.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 37 :.
 
.: Editorial :.
 
.: “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, vamos mesmo? :.

O dia 25 de janeiro, além de ser comemorado o aniversário da cidade de São Paulo, também foi a data escolhida para a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, em todo o Estado. Dia 25 começou a fase de substituição das sacolas descartáveis pelas reutilizáveis, contra a cultura do descarte nos 1,2 mil supermercados associados, incluindo as grandes redes Carrefour, Walmart, Grupo Pão de Açúcar, Coop e Sonda, segundo dados da APAS - Associação Paulista de Supermercados.
Por meio da campanha, estima-se a eliminação de mais de 1,7 bilhão de sacolas descartáveis distribuídas em todo o Estado de São Paulo, a cada ano. A APAS também começou a divulgar a campanha nos jornais de maior circulação do Estado, em rádios e nos 5 principais canais da TV aberta.
Como alternativa aos consumidores, os supermercados poderão oferecer, a preço de custo, sacolas biodegradáveis e sacolas reutilizáveis, além de incentivar outras formas de transporte, como caixas de papelão, além de outros.
A campanha para tirar o planeta do sufoco é louvável e realmente é preciso mudar nossos hábitos de consumo e nossa rotina no dia a dia para agirmos de maneira mais sustentável em casa ou no trabalho. Porém, algumas perguntas ainda continuam sem respostas!
Até agora ainda não vi sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis vendidas realmente por preços acessíveis nos supermercados. Sacolas na faixa de R$ 10,00 ou R$ 5,00, cada uma, não é um preço tão acessível, visto que apenas uma sacola não é suficiente para uma família de 4 pessoas, por exemplo.
Outro detalhe é a questão do lixo doméstico. A maioria absoluta das donas de casa coloca o lixo de suas casas e apartamentos nas sacolas plásticas dos supermercados. E agora? Onde vamos armazenar esse lixo para ser descartado nos caminhões de lixo? Vamos comprar sacos de lixo de plástico? Até o momento também não vi sacos de lixo biodegradáveis ou reutilizáveis à venda, por preços acessíveis, nos supermercados.
Além disso, para tirarmos mesmo o planeta do sufoco ainda é necessário que as grandes empresas do país realmente invistam em produções sustentáveis, onde o lucro desenfreado e a ganância econômica não sejam os principais motores de uma nova economia, por um mundo mais ecológico e que respeita a natureza!

Ana Claudia Martins


.: Zona Oeste de Sorocaba é destaque em revista nacional :.

A Zona Oeste de Sorocaba foi citada numa reportagem sobre a cidade, na revista National Geographic Brasil pelo colaborador e fotógrafo Izan Petterle. Com o propósito de fotografar cidades do interior de São Paulo que ele considera modelo de desenvolvimento, em janeiro Petterle esteve em Sorocaba e achou a cidade uma das mais bonitas que visitou. Na Zona Oeste, o colaborador da revista conheceu a ciclovia da Avenida Santa Cruz e a Central de Reciclagem da região, que foi inaugurada no ano passado.
Na reportagem, Izan Petterle disse ainda que a cidade está em fase de expansão economicamente importante, registrando, em média, a abertura de 500 novas empresas todos os meses. “Um aspecto visível é a sua boa condição de vida, onde encontrei um meio ambiente urbano saudável, em fase de recuperação avançada. Fotografei pessoas pescando e aves aquáticas silvestres no rio Sorocaba”, afirma.
Durante sua passagem por Sorocaba, o que mais o impressionou foram as inúmeras ciclovias que atravessam a cidade. “Foi um dos aspectos que mais me impressionaram quando cheguei aqui”, conta Petterle.
De acordo com a reportagem, “Sorocaba talvez seja uma das poucas cidades brasileiras onde existe um plano de desenvolvimento cicloviário, que faz parte do projeto oficial de mobilidade urbana. A cidade conta com 80 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, e a meta é chegar aos 100 quilômetros até o final de 2012”. “Hoje é possível cruzar a cidade sem sair das pistas especiais, pintadas de vermelho e sinalizadas”, disse.
A área de reciclagem também chamou a atenção do colaborador da National Geographic Brasil. Ele visitou dois centros, um de lixo doméstico, organizado por quatro cooperativas que contam com 110 catadores e comercializam juntas uma média de 330 toneladas por mês de material reciclável. A outra, no mesmo esquema de parceria, foi o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos, onde o material recolhido na cidade é encaminhado para a reciclagem. “Como cidadão fiquei orgulhoso de ver que é possível dar uma solução concreta para um dos problemas que mais me preocupam, o destino que será dado para o lixo que produzimos”, afirma Petterle.
Segundo ele, o objetivo do projeto é mostrar os aspectos positivos das cidades escolhidas para serem fotografadas. “Quero muito ver em minha geração um novo país, livre da pobreza, da poluição e das práticas arcaicas da política tupiniquim, mas, principalmente, dos atrasos sócioeconômico e cultural que sempre assolaram a nação brasileira”, comenta.
Na reportagem, ele ainda citou a inclusão digital como um dos pontos fortes da cidade, com as unidades do Sabe Tudo, que promovem acesso à internet banda larga gratuita e atua na formação de jovens e adultos com cursos de informática e cidadania.



.: Sabe Tudo do Jardim Magnólia com inscrições abertas  :.

Se você tem mais de 7 anos, sabe ler e escrever, mas não conhece nada do mundo virtual, nem operar um computador, esta é a sua chance. A Prefeitura de Sorocaba, por meio das unidades do Sabe Tudo, está oferecendo os cursos de informática básica e avançada, e ainda, noções de cidadania que vão ajudar principalmente aos jovens que buscam uma colocação no mercado de trabalho.
Os cursos são gratuitos e as aulas ministradas por monitores da ONG Projeto Pérola, parceira da Prefeitura. As inscrições para as próximas turmas, que começam em março, devem ser feitas até o dia 3 de fevereiro. Se você trabalha durante a semana e não pode sair no horário comercial, não se preocupe. As unidades do Sabe Tudo funcionam de segunda à sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 13 horas.
No curso de Informática Básica, os alunos vão aprender Windows, Word, Excel, Power Point e BrOffice, bem como a navegar pela internet, enviar e receber e-mails e fazer pesquisas. Já o de informática avançada, é direcionado aqueles que fizeram o primeiro e aprofunda nos conhecimentos dos principais programas e softwares utilizados pelo mercado de trabalho.
Os cursos têm cinco meses de duração e desde o início do projeto, em 2007, com a entrega do primeiro Sabe Tudo no Jardim Hungarês, 11 mil alunos já se formaram. Com o conhecimento obtido nesses cursos, muitos dos participantes, principalmente os jovens, conseguiram colocação no mercado de trabalho. A unidade do Sabe Tudo do Jardim Magnólia fica na Rua Assis Chateaubriand, 70, ao lado da EE Altamir Gonçalves. Para a inscrição, levar xerox do RG e xerox do comprovante de residência. Mais informações, pelo telefone: 3217-8504.


.: Kumon com matrículas grátis: aproveite e dê a melhor educação para seu filho! :.

Descobrir e desenvolver ao máximo as capacidades, possibilitando o prazer nos estudos e a formação autodidata é a principal missão do método de estudo do Kumon, criado no Japão pelo professor Toru Kumon, e que está presente em mais de 45 países.
Matheus, 8 anos, faz Kumon de Matemática e Português. “Antes eu demorava para escrever e não acompanhava o conteúdo escolar. Agora, escrevo tudo rápido, estou mais concentrado e tiro boas notas na escola”, conta.
No método Kumon é aplicado o estudo individualizado, onde o aluno tem um programa específico, sendo respeitados o ritmo, a capacidade atual, e as metas. O sistema é adequado para todas as faixas etárias, pois independe da idade e da série escolar. A duração varia de acordo com o potencial do aprendiz.
O método visa ainda ultrapassar os conteúdos da série escolar de forma autodidata evoluindo até o Ensino Médio. Assim que o aluno chega ao Ensino Médio terá maior facilidade, ganhando tempo para fazer outras atividades, ler, viajar e escolher a universidade que deseja seguir. A ideia é possibilitar condições de criar pessoas capazes de resolver problemas e superar desafios, contribuindo com a comunidade global.
Cursos e material didático
Português, Matemática e Inglês podem ser escolhidas de acordo com o interesse e dificuldades dos alunos. Já o material didático é programado e autoinstrutivo, permitindo ao estudante aprender sozinho. O método conta com rotina de aula, onde são seguidos diversos procedimentos de estudos, que estimulam a aprendizagem. O aluno também desenvolve determinadas habilidades que serão úteis nos estudos e na vida, como autoestima, concentração, disciplina e responsabilidade.
Aproveite a super promoção de matrículas grátis de 1 de fevereiro até 20 de março. Com o Kumon, seu filho pode ir além e construir o futuro que ele merece!
A Unidade Magnólia do Kumon fica na Rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20 (próximo ao Saae da Av. General Carneiro). Venha fazer uma visita e conhecer o método Kumon. Você também vai se surpreender! Agende uma aula experimental pelo telefone: 3011-2546 ou 9706-2854.

.: Quer alugar seu imóvel? A Vivendas Imóveis tem a solução ideal para você :.
A Vivendas Imóveis, empresa que atua há mais de 10 anos no ramo de locação de imóveis em Sorocaba, é referência na cidade quando o assunto é imóvel para alugar. Se você, proprietário, possui imóveis para locação, a Vivendas tem a melhor solução para alugá-los com segurança e tranquilidade.
A Vivendas Imóveis possui uma carteira de clientes que está a procura de um imóvel para alugar na Zona Oeste de Sorocaba e também nas demais regiões da cidade. Por isso, não deixe seu imóvel parado, e ganhe mais uma fonte de renda!
Conte com a experiência e o profissionalismo da Vivendas Imóveis e alugue sua casa ou apartamento, com total conforto e eficiência. Com o apoio da Vivendas, você, proprietário, terá toda a assessoria jurídica necessária, desde a realização do contrato de aluguel, acompanhamento do pagamento das contas do imóvel alugado (água, luz, IPTU), até o término do prazo de locação e a devolução das chaves.
Com a Vivendas você vai alugar seus imóveis com muito mais rapidez, satisfação e total segurança. Não perca mais tempo e traga seus imóveis para a locação com a Vivendas Imóveis, que fica na Rua Benedito Ferreira Telles, 427, no bairro Jardim Simus. Para mais informações, entre em contato pelos telefones: 3222-8661 ou 3221-6847.


.: Espetinhos da Villa: sabor e diversão para você :.

Localizado no Jardim Simus, o Espetinhos da Villa é uma casa que oferece ao cliente, com a simplicidade das boas ideias, a opção de comer uma variedade de churrascos em espetinhos, desde uma carne suculenta até um pão de alho para acompanhar. Sempre uma ótima opção para aproveitar a noite, chamar os amigos e familiares para saborear sem moderação com música ao vivo a partir das quartas feiras.
Além disso , o Espetinhos da Villa faz Happy Hour de terça a sábado das 18h às 20h. E o cliente ganha R$ 0,50 (cinquenta centavos) de desconto em qualquer espetinho do cardápio.
Já nas quartas feiras, cardápio especial com Porção de Costela Assada no Bafo e aos domingos servimos assados para almoço das 11h às 15h, com muita música ao vivo.
O Espetinhos da Villa também possui sistema Delivery e entrega seus saborosos espetinhos em toda a cidade de Sorocaba.O Disk Espetinhos da Villa funciona de terça a sábado das 18h às 23h.
Confira nossa programação e nosso cardápio pelo site: www.espetinhosdavilla.yolasite.com
O Espetinhos da Villa fica na Av. Dr. Américo Figueiredo, 1.051. Ligue agora mesmo e faça o seu pedido pelo Disk Entrega: 9784-3950. Informações: 9807-8260.

.: Foco Social - Paula Pacheco :.

 

.: Homenagem à Polícia Militar do Estado de São Paulo - Base de Radiopatrulha Aérea de Sorocaba :.

No dia 8 de janeiro de 2012, fizemos uma visita à Base de Radiopatrulha Aérea de Sorocaba, localizada no Aeroporto Municipal Bertram Luiz Leupolz. Fomos muito bem recebidos e ficamos encantados com a estrutura da Base.
Durante nossa visita, tivemos a oportunidade de presenciar mais um dos atendimentos de emergência prestados por esses verdadeiros heróis, a bordo do Águia 18, e podemos afirmar, com toda certeza, que graças a estes profissionais nos sentimos muito mais seguros em nossa cidade.
Por esse motivo, nada mais justo do que prestar nossas homenagens a toda Polícia Militar e em especial à equipe presente no dia de nossa visita.
Nossos parabéns e muitíssimo obrigado ao 1º Tenente PM Marcelo Ramos, Subtenente PM Camargo, 2º Sargento PM Renato, Cabo PM Giovani, Soldado PM Moreira, Soldado PM R Vieira, Soldado PM Paifer e Soldadod PM Temp. Pinheiro.
Sinceramente,
Hélio Brasileiro – Idealizador da União Para o Bem. - www.uniaoparaobem.com.br

 

.: Escritor da região do Jardim São Paulo lança mais um livro :.

O desafio de publicar livros num imenso país de poucos leitores. Segundo dados do Ministério da Cultura, o índice de leitura no Brasil aumentou 150% nos últimos 10 anos: passou de 1,8 livro por ano, em média, para 4,7 livros por pessoa. Apesar do aumento, para o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o índice de leitura anual no Brasil ainda é pequeno comparado ao de países mais desenvolvidos.
Para o escritor Luiz de Carvalho Pádua, autor de 11 livros publicados, o último chamado “A Cara do Gato”, é o terceiro livro policial dele, que será lançado oficialmente em abril, sem data definida, na livraria Alexandria em Sorocaba, e no mês de fevereiro na cidade de Brasília. Segundo Pádua, uma pessoa que deseja sobreviver como escritor no Brasil enfrenta muitas dificuldades, desde a escolha da editora, os custos dos livros no país e o baixo índice de leitores, além da falta de incentivo público para a formação de novos leitores. “É impressionante como no Brasil as pessoas quase não leem livros. A maioria dos meus leitores é composta de mulheres. Elas sim leem muito mais do que os homens. Só gostaria de entender por quê”, afirma.
Seu último livro, “A Cara do Gato” conta a história de um agente do FBI, Departamento Federal de Investigação dos EUA, que junto com outros colegas vão a Paris, na França, para investigar o assassinato repentino de um embaixador americano. A aventura policial conta ainda com uma boa dose de romance.
Formado em Direito, Pádua começou a escrever o livro ainda no primeiro trimestre de 2011. Para ele, a inspiração para escrever geralmente vem durante as madrugadas. “Eu costumo sentar em frente ao meu computador para escrever meus livros de madrugada, quando estou mais inspirado”, conta.
Quem quiser mais informações sobre o trabalho do escritor Luiz de Carvalho Pádua pode enviar um e-mail para:
lucapad@terra.com.br


.: Parceria com o Sebrae traz conhecimento sobre gestão empresarial :.


A importância do atendimento nas vendas

Conheça os aspectos que podem ser decisivos para garantir um atendimento eficiente e a satisfação do cliente. Num mundo globalizado, marcado pela forte concorrência e o livre mercado, as empresas recorrem à criatividade como forma de atrair a preferência dos clientes. Para aquelas que atuam no varejo, um dos aspectos mais importantes é o atendimento. Quando um cliente sai de casa disposto a comprar algo, ele espera receber o melhor pelo dinheiro que irá gastar. Isso significa que ele avaliará o mercado com atenção, procurando identificar e escolher a loja ou ponto de venda que ofereça as melhores condições para a realização do seu negócio. O atendimento, neste caso, pode ser decisivo.
Vejamos cada um dos itens que podem influenciar o cliente no momento da compra:
Ambiente: O ambiente da loja precisa ser agradável, composto por uma decoração leve, iluminação e climatização adequadas.
Disposição do atendente: Assim que o cliente entre na loja, os atendentes devem esboçar um sorriso, demonstrar cortesia e se colocar à disposição para auxiliá-lo na compra.
Conhecimento: Os atendentes precisam dominar as informações sobre os produtos colocados à venda. O cliente deve perceber que eles conhecem as características e os detalhes dos produtos. Sempre que possível, os atendentes devem questionar os clientes sobre suas preferências sobre determinado produto.




.: Garota Enxaqueca :.

Ah, o verão!!!

O verão é a estação mais esperada do ano pela maioria dos brasileiros. Todo mundo adora passar muito calor, principalmente quando está trabalhando! Os meteorologistas disseram que 2012 deve ser um dos anos mais quentes desde 1850. Mas em Sorocaba, a previsão ainda não deu muito certo. O mês de janeiro foi bastante chuvoso e de calor ameno. E o pessoal que varou a madrugada e passou horas na fila para aproveitar as liquidações dos grandes magazines, no início do ano, nem conseguiu aproveitar a piscina de plástico comprada na promoção! Se São Pedro colaborar vai dar para molhar a sunga no carnaval, se não na piscina, pelo menos na chuva mesmo!
Durante o verão, as pessoas também adoram fazer um cruzeiro! Mas fique atento ao navio que você vai escolher. O Costa Concordia, que naufragou no mar mediterrâneo, na Itália, tinha sido utilizado pela nação corintiana em 2010! Agora, já pensou o que pode acontecer se você escolher um navio que já foi utilizado pelos tricolores ou pelos palmeirenses? Dos tricolores é o mesmo perigo que ir a Campinas e beber água. E dos verdões é o mesmo que morrer na praia!
Enquanto isso na Europa, a garota enxaqueca descobriu que os franceses não são mesmo muito chegados a um bom banho brasileiro. No banheiro francês não existe nenhum chuveiro igual ao daqui. Os chiques franceses usam mesmo um chuveirinho na hora do banho. Agora o que eles lavam não dá para escrever aqui!
E depois que o Brasil recebeu um navio com lixo dos EUA, agora nós é que estamos exportando lixo para o mundo. A música mais tocada durante o ano passado, em todo o país, foi a insuportável “Ai se eu te pego”, do cantor “breganejo” Michel Tenha Dó, opa, Teló! Com aquele refrão que gruda na sua mente mais do que chiclete na sola do sapato, “nossa, nossa assim você me mata”, a canção está conquistando o mundo.
Enquanto isso, lá no quinto dos infernos, Hitler, Bin Laden e Saddam Hussein estão indignados com essa invasão de Michel Tenha Dó pelo mundo e já estão mandando um recado para ele: “nossa, nossa assim a gente te mata, ai se te pegamos”!

Garota Enxaqueca




.: voltar :.