.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 46 :.
 
.: Editorial :.

 

Nova colaboradora do
Jornal Zona Oeste em Foco

Olá! Eu sou Milene Góes, a nova colaboradora do Jornal Zona Oeste em Foco. Serei uma das responsáveis pelas reportagens e editoriais do jornal. É com muita satisfação que me apresento aos leitores e espero ajudar a fortalecer ainda mais a equipe.
Como forma de agradecimento, trago reportagens diversificadas, valorizando os comerciantes e moradores da região do Jardim Simus.
O Jornal Zona Oeste em Foco desta edição traz uma reportagem sobre uma pesquisa feita pela ACEZO (Associação Comercial e Empresarial da Zona Oeste), em sua área de atuação, que identificou 3.575 empresas e 557 salões comerciais, que estão em construção ou já prontos para alugar. A diversidade fica por conta dos empresários, que veem na Zona Oeste a oportunidade de crescimento.
Conheça dois desses empresários, que apostaram na região do Jardim Simus para obter êxito profissional. José Dias Quinaglia, proprietário da Lanchonete Maristela, no Jardim Simus, e Elias Rachid Neto, proprietário da Mercearia Rachid, no Jardim Magnólia, são alguns dos comerciantes mais antigos dos dois bairros e acompanharam a evolução, até a chegada de novos empreendimentos.
Confira também uma reportagem sobre uma empresária que através do Facebook conquistou novos clientes e deu um “up” nas vendas.
Outro destaque é um colecionador de raridades da nossa região, que possui um acervo com máquinas de escrever das décadas de 40 e 50, geladeira, motocicletas, e até brinquedos, que fazem relembrar a infância.
O Zona Oeste em Foco mostra também que, com a proximidade do verão, as pessoas vão para as academias para ficar em forma e deixar de lado as tão indesejadas gordurinhas. Nesta época do ano, aumenta cerca de 40% o número de matrículas nesses estabelecimentos.
Boa leitura!

Milene Góes

.:Com a proximidade do verão, aumentam matrículas nas academias :.

O verão vem aí, e com ele, praia, piscina, e festas de final de ano. A partir de agosto e setembro, as academias lotam de pessoas dispostas a malhar para ficar em forma e aproveitar a estação sem se preocupar com as famosas gordurinhas. Para obter o tão desejado corpo sarado, muita gente procura resultado imediato e faz treinos pesados sem se preocupar com a saúde.
De acordo com o proprietário da academia UpFit, Ulisses Bicudo, a partir de setembro e outubro, as matrículas aumentam aproximadamente 40% e a procura é maior por pessoas que querem malhar para ficar em forma no verão.
Segundo Ulisses, ainda há tempo de malhar para o verão,mas sem exageros, é preciso respeitar os limites do corpo, para não causar sobrecarga e fadiga muscular. “É necessário buscar, principalmente, a qualidade de vida”, ressalta.
Fazer aulas na academia também ajuda na perda de peso e na resistência do corpo. “O Zumba (uma mistura de dança e ginástica) é a nova moda e ritmo do verão, além de queimar calorias”, afirma Ulisses.
Na academia World Fitness, no Jardim Simus, os alunos também já estão se matriculando para ficar em forma no verão. Recentemente, o local passou por uma reforma nas instalações para propiciar mais comodidade aos clientes. O proprietário Léo, se preparando para o público, com equipamentos e aulas para quem quer mais qualidade de vida.

Malhação e saúde


Conforme Ulisses, a atividade física, além de auxiliar na perda de peso, diminui a pressão arterial (para os que têm pressão alta), diminui o colesterol e proporciona o bem estar.

............Veja dicas para se exercitar com saúde


•Procure fazer uma atividade física que goste, seja ela natação, corrida ou musculação;
•Tenha uma alimentação saudável, com frutas e verduras, isso facilita a digestão;
•Procure dormir o tempo necessário, sem ficar madrugadas acordado;
•Procure se exercitar pelo menos 3 vezes na semana.

.: Pesquisa da ACEZO identifica 3.575 empresas em sua área de atuação :.

Uma pesquisa feita pela ACEZO (Associação Comercial e Empresarial da Zona Oeste), em sua área de atuação, a segunda maior região de Sorocaba, identificou 3.575 empresas, e 557 salões comerciais, que estão em construção ou já prontos para alugar, e que em breve também se tornarão empresas.
Os números realmente impressionam, tanto pela variedade de serviços, como pela diversificação dos tamanhos das empresas, que fica por conta dos empresários que veem na Zona Oeste, a oportunidade de crescimento.
Para a população, há a facilidade de encontrar produtos de qualidade, com preços competitivos, e mais perto de casa.
No ramo de negócios, o que mais se encontra são institutos de beleza, 376, seguidos pelas lojas de roupas e acessórios, 183. Lojas de materiais para construção e supermercados também são abundantes na região. Há também algumas curiosidades, como clube de tiro, venda de mel de abelha e prestadores de serviços dos mais diversificados segmentos, entre eles, um profissional que afina pianos e que está na terceira geração do negócio.
A pesquisa da Acezo, aponta também, que, somente na região do Jardim Simus, que compreende os bairros Jardim Simus, Cidade Jardim, Jardim Americano, Jardim Vera Cruz, Parque Ouro Fino, Parque Manchester, Jardim Magnólia, Jardim Belmejo, Vila Jardini, e Parque Manchester, há 818 estabelecimentos e 94 salões comerciais, sendo 271 empresas concentradas no Jardim Simus, 44 no Cidade Jardim, 1 no Jardim Americano, 63 no Jardim Vera Cruz, 26 no Parque Ouro Fino, 52 no Jardim Magnólia, 51 no Jardim Belmejo, 89 na Vila Jardini, 72 no Parque Manchester e 100 na Avenida General Carneiro, no trecho entre a Rua Visconde do Rio Branco e a Praça Oxford.

Um dos comerciantes mais antigos da região, é José Dias Quinaglia, proprietário da Lanchonete Maristela, localizado na Avenida Dr. Américo Figueiredo, no Jardim Simus. Ele conta que chegou ao bairro em 1980 e que na época, não existiam comércios próximos. “Um amigo me indicou o Jardim Simus para abrir o comércio porque afirmou que a região seria próspera”, comenta.

Quinaglia relata que no início da década de 90, as ruas eram de terra, havia poucas construções, e poucos ónibus circulavam pelo bairro.
Além do crescimento da região, o comerciante, acompanhou também a construção do Centro Esportivo André Pieroni, na década de 70. Ele lembra que o local era um terreno cheio de mato e elogia o bairro onde vive e trabalha. “Minha vida é aqui, daqui não saio mais”, afirma.
Outro comerciante, que também tem muitas histórias para contar é Elias Rachid Neto, proprietário da Mercearia Rachid, no Jardim Magnólia. No bairro há 50 anos, ele relembra como eram as ruas na década de 60. “As ruas eram de terra e o esgoto era a céu aberto, além de não passar ônibus”, comenta.
Segundo Rachid, seu pai foi um dos primeiros comerciantes do Jardim Magnólia, e foi a partir daí, que novos empreendimentos foram surgindo. “Tenho clientes que conservo há 30 anos e tenho orgulho disso”, conclui.


.: Igreja Presbiteriana do Jardim Simus completa 1ano :.

Há um pouco mais de um ano, o pastor da Igreja Presbiteriana do Jardim Simus, Manoel Peres Sobrinho, recebeu a missão de evangelizar crianças, jovens e adultos da comunidade. Frente à Igreja, que completou um ano de existência no dia 5 de agosto, o pastor também comemora o aniversário do templo religioso com entusiasmo e muitos planos. “Ainda quero construir um espaço de oficinas culturais para todas as idades”, comenta.
De acordo com o pastor, a proposta da igreja é cativar os cristãos para participarem dos cultos e estudos bíblicos realizados no local, além de convidar o público para assistir a palestras e comemorar cada conquista da comunidade evangélica e da região do Jardim Simus.
Para Sobrinho, é importante a participação de toda a família na igreja, para ajudar na evangelização das pessoas e incentivar a espiritualidade. “Temos cultos, além de bandas evangélicas para atrair os jovens”, ressalta.

....................................................Eventos realizados na igreja

Conforme o pastor, os cultos acontecem às terças-feiras, às 19h30 e aos domingos, às 19h. Os estudos bíblicos ocorrem às quintas-feiras, às 19h30, e a escola dominical para todas as idades, aos domingos, às 9h30.
Sobrinho destaca que os eventos que acontecem na comunidade são divulgados através de panfletos e também nos cultos. Ele afirma que, eventualmente, profissionais da saúde vão até à unidade para dar palestras sobre vários assuntos aos frequentadores.

....................................................Igreja Presbiteriana

A religião Presbiteriana veio para o Brasil em 1859, trazida pelo estudante de 26 anos, na época, Ashbel Green Simonton. Em 1959, ela começou a se expandir para vários estados. Em Sorocaba, ela chegou em 1955, onde foi construída a primeira capela presbiteriana.

................................................Evangelização no presídio

Além da evangelização na igreja, o pastor Manoel Peres Sobrinho, também realiza um trabalho missionário no CDP (Centro de Detenção Provisória), às sextas-feiras, há 3 anos. “Levo para os detentos proposta de vida, para que eles saiam de lá prontos para se reinserirem na sociedade” diz.
A igreja Presbiteriana do Jardim Simus fica na Alameda dos Miosótis, 70.


.: Colecionador da região exibe raridades :.

O gosto pelo retrô para alguns é apenas moda, já para outros, é um estilo de vida. Um colecionador do Jardim Simus têm relíquias que fazem os mais saudosistas ficarem até emocionados. Cada objeto retroage a uma fase da vida.
São máquinas de escrever, das décadas de 50 e 60, geladeira dos anos 50, motocicletas raras, máquina de costura, rádios, brinquedos, objetos decorativos, entre outros. O colecionador é o comerciante Miguel Mora, que não dispensa um leilão para adquirir novas peças para somar sua coleção.
A paixão de Miguel por antiguidades começou por influência da mãe, que possuía várias peças de decoração, chamadas hoje de retrô. “Fui pegando o gosto por esses objetos e me tornei um colecionador por causa dela”, explica.
O comerciante adquiriu o primeiro objeto em 1990, ao participar de um leilão por interesses comerciais, onde um dos itens era uma máquina de escrever da marca Underwood, da década de 40, que foi arrematada por ele, após isso, a coleção só foi aumentando. Segundo Miguel, somente máquinas de calcular são 80, além das motocicletas que são 11. “Sou fascinado por antiguidades”, comenta.

Xodó pela coleção

O colecionador conta que não realiza exposições, mas mostra para os amigos. “Tenho um verdadeiro xodó pelos objetos. Limpo todas as peças e cuido para que não estraguem. Às vezes, fico no galpão onde minha coleção está, apenas contemplando, para mim é uma higiene mental.”
Miguel também gosta de relembrar a infância através dos brinquedos. Na prateleira tem robozinho, o jogo Aquaplay, Gênius e vídeo-game. “Quero ter muita coisa que tive quando criança, gosto de ver cada detalhe e cuidar com carinho”, diz.

De pai para filhos

Miguel afirma que o amor por raridades passou de pai para filhos. Ele comenta que os filhos, de 10, 15 e 19 anos, já despertam o interesse por antiguidades e que pretende deixar os objetos para eles.

.: Afinador de pianos dá dicas para conservar o equipamento :.
Na edição passada, o Jornal Zona Oeste em Foco, mostrou o trabalho de um afinador de pianos da Vila Jardini, que atende clientes famosos da música clássica nacional. Marcelo Russi, da empresa Marcelo Pianos, se destaca quando o assunto é música. Além de afinar, ele também limpa, repõe peças, restaura e realiza consertos em geral. Para manter o piano sempre em boas condições, o profissional dá dicas de como limpar e ter cuidados com o equipamento.
Segundo Marcelo, é preciso deixá-lo em local arejado, a pelo menos 10 cm de distância da parede ou no centro do ambiente. Outra recomendação importante é não colocá-lo perto de janela para que não seja atingido pela luz solar.
Fontes de calor também podem prejudicar o funcionamento do piano. Ele deve ser conservado longe da umidade, pois, dentro possui couro, feltro, entre outros componentes, que são sensíveis à umidade. “Ambientes muito secos, também não são ideais. O importante é sempre deixar uma planta próximo ao equipamento, para que o local fique úmido apenas o suficiente”, comenta.
Já em relação à limpeza do piano, Marcelo recomenda apenas limpar com um pano úmido ou seco. “O correto é levar para um profissional fazer o trabalho, porque são usados produtos especiais para que ele não seja danificado”.
O Marcelo Pianos fica na Rua Visconde do Rio Branco, 1.114.
Telefone: 3217-8327.



.: Foco Social - Paula Pacheco :.

.: Facebook: empresários utilizam a rede para divulgar produtos e serviços :.

Já faz algum tempo que o Facebook não é utilizado somente para trocar mensagens, curtir publicações e postar fotos. A rede social tornou-se uma ferramenta de trabalho para empreendedores, e mais, uma forma rentável de divulgar as empresas. O mundo virtual agora dá lucro. Quer dar um “up” na sua empresa? Então veja algumas dicas do Espaço Empreendedor, da Prefeitura de Sorocaba.
De acordo com dados divulgados pelo Espaço Empreendedor, a rede social começou em 2004 e mais de 3 mil pessoas se cadastram por dia, totalizando mais de 100 milhões de usuários.
Ainda segundo informações de 2012, em Sorocaba, 58% da população utiliza o Facebook, sendo 54% delas mulher e 46% homem. 51% dos sorocabanos acessam a rede todos os dias.
De acordo com a agente de desenvolvimento da prefeitura, Vivian Boaro, um curso realizado pelo Espaço Empreendedor ensinou os empresários a divulgar de forma correta a empresa no Facebook. “Os empreendedores estão nos procurando para tirar dúvidas de como deixar a página mais atrativa”, explica.
Uma das comerciantes que aderiu à rede social para alavancar as vendas e deixar sua empresa em evidência, foi Carolina Pedrozo, proprietária de uma loja virtual que vende itens de decoração e lembrancinhas personalizadas.
Carolina entrou na rede há aproximadamente 2 anos e sempre conquista novos clientes através do mundo virtual. “A ferramenta abriu muitas portas para mim, minhas vendas aumentaram acima de 100%. Vendo até para pessoas de outras cidades”, comenta.
A empresária iniciou a divulgação de seus trabalhos em sua página página pessoal, mas agora criou também uma Fan Page, com o nome Pedrozo Arte em Recordar.
Ela aproveita a facilidade de comunicação para realizar sorteios de kits personalizados. “Fiz uma promoção de kits e,em apenas uma semana, tive mais de 100 curtidas, 4.456 visualizações e 170 compartilhamentos”, afirma.

Veja algumas dicas do Espaço Empreendedor para divulgar sua empresa na rede social:
•Postagens visuais, como fotos, envolvem mais o público-alvo;
•Convide amigos para curtir a Fan Page da empresa. Lembrando que não se deve publicar algo da sua empresa no perfil particular, e vice-versa;
•Publique conteúdo relevante, que vá interessar aos seus clientes;
•Faça pelo menos 1 ou 2 postagens por semana, para que o perfil e a empresa não fiquem esquecidos;
•Incentive o cliente a fazer o chek- in na sua empresa (quando marca onde está), isso faz com que a empresa tenha uma visibilidade maior.
Segundo a pesquisa divulgada pelo Espaço Empreendedor, o melhor horário para publicar um conteúdo é entre 20h e 21h. Conforme os dados, os melhores dias para se publicar são quarta e quinta-feira.

Veja como fazer uma Fan Page

Através do site: http://bit.ly/criarfanpage, você pode obter informações de como criar uma Fan Page para a sua empresa.O Sebrae também disponibiliza uma cartilha em pdf, com todas as informações sobre o Facebook e como divulgar sua empresa.Acesse:http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/guias_cartilhas/na_medida_pagina_empresarial_facebook.pdf

.: Espaço Empreendedor :.


Salões de Beleza: desafio de conservar a profissional de manicure

Trabalhar em uma empresa ou ter o negócio próprio? Essa é a dúvida de muitos trabalhadores. Com a facilidade em se abrir uma empresa, muitas pessoas estão saindo da informalidade e visando um futuro empreendedor. Diversos profissionais estão abrindo uma empresa e aproveitando a crescente economia para se destacar no mercado.
Uma das profissões que mais fazem parte do mundo empreendedor é a de manicure. Muitas iniciam a carreira em salões de beleza e decidem abrir o próprio negócio. Outras preferem continuar trabalhando nos institutos de beleza, junto a profissionais, como cabeleireira, depiladora, massagista, entre outros.
A proprietária do instituto de beleza Espaço B & Cia, Bruna Suely Souza Alves, é um exemplo de valorização dos funcionários. Ela trabalha com uma manicure e já está à procura de outra. “Coloquei o serviço aqui no salão a pedido das clientes. Trabalhamos em parceria e nossa prioridade é atender a necessidade dos consumidores”, afirma.
De acordo com Bruna, é mais prático encontrar todos os serviços no mesmo estabelecimento. “As mulheres querem praticidade”.
Já, a manicure que faz o serviço de unhas de porcelana e artísticas, Aline Mai, da Alquimia Unhas, já trabalhou em salão e hoje é empresária individual. “Tenho meu próprio lucro e pretendo continuar como empresária”, ressalta.

Valorizar o funcionário é essencial para o sucesso de uma empresa

Segundo o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP, Carlos Alberto de Freitas, para a empresa conservar seus colaboradores, é preciso que tenha uma política de reconhecimento, para que o funcionário se sinta valorizado e queira prosperar junto com os colegas de trabalho.”É necessário ter um gerenciamento de pessoas, além de benefícios”, diz.
Conforme o gerente, para a manicure que quer ter seu próprio salão, é preciso pesquisar o mercado, fazer uma rede de contatos e ter uma reserva financeira de pelo menos seis meses.
Ainda de acordo com Freitas, grande parte dos empreendedores individuais é do ramo de salão de beleza e saúde. Isso faz com que muitas profissionais se matriculem em cursos de especialização para se inserirem no ramo da estética.“O mercado está atraente, mas há de se ter cautela”, finaliza.

.: Invista imóveis: inovação e excelente atendimento :.

Reinaugurando com estilo, e no mercado há mais de 2 anos, a Invista Imóveis oferece um atendimento diferenciado. Inovando sempre, com consultores capacitados para realizar o seu sonho de adquirir um imóvel, e fazer um ótimo investimento. Baseada em valores sólidos, ética, transparência, agilidade e competência, a Invista Imóveis é o lugar ideal para você que quer vender ou comprar um imóvel! Prestando também consultoria para investidores e construtores. A Invista Imóveis está localizada na Av. Salvador Milego, 1.015, no bairro Jardim Vera Cruz, e os telefones são: 3222-1658 ou 3021-0903. Acesse também o site da empresa, e confira as fotos e especificações dos imóveis para comercialização: www.invistaimob.com.br

 

.: Garota Enxaqueca :.

Missão quase impossível:
vender ou comprar carros!

Eis que engoli uma melancia e 9 meses depois nasceu um garotinho enxaqueca! É colega, hoje eu sei muito bem porque Deus escolheu a mulher para gerar uma vida! Primeiro que o nome de todas as mães deveria ser Maria das Dores: depois que o bebê nasce a gente sente tanta dor pelo corpo, que às vezes penso que virei um saco de pancadas! E quando você descobre que está grávida e começa a contar para as pessoas, elas logo querem ver a sua barriga: até mesmo as mulheres que já são mães acham que a sua vai crescer igual bolo: basta colocar uma colher de fermento, deixar 1 hora no forno e pronto: cresceu! E aí, quando a barriga já está grande, a reação das pessoas é muito engraçada.
As grávidas são sujeitos ocultos, indeterminados ou inexistentes. Tem gente que pensa que você está doente. Já outras imaginam que você pode fazer tudo, afinal gravidez não é doença! E não duvide se você receber um convite para fazer um rapel ou escalar uma montanha! As amigas baladeiras, sem dúvida, trocam você por todas as festas da cidade, durante 9 meses!
Andando pela rua, as pessoas têm as mais diversas reações: as mulheres quase sempre olham para você com ternura, principalmente as que são mães. Sabem a tremenda odisseia no espaço que você estará prestes a enfrentar! Os jovens olham com um olhar de indiferença. E os homens, alguns têm um olhar assustado, de medo mesmo, e outros, acredito os que são pais, um olhar mais ameno. Também descobri onde o rei Roberto Carlos buscou inspiração para escrever a letra de uma música: “São tantas emoções”, só pode ser nas mães, é claro! Aí, o bebê nasce e você chora de emoção, de muita dor, de desespero, de felicidade, de alegria, enfim... Já, o bebê, tem realmente as verdadeiras “lágrimas de crocodilo”, eles choram, ou melhor, berram, mas não saem lágrimas! Acredito que berrar faz mais efeito para chamar a sua atenção, os danadinhos são muito espertos! Ser mãe é ser um atleta diário superando todos os limites da dor: seu corpo padece, você não dorme várias noites, quase não come direito, às vezes nem dá tempo de tomar banho, e mesmo assim, quando o seu olhar cruza o meu: “são tantas emoções”!

Garota Enxaqueca

 

.: Fique Ligado :.

....................................................................Novena em homenagem a Nossa Senhora do Desterro

A Comunidade Nossa Senhora do Desterro, no Jardim Simus, realiza,entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, a novena em comemoração à Nossa Senhora do Desterro.

..................................................Confira a programação das missas

......................................................Dia 30 de agosto, sexta-feira, a missa será às 20h.................................................Dia 31 de agosto, sábado, às 17h
..................................................Dia 1 de setembro, domingo, às 10h
Dia 2 de setembro, segunda-feira, às 20h
Dia 3 de setembro, terça-feira, às 20h
Dia 4 de setembro, quarta-feira, às 20h
Dia 5 de setembro, quinta-feira, às 20h
Dia 6 de setembro, sexta-feira, às 20h
Quermesse após a missa
Dia 7 de setembro, sábado, às 20h- Quermesse após a missa
Dia 8 de setembro, domingo, 9h- Procissão, 10h- Missa. Após a celebração, haverá almoço com parmegiana. Convites a R$ 20.
A Comunidade fica na Avenida Dr. Américo Figueiredo, 844. Mais informações pelo telefone: 3327-2432.



.: voltar :.