.: Matérias Wanel Ville 10 :.

                           

.: Editorial :.

“O todo sem a parte não é todo,
A parte sem o todo não é parte,
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga, que é parte , sendo todo....”
(Gregório de Mattos)

    Com esse pensamento iniciamos o trabalho do jornal, em fevereiro de 2004.
Na época já vislumbrávamos o progresso da zona oeste, onde somos pioneiros na elaboração de um veículo focado no bairro.
    Diante do crescimento e investimentos acompanhados na região, e de conhecimentos adquiridos nesse período, temos base em afirmar que estamos nos deparando com o grande divisor de águas da zona oeste, que é a inauguração da interligação das avenidas General Osório com a Paulo Emanuel de Almeida.
    Novas e grandes mudanças serão presenciadas como, a criação de linhas de ônibus, trânsito adaptado à nova realidade, e o surgimento de mais empresas, além de novos moradores.
    Somente o Wanel Ville irá até a fase doze, estamos no início da cinco, para se ter uma idéia.
    Bairro em Foco orgulha-se de ser privilegiado por trabalhar em uma região tão próspera, e com certeza em muito cresceremos e aprenderemos.

O Editor

.: Secretário Luiz Leite fala sobre a Zona Oeste :.

     O Secretário do Desenvolvimento Econômico (SEDE) , Luiz Chistiano Leite da Silva, recebeu a reportagem do Jornal Bairro em Foco, e em entrevista concedida relatou o grande potencial econômico da Zona Oeste, impulsionado pelo crescimento populacional.
    De acordo com ele, o comércio, principal atividade econômica desenvolvida na região, seguido pela prestação de serviços, tende a se expandir e fortificar, acentuando ainda mais o perfil econômico privilegiado da região.
    Com uma população estimada em 70 mil habitantes, a Zona Oeste tem seu crescimento empresarial estimulado por fatores como a mudança dos hábitos da população. “Os consumidores, devido à proximidade e à qualidade, passam a consumir no comércio local, mudando, assim, antigos hábitos, e aquecendo o desenvolvimento deste segmento,”comenta ele.
    A região apresenta uma renda global em torno de 500 milhões de reais por ano, fato que a projeta como uma das mais propícias ao investimento e ao desenvolvimento econômico.
    Grande conhecedor do cenário econômico e social de Sorocaba, o secretário expõe um fator que viria a completar o quadro econômico do local: a implantação de agências bancárias, necessárias na região. “Esta atividade beneficiaria a população e os empresários, que não precisariam se deslocar ao centro da cidade ou até mesmo a outros bairros em busca desses serviços “.
    Segundo o secretário, o processo de implantação de agências bancárias segue alguns requisitos de segurança e renda per capta, existentes na região. A secretaria, por sua vez, já encaminhou sugestões a dirigentes do setor visando à implantação deste segmento.

.: Inauguração da Interligação iniciará processo de transformação :.

    A inauguração da interligação das avenidas Paulo Emanuel de Almeida e General Osório, está prevista para o próximo mês, segundo informa o Secretario de Obras e Infra-Estrutura Urbana, José Antônio Bolina.
    Serviços de paisagismo, iluminação e sinalização, estão sendo executados marcando, assim, a etapa final das obras.
    Com obras iniciadas há cerca de quatro meses, a interligação facilitará o acesso de Bairros da Zona Oeste, ao Centro e à Zona Norte da cidade.
Terminada essa primeira etapa, terão início as obras de adaptação ao novo fluxo de trânsito e pessoas. Como é o caso da avenida Paulo Emanuel de Almeida que contará com iluminação central.
    No cruzamento das Avenidas Elias Maluf com a Paulo Emanuel de Almeida serão implantadas rotatórias, com a finalidade de proporcionar maior segurança ao local.
Melhorias na passagem entre o Wanel Ville IV com o Júlio de Mesquita, no final da rua Leondina G. Mobailer, também serão realizadas.
    A duplicação da Avenida Elias Maluf até a Avenida Américo Figueiredo será executada logo após a transferência das famílias que ocupam aquela área, para os prédios da CDHU, construídos no Recreio dos Sorocabanos. As obras de revitalização do canteiro central da Américo Figueiredo também se iniciarão, juntamente com a continuidade da ciclovia, que irá até o Jardim Tropical.
    No cruzamento da avenida Américo Figueiredo com a Rua Luiz G. Nascimento Júnior, localizado em frente ao Parque Miguel Gregório de Oliveira, divisa com o Jardim Santa Bárbara, será construída uma rotatória de acesso para adequar o trânsito, oferecendo maior segurança.
    A ligação entre os Bairros Wanel Ville IV e Jardim Montreal pelas ruas Nelson Juliano, e Rua XV, será construída apenas com o lançamento do Wanel Ville VII, que será ao lado do Wanel Ville IV fase II.

.: Ciclovia :.

    Construída na Avenida Paulo Emanuel de Almeida, a ciclovia se estenderá até o Jardim Tropical, tendo um total de dois quilômetros de extensão.
    Sendo a primeira da cidade, a ciclovia no trecho da interligação da Avenida Paulo Emanuel de Almeida compreenderá os bairros Parque Esmeralda e Wanel Ville I, II, e III. Já na Elias Maluf passará pelo Jardim Ipiranga e na Américo Figueiredo pelos bairros Júlio de Mesquita Filho, Santa Bárbara e Jardim Tropical.
    Com dois metros e quarenta centímetros de largura, a ciclovia se localizará nos canteiros centrais, contando com sinalização especial, piso asfáltico e guias laterais. As áreas verdes em torno da ciclovia também serão urbanizadas.
    A obra faz parte do Plano Diretor de Ciclovias executado pelas secretarias de Obras e Infra-estrutura Urbana e Transportes e Defesa Social aliadas a Urbes (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social). O objetivo do Plano é que, primeiramente, as ciclovias venham integrar novas avenidas, e posteriormente possam fazer parte das principais avenidas da cidade.
    Através das ciclovias, o prefeito Vitor Lippi quer incentivar o uso de bicicletas ao transporte, tendo por base um conceito europeu, onde esse meio muito usado pelo fato de ser mais barato, além de proporcionar melhora na condição de saúde da população.

.: “Um crescimento impulsionado e com qualidade de vida” Antonio Carlos Pannunzio :.

    Depois de ler a última edição do Jornal Bairro em Foco em seu gabinete local, o deputado federal Antonio Carlos Pannunzio, presidente estadual do PSDB, falou da sua enorme satisfação com o crescimento do Wanel Ville e de toda Zona Oeste de Sorocaba. “É um crescimento que não se limita a números, a quantidade de casas e de ruas, pois é um crescimento com qualidade de vida e com um comércio em plena expansão”.
    Pannunzio explica que o seu entusiasmo com o assunto tem uma razão muito especial de ser. Afinal, o deputado tucano foi o grande impulsionador do desenvolvimento inicial da nossa região. Foi durante sua gestão como prefeito de Sorocaba (1989-1992) que a Zona Oeste ganhou as 3.506 casas do então maior conjunto habitacional da América Latina, o Sorocaba 1 e o Sorocaba 2, formando o Julho de Mesquita. Pannunzio lembra que alavancar o crescimento da região com qualidade de vida implicou muito estudo, planejamento e trabalho. Foi assim que ele trouxe o anel adutor para possibilitar o abastecimento de água, a energia elétrica, a telefonia e o transporte coletivo integrado. “Isso facilitou muito o crescimento dos bairros que já existiam, como o então Jardim Lilu, que se transformou em Jardim Ipiranga. Também fizemos a pavimentação do Parque Esmeralda, o que contribuiu ainda mais para o desenvolvimento da região”.
    O parlamentar atribui a consolidação desse desenvolvimento à chegada do Wanel Ville, que, na sua opinião, se deve a um trabalho muito bem sucedido das administrações seguintes. Comenta que desenvolvimento inicial conseguido durante sua administração como prefeito teve continuidade nas administrações Renato Amary e Vitor Lippi. O último prefeito foi o responsável pela interligação do Julio de Mesquita com o Wanel Ville, o que também beneficiou o o Jardim Nova Esperança. Já o atual prefeito, conforme lembrou Pannunzio, está concluindo a interligação do Wanel com a General Osório, fazendo-a chegar até o bairro. “Se na minha gestão a Zona Oeste ficava longe, agora podemos dizer que todos os seus moradores estão a poucos minutos do centro de Sorocaba, e que isso aconteceu graças a um trabalho que teve início no meu governo e continuidade nas demais administrações tucanas em Sorocaba”.
 

.: Feira do Jovem :.

    Em comemoração a Semana Nacional da Juventude, a Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria da Juventude promoverá a Feira do Jovem entre os dias 22 a 25 de setembro no Shopping Sorocaba e 29 de setembro a 2 de outubro no Shopping Esplanada.
Envolvendo a participação das secretarias municipais e diversas entidades sociais, a feira desenvolverá temas como, educação, saúde, família, trabalho, cultura, esporte e lazer, segurança, e cidadania.
    Segundo o secretário da juventude, Antônio Carlos Bramante, a feira será uma oportunidade de unir o trabalho de secretarias, entidades e grupos sociais para atender as necessidades da juventude.
    Várias atividades, envolvendo uma grande diversidade de manifestações culturais, serão realizadas pelos próprios jovens durante o evento, como oficinas, dança (street dance, dança do ventre e contemporânea), teatro, esportes, música (orquestra jovem, violão, bandas e grupo bate lata), dublagem e outras.
    As oficinas dirigidas aos jovens abordarão temas como grafitagem, artesanato, customização (personificação de roupas), estética corporal, skate, biscuit, mosaico, hip-hop, aquarela e circo (Grupo Manto).
    Também ocorrerá a apresentação de filmes, rodas de conversa com orientação, e atividades com academias de ginástica. Neste segmento os professores e alunos da Academia World Fitnnes também estarão presentes nos dias 22 de setembro, às 18:00, no Shopping Sorocaba e 29 de setembro, às 18:00, no Shopping Esplanada, onde farão apresentação de uma aula Mix, que reunirá diversas modalidades de ginástica.
    Nas “rodas de conversa” já foram definidos vários temas, como: “O  Jovem e a Velocidade”, tendo como âncoras os pilotos Paraguaio e Djalma Fogaça.
    “O Jovem e o Mundo da Abundância”, que abordará a dificuldade de escolha dos jovens em meio a tantas opções. A âncora será o professor licenciado em teatro/arte -educação,  José Simões de Almeida.
    O tema “Empreendedorismo” será desenvolvido pelo professor Sandro Vidotto, da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc).
    As doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS) serão abordadas em uma roda de conversa, dirigida pela equipe multidisciplinar da Secretaria da Saúde.
    A psicóloga Cris Brito falará com os jovens sobre os problemas com “Álcool e Drogas” e o tema  “Sexualidade e Angústias” será  conduzido pela psicóloga Carolina Diói.
Participe!

.: PREVINA-SE CONTRA MAUS COMERCIANTES :.

    O Procon – Serviço de Defesa do Consumidor esclarece e orienta os consumidores em relação aos direitos e procedimentos a serem tomados na contratação de serviços.
    Dentre as medidas necessárias o Procon informa a obrigatoriedade da elaboração de um orçamento prévio e detalhado pelo profissional prestador de serviços. O orçamento deverá constar ainda a forma de pagamento e a estipulação das datas de início e término dos serviços.
    “A aprovação do orçamento, através da assinatura do consumidor e do prestador de serviços, torna o documento um contrato firmado entre as partes, e caso haja alteração, esta deve ser devidamente documentada,” esclarece o diretor do Procon, Hélio Rosa Baldy Filho.
    Outro procedimento importante, é que no início da contratação, o consumidor, caso julgue necessário, adiante apenas o valor indispensável para a aquisição de matéria-prima. À medida que os serviços forem sendo executados, o cliente poderá desembolsar porcentagens proporcionais, e pré-combinadas, até a finalização do trabalho, exigindo ainda, recibos dos pagamentos efetuados.
    Antes da contratação dos serviços, o consumidor deverá também tirar referências sobre a empresa ou prestador de serviços.

.: DISK VIDEO INFORMA :.


Imagem Disk Video Informa

.: Jessé dos animais funda entidade :.

    A ASPA ( Associação Protetora dos Animais ), fundada por Jessé Cubas Garcia (Jessé dos animais) é uma entidade de utilidade pública reconhecida através da lei municipal n° 7407 de 29 de junho de 2005.
    A entidade desenvolve um trabalho social de proteção aos animais de rua, através da retirada, castração e doação, trazendo, assim, vários benefícios à população sorocabana e ao bairro Wanel Ville.
    Tendo em vista o alto custo desse trabalho, Bairro em Foco foi procurado pelo diretor da entidade, no sentido de tornar pública a dificuldade encontrada na continuidade do trabalho voluntário.
    Dessa forma, pede o apoio da população para que a entidade possa prosseguir seu trabalho e obter condições para a construção de sua sede em local apropriado, visando o recolhimento desses animais.
    “Não importa a quantia, qualquer que seja, será de grande ajuda” , diz Jessé.
Informações ligue 3217-3518 ou 9707-7459.

.: Viagem pela Minha Infância :.

    Em busca de inspiração para escrever uma matéria comemorativa ao Dia da Infância, deparei-me com doces surpresas: um site sobre a infância nos anos 80, reunindo recordações, como, brinquedos, objetos, desenhos, grupos musicais, revistas, entre outros.

   No momento em que acessava as páginas do site, acessava as lembranças de uma das mais doces fases da vida: a infância!

    Que doce lembrança ao rever as imagens dos doces da época: Pirulitos Dipn’lik, o qual umedecíamos naquele pozinho azedo, Lanches Mirabel, as bolachas que já vinham mordidas pelos Monstrinhos Creck, os chocolates Galak, com os bichinhos na embalagem, o Lolo, o Kri, que na propaganda, quando era mordido causava terremoto. E que surpresa, a coleção de figurinhas do chocolate Surpresa! E as balas então, que emoção quando as recebíamos, aos punhados que quase nem cabiam nas mãos: Balas Juquinha, Soft, Drops Dulcora, Caramelos Nestlé, Pirulitos Zorro, e o Drops Paquera, quantos namoros, para os que já eram adolescentes, iniciados com Drops Paquera.

    Adolescentes aqueles que por sua vez sonhavam em ter um Karmanguia TC vermelho equipados com Toca Fitas TKR cara preta, e Twiter Sellenium TS 10 A de 100 W, e um Tojo GR 100.

    Objetos esquecidos na memória que iam ganhando vida quando redescobertos através daquelas páginas, como o material escolar: a Cartilha Caminho Suave. Quem chegou a usá-la? E a lancheira, que até mesmo reavivou na memória o cheiro e o gosto do sanduíche e do suco na garrafa de plástico que a acompanhava.

    A primeira bolsa escolar de forma arredondada. Quem não quis ter uma bolsa Club Pack? A caneta Kilométrica, “a caneta simpática, por um preço milimétrico”, e as canetinhas Silvapen. E quem não teve uma régua geométrica?

    Quem não exibia, toda vaidosa, a Melissinha que vinha com a pochetezinha? E os meninos orgulhosos com o par de Kichute, ou aquele tênis Makerly - botinha de camurça.

    Tantas lembranças ali reunidas em apenas um único local, como em uma caixinha de recordações, como é o caso dos brinquedos. Qual era o menino que não mostrava com orgulho seu boneco Falcon, os super-heróis Gulliver, e os bonecos Playmobil. E o doce cheirinho de frutas das bonecas da Coleção Moranguinho; os fofos Ursinhos Carinhosos, o Pogobol, quantos tombos.......Os bilhetinhos nos bolsos dos pais: “Não esqueça a minha Caloi”.

    Quem não se recorda do Palhaço Bozo? “Alô, alô criançada o Bozo chegou, trazendo alegria pra você e o vovô”. E os desenhos!! Quem se lembra do desenho Os Impossíveis, o Homem Fluído, o Multi-homem e o Homem Mola? A Família Busca Pé, os cachorros Bibo Pai, Bobi Filho. O grito estridente do ser pré-histórico Capitão Caveeerrrnnaaaa! Mister Magoo com sua forte miopia, Os Cavaleiros da Arábia nas aventuras tipo Mil e Uma Noites. E o célebre Charlie Brown, o famoso Minduim, com seu cachorro Snoopy.

 

    Você se lembra das músicas? Os Menudos com a canção Não se reprima, “canta, dança, sem parar...”.

    Quem nunca dançou ao som dos sucessos do Trem da Alegria, da Turma do Balão Mágico, do primeiro programa da Xuxa?

    Se você sentiu as mesmas sensações ao ler esta matéria, a mesma nostalgia saudável, dos exemplos aqui citados, entre em www.minhainfancia.blogger.com.br e visite as páginas do site, mas...... um conselho, não faça no horário de expediente, pois certamente você perderá a noção do tempo. Aproveite também para convidar seus filhos a conhecerem um pouco de sua infância.

Ana Paula Piva – Jornalista

Fotos: www.minhainfancia.blogger.com.br

                                

 

.: voltar :.