.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 35 :.
 
.: Editorial :.
 
.: Escola e comunidade unidas por um mundo melhor :.

No mês de setembro, a EE Wilson Ramos Brandão, no bairro Parque Ouro Fino, na Zona Oeste de Sorocaba, promoveu o 2º Fórum Social, com os professores, comunidade e os mais de 1 mil alunos da escola. Foram 3 dias de debates, palestras e temas relacionados com os principais conflitos enfrentados pelos jovens na sociedade contemporânea, como: violência, drogas, relacionamentos interpessoais, saúde, sexualidade, entre outros.
Professores e profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Wanel Ville, entre outros convidados, se uniram para trazer aos jovens e crianças informações, valores, e atitudes para um mundo de paz e uma sociedade mais justa e humana.
No ano passado, a escola já havia realizado o mesmo evento, que contou com a participação de diversos profissionais, como psicólogas, membros do Conselho Tutelar de Sorocaba, entre outros, e foi o mesmo sucesso do Fórum 2011.
Iniciativas como essas demonstram que ainda existem professores interessados em fazer um trabalho digno e eficiente na educação pública, além de melhorar a qualidade de vida dos seus alunos.
O Jornal Bairro em Foco cobriu o evento com muito prazer e se orgulha de, cada vez mais, mostrar os bons exemplos nas escolas públicas da Zona Oeste de Sorocaba. As escolas públicas são um lugar de respeito e admiração pelo belo trabalho que algumas instituições realizam, apesar de todos os problemas enfrentados pela educação pública no Brasil.
Por isso, nossos sinceros parabéns e reconhecimento pelo belíssimo trabalho desenvolvido na EE Wilson Ramos Brandão! Pelo bem da educação pública e da escola pública, o Jornal Bairro em Foco apoia e divulga iniciativas tão importantes como o Fórum Social da escola do Parque Ouro Fino! Parabéns a todos!

Ana Claudia Martins


.: Um dos moradores mais antigos do Jardim Magnólia: quase 50 anos no bairro :.

Elias Rachid Neto é um dos moradores mais antigos do bairro Jardim Magnólia, bairro da Zona Oeste de Sorocaba e que passa a fazer parte também da cobertura e entrega do Jornal Jardim Simus & Cia, a cada 2 meses. Morador há 48 anos do bairro, Rachid, como é popularmente chamado e conhecido no Jardim Magnólia pelos demais moradores.
Comerciante muito antigo do local, ele é proprietário de uma das mais antigas mercearias da região, que virou ponto de referência no bairro: a Mercearia Rachid. Elias conta que veio morar no bairro com seus pais quando ele tinha apenas 10 anos. Sua família veio de Piraju, interior de São Paulo, e nunca mais saiu do Jardim Magnólia.
Ele conta que naquela época, há quase 50 anos, não tinha energia elétrica e nem esgoto encanado no bairro e muitas ruas do Jardim Magnólia não existiam. “Quando chegamos não tinha praticamente nada por aqui, apenas muitas casas antigas”, relembra.
Quem atualmente circula por uma das mais tradicionais avenidas de Sorocaba e da Zona Oeste da cidade. A General Carneiro, nem imagina que um dia ela tinha apenas uma pista. “Eu me lembro de quando a atual Avenida General Carneiro era uma pista só e muito diferente do que é hoje, essa movimentação toda”, conta.
Outra curiosidade daquela época era o tradicional bonde. “A gente quase não andava de ônibus naquela época, e nem tinha quase. Andávamos mesmo muito mais de bonde”, conta Rachid.
Morador tão antigo do bairro, a Mercearia Rachid conquistou a confiança dos moradores da região. E para agradecer, há 17 anos, ele promove uma festa, que acontece todo ano no último domingo antes do Natal. Uma rua no Jardim Magnólia é fechada durante o dia para que aproximadamente 1 mil pessoas, crianças, jovens e adultos carentes tenham um dia diferente, com refeição, doces e muita diversão para a criançada, além de serviços gratuitos como corte de cabelo e manicure. “Com a ajuda de amigos e parceiros, todo ano faço essa festa para ajudar as pessoas que precisam”, afirma.


.: Quality Hair: cuidado especial com a saúde dos seus cabelos :.

Na Quality Hair você encontra os mais diversos serviços como corte, escova, penteado, maquiagem, coloração, mechas, escova progressiva, cauterização e muitos outros tratamentos para garantir a beleza dos seus cabelos. Além disso, na Quality Hair você conta com a experiência da profissional Marlene Endo, que é cabeleireira desde 1982, pela escola de cabeleireiros Akahoshi, de São Paulo.
Além de garantir a beleza dos seus cabelos, na Quality Hair você conta ainda com a preocupação total da Marlene Endo em só utilizar produtos de ótima qualidade, referência no mercado, e que são seguros para a saúde das pessoas, e que não danificam o seu cabelo. “Eu tenho preocupação total em usar somente produtos de ótima qualidade. Por isso, os produtos são manipulados na frente das minhas clientes, para que elas saibam quais são.”, conta ela.
Outra preocupação da Marlene é com a manipulação dos produtos, que se não forem utilizados da maneira correta e por profissionais experientes podem danificar os cabelos e até mesmo contribuir para a queda dos mesmos. “No caso da escova progressiva, por exemplo, é preciso muito cuidado e profissionalismo com a manipulação do produto para não danificar o cabelo”, explica ela.
Na Quality Hair você ainda conta com os serviços de manicure, pedicure, limpeza de pele e design de unhas: unhas decoradas com tinta acrílica a mão ou carimbo. Tratando sempre com cuidado das mãos e dos pés.
Consulte também os serviços de coloração e mechas da Quality Hair, que são feitos com um cuidado todo especial pela Marlene Endo: trabalho personalizado, retoques em químicas com soluções sem danificar, para manter os cabelos sempre saudáveis!
A Quality Hair fica na Alameda Celidônio do Monte, 233, no bairro Jardim Magnólia. Mais informações, pelos telefones: 3217-3585 ou 3202-6085.


.: Dia da Árvore é comemorado com passeio pela região :.

No dia 21 de setembro, Dia da Árvore, foi realizado mais um passeio das Árvores Cidadãs Sorocabanas, algumas delas na Zona Oeste da cidade, no bairro Jardim Vera Cruz. O objetivo do passeio é apresentar a história e as características de árvores de diferentes espécies, frondosas, espalhadas por Sorocaba e que, muitas vezes, passam despercebidas pela população.
O passeio faz parte das atividades da Semana da Árvore, que teve uma programação intensa até o dia 30 de setembro, em vários pontos da cidade. Durante o tour, os participantes foram acompanhados por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e pela bióloga Lígia Ferreira Fedele, responsável pelo catálogo das espécies nativas e centenárias de Sorocaba. As pessoas receberam orientação sobre cada uma das árvores visitadas, todas com idade avançada.
Na Praça Márcia Mendes, esquina com a Avenida Santa Cruz, os visitantes puderam ver 3 Copaíbas (Copaifera langsdorfii) com idades estimadas de 61, 73 e 87 anos. As árvores incluídas no passeio fazem parte das 18 árvores que Sorocaba possui atualmente e que têm imunidade ao corte, segundo as Leis Municipais nº 8.837, de 12/08/2009, e nº 9.123, de 12/05/2010. Esse trabalho foi feito numa parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), o Ministério Público e a Câmara de Sorocaba.
Durante a Semana da Árvore, também foi lançado o pôster das “Árvores Cidadãs Sorocabanas”, com informações, curiosidades e as idades de árvores antigas da cidade. O pôster contém informações sobre algumas espécies centenárias da cidade, que fazem parte do Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas, atividade de educação ambiental realizada mensalmente pela Sema. Nesse material, há curiosidades de espécies, como o Cedro, Paineira e Jequitibá-branco. “Com isso, queremos mostrar para a população a importância da vegetação da cidade. Eles conhecem as árvores, as espécies e as curiosidades. É muito legal”, ressalta Lígia.

 

.: ETEC Fernando Prestes com inscrições abertas para o Vestibulinho :.

A ETEC Fernando Prestes, uma das mais tradicionais escolas técnicas de Sorocaba, abre as inscrições para o Vestibulinho a partir do dia 28 de setembro até 18 de outubro. As inscrições devem ser feitas até às 15 horas do dia 18 de outubro, somente pela internet pelo site:www.vestibulinhoetec.com.br
Os cursos técnicos são gratuitos, com 40 vagas por período, e todos voltados para o mercado de trabalho, além do Ensino Médio no período da manhã (160 vagas), ou Informática integrado ao Ensino Médio no período integral (40 vagas).
A taxa de inscrição é R$ 25,00 e os cursos são: Administração (tarde e noite); Agenciamento de Viagem (tarde); Contabilidade (tarde e noite); Desenho de Construção Civil (noite); Design de Interiores (noite); Informática (manhã e noite); Informática para Internet (tarde); Logística (tarde); Projetos Mecânicos (tarde e noite); Secretariado (tarde e noite); Segurança do Trabalho (noite).
Também há o Telecurso TEC Semi-Presencial de Administração Empresarial (sábados de manhã), além dos cursos de Administração, Logística e Segurança do Trabalho, no período da noite, na Escola Estadual Prof. Joaquim Izidoro Marins.
Para se inscrever no Vestibulinho da ETEC Fernando Prestes, os requisitos são: Ensino Técnico, cursando a 2ª ou 3ª séries ou ter concluído o Ensino Médio. Para o Ensino Médio: Ensino Fundamental Completo.
A ETEC Fernando Prestes fica na Rua Natal, 340, no bairro Jardim Paulistano. Mais informações pelo telefone: 3221-9677 ou no site www.etefernandoprestes.com.br. O exame acontece no dia 20 de novembro às 13 horas.

 

.: Foco Social - Paila Pacheco :.

 

.: UBS do Jardim Simus promove “Balada da Saúde” :.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Simus, na Zona Oeste de Sorocaba, promove no dia 14 de outubro a “Balada da Saúde”: um evento voltado para adolescentes e jovens da região.
A balada acontece das 18h às 22h, na própria UBS do Jardim Simus e terá várias atividades para os jovens que passarem por lá. Os eventos serão comandados pelos alunos do Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), do curso de Enfermagem, que fazem estágio na UBS do Jardim Simus.
Os estudantes do curso de Enfermagem vão montar consultórios na UBS para levar informações sobre vários assuntos como: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, drogas na adolescência, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, teste vocacional e muita música para animar os jovens.
Várias escolas da região terão seus alunos convidados a participar da Balada da Saúde na UBS do Simus. O objetivo do evento é trazer informação, prevenção e cuidados com a saúde para adolescentes e jovens. O evento é destinado somente a eles e não é necessário fazer nenhum tipo de agendamento.
Todas as atividades são gratuitas. Gratuitamente, também acontece toda segunda-feira, às 9h30, o grupo da Terapia Comunitária, que é aberto para qualquer pessoa que queira participar. Não é necessário agendar.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Simus fica na Alameda dos Lírios, 327, e funciona das 7h às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações, pelo telefone: 3221-1177.

 

.: Espaço L & A Zanardo: único da cidade com sistema leva e traz :.

Foi inaugurado no dia 21 de setembro uma grande novidade no bairro Wanel Ville: o Espaço L & A Zanardo, com uma grande promoção de inauguração: manicure (pé e mão ganha um relaxamento SPA para os pés), cabelos (corte e escova ganha uma hidratação com massagem capilar).
Além disso, o Espaço L & A Zanardo traz para seus clientes uma novidade muito especial: o único salão de Sorocaba com o sistema Leva e Traz. Se você mora na Zona Norte da cidade, por exemplo, é só ligar no Espaço L & A Zanardo e solicitar o serviço gratuitamente. Um carro irá buscar o cliente em casa e depois o leva de volta!
O Espaço L & A Zanardo também funciona de segunda a sábado, das 9h às 21 horas, o que é mais um diferencial do salão para você cuidar da sua beleza e dos seus cabelos! E você ainda conta com a facilidade de pagamento com os cartões de crédito e débito: Visa, Mastercard e Sorocred!
Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, o Espaço L & A Zanardo oferece uma grande variedade de serviços em tratamentos capilares, colorações, escovas progressivas, tratamentos corporais, manicure e pedicure, tratamentos faciais, maquiagem e muito mais!
Agende agora mesmo a sua visita e venha viver uma experiência única! O Espaço L & A Zanardo fica na Rua Alexandre Caldini, 586, no Wanel Ville. Mais informações pelo telefone: 3011-4329!

.: Fidelização de clientes: como criar uma base de dados :.


Fidelização de clientes: como criar uma base de dados

A maneira mais direta de vender em maior quantidade é fazer com que os clientes não apenas comprem e/ou usufruam esporadicamente de seus produtos/serviços, mas que a compra se torne constante, um hábito. Essa situação, ideal para qualquer empresa, torna-se realidade quando se busca estreitar o relacionamento entre o empreendedor e a base de clientes. É importante ressaltar que o custo de conquista de um novo cliente é superior ao de manutenção de um cliente já existente.
Esse processo é chamado de “fidelização”, que significa fazer com que os clientes atuais se tornem fiéis à empresa. A principal causa de “infidelidade” cliente-empresa é o fato de haver divergência ou frustração entre o esperado pelo cliente e o efetivamente recebido em produtos e serviços.
Para identificar o que o cliente efetivamente espera, é preciso, antes de tudo, saber quem são os clientes. Conseguem-se dados sobre as necessidades, preferências, hábitos de consumo, exigências particulares, realizando-se, por exemplo, um sorteio ou promoção em que o cliente preenche uma ficha com seus dados em troca da possibilidade de concorrer ao sorteio. Essas informações deverão definir o perfil socioeconômico (com idade, sexo, renda, etc.). A partir daí, com criatividade é possível surpreender o cliente constantemente, ajustando sua expectativa aos seus produtos e serviços.
O fator surpresa
Muitas vezes, o fator surpresa pode ajudar na fidelização dos clientes. Segue alguns exemplos: crie promoções: no seu décimo pedido de pizza por telefone, a pizzaria oferece uma pizza extra de brinde; mande informações sobre algum produto novo ou lançamento, de acordo com o histórico de compras do cliente.
Esses diferenciais pesam no momento em que o cliente optar por uma ou outra empresa e, sobretudo, ajudam a “enraizar” o relacionamento entre cliente e empresa. Isso é fidelização!




.: Garota Enxaqueca :.

Isso aqui é um pouquinho do meu Brasil brasileiro...

O pastor Silas Malafaia lançou uma invenção que vai revolucionar o mercado: um spray chamado mata capeta. Segundo o pastor, o spray remove o diabo do corpo das pessoas. A novidade já agradou vários clientes, que agora esperam mais novidades da linha mata capeta: a versão roll-on do produto com aroma arnica, e o supositório mata capeta! É cada coisa que aparece, viu??? Ahahahahahahaha
E os nossos amados e super corretos políticos continuam inovando em matéria de maracutaias! Na Bahia, uma prefeita é acusada de receber uma doação irregular de R$ 266 mil durante a campanha eleitoral de 2008. De acordo com o Ministério Público Federal, a doadora era uma vendedora ambulante que morreu quatro anos antes da eleição e teve o nome usado na prestação de contas da então candidata. Segundo o MPF, um dos verdadeiros doadores da campanha da prefeita era o sócio de uma construtora que mantinha contrato com a prefeitura de Candeias. É o fim da picada, nem morto espaca!!! Ahahahahahaha
Já do outro lado do mundo, um jovem encontrou uma forma nada comum para transmitir “boas vibrações” ao seu político preferido: o primeiro-ministro russo Vladimir Putin. Ele apalpou os seios de 1 mil jovens russas, que reagiram ao avanço do apalpador com surpresa e tapas, e, em alguns casos, com receptividade. Segundo o maluco, que se chama Sam Nickel, a ideia era “captar a energia das moças e retransmiti-la a Putin”. Já pensou se a moda pega no Brasil???!!! Ahahahahahaha
E em Sorocaba, o apresentador Raul Gil recebeu o título de cidadão sorocabano da Câmara Municipal, que foi proposto pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB). Pena que o cantor que interpretava a Lacraia faleceu recentemente, senão seria o próxima da lista!!!! O que mesmo Raul Gil fez pela cidade??????? Se alguém souber, por favor, me conta!!! Ahahahahahaha
Garota Enxaqueca



.: voltar :.