.: Matérias Wanel Ville Edição Nº 17 :.
 
.: Editorial :.

Mais um ano chega ao fim, e com ele a certeza de termos cumprido nossas metas, nosso trabalho, com toda dedicação, empenho e honestidade. E quando paramos e olhamos tudo o que ficou para traz, temos a certeza de que atingimos e cumprimos muito mais que o planejado.
Nesta edição, última do ano, gostaríamos de agradecer a todos os que colaboraram com o nosso trabalho, ou seja, moradores, líderes de bairro, presidentes de entidades, diretores de escolas e órgãos públicos. Nossos agradecimentos também se dirigem aos parceiros comerciais que adquirimos ao longo do nosso trajeto. É uma grande satisfação contar não apenas com o apoio, mas com a amizade que construímos com aqueles que direta ou indiretamente participam do nosso trabalho.
As dificuldades surgidas durante o percurso não foram motivo para nos abater. Muito pelo contrário, a cada obstáculo renovamos a força e a vontade de seguirmos adiante. Desse modo, os problemas se tornaram desafios, que com muita vontade, empenho e dedicação, acabaram sendo vencidos.
O fracasso reside nas mãos inertes daqueles que não sabem lutar! O sucesso, portanto, é fruto da motivação, da vontade de superar as dificuldades e não se deixar abater por elas. 
No novo ano que se inicia, Bairro em Foco continuará trazendo em suas páginas, o resultado de um trabalho sério, que informa e auxilia os leitores.  Continuaremos, com grande satisfação e orgulho, em mais um ano, fazendo parte da história, crescendo e prosperando juntamente com a região.
Aos leitores, amigos e colaboradores desejamos um Natal repleto de luz, e um ano novo cheio de paz e saúde, e que possamos seguir informando, entretendo e auxiliando a todos da Zona Oeste.

.: Artesanato: boas opções para fugir do convencional :.

Objetos produzidos artesanalmente são uma ótima opção para presentear e decorar a casa, inclusive para quem quer fugir do convencional. Os produtos artesanais conferem criatividade, bom gosto, estilo, além de agregar um valor especial, já que as peças são produzidas uma a uma.
Para presentear, além de diferenciados, os produtos artesanais permitem uma personalização, já que podem ser confeccionados de acordo com as preferências do cliente.
Um presente produzido manualmente pode ainda revelar o carinho, não apenas do ato de presentear, mas também o empregado pelo artesão na confecção de cada produto.
Decorar a casa com abajures confeccionados com jornais, filtros utilizados para coar café e até manilha de cerâmica, tornam o ambiente agradável e diferenciado. “As técnicas empregadas são tão perfeitas que muitas pessoas não conseguem notar que foram utilizados estes recicláveis”, comenta. Outras opções são objetos elaborados com casca de ovo de avestruz e estátuas feitas com barro de cupinzeiro. “O barro que o cupim molda seu abrigo é resistente e leve, sendo utilizado para a fabricação de peças decorativas e utilitárias”, explica.

Brincadeiras Antigas

Brincadeiras e objetos antigos também são resgatados por meio do artesanato. Rita de Cássia Lopes Ramos, artesã e proprietária da loja Balaio D’arte Presentes Artesanais teve a idéia de confeccionar saquinhos utilizados em uma brincadeira antiga, conhecida como Cinco Marias. A brincadeira consistia em equilibrar nas mãos cinco saquinhos confeccionados em tecido, e preenchidos com arroz ou feijão. Ela conta que substituiu o enchimento dos saquinhos por bolinhas perfumadas. “Muitas mães e avós compraram os saquinhos para resgatar a brincadeira com as crianças”, conta.

Produtos Natalinos

Nada melhor que enfeitar a casa aderindo ao clima natalino. Guirlanda, Papai Noel em tecido, árvores decoradas com bolas, laços, e até balas de morango para agradar, principalmente, as crianças. Os produtos natalinos artesanais dão um toque diferenciado ao ambiente.
A Balaio D’arte Presentes Artesanais, que fica na Galeria do Salão Jô Cabeleireiro, rua Márcio Santos Flores, 117, Wanel Ville I. Telefone 3321-5207/ 9748-4100).

.: Munícipes têm até dezembro para negociar os débitos junto ao Saae :.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) recebe até o dia 28 de dezembro as solicitações dos munícipes que possuem débitos junto à autarquia e desejam se beneficiar do período de parcelamento facilitado, que permite uma negociação de até 60 parcelas, com entrada de apenas 5%.
  Os critérios estabelecidos pelo Ato do Saae que regulamentou essa ação determinam que para os débitos contraídos no ano de 2006, o parcelamento poderá ser feito em até dez vezes, com 5% de entrada; para os débitos contraídos a partir do ano de 2005, parcelamento em até catorze vezes, com 5% de entrada; para os débitos contraídos a partir do ano de 2004, parcelamento em até dezesseis vezes, com 5% de entrada; para os débitos contraídos a partir do ano de 2003, parcelamento em até dezoito vezes, com 5% de entrada; para os débitos contraídos a partir do ano de 2002, parcelamento em até 24 vezes, com 5% de entrada; para os débitos contraídos até 2001, parcelamento em até 36 vezes, com 5% de entrada, para o limite de R$ 3.000,00. Acima desse valor, parcelamento até 48 vezes para o limite de R$ 15.000,00 e acima desse valor, parcelamento em até 60 vezes.
   Para se beneficiar desse regulamento, o munícipe deve comparecer à central de atendimento da unidade central do Saae, localizada na avenida Pereira da Silva, 1.285, no Jardim Santa Rosália, que permanece aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O interessado deve apresentar uma conta de água e esgoto e documento pessoal e no caso de ser o locatário do imóvel, existe a necessidade da apresentação de uma procuração assinada pelo proprietário.

.: Curiosidades & Dicas :.

Você sabe para que serve aquele buraquinho no anel do lacre da lata de refrigerante? Serve para o canudinho não boiar. Ao abrir a lata volte o lacre para que ele fique em cima da abertura, e então coloque o canudinho.  


Dica



As pessoas, por engano, vivem levando suas canetas? Ao emprestá-las, fique segurando a tampinha. Inconscientemente, a pessoa irá procurar a tampa para fechar a caneta e guardá-la no bolso. Não achando a tampinha, ela irá lembrar e devolver a caneta.

.: Livro relata acontecimentos históricos de Pilar do Sul e Sorocaba :.

Acontecimentos históricos, recordações, figuras folclóricas, e até a natureza da cidade de Pilar do Sul são narradas no livro “Nascente das Águas”, publicado pelo escritor, poeta e historiador Jairo Válio.
A obra, auto-biográfica e histórica, é um relato sobre a cidade natal de Válio, desde sua fundação (1891)  até os dias atuais. Os textos são acompanhados pelos sentimentos do escritor diante dos acontecimentos da cidade, e dos fatos cotidianos. 
Fotos e documentos antigos de grande valor histórico, também enriquecem as páginas do livro. Além de acontecimentos políticos, o autor aborda fatos pitorescos, usos e costumes da época, lazer, cultura, esportes, a religiosidade do povo e ainda enaltece as belezas naturais do local, como, por exemplo, as cachoeiras, e a rica fauna da mata atlântica. A vida familiar do autor também ganha destaque, inclusive com páginas destinadas aos membros de sua família.
Um capítulo para Sorocaba também é reservado pelo autor, que retrata costumes, acontecimentos históricos, casarões antigos, e eventos esportivos, entre outros, a partir da década de 50. O livro, formado por 367 páginas, também traz um enfoque ao modernismo de ambas as cidades, incluindo a industrialização e as atividades estudantis.
O autor explica que a obra foi elaborada em um período de cinco anos, incluindo pesquisas realizadas com famílias tradicionais de Pilar do Sul. Já em relação à História Sorocabana, Válio consultou o acervo pertencente ao Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. “Foi um trabalho que exigiu muita dedicação e certamente em muito contribuirá como fonte de pesquisa para escolares, historiadores e leitores”, explica.
“Nascente das Águas,” editado pela Ottoni Editora, contou com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Pilar do Sul. O prefácio da obra é de autoria do escritor e historiador Geraldo Bonadio. Os interessados em adquirir um exemplar poderão entrar em contato com o próprio autor através dos telefones 3202-8611/ 9135-2592.

O autor 

Nascido em Pilar do Sul, Jairo Válio, mudou-se para Sorocaba ainda adolescente, a fim de estudar contabilidade, atendendo os desejos de seus pais.
Escritor, pesquisador e poeta, além de defensor do meio ambiente, Válio traz um profundo conhecimento sobre acontecimentos e fatos históricos. Redigiu muitas matérias referentes à destruição da natureza, e atualmente, escreve crônicas nos jornais Cruzeiro do Sul e O Jornal de Pilar do Sul. 
Em parceria com a Pastoral da Criança do Jardim Ipiranga, contribuiu na formação e desenvolvimento da Pastoral do Menor, onde até hoje trabalha como voluntário.
Válio foi também empossado, no último dia 2 de dezembro, como membro da Academia Sorocabana de Letras (ASL), ocupando a cadeira de número catorze. 

.: Caixa Econômica Federal inaugura agência na av General Osório :.

Moradores da Zona Oeste não vão mais precisar se deslocar até o centro da cidade ou a av. General Carneiro para utilizar serviços bancários. No dia 8 de dezembro foi inaugurada uma agência da Caixa Econômica Federal na av.General Osório.
A nova agência vem atender uma antiga necessidade da região, que até então não contava com serviços bancários próximos.
Por estar localizada na General Osório, principal via de acesso da Zona Oeste à região central, a agência beneficiará, principalmente, as pessoas residentes nos bairros  Júlio de Mesquita e Wanel Ville.
Para o dentista do Wanel Ville, Clauber J. Justi, a localização da agência trará vantagens inclusive em questão de tempo. “Vai ser bem mais rápido ir ao banco, já que a General Osório se interliga com a Paulo Emanuel de Almeida”, diz.
Segundo ele, a idéia deveria ser seguida por outras agências, pois, apesar do grande desenvolvimento comercial, a região não conta com serviços bancários. “Esperamos que essa seja a primeira, de muitas agências que poderão ser inauguradas na Zona Oeste”, finaliza.

.: Procon orienta consumidor para as compras de Natal :.

Aproveitando a chegada do mês dezembro, quando o comércio inicia seus programas para atrair clientes para as vendas de Natal e Ano Novo, a Prefeitura de Sorocaba, através do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon), orienta o consumidor quanto às compras de fim de ano através de sugestões e conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
De acordo com o diretor do Procon local, Hélio Rosa Baldy Filho, antes da aquisição de qualquer produto – seja alimento, vestuário, brinquedo, etc - o consumidor deve fazer pesquisas de preços nos diversos pontos de vendas na cidade, para não ser surpreendido com alguns valores elevados.
Segundo o CDC, todo produto comercializado deve conter informações claras e objetivas sobre suas especificações, quantidade, características, composição, qualidade, prazo de validade e preço, bem como os riscos que podem apresentar à saúde e à segurança da pessoa. No caso de produtos importados, as informações devem estar em língua portuguesa.

Direito básico do consumidor

         Outro alerta do Procon local é quanto à entrada em vigor, no dia 20 de dezembro, do Decreto Federal nº 5903, de 20/09/2006, que regulamenta a Lei nº 10.962/04 e dispõe sobre as práticas infracionais que atentam contra o direito básico do consumidor de obter informação adequada e clara sobre produtos e serviços, previstas na Lei 8078, de 11/09/1990.
         Baldy explica que, com o decreto, o comércio passa a ser obrigado a informar os preços de seus produtos com clareza, precisão, visibilidade e legibilidade, informando ao consumidor o valor do pagamento à vista, do crediário e de financiado a longo prazo. O mesmo acontece para produtos com preços em código de barras ou de venda por quilo ou quantidade: o consumidor tem o direito de saber o preço final antes de efetuar a compra. Diante disso, o comércio deve ter à disposição máquinas de leitura de código de barras e balanças, por exemplo.         
         Finalizando, o diretor do Procon destaca que toda empresa deve fornecer e o consumidor exigir: a nota fiscal, tíquete do caixa ou Cupom do Ponto de Venda (CPV), que é fundamental em caso de troca, substituição ou de reclamação.
         Qualquer dúvida, a pessoa deve entrar em contato com o Procon de Sorocaba, que fica na rua Cesário Mota, 166 (em frente à praça Frei Baraúna/Fórum Velho). Telefone de ligação gratuita: 0800-148029.

.: Sabe Tudo na E.M. Benedito José Nunes :.

A conclusão das obras da unidade do Sabe Tudo - um centro de inclusão digital com oferta gratuita à população de cursos de informática e acesso à internet - na Escola Municipal Benedito José Nunes, no Parque Esmeralda, estão previstas para o final de janeiro de 2007. De acordo com a Secretaria de Obras e Infra-estrutura Urbana (Seobe), toda a parte de estrutura, fundação e alvenaria já foram concluídas. No momento estão sendo realizados os serviços de revestimento interno e externo de paredes. Quanto à inauguração, ainda não há uma data definida, já que após a de conclusão da obra, serão comprados e instalados os equipamentos eletrônicos e o mobiliário.

O Projeto

Elaborado pela Secretaria Municipal da Educação, o Sabe Tudo será um espaço de lazer, conhecimento e cultura destinado a pessoas da comunidade de todas as faixas etárias. O projeto tem como objetivos ampliar a compreensão leitora da comunidade e proporcionar o desenvolvimento pelo gosto de freqüentar a biblioteca; disponibilizar o uso de tecnologias de informação e comunicação aos usuários e ainda promover atividades culturais para a comunidade. 
           
O prédio

Com design arrojado e moderno, o prédio irá contar com ilha de monitoramento eletrônico, sala de leitura, sala de inclusão digital com oferta gratuita para uso de computadores ligados à Internet, possibilitando o acesso a e-mails e pesquisas. Ocupando uma área total de 200 metros quadrados, o prédio será anexo às unidades de ensino, permitindo o acesso aos alunos e professores, fora do período curricular da escola.

Outras unidades

O Sabe Tudo também está em construção nas seguintes escolas da zona oeste: EM Irineu Leister (Ipiranga), EM Luiz Almeida Marins (Júlio de Mesquita), EM Maria Lourdes M. Martinez (Santa Bárbara), e na unidade em obras, do bairro Wanel Ville.
.: Casa do Caminho: integração social para crianças e jovens :.

O Núcleo de Atendimento Fraterno Casa do Caminho, situado no Ouro Fino, promove um trabalho de integração social, baseado na moral cristã, com crianças e adolescentes de 4 a 16 anos de idade, residentes no Jardim Ipiranga.
“Passamos um conceito de Deus e ao mesmo tempo procuramos socializar crianças e jovens para que no futuro tenham condições de se integrar na sociedade”, explica a presidente da entidade Marilene Poletto Duarte. Conforme ela, o principal objetivo do núcleo é tornar as crianças felizes e conscientes a respeito das leis, da vida, e da função de cada uma na sociedade.
As 107 crianças e adolescentes freqüentam a entidade apenas nos finais de semana: aos sábados no horário das 15 às 17:30, e domingos das 16 às 17:30hs. Atividades esportivas, recreativas, culturais e educacionais são desenvolvidas com os assistidos, que também ganham uma refeição. Além das atividades, os jovens ainda participam de palestras com temas diversos, entre eles, drogas e sexualidade.

Construção de uma sede

Fundada em 1992, por Maria do Socorro Ferraz Todesco, a Casa do Caminho é mantida através de doações. De acordo com a presidente a entidade, também por meio de doação, recebeu um terreno para a construção de uma sede própria. “Precisamos de um espaço maior, para podermos aumentar nossa capacidade de atendimento, já que a entidade funciona nos fundos da casa da fundadora”, diz. De acordo com ela, o núcleo conta com uma lista de espera de crianças que precisam ser atendidas.
A construção da sede , que contará com três salas, banheiro e cozinha., segundo ela, ainda não foi iniciada, pois, a entidade depende de doações de material de construção para poder dar início as obas.
Já o nome Casa do Caminho foi dado à entidade devido a residência da fundadora estar situada no trajeto percorrido pelas crianças para se dirigirem ao bairro onde residem.

Os interessados em promover qualquer tipo de doação poderão se dirigir a Rua Dr. José Stilitano, 361, Ouro Fino.
.: Semana Cultural da Família reuniu moradores no Jardim Ipiranga :.

A Secretaria da Cidadania, por meio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Jardim Ipiranga, e a Secretaria da Educação, realizaram entre os dias 18 a 20 de outubro, a Semana Cultural da Família.
Promovido na sede do CRAS e nas dependências da Escola Municipal Irineu Leister, o evento reuniu moradores do Jardim Ipiranga, Júlio de Mesquita, Wanel Ville e demais bairros próximos.
Diversas atividades foram desenvolvidas, entre elas, oficinas de artesanato, incluindo crochê, pintura em tecido, técnicas de fuxico, e atividades recreativas com adolescentes desenvolvidas pelos jovens do Projeto Incubadora Jovem da Secretaria da Juventude. Para as crianças, houve dinâmicas, brincadeiras de roda, e histórias. O evento também contou com a animação de shows do Grupo de Dança Country da Pastoral do Menor (Jd Manchester), Grupo de Rap e ainda do Coral Infanto-Juvenil da Igreja Presibiteriana do Calvário.
Palestras com o tema Alcoolismo e Outras Drogas, promovidas pelo Grupo Conviver (Casa do Caminho), e Doenças Sexualmente Transmissíveis ministradas pela equipe de enfermagem do Centro de Saúde do Júlio de Mesquita também foram realizadas.
Conforme explica a assistente social do CRAS, Zélia Lyra, a Semana Cultural, teve o propósito de desenvolver o relacionamento social entre as comunidades, além de proporcionar a elas o conhecimento sobre o trabalho do CRAS, também chamado como “Casa das Famílias”. “Procuramos estimular a solidariedade e a união mostrando que são aspectos fundamentais para vencer os obstáculos”, diz. Segundo ela a semana também teve o intuito de proporcionar a reunião dos grupos de moradores, mesmo após o término do evento. “Daremos continuidade ao trabalho do grupo de artesanato, inclusive aberto a demais pessoas interessadas”, adianta.

O CRAS fica na rua Santo Micheletti, 30, (Jardim Ipiranga).
.: Obras da Escola do Wanel Ville estão adiantadas :.

A construção da escola municipal de Ensino Infantil e Fundamental, no bairro Wanel Ville II, está em fase final de acabamento, e deve ser concluída ainda neste mês, pela Secretaria de Obra e Infra-Estrutura Urbana (Seobe). Com capacidade para atender 420 crianças do Ensino Infantil e 840 de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, a escola deverá entrar em funcionamento no ano letivo de 2007.
O prédio terá uma área de aproximadamente, 5.500 metros quadrados, divididos em 53 ambientes: 16 salas de aula, anfiteatro para aproximadamente 200 pessoas, sala de informática, biblioteca, sala da diretoria e dos professores, despensa, cozinha, refeitório, almoxarifado, play-ground, sanitários, pátio e quadra poliesportiva coberta. Uma unidade do Projeto Sabe Tudo também será anexada à escola, oferecendo acesso à internet gratuito à população em geral, com o auxílio de monitores.  
Obras do “Território Jovem”
As obras de reforma e ampliação do prédio denominado “Território Jovem” que será sede do Projeto Incubadora Jovem, desenvolvido pela Secretaria da Juventude, com o apoio das demais secretarias, já estão em fase final. A previsão de entrega das obras, executadas pela Secretaria de Obras e Infra-estrutura Urbana (Seobe), está prevista para o início do próximo ano.
De acordo com o projeto de reforma elaborado pela Secretaria da Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente , a sede foi esboçada visando a realização de cursos atividades  culturais destinadas aos jovens. A infra-estrutura contará com cozinha, banheiros e um palco bidirecional, que permitirá o desenvolvimento de atividades voltadas para o espaço interno e externo do prédio, permitindo a realização de shows.

.: CM Vídeos - INFORMA :.


Asterix e os Vikings


Sucesso absoluto nos cinemas franceses, este desenho animado atingiu a marca de 2 milhões de ingressos vendidos. Não é em vão que se trata, não apenas do personagem de quadrinhos mãos famoso do país, como também a produção mais cara da história da Europa no gênero. A versão dublada traz a turma de humoristas do Programa Pânico fazendo as vozes dos personagens.



Miami Vice


Collin Farrell, Jamie Foxx, Naomi Harris.
Nesta adaptação cinematográfica do famoso seriado homônimo dos anos 80, a dupla de detetives James Crockett e Ricardo Tubbs percorre a cidade norte-americana de Miami a fim de desbaratear esquemas de tráfico de drogas.



Sentinela


Michel Douglas, Kiefer Sutherland e Kim Basinger.
Pete Garrison cuida da segurança do presidente norte-americano. Ele começa a suspeitar que há um membro de uma organização terrorista infiltrado na Casa Branca, mas sua investigação é interrompida quando um chantagista ameaça revelar seu romance com a primeira-dama e ainda tenta incriminá-lo pelo assassinato de outro agente. 

.: Paróquia Santa Maria Madalena promove Jantar Dançante :.

A Paróquia Santa Maria Madalena, do Ouro Fino, promoverá no dia 26 de janeiro, no horário das 20:30 às 24hs, um Jantar Dançante Beneficente, visando arrecadar fundos para a construção da igreja.
O evento acontecerá no Salão de Festas Allegro (rua Serafina Milego Latorre, 430, Jardim Vera Cruz), e será animado por Valmir Banda, além de contar com serviço de buffet (Buffet & Souza). O cardápio contará com lagarto ao molho madeira, arroz com champanhe, purê de batata, escabeche de berinjela, saladas de folhas verdes e frutas, (bebidas a parte).

Os convites custam R$ 22,00 e podem ser adquiridos com os coordenadores paroquiais ou pelo telefone 2104-0147. Os organizadores pedem para os participantes não levarem crianças.
.: CIS do Jardim Ipiranga ganha biblioteca :.

Projeto da Uniso elaborou o acervo beneficiando crianças atendidas pela unidade

Uma biblioteca composta por um acervo variado e até sistema de gerenciamento para consultas foi inaugurada no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Jardim Ipiranga, no dia 26 de novembro. A iniciativa desenvolvida por 7 alunos do 7º período do curso de Administração de Negócios da Uniso (Universidade de Sorocaba), faz parte do Projeto “Em Busca do Conhecimento”, promovido pela universidade.

Conforme explica a aluna e líder do projeto Luana Campeão da Silva, a biblioteca foi instalada com o intuito de beneficiar as crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS, visando o incentivo a leitura, pesquisa e entretenimento. “O material irá permitir também incrementar o reforço escolar realizado pelo CRAS”, explica.

O acervo é formado por 4.104 títulos, sobre Literatura Infantil, Juvenil, livros didáticos e para curso pré-vestibular, enciclopédias e ainda 86 fitas de vídeo com temas infantis. Todo material, inclusive as estandes e um computador, foi obtido pelos alunos através de doações promovidas pela comunidade.

Já o processo de separação, catalogação e gerenciamento dos títulos também foi desenvolvido pelos alunos, que contaram com a supervisão de dois professores da universidade, dentro do projeto que teve por finalidade incluir os alunos em trabalhos de responsabilidade social.


As crianças, segundo ela, estão utilizando a biblioteca, acompanhadas por três monitoras do CRAS, durante o horário em que freqüentam a unidade, tendo inclusive acesso ao sistema de consulta. “Os alunos em contato com o acervo poderão desenvolver o gosto pela leitura e ainda adquirir o hábito de freqüentar a biblioteca”, diz.

CRAS do Jardim Ipiranga atende cerca 140 crianças com idades entre 7 a15 anos, que freqüentam o local em horário oposto ao escolar. O projeto denominado Educarte visa ocupar o tempo ocioso das crianças, evitando que fiquem nas ruas.

.: História do fundador da E.E. Wilson Ramos Brandão :.

Wilson Ramos Brandão, nascido a 23 de abril de 1916, em Cravinhos/SP, filho de Presciliano Brandão e Hermínia Ramos Brandão.

     • Formado pela escola Normal Livre de Ribeirão Perro em 1937.

     • 1938 – regente do coral de alfabetização de adultos da escola de Pontal.

    • 1939 – regeu a escola masculina e curso de adultos Aramina.

    • 1940 – 1. º professor efetivo da escola masculina de Marabduba da Delegacia de Ensino de Santos, onde obteve a maior promoção das escolas do Litoral Paulista. Do insigne professor Luiz Damasco Pena, Delegado de ensino de Santos, que conhecia e visitava todas as unidades escolares da região, recebeu a seguinte referência: “Professor Wilson, na minha sala poucos entram, o senhor entrará sem bater”.

     • 1941 – regente da escola masculina do bairro 1.º Mesquita, em Marília.


•      “1942 – regeu classe na escola” Senador Flaquer” e “Azevedo Antunes” em Santo André.

•      1946 – regeu classe na escola da Vila Barcelona, em São Caetano do Sul.

•      De 1942 a 1949 – assumiu o cargo de Matemática do curso de admissão do Liceu Coração de Jesus na capital (citado como o melhor professor do Liceu, no gênero).

•      1951 – prestou concurso para diretor de escola e assumiu a escola de Sabajara, distrito de Lavínia. Trabalhou ainda no curso de alfabetização de adultos.

•      1954 – escolheu, por remoção, a escola da Vila Barcelona, em Sorocaba, quando pediu a construção de um majestoso prédio.

•      1957 – por remoção, assumiu a escola Comendador José Rodrigues de Oliveira, em Piedade. Substituiu o cargo de inspetor escolar, supervisionando todas as escolas da região.

•      1959 – Assumiu o cargo de diretor da escola “Antonio Padilha” em Sorocaba, dando toda assistência a 1800 alunos: cuidadoso na assistência dentária, alimentar (sem verba alguma), culto à bandeira (todos os sábados), aos jogos e aos magníficos desfiles esportivos, durante dez anos.

Do Governo Abreu Sodré, por ocasião de sua campanha sobre a limpeza e manutenção de escolas do estado de São Paulo, recebeu referência e muitos elogios, que enviou para publicação na 1.ª página do Diário Oficial de 19/03/1968, sua impressão muito favorável quanto à ordem, limpeza e zelo encontrados na referida escola.

Aposentou-se em 1969, sempre atencioso para com a qualidade do ensino em Sorocaba.

Adotou nossa querida Sorocaba como sua cidade natal, jamais pensou em deixá-la.

Faleceu em 27/09/1990, em Sorocaba/SP.

Homenagem a todos os formandos de 2006

Educar é...

...”Agir para que
 Cada um atinja
a própria plenitude”.
(Nóvoa)

...”Construir a
capacidade de aprender
ao longo de toda a vida”.
(Juan Carlos Tedesco, educador Argentino)

 

Sobre a Vida

A única finalidade da vida é mais vida. Se me perguntarem o que é essa vida, eu lhe direi que é mais liberdade e mais felicidade. São vagos os termos. Mas nem por isso eles deixam de ter sentido para cada um de nós. À medida que formos mais livres, que abrangemos em nosso coração e em nossa inteligência mais coisas, que ganharmos critérios mais finos de compreensão, nessa medida nos sentiremos maiores e mais felizes. A finalidade da educação se confunde com a finalidade da vida.

                                                                                                                                                            
(Anísio Teixeira).
 
.: voltar :.