.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 32 :.
 
.: Editorial :.
 
.: Zona Oeste em Foco agora na TV :.

Nada acontece por acaso! Essa frase nunca pareceu fazer tanto sentido como agora. Após 7 anos do Jornal Bairro em Foco, com mais de 40 mil exemplares entregues porta a porta, em 31 bairros da Zona Oeste de Sorocaba, o veículo de comunicação mais tradicional da região se consolidou no mercado regional e caiu no gosto do seu público leitor e dos anunciantes.
Foram anos de trabalho árduo para conquistar um público fiel de anunciantes e de leitores, sempre com a preocupação de levar informação, produtos e serviços de qualidade para os moradores da segunda maior região de Sorocaba. A Zona Oeste não para de crescer e o Jornal Bairro em Foco contribui com o crescimento e fortalecimento do comércio local.
Em função disso, em 2010, a empresa lançou mais uma mídia para atender as necessidades do seu leitor e de seus anunciantes: o Guia Zona Oeste em Foco, com endereços, telefones e mapas de praticamente todo o comércio local. O Guia virou uma referência comercial na Zona Oeste de Sorocaba, e presta um serviço de localização para quem não conhece os bairros da região. Com o objetivo de unir as pessoas que procuram por produtos e serviços de qualidade no comércio local, o Guia Zona Oeste em Foco é uma excelente praticidade para os comerciantes e seus clientes. Por isso, aguarde que em breve será lançado o Guia Zona Oeste 2012!
Mas, essa história não poderia parar por aqui exatamente porque a vida não para, e a Zona Oeste de Sorocaba continua crescendo e atraindo novos moradores e empresários. E pensando em como melhor atender seus anunciantes e leitores, a marca Zona Oeste em Foco também cresceu e virou programa de TV. Desde o dia 4 de abril, no canal 16 da Net Cidade, você confere, de segunda a quinta, e aos sábados e domingos, o Programa Zona Oeste em Foco!
É mais uma mídia de divulgação de informação, notícia, entretenimento, lazer e cultura, bem como um novo espaço publicitário, com maior alcance na cidade. Agora, o que os moradores da Zona Oeste já conhecem ou ainda vão conhecer, também está disponível para toda a cidade, ou seja, a Zona Oeste está cada vez mais em Foco e você vem com a gente!

Ana Claudia Martins


.: Programa Zona Oeste em Foco já está no ar :.

O Programa Zona Oeste em Foco estreiou no Canal 16 da Net Sorocaba no dia 4 de abril, às 18 horas. O novo programa é mais um veículo de comunicação da marca Zona Oeste em Foco, que já possui o Jornal Bairro em Foco e o Guia Comercial da Zona Oeste. O programa vai ao ar de segunda à quinta, das 18h às 18h30, e aos sábados e domingos, das 20h30 às 21h.
O programa tem 30 minutos de duração, com programação variada todos os dias, sendo 20 minutos de anúncios publicitários, onde o público da Zona Oeste e de toda a cidade assiste, inicialmente, o que há de melhor em produtos e serviços da região. Além de aproximadamente 6 minutos diários de informações, notícias, entretenimento, agenda cultural e de lazer, para divulgar o que há de melhor na Zona Oeste da cidade, bem como datas, horários e locais de cursos e eventos gratuitos e abertos para toda a comunidade.
A apresentação da parte comercial é feita por Paula Pacheco, que atua há 4 anos, na área Comercial do Jornal Bairro em Foco, ao lado do proprietário e fundador Marcos Tadeu Stachewski. Paula iniciou sua carreira profissional em grandes empresas financeiras em São Paulo, mas preferiu a tranquilidade do interior paulista para viver e trabalhar. E encontrou em Sorocaba, na Zona Oeste, o lugar ideal para começar uma nova fase em sua carreira: a área Comercial no Jornal Bairro em Foco e a apresentação do Programa Zona Oeste em Foco.
Já a apresentação das notícias e eventos locais é feita pela jornalista Ana Claudia Martins, com mais de 10 anos de experiência em jornalismo e comunicação. Sorocabana, ela iniciou sua carreira em televisão, trabalhando nas emissoras EPTV, Afiliada Rede Globo de Ribeirão Preto, e TV TEM de Itapetininga. Em seguida, atuou em agências de comunicação e jornais impressos, vindo a atuar na imprensa local no Jornal Bairro em Foco, em 2010, onde encarou o desafio de trabalhar num jornal regional.
O objetivo do Programa Zona Oeste em Foco é levar ao público da região e de Sorocaba, muito mais do que um novo espaço comercial. O diferencial do programa é aliar publicidade e informação, criando um novo conceito em programas de televisão. O que reforça ainda mais a capacidade de inovação da marca Zona Oeste em Foco: primeiro jornal regional da cidade entregue porta a porta, e primeiro Guia Comercial da Zona Oeste.
Você não pode perder mais essa novidade! Assista ao Programa Zona Oeste em Foco e envie seu comentário, sugestão ou crítica para o e-mail: bairroemfoco@terra.com.br


.: Vacinação contra a gripe inicia nas unidades de saúde da Zona Oeste :.
Começou no dia 25 de abril, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país. Pela primeira vez, o Ministério da Saúde vai promover uma ação única para imunizar contra a gripe comum e a tipo A H1N1, que ficou conhecida como gripe suína.
Em Sorocaba, os idosos integram o maior grupo a ser vacinado contra a doença. No ano passado foram  49.773 mil imunizações. Neste ano, além dos idosos e profissionais da saúde, serão vacinadas gestantes (em qualquer momento da gravidez), crianças entre seis meses e dois anos e indígenas.
Em 2011, na cidade, os grupos que devem ser imunizados somam 85.288 pessoas. “Nossa meta é atender a pelo menos 80% deste total, chegando a 68.231 pessoas”, explica a enfermeira Angela Monteiro Moraes, responsável pelas campanhas de vacinação da Vigilância Epidemiológica  Municipal.
A campanha estará disponível gratuitamente nos  30 centros de saúde de Sorocaba, além das  Unidades Pré-Hospitalar da  Zona Norte e Zona Oeste, até o dia 13 de maio. É importante apresentar a carteira de vacinação.
De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas com mais de 60 anos correm maior rico de ter complicações ao contrair o vírus da gripe comum. A doença pode evoluir e causar até a morte. Já no caso da influenza A H1N1, a gripe suína, o risco se estende para outros grupos como  gestantes e crianças.
A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Ela pode afetar milhões de pessoas a cada ano. É altamente contagiosa e ocorre mais no fim do outono, inverno e início da primavera – de abril a setembro no hemisfério sul.
Em 2010 foram vacinadas  315.828 pessoas contra  a gripe A H1N1 em Sorocaba. No ano passado, a imunização contra a doença incluia crianças de até 2 anos, adultos de 20 a 39 anos, trabalhadores de saúde, gestantes e portador de doenças crônicas. “Este vírus agora é considerado comum e entrou na programação que acontecia exclusivamente para os idosos, todo ano”, aponta. “Vale lembrar que a população que deve ser vacinada  na campanha sazonal  aumentou”, comenta Angela.


.: Campanha do Agasalho 2011 começa em maio :.

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) começa no dia 6 de maio a 7ª edição da Campanha do Agasalho em Sorocaba. O lançamento da tradicional campanha está agendado para o dia 6 de maio, às 17h30, no Hipermercado Carrefour, do Esplanada Shopping. “A nossa meta é ultrapassar a campanha de 2010, que já foi um sucesso, e arrecadar mais de 270 mil peças”, destaca Denise Lippi, primeira-dama e presidente do FSS.
Para isso, o Fundo Social de Solidariedade está pedindo a colaboração de toda a população, doando roupas, agasalhos e cobertores, incluindo peças para crianças. Os donativos podem ser novos ou usados, desde que em boas condições de uso, e devem ser depositados em caixas de coleta da campanha, que estarão disponíveis em vários pontos da cidade a partir do dia 9 de maio.
Ao todo, serão 400 caixas de coleta dos donativos que estarão dispostas na Prefeitura, nas bibliotecas, nos centros de saúde, nos centros esportivos, nas escolas municipais, no Saae, na Urbes – Trânsito e Transportes, nos dois terminais de ônibus e em igrejas.
Como nas edições anteriores, os donativos também poderão ser entregues nos estabelecimentos parceiros da campanha, como o Carrefour, Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), People Computação, First Idiomas, Tiro de Guerra, polícias Civil e Militar, Banco do Brasil, Céu Azul Alimentos, Finamax e Associação dos Aposentados da Cesp.
Já quem não quiser ou puder fazer a doação de peças, poderá fazê-la em dinheiro. A Campanha do Agasalho está com uma conta corrente aberta no Banco do Brasil e todo o dinheiro depositado será revertido para a compra de cobertores. Os interessados podem doar qualquer quantia em dinheiro na conta corrente nº 18.000-9, agência 2923-8 do Banco do Brasil (Além Ponte). Também ficou definida a data de realização do tradicional “Arrastão do Tiro de Guerra”, que recolhe doações de agasalho pelas ruas da região do Além Ponte: dia 28 de maio, às 9h.

 

.: Sabe Tudo chega a 930 mil acessos :.

Os números são expressivos e mostram a importância dos Sabe Tudo na vida do sorocabano: 34 mil usuários e nada menos do que 930 mil acessos. As 21 unidades distribuídas por 21 bairros diferentes, não só proporcionam a oportunidade dos estudantes e moradores de acessarem a internet gratuitamente, mas também de conhecerem um pouco mais sobre o universo da informática.
Para se ter ideia da importância dos Sabe Tudo para os sorocabanos, em 2010 nada menos que 4.623 crianças, jovens e adultos se formaram nos cursos de informática básica e avançada e de cidadania, desenvolvidos pelo projeto Pérola, ONG parceira da Prefeitura e que administra as unidades do Sabe Tudo. Além dos estudantes, que tem prioridade de uso dos computadores, os moradores também utilizam a internet para cadastrar ou conferir os créditos do programa Nota Fiscal Paulista, procurar trabalho, encaminhar currículos e enviar e-mails.  
Muitos dos jovens que se formam nos cursos do Sabe Tudo ganham um incremento no currículo que os ajuda, inclusive, a conquistar o primeiro emprego. Os que se destacam no curso são contratados pelo próprio projeto Pérola, e se tornam monitores para ensinar os novos alunos.
No dia 7 de fevereiro, cerca de 3.700 novos alunos iniciaram os cursos de informática básica e avançada, nas 21 unidades do Sabe Tudo. Os cursos são ministrados por monitores do projeto Pérola. Tanto os cursos, quanto o uso dos computadores (com internet banda larga), têm como prioridade atender os estudantes da rede pública, mas adultos, e até mesmo idosos, também participam.
No curso de Informática básica, os alunos vão aprender Windows, Word, Excel, Power Point e BrOffice, bem como, a navegar pela internet, enviar e receber e-mails e fazer pesquisas. Os cursos terão cinco meses de duração.
Desde o início em 2007, com a unidade do Jardim Hungarês, mais de 8 mil alunos já se formaram nesses cursos e, por meio do conhecimento obtido, muitos jovens conseguiram colocação no mercado de trabalho..


.: Kumon: educação que surpreende :.

Que tipo de educação você quer para seu filho? Quero uma educação de excelência! E, no Kumon, meu filho tem isso. Ele é constantemente estimulado por meio da educação de uma equipe qualificada e do excelente material didático. Essa é a opinião de Paulo, pai do Pablo, de 5 anos. “Estou muito satisfeito”, afirma o pai.
Pablo estuda Matemática, Português e Inglês pelo método Kumon e já aprende adição armada de 2 algarismos, voz ativa e passiva e expressões do dia a dia da língua inglesa.
No Kumon é assim! Todos os pais almejam um futuro promissor e feliz para o seu filho, não é mesmo? Compartilhamos dessas mesmas aspirações e, para isso, oferecemos um grande diferencial: o ensino individualizado.
No Kumon, as crianças adquirem elevada habilidade de cálculo, leitura e interpretação, construindo uma base sólida de estudos, que fará a diferença na escola e na vida.
O método utiliza um material autoinstrutivo, que permite as crianças adquirirem essas habilidades o quanto antes. Só o Kumon garante uma base sólida de estudos e a expansão do conhecimento em todas as disciplinas.
Quer garantir um futuro promissor e feliz para o seu filho? Busque uma educação que surpreenda, afinal seu filho merece!
Aproveite a super promoção: 100% de desconto na matrícula de 2 de maio a 10 de junho!
A Unidade Magnólia está localizada na Rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20, (próximo ao Saae da General Carneiro). Mais informações, pelos telefones: 3011-2546 ou 9706-2854.

.: Parceria com o Sebrae traz conhecimento sobre gestão empresarial :.


Vitrine e Estoques

Você sabia que a vitrine é considerada como a primeira vendedora da loja e responde por cerca de 30% das vendas numa loja comercial? Portanto, não se esqueça que a vitrine é muito mais que um espaço para expor os seus produtos. Ela é parte da estratégia de vendas do empresário.
Por isso, planejamento é fundamental para aproveitar as oportunidades que a vitrine oferece, explica a consultora do Sebrae-SP, Néia França. “Para aproveitar melhor a vitrine, divida o ano em períodos. Isso facilita a montagem da vitrine por datas comemorativas, como dia das Mães ou o Natal, além do lançamento de coleções, como a temporada do verão ou do inverno”, destaca Néia.
Dessa forma, o empresário pode definir qual a melhor estratégia para atrair os clientes nos diversos períodos do ano e montar a vitrine visando o público-alvo desejado. Mas a consultora faz um alerta: “Quando colocamos um produto na vitrine é para vender”. “Parece óbvio, mas muitos empresários se esquecem de ver o tamanho do estoque e colocam produtos na vitrine que não conseguirão atender a demanda ou por falta de quantidade ou de numeração”, ressalta Néia.
Para evitar essa saia justa é importante que o empresário antes de expor um produto na vitrine esteja certo se o estoque está adequado para um aumento na procura. “Mesmo com todos os cuidados com o controle de estoques, caso falte alguma numeração tenha sempre uma alternativa a oferecer”, recomenda a consultora.
Assim, o empresário não perde a venda e ainda pode conquistar um cliente fiel. “Você pode conseguir o produto em outra loja ou algo parecido. E aí, aproveite para surpreender o cliente e ofereça a entrega do produto para que ele não precise voltar à loja ou procurar na concorrência”, finaliza a consultora.
Saiba mais no www.sebraesp.com.br



.: Foco Social - Paula PAcheco :.


.: Fernando Prestes promove trote solidário e beneficia entidades :.

A Escola Técnica Estadual (Etec) Fernando Prestes promoveu no dia 11 de fevereiro um trote solidário que beneficiou 3 entidades assistenciais de Sorocaba: AMAS (Associação dos Amigos dos Autistas de Sorocaba), Afissore e Centro Cultural Quilombinho. Chamado de “Deleite Day”, o trote da Etec envolveu calouros e veteranos na tradicional gincana que ocorre durante todo o ano, com brincadeiras e doações de alimentos.
O Deleite Day deste ano foi realizado nos períodos da manhã, tarde e noite, com os cerca de 2,5 mil alunos e outros 120 da extensão, na Escola Estadual “Joaquim Izidoro Marins”. Em uma hora e meia, a organização recebeu 350 litros de leite. A iniciativa beneficiou as entidades com cerca de 230 litros de leite cada uma.
Para o diretor Paulo Sérgio Germano, o trote realizado dentro da escola, sob a supervisão e apoiado pela direção, impede os excessos. Germano explicou que os veteranos e até ex-alunos costumavam carregar na tinta e pintavam os calouros mesmo contra a vontade. “O nosso lema é ensinando para a vida, então, a gente incentiva a solidariedade, o respeito e a amizade. Foi muito bom, além de propiciar uma integração de alunos calouros e veteranos de uma maneira agradável e solidária”, destacou ele.



.: Escola de Enfermagem Anna Nery no Júlio de Mesquita :.

“Enfermagem é uma ciência humana, de pessoas e experiências, com um campo de conhecimentos, fundamentações e práticas que abrangem o estado de saúde e doença; portanto, exige dos profissionais competência técnica, capacidade criativa, de reflexão, de análise crítica e um aprofundamento constante de seus conhecimentos técnico-científicos”.
É dentro desse contexto que foi fundada a Escola Politécnica de Enfermagem Anna Nery, com o compromisso de ser muito mais do que uma escola de enfermagem. Trata-se de uma Instituição de Ensino que tem por finalidades: gerar, transmitir e disseminar o conhecimento, em padrões elevados de qualidade; formar e aperfeiçoar o profissional de enfermagem em nível técnico; promover a formação humanística do profissional da saúde. Tudo foi pensado, estudado e desenvolvido para proporcionar aos alunos um aprendizado 100%, nos cursos de Auxiliar/Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem do Trabalho. Conta com uma estrutura planejada, visando o bem estar dos alunos, com laboratório de última geração, colocando o aluno dentro do ambiente hospitalar. Possui os melhores professores (enfermeiros especializados em docência) e uma equipe de profissionais totalmente capacitados.



.: Dia do Contabilista: 25 de abril :.

O Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1989, em 23 de maio de 1979. A data foi criada pelo senador e patrono dos contabilistas João de Lyra Tavares. Você sabe o que faz esse importante profissional?
A principal tarefa do contabilista é organizar e supervisionar a contabilidade de uma empresa, de uma instituição, ou até mesmo de uma grande família. Contratado ou trabalhando por conta própria, o que importa é que o contabilista administra a situação financeira de quem contrata seus serviços.
É o que faz a JKL Contabilidade, empresa criada em 1984 por João Luiz Loureiro de Mello, formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Sorocaba, e pós-graduado em Administração Financeira, além de especialista nas áreas de Auditoria, Marketing, Gestão empresarial, custos e cntroladoria. A JKL Contabilidade atua na abertura e encerramento de empresas, escrita fiscal, departamento pessoal e trabalhista, regularização de empresas em geral.
João Luiz iniciou sua carreira contábil como contador autônomo na cidade de Salto de Pirapora ainda em 1978. E em 1984, abriu seu Escritório de Contabilidade em Sorocaba, onde atua de acordo com as exigências do mercado, mantendo seus clientes antigos, que hoje são considerados parte da família JKL.
A JKL Contabilidade, com sua competência, honestidade, transparência e amor por aquilo que faz, continua conquistando novos clientes por meio de uma equipe de funcionários capacitados e comprometidos com suas obrigações, de forma eficaz e ótimo atendimento. Pela confiança e dedicação de cada um é que carinhosamente tratam-se como Família JKL, comprovando que realmente a união faz a força.
JKL Contabilidade: agilidade e qualidade na prestação dos serviços, ética profissional e comprometimento com nossos clientes! Parabéns a todos os contabilistas!

.: Garota Enxaqueca :.

Você sabe por que o mundo vai acabar em 2012?.

Aécio Neves, principal líder do PSDB e possível candidato a presidente em 2014, é pego em blitz da lei seca, se recusa a fazer o bafômetro e está com a carteira de motorista vencida! Será que ele tem bafo de onça? Ahahahahahahaha
Hitler voltou! O deputado Jair Bolsonaro já é considerado o Adolf Hitler brasileiro... Isso porque ele não tem papas na língua e dispara elogios contra os homossexuais e afrodescendentes. Por que será que ele não consegue enfiar a língua no bolso? Ahahahahaha
Como o mundo vai acabar em 2012, a Copa do Mundo não vai mais ser realizada. Ainda bem, porque o governo brasileiro relatou que não ia mesmo dar tempo de reformar nenhum aeroporto! E o caos aéreo iria ser tão grande que a única saída encontrada pelo governo federal seria a distribuição de viagra, camisinhas e a instalação de salas íntimas nos aeroportos. Tudo supervisionado pela sexóloga do PT, Marta Suplicy, e o seu famoso conselho: “relaxa e goza”! ahahahahhahaha
Material didático disponível no site do Ministério da Educação está escrito errado: as palavras “lingua portuguêsa” foram escritas erradas. O correto é: língua portuguesa! Tenho certeza que o material foi preparado e revisado pelo Tiririca: integrante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara! Ahahahahahahahaha
Na onde de racismo contra os afrodescendentes nem mesmo o presidente dos EUA escapou. Uma piada que circula pela internet mostra uma foto com uma família de chimpanzés, na qual o presidente norte-americano, Barack Obama, aparece como um pequeno macaco. A autoria da foto é de militantes políticos do movimento conservador chamado “Tea Party”: festa do chá! Acho que nessa festa ninguém bebe chá preto!!!! Ahahahahahhahahaha



.: voltar :.