idades entre 16 a 25 anos, que curtem Axé e Street Dance poderão freqüentar as aulas que acontecem todas as segundas-feiras no Território Jovem.
As aulas de Axé estão sendo ministradas pela professora Beatriz Torina no horário das 10 às 11 e as de Street Dance pela professora Beatriz Mendes, das 15 às 16hs. Mais informações pelo telefone 3221-3081.
As atividades do Território Jovem são desenvolvidas por meio do Comitê Intersetorial da Juventude (Cijuv).

Atendimento ginecológico

Todas as terças-feiras das 7h às 10hs, o Território oferece serviço de atendimento ginecológico para adolescentes e jovens com idades entre 14 a 22 anos. As consultas são gratuitas e devem ser agendadas pessoalmente no território. O atendimento está sendo feito pela médica Cristianne C. Anicet Leite, da Secretaria da Saúde (SES), no consultório do local, equipado com toda a infra-estrutura necessária para a realização de exames básicos na área ginecológica.
Enfermeiras e auxiliares de enfermagem da Secretaria da Saúde também promovem um trabalho de grupo com jovens, para trabalhar questões de saúde, usando dinâmicas especiais. Os encontros ocorrem todas as sextas-feiras das 14h às 16h,

O Território Jovem fica na av. Elias Maluf, nº 1080. Telefone: 3221-3081

.: Borracharia HM :.

Reconhecida pela qualidade dos serviços, a Borracharia HM, inaugurou no dia 01 de  junho ,uma loja no Wanel Ville. O estabelecimento funcionava desde 2002 no Jardim Simus, sendo transferido para a avenida Paulo Emanuel de Almeida. O proprietário Hermínio Morais conta que graças a parceria entre clientes e amigos foi possível conquistar um novo espaço. 

Ambiente propício para mulheres

Devido à organização e limpeza que conferem à borracharia uma boa aparência, o estabelecimento é próprio para o público feminino. Segundo o proprietário, 70% da clientela é formada por mulheres, que se sentem mais a vontade nas instalações. “Geralmente, a maioria das borracharias não têm condições de receber o público feminino”, lembra.  Outro diferencial, está na qualidade dos serviços, já que os consertos dos pneus são executados de acordo com o fabricante. “Não fazemos o famoso “macarrão,” serviço que prejudica a cinta de aço dos pneus”, conclui. A Borracharia está situada na av. Paulo Emanuel de Almeida, 867, Wanel Ville. Telefones 3013-6499/ 3012-1516.

.: Escola de Educação Infantil Chave de Ouro :.

Localizada no Wanel Ville II, a Escola de Educação Infantil Chave de Ouro irá completar, nos próximos meses, 5 anos de funcionamento. Inaugurada em 2002 aprendemos muito com nossos acertos e também com nossos erros.
No início tínhamos planos de aulas extras, atividades variadas e uma escola com qualidade para crianças de 0 a 6 anos de idade.
Hoje ,temos aulas de judô, ballet, música, inglês, plantamos verduras e legumes com as crianças, e ensinamos a importância da natureza aos nossos alunos. Fazemos lindas pinturas na parede de azulejo e aprendemos muito com eles também.
Nosso dia a dia é cheio de novidades e aprendizagem para todos.
Em datas especiais como dia das mães, dia dos pais, festa junina e outros, comemoramos juntos, sempre procurando proporcionar momentos de alegria e satisfação para pais e filhos.
Estamos felizes com o progresso da escola, com o número cada vez maior de alunos e funcionários, com a qualidade que, graças a sugestões dos pais, está cada vez melhor e com a convivência que temos dentro da escola.
Estar com as crianças, poder participar da vida deles é um grande privilégio para nós educadores, e por isso agradecemos aos pais, familiares e amigos dos nossos alunos e também dos alunos que já se formaram e agora continuam a caminhada longe dos nosso olhos, mas muito perto do nosso coração.
Façam uma visita e conheçam um pouco do nosso método de ensino, espaço físico,  equipe,  alimentação servida, e calor humano que temos aqui.

Tatiana Isis Cordeiro – diretora
Tânia Elisa Valle Oliveira – coordenadora

Takeshi Hattori – mantenedor
.: Sabe Tudo do Ipiranga agoratem acesso à Delegacia Eletrônica :.

Usuários do Sabe Tudo, do Jardim Ipiranga, podem registrar Boletins de Ocorrência (BO) sem ter que se deslocar até a delegacia. Por meio dos vinte computadores do Sabe Tudo, é possível acessar a página da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (www.ssp.sp.gov.br) e registrar oficialmente casos de furto de veículo, furto e perda de documentos, desaparecimento e encontro de pessoas, furto ou perda de placas de veículos, furto ou extravio de celular e ainda solicitar atestado de Antecedentes Criminais.
O documento é registrado em quatro passos, todos explicados por tópicos de ajuda. Após a inscrição da ocorrência o solicitante poderá receber uma ligação de um policial civil, que trabalhará para resolver o caso, ou ainda, uma cópia via e-mail do BO enviado. O serviço é chamado oficialmente de Delegacia Eletrônica e foi criado em 2000, estando disponível no Sabe Tudo desde o dia 29 de junho.

Acesso a cultura e a tecnologia

Na unidade do Sabe Tudo a comunidade pode ter acesso à internet em banda larga, cursos de informática, além de espaço para a leitura de livros, jornais diários, revistas de informação e entretenimento.

Reunindo 200 metros quadrados, o Sabe Tudo do Ipiranga conta com monitoramento permanente e tecnologia que inibe o acesso a sites impróprios garantindo a segurança dos usuários. Em relação à leitura, são oferecidos jornais do dia, revistas de circulação nacional e um acervo variado de livros.

.: Projeto Bairro Escola será desenvolvidocom a comunidade :.

Transformar a comunidade em um ambiente de aprendizagem, ampliando os limites das salas de aula, é o principal intuito do Projeto Bairro Escola desenvolvido pela Prefeitura em Sorocaba. “Através de atividades recreativas, educativas e esportivas que complementam a educação escolar o Bairro Escola pretende desenvolver os potenciais da comunidade”, comenta a Dr.Sílvia Cid Peres Diegues, educadora comunitária e profissional de saúde do C.S. do Júlio de Mesquita. Para isso, serão identificadas as atividades de interesse da comunidade que então, serão promovidas em espaços como praças, centros de saúde, parques, clubes e instituições não-governamentais, entre outros. 
Conforme ela, um grupo de 160 educadores comunitários vem, desde o mês de maio, passando por um curso de capacitação promovido pela Unicamp e Ong Aprendiz, responsáveis pela criação do Bairro Escola. “Somos um grupo formado por funcionários municipais, principalmente, das áreas da saúde e educação, já que o projeto envolverá a parceria de vários segmentos, como, escolas, poder público, organizações sociais, e associação de bairros”, explica. O início do projeto nos bairros está previsto para o final do ano, após o termino da capacitação, que ocorre uma vez por semana na Escola Getúlio Vargas.  “Também estaremos buscando novos agentes comunitários nos bairros para a disseminação das ações”, informa acrescentando que o projeto é aberto a participação de toda comunidade.
Ela ainda explica que os agentes foram divididos em pequenos grupos que atuarão em regiões específicas. No caso da Zona Oeste o projeto acontecerá nos bairros Júlio de Mesquita, Wanel Ville, Jardins Montreal, Ipiranga e Santa Bárbara, entre outros.

O projeto

Desenvolvido pela Unicamp e Ong Aprendiz, o Bairro Escola surgiu em 1997 a partir de um projeto experimental realizado pelo jornalista Gilberto Dimenstein no Colégio Bandeirantes. Rapidamente a iniciativa ganhou as ruas e passou a nutrir o sonho de revolucionar a educação, transformando o Bairro da Vila Madalena (São Paulo) em uma grande escola a céu aberto. “As ações visam a integração social não apenas de crianças e adolescentes, mas de outras faixas etárias, de modo a valorizar a convivência comunitária”, finaliza.