.: Matérias Wanel Ville 19 :.
 
.: Editorial :.

Jornal Bairro em Foco lança nova circulação chegando a 36.000 exemplares

Com o lançamento de mais uma edição, que abrange o Jardim São Paulo e imediações, o Jornal Bairro em Foco coloca em circulação 36.000 exemplares. Entregues gratuitamente de porta em porta, o jornal circula agora em 28 bairros da Zona Oeste.
Existente há três anos, Bairro em Foco no início contava apenas com a circulação do Wanel Ville & Cia. Posteriormente, surgiram as edições do Jardim Simus & Cia, Central Parque & Cia, e Júlio de Mesquita & Cia.
O aumento constante em nossas tiragens demonstra não somente o crescimento do jornal, mas a rápida expansão da Zona Oeste, marcada, inclusive, pelas obras de destaque aqui realizadas.
E o crescimento não pára por aí. Além das obras, a região progride em solidariedade, pois, conta com trabalhos sociais, não apenas promovidos pela Prefeitura, mas também pelas inúmeras entidades assistenciais presentes em diversos bairros.
Assim em um local que cresce rapidamente, a circulação de um jornal com o conteúdo apresentado pelo Bairro em Foco, torna-se útil para moradores e empresários, que podem contar com uma opção de divulgação dirigida.
Bairro em Foco, nestes três anos de existência, orgulha-se em informar, entreter, oferecer prestação de serviços e acompanhar a expansão da Zona Oeste, fazendo parte desta história de progresso.

O editor

.:  Projeto de Lippi propõe verba suplementar para criação da Casa do Cidadão :.

O prefeito Vítor Lippi encaminhou, no início do mês de maio, à Câmara Municipal, projeto de lei autorizando a abertura de um Crédito Especial Suplementar, no valor de R$ 2 milhões, a ser usado na criação da Casa do Cidadão. O objetivo desse espaço é descentralizar os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura. 
A Casa do Cidadão será um local totalmente adaptado para reunir vários setores municipais, mudando assim o conceito da administração pública. O espaço oferecerá conforto, segurança, rapidez, eficácia e qualidade priorizando o elevado grau de satisfação da população atendida.
Os recursos necessários para a criação da Casa do Cidadão serão provenientes do superávit financeiro apurado no balanço patrimonial do ano passado.
“A Casa do Cidadão proporcionará um grande avanço já que levará os serviços públicos para as regiões mais periféricas da cidade. Isso evita que o munícipe precise deslocar-se até a Prefeitura”, destacou Maurício Biazotto, secretário de Governo e Planejamento.
A intenção é que a primeira Casa do Cidadão seja implementada até janeiro de 2008, no Jardim Ipiranga. Outras quatro devem ser criadas até março. “A aprovação do recurso suplementar é fundamental por tratar-se de um serviço que facilitará a vida da população”, completou Biazotto.

.: CRAMI promoverá bazar beneficente :.

No próximo dia 19 de junho, o CRAMI (Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância), localizado no Parque Esmeralda, promoverá, às 9 horas, um bazar beneficente visando arrecadar fundos para a entidade. O evento sempre acontece no terceiro sábado do mês, na sede do CRAMI.

A entidade

O CRAMI proporciona assistência e proteção à crianças e adolescentes vítimas de maus tratos e negligência familiar. Cerca de 80 crianças de 7 a 15 anos, desenvolvem, em horário oposto ao escolar, atividades pedagógicas e sócio-educativas, entre elas, aulas de música, artesanato, educação física e reforço escolar. A entidade ainda mantém apoio psico-social e um trabalho de conscientização junto às famílias das crianças.
Os interessados em promover doações podem entrar em contato pelo telefone 3221-9008.O CRAMI fica na rua Mitre Fiúza Aires, s/n, Parque Esmeralda.

.: CRAS do Jardim Ipiranga oferece oficinas à comunidade :.

Novas oficinas abertas à comunidade estão sendo promovidas no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), do Jardim Ipiranga, dentro do projeto “Comunidade e Cidadania”, desenvolvido pela Secretaria da Cidadania (Secid).
Aulas de ginástica e axé, dança de rua, capoeira, percussão, e cultura afro, voltadas a adolescentes de 12 a 18 anos e adultos (sem restrição de idade) acontecem no período da tarde, a partir das 13:30hs. Já na programação da noite, que ocorre das 19 às 20:30hs, também são realizadas aulas de ginástica e axé, capoeira, além de dança de salão.
Cursos de artesanato, manicure e pedicure, fuxico, bijuterias, e artesanato com recicláveis, visando proporcionar geração de renda, também estão sendo promovidos no CRAS. Segundo a assistente social Zélia de Sousa Lyra, no período noturno está sendo realizada a Oficina Estórias & Histórias Infantis, “para que as mães possam deixar as crianças enquanto participam dos cursos”, informa. E para a terceira idade o CRAS reservou o período diurno com a realização da Arte Melhor Idade.
Também acontecem no CRAS as oficinas de Teatro Infantil, das 17 às 19, e Teatro Adolescente, das 17 às 20hs. Maiores informações pelo telefone 3222-8810. O CRAS,  fica na rua Santo Micheletti, nº 30, Jardim Ipiranga.

.: Grupo Dispostos a Alegrar levaentretenimento à instituições :.

Com roupas coloridas, nariz de palhaço e muita animação, o grupo “Dispostos a Alegrar” leva a alegria contagiante do circo a hospitais, creches, asilos e orfanatos. Formado por 12 integrantes, entre eles, estudantes e profissionais, o grupo tem como missão cultivar a consciência humana através da arte circense mesclada com teatro.
Através das brincadeiras, o grupo proporciona distração a crianças, idosos, pacientes, acompanhantes e funcionários, recebendo em troca sorrisos e olhares carinhosos. “A alegria estampada nos rostos de cada criança que visitamos é a nossa maior vitória, já que nosso intuito é levar muito amor ao próximo”, conta o integrante João Gabriel Valio.
O “Dispostos a Alegrar” surgiu em março deste ano, através da reunião de um grupo de amigos, fãs da arte teatral e circense. “Somos pessoas dispostas, cada qual com sua vida pessoal e profissional diferentes, mas todos com o mesmo propósito: levar a alegria com trabalho voluntário, utilizando a arte circense, para todo ambiente hospitalar e instituições carentes”, comenta. Além dos integrantes Fernando Souza, Fernanda Arruda, Graziela Freitas, Renato Mescoki Sarti, Thiago Santos Ramos, João Gabriel Valio, Sílvia Helena da Silva e Kelly Cristina Leite, o grupo conta com uma equipe técnica formada por Adriana Fabiano e Mariana Barbosa. Segundo ele, além da arte, o grupo ainda tem conhecimentos relacionados à área da saúde, fato que oferece base ao trabalho, já que alguns integrantes são profissionais de enfermagem.

Atuação

Entre as diversas apresentações, o grupo realiza visitas quinzenais à brinquedoteca da pediatria do Hospital Regional de Sorocaba. Também conta com visitas agendadas ao Hospital Pirapitingui Hanseniase e Psiquiatria e ao Lar São Vicente de Paulo.
Já visitou a Pastoral do Menor do bairro Nova Esperança, além de expor o trabalho na 2ª Mostra Movimento, em parceria com a “Jokenpô Mar-keting Promocional e Eventos, realizada no dia 28 de abril em Sorocaba. Segundo ele, o grupo ainda discute com seus coordenadores um projeto amplo para o dia das crianças em outubro.

Como Contribuir

Conforme João, o grupo aceita doações de maquiagens em geral, bexigas, brinquedos para fazer bolhas de sabão, nariz de palhaço e chaveiros personalizados (utilizados como brindes pela ajuda que as pessoas derem à instituição), serviços de impressão (banner, adesivos, folders, para ajudar na divulgação do trabalho), e camisetas personalizadas (para os próprios integrantes do grupo e para a comercialização, tendo o lucro revertido para as necessidades do grupo). Maiores informações pelos telefones (15) 9127 8567 (Fernando, (15) 9115 3143 (Fernanda), ou no site: www.dispostosaalegrar.net

.: Avenida Santa Cruz ganha novo trecho :.

Após a conclusão de uma travessia para veículos sobre um córrego e o início da pavimentação no primeiro trecho das obras, a duplicação da avenida Santa Cruz, na Zona Oeste, prossegue em outra frente. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), realiza serviços de terraplanagem e implantação de guias e sarjetas, da avenida Luiz Mendes de Almeida (altura da Vila dos Velhinhos) à rua Jordina do Amaral.
O primeiro trecho das intervenções compreende as ruas Moriza Seabra e Constituição e, além da pavimentação, aconteceu a construção de uma travessia em concreto sobre o “Córrego do Padre”, para a passagem de carros e veículos pesados.  O projeto inclui a construção de outras quatro passarelas semelhantes sobre os três córregos localizados ao longo da avenida.
A revitalização da Santa Cruz prevê sua duplicação em 2.600 metros, da avenida Américo Figueiredo (acesso ao Júlio de Mesquita Filho) à avenida Armando Pannunzio (altura do prédio da Justiça Federal), percurso com ciclovia, iluminação, paisagismo e arborização. A horta comunitária sob as linhas de transmissão da CPFL será revitalizada, em parceria com os produtores e o último trecho dos trabalhos fica entre as ruas Heitor de Azevedo Hummel e Gúscia Rothschield.

.: Dengue: aumentam casos da doença :.

Boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, no dia 22 de maio, informa que desde o início do ano a cidade registrou 249 casos de dengue, sendo 196 autóctones (contraídos na cidade) e 53 importados (cuja contaminação ocorreu em outras localidades).
Desde o dia 26 de abril, por orientação do laboratório do Instituto Adolfo Lutz (da Secretaria de Estado da Saúde), os testes realizados no Lamac de Sorocaba são considerados conclusivos para a confirmação dos resultados de dengue. Antes disso, os testes estavam sendo utilizados para agilizar as prováveis confirmações de casos e assim direcionar as ações de bloqueio realizadas nos bairros com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus da dengue.
As ações de combate à doença foram intensificadas desde meados de abril quando o estado de atenção contra a dengue foi declarado em Sorocaba. A Defesa Civil e 52 agentes comunitários de saúde foram convocados para reforçar as equipes, um helicóptero foi usado para identificar grandes criadouros do mosquito transmissor e um arrastão foi promovido, no dia  05 de maio, em regiões que tem a maior concentração de casos confirmados. Essas são algumas das ações estratégicas adotadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, Saúde Coletiva, Seção de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica.  

População deve colaborar para evitar epidemia

Apesar dos apelos da Zoonoses de Sorocaba, bem como dos meios de comunicação, mais de 80% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue são encontrados pelos agentes  dentro das residências.
O secretário da Saúde, Milton Palma, reforça que a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde e da Defesa Civil, não mede esforços para tentar evitar o agravamento do quadro, mas os sorocabanos precisam colaborar e colocar em prática as medidas de prevenção, repetidamente divulgadas, eliminando os criadouros para reduzir a população de mosquitos na cidade.

.: Wanel Ville terá Centro de Saúde :.

Um Centro de Saúde será construído pela Prefeitura de Sorocaba no Wanel Ville, segundo informações da Secom (Secretaria de Comunicação). O início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano. Já o término ocorrerá entre 10 a 12 meses.
A nova unidade será erguida em um terreno de aproximadamente 3.033,04 m², situado entre as ruas Alexandre Caldini, Márcio Santos Flores, e Encarnação Garcia Sanches. 
Reunindo 1.049,17 m², o novo Centro de Saúde abrigará 52 dependências, oferecendo ações de Atenção Básica, como prevenção, promoção e recuperação da saúde aos bairros Wanel Ville , Parque Esmeralda, Jardim Ipiranga, Jardim Abatiá, Parque Manchester, além de outros bairros em torno do CS.
A Secretaria de Saúde estima que a unidade realizará uma média de 7.500 atendimentos por mês.

.: Vacinação contra a Hepatite B nas escolas :.

Epidemiológica de Sorocaba, por meio dos 27 Centros de Saúde da cidade, dá continuidade neste mês de junho à campanha de vacinação dos jovens de 10 a 19 anos, contra a Hepatite B. A campanha começou em abril e está sendo realizada em todas as escolas públicas da cidade que possuem alunos dentro da faixa etária indicada para a imunização. A estratégia de levar a vacina às escolas foi adotada devido à baixa cobertura vacinal para Hepatite B e à dificuldade de levar os jovens aos Centros de Saúde para a vacinação.
Cada Centro de Saúde da cidade está desenvolvendo sua própria programação para a campanha, visitando as escolas da sua região de atuação, conforme explicou a enfermeira responsável pelo setor de Imunização da VE de Sorocaba, Ângela Monteiro Moraes. Como a imunização contra a Hepatite B depende da aplicação de três doses da vacina e para evitar que as doses
de reforço coincidam com os períodos de férias, a Vigilância Epidemiológica sugeriu dois cronogramas de vacinação às unidades de saúde, com a primeira dose aplicada durante o mês de abril ou durante o mês de maio.
As escolas que tiveram a primeira dose administrada em abril foram visitadas novamente em maio ou serão em outubro para doses de reforço. Já as escolas que tiverem a primeira dose aplicada em maio, serão visitadas em junho e em novembro para dar prosseguimento à vacinação. “Os alunos menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos pais para serem vacinados,” explica Ângela, lembrando que o aluno também precisa levar a caderneta de vacinação.  A estimativa da Vigilância Municipal é atingir cerca de 35 a 40 mil estudantes, com as três doses da vacina até o final do ano.

.: Atividades do Território Jovem :.

Uma série de atividades, incluindo cursos e shows, voltados aos jovens, com idades a partir de 15 anos, estão sendo promovidas pelo Comitê Intersetorial da Juventude (Cijuv) no Território Jovem, situado no Jardim Ipiranga.
Iniciados no mês de abril, os cursos de Técnicas de Dança (Dança Folclórica Árabe), Auxiliar de Escritório, e Confecção de Bonecas de Pano, contam com um total de 90 alunos, sendo as aulas realizadas uma vez por semana.
Já no mês de maio tiveram início os cursos: Orientação para o Mercado de Trabalho, Você Está na Moda?, e Bordado e Roupa Personalizada, envolvendo cerca de 80 participantes.
A coordenadora da Pastoral do Menor, Maria de Lourdes Paula da Silva, informa que as aulas têm duração de dois a três meses, sendo que ao término novos cursos serão iniciados. “Os jovens das proximidades devem ficar atentos, pois, o Território realizará cursos constantemente”, informa acrescentando que as vagas, após a abertura, são rapidamente preenchidas.
Os cursos, promovidos pelas secre-tarias das Relações do Trabalho (Sert) e Cidadania (Secid) e Saúde, estão inseridos no Programa Incuba-dora Jovem, e têm como objetivo criar uma nova perspectiva de ação comunitária, para atender as necessidades dos jovens do Ipiranga e imediações.

Dança Folclórica Árabe

Um dos destaques do Território Jovem é o curso de Dança Folclórica Árabe, ministrado, por meio da Secretaria da Saúde, pela professora e bailarina Cyra Gagliardi. Com idades que variam de 7 a 17 anos, 50 alunas praticam as aulas, que segundo a professora, conferem benefícios para a musculatura, postura, circulação, melhora na auto-estima, e evolução física e espiritual. “A dança árabe é totalmente ligada à mulher, trazendo vantagens que podem ser conferidas até mesmo durante o parto e a menopausa”, explica. 
As meninas de acordo com ela, além de aprenderem as técnicas, ainda conhecem a cultura, a história, a geografia, os sons e as vestimentas típicos de cada região do oriente. O Território Jovem fica na av. Elias Maluf, nº 1080. Telefone: 3221-3081

Novos Cursos

Mais dois novos cursos serão promovidos no Território para jovens de 15 a 29 anos: Violão Básico para Iniciantes e “Móveis com Material Reciclado.” O primeiro será ministrado às quartas-feiras, das 18h às 19h, pelo professor Anacleto Junior, e terá a duração de seis meses. As inscrições serão recebidas até o dia 5 de junho. Já o segundo será ministrado pela professora Ana Duarte e terá a duração de um mês, com aulas às quartas-feiras, das 14h às 17h, tendo início no dia 13 de junho. São 20 vagas disponíveis, promovidas pela Secretaria da Cidadania (Secid). As inscrições serão recebidas até o dia 12 de junho.
Haverá também um encontro de jovens compositores, denominado “Sorosamba”, que acontece às 4ª feiras, das 19h às 20h30, com entrada franca aos interessados.

Atendimento ginecológico para adolescentes

O Território Jovem oferece também serviço de atendimento ginecológico para a faixa etária de 10 a 19 anos, primeiramente.  O atendimento será feito pela médica Cristiane Anicef Leite, da Secretaria da Saúde (SES), todas as terças-feiras das 7h às 11h. As consultas são gratuitas e devem ser agendadas pelo telefone 3221-3081, ou pessoalmente na Av Elias Maluf 1080. Para realizar esse atendimento, foi montado um consultório equipado com toda a infra-estrutura necessária para a realização de  exames básicos na área ginecológica.
Paralelamente a esse atendimento, está em andamento um trabalho de grupo com jovens, realizado por enfermeiras e auxiliares de enfermagem da Secretaria da Saúde. Todas as sextas-feiras das 14h às 16h, essa equipe se reúne com os jovens para trabalhar questões de saúde, usando dinâmicas especiais.

.: Nova sede da AMAS no Wanel Ville :.

Entidade precisa de doações para concluir primeira fase das obras e ampliar o atendimento

Para finalizar a primeira etapa das obras da nova sede, iniciada em junho do ano passado, no Wanel Ville, a AMAS (Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba) está precisando de doações. Conforme a diretora da entidade Jeane Pereira Collaço, a construção está em fase de acabamento, sendo necessários revestimentos e outros materiais específicos, além de mão-de-obra orçada em R$12.500,00.
A conclusão de parte da sede, segundo ela, irá possibilitar a ampliação da capacidade de atendimento, já que a entidade conta com uma lista de espera de aproximadamente 50 pessoas de Sorocaba e 40 de cidades da região. “Não temos prazo para inaugurar as instalações e abrir novas vagas já que dependemos de doações”, diz acrescentando que a entidade tem um alto custo para manter as ações já que envolve o trabalho de diversos profissionais.
Reunindo 200m2, a primeira fase conta com 4 salas destinadas ao atendimento clínico, uma sala para a realização de atividades e 2 banheiros . Já a segunda etapa reunirá salão para atividades, refeitório e cozinha. No total as obras contarão com quatro fases, sendo que na última o prédio passará a englobar piscina, local para ecoterapia e ainda residência para os assistidos, somando 600m2.
A nova sede, segundo o presidente, Celso Leuzinger Humaytá, será voltada ao atendimento dos jovens e adultos, já a instalação atual, localizada no Jardim Vera Cruz, será destinada a alfabetização das crianças.

O trabalho

Com a finalidade de incluir o autista na sociedade a AMAS promove assistência terapêutica, médica e pedagógica, atividades lúdicas e recreativas a aproximadamente 43 assistidos com idades de 4 a 33 anos. Uma equipe formada por 45 funcionários, entre eles, médicos, terapeutas ocupacionais, professores e monitores, acompanham o desenvolvimento dos autistas. Além dos alunos matriculados, a AMAS ainda presta atendimento clínico uma vez por semana para autistas de toda a região.
O trabalho da associação é desenvolvido por meio de recursos próprios, obtidos através de doações, sócios contribuintes, realização de eventos e uma verba mensal repassada pela Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria da Educação.

Como ajudar

Os interessados em contribuir com a AMAS ou agendar uma visita poderão entrar em contato pelos telefones 33344400/33344449. A entidade fica na rua Nova Odessa, 201, Jardim Vera Cruz.

.: Escola do Wanel Ville já está em funcionamento :.

Apesar de não haver data prevista para a inauguração oficial, a nova escola do Wanel Ville já está em funcionamento. As aulas foram iniciadas no dia 5 março, sendo os alunos provenientes da E.M. “Prof. Benedicto José Nunes” (Parque Esmeralda) e E.M. “Prof. Irineu Leister” (Jardim Ipiranga). Há também crianças do bairro Wanel Ville e adjacências que ingressaram na 1ª série do Ensino Fundamental em 2007 e alunos da Educação Infantil. As obras da escola já estão finalizadas, faltando apenas a conclusão da unidade do Sabe Tudo (um espaço de lazer, conhecimento e cultura, que oferecerá um centro de inclusão digital com cursos de informática e acesso à internet, gratuitos à população).

.: Grupo de auto-ajuda na Casa do Caminho :.

O Grupo Conviver (Comunidade Vida Valorizada) promove na sede do Núcleo de Atendimento Fraterno Casa do Caminho, um trabalho de auto-ajuda para tratamento dos efeitos de dependência química. As reuniões abertas aos interessados acontecem todas as terças no horário das 19:30 às 21:30.  A Casa do Caminho fica na rua Dr. José Stilitano, 361, Ouro Fino.
O Núcleo Casa do Caminho assiste cerca de 107 crianças e adolescentes com idades que variam de 4 a 16 anos, por meio de um trabalho de integração social baseado na moral cristã.

.: Sabe Tudo do Jardim Ipiranga é inaugurado :.

A unidade do Sabe Tudo da E.M. Irineu Leister, no Jardim Ipiranga, foi inaugurada, no dia 24 de maio, pelo prefeito Vitor Lippi. A cerimônia contou com atividades culturais realizadas pelos alunos, além da presença de vários secretários municipais e vereadores. O novo centro de inclusão digital oferece cursos de informática, acesso à internet em banda larga, espaço para a leitura de livros, jornais diários, revistas de informação e entretenimento para a comunidade.
O programa foi iniciado pela Prefeitura em outubro do ano passado, com a entrada em funcionamento da unidade da Escola Municipal “José Mendes”, no Jardim Hungarês. Outros 16 centros se encontram em fase final de construção, número que deve chegar a trinta até o final de 2008.

Espaço de cidadania

Ocupando uma área total de 200 metros quadrados, o prédio do Sabe Tudo, anexo a escola, apresenta um design moderno e arrojado. Sua estrutura inclui um mirante com vista panorâmica para o bairro, espaço para leitura e área confortável, onde ficam instalados os computadores para uso do público. Para o gerenciamento do programa, a Prefeitura mantém um convênio com a ONG “Projeto Pérola”, responsável pela mão-de-obra qualificada, material didático e aplicação das aulas e dos cursos de informática.
O Sabe Tudo também possui um monitoramento permanente, além de uma tecnologia que inibe o acesso a sites impróprios, para segurança dos usuários. Já em relação à leitura, a unidade oferece jornais do dia, revistas de circulação nacional e um acervo variado de livros. Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) a Prefeitura realizou um investimento de R$ 300 mil por unidade.

Benefícios

Alunos e funcionários da E.M. Irineu Leister já vêem os benefícios que a unidade trará tanto à escola, quanto à comunidade. Para Abdiel Carvalho Reis Filho, de 10 anos, o acesso aos computadores, fora do período escolar, irá reforçar o aprendizado. “Vou poder treinar mais a tabuada”, acrescenta. Felipe Augusto de 9 anos, diz estar satisfeito, já que é fanático por leitura, e agora poderá ler gibis. Igualmente, Franciele Cristini Gomes de Souza, de 10 anos, irá ao Sabe Tudo todos os dias, inclusive aos sábados, para ler jornais, revistas e livros. “Gosto muito de ler. E também vou trazer meu primo de 23 anos para que ele possa aprender informática”, conta.
A diretora da Irineu Leister, Vera Aparecida Rodrigues de Lima, comenta que o Sabe Tudo será um importante espaço de lazer, conhecimento e cultura, que possibilitará incrementar o trabalho realizado em sala de aula, através de pesquisas na internet e acesso aos jornais, revistas e livros. “Vamos poder inserir os alunos em uma nova realidade”, comenta.
Conforme a vice diretora, Edna de Jesus Teles Oliveira, a instalação do Sabe Tudo no Jardim Ipiranga, demonstra que o bairro atingiu uma considerável evolução. “Todos ganham com a implantação deste centro de inclusão digital, inclusive a comunidade que até então não tinha acesso a informatização, conclui.
O Sabe Tudo da escola Irineu Leister fica na rua Odete Nanci Giraldi, nº 67, Jardim Ipiranga.

.: Dicas para surpreender no Dia dos Namorados :.

Não importa o tempo de convivência, a idade ou as diferenças. O importante é caprichar nos preparativos para que a comemoração do Dia dos Namorados seja surpreendente. Acertar o presente, preparar um jantar e caprichar na produção são dicas que podem tornar a data ainda mais romântica e agradável.
Para quem namora há pouco tempo o importante é observar os gostos e a personalidade da pessoa. Caso tenha dúvidas na hora da escolha vale pedir uma dica para alguém da família ou até mesmo levar o namorado (a) para escolher o próprio presente. Quem convive há mais tempo, fica mais fácil decidir o que comprar já que o dia a dia ajuda a identificar o que a pessoa está precisando ou gostaria de ganhar. Mas, mesmo assim é importante observar o perfil e as preferências da pessoa que irá receber o presente. Lojas de roupas, calçados, acessórios, bijuterias, perfumaria, cestas, buquês, bichos de pelúcia, além das especializadas em produtos artesanais podem ser encontradas na região.
Um jantar, para os mais românticos, é uma boa opção. Solte a criatividade e a emoção: vinho, flores e até mesmo velas para decorar o ambiente. Quem gosta de praticidade poderá preparar um lanche, um filme com pipocas, ou festejar a data em uma pizzaria restaurante, ou lanchonete da região, pois, o que vale é estar junto, neste dia especial.
Outra dica importante é caprichar no visual. Invista em acessórios, perfumes, maquiagem, enfim tudo o que a criatividade permitir para que o momento a dois seja inesquecível. 

Como surgiu o Dia dos Namorados?

A comemoração mais romântica do calendário surgiu na Europa, em homenagem ao padre romano Valentino. A história conta que no ano 270 a.C. o Imperador Romano Cladius II proibiu a realização de casamentos, pois, precisava de soldados para a guerra. Por desobedecer às ordens e continuar promovendo matrimônios, o padre foi preso. Enquanto esperava sua execução Valentino se apaixonou pela filha cega do carcereiro que acabou recuperando a visão. O fato foi atribuído como um milagre, mas nem por isso Valentino deixou de ser executado. Portanto, na Europa, o dia 15 de fevereiro acabou se transformando no dia dos namorados (Valentine’s Day) em homenagem ao padre.

No Brasil a data está ligada a Santo Antônio

A data no Brasil tem origem bem menos romântica. Criada em 1950 pelo publicitário João Dória, a comemoração visava um aumento nas vendas, trazendo um slogan de apelo comercial que dizia “não é só com beijos que se prova o amor”.
O dia 12 de junho foi escolhido pela campanha por ser vésperas do dia de Santo Antônio, conhecido como Santo casamenteiro.

.: SPASO promove trabalho de proteçãoe respeito aos animais :.

A SPASO (Associação Protetora dos Animais de Sorocaba), localizada no Jardim Itanguá II, desenvolve um trabalho que consiste no atendimento a denúncias de maus tratos, esterilização (castração), atendimento médico veterinário a animais atropelados ou abandonados, e doações de cães e gatos.
Conforme explica a presidente da SPASO Rosmira Osmari Ribeiro, as ações, realizadas em toda a cidade de Sorocaba, são voltadas a animais de pequenos portes (cães e gatos) machucados, atropelados, fêmeas prenhas, ou ainda filhotes abandonados nas ruas.
Para atender as denúncias, em média 800 por mês, a associação conta com um veículo, um funcionário e dois voluntários. Nos demais serviços, atuam ainda cinco funcionários, além dos voluntários que compõe a diretoria.

Abandono é crime

Além das ações desenvolvidas, a SPASO promove um trabalho de conscientização e orientação a respeito da castração, posse responsável e incentivo a denúncias. “As pessoas devem denunciar casos, onde o animal é exposto à violência, sofrimento, e dor, a fim de que o responsável seja punido”, esclarece informando à população que abandono e maus tratos são considerados crime pela Lei Federal 9605/98.
Já o trabalho de divulgação a respeito da castração é desenvolvido no sentido de procurar controlar o crescimento da população canina e felina de rua.

A associação
 
Fundada há 20 anos, a SPASO é uma associação particular que obtém recursos através de associados, doações e uma subvenção da Prefeitura de Sorocaba.
Atualmente, cerca de 100 animais são mantidos no local a espera de um lar. “Quem quiser adotar cachorros ou gatos, leva para casa animais recuperados clinicamente”, diz. De acordo com ela, o custo para manter os animais é alto, já que são consumidas cerca de 1 tonelada de ração por mês.
A SPASO também mantém parceria com o Colégio Tableau, na realização de campanhas de conscientização, feiras de doações e o trabalho de estagiários na associação. A presidente também informa que a SPASO está aberta a parcerias com veterinários visando a esterilização dos animais, sendo os medicamentos cedidos pela associação. Doações de material de limpeza, ração, jornal e papelão estão sendo aceitas pela SPASO.

Animais perdidos

 Segundo Rosmira pessoas que perderam algum animal também poderão visitar a SPASO, a fim de tentar reencontrá-lo. “Muitas vezes recolhemos animais que se perderam, portanto, alertamos aos donos para que venham procurar o cão ou o gato na entidade”, diz. Quem deseja adotar ou ainda procurar um animal perdido poderá visitar a SPASO, de segunda a sexta, no horário das 8 às 18, que fica na rua Hortência Soares do Amaral, 226, Jardim Itanguá II. Já as denúncias podem ser feitas através do telefone: 3321-2139.