.: Matérias Wanel Ville 18 :.
 
.: Editorial :.

Percorrendo as principais avenidas da Zona Oeste, é possível notar a grande transformação ocorrida em tão pouco tempo.
No início do nosso trabalho, quando as obras executadas na região eram ainda projetos, não imaginávamos que o progresso e a modernidade se instalariam tão rapidamente, alterando o cenário urbano, mudando hábitos e melhorando a qualidade de vida dos moradores.
Duplicação das avenidas Santa Cruz e Elias Maluf, interligação da Av. Paulo Emanuel de Almeida com a General Osório, ciclovias, paisagismo incluindo imponentes palmeiras e extensos gramados, prédio do Território Jovem, nova escola do Wanel Ville, etc. Obras grandiosas que encurtam trajetos, valorizam imóveis e beneficiam milhares de pessoas.
E o progresso não pára por aí! Construção de um terminal de transferência de passageiros no Jardim Ipiranga, unidade pré-hospitalar na Av Gal Carneiro, revitalização e ciclovia na Av Américo Figueiredo, juntamente com sua duplicação a partir do Jd Sta Bárbara, em breve farão parte da região. Isto tudo mostra que esta administração municipal veio beneficiar, principalmente, a Zona Oeste.
Bairro em Foco vem acompanhando este crescimento, noticiando o progresso e fazendo parte desta rápida expansão. Completamos três anos de atuação, marcados pelo trabalho, dedicação e orgulho de estarmos inseridos nesta região. Os cumprimentos não são para nós, mas para a Zona Oeste que nos tem acolhido e proporcionado avançar cada vez mais.
Acompanhamos cada passo das inovadoras e modernas transformações; e continuaremos caminhando com muita satisfação juntamente com o progresso.

O editor

.: Professora do Wanel Ville ensina inglês movida por paixão e entusiasmo :.

A motivação, a paixão e o entusiasmo por um idioma marcaram não apenas a carreira como também a vida de uma profissional. Professora de inglês e secretária bilíngüe, Nanci Catarina Rodrigues, domina o inglês há trinta anos, transmitindo-o com muita dedicação para aqueles que têm vontade de aprender o idioma.
Toda a afinidade levou Nanci a viajar por diversos países do globo
terrestre em busca do aprimoramento, pesquisas e conhecimento sobre a história e cultura dos povos que têm o inglês como idioma. Movida pela experiência e dedicação Nanci desenvolveu um método próprio de ensino transmitido com a utilização de técnicas diferenciadas.
Com o propósito de obter um material didático eficiente, a professora visitou escolas públicas e particulares nos EUA. “Voltei carregada de livros, conhecimentos e é claro muitas amizades”, conta.


Segundo ela, ensinar o idioma, e acompanhar a expansão do conhecimento dos alunos é uma grande satisfação, já que o processo de ensino /aprendizagem é uma troca constante de experiências.


Método diferenciado

Para estimular os alunos, Nanci aplica métodos diferenciados capazes de garantir um maior aprendizado, desenvolver o raciocínio e a criatividade. “Uso um método próprio por alavancagem emocional, isto é, ensino o inglês como ele é na vida real, usando as emoções e raciocínio dos alunos para impulsionar o processo de aprendizagem”.
Durante as aulas são desenvolvidas atividades com figuras, músicas, jogos, dinâmicas de grupo, vídeos, performances, exercícios de fonética e conversas on-line com estrangeiros. “Explico o porquê das regras, e também estimulo a conversação entre os alunos para que percam a timidez em pronunciar o idioma”, esclarece. Além das técnicas, a professora também trabalha com temas relacionados à geometria, matemática, astronomia, geografia, e história da língua dos povos que falam inglês. “Preparamos os alunos também culturalmente para que falem corretamente e com conteúdo, acrescenta.As aulas também contam com a visita de estrangeiros, incentivando a conversação e o conhecimento dos diferentes tipos de sotaques.
Nanci também menciona que estimula nos alunos valores morais, instigando-os a buscar atitudes nobres e justas, a responsabilidade e a conscientização.

Inglês profissional

As aulas ministradas por Nanci são voltadas para pessoas que buscam crescimento profissional, facilidades no dia a dia da empresa, aperfeiçoamento para entrevistas, reuniões e viagens, e também para aqueles que têm vontade própria de aprender o idioma.
Formado pelos níveis básico, intermediário e avançado, o curso tem duração que varia de acordo com o esforço de cada um. As turmas contam com 7 alunos, que freqüentam o curso durante 2 horas e meia semanais.

Ambiente preparado com carinho

A paixão pelo idioma, também estimula a professora em pequenos detalhes que fazem a diferença, destacando-a tanto no Wanel Ville como em toda a cidade. Na sala de aula, a decoração foi elaborada com temas e objetos específicos, muitos trazidos dos países que visitou, proporcionando o bem-estar e estímulo para o aprendizado dos alunos.
Para completar a harmonia do ambiente, Nanci montou uma cozinha, ao lado da sala de aula, decorada com igual dedicação e carinho, onde os alunos têm direito a um delicioso “coffe-break.” “Peço para que denominem em inglês os comes e bebes, antes de saborearem o lanche”, conclui.
Os interessados em realizar uma visita poderão entrar em contato através do telefone 3202-8643 (R. Guinéia B. Ortega, 63, Wanel Ville).

.: Revitalização e duplicação de avenidas trazem progresso à Zona Oeste :.

Secretário da Juventude Antônio Carlos Bramante e palestrantesA Prefeitura de Sorocaba inaugurou no dia 26 de fevereiro, as obras da avenida Elias Maluf que incluíram duplicação, construção de 1.140 metros de ciclovia, uma rotatória de acesso à avenida Américo Figueiredo, arborização e paisagismo, em uma área total de 9.125 metros quadrados.
A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) duplicou a Elias Maluf em 1.140 metros, entre a rua “A” do Jardim Ipiranga e a rua Estado de Israel (antiga rua “15” do Jardim Abatiá), além de recuperar o asfalto da pista original, com micropavimento. Já as melhorias paisagísticas resultaram no plantio de 253 mudas de árvores, de espécies variadas, gramado e arbustos em dois canteiros centrais, ciclovia, três praças e calçadas da avenida e ruas transversais. As novas praças, localizadas no caminho em direção à avenida Américo Figueiredo, somam dez mil metros quadrados.

Semáforo

Um semáforo será implantado no cruzamento das avenidas Paulo Emanuel de Almeida e Elias Maluf. A Secretaria de Transportes (Setran) informa que depende de pequenos ajustes geométricos no local para a implantação da sinalização semafórica, assim como a adequação de calçadas, passarelas e outros dispositivos de segurança. A Setran esclarece que tais intervenções deverão ser programadas o quanto antes junto com a Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) para a execução do serviço.

Obras são iniciadas na
avenida Santa Cruz

Iniciada no dia 16 de janeiro pela Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), a duplicação da avenida Santa Cruz, além de desafogar o trânsito da região, também será mais uma rota alternativa de tráfego entre o Centro e a Zona Oeste, vindo beneficiar cerca de 80 mil pessoas.
O projeto compreende a duplicação da Santa Cruz entre a avenida Américo Figueiredo (do acesso ao bairro Júlio de Mesquita Filho) à avenida Armando Pannunzio (próximo à Justiça Federal). Já as melhorias incluem a duplicação da pista e a construção de ciclovia, em 2.600 metros, a implantação de pontes sobre os córregos que passam pelo local e intervenções paisagísticas.

Modernização e progresso

Para o comerciante do Wanel Ville, Samuel Berto da Silva, após o término da obra, os moradores da região do Central Parque, Jardim São Paulo e adjacências, terão acesso ao comércio do Wanel Ville já que vão se deslocar das avenidas Santa Cruz à Paulo Emanuel de Almeida. “Muitos moradores daquela região não conhecem nosso bairro. Agora com a interligação vão passar por aqui e poder prestigiar nosso variado setor comercial”, diz.

Ele ainda comenta que a obra, além de trazer progresso e modernidade, será mais uma opção de acesso à região central, complementando a interligação das avenidas General Osório e Paulo Emanuel de Almeida, e a duplicação da avenida Elias Maluf. Os moradores do Parque Manchester também estão animados, como é o caso de Carlos Eduardo e Lourenço, residentes na rua Diva M. Ravacci, que vêem no progresso uma ótima oportunidade de valorização dos imóveis próximos à duplicação. Segundo eles, a tendência é que as casas irão ceder espaço aos estabelecimentos comerciais, aumentando o valor de venda das residências.
Já a horta comunitária do Jardim São Marcos não sofrerá mudanças devido à duplicação. “O prefeito garantiu que vamos ficar”, conta o responsável pela horta Benedito de Oliveira, lembrando que a Prefeitura, em parceria com os produtores, proporcionará melhorias à horta, como a padronização do alambrado.

Avenida Mário Covas

As obras da futura avenida Governador Mário Covas também foram iniciadas pela Prefeitura no dia 12 de fevereiro. Com 1.100 metros de extensão, ela interligará as avenidas Afonso Vergueiro e General Osório, contribuindo para desafogar o trânsito, principalmente nas proximidades do Colégio D. Aguirre. A nova avenida se iniciará no cruzamento entre a Afonso Vergueiro e a rua Humberto de Campos, seguirá no sentido da rua Pército de Souza Queirz, até terminar no prolongamento da General Osório (após o trevo de acesso à Vila Helena).

.: Escola do Wanel Ville terá teatro :.

Ronildo Ferraz A escola municipal de Ensino Fundamental e Infantil que está sendo construída no Wanel Ville II, pela Secretaria de Obras e Infra-estrutura Urbana (Seobe), terá um teatro com capacidade para 250 pessoas.
Com 320 metros quadrados, o teatro que também poderá ser utilizado pela comunidade, reunirá camarim, palco, platéia, banheiros masculino e feminino e também banheiros adaptados para deficientes.

A inauguração do teatro ocorrerá juntamente com a da escola, assim que as obras estiverem totalmente concluídas.
Em fase de acabamento, a escola do Wanel Ville terá capacidade para atender 420 crianças do Ensino Infantil e 840 de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.
Dispondo de 5.500 metros quadrados a escola abrigará 16 salas de aulas, biblioteca, play-ground, quadra poliesportiva coberta, além de uma unidade do Sabe Tudo que oferecerá acesso gratuito à internet para a população.

.: Pastoral do Menor do Ouro Fino participa do Projeto Caminhada :.

As crianças atendidas pela Pastoral do Menor do Ouro Fino estão participando do Projeto Caminhada promovido pelas Secretarias Municipais da Saúde, Educação, e Esportes e Lazer.
A atividade ocorre todas às quartas-feiras no horário das 7:30 às 8:30, no Parque Municipal Ouro Fino, sob a supervisão da enfermeira do Centro de Saúde do Jardim Simus, Dulzira Espíndola Ribeiro.
De acordo com a coordenadora da Pastoral, Ivone Siqueira de Oliveira, 78 crianças de 4 a 12 anos, que freqüentam a entidade no período da manhã, praticam a atividade, que também conta com exercícios de alongamento e orientações a respeito dos benefícios conferidos pela caminhada. “Proporcionar qualidade de vida e fazer com que as crianças incorporem a atividade posteriormente no seu cotidiano é o principal intuito do projeto”, comenta.

Preservação do meio ambiente

Juntamente com a caminhada é promovido com as crianças um trabalho de preservação do meio ambiente aproveitando a área verde em que estão inseridas. “Elas observam pegadas, sons e a presença dos animais, de modo a se interagirem com o meio ambiente”, explica. As crianças ainda recebem explicações sobre aquecimento global, preservação dos recursos naturais e reciclagem.

Festa de Páscoa

Para comemorar a Páscoa, a entidade estará promovendo um almoço festivo para as crianças assistidas no próximo dia 4 de abril.
Segundo Ivone, a Pastoral do Ouro Fino está aceitando doações de chocolates. Os interessados em contribuir poderão se dirigir a Pastoral, situada a rua José Stilitano, 620, Ouro Fino, ou entrar em contato pelo telefone 9104-3061.
O núcleo da Pastoral do Ouro Fino atende 150 crianças de 4 a 12 anos, no salão comunitário da Igreja Santa Maria Madalena. Em horário oposto ao escolar, os assistidos participam de atividades lúdicas, sócio-educativas, esportivas e reforço escolar, visando a integração social.

.: Prefeitura inaugurou “Território Jovem" :.

O “Território Jovem”, novo espaço público destinado aos jovens do Jardim Ipiranga e imediações, foi inaugurado pela Prefeitura no dia 15 de fevereiro. Na cerimônia de abertura estiveram presentes o prefeito Vitor Lippi, o secretário da juventude, Antônio Carlos Bramante, vereadores e líderes das entidades participantes que trabalham com jovens.
Instalado na avenida Elias Maluf, s/n, em frente ao Jardim Ipiranga, o local abrigará uma série de atividades desenvolvidas pelo comitê intersetorial da Juventude (Cijuv), coordenado pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv).
Em entrevista concedida ao Jornal Bairro em Foco, Bramante comentou que o espaço, destinado aos jovens de 15 a 19 anos, será utilizado para o desenvolvimento de atividades variadas, como, artes, lazer, e esportes, além do Programa “Primeira Chance”.

O prédio

Com paredes decoradas e cores vivas, a fachada do prédio foi desenvolvida por jovens participantes do Projeto Grafite, da Sejuv. Localizado em uma área de 1.081 metros quadrados, o prédio já foi utilizado pela comunidade do Jardim Ipiranga, mas estava desocupado há alguns anos. Dos 300 metros quadrados existentes, a reforma só aproveitou parte da alvenaria e da laje, e o ampliou em 66 metros quadrados. 
No interior foi construído um palco, fechado por uma porta de enrolar. Ele também pode ser visualizado de fora do prédio, pois as grades que fecham o espaço são removíveis. Além do salão principal e palco, a reforma ainda incluiu a construção de dois mini-camarins com sanitário, cobertura com isolante térmico, cozinha, sala da administração, depósitos térreo e superior, sanitários públicos (com adaptações para pessoas com necessidades especiais), estacionamento, jardim e iluminação externa. 

Programa “Primeira Chance”

O “Primeira Chance”, primeiro programa que está sendo realizado no local, vem desenvolvendo um trabalho de promoção social com 50 jovens, de 18 anos de idade, provenientes do programa “Agente Jovem”, desenvolvido pela Pastoral do Menor.
Conforme explica a coordenadora da Pastoral do Menor, Maria de Lourdes Paula da Silva, o projeto foi iniciado com a integração dos jovens e prossegue com a realização de palestras motivacionais de formação e cidadania, dinâmicas de grupo e debates, além de orientação vocacional, com o apoio de um psicólogo. “Os temas abordam auto-estima, carreira, valorização, e comportamento, visando ingressar o jovem no mercado de trabalho”, esclarece.

O programa também irá desenvolver cursos profissionalizantes, por meio do Projeto Incubadora Jovem, da Secretaria da Juventude, apoio escolar, auxílio no preparo de documentação e encaminhamento de currículos. As atividades acontecem em conjunto com a entidade “Bom Pastor”.

.: Centro de Saúde desenvolverá Projeto AcreditAção no Território Jovem :.

O Centro de Saúde do Júlio de Mesquita, através da Secretaria da Saúde em parceria com a Secretaria da Juventude, desenvolverá no Território Jovem o projeto AcreditAção.
Conforme explica o coordenador do centro, Dr. Pedro Roberto Mazon, o projeto será voltado a jovens com idades entre 15 a 25 anos, residentes no Jardim Ipiranga e bairros próximos.
Temas ligados a sexualidade, planejamento familiar, e doenças sexualmente transmissíveis, serão abordados através de dinâmicas de grupo, palestras, orientações, aulas áudio visuais e estandes. “As ações têm por objetivo diminuir os índices de gravidez não planejada, e doenças sexualmente transmissíveis, através da valorização do jovem”, explica.
Ele ainda adianta que futuramente o local contará com um consultório de ginecologia para atender e orientar os jovens, duas vezes por semana.

.: Cuidado a dengue está na casa ao lado! :.

Relatório Cumulativo da dengue 2006, na cidade de Sorocaba

Autóctones: Gerado dentro da cidade: 43 Casos
Importados: Gerado fora da cidade: 63 Casos
Positivos: 106
Notificados: 508
Descartados: 402
Aguardando resultado: 0

Casos
   
Júlio de Mesquita: 1 Importado
Santa Bárbara: 1 Importado
Jardim Ipiranga: 2 Importados
Jardim Abatiá: 1 Autóctone
Jardim Nova Esperança: 1 Importado
Jardim Arco-Íris:1  1 Importado
Jardim Vera Cruz: 2 Importados
Central Parque: 1 Autóctone
2 Importados
Márcia Mendes: 3 Importados
Jardim Simus: 1 Importado
Wanel Ville: 2 Importados
1 Autóctone
Parque Manchester:
Cidade Jardim:
Cerrado:
Mangal:
Vila Jardini:
Vergueiro:
Trujillo:
Angélica:
Jardim Sônia Maria:
1 Importado
1 Autóctone
1 Importado
1 Importado
5 Autóctones
1 Importado
3 Importado
2 Importado
1 Importado
.: Terminal de ônibus da Zona Oeste será construído ainda este ano :.

  O primeiro terminal de transferência de passageiros deverá ser construído ainda este ano pela Prefeitura de Sorocaba, no Jardim Ipiranga.
A área escolhida, de acordo com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom), faz parte do terreno localizado na entrada do bairro Júlio de Mesquita defronte ao Jardim Ipiranga. Já um segundo terminal será implantado na avenida Itavuvu, em local ainda não definido.

A infra-estrutura dos terminais ainda está em fase de projeto funcional, mas basicamente será uma área destinada aos usuários, com cobertura, podendo ser contígua ao sistema viário ou pertencente a ele, como no centro de uma avenida. A idéia inicial é que, nas proximidades das áreas de transferências, haja serviços de apoio ao cidadão.
Quanto ao início das obras a Prefeitura ainda não tem uma data definida. Já a previsão inicial de entrega é para final de 2007 e início de 2008.

Benefícios

Entre os benefícios que serão proporcionados pelos novos terminais de ônibus, o principal será a troca de coletivo pelo usuário, sem que precise pagar nova passagem; além de poder se deslocar de um bairro a outro sem ter que passar pelo centro da cidade.
Outra vantagem será a possibilidade de criação de novas linhas de ônibus, como por exemplo, uma que permita a ligação entre o Wanel Ville e demais bairros da Zona Oeste, e desta à Zona Norte, vindo atender pessoas que se deslocam entre essas áreas, principalmente a trabalho.

.: Casa do Cidadão será implantada na Zona Oeste :.
Uma inovação que irá beneficiar os moradores da Zona Oeste será implantada pela Prefeitura na mesma área que será construido o terminal de transferência. Trata-se da Casa do Cidadão, que oferecerá atendimento semelhante ao Poupatempo, mantido pelo Governo do Estado.
A Casa do Cidadão descentralizará serviços disponibilizados no Paço Municipal, como a retirada de documentação e segunda via, verificação e pagamento de impostos e contas de água, entre outros.
Os projetos do local, segundo informações da Secretaria de Comunicação (Secom), encontram-se na fase de estudos preliminares, que serão seguidas da elaboração de projeto executivo e orçamento, etapas anteriores à abertura de processo licitatório.
O início das obras ainda não tem uma data prevista. Já a previsão para a conclusão é entre o final de 2007 e o início de 2008.
.: Nova praça na avenida Elias Maluf :.
Para completar o novo cenário urbano da Zona Oeste, compreendido por duplicação, revitalização de avenidas, paisagismos e ciclovias, a Prefeitura de Sorocaba irá implantar uma nova praça na avenida Elias Maluf, em frente aoJardim Ipiranga.
A praça estará situada entre o prédio do Território Jovem e o espaço que será destinado à construção do terminal de ônibus do Jardim Ipiranga.
De acordo com informações da Secretaria de Obras e Infra-estrutura Urbana (Seobe) o início das obras, bem como a extensão da praça, ainda não estão definidos já que os projetos estão em fase de estudos.
.: Publicidades antigas: uma viagem no tempo :.

Dra. Carmen e Enfermeira Dulzira  Ao folhar os grandes e envelhecidos arquivos contendo jornais antigos experimentava a sensação de estar viajando no tempo. A cada página uma nova e emocionante descoberta, capaz de traduzir fielmente os usos, costumes e comportamentos de uma década passada. Em uma pesquisa realizada no arquivo do Jornal Diário de Sorocaba, foi possível viver a nostalgia da década de 70, através de matérias, e principalmente, das publicidades.
A noção das horas e do tempo presente se perdeu naqueles momentos, que permitiram vivenciar fatos, acontecimentos e costumes, os quais, às vezes, conhecemos apenas através das histórias contadas pelos mais antigos. Utilizando desenhos, ao invés de imagens fotográficas, os anúncios revelam o cotidiano de outrora.
Os que nessa década já viviam podem relembrar os fatos, talvez caídos no esquecimento; aos mais jovens, junto à emocionante descoberta, permanece a vontade de ter desfrutado a vida nesses anos incríveis.

A propaganda da famosa “Pizza na Pedra”, onde a pizza era servida em cima de uma pedra quente, que conservava a temperatura. Já o interior da pizzaria tinha formato de uma gruta. Repare que o anúncio tinha desenhos ao invés de fotos.

.: ASAC possibilita integração ao portador de deficiência visual :.

   Habilitar, reabilitar, e integrar o portador de deficiência visual à sociedade é o principal objetivo da ASAC (Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais).
Através de treinamentos e atividades específicas a entidade proporciona conhecimentos que possibilitam ao deficiente o desempenho de diferentes tarefas visando a autonomia psico-social.
A ASAC atende hoje, 120 pessoas, desde crianças com um ano de idade até idosos, provenientes de Sorocaba e região. “Os assistidos freqüentam a entidade uma vez por semana ou de acordo com as necessidades que apresentam”, explica a técnica
em orientação e mobilidade, Jeane Guedes M. Franco.

Atividades desenvolvidas

Auxiliados por diversos profissionais, os assistidos aprendem trabalhos variados capazes de proporcionar independência. Atividades cotidianas, como noções de higiene pessoal, afazeres domésticos e ainda trabalhos artesanais, incluindo a confecção de tapetes, cortinas, e bijuterias, são realizadas com o acompanhamento de uma terapeuta ocupacional.
O ensino de técnicas em orientação e mobilidade também faz parte do aprendizado. “Ensinamos inclusive o uso de bengalas e guias com o intuito de que a pessoa adquira independência em sua locomoção pelas ruas”, conta.
Uma coordenadora pedagógica atua na área escolar, com o ensino de braile e adaptação de material específico. Já uma psicóloga proporciona suporte emocional ao portador, e orientação para os familiares. Um curso de informática também é realizado pela entidade sendo ministrado por um deficiente visual.

Gincana

Em comemoração ao aniversário de fundação (21 de março de 1969) a ASAC irá promover uma gincana no dia 20 de março no horário das 13 às 16:30 hs. Os assistidos participarão de atividades nas ruas e no comércio local, tendo direito a brindes.
Jeane informa que a ASAC solicita a doação de brinquedos, cds, camisetas e bonés, entre outros itens adequados aos deficientes visuais.
A entidade é mantida através de recursos obtidos por doações, inclusive pelo sistema de tele-marketing. Os interessados em visitar ou contribuir com doações diversas podem entrar em contato através dos telefones 3232-2786/ 3013-3910. A entidade fica na rua Sete de Setembro, 344, Centro.

.: Lua de Cristal: espaço planejado para seus filhos :.
Pais que desejam um local diferenciado e seguro para o lazer dos filhos podem se dirigir ao Lua de Cristal Recreação, no Jardim Simus.
As instalações reúnem uma completa estrutura para recreação, como brinquedos, atividades pedagógicas, sala de tv, berçário, e refeitório, que oferece alimentação preparada no local, profissionais qualificados e ainda total segurança.
Voltado para crianças com idades entre 4 meses a 6 anos, o Lua de Cristal oferece horários flexíveis, de acordo com a necessidade dos pais.
Segundo a proprietária Renata Romano Idalgo, o local não é uma escola, mas uma excelente opção de lazer diferenciada, ou ainda uma boa alternativa para os pais deixarem os filhos.
Além de não cobrar taxa de matrícula, Lua de Cristal funciona também nos meses de julho e dezembro.
Lua de Cristal fica na rua Alameda dos Gladíolos, 323, Jardim Simus. Maiores informações pelo telefone 3217-7042 – 3013-6923.