.: Matérias Wanel Ville Edição Nº 16 :.
 
.: Editorial :.
Bairro em Foco lança caderno quinzenal de classificados

Quando iniciamos nosso trabalho a proposta foi divulgar o potencial do comércio do bairro. Porém, devido à periodicidade de Bairro em Foco, não podíamos atender parte da população que necessitava de um serviço de classificados veiculados com maior freqüência. Com a finalidade de oferecer estes classificados de linha para a Zona Oeste, Bairro em Foco está lançando um caderno quinzenal específico.
Através deste caderno é possível comprar, vender, buscar funcionários, divulgar ramos de atividades, encontrar oportunidades de negócios, etc.
Os anunciantes que contam com um giro rápido de mercadorias necessitando de uma divulgação mais rápida, como, lojas de carros, supermercados, entre outros, também podem usufruir deste serviço.
Ao custo de R$ 1,50 a linha, os anúncios são distribuídos gratuitamente em 60 pontos localizados nos 21 bairros da Zona Oeste, onde bairro em foco atua. Isto significa que circularão em uma região com aproximadamente 70.000 habitantes. Outra novidade, é que os classificados também permanecem15 dias no site do jornal (www.jornalbairroemfoco.com.br).
A primeira edição de Bairro em Foco Classificados será distribuída dia 13 de outubro, e para anunciar basta se dirigir aos pontos de anúncios. Veja onde anunciar na página 5.”
O Editor

.: Prefeitura inicia reforma do prédio que abrigará a sede do Incubadora Jovem :.

As obras de reforma e ampliação do prédio que será sede do Projeto Incubadora Jovem foram iniciadas neste mês pela Secretaria de Obras e Infra-estrutura Urbana (Seobe). Situado na avenida Elias Maluf, ao lado da Escola Municipal Prof. Irineu Leister, o prédio está sendo adequado para a realização de cursos e atividades culturais, e receberá a denominação de “Espaço Jovem.”
De acordo com o projeto de reforma elaborado pela Secretaria da Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Sehaum), a sede foi esboçada visando a elaboração de atividades destinadas aos jovens. A infra-estrutura contará também com um palco bidirecional, que permitirá o desenvolvimento de atividades voltadas para o espaço interno e externo do prédio, permitindo a realização de shows.
A entrega das obras está prevista dentro de dois a três meses. Já o custo está estimado em aproximadamente R$ 130 mil.
       
O Projeto

Promovido pela Secretaria da Juventude, o Incubadora Jovem visa atender as necessidades dos jovens com idades entre 15 a 25 anos, do Jardim Ipiranga. O projeto que também envolve a atuação conjunta das doze secretarias municipais, desenvolve programas através de ações voltadas a cursos de preparação profissional, além de atividades culturais, educativas e esportivas, e atendimento preventivo na área de saúde.

.: Praça no Parque Esmeralda é revitalizada :.
Uma praça situada na confluência das ruas Manuel Faciabem Gimenes, Jorge Marthe e José Bertola, no Parque Esmeralda, vem sendo revitalizada pela Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), desde o último dia 25. Serviços de terraplanagem e construção de calçadas estão sendo executados no local.
Com área de 1.200 metros quadrados, a praça terá calçada em concreto com 357 metros quadrados de área, iluminação pública, área verde de 870 metros quadrados de grama e arborização a ser definida.
.: Lojas da Galeria Jô Cabeleireiro são inauguradas :.
Foram inauguradas recentemente as lojas da Galeria Jô Cabeleireiro, um projeto pioneiro que traz conforto a quem procura preço e qualidade.
No piso térreo do salão, que funciona à Rua Márcio Santos Flores, nº 117, no Wanel Ville I, você pode tomar aquele cafezinho expresso, um bom capuccino, um delicioso suco, apreciar um saboroso pão de queijo ou um lanche natural, ou se deliciar com um sorvete, em um ambiente seguro e confortável.
Na loja Rosa Morenna, pode-se encontrar roupas femininas exclusivas e de extremo bom gosto, com uma variedade que só se encontra nos shoppings.
Já na Balaio D´arte é possível encontrar peças de artesanato com a variedade de quem se dedica há 20 anos, em trabalho artesanal. Entre os produtos há, por exemplo, abajures de jornal, peças em ovos de avestruz, pinturas em tela, pufs personalizados, bonecas de pano etc.
Vale a pena dar um giro na galeria e conhecer as novidades.

 

 

.: AMAS constrói nova sede no Wanel Ville :.
A AMAS (Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba), entidade especializada no atendimento de portadores da Síndrome do Autismo, está construindo uma nova sede no Wanel Ville. Destinada aos jovens e adultos, as novas instalações, segundo o presidente da associação, Celso Leuzinger Humaytá, permitirão aumentar a capacidade de atendimento da entidade que conta com uma lista de espera de mais de 50 autistas.
As obras, iniciadas no último mês de junho, estão dividas em quatro fases, sendo que a primeira terá 300 metros2, reunindo 4 salas de aula, 2 vestiários, 2 banheiros, e uma oficina. Na quarta fase o prédio passará a englobar consultórios terapêuticos, refeitório, piscina, e ainda residências para os assistidos, totalizando 800m2. De acordo com ele, a AMAS pretende concluir todas as fases em aproximadamente quatro anos.
Após a inauguração da primeira fase, a sede atual, localizada no Jardim Vera Cruz, será destinada a alfabetização das crianças.

Integração de autistas na sociedade

Crianças, adolescentes e adultos, portadores da Síndrome do Autismo são atendidos pela AMAS, única entidade especializada em assistência educacional e terapêutica na região.
Incluir o autista na sociedade é o principal objetivo da associação que assiste 43 portadores da síndrome, com idades que variam de 4 a 33 anos. Além dos autistas matriculados, a AMAS presta ainda atendimento clínico, uma vez por semana, para pessoas portadoras do autismo.
Conforme explica Celso, uma outra finalidade da AMAS, fundada há doze anos, é divulgar o autismo, levando as características da doença ao conhecimento da sociedade. “Ás vezes a pessoa pode ter uma criança autista e não saber, por não conhecer os sintomas da síndrome”, informa.

Atividades desenvolvidas

Através de atividades terapêuticas e pedagógicas a AMAS procura resgatar o autista do estágio interior, colocando-o no mundo exterior. De acordo com Celso, além do atendimento educacional e médico, são proporcionadas atividades lúdicas, passeios, artesanato, horta, e atividades cotidianas básicas, “a fim de que eles possam atingir certa independência”, conta. Os trabalhos são desenvolvidos pelos alunos, divididos em grupos de adolescentes e crianças, em salas de alfabetização, estimulação, socialização, e oficina. Uma equipe formada por 45 funcionários, entre eles médicos, terapeutas ocupacionais, professores e monitores, acompanham o desenvolvimento dos autistas, atendidos em horário integral.

O que é o Autismo

O autismo é um transtorno do desenvolvimento, sendo o mais grave distúrbio da comunicação humana. Os sintomas são variáveis podendo se manifestar de diferentes formas.

Eventos e Doações

O trabalho da associação é desenvolvido por meio de recursos próprios, obtidos através de doações, sócios contribuintes, realização de eventos, além de uma verba mensal repassada pela Secretaria Municipal da Cidadania. Os interessados em realizar doações, inclusive de material de construção, ou agendar uma visita poderão entrar em contato pelo telefone: 3217-8074. A AMAS fina na rua Nova Odessa, 201, Jardim Vera Cruz.

 

.: Projeto Método é lançado na Irineu Leister :.

O lançamento de dois núcleos do Projeto Método, desenvolvido pelo Instituto Esporte e Educação (IEE)/ Centro Rexona Ades, aconteceu no último dia 21, na escola Municipal Irineu Leister, no Jardim Ipiranga.
O evento contou com a presença do prefeito Vitor Lippi, e da ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, Ana Moser, presidente do instituto.
Em Sorocaba o programa será desenvolvido primeiramente em duas escolas municipais, Irineu Leister e Darlene Devasto (Jardim Atílio Silvano) e duas estaduais Wilson Ramos Brandão (Ouro Fino) e Jorge Madureira (Jardim Atílio Silvano).
Desde o mês de abril, 75 professores e técnicos da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) vêm passando por um programa de capacitação a fim de desenvolver o projeto que prevê um novo conceito de atividades esportivas.

O Projeto

O projeto é fruto de um convênio firmado com o Instituto Esporte e Educação (IEE) e visa trabalhar o esporte como inclusão social em regiões de vulnerabilidade social. “O programa tem como tradição o relacionamento com a comunidade, objetivando a busca de ações culturais e o desenvolvimento de relações em grupo através de práticas esportivas.”, destaca Ana Mozer.
De acordo com ela, em Sorocaba o programa irá atender 240 crianças e jovens com idades entre 7 a14 anos, e posteriormente será expandido a outras escolas das redes municipais e estaduais.
O IEE tem cinco anos de existência e conta com 39 núcleos em todo o país, sendo 20 deles no estado de São Paulo.

 

.: Educação Infantil: uma escolha importante :.

Educação Infantil, embora muitos não percebam, é um tempo muito importante para nossas crianças. Nessa fase, elas aprendem com muita facilidade e desenvolvem inúmeras habilidades que na vida adulta serão muito importantes.
Desse modo, a base de um adulto é a infância, e assim como nossas casas, o alicerce tem que ser bem formado e forte.
Para isso, a escola tem que ser muito bem estruturada, com profissionais capacitados, ideais e trabalho desenvolvido com amor e dedicação.
Nós da Chave de Ouro, vamos completar 4 anos de funcionamento neste bairro. Temos sede própria, com espaço planejado e construído para atender crianças de 0 a 6 anos, além de trabalharmos com profissionais capacitados.
Oferecemos aulas de Inglês, e Música, alimentação equilibrada, seguro para nossos alunos, horta, atividades artísticas, entre outras.
Venha conhecer nossa escola, a proposta e o espaço.
A escola é legalizada, e recebe periodicamente visita das supervisoras da Secretaria de Educação.
Compare e faça a sua escolha. Teremos satisfação em atendê-lo. Traga também seu filho para conhecer a escola.

Até breve.

Tatiana Ísis Cordeiro - Diretora

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra.
O professor assim, não morre jamais....”
Rubem Alves

.: Obras de duplicação da avenida Elias Maluf são reiniciadas :.
A duplicação da avenida Elias Maluf foi reiniciada no dia 25 pela Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe). Estão sendo executados trabalhos de drenagem da pista no entroncamento com a rua Francisco Cabrera e a implantação de guias, sarjetas e pavimentação no restante da via.
As obras estavam paralisadas há cerca de 60 dias, em razão da necessidade de retirada de postes, mas estão concluídas em cerca de 80%. A duplicação da avenida compreende os trechos das ruas “A”, no Jardim Abatiá, e a rua 15, do Jardim Ipiranga. A Elias Maluf, integrada ao complexo viário das avenidas General Osório e Paulo Emanuel de Almeida, e é um importante corredor de acesso da região central à Oeste.
Com extensão de 1.140 metros lineares e área de 9.125 metros quadrados, as obras na avenida consistem na implantação de 120 metros lineares galeria, 1.230 metros lineares de guias e sarjetas e 1.140 metros lineares de ciclovia. As obras devem ser concluídas em cerca de 3 meses.

 

.: Radares nas avenidas Elias Maluf e Paulo Emanuel de Almeida :.
Os motoristas que trafegarem pelas avenidas Elias Maluf e Paulo Emanuel de Almeida devem estar atentos aos radares em operação em esquema de rodízio conforme critérios da Secretaria de Transportes (Setran).

Semáforos

Questionada a respeito da implantação de semáforos no cruzamento de ambas as avenidas, a Setran informou que, considerando as características atuais da circulação do trânsito, a instalação não seria viável, tendo em vista a existência de quatro grandes aproximações veiculares que impossibilitam a operação adequada de controlador semafórico. Mesmo assim, o local consta da relação de interseções para análise da viabilidade de sinalização semafórica com restrições de alguns movimentos.

 

.: Prefeitura oferece serviço gratuito de remoção de animais mortos :.
A Prefeitura de Sorocaba oferece serviço gratuito de retirada de animais mortos. Para a remoção de animais de pequeno porte (cães e gatos) os interessados devem fazer a solicitação pelo telefone 3232-2140. Após a ligação, a Prefeitura contata a empresa Gomes Lourenço, responsável pela coleta de lixo da cidade, para que o animal seja removido. Os corpos dos animais são levados para o aterro sanitário municipal.
No caso de animais de grande porte (vacas e cavalos), o serviço de remoção é executado pela equipe de manutenção de vias da prefeitura, através do telefone 3227-1277.

.: Centro de Saúde do Júlio de Mesquita inicia Projeto Silos :.
O Centro de Saúde do Júlio de Mesquita está iniciando, este mês, o Projeto Silos (Sistema Local de Saúde), desenvolvido pela Secretaria da Saúde em parceria com as demais secretarias municipais. O coordenador da unidade, Dr. Pedro Roberto Mazon, explica que o projeto consiste na divisão da cidade em Silos: áreas geográficas correspondentes à abrangência dos postos, a fim de proporcionar maior cobertura a saúde. Segundo ele, a área abrangida pela unidade do Júlio engloba, além dos bairros adjacentes, os centros de saúde e adjacências do Jardim Simus, Central Parque e Cerrado. “Ao todo são 7 Silos, sendo que cada um será responsável pela área de atuação,” diz.

Ações

Diminuição de certos fatores, como, mortalidade infantil, câncer de colo de útero, transmissão da dengue, aumento do diagnóstico e tratamento dos diabéticos e hipertensos, e transmissão vertical (da mãe para o feto) do vírus HIV, é um dos principais objetivos do projeto.
As ações, segundo ele, reúnem o levantamento e diagnóstico de riscos social e biológico, como por exemplo, moradia, infra-estrutura e demais problemas relacionados à saúde e à qualidade de vida.
Conforme Mazon, os coordenadores de saúde realizarão estudos detalhados da área e ainda uma espécie de administração dos problemas, que serão encaminhados às secretarias responsáveis. “O Silos é um projeto pioneiro que conta com o apoio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, sob a coordenação da diretora da Saúde Coletiva, Eliana de Paula Leite e do secretário da Saúde Milton Palma.


Apoio da Comunidade

Para o coordenador, o apoio da comunidade, entre eles, conselhos locais, igrejas, pastorais, organizações não governamentais, associações, enfim líderes de bairro são fundamentais para o bom desenvolvimento do projeto. “A comunidade precisa se aliar ao posto, e trazer os problemas que não chegam ao nosso conhecimento. Assim o projeto terá um amplo alcance”, conclui

.: Local para a construção da unidade pré-hospitalar é escolhido :.
Duas áreas situadas na avenida General Carneiro foram escolhidas pela Prefeitura para a construção da unidade pré-hospitalar da Zona Oeste. Os terrenos têm 4.206 metros quadrados, com frente para a avenida, na altura dos números 1.612 e 1.616, e fundos para a rua Coelho Neto.
A desapropriação do local foi determinada pelo Prefeito Vitor Lippi, através de um decreto publicado no dia 22, na Imprensa Oficial.
O decreto ainda determina que os preços não poderão ultrapassar os laudos de avaliação, e havendo acordo quanto ao valor e a forma de pagamento, a aquisição será então realizada.
Após a desapropriação, a Prefeitura dará início a abertura do processo de licitação para contratação da empresa responsável pela elaboração do projeto e execução das obras.

A unidade

A Secretaria Municipal da Saúde estima que a unidade realizará uma média de 12 a 14 mil atendimentos mensais. Segundo o secretário da Saúde, Milton Palma, a unidade terá a mesma função da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Norte, com atendimento de urgências 24 horas por dia em alas diferenciadas para atendimento pediátrico e adulto, raio-X, exames laboratoriais, salas para pacientes que precisam ficar em observação clínica, farmácia 24 horas, além de um plantão de atendimento odontológico (durante a noite e aos finais de semana), entre outros serviços.
Conforme o secretário, sua equipe já preparou um programa que servirá de orientação para a elaboração do projeto da unidade.
Quanto ao início do funcionamento da unidade, Milton Palma destaca que ainda não é possível estimar um prazo, pois, a realização da obra depende de todos os trâmites do processo licitatório.

 


.: Prefeito lança plano cicloviário de Sorocaba :.
A Prefeitura de Sorocaba lançou no dia 22, por meio das Secretarias de Obras e Infra-estrutura Urbana (Seobe), Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Sehaum), Transportes (Setran) e Urbes, o plano cicloviário da cidade. O sistema de ciclovias integradas foi apresentado pelo prefeito Vitor Lippi.
O prefeito comentou que já foram construídos e estão sendo utilizados pela população 6.960 metros de ciclovias. São pistas em importantes avenidas, como a Dom Aguirre e a Camilo Júlio (3.900m nas duas vias), Paulo Emanuel de Almeida (1.730m), Washington Luiz (710m) e Bento Mascarenhas Jequitinhonha (620m).

Projetos em andamento

Atualmente estão em construção 1.190 metros na avenida Elias Maluf, na Zona Oeste de Sorocaba e 800 metros na avenida Antônio Silva Saladino, Zona Norte. Há projetos já elaborados para a execução, em 2007, de quase 23 quilômetros de ciclovias nas avenidas Américo Figueiredo (3.105m), General Osório (3.815m), Afonso Vergueiro (1.220m), Dom Aguirre (4.545m), Bento Mascarenhas Jequitinhonha (1.915m) e Américo de Carvalho (1.300m). Os projetos também incluem um longo trecho formado pela avenida Itavuvu, rua Castanho Taques e avenida Adhemar de Barros (7.070m de ciclovia nas três vias).

Planos para o futuro

Existem ainda estudos para a implantação, em 2008, de 35 quilômetros de ciclovia em importantes pontos como a rodovia Raposo Tavares, avenidas Santa Cruz, Luiz Mendes de Almeida, Antônio Silva Saladino, Vitor Andrews, Ulysses Guimarães, entre outros.
O plano prevê a construção de outros 11 quilômetros nas avenidas Independência, Engº Carlos Reinaldo Mendes, Tadao Yoshida, Três de Março e Saliba Mota. A Prefeitura quer formar uma rede de vias onde o ciclista poderá pedalar com segurança por mais de 77 quilômetros de extensão ao todo.

 


.: Gincana de Combate a Dengue foi promovida na Wilson R. Brandão :.
Alunos do Ensino Fundamental, professores e funcionários da Escola Estadual Prof. Wilson Ramos Brandão, do Ouro Fino, promoveram no dia 06 de setembro uma Gincana de Combate a Dengue.
Conforme explica a coordenadora pedagógica, Patrícia Paz Basseto, o evento foi preparado com o intuito de divulgar de maneira diferenciada informações a respeito da dengue, de modo a promover a conscientização. “As atividades propostas também tiveram a intenção de tornar os alunos agentes multiplicadores das informações”, diz.
Durante o mês de agosto, todas as disciplinas trabalharam o tema em sala de aula. Textos informativos, frases e cartazes foram abordados em Português e Inglês. Através da História e Geografia, as crianças puderam conhecer a trajetória do mosquito transmissor Aedes-aegypti, bem como as regiões mais afetadas pela doença. Já em Matemática e Ciências foram estudados os sintomas, transmissão, estatísticas e tratamentos da dengue. Aspectos, cores e formas do mosquito ficaram por conta das Artes.

Atividades propostas

As diversas atividades promovidas durante a gincana trabalharam o tema de forma criativa. Os alunos desenvolveram cartazes informativos, histórias em quadrinhos, grito de guerra, dança, teatro, frases de combate criativas, desenhos sobre o mosquito e ainda exibição de objetos capazes de abrigar criadouros. “A gincana procurou conscientizar de forma divertida não apenas os alunos, mas toda a comunidade, já que contou também com a participação dos pais”, conta ela.
Os vencedores da competição, que tiveram inclusive direito a troféus, foram as sétimas séries, no período da manhã, e as quintas séries no da tarde.

Confraternização do
Dia das Crianças

Em homenagem ao dia das crianças (12 de outubro) a escola irá promover, no próximo dia 15, uma confraternização para os alunos. O almoço terá início a partir das 12 hs e contará com show do grupo Art’Inocente e sorteio de brinquedos para crianças de até 12 anos.

.: Programação Escola da Família E.E. Wilson Ramos Brandão :.
Sábado: 9hs: Culinária; Rádio; Oficina Beleza; Jogos Pedagógicos; Basquete; Ioga; 9:30hs: Têni Mesa; Culinária Infantil; Higiene Unhas; 10hs: Capoeira; Dança, Samba, Funk; Gibiteca; 10:30hs: Recreação Infantil; Desenho Dirigido; 11hs: Manicure; Exibição de filmes; 12hs: Higiene Bucal; Futebol Botão; 13hs: Axé Bate Latas, 13:15 hs: Modelagem Gesso; Jogoteca; 13:30 Clube da Luluzinha; Futsal Infantil; 14hs: Street Dance; Boliche (cada 15 dias); Pintura Facial (datas comemorativas); Panificação; Tear; Gincana (cada 15 dias); 14:30 hs: Unhas Artísticas; Alfabetização crianças, jovens e adultos; Inglês,15hs: Chá da Tarde (datas especiais); Reforço Escolar; 15:30hs: Artesanato com Miçangas; Queimada; Pintura em tecido (Infantil); 16hs: Confecção de Fantoche (1 vez ao mês); 16:30 hs: Jogo Limpo.

Domingo: 9hs Rádio; Brin-quedoteca; Vôlei Infantil; Jogos Pedagógicos; Basquete; 9:30hs: Chapinha; Tênis Mesa; Higiene Unhas; Argila; 10 h: Oficina Literária; 10:30hs Pintura Tecido (Infantil); Datas Comemorativas; 11hs Recreação; Jogoteca; 12hs Curso Espanhol; 13hs Flor de Meia de Seda; Violão; 13hs Axé Bate Latas; 13:30hs: Dança Country, Cine Família; 14:hs Mosaico; Crochê; Axé; 14:30hs: Unhas Artísticas; Alfabetização Crianças, Jovens e Adultos; Ciclismo; 15hs: Chá da Tarde (datas especiais); Bingo; Reforço Escolar; Futsal Feminino; Game Super Ação (1 vez ao mês); 15:30hs: Artesanato com Miçangas (15 em 15 dias); Curso de Biscuit (último do mês); 16:30hs: Jogo Limpo.

A escola Wilson Ramos Brandão fica na rua José de Andrade, 200, Ouro Fino.

 
.: voltar :.