.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 33 :.
 
.: Editorial :.
 
.: Zona Oeste em pleno desenvolvimento :.

A Zona Oeste de Sorocaba, a segunda mais populosa da cidade, está em pleno desenvolvimento. Fato que é facilmente notado por meio das várias obras que estão em andamento nos bairros ou estão previstas pela prefeitura. No bairro Júlio de Mesquita, por exemplo, em breve será inaugurada a Oficina do Saber, o que vai beneficiar os moradores da região e, principalmente, os alunos das duas escolas municipais próximas!
Além disso, em breve também será inaugurada na região uma agência bancária do Bradesco na Avenida Elias Maluf, o que vai permitir diminuir um pouco a ausência de agências na região.
A Prefeitura de Sorocaba também está com várias obras em execução ou já previstas como novas escolas, creche, ciclovia, pista de caminhada, entre outras. Outro sinal de que a região continua em pleno crescimento é a quantidade de novas construções pelas ruas dos bairros.
E o comércio local também se faz cada vez mais presente com o surgimento de novos estabelecimentos comerciais em várias partes da Zona Oeste: uma região que agora se torna cada vez mais conhecida em toda a cidade, por meio do Programa Zona Oeste em Foco, que vai ao ar no canal 16 da Net Cidade, de segunda à quinta às 18 horas, e sábado e domingo às 20h30.
O Programa Zona Oeste em Foco acompanha o desenvolvimento da região e também se fortalece e ganha mais espaço: a partir de julho ele terá uma hora de duração nos finais de semana: sábado e domingo das 20h às 21h. Com a ampliação do horário do programa, novos quadros, mais reportagens, entrevistas e muito mais novidades para você!
Vamos todos juntos acompanhar e celebrar o fortalecimento de uma das regiões da cidade que mais crescem: a Zona Oeste!

Ana Claudia Martins


.: Zona Oeste tem árvores centenárias e de espécies nativas :.

No Bairro Jardim Vera Cruz, na Zona Oeste de Sorocaba, há pelo menos 4 árvores de espécies nativas que não podem ser cortadas em função do seu valor histórico e ambiental. Elas fazem parte de um total de 18 árvores da cidade protegidas por leis municipais e que estão no roteiro do passeio “Árvores Cidadãs Sorocabanas”. O passeio foi criado pela Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba e inclui a visita de algumas dessas árvores em vários pontos da cidade.
No dia 10 de junho, um grupo de 15 pessoas participou do passeio, que teve início no Parque da Biquinha, e em seguida os participantes conheceram um Cedro rosa de 79 anos no Parque Campolim, uma Paineira rosa de 65 anos na Praça Oxford, 3 Copaíbas na Praça Márcia Mendes e uma Copaíba de 180 anos no bairro Jardim Vera Cruz, na Zona Oeste da cidade.
Segundo o diretor de Educação Ambiental da Sema, Welber Smith, durante o passeio, os participantes conhecem um pouco da história de cada uma das espécies visitadas e as suas características. “O nosso objetivo é chamar a atenção dos munícipes para essas árvores, que muitas vezes passam despercebidas. São árvores frondosas, que estão espalhadas em vários locais da cidade”, disse.
As árvores que fazem parte do passeio foram catalogadas por meio de um estudo da bióloga Lígia Ferreira Fedele. Ela coordena o passeio e explica ao grupo às características, idade e curiosidades sobre as espécies nativas.
A professora Eliene Ferri é apaixonada por árvores e por isso decidiu fazer o passeio. “Eu adorei, o passeio é muito interessante! Na minha família a gente sempre planta árvores, vale muito a pena”, conta ela.
No bairro Jardim Vera Cruz, uma Copaíba de 180 anos está localizada entre um mosteiro de freiras e uma loja do setor automotivo. Ao lado da árvore de quase 200 anos a construção de um muro não respeitou nem o tronco da Copaíba e tijolos com cimento foram colocados no tronco da árvore.
As pessoas interessadas em participar do passeio “Árvores Cidadãs Sorocabanas” podem se inscrever pelos telefones 3233.7545 ou 3233.7455 ou, ainda, diretamente na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que fica na Rua Campos Salles, 850, em Pinheiros. As vagas são limitadas e as próximas edições do passeio ainda não têm datas definidas.


.: Entidade no Jardim Simus atende ex-moradoras de rua :.

Há 10 anos funciona no bairro Jardim Simus, na Zona Oeste de Sorocaba, uma entidade que dá assistência para mulheres ex-moradoras de rua de Sorocaba: a Toca de Assis. Comanda pelas irmãs do Instituto de Vida Consagrada às Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento, a Toca de Assis é uma esperança para quem não tinha mais esperança num futuro melhor.
Segundo a irmã Maria Renata, uma das responsáveis pela entidade, a Toca de Assis presta atendimento para mulheres que viviam nas ruas da cidade e idosas que foram abandonadas por seus familiares.
As mulheres atendidas na Toca de Assis recebem alimentação, cuidados médicos quando necessário e recebem apoio para voltar a estudar, fazer cursos profissionalizantes ou atividades de artesanato. “A ideia é que aquelas mulheres que ainda podem se reintegrar à sociedade aprendam um ofício e possam ser independentes”, afirma irmã Maria Renata.
Vera Lucia Antonio vivia pelas ruas da cidade, sem nenhuma expectativa de ter uma vida melhor. E encontrou a oportunidade de ter um futuro e ser alguém na vida por meio da assistência da Toca de Assis. Atualmente Vera estuda e está cursando o ensino fundamental. Ela acredita que em breve poderá ser uma pessoa independente e caminhar pelas próprias pernas. “Eu vivia pelas ruas da cidade, perto da rodoviária e bebia. Desde que vim para a Toca de Assis parei de beber e voltei a estudar”, conta.
Para ajudar ex-moradores de rua a encontrar um novo caminho, a Toca de Assis conta com a ajuda da comunidade da Igreja Nossa Senhora do Desterro, do bairro Jardim Simus. A entidade atende 10 mulheres: 6 são cadeirantes, que necessitam diariamente de fraldas geriátricas.
Além das doações da comunidade da Igreja Nossa Senhora do Desterro, a Toca de Assis também conta com o apoio de profissionais da área da saúde que atendem as mulheres no local. E pessoas que doam produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos, entre outros.
A entidade fica na Alameda das Papolas, 10, no bairro Jardim Simus. O telefone de contato é: 3417-1035. Quem quiser conhecer o trabalho da Toca de Assis pode ligar e agendar uma visita!


.: AMAS promove rifa em prol da construção da nova sede :.

A Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (AMAS) promove até o mês de setembro de 2011 um rifa em prol do término da construção da nova sede da entidade, no bairro Wanel Ville. Chamada de “Ação Entre Amigos”, a rifa terá seu sorteio no dia 28 de setembro com 5 prêmios: 1 Moto CG 150 Flex. 0 km; 1 TV 42”; 1 Notebook; 1 Vídeo Game Play III; 1 Câmera Digital.
O valor do bilhete é R$ 10,00 e pode ser obtido na sede da AMAS, que fica na Rua Nova Odessa, no bairro Jardim Vera Cruz, na Zona Oeste de Sorocaba. Todas as pessoas que quiserem colaborar com a entidade podem entrar em contato pelos telefones 3222-4646 ou 3217-8074 e agendar um horário para conhecer a entidade.
Segundo o presidente da AMAS, João Ferreira de Araújo, a entidade aguarda a visita dos interessados em conhecer o trabalho desenvolvido na entidade para a melhoria da qualidade de vida da criança autista. “Esperamos poder contar mais uma vez com o apoio de todos os nossos parceiros na venda de alguns talões da nossa “Ação entre Amigos”, e desde já agradecemos a atenção de todos”, disse.

 

.: UBS do Jardim Simus promove evento para a família :.

A Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Jardim Simus, promove no dia 30 de julho um evento para toda a família! Chamado de “Ciranda da Vida”, durante todo o dia, das 9h às 19h, várias atividades estarão disponíveis para as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Na UBS, as pessoas poderão fazer exames preventivos para detectar doenças como Diabetes e Hipertensão, além de orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, entre outras atividades de saúde educacional.
Também no dia 30 de julho, a UBS do Jardim Simus recebe as 2 unidades móveis da saúde da Prefeitura de Sorocaba: os ônibus Rosa e Azul, que estarão prestando atendimento gratuito para as mulheres e homens da região. Não é necessário agendar horário no Ônibus da Mulher ou do Homem. Basta apresentar a carteira de identidade (RG) e o cartão de atendimento da UBS.
Além dos exames preventivos, a UBS ainda irá promover um teatro com tema relacionado à saúde, cinema com pipoca para toda a família e uma apresentação com seresta!
Avise seus amigos, vizinhos e familiares e aproveita para cuidar da saúde de toda a família. A Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Simus, na Zona Oeste de Sorocaba, fica na Alameda dos Lírios, 327. E o telefone de contato é: 3221-1177.

.: Crianças tomam vacina na UBS do Jardim Simus :.

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi realizada no sábado (18 de julho), das 8h às 17h. As crianças menores de cinco anos tomaram as duas gotinhas da vacina Sabin para se protegerem contra a paralisia infantil. Também no mesmo dia, as crianças com idade entre um ano e menores de sete (6 anos, 11 meses e 29 dias) receberam a vacina contra o sarampo.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), disponibilizou 119 postos de vacinação – 76 fixos e 43 volantes. A abertura oficial da campanha aconteceu às 8h na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Barão, localizado na Rua Afonso Muraro, 41. Os outros postos de vacinação funcionaram em escolas, shoppings, terminais de ônibus, hipermercados, farmácias, estabelecimentos comerciais e outros locais de grande circulação de pessoas. Todas as 30 UBSs da cidade também fizeram a atualização das doses das demais vacinas que estavam em atraso nas carteirinhas de vacinação.
Na UBS do bairro Jardim Simus, na Zona Oeste da cidade, muitos pais foram até à unidade com seus filhos para a campanha de vacinação, que aconteceu das 8h às 17h, na Alameda dos Lírios, 327. A população alvo da Campanha da Vacinação contra a Poliomielite em Sorocaba é estimada em 38.128 crianças. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir pelo menos 95% deste total, ou seja, 36.222 crianças. No ano passado, apesar da divulgação reforçada, a adesão dos pais não foi suficiente para atingir a meta de cobertura. Na primeira etapa, 87,65% das crianças participaram e na segunda fase, a taxa foi de 90,83%.
Para a Campanha de Seguimento contra o Sarampo, a meta era vacinar 43.050 crianças (número que corresponde a 95% da população total  dentro da faixa etária, que é formada por 45.315 crianças).
De acordo com a diretora de Área da Vigilância em Saúde de Sorocaba, Consuelo Matiello, a Campanha da Vacinação é fundamental para manter a paralisia infantil erradicada no Brasil.    

.: Parceria com o Sebrae traz conhecimento sobre gestão empresarial :.


Cobrança de Dívidas

Você sabe como cobrar dívidas? Que bom seria se todo mundo pagasse direitinho o que deve, não é mesmo? Infelizmente, nem sempre é isso que ocorre. Mas antes de pegar o telefone e mandar bronca no devedor, o empresário precisa estar atento a alguns pontos.
Na cobrança de dívidas, o Código de Defesa do Consumidor define como crime utilizar ameaça ou qualquer outro procedimento que exponha o consumidor a situações embaraçosas.
Para evitar problemas legais, realize a cobrança sempre de forma respeitosa. Antes de fazer o contato telefônico, tenha em mãos a data da compra, o valor, a forma de pagamento acertada com o cliente e toda informação que sirva de apoio. Procure manter o foco no problema, ou seja, na dívida, não na pessoa. Mantenha a calma e não aceite provocações.
Informe ao consumidor sobre a existência de uma dívida não paga, pedindo providências para sua regularização. Neste contato, que também pode ser feito por carta, o empresário poderá advertir o consumidor que a não regularização da dívida resultará na adoção das medidas jurídicas cabíveis.
Vale dizer, não perca a razão, como lembra o consultor do Sebrae-SP, Boris Hermanson: “Entre as medidas que devem ser tomadas está o encaminhamento do título não pago para protesto bem como a inclusão do nome do devedor no Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC. Procure mostrar com calma ao cliente que o maior prejudicado será ele mesmo.
E lembre-se: esteja sempre aberto à negociação. Ampliar o prazo ou dar desconto no valor de um cliente em dificuldade momentânea, às vezes, pode ser o melhor caminho.
Saiba mais no www.sebraesp.com.br




.: Foco Social - Paula PAcheco :.


.: Garota Enxaqueca :.

Pizza Palocci à moda brasileira!!!!

Mais uma vez a moda agora é pedir pizza à moda Palocci: você pede uma sabor banana para vocês e recebe 20!!!! ahahahahaha
E na terra rasgada no bairro Wanel Ville, aquele daquela propaganda que dizia lugar de gente feliz... O correto agora é: lugar de gente assaltada! Mas o melhor foi o comentário da polícia para mais uma das vítimas: tem que registrar boletim de ocorrência para aumentar os casos... Depois quem sabe a polícia vai fazer alguma coisa! Então vamos lançar a modalidade de assalto à la Palocci: os ladrões assaltam 20 casas de uma vez!!!!! ahahahahahahaha
E o Bonaldo... Opa, Ronaldo em forma de bola! Você viu o gol dele no jogo de despedida da seleção brasileira????? Nem eu!!!! Desde que ele ficou em formato de bola, ele não tem mais coragem de chutar a si próprio!!!! Ahahahahahahaha
E o Tiririca, um dos deputados federais mais votados do país, já apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados: a lei do silêncio! Desde o início do mandato dele até hoje, ele ainda não fez nenhum pronunciamento na tribuna da Câmara, que palhaçada! ahahahahahaha
Enquanto isso, de volta à terra rasgada, os ônibus do transporte coletivo de Sorocaba vão ter ar-condicionado, música ambiente, serviço de bordo, poltronas reclináveis e serão extremamente pontuais! Você acreditou? Com o preço da tarifa de quase R$ 3,00 eu também! Ahahahahahaha
E o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, mais conhecido como Hospital Regional, agora se chama Hospital Fantasma! Médico para atender à população não tem, mas médicos e dentistas fantasmas está cheio!!! Ahahahahaha
A Secretaria Estadual da Saúde já tem 2 nomes para assumir a direção do hospital: o fantasma Gasparzinho ou o Palocci. Agora que o ex-ministro está desempregado e ele é médico, ele prometeu aumentar o atendimento no Hospital Fantasma de Sorocaba: cada médico-fantasma contratado pelo Palocci aumenta o atendimento em 20 vezes!!!! ahahahahaha


.: voltar :.