.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 44 :.
 
.: Editorial :.
 
.: Um parque aberto para os moradores da região e para toda a cidade :.

Os parques da Zona Oeste de Sorocaba possuem algumas belezas raras. O Parque Ouro Fino, por exemplo, possui a nascente de água mais preservada da cidade e deveria ser conhecida por todos os moradores do município. Durante os meses de fevereiro, março e abril, a prefeitura promoveu uma série de atividades no local, para que os moradores conheçam melhor as belezas naturais da cidade onde moram. Além disso, estudantes de escolas públicas, municipais e estaduais, assim como universitários, também foram convidados e participaram de eventos no parque. Aprenderam sobre educação ambiental e conheceram a importância da preservação dos recursos hídricos e da mata ciliar. Um grupo de reeducandos do sistema prisional também teve a oportunidade de conhecer o Parque Ouro Fino e plantar mudas de árvores. Uma experiência que serve para conscientizar a população da importância de áreas verdes como essa! Você confere na página 5 um pouco das atividades que foram realizadas no local. E fica um convite para os moradores locais, que ainda não foram ao parque, que assim o façam! Um lugar bonito, preservado, seguro e com atividades para todos os públicos é vantajoso a todos. Além de uma ótima oportunidade de lazer para as famílias, crianças, adolescentes e jovens, o parque é fonte de conhecimento sobre educação ambiental para estudantes de todas as faixas etárias! Exemplo de que os parques públicos podem ser grandes aliados na preservação da natureza e na educação ambiental de todos! Vamos conhecer e preservar esse espaço tão bonito da nossa região!


Ana Claudia Martins


.: Jogo de futebol americano é realizado no C.E. Jardim Simus :.

Os brasileiros são apaixonados por futebol, mas em abril os moradores da região puderam conferir um dos jogos do Campeonato Paulista de Futebol Americano, da Liga Paulista de Futebol Americano (LPFA), que foi realizado no dia 7 de abril, no Centro Esportivo Padre Pieroni, no Jardim Simus. O jogo foi disputado entre o time do Sorocaba Vipers Army contra o Storm, de São Paulo. O placar foi 10 x 24 para o time paulistano. Outro time de futebol americano da cidade, o Palmeiras Locomotives, também jogou no mesmo dia no local contra o Aliggators, de São José do Rio Preto, que perdeu por 6 x 36.
E para quem gosta de futebol americano, bastante diferente do futebol tradicional, a equipe do Vipers Army avisa que pretende disputar os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano (CBFA) também no Centro Esportivo do Jardim Simus.
Histórico - O Vipers foi fundado em 2006 por um grupo de amigos, que gostavam e acompanhavam o esporte, principalmente as famosas competições nos Estados Unidos, onde surgiu o futebol americano, que é uma verdadeira paixão no país. A equipe de Sorocaba é um dos times pioneiros na modalidade no Brasil.



.: Vôley Adaptado é um dos Destaque do Centro Esportivo :.

O Centro Esportivo do Jardim Simus também oferece diversas modalidades de práticas esportivas para os moradores da região. Um dos destaques do local é o vôley adaptado, destinado para atletas da terceira idade, com mais de 60 anos. A equipe participa de competições oficiais, como a Liga Sorocabana de Vôley Adaptado, que reúne equipes de outras cidades, como: Votorantim, Tatuí, Santana do Parnaíba e Botucatu.
O voleibol adaptado tem como diferencial algumas mudanças nas regras para que as lesões entre os atletas sejam evitadas. De acordo com o técnico da modalidade, Clóvis Granado, há menos deslocamentos e, por consequência, a fadiga é menor. “O torneio tem como objetivo valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar, resgatando a autoestima para um melhor convívio social”, conta. A equipe sorocabana treina todos os dias na quadra do local, sob a orientação de Granado. O Centro Esportivo fica na Av. Dr. Américo Figueiredo, 1.200. Mais informações: 3222-7573.




.: Alunos da rede municipal participam de Megaplantio no Jardim Simus :.

A Unidade Básica de Saúde (UBS), do Jardim Simus, realizará na segunda-feira (04/03), pela manhã, uma passeata pelas ruas do bairro, para alertar os moradores no combate à dengue. Os funcionários da UBS e os integrantes do grupo de caminhada vão levar faixas para orientar, e sacos de lixo para recolher possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue que forem encontrados no percurso, ou que os moradores queiram descartar. Desde o dia 25 de fevereiro, Sorocaba já registrou 170 casos da doença. A unidade fica na Alameda dos Lírios, 327. Mais informações: 3221-1177.




.: Atividades ambientais movimentam o Parque Ouro Fino :.

Diversas ações ambientais movimentaram o Parque Ouro Fino, que fica na Zona Oeste de Sorocaba, e possui a nascente de água mais preservada da cidade. De 18 a 22 de março, das 8h às 12h e das 13h às 17h, foram realizadas visitas à nascente modelo da cidade. Cadastrada pela Secretaria do Meio Ambiente, a nascente foi escolhida como modelo pela sua peculiar situação de conservação e aspectos relevantes para a Educação Ambiental. Estudantes de escolas públicas da região puderam conhecer melhor o parque e aprender mais sobre educação ambiental. Um grupo de alunos da EE Wilson Ramos Brandão, do bairro Ouro Fino, participou do evento.
Já no dia 23 de março, estudantes universitários participaram de um curso de recuperação de nascentes, e plantaram mudas de árvores no parque. E no dia 5 de abril, foi realizada uma ação ambiental com aproximadamente 25 pessoas, entre servidores municipais e reeducandos. Além de serem capacitados sobre a importância da recuperação de nascentes e da mata ciliar, eles também fizeram um plantio de 250 mudas de árvores nativas no local. O parque está localizado na Rua Alexandre Caldini, 265.



.: UBS Simus participa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe :.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que teve início no dia 15 de abril em todo o país, também foi realizada em Sorocaba. Na Zona Oeste, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participaram, no horário normal de funcionamento de cada uma delas, assim como a UBS do bairro Jardim Simus. A vacina gratuita, neste ano, além dos adultos com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e 1 ano e 11 meses, gestantes e trabalhadores de serviços de saúde, também contemplou mulheres no período de até 45 dias após o parto, e portadores de doenças crônicas também foram imunizados.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), 118.616 pessoas na cidade pertencem aos grupos contemplados pelo Ministério da Saúde, na campanha deste ano. No dia 20 de abril, sábado, as 31 unidades da cidade atenderam exclusivamente o público da campanha, das 8h às 17h. Pelo menos 80% deste total, ou seja, 94.893 pessoas foram vacinadas durante a campanha, que terminou no dia 26 de abril.
Neste ano, a vacina protegeu a população contra três tipos do Influenza, vírus causador da gripe: H1N1, H3N2 e B. “A vacinação tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortes provocadas por infecções da gripe”, comenta Daniela Valentim dos Santos, diretora da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES).

.: Foco Social - Paula Pacheco :.

.: Técnico em Edificações é a novidade do vestibulinho da Etec Fernando Prestes :.

A Etec Fernando Prestes já está com as inscrições abertas para o vestibulinho do 2º semestre de 2013, desde o dia 23 de abril. Sempre com as melhores opções de cursos técnicos gratuitos e de excelente qualidade, totalmente voltados para o mercado de trabalho, a novidade é o curso Técnico em Edificações, com 40 vagas para o período noturno. Segundo o professor e coordenador Vanderlei Lanças Gomes, o curso irá formar profissionais que desenvolvem e executam projetos de edificações, conforme normas técnicas de segurança, de acordo com a legislação específica da construção civil, e regulamentações ambientais, além de outras atribuições. O Técnico em Edificações poderá atuar no mercado de trabalho em empresas públicas, privadas e do terceiro setor, além de escritórios de projetos e canteiros de obras. “Atualmente Sorocaba vive um cenário favorável para esse tipo de profissional, com uma boa demanda por técnicos na área da construção civil, já que o setor está bastante aquecido”, destaca.
As inscrições podem ser feitas até às 15 horas, do dia 16 de maio, pelo site: www.vestibulinhoetec.com.br. Consulte também outras opções de cursos. A taxa de inscrição é R$ 25,00. O exame será realizado no dia 16 de junho, às 13h30. A Etec Fernando Prestes fica na Rua Natal, 340. Mais informações: 3221-9677 ou pelo site: www.etefernandoprestes.com.br




.: Restauração de móveis antigos conserva a beleza de peças únicas :.
Todo mundo já se encantou com algum móvel antigo, principalmente pela sua beleza, pela qualidade da madeira e, muitas vezes, pela exclusividade da peça! Atualmente, as pessoas que possuem móveis antigos, que geralmente eram fabricados em madeiras nobres como mogno e imbuia, utilizam os serviços de restauração para conservar a beleza de peças tão especiais. Na Zona Oeste de Sorocaba, no bairro do Jardim Simus, Luis Maurício trabalha há 10 anos com restauração de móveis e antiguidades. Ele conta que a atividade começou por acaso, em contato com um amigo que já trabalhava na área. “As pessoas às vezes jogam peças incríveis no lixo, de madeira nobre, e nem imaginam que as mesmas podem ser recuperadas. Uma cliente minha achou um móvel antigo de excelente qualidade num ecoponto, e eu transformei a peça de madeira nobre numa bonita cristaleira”, disse.
Para restaurar as peças, há várias técnicas que podem ser utilizadas como laqueações (em diversas cores), verniz, tingimento, empalhamento, pátina, provençal (arte francesa), entre outras. Além de restaurar móveis antigos, Maurício também trabalha com a venda, aluguel, decorações e presentes. Segundo ele, uma peça de madeira nobre restaurada dura muitos anos, e pode se transformar num bonito móvel para complementar a decoração do ambiente. “Há peças que duram uma vida inteira, passando de geração em geração”, conta. O trabalho artesanal dele pode ser conhecido em seu ateliê, que fica na Alameda das Catléas, 161. Mais informações, pelo telefone: 3011-5694.

.: Corujas Beer: sua bebida na hora certa :.
Faltou cerveja, gelo ou carvão no churrasco da galera ou da família? Vai fazer um jantar em casa para uma pessoa especial, mas falta aquele vinho ou champagne? Acabou a vodka ou o whisky da sua festa ou da balada? Não tem problema porque a Corujas Beer, a primeira adega delivery na madrugada, tem a solução e salva o seu evento! Criado por Taiyo Jonas Paulino e Adalberto Cristian, com um cardápio especialmente preparado para atender as necessidades de seus clientes, em toda a cidade de Sorocaba e Votorantim, a Corujas Beer tem uma variedade de cervejas nacionais e importadas, bebidas destiladas e fermentadas, além de produtos de conveniência. E o melhor de tudo: todas na temperatura ideal para o consumo imediato! As bebidas são entregues já totalmente higienizadas, e embaladas com um carinho todo especial para o seu evento. A Corujas Beer ainda aceita encomendas e possui um horário de funcionamento especial para não faltar nada na sua festa ou balada: quarta e quinta das 19h30 às 1h; sexta das 19h30 às 3h; sábado das 18h às 3h30, e domingos e feriados das 14h às 23h. Agora você não precisa mais enfrentar uma fila enorme nos supermercados para comprar aquela cerveja gelada ou o whisky para fazer um “esquenta” com os amigos, antes da balada. Ligue para a Corujas Beer e receba o seu pedido rapidamente, no local que você desejar! Mais informações: 3357-6066, ou 9821-4975. Confira o cardápio completo no site: www.corujasbeer.com.br! Curta a fan page no facebook: Corujas Beer!


.: Sorocaba ganhará uma árvore a mais para cada veículo vendido na cidade :.
A partir do próximo mês de junho, o plano de arborização de Sorocaba ganha um reforço expressivo no plantio de mudas de árvores. É quando entrará em vigência, efetivamente, a lei de número 8.568, aprovada em 2008 pela Câmara Municipal, obrigando as concessionárias de veículos automotores a plantar árvores para cada veículo zero quilômetro vendido na cidade. O prazo para início do plantio de mudas foi definido esta semana, durante reunião promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) com representantes das concessionárias, da qual participou o autor da lei, o vereador licenciado Francisco Moko Yabiku, titular da Secretaria de Esporte.
Segundo informações da secretária de Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, participaram da reunião representantes de 30 concessionárias, o equivalente a 90% dos estabelecimentos comerciais desse segmento na cidade. “Tivemos a oportunidade de esclarecer de que forma a lei será aplicada a partir de agora, lembrando que a demora na sua regulamentação se deu em função da definição de uma área onde serão plantadas as árvores”, esclareceu.
Jussara disse que as empresas demonstraram total interesse em assumir a responsabilidade do plantio, como forma de compensação ambiental, “agregando valor na venda de veículos na cidade, principais emissores do dióxido de carbono, responsável pelo chamado efeito estufa”. De parte das concessionárias caberá a compra e plantio das mudas, enquanto a Sema definirá a espécie e tamanho das mudas, como também cuidará da manutenção da área. “Inicialmente, as árvores serão plantadas no Parque dos Ipês, no Jardim Santa Marina, na Zona Norte, onde estamos desenvolvendo ações de arborização”, explicou Jussara.
Dados da Sema demonstram que cerca de 2 mil veículos são vendidos mensalmente em Sorocaba, entre carros de passeio, caminhões, motocicletas, utilitários e outros. Ou seja, em média, Sorocaba ganhará 24 mil novas árvores por ano, caso seja mantido esse número de vendas de veículos. Somente a Sema plantou 535.478 mudas de árvores entre 2009 e 2012.


.: Espaço Empreendedor :.


Programa “Negócio a Negócio”
chega aos empresários do Jardim Simus

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba levará aos empresários do Jardim Simus, em Sorocaba, o programa “Negócio a Negócio”: uma nova modalidade de atendimento ao empresário para a melhoria da competitividade, e fortalecimento da micro e pequena empresa. A visita da equipe do Sebrae acontecerá nos dias 29 e 30 de abril, no horário comercial, nos estabelecimentos comerciais da Av. Dr. Américo Figueiredo e principais travessas. Lançado no ano passado, o programa prevê a realização de um diagnóstico empresarial, a implantação de um plano de ação com soluções para a melhoria da empresa, além de uma visita de acompanhamento das propostas sugeridas.
O programa é gratuito e inclui três visitas a cada empresa participante. Na primeira visita é aplicado um questionário com questões simples e diretas ligadas à gestão empresarial. Na segunda visita, que ocorre 15 dias depois da primeira, os empresários recebem um caderno de ferramentas com lições para melhoria dos seus processos de gestão. Já na terceira visita, 60 dias após a segunda, o agente verifica as melhorias obtidas.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP, Carlos Alberto de Freitas, o objetivo é auxiliar o empresário, dentro do ambiente da própria empresa, a aperfeiçoar a gestão dos processos, produtos e serviços, e também o posicionamento do seu negócio diante do mercado em que atua. “No ano passado tivemos bons resultados com o programa, propiciando às micro e pequenas a melhoria no controle das finanças, a eliminação de desperdício, controle de estoque mais eficaz, desenvolvimento de novos fornecedores, entre outros avanços”, afirma.
No dia 19 de abril, o casal Luis Alcides e Cleide de Sales, proprietários de um Pet Shop no bairro Parque Ouro Fino, recebeu a visita da equipe do Sebrae e aprovou o programa. “A ideia é ótima, para nós é mais difícil sairmos da loja durante o horário comercial. Acredito que as informações passadas e o questionário que vamos responder trará muitos benefícios para o nosso negócio”, afirma Cleide.
Mais informações sobre este e outros produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae-SP na região de Sorocaba podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo telefone (15) 3224-4342.

 

.: Oficina mecânica na região é especializada em carros antigos :.

Quase todo brasileiro é apaixonado por carro! E para muitos, alguns veículos são verdadeiros objetos de desejo, como uma tão sonhada Ferrari: um dos ícones dos carros de luxo de origem italiana! Atualmente, os automóveis estão cada vez mais modernos e possuem uma avançada tecnologia, inclusive na parte mecânica. Por isso, muitas oficinas mecânicas tiveram que se atualizar e utilizam equipamentos eletrônicos, como o Raster, para identificar possíveis falhas na injeção eletrônica, por exemplo! Mas, diante desse cenário, hoje em dia ainda há muitos apaixonados por carros antigos. Em Sorocaba, por exemplo, existem alguns clubes de colecionadores, que possuem verdadeiras jóias em suas garagens: veículos que são utilizados apenas para pequenos passeios aos finais de semana, ou para exposições. Na Zona Oeste, Nelson Tiede trabalha desde 1967 como mecânico e possui uma clientela fiel de donos de veículos antigos. Para ele, consertar automóveis do século passado, alguns de 1929, é uma questão de conhecimento e experiência. “Trabalho há muitos anos como mecânico e sei como identificar problemas nos modelos antigos. A mecânica dos veículos é bem diferente dos modelos atuais, por isso é preciso conhecer bem”, afirma. No pátio da oficina mecânica, que fica no Jardim São Paulo, veículos antigos que encantam pela beleza de modelos famosos, como o clássico Ford 1929, uma DKV 1967, uma Mercedez 1962 e uma Alfa Romeo 1968, entre outros. “Na cidade, há muitos colecionadores de carros antigos, então, sempre tenho clientes para atender, além dos carros atuais”, disse. Nelson conta que não é tão difícil encontrar peças para consertar os veículos antigos. “Os próprios donos muitas vezes também sabem onde encontrá-las. Há lojas em São Paulo, sites na internet e alguns proprietários trazem até do exterior”, afirma.
Alguns veículos impressionam pelo ótimo estado de conservação, além da beleza de um estilo dos primeiros anos da indústria automobilística no Brasil, do início do século passado. Nelson afirma que um dos carros mais impressionantes que ele consertou foi um Chevrolet 1926: modelo raríssimo atualmente, mesmo entre os colecionadores. “Os carros antigos são verdadeiras paixões para seus donos”, destaca.
A Oficina Mecânica Nelson fica na Dr. Luiz Mendes de Almeida, 833 - Lg. do Divino

 

.: Garota Enxaqueca :.

Sorolands: a “manchester paulista” está cada vez mais industrializada

Ufa! Finalmente, a cidade de Sorocaba saiu em rede nacional, mas desta vez, por um bom motivo: a cidade está cada vez mais industrializada e crescendo em ritmo acelerado, o que agora faz até peso na economia do Estado de São Paulo. A cidade caipira do tropeiro vai ficar cada vez mais somente na história, porque daqui a pouco Sorocaba vai ter um monte de shoppings centers. Só este ano, 2 serão inaugurados antes de 2013 acabar, e eu que sou da época que só existia o antigo Sorocaba Shopping na cidade, meu Deus, como o tempo passa! É Sorolands não é mais a mesma cidade!
E os moradores continuam recebendo contas de água com valores astronômicos. Eu acho que o Saae está fazendo uma grande promoção: quem receber a conta de água mais alta, vai ganhar uma viagem para a lua, com passagem só de ida! Então, pessoal, cruzem os dedos e torçam aí. E sabe aquela pessoa que você adora? Aproveita para inscrevê-la nessa promoção! Caramba, a minha lista vai ficar enorme! Acho que vou colonizar a lua!
E daqui poucos anos deve chegar aquele ônibus rápido, igual aos que já existem em Curitiba, capital do Paraná, onde os pontos são tubos de vidro, coisa bonita de se ver! Imagina que chique que vai ficar Sorolands cheia de tubos para o povo pegar ônibus? Vai ter gente que vai querer até morar nos tubos! Depois pega uma bicicleta pública, vai pela ciclovia, faz uma pausa num dos parques da cidade, e segue caminho! Essa cidade realmente já não é mais a mesma! Só espero que mude cada vez para melhor!

Garota Enxaqueca

 

.: Fique Ligado :.

Operação tapa-buracos


A situação dos buracos na cidade estará controlada em um mês, é o que garante a prefeitura! A nova frente dos serviços de tapa-buracos em Sorocaba começou oficialmente no dia 17 de abril. A expectativa é que dentro de um mês a situação estará controlada e dentro da normalidade. A média de serviços é de 100 m² por dia e 22 mil m² por mês de tapa-buracos e, dentro da programação, terão prioridade os corredores de ônibus e as avenidas com grande volume de tráfego, particularmente nas Zona Norte e Oeste onde há a concentração maior do número de buracos.

Sorocaba é destaque
em publicação nacional


Se fosse um estado independente, o eixo Sorocaba-Campinas já seria o segundo mais industrializado do país, perdendo apenas para São Paulo. Isso é o que mostra o estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), mostrada com destaque em reportagem do jornal Valor Econômico, de 16 de abril, um dos mais importantes do país. O estudo mostra que os centros produtores de Sorocaba e Campinas foram os grandes indutores da dinâmica de desconcentração que marcou a indústria de São Paulo entre os anos 2000 e 2010.


.: voltar :.