.: Matérias Wanel Ville 1 :.

                           

.: Editorial :.

Um Jornal com a cara do seu Bairro

    É com a certeza de que teremos muito a aprender e a oferecer, que apresentamos, aos moradores do Wanel Ville, o Jornal Bairro em Foco. Trata-se de uma publicação bimestral, elaborada após minuciosa pesquisa junto a pessoas ligadas ao Wanel Ville, e concebida por profissionais da área. Apresentado a órgãos competentes, como a Associação Comercial de Sorocaba, e com conteúdo de interesse público, Bairro em Foco é distribuído gratuitamente em todas as residências do Wanel Ville e estabelecimentos comerciais.

    Este jornal veio para oferecer informações úteis de forma agradável, simples e despretensiosa, relacionadas às necessidades do dia-a-dia, ao seu lazer e à elevação da qualidade de vida das famílias, divulgando a diversidade do nosso comércio e serviços o que está sendo feito e planejado para o bairro.

    Portanto, além de aproximar os moradores, Bairro em Foco também veio para reforçar a sua identidade, valorizando o que o Wanel Ville tem de melhor e tão perto de nós.

Marcos Tadeu Stachewski
Editor Responsável

“O todo sem a parte não é todo,
A parte sem o todo não é parte,
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
 Não se diga, que é parte , sendo todo....”
(Gregório de Mattos)

    Foi com grande entusiasmo que a Associação Comercial de Sorocaba recebeu a idéia do editor Marcos Tadeu, de lançar um informativo focado no bairro.
    Dentre os anseios nacionais destacam-se, dentre outras coisas, a geração de empregos, a segurança, a saúde e a educação. Entretanto, para que possamos lograr êxito nesta árdua tarefa, faz-se necessária a participação eficientes de todos os agentes econômicos, a saber : o Governo , as Empresas e as Famílias. Ao falarmos de um país de proporções continentais, como é o caso do Brasil, os entraves, a otimização dos resultados são maximizados.
    Desta forma, é indispensável uma estratégia de ação local.
    Não podemos nos esquecer de que estamos na era do conhecimento, e de que ele é hoje um dos fatores decisivos entre o sucesso e o fracasso. Nesta torrente, os que mais perdem são as microempresas e as famílias que, por vezes, não tem acesso a informações confiáveis e relevantes no momento de tomar uma decisão. O Bairro em Foco vem justamente suprir estas esta carência. Seu padrão editorial possibilitará aos consumidores e empreendedores tomarem conhecimento do mix de produtos e serviços oferecidos no bairro. Além disso, evidenciará as carências e os potenciais da área, servindo, desta maneira, tanto para reivindicações junto aos órgãos públicos quanto para atração de novos investimentos.
    A AssociaçÃo Comercial de Sorocaba apóia toda e qualquer medida que vise ao desenvolvimento, seja ele econômico ou social.

Braz Cassiolato
Presidente – ACSO

.: O que é que o meu bairro tem :.

    Wanel Ville: onze anos de crescimento com qualidade.
    Há onze anos surgiu em Sorocaba um empreendimento imobiliário fadado ao sucesso, Wanel Ville. É o loteamento popular mais conhecido do município, que se transformou em uma nova cidade, faftor decisivo de expansão urbana na região do Ipatinga, altos do Cerrado, ao final da Avenida Américo Figueiredo e com acesso também pelo prolongamento da avenida General Osório.
    Aquela fazenda de eucaliptos de 170 alqueires, comprada junto à família Matarazzo, hoje está completamente urbanizada. Já são cerca de 5 mil lotes lançados, 4 mil vendidos e aproximadamente 3 mil casas construídas. Conta com perto de 150 estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços (supermercados, açougues, padarias, farmácias, lojas de peças, oficinas, casas de material de construção, posto de gasolina, salões de beleza, salões de festas, vidraçaria, depósitos de gás, locadoras e muitos outros).
    Lançado em 1993, Wanel Ville nunca parou de crescer e se expandir. Tanto que já atinge a sua fase cinco, com 524 lotes colocados à venda, como primeira parte do Wanel Ville cinco, com vista para o Morro de Ipanema e excelente localização unindo qualidade do ar do campo a todo o conforto da cidade. E ainda existe espaço e planejamento para mais 15 anos de crescimento.
   Wanel Ville também conta com outros serviços essenciais. São três escolas, linha específica de ônibus, igrejas e clínicas médicas. Devido ao gabarito largo das ruas e à topografia, é no Wanel Ville que as auto-escolas de Sorocaba levam seus alunos para receberem aulas de volante e trânsito. Ou seja: virou ponto de referência comercial e de desenvolvimento de oportunidades, numa região de aproximadamente 50 mil habitantes da região oeste de Sorocaba.
    A qualidade de vida também é preservada e estimulada ano Wanel Ville, já que o local é rodeado de muito verde. São mais de 100 mil metros quadrados de área de preservação ambiental anexo ao empreendimento, com 5 mil de mata natural.
   Wanel Ville também implantou uma pista de caminhada no canteiro central de sua avenida principal (Paulo Emanuel de Almeida). A pista tem 600 metros de extensão, em saibro, com trabalho de paisagismo: grama esmeralda, plantas e flores ornamentais. É um estímulo a mais para caminhadas, atividades já bastante praticada no bairro.
    Em onze anos, o que era uma fazenda transformou-se em cidade, toda urbanizada e interligada ao centro de Sorocaba pelas avenidas Américo Figueiredo e General Osório (prolongada até o loteamento). Ou seja: um empreendimento que deu novas feições aos contornos de Sorocaba através de um crescimento planejado. O loteamento conta com toda uma infra-estrutura básica, a começar pelo gabarito da s ruas, de 8,5 metros de largura de área pavimentada, quando o mínimo permitido pela legislação é de 7 metros.
    O sucesso do Wanel Ville se explica também pelos três empreendimentos que se agregam ao loteamento, com financiamento da Caixa Econômica Federal: o condomínio Santa Marina, o núcleo de casas da Associação Cabos e Soldados e o desenvolvido pela Secretaria da Saúde, todos integrados à vida do Wanel Ville. A inauguração das casas dos Cabos e Soldados contou com a histórica presença do então governador Mário Covas.
    O sistema de comercialização do loteamento também é um fator de sucesso. As lotes são de 150 por 300 m2 , prontos para construir, com entrada facilitada, prestações a partir de R$ 196,00 e financiamento em até 72 meses. O loteamento também mantém privilegiadas áreas reservadas para a expansão comercial.

    Wanel Ville: onze anos de crescimento com qualidade.

Celso Ribeiro

.: Projeto Empreender - Saiba o que é e conheça as vantagens :.

    Através da Associação Comercial e Empresarial de Sorocaba, criam-se Grupos de Setoriais, com empresas do mesmo ramo. Nesses grupos são discutidos os principais problemas em comum entre as empresas de mesma área, assim como as soluções que devem ser tomadas. O projeto facilita a relação empresário-fornecedor, melhora a qualidade da empresa e incentiva o treinamento entre os colaboradores, além de gerar mais empregos e um aumento da renda das micro e pequenas empresas.
    O desenvolvimento do Projeto Empreendedor amplia os conhecimentos através de trocas de experiências entre o grupo, levando os participantes a descobrirem, juntos, perspectivas de novas oportunidades; gera mais negócios, sendo que a cooperação entre parceiros possibilita estratégias conjuntas de abordagem de mercado, especialização, ganho de poder de negociação, etc.

    Núcleo de Oficinas Mecânicas de Sorocaba e Região

    Participam 22 empresas, sendo duas do Wanel Ville:

    Auto Mecânica Bill, Av. Pedro Bifano, 223 (220.2402) /

    Mattos Preparações, R.Valmir Vitório Segura, 57 (222.0221)

    Há também, em funcionamento, um Núcleo de Distribuidoras de Água de Sorocaba e Região, com 13 participantes, e um Núcleo de Salão de Beleza de Sorocaba e Região, com 22 participantes, mais o Núcleo dos Representantes por Quilo.

    Empreender – uma iniciativa onde não há lugar para rivalidades, onde as empresas participantes buscam objetivos comuns para o bem de todos, com uma gestão coordenada orientada para resultados e com benefícios para a maioria.

    Informe-se e participe: Associação Comercial de Sorocaba, fone 3331-1003/R 226, ou www.acso.com.br
 

.: Saiba mais sobre o Sebrae: uma boa opção para sua empresa :.

    O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, trabalha desde 1972 pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso ao crédito, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda. São centenas de projetos gerenciados pelas Unidades de Negócios e de Gestão do Sebrae, em todo o Brasil.
    Muitos empreendedores imaginam que a legalização de sua empresa, poderá levar seu negócio a fechar, e, se você enquadra-se nessa situação, saiba que, através da legalização de sua empresa é possível a abertura de um mercado maior de atuação, mais clientes e certamente maior resultado econômico. E o Sebrae oferece palestras orientativas sobre a legalização da empresa, plano de negócios e elaboração do preço de venda, dentre outras específicas que poderão ser agendadas se houver interesse e demanda por parte da comunidade.
    Existe um preconceito já formatado na mente de muitos empreendedores sobre a montagem e alavancagem de uma empresa em um bairro, o que está totalmente equivocado, uma vez que, a partir do momento que o empresário visualiza as vantagens de trabalhar fatores básicos, como a imagem do estabelecimento e a comunicação, tanto com os clientes como outros empresários do mesmo setor, poderá verificar a potencialidade do seu mercado.
    As micro e pequenas empresas são, atualmente, o grande fator gerador de ocupação, porque a grande empresa, pela necessidade de aumentar a produtividade, exigência da globalização, automatiza-se cada vez mais e, assim, emprega menos. O papel do Sebrae, portanto, é estratégico para o desenvolvimento do país.
    O Sebrae não é um órgão fiscalizador, tendo por objetivo oferecer consultorias gratuitas que possam orientar na melhoria da gestão e de resultados.

    Pesquisas comprovam que as empresas que investem em busca de informações e em treinamentos tem maior probabilidade de dar certo.

O Sebrae é a casa da micro e pequena empresa, e agora, caberá a você, empresário e gestor da micro empresa, a busca por informações.  

    O endereço do Sebrae é Rua Cesário Mota, 60, Centro – Sorocaba – Fone 3224-4342, ou www.sebrae.com.br
 

.: Viva Bem - Como escolher a melhor escola para seu filho? :.

    É hora de procurar matricular os filho numa escola. Mas como escolher uma boa escola, qual a melhor idade para matricular uma criança?  Hoje em Sorocaba existem cerca de 90 escolas de educação infantil, atendendo de 0 a 6 anos de idade, menos de 50% delas são legalizadas e a grande maioria não tem condições apropriadas para atender crianças pré-escolares.
    Pesquisas apontam que períodos decisivos para o desenvolvimento do cérebro começam logo nos primeiros anos de vida. Com isso, podemos entender melhor a importância da educação infantil no desenvolvimento da criança, e os riscos de escolher uma escola analisando apenas aspectos superficiais.
    Uma escola bonita por fora não quer dizer necessariamente que ela faça um trabalho pedagógico sério coma as crianças. É preciso profissionais capacitados, orientação clara para os pais com relação à metodologia usada e uma prática que seja coerente com a proposta da escola.
    Os pais devem conhecer a escola e levar os filhos para conhecer antes de matriculá-los, se possível converse com pessoas que têm os filhos nessas escolas e peça informações. Quando os pais estão seguros do que eles querem, as crianças se adaptam com mais facilidade. Procure tirar todas as suas dúvidas antes de matriculá-los. Se necessário, visite a escola mais de uma vez antes de tomar a decisão. E quando as dúvidas aparecerem no meio do ano, peça esclarecimentos. Preocupe-se com os conhecimentos que seu filho está adquirindo e aprenda com ele também.

Tatiana Isis Cordeiro
Diretora de escola

.: O estresse está entre os grandes males do chamado “jeito moderno de viver” :.

    Responsável por vários que abalam o equilíbrio emocional e reduzem a resistência do organismo, o estresse também pode ser tratado ou evitado.
    As dicas a seguir visam a evitar que ele faça parte da nossa rotina. Claro que é sempre bom consultar um profissional, sobretudo quando o estresse vem associado à outro problema, como a ansiedade e a insônia.

1)     FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS: Pode ser uma súbita sensação de ansiedade ou cansaço exagerado. Ë mais fácil controlar o problema no estágio inicial.

2)     2) PRATIQUE EXERCÍCIO FÍSICOS: Meia hora de ginástica três vezes por semana libera energia, reduz a ansiedade e melhora o humor.

3)     COMA DIREITO: Três ou quatro refeições diárias, feitas com calma ajudam a relaxar. Alimentação balanceada sem excesso de álcool, doces salgadinhos e gorduras, ajudam o organismo a enfrentar a tensão.

4)      NÃO ESQUEÇA O LAZER: Reserve tempo para atividades que dão prazer, como ler um bom livro, ouvir música, adotar um hobby, ou praticar esporte.

5)     DIGA NÃO: Quem aceita tudo mesmo a contra gosto tende a acumular obrigações, tanto no trabalho, como na vida pessoal. Tarefas além da conta resultam em ansiedade e frustração

6)     MUDE DE ATITUDE: Você cria expectativas exageradas? Guarda muito rancor? São comportamentos responsáveis pelos piores quadros de estresse. Tente ser mais flexível.

7)     CONTE OS SEUS PROBLEMAS: Mesmo que ninguém possa resolver a questão, só o fato de desabafar já é um alívio e tanto. Um psicólogo ou um psicanalista são boas opções.

8)      DÊ UM TEMPO: Se você trabalha oito, dez horas por dia, pequenas pausas de hora em hora ajudam a relaxar. Cinco minutos bastam para esfriar a cabeça.

9)     TRABALHO VOLUNTÁRIO: Canalizar energia para ajudar outras pessoas pode reduzir a tendência natural de amplificar os problemas pessoais ou de prestar demasiada atenção a si próprio.

10) TENTE RALAXAR: Uma técnica eficiente para aliviar a tensão do dia-a-dia, consiste em aspirar o ar lentamente e tentar levá-lo para a parte inferior do pulmão. O objetivo é atingir uma respiração regular. Ajuda, se a pessoa a concentrar o pensamento em um ponto fixo, que pode ser uma frase.

.: Dê o seu recado :.

    Este espaço é destinado a você morador ou comerciante do bairro, para que tenha a oportunidade de exteriorizar suas opiniões.
   Para tanto, basta enviar seu e-mail para nosso endereço virtual: bairroemfoco@terra.com.br, contendo seu recado, nome e RG , ou escreva para Rua Francisco Ângelo, nº 61, Cerrado , CEP 18044-300, ou, ainda , pelo fax 3229-4500.
    Aproveite para dar sugestões referentes ao seu bairro, divulgar informações de interesse geral, criticar, reclamar, elogiar.

    O espaço é seu.

.: O que é uma SAB? :.

    SAB (Sociedade de Amigos de Bairro), é uma pessoa jurídica composta por 22 membros, hierarquicamente dispostos em assembléia. É regida por um estatuto. Surge da iniciativa de moradores do bairro, que se unem com o objetivo de adquirir legitimidade junto a órgão s governamentais. Ë mantida por doações, receita de festas e eventos promovidos e, em alguns casos, pelos próprios membros diretores. A diretoria e seus membros têm mandato de dois anos, que pode ser renovado, se não houver chapa concorrente, ou no caso de existência de outra chapa, através de eleição.

    SAB Wanel Ville

    No Wanel Ville III, há uma SAB formada, atualmente presidida por Antônio Sérgio Nogueira Reis, residente à Rua Ranulpho de Campos Pires nº 65. Surgiu por iniciativa de Levi Rodrigues do Carmo, que foi seu presidente n a primeira gestão.
    Inúmeras foram as reivindicações atendidas pela atuação de seus membros : entre elas, a alteração da linha de ônibus, que passou a circular dentro do Wanel Ville III, a instalação de telefônicos públicos, a denominação de ruas, Código de Endereçamento Postal, serviço de entrega de correspondência pelo Correio e a doação de uma área de 14.230 m2 na Rua Jossei Toda, antiga Rua 10, onde será construída a sede da SAB e um Centro de Convivência, destinado à área de lazer e utilidade pública aos moradores.
    Já existe ofício junto à Prefeitura de Sorocaba reivindicando tais providências.
    Há também um sistema de vigilância particular, que é mantido por alguns moradores.

    Todos podem participar

    Há uma disponibilidade permanente de membros do SAB aos moradores do Wanel Ville III, no sentido de receber idéias, críticas, sugestões, reivindicações e auxílio. Antônio Sérgio Nogueira Reis disponibiliza-se também a todos os moradores do Wanel Ville, no sentido de orientar e transmitir informação e experiência para a formação de outras SAB’s, em todos os Wanel Ville, o que, na sua opinião, certamente irá contribuir decisivamente para a melhoria das condições de vida e moradia de todos. 

    União é força política

    Atualmente, existe uma necessidade de maior união dos moradores, uma vez que as melhorias necessárias para o bairro não têm acompanhado sua expansão, e como todos sabem, a organização dos moradores representa força política e legitimidade para obter melhorias junto aos órgãos competentes.
    Vários moradores já manifestaram iniciativa no sentido de formar uma SAB no Wanel Ville I e II, o que não obteve êxito, por enquanto.
    Morador do Wanel Ville II, Jessé Cubas Garcia, está atualmente, se mobilizando no sentido de divulgar essa necessidade, afim de que, num futuro próximo, seja constituída uma SAB do Wanel Ville. Residente no Bairro há cinco anos, é atuante na política local, e adquiriu, junto á Prefeitura Municipal de Sorocaba, autorização de uso de solo de uma área de 2.080 metros quadrados na área verde do Wanel Ville II, onde, além de manter, realiza eventos entre os moradores.
    Jessé Cubas Garcia coloca-se à disposição de todos os moradores interessados em conhecer seu projeto, e também de pessoas interessadas em atuar na futura SAB.

    Contatos podem ser feitos através de seus telefones, 3217-3518/ 9707-7459, ou mesmo em sua residência, à Rua Luiz Gabrioti nº 244.

.: Você gosta do seu cão? :.

    Gostar do animal não significa apenas fazer carinho, brincar, alimentar ou dar atenção nas horas vagas. Portanto, vale observar alguns desses aspectos:

1-    
Vacina – tem que ser dada anualmente;
2-    
Passeio – deve ser diário, para exercício e socialização;
3-    
Alimentação – deve ser balanceada, própria para cães;
4-    
Higiene – o local deve ser sempre limpo, com água fresca;
5-    
Doenças – evite medicá-lo por conta própria;
6-    
Vermífugo – devem ser dados periodicamente;
7-    
Educação – use coleira ao levá-lo passear na rua;
8-    
Precaução – coloque uma identificação na coleira;
9-    
Educação (a sua!) – recolha de imediato as fezes quando estiver passeando com o seu cão em locais públicos;
10-
Cão de guarda – tome as medidas de segurança necessárias para que o animal não coloque em risco a integridade e a tranqüilidade de pessoas ou outros cães;
11- Acasalamento – não permita que seu animal acasale indiscriminadamente;
12- Segurança – não deixe seu melhor amigo solto nas ruas.

    Membros da família

    Esta página é inteiramente dedicada a animais de estimação. Nesta primeira edição, trataremos de algumas curiosidades sobre os cuidados relativos ao melhor amigo do homem, da mulher, da criança e da segurança da sua casa : o cachorro.
    Mas você também pode participar, seja sugerindo matérias sobre o seu animal preferido, cuidados específicos com as várias raças e espécies bem como enviando foto sua ou de sua família com esse simpático Membro da Família, que é o seu animal de estimação.
    Para participar, envie a foto que quer ver publicada, com o nome do animal e das pessoas que aparecem na fotografia. Se quiser, escreva algo sobre o seu cachorrinho, cachorrão, gato, coelho, pássaro, peixinho de aquário, enfim, sobre esse indispensável integrante da sua família.
    Na medida do possível, estaremos publicando.
    Nosso endereço eletrônico é bairroemfoco@terra.com.br.

.: Como aproximar cães e crianças com segurança :.

    Toda aproximação entre animais e crianças deve ser fita com cuidado e tendo em vista a idade do cachorro e sua índole. Cães violentos, já crescidos sem o contato com crianças, podem ser um ameaça. Se você pretende criá-lo solto em casas onde há crianças, é melhor que a socialização seja feita desde os primeiros meses de idade do animal. Peça sempre a orientação de um profissional especializado e observe as seguintes regras básicas:

1-    
Comece socializando o seu novo filhote com várias crianças;
2-    
Se vai ganhar um bebê, peça a crianças amigas para virem fazer uma visitinha ao seu dog;
3-    
Jamais deixe crianças e cachorros sozinhos, sem a presença de um adulto;
4-    
Explique para as crianças que elas devem ser gentis com o cachorro;
5-    
Ensine o cachorro a brincar sem morder ou pular;
6-    
Brincadeiras muito brutas devem ser evitadas, pois, elas irritam o animal;
7-    
Sempre que o “clima” entre as crianças e o cachorro ficar meio estranho”, interrompa a brincadeira imediatamente e afaste as crianças do animal;
8-    
A socialização deve ocorrer em ambiente calmo, proporcionando experiências prazerosas tanto para o animal quanto para a criança;
9-    
Cuidados especiais devem ser observados no caso de crianças agitadas, nervosas ou inseguras; elas não devem iniciar a socialização do animal;
10-
Jamais force uma criança a gostar, acariciar ou permanecer na presença do cão; medos devem ser respeitados e o contato deve ser espontâneo e alegre;
11-
Se um bebê estiver para chegar, deixe que os cães participem desta felicidade, apresentando roupinhas e sapatinhos para eles cheirarem;
12-
Quando o bebê puder ser apresentado oficialmente ao cachorro, deixe-o dar uma olhadinha e uma cheiradinha, sempre longe do rosto da criança. Fale palavras de carinho para o seu cão, faça carinhos no animal enquanto ele observa o bebê. O mais importante é não excluir o cachorro da vida dos novos integrantes da família e deixar que eles se conheçam num clima de tranqüilidade e em momentos alegres;
13-
Explique à criança que ela não deve acordar o cachorro, não deve perturbá-lo enquanto ele se alimenta, nem quando ele estiver recluso em sua casinha.

    Um truque que costuma dar certo sempre no início da socialização, é conquistar o cachorro pelo estômago; assim, você pode ensinar a criança a  presentear o animal com o seu petisco preferido.
    Eles crianças e animais vão adorar essa agradável experiência.

     E você também!

.: Saiba como integrar o jardim ao estilo da casa :.


    Os jardins sempre foram pontos de atração numa casa.
    Há dois tipos básicos de jardim: aquele que nos oferece uma bela paisagem, chamado de contemplativo, e o que nos permite ingressar em seu interior, chamado participativo.
    O paisagismo bem planejado pode garantir recursos preciosos a sua casa.
    À vantagem estética, somam-se vantagens como a exploração adequada ao terreno, ventilação conforto térmico e amplitude visual dos ambientes.
    Os caminhos e acessos são definidos não só pela vegetação como também pelos atrativos que oferece. Eles tiram partido da topografia.
    Em locais onde o calor é intenso, uma área de árvores e arbustos circundando a casa na sua face de maior insolação age como barreira térmica, árvores de copas frondosas purificam o ar, controlam a luminosidade e oferecem sombra.Pergolados, aliados ao semi-fechamento propiciado pelas trepadeiras, conferem a mesma proteção aos raios solares e servem como ligação entre áreas livres e construída, solucionando tanto o frio como o calor excessivos.
    Contra a poeira, a solução mais conhecida é a grama, que pode ser intercalada por tijolo, dormentes, peças cerâmicas ou pode ser utilizada  sozinha.
    As cercas vivas podem ser utilizadas para maior privacidade de um bloco de casas e também como divisas externas. Esse tipo de cerca atenua bastante a poluição sonora e atmosférica.
    Os muros podem se tornar menos agressivos quando revestidos por trepadeiras (as que possuem coloração mais clara acentuam mais este efeito).

www.nsbrasil.com

.: Construções bem planejadas reduzem custos :.


    Uma boa construção tem início com um bom projeto, e um bom projeto não pode dispensar a orientação de bons profissionais da área.
    Entende-se por uma boa construção aquela realizada na técnica e com economia, utilizando bem os espaços e os materiais disponíveis no mercado. Uma obra sem projeto ou com projeto mau executado representa, entre 40% a 60% dos desperdícios e dos erros na construção civil.
    O profissional poderá auxiliar na distribuição dos cômodos no que tange à insolação, pois  os cômodos com os dormitórios devem receber o sol boa parte do dia. Também irá auxiliar no bom aproveitamento do terreno, evitando grandes movimentos de terra, na escolha correta dos alicerces, impedindo a ocorrência de recalques e trincas, na compra e na utilização correta dos materiais, entre outros itens, sempre levando em conta aspectos importante s como a estética da obra.
    Uma boa construção também implica uma boa mão-de-obra. A mão-de-obra tem que ser escolhida com cuidado, verificando as obras já realizadas dos proprietários em relação a esse profissional.
    Nos bairro sem crescimento, a construção da chamada edícula tem se proliferado bastante. Esse fenômeno indica a falta de orientação de profissional da área. A edícula é um complemento da construção principal. Não pode, portanto, caracterizar uma habitação.
    O que vemos são edículas de até dois andares com uma área construída em torno de 80 a até 100 metros quadrados. No futuro, quando se conseguir fazer a casa principal, o que será da edícula?
    Seria bem melhor idealizar um projeto modular, onde a construção pudesse ser executada aos poucos, utilizando a edícula no futuro, caso necessário, para complemento. A economia, com certeza, será bem maior.

José Antônio De Milito – milito@facens.br
Coordenador – Engenharia Civil – FACENS www.facens.br

 

.: O mapa da reforma :.

    1- Analise a viabilidade da obra.
    2- 
Faça o planejamento financeiro: quanto de capital você para colocar na reforma e como pretende gastar esse dinheiro sem entrar em empréstimos, por exemplo?
    Depois, busque especialistas da área (engenheiros, arquitetos) para ajudá-lo a montar a planilha de gastos.

    3- 
Separe de 10% a 20% do valor da obra para os imprevistos que certamente vão ocorrer.
    4- 
Faça o planejamento da obra: crie um calendário com metas e prazos; pondere com um especialista a quantidade de material a comprar; os itens para acabamento da obra podem ser comprados aos poucos, de acordo com as promoções oferecidas no mercado.
    5- 
Mantenha a disciplina: nada de querer mudar ou incrementar a reforma no meio do caminhão.Isso, certamente, implicará mais gastos.

Fonte: Revista Você S/A Edição 67