.: Matérias Wanel Ville 2 :.

                           

.: Editorial :.

Crescendo com o seu bairro

    A aceitação da primeira edição de Bairro em Foco, publicada em março e distribuída gratuitamente aos moradores do Wanel Ville, esteve acima das expectativas, chegando a surpreender a nossa reduzida, mas animada equipe de trabalho. Muita gente telefonou e escreveu para a redação do jornal, cumprimentando pela idéia, pela qualidade do material e pela proposta de criar um órgão informativo para o bairro. Recebemos críticas bastante inteligentes e sugestões criativas. Moradores comentaram as matérias e disseram ter tomado conhecimento de vários estabelecimentos comerciais e de serviços que não sabiam existirem tão próximos do local onde moram ou por onde passam diariamente. Por outro lado, vários lojistas chegaram a perceber clientes novos, perguntando por produtos e preços, comparando e comprando.
    Toda essa reação só faz aumentar a nossa vontade de levar mais informações, prestação de serviços e lazer aos moradores, o que já pode ser percebido pelo aumento de 4 páginas nesta segunda edição, em relação à anterior, e mil exemplares a mais distribuídos também nos bairros vizinhos ao Wanel Ville. Esse crescimento só está sendo possível porque contamos com o prestígio dos moradores e com o apoio dos setores comerciais e de prestação de serviços. E tamanho é o apoio que, a partir desta edição, passamos a contar com o prestígio de alguns segmentos comerciais da Américo Figueiredo, General Carneiro e General Osório, inexistentes no bairro, mas dentro do percurso dos moradores.
    É isso aí, caro leitor, cara leitora! Se o bairro cresce e melhora, Bairro em Foco também tem que crescer e investir na qualidade, de forma sempre criativa, objetiva e, sobretudo, imparcial.
    Desfrute desta segunda edição na certeza de encontrar boa leitura, novidades do seu bairro e informação útil. Não deixe de ler nossas páginas e, como muitos já estão começando a fazer, também aproveite para guardar e colecionar. Além de eficiente e prazeroso, Bairro em Foco também veio para se tornar útil no seu dia a dia.

Marcos Tadeu Stachewski
Editor Responsável

.: Wanel Ville agora tem sua SAB :.

    Abril marcou a eleição da pri-meira diretoria da Sociedade Amigos de Bairro (SAB) do Wanel Ville. O evento aconteceu no dia 17, após assembléia geral para a constituição e fundação da SAB, reunindo grande número de moradores e membros fundadores no Salão de Festas da rua Hamzia El Hadi, 793. Eleita por aclamação. A diretoria ficou assim constituída:
Presidente - Marco Antonio Emídio de Oliveira (rua Nelson Ribeiro Pinto, 44 - Wanel Ville II)
Vice-presidente - Paulo C. de Oliveira.
1º Secretária - Geni A. L. de Oliveira.
2º Secretário - José Benedito Nogueira.
1º Tesoureiro - José Roberto de Lima.
2º Tesoureiro - Josemar de Souza.
Orador - Marcos Tadeu Stachewski.
Diretora Cultural - Alexandra A. Chagas.
Diretor de Esportes - Jessé C. Garcia.
Diretor Social - Carlos Alberto Ferreira.
Diretora Jurídica - Marly U. Del Poço.
Diretor de Patrimônio - Cássio Barbosa Teixeira Murtinga.

Conselho Deliberativo
1 - Marco Antonio B. de Camargo.
2 - Nair Budri Lara.
3 - João Paulo F. Baleeiro.
4 - Renato Tadeu dos Santos Cardoso.
5 - Josué Praxedes Berigo.

Conselho Fiscal
1 - Cleyson Gusmão Machado.
2 - Luiz Agostinho de Campos.
3 - Estela Regina M. de Souza Lima.

Suplentes
1 - Dayane Augusta Cardoso.
2 - Neide Miranda Nascimento.
3 - Gilmar Aparecido O. Leme.

    Segundo o morador Jessé Cubas Garcia (Jessé dos Animais), um dos líderes do movimento pela criação da SAB, o próximo passo será o registro legal da entidade.
    A criação da SAB do Wanel Ville é resultado de muito trabalho e dedicação, com destaque para o morador Cássio Barbosa Teixeira Martingo, que cedeu a sala de número 13 no prédio da rua Hamzia El Hadi, 793, para funcionar como sede da SAB, bem como o salão de festas ali existente, para as assembléias.
    Tal iniciativa tem por objetivo a união legítima de moradores, visando ao bem-estar da comunidade através do desenvolvimento de projetos de melhoria e benfeitorias para o bairro, como a construção de um Centro Comunitário, e muitos outros.
A próxima reunião acontecerá em 15 de maio, às 15h, no Salão de Festas da rua Hamzia El Hadi. Participe!!!

.: Conheça a Associação de Moradores do Condomínio Residencial Parque dos Eucaliptos :.

    Fundada em 28 de fevereiro de 2004, a Associação de Moradores do Condomínio Residencial Parque dos Eucaliptos era uma reivindicação antiga dos seus moradores. Sua principal finalidade é assegurar a legitimidade de poder de negociação junto à Caixa Econômica Federal (CEF), no sentido de resguardar os interesses dos moradores. Também tem o objetivo de contribuir para com a administração do condomínio, além de proporcionar a implementação de projetos comunitários.
    Trata-se de entidade sem fins lucrativos, regida por estatuto, e como toda associação de bairro, seus membros não recebem qualquer tipo de remuneração. Todo membro asso-ciado que estiver em dia com suas obrigações estatutárias terá direito a voz e voto, bem como ao acesso a documentos e a toda contabilidade. Cada diretoria eleita e conselho fiscal respondem por mandato de dois anos.
    A Diretoria e Conselho Fiscal ficaram assim constituídos:
Presidente - Margarete S. Martins,
Bloco 12, apto. 02 - Fone 220-7745.
Vice-presidente - Valdir Correa,
Bloco 14, apto. 13.
Secretário Geral - Anderson T. Santos,
Bloco 17, apto. 31- Fone 221-2847.
2º Secretário - Roberto D. de Almeida, Bloco 15, apto. 22.
Tesoureira - Terezinha B.de Oliveira, Bloco 15, apto. 21.
2º Tesoureiro - Carlos E.Correa, Bloco 28, apto. 01.

    Conselho Fiscal
1º Conselheiro - Diego S.Nicolichi, Bloco 17, apto. 23.
2º Conselheiro - Anderson C. Santana, Bloco 14, apto. 11.
3º Conselheiro - Roberto R. da Silva, Bloco 26, apto. 22.

    Suplentes de Conselho Fiscal
1º Suplente - Leôncio D. dos Santos, Bloco 27, apto. 31.
2º Suplente - Nelson C. Pere, Bloco 18, apto. 22.
3º Suplente : Cibele C. Correa, Bloco 28, apto. 01.

    Os membros da Associação colocam-se permanentemente à disposição dos moradores do Condomínio Residencial Parque dos Eucaliptos para informações sobre a proposta da entidade, e se comunicará com os moradores através de avisos colocados em locais de circulação e impressos distribuídos nos apartamentos.

Para o bem de todos, informe-se e participe!

.: Oficinas modelo :.

    Clientes mais antigos que hoje entram na Auto Mecânica Bill, à Rua Pedro Bifano, 227,Wanel Ville II, e Mattos Preparações, à Rua Valmir Vitório Segura, 57, Wanel Ville I , já percebem algo de diferente, tanto no atendimento quanto no ambiente. E essa diferença tem uma razão muito importante de ser: seus proprietários fazem parte das 23 empresas participantes do projeto “Empreender - Unir para crescer”, promovido gratuitamente pela Associação Comercial de Sorocaba. Trata-se de um Núcleo Setorial de Empresas do mesmo segmento, voltado à gestão coordenada e orientada a resultados, tendo-se em conta o trabalho em equipe embasado nos princípios do compromisso, continuidade, disciplina, respeito mútuo e cooperação.
    No Núcleo Setorial da Associação Comercial, empreendedores do setor de prestação de serviços, como Bill e Mattos, que já tinham o diferencial necessário para uma boa administração, que é a busca pelo conhecimento, assimilam as sete etapas básicas do sucesso:
    Informação
    Aprender a compreender
    Aprender a conscientizar
    Aprender a saber
    Aprender a apreender
    Aprender a entender
    Aprender a acreditar
    Com essa fórmula, o resultado só pode ser o profissionalismo e a conseqüente elevação do padrão de atendimento.
    E quem sai ganhando é o consumidor!

.: Escolha as cores certas na hora de se vestir :.

    Vestir-se bem não significa, necessariamente, usar roupas caras, da moda ou de grife. Na hora de escolher a roupa, é importante saber como equilibrar as cores, não só entre si, mas, sobretudo, tendo em vista a sua personalidade. Assim, você poderá descobrir não só um conjunto bem equilibrado entre as várias peças, mas também de acordo com você. Para isso, é importante conhecer a expressividade de algumas cores.

    Vermelho
    Quando o cansaço ou a melancolia abater bem naquela situação em que você precisa ser notada, experimente usar alguma blusa, camisa ou camiseta vermelha. É uma cor revigorante e que chama a atenção. É ideal para ocasiões festivas, mas também pode ser usada no ambiente de trabalho ou em situações de negócios, reuniões importantes, desde que o estilo da roupa assegure alguma formalidade.

    Laranja
   
Estimulante, é a cor ideal para as situações em que você esteja precisando de coragem, melhorar o humor e impor alguma autoridade. Assim como o vermelho, ajuda a combater a apatia e a timidez. Use e abuse dessa cor quando estiver se sentindo em estado de depressão.

    Amarelo
   Também é estimulante, ajuda na concentração, criando uma certa distância do ambiente.

    Azul
   
É a cor da serenidade, paz, receptividade, calma e confiabilidade. Use-a quando estiver se sentindo bem.

    Turquesa
   
Calmante, é uma cor que areja o visual, conferindo leveza e jovialidade.

    Violeta
   
Outra cor ligada à serenidade, sobretudo a espiritual, é indicada para a meditação, pois combate a ansie-dade, oferecedo equilíbrio e tranqüi-lidade.

    Verde
  
Difícil de combinar com outras cores, por outro lado equilibra pessoas hiperativas, ajudando a controlar as emoções na hora de tomar decisões.

    Magenta
   Energizante, contribui para ressaltar a sua sensualidade. Indicada para ocasiões festivas.

.: Sucos - Use e abuse destas delícias! :.

    Sabe aquele dia em que você acorda indisposta, sem vontade de sair da cama? Vá até a cozinha preparar um suco! Em instantes o depósito de energia do corpo vai estar cheio de novo. Isso acontece porque, segundo especialistas, um copo de suco é capaz de suprir o organismo de vários minerais. Fruta, verdura ou legume. Independentemente da receita da bebida, a água é presença constante.
    E para você saber mais, nutricionistas avaliam as propriedades terapêuticas de algumas receitas de sucos.
Aprenda e delicie-se:

SUCO ANTI-CELULITE
   
Indicação: o pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia a circulação sangüínea, colabora para varrer as toxinas das células. O resultado é uma pele mais uniforme. Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino.
    Ingredientes: 1/2 pepino, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras.
    Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga.

SUCO ANTI-ACNE
    Indicação: é antiinflamatório e desintoxicante, colaborando para limpar a pele. A lima é rica em antioxidante (vitamina C) e a couve facilita o funcionamento do intestino.
    Ingredientes: 1 folha grande de couve, 3 maçãs verdes, 1 rodela de lima
    Modo de preparo: Na centrífuga, passe as maçãs e a couve.

SUCO ANTI-DEPRESSÃO
    Indicação: Beterraba e espinafre auxiliam a circulação do sangue, estimula as funções cerebrais e acalma os nervos. O espinafre ainda estimula o intestino, regularizando-o. Maçã e cenoura facilitam a digestão.
    Ingredientes: 3 beterrabas, 1 punhado de espinafre, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa.
    Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga, menos a salsa. Acrescente-a ao suco já pronto, misturando com uma colher.

SUCO DIGESTIVO
    Indicação: maçã, uva e kiwi, ricos em fibras, favorecem a digestão e estimulam o funcionamento do intestino.
    Ingredientes: 1 kiwi firme, 1 maçã verde, 1 cacho pequeno de uvas.
    Modo de preparo: Passe todas as frutas na centrífuga.

SUCO ANTI-ENVELHECIMENTO
    Indicação: a couve-de-bruxelas, a cebolinha e o brócolis são ricos em antioxidantes, combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Também colaboram para recuperar as células, dando mais viço à pele. A cenoura e a beterraba, ricas em fibras, auxiliam o trato intestinal.
    Ingredientes: 4 cenouras, 1/2 beterraba, 3 folhas de beterraba, 1 florete de brócolis, 3 couves-de-bruxelas, 2 cebolinhas.
    Modo de preparo: Passe todos os alimentos na centrífuga.

fonte: www.plasticaebeleza.terra.com.br

.: Dentição infantil requer cuidados especiais :.

    Nos dias de hoje, os maiores pesquisadores na área da ortodontia/ortopedia afirmam que deve-se fazer o diagnóstico e o tratamento o mais cedo possível, pois assim agindo teremos um resultado final muito mais satisfatório, evitando as extrações dentárias desnecessárias.
    Aquela velha orientação com a conhecida frase "temos que esperar", já é algo por demais obsoleto e que não cabe nos dias de hoje. Isto significa perda de tempo, com comprometimento do resultado final.
    É aconselhável que toda criança por volta dos seis anos de idade seja consultada por um profissional com formação voltada para a ortopedia funcional, pois é esta fase a ideal para se diagnosticar e iniciar o tratamento.

Dr. Luiz Paulo Zenedin

.: É verdade que cada ano de vida de um cachorro é igual a 7 anos dos humanos? :.


 

    Não, na verdade, a relação entre a idade dos nossos amigos peludos e seus donos não é linear. Por exemplo: uma cachorrinha de um ano de idade já pode ter filhotes, mas, uma criança de 7 anos ainda não está pronta para ser mamãe.
    Existem pequenas variações nas tabelas que definem a correlação de idades entre os cães e humanos, mas, basicamente, você pode considerar da seguinte forma:

  CÃES HUMANOS
2 meses ...............
6 meses ...............
1 ano ...................
2 anos ..................
3 anos ..................
4 anos ..................
5 anos ..................
6 anos ..................
7 anos ..................
8 anos ..................
9 anos ..................
10 anos ................
11 anos ................
12 anos ................
13 anos ................
14 anos ................
15 anos ................
16 anos ................
17 anos ................
18 anos ................
........ 14 meses
............ 5 anos
.......... 14 anos
.......... 24 anos
.......... 28 anos
.......... 32 anos
.......... 36 anos
.......... 40 anos
.......... 44 anos
.......... 48 anos
.......... 52 anos
.......... 56 anos
.......... 60 anos
.......... 64 anos
.......... 68 anos
.......... 72 anos
.......... 76 anos
.......... 80 anos
.......... 84 anos
.......... 88 anos

 

.: Descubra o prazer de ter um aquário :.

    Há muitos motivos para ter um aquário em casa. Decorativos, eles dão um aspecto de leveza e de bom gosto ao ambiente. Também indicados como hobby, funcionam como uma verdadeira terapia. Para as crianças, os peixinhos possuem um efeito tranqüilizante. Por isso mesmo, são indicados para combater o estresse e a ansiedade. Mas decidir por manter um aquário em casa requer alguns cuidados, como, por exemplo, a escolha do tipo e quantidade de peixes. Também é necessário levar em conta o local onde ele vai ficar e o seu formato, entre outros.
    Prefira sempre os aquários retangu-lares. Os de tamanho médio ou pequeno, de 5 a 20 litros, ficam melhor em ambientes pequenos. Diferente-mente dos arredon-dados, os retangulares permitem que você instale uma série de equipamen-tos vitais para o funcionamento do aquário e para a manutenção da vida dentro dele. Especialistas costumam alertar para o fato de que os aquários redondos provocam uma sensação de claustrofobia nos peixes, além de dificultar a ornamentação. Outro motivo para você preferir esses modelos é a maior superfície de água que fica em contato com o ar, contri-buindo para uma melhor troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico. Isso ajuda a manter a vida das plantinhas ornamen-tais e também a si-mulação de um ecossistema aquático saudável para os peixinhos. Afinal, o prazer em montar e manter um aquário está na possibilidade de poder reproduzir a beleza do rio ou do mar nessas caixinhas de vidro.

.: Uma boa obra pede um bom arquiteto :.

    A arquitetura reúne a parte estrutural, funcional e estética da construção, ou seja, sua residência sendo elaborada com segurança, de acordo com sua necessidade, adequando a praticidade à beleza. “A criação exclusiva e bem elaborada do Arquiteto”.
    A importância da contratação do serviço de arquitetura se deve ao bom aproveitamento do terreno, projetando tudo o que o cliente deseja, com redução de custos, não esquecendo jamais a estética. É possível explorar jardins e detalhes que engrandecerão a obra, com baixo custo.
    Não devemos esquecer que estes profissionais seguirão corretamente as leis vigentes na elaboração de seu projeto residencial ou comercial. O uso da mão-de-obra não qualificada acarreta desperdício e mau uso do terreno, sem contar problemas decorrentes das irregularidades.
    A legalização do projeto na prefeitura se torna imprescindível para que o proprietário esteja corretamente regularizado e amparado perante as leis.
    No caso de uma construção não legalizada, o fiscal autorizado pela prefeitura poderá autuar o proprietário com multas e determinar a paralisação da obra, até a regularização dos documentos.
    O custo de um projeto arquitetônico pode se tornar bastante acessível, incluindo visitas à obra de acordo com o contrato efetuado.
    A entrada da documentação de regularização de obra na prefeitura de Sorocaba representa um custo aproximado de R$ 25,00, com seus emolumentos já incluídos. Este valor refere-se às construções e legalizações. Sua segurança e conforto, portanto, custa pouco.
    Para maiores informações, consulte um arquiteto ou o endereço eletrônico da prefeitura de Sorocaba: www.sorocaba.sp.gov.com.br

Perfil Arquitetura

.: Construir agora, ampliar depois :.

    O dinheiro é o suficiente para construir agora, mas não a casa do tamanho que você queria, ou com a quantidade de cômodos e de espaço de que irá necessitar no futuro?
Há uma solução inteligente para isso, sem que você tenha que se endividar.
    A saída é fazer um projeto de sobrado, mas deixando a parte superior para depois. E nesse caso, é claro, um bom profissional terá muitas idéias boas e práticas, também econômicas, para que você possa mudar logo com a sua família e aumentar, tanto a casa quanto a família, se isso estiver dentro dos seus planos para o futuro.
    Na hora de calcular a parte de sustentação da casa, o engenheiro irá levar em conta a fundação, vigas e pilares que irão, mais tarde, dar sustentação a um sobrado. A laje terá que ser reforçada, utilizando-se a laje de piso. Todo o sistema de esgoto, assim como a parte hidráulica e a elétrica, devem ser pensadas levando-se em conta a carga maior que irão suportar.
    É bom que você tenha em mente como ficará a disposição dos cômodos da parte superior, deixando a planta já elaborada.
    Quando for começar a segunda etapa da obra, nada impedirá de alterar alguns aspectos do projeto original do segundo pavimento. Mas há um item que convém ser pensado de forma definitiva, porque não poderá ser mudado mais tarde: trata-se do lugar da escada que fará a comunicação do piso inferior com o superior. Só esse item não deve ser mudado a fim de evitar gastos e enormes dores-de-cabeça.
    Deixe um vão no lugar onde será construída a escada e, acima dele, uma parede sem reforço, para poder fazer a abertura mais tarde sem provocar trincas ou rachaduras. O pedreiro vai agradecer. Enfim, construir em etapas é algo que um bom profissional pode projetar para você ter a casa que deseja, de acordo com as suas possibilidades imediatas e futuras de gastos.

 
.: voltar :.