.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 36 :.
 
.: Editorial :.
 
.: Jornal Bairro em Foco deseja a todos boas festas e um feliz 2012! :.

Aos poucos, o clima de Natal e das festas do final do ano já estão nas ruas. Nos supermercados a decoração natalina e os enfeites já estavam à venda desde o final do mês de outubro. E logo a decoração natalina também estará, ou já está, nas ruas da cidade, deixando a paisagem mais bonita. Principalmente à noite com as luzes de Natal!
Época de reflexão, de pensar nos erros cometidos e no aprendizado que veio junto, época de pensar novos projetos e agradecer todas as conquistas. Com o Jornal Bairro em Foco não foi diferente. Mais um ano juntos com nossos leitores e clientes em toda a Zona Oeste de Sorocaba.
Em 2011, lançamos um grande desafio ao mercado e ao nosso público: um programa de televisão no canal local da NET. Chamado de Programa Zona Oeste em Foco, desde abril deste ano, o público de Sorocaba passou a conhecer um pouco mais dessa região da cidade e do comércio local.
A cidade cresce em ritmo acelerado e com o Programa Zona Oeste em Foco os sorocabanos que possuem TV a cabo puderam conhecer melhor uma região da cidade muito rica em comércio, entidades, atividades e eventos em geral, e muito rica em história.
Desejamos em 2012 estarmos cada vez mais próximos do nosso público: leitores, telespectadores e anunciantes, na certeza de que juntos podemos muito mais! Que todas as famílias sorocabanas tenham um Natal cheio de paz, amor e alegria e que a magia e a esperança do Ano Novo faça de 2012 um ano cheio de desafios e coisas boas!
Esperamos que em 2012 a Zona Oeste de Sorocaba continue crescendo com novos empreendimentos, comércio e muito mais prosperidade a todos! Feliz Natal e Feliz Ano Novo!

Ana Claudia Martins


.: Liga Sorocabana de Combate ao Câncer na UBS do Simus :.

Quatro dias dedicados à saúde da mulher. De 24 a 27 de outubro, as 30 Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba realizaram diversas atividades para a prevenção do câncer ginecológico e de mama. Nas UBSs da Zona Oeste da cidade atividades especiais aconteceram. A unidade do bairro Jardim Simus recebeu a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, no dia 25 de outubro.
Segundo a presidente da Liga, Gisele Garcia Bastos, a entidade presta atendimento gratuito para mulheres que tiveram câncer de mama. “Temos atendimento gratuito na entidade para ajudar as mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama e fazemos palestras sobre a doença em vários locais, como na UBS do Simus”, conta.
Após a palestra, foi servido na UBS do Jardim Simus um delicioso café da manhã. Em seguida, as mulheres que passaram pela UBS fizeram o exame papanicolau, que previne o câncer de colo do útero, e receberam orientações sobre o câncer de mama, além do exame clínico das mamas. As mulheres que tiverem indicação farão a mamografia agendada.
De acordo com a coordenadora da UBS, Carmem Lúcia Reginato, durante os 4 dias da campanha as mulheres tiveram a oportunidade de cuidar da saúde e prevenir doenças ginecológicas.
Dona Eunice descobriu que estava com o câncer de mama em 2002, quando sentiu um caroço na axila. Os exames médicos confirmaram a doença e ela foi encaminhada para fazer o tratamento em São Paulo. Curada, ela deu um depoimento e contou seu caso para as mulheres na UBS do Jardim Simus. “Fiz o tratamento e hoje estou curada, por isso a prevenção é muito importante”, disse Eunice Silva de Oliveira.
Dona Maria Matilde Silva mora no bairro Cidade Jardim e também teve câncer de mama há 2 anos. Atualmente, ela participa da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, onde faz fisioterapia. “Uma vez por semana vou até a Liga, onde faço fisioterapia e isso me ajuda muito”, afirma.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Somente em 2010, o Brasil registrou mais de 49 mil novos casos e 11,8 mil mortes pela doença de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina, e que constitui a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4,8 mil vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos.
Os dois tipos de câncer, contudo, têm chances altíssimas de cura caso descobertos em estágios iniciais. Para a mama, a cura fica em torno de 90% se o tumor for diagnosticado precocemente. No caso do colo do útero, chega a 100%.


.: Equipe Yuaretê foi a campeã do Trekking Universitário Ambiental :.

O dia 30 de outubro foi muito animado para os universitários que competiram a última etapa do “Trekking Universitário Ambiental Gás Natural Fenosa”, no Parque do Ouro Fino, na Zona Oeste de Sorocaba. Em primeiro lugar ganhou a equipe “Yuaretê Protek”, com 78 pontos e, em segundo, o “Bicho Solto”, com 70 pontos. Além de medalhas e troféus, os integrantes de cada grupo também ganharam uma viagem com tudo incluso. A equipe campeã vai para Bonito (MS) e, a vice, para Brotas (SP).
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Parcerias (Separ), e a Gás Natural Fenosa, a ação aliou educação ambiental e atividade física em quatro etapas ao longo deste ano.  “Foi muito legal realizar esse trekking, ganhamos experiência e aprendizado. Nossa ideia é realizar mais eventos semelhantes”, declarou Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Sema.
O universitário Sérgio Marcelo, de 31 anos, um dos integrantes do Yuaretê, achou muito interessante o Trekking. “É um esporte que qualquer um pode participar, além do contato bem próximo que a gente acaba tendo com a natureza. Eu adorei. Ganhar a competição foi melhor ainda!”, comentou.
Além de praticar o esporte, a equipe também se dedicou a realizar três tarefas ambientais: distribuição de mudas e a limpeza da Cachoeira da Escadaria, em Votorantim, e da Represa de Itupararanga.
Maria José Nunes de Almeida, integrantes da equipe “Bicho Solto”, nunca tinha participado de um trekking e adorou a oportunidade. “Achei divertido. Além disso, melhorei minha capacidade de localização”, declarou a estudante de Direito da Fadi.
Quanto às tarefas ambientais, Maria acredita que cada ação realizada pelos grupos ajudou na conscientização ambiental de cada um, em novo aprendizado e experiência. O “Bicho Solto” limpou um terreno no Parque das Paineiras, promoveu uma palestra ambiental em uma empresa, distribuiu mudas na Facens e participou da manifestação do Dia Mundial Sem Carro, em setembro, na Av. Dom Aguirre.
O trekking é uma caminhada de aventura, na qual, com o auxílio de uma planilha de navegação, as equipes percorrem trilhas em meio a obstáculos naturais em um tempo pré-determinado. O que está em jogo é a superação individual. Espera-se que cada participante vença suas próprias limitações, sejam físicas ou emocionais, e deem o melhor de si para o sucesso da equipe. Além disso, a organização propõe desafios, cujos temas contemplam a área ambiental.


.: Centro Esportivo do Jardim Simus ganha mudas de árvores :.

O Centro Esportivo “Padre André Pieroni”, no bairro Jardim Simus, na Zona Oeste de Sorocaba, ganhou mudas de árvores nativas na manhã do dia 27 de outubro. Os exemplares foram plantados ao redor da pista de caminhada, permitindo a recuperação ambiental do espaço e, futuramente, melhorar as condições climáticas para os usuários do local. A ação ambiental foi desenvolvida por técnicos da Secretaria de Esporte (Semes), com apoio do Rotary Club e Aços Gerdau.
O Centro Esportivo do Jardim Simus iniciou a partir do mês de agosto as aulas de Handebal, todas às sextas-feiras, das 16h às 17h15. Outra novidade é a aula de Capoeira que já acontece todas às segundas e quartas, das 17h40 às 19h45.
O local ainda oferece aulas de ginástica, inclusive para a terceira idade, vôley também adaptado para a terceira idade, Jiu-Jitsu, futebol de campo, Yoga, Judô e Ballet. A maioria das atividades é gratuita e é necessário ir pessoalmente ao Centro Esportivo para se inscrever e verificar a disponibilidade de vagas.
O Centro Esportivo Padre Pieroni fica na Av. Dr. Américo Figueiredo, 1.200. Mais informações, pelo telefone: 3222-7573.

 

.: ASAP Idiomas: com professores nativos e material da Universidade de Cambridge :.

A ASAP Idiomas está no mercado desde 2007 e há um mês funciona em novas e modernas instalações no bairro do Magal. Com professores nativos, material didático da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, as salas de aula contam com no máximo 6 alunos para os cursos de inglês, espanhol, alemão, francês e português para estrangeiros.
Todas as aulas são voltadas para a conversação, com turmas com crianças a partir de 5 anos, nos períodos da manhã, tarde, noite e também aos sábados. Além disso, a ASAP Idiomas ainda oferece aulas “in company” para executivos ou grupos de funcionários, e aulas de inglês para negócios, e inglês técnico nas áreas de Direito, Finanças, Marketing e área da Saúde.
Se você quer aprender um novo idioma faça uma aula experimental na ASAP Idiomas. Ligue e agende um horário. E se você já tem algum conhecimento em inglês ou em outro idioma, a ASAP Idiomas aplica um teste para você iniciar seu curso no nível adequado. Para quem precisa de certificação internacional na língua inglesa, a ASAP Idiomas também oferece cursos preparatórios para os exames FCE, CAE e CPE.
Venha viver essa experiência única, num clima amigável e aconchegante na ASAP Idiomas, que fica na Rua Ipiranga, 45, no Mangal, e conquiste o mundo! Informações pelo telefone: 3411-5034.

.: Foco Social - Paula Pacheco :.

 

.: Pizzaria Caserita: excelência no atendimento e total respeito ao cliente :.

Sob nova direção desde fevereiro deste ano, a Pizzaria Caserita, no bairro Jardim Europa, tem como diferencial a excelência no atendimento e total respeito ao cliente. A nova direção iniciou um processo de inovação na produção das pizzas para atender rapidamente seus clientes, sempre com produtos de ótima qualidade e procedência.
A Pizzaria Caserita funciona com o sistema Delivery e entrega suas saborosas pizzas em toda a cidade de Sorocaba, com a comodidade de levar até o cliente a máquina dos cartões de crédito Visa e Mastercard.
Além disso, a Pizzaria Caserita possui promoções especiais para seus clientes durante a semana. Na segunda-feira, pizzas com borda de requeijão cremoso grátis; na terça, borda de cheddar grátis, na quarta, na compra de 2 pizzas você ganha um refrigerante de 1,5 litros, e na quinta-feira na compra de 2 pizzas de R$ 15,00 (cada uma) pague apenas R$ 27,00. E tem mais! Para os clientes que não abrem mão do sabor e da qualidade da Pizzaria Caserita, junte imãs e troque por uma pizza de R$ 15,00, de segunda a quinta, pagando apenas a taxa de entrega.
O Disk da Pizzaria Caserita funciona de segunda a domingo, das 18h30 às 23h, pelos telefones: 2104-2468 e 3011-7099. O endereço da Pizzaria Caserita é Rua Polônia, 135, no bairro Jardim Europa. Ligue e experimente nosso inigualável sabor! Veja o anúncio na página 02

 

.: Parque Ouro Fino recebe ações de educação ambiental :.

Um dia especial no Parque Ouro Fino, na Zona Oeste de Sorocaba. No dia 30 de outubro, o parque recebeu a etapa final do Trekking Universirário Ambiental, além de ações promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) sobre educação ambiental. De acordo com a Sema, estão sendo realizadas no Parque Ouro Fino algumas obras para a utilização do parque para atividades de educação ambiental, além de plantio de mudas e recuperação dos espaços de uso público.
As pessoas que estiveram no parque nessa data conheceram os programas e ações desenvolvidas nos parques educadores e ecológicos da cidade, como Biquinha, Água Vermelha e Quinzinho de Barros. Foram montadas tendas no local e funcionários da Sema explicaram ao público presente sobre as ações que acontecem nos parques de Sorocaba.
Além disso, ainda aconteceu no Parque Ouro Fino oficina de plantio, doação de mudas e uma apresentação de teatro, com a peça “Teatro Educativo”, o que encantou o público presente. O Parque Ouro Fino fica na Rua Alexandre Caldini, 110, no Jardim Ouro Fino. Informações pelo telefone 3219.2280.


.: Parceria com o Sebrae traz conhecimento sobre gestão empresarial :.


Oriente a equipe para ser rápida e solícita com o cliente

O atendimento ao cliente é vital para a concretização do negócio e sucesso da empresa, pois é o consumidor quem propicia a sobrevivência de um negócio.
O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido e com suas necessidades supridas pelos produtos adquiridos. Para tanto, a empresa deve verificar como ele se comporta, quais são as necessidades dele e como supri-las.
Orientar o pessoal da loja para ser rápido e solícito com o cliente é uma necessidade para cativar o consumidor para vendas futuras. O vendedor deve ser treinado para atender a cada cliente como “o cliente dele” – aquele a quem ele deve dar toda a atenção, pois é a razão do trabalho e da profissão.
Além disso, o vendedor deve conhecer profundamente todos os detalhes da mercadoria que está oferecendo ou que o cliente está pedindo. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar detalhadas informações aos atendentes sobre toda a linha de produtos da loja. Os dez mandamentos do bom vendedor:
1) Ter entusiasmo em vender
2) Manter impecável a apresentação pessoal
3) Ser persistente
4) Possuir boa memória
5) Falar fluente e claramente
6) Ter ambição
7) Ter tato
8) Vestir a camisa da empresa
9) Manter o autocontrole
10) Falar a verdade




.: Garota Enxaqueca :.

Cai cai ministrão, cai cai ministrão...
Quem será o próximo?

A presidente Dilma é medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos 2011 na categoria arremesso de ministros: até o final de outubro deste ano nada menos do que 6 ministros do governo petista foram destituídos dos seus cargos por suspeitas em vários tipos de irregularidades, como desvio de verbas, licitações suspeitas, entre outros escândalos. Dilma Ruimsseff conseguiu essa façanha em apenas 10 meses de governo, em tempo recorde! O último ministro arremessado por Dilma foi o do Ministério do Esporte, Enrolando Silva! Ahahahahaha
Falando nisso, você se lembra daquela antiga música popular: “cai cai balão”? Então, esse é o novo hit musical do governo da presidente Dilma Ruimsseff... Adaptado ficou assim: cai cai ministrão, cai cai ministrão, na rua do planaltão, não cai não, não cai não, não cai não, cai aqui na minha sala! Detalhe, com a Dilma cantando!!! Ahahahahaha
Enquanto isso, uma das avenidas mais conhecidas de Sorocaba deve mudar de nome. A Avenida Dr. Afonso Vergueiro teve mais de cem crimes somente este ano e os comerciantes que possuem estabelecimentos no local estão cansados de tantos assaltos por lá. A tradicional avenida já está conhecida como Dr. Afonso Sem Dinheiro... E para chamar a atenção das autoridades, um comerciante colocou uma faixa na fachada do seu estabelecimento com a seguinte frase: “Senhores ladrões e assaltantes. Como esta avenida está abandonada e a segurança pública é de mintirinha [sic], por favor, queiram se organizar (para não virem todos ao mesmo tempo)”. Ahahahahahaha
Mais uma vez, há denúncia de fraude no ENEM. Desta vez, os estudantes alegam que pelo menos 8 questões da prova vazaram antes mesmo de ela começar... Nos últimos anos, uma série de deficiências vem colocando em dúvida a viabilidade do ENEM e os estudantes pretendem sair às ruas para protestar contra as falhas do exame. Bom, pelo menos para o carnaval 2012 os adolescentes e jovens já podem formar um bloco: os “ENENganados”!!! Ahahahaha Agora, a pergunta que não quer calar: o próximo ministro do governo da presidente Dilma Ruimsseff a cair deve ser? O da Educação é claro: Fernando Esborrachad, opa Haddad. Ahahahahahaha

Garota Enxaqueca



.: voltar :.