.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 31 :.
 
.: Editorial :.
 
.: Escola desperta a paixão pela música nos alunos :.

Música além da sala de aula! O violão nas mãos da professora Hiclei, da EE Prof. José Odin de Arruda, virou uma orquestra. Com muitos anos de experiência no ensino de violão, em um dos mais importantes conservatórios musicais do Estado de São Paulo, o de Tatuí, a professora desenvolveu um método original e de sucesso para ensinar violão às crianças e jovens.
Um belo exemplo do que a dedicação de um mestre, aliada a sua boa vontade, talento e conhecimento, pode fazer pelo bem do ensino público neste país imenso e de tantos contrastes.
O violão, instrumento tão comum na música brasileira, ganha um singular papel na escola pública do bairro Jardim Vera Cruz, que cumpre seu papel social de preparar crianças e jovens para um mundo multimídia, de tantas possibilidades. Além disso, o despertar para a música clássica, atualmente quase tão longe do cotidiano de crianças e jovens, que se divertem horas em frente a um computador ou vídeo-game.
O belo trabalho da professora Hiclei mostra que a música clássica e o violão ainda podem despertar o interesse e a paixão dos alunos pela música de boa qualidade. Que cada vez mais a escola pública possa ser um espaço de valorização da cultura de qualidade, e um espaço de valorização de todas as atividades culturais e artísticas.
Entendemos que a escola pública, por excelência, é o espaço ideal onde os nossos queridos mestres podem provocar e despertar em jovens, crianças e adultos, o bom gosto pela música e pelas artes em geral. Parabéns para a EE Prof. José Odin de Arruda!

Ana Claudia Martins


.: Alunos tocam na orquestra de violão na EE José Odin de Arruda :.

Um grupo de alunos da EE Prof. José Odin de Arruda, no bairro Jardim Vera Cruz, tem um motivo a mais para frequentar as aulas: aprendem a tocar na orquestra. A ideia surgiu em 2008 por meio de um projeto pedagógico da professora de Artes, Hiclei Bolina Gobatti, que também é professora de violão no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, desde 1992.
Chamado de “Orquestra de Violão”, o objetivo do projeto é desenvolver a cultura musical em crianças e jovens, além de mostrar aos estudantes a essência da arte do instrumento e despertar neles a paixão pela música. Formada no Curso de Violão pelo Conservatório de Tatuí, a professora Hiclei conta que desenvolveu um método para ensinar violão às crianças, que foi registrado pela Fundação da Biblioteca Nacional. “O método, chamado “Encanto das Cordas”, visa ensinar o “bê-a-bá” do erudito com o popular ao mesmo tempo. Sendo usado com sucesso no Conservatório de Tatuí e em outras escolas de música de outros Estados”, afirma.
Após o início das aulas de violão, no dia 10 de junho de 2008, a escola ganhou uma orquestra. Atualmente, a Orquestra de Violão da EE Prof. José Odin de Arruda possui 13 componentes, alunos de 11 a 18 anos, do Ensino Médio. Além disso, outros 20 alunos estão aprendendo música clássica para ingressar na orquestra da escola.
Os alunos ensaiam todas as segundas-feiras, das 17h30 às 18h50, na própria escola. Cada um tem seu próprio instrumento musical, e além das aulas de violão, os estudantes também aprendem diversas técnicas para aperfeiçoar os estilos e tocar em grupo, além de normas de conduta para se manter a ordem e a responsabilidade.
Para a professora e regente da orquestra, por meio da música clássica, a criança terá um desenvolvimento mais dinâmico de suas capacidades e habilidades, interagindo nos campos social, emocional e afetivo. “A orquestra é uma representação marcante e de impacto para a cidade de Sorocaba no âmbito cultural e artístico”, afirma ela.
Os alunos já fizeram algumas apresentações musicais em 2008 e 2009 na própria escola e no Cefam. No repertório da orquestra, nomes consagrados da música clássica internacional e nacional como: Franz Gruber, Josef Kuffner, Raffi, Mário Zan e Arlindo Pinto, entre outros.
Em breve, além da orquestra, os alunos ainda terão aulas de canto, para a formação de um coral na escola. “Os alunos aprendem muito mais do que simplesmente tocar violão de forma correta. Além do aprendizado da teoria musical para aplicá-lo no violão, eles aprendem o desenvolvimento das habilidades violonísticas e despertam a paixão pela música clássica”, finaliza a professora.


.: Quiropraxia: técnica oriental de curar com as mãos :.
A Quiropraxia é uma ciência que, fundamentalmente, analisa o corpo como um todo orgânico e silencioso, e não como um conjunto mecânico de peças interligadas. O tratamento de coluna pelo método da Quiropraxia é um trabalho que abrange a filosofia, ciência, arte de curar com as mãos: um tratamento sem cirurgia e sem a aplicação de medicamentos antes e após o mesmo.
Dentro da Quiropraxia existem várias técnicas, porém não se trata de massagem. Com o tratamento, a coluna tem cura. O tratamento consiste em uma técnica oriental com 30 anos de trabalho, além da experiência de um mestre, totalizando 70 anos de bons resultados. O tratamento atinge até 90% de sucesso após duas aplicações da técnica da Quiropraxia, que é totalmente diferente das demais técnicas tradicionais. A técnica de flexão acima do ponto localizado não consiste em torcida ou tranco, sem manobras, proporcionando a correção do nervo desalinhado do corpo sem dores.
A coluna lombar é a parte mais importante do corpo humano, quando afeta a coluna, a bacia (ílio) empena, desestrutura a maioria das articulações, o nervo espinhal pressiona o cérebro, ocasionando vários sintomas.
Se você tem dores na coluna, na nuca, nos braços, nas costas, no peito, nas pernas, nos nervos, nos músculos, respiração alterada, bronquite, se você ficar em pé e sentir dores no corpo, cansaço nas pernas, quadris, ao abaixar-se, fazer ginástica, torcer o corpo, correr, virar o pescoço, dirigir, viajar um longo percurso, ou ainda sofre de má digestão, canseira, impotência sexual, angústia, tontura, insônia e pesadelos, tudo indica que você está com desalinhamento esquelético decorrente do deslocamento posicional da bacia.
Com os métodos utilizados pela Quiropraxia oriental, o resultado é uma boa recuperação com apenas duas sessões de tratamento. A vantagem da Quiropraxia é o sucesso imediato e comprovado, sem dor porque a técnica utilizada é a flexão no ponto localizado. Assim, até quem tem osteoporose, também pode fazer o tratamento. E quem usa cinto ou colete, após o tratamento, não precisará usá-lo novamente. Quem sofreu longo tempo e já passou por vários tratamentos, fica em dúvida, mas o tratamento é verdadeiro.


.: Estudantes conhecem “Árvores Cidadãs Sorocabanas” na Zona Oeste :.

Um grupo de 30 universitários dos cursos de Biologia, História e Pedagogia das instituições PUC, Uniso, Ufscar e Unip conheceram no dia 11 de fevereiro algumas das árvores do Passeio “Árvores Cidadãs Sorocabanas”, que estão localizadas na Zona Oeste de Sorocaba.
Os estudantes conheceram a Paineira Rosa, de aproximadamente 65 anos, que está plantada na Praça Oxford, no Cerrado. Símbolo da cidade, a árvore possui atualmente 6,30 metros de circunferência. Suas sementes alimentam várias espécies de animais, como as maritacas, por exemplo. Já a paina, que parece um algodão, pode ser usada para o enchimento de travesseiros.
Outras árvores visitadas pelos universitários são três Copaíbas, de 61, 73 e 87 anos, plantadas na Praça Márcia Mendes com a Avenida Santa Cruz, no Jardim Vera Cruz. A espécie tem princípios medicinais e ocorre tanto na Mata Atlântica, quanto no Cerrado, mas se desenvolve melhor na mata ciliar.
Com o passeio, os alunos conheceram um pouco mais sobre as histórias e as características de árvores de diferentes espécies, em idade já avançada. As oito árvores incluídas no roteiro fazem parte das 18 que Sorocaba possui com imunidade ao corte, conforme determinam as Leis Municipais nº 8.837, de 12/08/2009, e nº 9.123, de 12/05/2010. Esse trabalho foi feito numa parceria entre a Prefeitura, o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), o Ministério Público e a Câmara de Sorocaba. Há ainda a pesquisa da bióloga Lígia Ferreira Fedele, disposta em um catálogo, que trata sobre as espécies nativas e centenárias de Sorocaba.
O Passeio “Árvores Cidadãs Sorocabanas” foi acompanhado pelo biólogo da Sema, Demis de Lima, que contou histórias e curiosidades de cada uma das árvores visitadas. Segundo ele, o objetivo do passeio é capacitá-los para que, a partir de março, possam atuar nos parques ecológicos da cidade (Biquinha, Água Vermelha e “Quinzinho de Barros”), inclusive, no Programa “Criança Ecológica”.

 

.: Parques da região com inscrições abertas para os clubes ecológicos :.

Três parques da cidade, um deles na Zona Oeste, estão com as inscrições abertas para os Clubes Ecológicos de Sorocaba. As atividades de educação ambiental são oferecidas gratuitamente, durante o ano inteiro, e são direcionadas para as crianças, jovens de 7 a 18 anos, e também para a terceira idade.
A partir de março, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) vai inscrever os interessados em participar dos Clubes Ecológicos oferecidos em três parques da cidade: Biquinha, Zoológico “Quinzinho de Barros” e Água Vermelha “João Câncio Pereira”. As atividades de educação ambiental são gratuitas e os interessados em participar de um dos Clubes devem entrar em contato com o Setor Educativo dos Parques Ecológicos e obter detalhes. Cada grupo é formado por, no máximo, 30 participantes.
O Objetivo dos Clubes Ecológicos, além de formar agentes multiplicadores das questões ambientais, é proporcionar exercícios de cidadania, incentivar os participantes a respeitarem o meio ambiente e a refletirem sobre questões como a poluição, caça predatória, queimadas, desmatamentos, entre outros assuntos. “Com os nossos clubes, utilizamos o tempo livre dos participantes para uma atividade saudável, educativa e, ao mesmo tempo, divertida durante o ano inteiro”, conta a secretária Jussara de Lima Carvalho.       
No Parque da Água Vermelha funciona o Clube “Amigos da Água”. Os grupos são formados por crianças de 7 a 12 anos, que se reúnem também as quartas-feiras, em dois horários diferentes: pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h. Nesses encontros, eles aprendem e discutem temas relacionados à conservação de recursos hídricos, como ciclo biológico, mata ciliar, poluição da água, cadeia alimentar, aves, peixes, entre outros. As atividades são realizadas por meio de estudos, oficinas, elaboração e participação em eventos do parque, entre outras atividades divertidas. O Clube “Amigos da Água” também tem início no dia 16 de março.
No Parque da Biquinha, as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos do Clube Ecológico “Eco-Biquinha” vão participar das atividades todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, a partir do dia 16 de março. Já no “Quinzinho de Barros”, crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, e a terceira idade vão participar do Clube Ecológico Conservadores da Natureza (CCN).
Mais informações, pelos telefones: Zoo 3227-5454; Parque da Água Vermelha 3221-6643, e Parque da Biquinha 3224-1997.


.: Enfermagem em foco - Escola de Enfermagem na Zona Oeste :.

“Enfermagem é uma ciência humana, de pessoas e experiências, com um campo de conhecimentos, fundamentações e práticas que abrangem o estado de saúde e doença; portanto, exige dos profissionais competência técnica, capacidade criativa, de reflexão, de análise crítica e um aprofundamento constante de seus conhecimentos técnico-científicos”.
É dentro desse contexto que foi fundada a Escola Politécnica de Enfermagem Anna Nery, com o compromisso de ser muito mais do que uma escola de enfermagem. Trata-se de uma Instituição de Ensino que tem por finalidades: gerar, transmitir e disseminar o conhecimento, em padrões elevados de qualidade; formar e aperfeiçoar o profissional de enfermagem em nível técnico; promover a formação humanística do profissional da saúde. Tudo foi pensado, estudado e desenvolvido para proporcionar aos alunos um aprendizado 100%, nos cursos de Auxiliar/Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem do Trabalho. Conta com uma estrutura planejada, visando o bem estar dos alunos, com laboratório de última geração, colocando o aluno dentro do ambiente hospitalar. Possui os melhores professores (enfermeiros especializados em docência) e uma equipe de profissionais totalmente capacitados.

.: Parceria com o Sebrae traz conhecimento sobre gestão empresarial :.


Capital de Giro

O capital de giro é a soma dos recursos financeiros da empresa necessários para financiar o ciclo produtivo do empreendimento.
Ou seja, é o dinheiro disponível no caixa, em bancos ou aplicados em estoques e valores a receber de clientes.
O Capital de giro é influenciado principalmente pelos prazos médios de estocagem, de recebimentos das vendas a prazo e pagamento de compras.
Portanto, formar um grande estoque de produtos significa um gasto maior. Se, além disso, o prazo de recebimento das vendas for muito grande, pode ser que você fique sem dinheiro na hora de pagar as contas da empresa, sem o capital necessário para o giro do negócio.
“Fique atento com a inadimplência, não perca o controle. Adote uma política de redução de custos e despesas. Reduza os prazos de recebimento e estocagem. Dilate os prazos de pagamento e renegocie dívidas de curto prazo para longo prazo”, recomenda o consultor do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcanti.
E lembre-se, mantenha a empresa lucrativa, pois o lucro é a principal fonte de realimentação do capital de giro. Saiba mais no www.sebraesp.com.br



.: Foco Social - Paula PAcheco :.


.: Centro Esportivo do Simus com diversas atividades :.

O Centro Esportivo Padre Pieroni, no bairro Jardim Simus, está com diversas modalidades esportivas com inscrições abertas e gratuitas. A novidade são as aulas de futebol de campo que acontecem às terças e quintas, das 9h às 11h30, e das 14h30 às 17h30. Também bastante procurada é a aula de ballet, que teve seu horário ampliado, em função da grande procura.
As aulas de ballet no Centro Esportivo acontecem às sextas, das 16h30 às 19h50, e aos sábados às 8h30 e às 14h45. O local ainda tem aulas para quem quer praticar alguma arte marcial como: Judô ou Jiu-Jitsu. O Judô acontece quarta e sexta, das 8h30 às 10h30, e das 16h às 16h. E as aulas de Jiu-Jitsu, às terças e quintas, das 14h às 15h30, e aos sábados das 15h às 17h.
Para relaxar a mente e o corpo uma ótima dica são as aulas de Yoga, sempre às terças e quintas, às 17h40 ou 18h40. E para quem está na melhor idade, outra excelente dica é o “vôley da terceira idade”, com aulas adaptadas às terças, quartas e quintas, das 9h às 11h30. Também há aulas de ginástica para jovens, adultos e idosos de terça a sexta, das 7h30 às 9h, e terça, quarta e sexta das 15h às 16h30.
Para participar de qualquer uma das aulas oferecidas, é preciso fazer uma carteirinha do Centro Esportivo, no próprio local, e apresentar comprovante de residência, RG e 2 fotos 3x4. Mais informações, na Av. Dr. Américo Figueiredo, 1.200 ou pelo telefone: 3222-7573.



.: Inscrições abertas para curso gratuito :.
Para quem quer ter uma renda extra ou uma atividade profissional pode fazer o curso gratuito de compra e venda pela internet, oferecido pelo RógerNet Centro de Treinamento Profissional, do bairro Parque Manchester.
No Curso Intensivo de Compra e Venda na internet, o aluno irá aprender onde comprar produtos a preço de custo e como revendê-los em sites de vendas existentes na internet (celulares, eletrônicos, chapinhas, entre outros).
Além disso, o aluno também aprende com ser um vendedor de sucesso nos sites de vendas, como utilizar os sites de cobrança (pagamentos, saques e recebimentos); como se cadastrar nas megas lojas de vendas de produtos; realizar pesquisas de produtos mais vendidos; aprender a calcular frete PAC e SEDEX pelo site dos Correios; como ver e enviar código de rastreamento; como calcular despesas e lucros; como manter uma ótima reputação positiva para vender cada vez mais, entre outros temas.
O curso tem carga horária de 20 horas: 2 dias por semana ou 1 hora por dia na semana. As pessoas interessadas devem ter noções básicas de informática (Windows) e navegação (internet) para realizar o curso gratuitamente.
Aproveite! É uma excelente oportunidade de ter uma renda extra considerável e de ter o seu próprio negócio. Não perca tempo, pois as vagas são limitadas. Mais informações no local, na Rua Dr. Américo Figueiredo, 1979, sala 3, Parque Manchester, ou pelo telefone: 3329-8584.

.: Kumon: educação que surpreende :.

Que tipo de educação você quer para o seu filho? Todos os pais almejam um futuro promissor e feliz para o seu filho, não é mesmo? Por isso, o Kumon oferece um grande diferencial: método de ensino individualizado.
No Kumon, as crianças adquirem elevada habilidade de cálculo, leitura e interpretação, construindo uma base sólida de estudos, o que fará uma grande diferença na escola e na vida delas.
O método Kumon utiliza um material autoinstrutivo, que permite às crianças aprenderem essas habilidades o quanto antes. Expansão do conhecimento em todas as disciplinas para um futuro promissor e feliz. Se você quer que seu filho tenha uma base sólida de estudos, conheça o Kumon: uma educação que surpreende!
Agende uma entrevista gratuita e saiba mais sobre o método Kumon: aprendizagem contínua, autoconfiança, independência, postura ativa, raciocínio lógico e consideração pelo próximo.
Aproveite a promoção especial de desconto de 100% na matrícula, de 01 de fevereiro a 19 de março, e conheça o Kumon agora mesmo!

A Unidade Magnólia está localizada na Rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20, (próximo ao Saae da General Carneiro).
Mais informações, pelos telefones: 3011-2546 ou 9706-2854.
Kumon: educação que surpreende!


.: Garota Enxaqueca :.

Coisas da Terra Rasgada...

Jesus amado, a nossa querida terra rasgada (Sorocaba) já está parecendo uma mini Ilha da Fantasia (Brasília)! Quase tudo que a gente confiava, está ficando duro de acreditar! Será que é algum tipo de efeito “Viagra”???? ahahahahahaha
E a cidade está mesmo, cada vez, mas cheia de atletas entre as autoridades sorocabanas. Depois dos vereadores que bateram o recorde em aprovar, em menos de 30 segundos, o aumento dos seus próprios salários, quem já está escalando atletas paras as Olimpíadas de 2016, no Brasil, é a nossa Guarda Municipal. A modalidade esportiva: jogar carro da ponte, de uma altura de 4 metros!!!! Ainda bem que ele não tinha carteira de motorista, já imaginou se tivesse???? ahahahahaha
Voltando aos vereadores, já que eles foram obrigados a desistir do gordo aumento dos seus próprios salários, agora eles querem se vingar do prefeito e dos secretários municipais. Um deles já apresentou um projeto de lei para diminuir os salários deles!!!! Mas o prefeito galã Victor Lippim disse que “diminuir salário é jogada para aparecer”. E pra aparecer só ganhando mais de R$ 11 mil por mês ou R$ 19 mil mensais, igual ele. Quem pode, pode. Quem não pode, se sacode!!!! Ahahahahahaha
E um aposentado da terra rasgada inventou um novo jeito de dar aquela levantada no casamento: arrume uma amante, prenda a patroa num porão, sem ventilação, por 16 anos, e quando alguém descobrir simplesmente diga que ela tem problema mental. Se ela é maluca, imagina ele então!!!!???? Ahahahahahaha
A terra rasgada também inventou uma nova tonalidade para a raiva. Aqui, ninguém mais fica roxo ou vermelho de raiva. Agora tudo mundo fica “amarelinho” de raiva, e ganha, de brinde, uma multa!!! ahahahahahaha


.: voltar :.