.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 42 :.
 
.: Editorial :.
 
.: Um novo ano, cheio de novas oportunidades :.

Estamos no final do ano! Época de rever os planos traçados e fazer um balanço do que conseguimos ou não conquistar ao longo de 12 meses. O tempo voa e é preciso mudar! Temos que acompanhar as inovações que acontecem no mundo e por isso durante 2012 o Jornal Bairro em Foco investiu em mudanças para levar até você um jornal melhor. Alguns leitores e anunciantes já perceberam que, aos poucos, o jornal está mudando, sempre com o objetivo de levar assuntos de interesse do nosso público em geral. Mudanças na diagramação, no conteúdo, na criação das artes, treinamentos, entre outras.
Fazendo o nosso balanço geral, acreditamos que estamos no caminho certo, mas sabemos que ainda podemos avançar mais. Muitas ações para melhorar o Jornal Bairro em Foco foram e estão sendo colocadas em prática e sabemos que é possível realizar mais e melhor! Por isso, estamos em busca de aperfeiçoamento, conhecimento, dedicação e motivação para fazermos, cada vez mais, um jornal de qualidade. Além disso, estamos abertos para ouvir as sugestões dos nossos leitores e anunciantes. No expediente do jornal, na página 3, estão nossos telefones de contato e e-mail para quem quiser ligar ou escrever, porque a opinião do nosso público é sempre muito importante.
Que em 2013 possamos avançar ainda mais e com a certeza de que estamos na direção correta. Novos planos, metas e ações e a vontade de acertar sempre! Por isso, desejamos a todos vocês um feliz natal e um ano novo repleto de alegrias e conquistas. Que possamos ser melhores no que fazemos, enfrentar os desafios com coragem, determinação e motivação para inovar!
Por isso, um agradecimento todo especial a todos vocês, leitores e anunciantes, que estiveram o ano todo com o Jornal Bairro em Foco, sempre em busca de crescimento e realizações. A Zona Oeste de Sorocaba está crescendo, ganhando novos investimentos e empreendimentos. É uma excelente oportunidade para fortalecer ainda mais o comércio local. A hora é agora. É tempo de renovar, é preciso acreditar e buscar melhorias! Boas festas!

Ana Claudia Martins


.: Alunos das escolas da região visitam a Bienal de Arte em São Paulo :.

Um grupo de estudantes de 2 escolas estaduais da região do Jardim Simus, na Zona Oeste de Sorocaba, visitaram a 30ª Bienal de Arte de São Paulo, durante o mês de novembro. Os alunos da EE José Reginato estiveram na Bienal no dia 7 de novembro, e os da EE Wilson Ramos Brandão no dia 9. Segundo o coordenador pedagógico da EE Wilson Ramos Brandão, Laércio Lúcio Alves, os alunos fizeram uma visita monitorada e foram acompanhados dos professores de Filosofia Janaína Conceição Ferreira Moura e de História Jaílton Ferreira de Morais. “Os alunos puderam vivenciar na prática e interagir com as obras visitadas na Bienal. Além disso, após a visita, os alunos fizeram painéis sobre as obras, que foram expostas no pátio da escola, para que todos os estudantes possam saber mais sobre a Bienal”, afirma.
Este ano, a Bienal apresenta o tema “A iminência das Poéticas” e já recebeu mais de 51 mil alunos da rede estadual por meio do programa Cultura é Currículo, da Secretaria Estadual de Educação. Um dos objetivos do programa é despertar entre os estudantes a sensibilidade para a arte e intensificar, por meio das diversas formas de manifestação artística, as atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.
Para a professora-coordenadora do núcleo pedagógico de arte da Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba, Roberta Jorge Luz, a exposição propicia a imersão dos alunos na arte contemporânea e possibilita a compreensão de estudos teóricos desenvolvidos em sala de aula. “A Bienal é um dos acontecimentos artísticos mais importantes do país. A atividade complementa a formação iniciada no ambiente escolar e traduz por meio dos trabalhos expostos os conceitos estudados”, afirma.
Segundo a coordenadora, os alunos das 26 escolas de Sorocaba que visitaram a Bienal já estão familiarizados com a arte contemporânea. Neste semestre, eles realizaram trabalhos sobre a história da mostra, os artistas que expuseram seus trabalhos no evento, e as diferentes formas de expressão. “Após a visita, eles produzirão trabalhos artísticos, que serão compilados em um portfólio, que será enviado à Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba.
Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação.

Bienal de Arte de São Paulo
Desde a sua primeira edição, em 1951, a Bienal de São Paulo procura investigar a produção cultural contemporânea a partir do ponto de vista de quem está no Brasil, e de como se inserir no contexto internacional. A ideia de permanente interlocução foi também o ponto de partida da 30ª Bienal - A iminência das Poéticas. Procurando instaurar-se como uma plataforma de encontro para a diversidade das poéticas, a exposição pretendeu ser um evento capaz de produzir constelações de obras e artistas que conversam entre si.



.: Grupo de caminhada da UBS do Jardim Simus fará apresentação de coral :.

O grupo de caminhada da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Jardim Simus, fará 3 apresentações do seu coral, durante o mês de dezembro. Coordenado por 3 funcionários da unidade, os auxiliares de enfermagem Olgalina, Marlene e Luís, o grupo tem feito ensaios para se preparar para as apresentações, que vão acontecer no dia 12 de dezembro, às 8h na UBS Simus, às 14h na UBS do bairro Júlio de Mesquita, e às 16h na UBS do Cerrado.
O grupo de caminhada da UBS Simus começou o ensaio para as apresentações no final do mês de agosto de 2012, uma vez por semana. Segundo a funcionária Olgalina de Souza Freitas, recentemente os ensaios passaram para 2 vezes por semana, em função da proximidade das apresentações. O coral, com 12 integrantes da terceira idade, cantará 3 músicas natalinas: “Fraternidade do Natal”, “Noite Feliz” e “Te Agradeço”, disse.
A UBS do Júlio de Mesquita fica na Av. Américo Figueiredo, 3.171. Informações: 3221-7922. E a UBS Cerrado na Rua Visconde do Rio Branco, 885. Informações: 3221-7445.

Grupo de caminhada
Os integrantes do grupo da UBS do Jardim Simus participam da caminhada de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 8h30, no Centro Esportivo do bairro. As pessoas que quiserem fazer parte do grupo de caminhada podem entrar em contato com a UBS, que fica na Alameda dos Lírios, 327. Informações pelo telefone: 3221-1177. O Centro Esportivo Padre Pieroni fica na Avenida Américo Figueiredo, 1.200. Informações: 3222-7573.




.: Unidades do Sabe Tudo com mais de 3 mil vagas em cursos de Informática :.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das unidades do Sabe Tudo, está oferecendo mais de 3 mil vagas para os cursos de Informática, módulo I e II, e Cidadania para ajudar as pessoas, principalmente os jovens, que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Os cursos são totalmente gratuitos e as aulas ministradas por monitores da ONG Projeto Pérola, parceira da Prefeitura, nos Sabe Tudo. As inscrições para as próximas turmas, que começam em março, devem ser feitas até o dia 2 de fevereiro de 2013. Se você trabalha durante a semana e não tem tempo livre no horário comercial, não se preocupe: as unidades funcionam de segunda à sexta-feira das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 13h. Os alunos recebem uniformes, material didático fornecido em sala de aula e, ao final do curso, além de certificado, o melhor aluno de cada unidade ganha um computador. Confira as unidades na Zona Oeste:

ST Belmejo: EE Altamir Gonçalves - R. Assis Chateaubriand, 70
ST Central Parque: EE Antonio Miguel Pereira Jr. - R. Érico Veríssimo, nº 1050
ST Esmeralda: EM Benedicto José Nunes - R. Padre Domênico Trivi, 93
ST Ipiranga: EM Irineu Leister - R. Odete Nanci Geraldi, 65
ST Júlio de Mesquita: EM Luis Almeida Marins - Av. Luiz G. do Nascimento s/n
ST Santa Bárbara: EM Maria de Lourdes Martinez - R. Dária G. da Silva, 300
ST Wanel Ville: EM Oswaldo Duarte - R. Luiz Gabriotti, s/n




.: Parque e Academia ao Ar Livre são opções para as férias :.

O Parque Ouro Fino e a Academia ao Ar Livre, na Praça José Hatem, no bairro Cidade Jardim, na Zona Oeste de Sorocaba, são boas opções de lazer para a família e para as férias escolares de crianças e jovens. Inaugurada no dia 11 de junho, a Academia ao Ar Livre é um espaço para a convivência, lazer, prática de esportes e atividades físicas. A praça do bairro também recebeu melhorias como 13 bancos, sistema de iluminação, campo de futebol society gramado, com arquibancadas de concreto.
As amigas Rose Santiago Neves Moura e Viviane Andrade passam de segunda à sexta na Academia e aproveitam para fazer uma 1 hora de exercícios físicos. Rose conta que passa pelo local para levar a filha na escola e aproveita para usar a academia. “Eu acho ótimo poder fazer exercícios de graça aqui na praça. Eu moro no bairro Itanguá e lá não tem”, afirma.
A Academia ao Ar Livre fica entre as ruas Mogi Mirim e João Batista de Almeida.

Parque Ouro Fino
Além de poder desfrutar de um dos parques ecológicos mais bonitos de Sorocaba, com aproximadamente 96 mil m² de área verde, o local ganhou brinquedos fabricados em madeira. Entre os novos equipamentos estão gangorra dupla, escorregador e balanço, todos produzidos a partir de madeira de tronco de eucaliptos tratados. O parque também já ganhou gramado, calçadas mais largas, gradil novo e iluminação, garantindo maior segurança ao local. No parque ainda há diversos atrativos, como trilhas ecológicas e mesas de piquenique.
No dia 2 de dezembro, as crianças que estiveram no local participaram de 2 oficinas gratuitas. Na de eco-bonecos elas aprenderam a fazer bonequinhos em que nascem cabelos de alpiste. E na outra a fazer quadros, caixinhas e objetos de decoração com recortes de revistas. Além das oficinas, ainda houve a distribuição gratuita de mudas de árvores e visitas monitoradas pelas trilhas do parque. O Parque Ouro fino fica na Rua Alexandre Caldini, 265.



.: Centro Esportivo do Simus volta a abrir aos finais de semana :.
O Centro Esportivo do Bairro Jardim Simus voltou a funcionar aos finais de semana. O atendimento para a comunidade que frequenta o local para lazer e diversão foi retomado no sábado, dia 2 de dezembro. Segundo a Secretaria de Esportes, a unidade funcionará por meio da atuação dos Oficiais de Gabinete: funcionários comissionados responsáveis pela própria unidade. Com isso, acaba a interrupção do funcionamento aos finais de semana, ocorrida no dia 17 de novembro. Durante a semana, os Centros Esportivos mantém sua grade de atividades permanentes atendendo crianças, jovens, adultos e a terceira idade. Todas as atividades são desenvolvidas por técnicos de esporte com apoio de funcionários administrativos e operacionais. Nos locais, a população conta com aulas de ginástica masculina e feminina, atividades físicas para pessoas com deficiências, grupo de alongamento, caminhada e ginástica para 3ª idade, jiu-jítsu, judô, capoeira, basquete, voleibol, voleibol adaptado (3ª idade), handebol, ginástica artística, bicicross, aulas de balé, yoga e judô. Além disso, os campos de futebol e as quadras de futebol de salão ficam à disposição da comunidade. Ao todo, a Semes presta mais de 35 mil atendimentos mês. O Centro Esportivo do Jardim Simus terá o seguinte horário de funcionamento no mês de dezembro: segunda à sexta das 6h às 21h (de acordo com a unidade), sábados das 8h às 14h, e domingos das 9h às 13h.

.: Foco Social - Paula Pacheco :.

.: OdontoCompany Kids: seu filho sempre sorrindo :.

A OdontoCompany, uma rede de clínicas odontológicas com 20 anos de mercado, e que conta com uma equipe de profissionais especializados, equipamentos e tecnologia avançada, também tem um tratamento odontológico completo para a saúde bucal das crianças. Segundo dados do Ministério da Saúde, aos 5 anos de idade, mais de 53% delas já tiveram cárie, o que compromete a qualidade da saúde bucal. Porém, é possível a criança chegar à fase adulta sem cáries. Basta que a futura mamãe, por exemplo, faça um pré-natal odontológico e receba orientações sobre os cuidados com a própria saúde bucal e do bebê. Nos primeiros meses de vida, os pais devem levá-lo ao dentista para que o profissional possa orientá-los sobre como fazer a higiene bucal. Em seguida, é fundamental que o nascimento dos primeiros dentes e os hábitos de higiene da criança sejam acompanhados por um profissional. Com isso, seu filho terá uma saúde bucal de qualidade.
Conheça o tratamento inovador para cáries da OdontoCompany Kids: sem motorzinho e sem dor. Um tratamento preventivo com a aplicação de flúor, de selantes para a proteção dos dentes, além de orientação sobre higiene bucal.
Papai e mamãe tragam seu filho para a Odonto Company: tratamento sem dor para fazer sua criança sorrir! OdontoCompany: uma clínica moderna, com equipamentos de última geração e profissionais qualificados para atender você e sua família! Mais informações: 3411-8088 ou 3418-5055.


.: Parceria com o Sebrae traz conhecimento sobre gestão empresarial :.


Sebrae dá dicas aos lojistas para um fim de ano mais lucrativo

O brasileiro tem o hábito de deixar tudo para a última hora. Porém, a atenção dispensada aos consumidores de última hora deve ser igual. Mantenha os mesmos critérios de qualidade e atendimento até o final das festas.
Queima total: faça promoções já na semana que antecede o Natal. Deixar para depois pode provocar um prejuízo maior.
Todos os bolsos: programe sua estratégia promocional levando em conta todas as faixas de preço de produtos. Nessa época do ano, as pessoas gostam de ganhar um mimo, mesmo que seja um pequeno desconto.
Olho nas tendências: difícil é o Natal em que o varejo não é surpreendido por um modismo. Por isso, fique atento às tendências para não ser surpreendido.
Preço justo: confira se os preços do que pretende comprar para sua loja estão na média do mercado. Esqueça produtos com preços que mais espantam do que atraem clientes.
Show-room: fazer um rodízio entre os produtos pode ser uma saída para atrair o consumidor com novidades. A ideia é arrumar a loja como um show-room e os produtos virem do estoque. Mas cuidado: se o vendedor tiver que ir ao estoque buscar tudo o que vender, pode perder negócios. Recorrer a um estoquista sai mais barato.
O mais simpático: selecione profissionais com facilidade de integração. Quem não se relaciona bem desestabiliza a equipe.
Casa arrumada: tome cuidado para não entupir a loja com produtos semelhantes. Variedade e boa exposição são essenciais para despertar o desejo de comprar.
Treinamento: selecione a equipe extra com antecedência e aplique seu próprio treinamento, evitando incorporar à rotina vícios da concorrência.
Atitude correta: coloque no pelotão de frente os profissionais mais seguros e experientes. Evite situações embaraçosas como “vou consultar o gerente” ou “não conheço bem esse produto”, pois isso pode comprometer a qualidade do atendimento e os resultados.


 


.: Garota Enxaqueca :.

O mundo não vai acabar, mas está cada vez mais estranho

É colega, enquanto você espera pelo fim do mundo para resolver todos os seus problemas, tem louco inventando cada uma por aí. Nos EUA, por exemplo, 2 espíritos de porco inventaram um creme de barbear com aroma de bacon. Segundo eles, o produto deve ser usado após um banho quente ou antes daquele encontro importante. Fala sério, imagina você ir jantar com um rapaz com perfume de aroma bacon? Só se for um encontro com um corintiano! Ahahahahahahaha
E a tecnologia continua sendo inspiração para muitos pais na hora de escolher um nome para o filho ou filha. Depois dos Facebookson da Silva, não estranhe se em breve você conhecer alguma Apple da Silva, Siri dos Santos ou Mac de Souza! O pior é que tem gente por aí que já foi batizada com o nome de Hashtag: aquele símbolo utilizado para postar uma frase sobre determinado assunto no twitter! Ahahahahahahaha
As redes sociais são mesmo uma enorme fonte de criatividade para as pessoas em todo o mundo. Além de inspirar pais na hora de escolher os nomes dos filhos, na Inglaterra alguns jovens estão postando vídeos engraçadinhos no Facebook. A moda agora é o “milking”, que consiste em derrubar alguns litros de leite na própria cabeça em algum local público. Com tanta gente passando fome no mundo isso é no mínimo mais uma ideia de jerico! Ahahahahaha
Enquanto isso, na Itália, a Diocesse de Milão criou o disque-exorcismo: um número de telefone especialmente para os fieis agendarem os pedidos de exorcismo. O disque-exorcismo está recebendo de 3 a 4 chamadas por dia. Aqui no Brasil deveria ser criado o disque-corrupto: você liga e fala onde tem um. A linha iria estar constantemente ocupada! Já o disque-louco vale para todo mundo e feliz 2013, se o mundo não acabar, é claro. Ahahahahahaha

Garota Enxaqueca



Fique Ligado
Bazar e Campanha de Natal

A AMAS, Associação dos Amigos dos Autistas de Sorocaba, promove nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro, das 10h às 15h, o bazar de final de ano, com artesanato, roupas e brinquedos. A verba arrecadada será em prol da própria entidade. E quem quiser colaborar com a campanha de Natal da AMAS deve entrar em contato pelo telefone: 3334-4400 ou pessoalmente na sede, que fica na Rua Nova Odessa, 201.

Missas de Natal e Ano Novo
24/12 - às 18h - Comunidade Nossa Senhora de Fátima - Parque Esmeralda; às 20h - Paróquia Santa Maria Madalena - Ouro Fino.
25/12 - às 7h - Comunidade Santa Edwiges - Parque Manchester; às 8h30 - Comunidade Sagrado Coração de Jesus - Jardim Ipiranga; às 10h - Comunidade Divino Espírito Santo - Wanel Ville II. Nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, as missas acontecem nos mesmos horários e nos mesmos locais.

 

.: voltar :.