.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 30 :.
 
.: Editorial :.
 
.: É hora de renovar nossos sonhos! :.

Ano novo, vida nova! É hora de renovar os sonhos e começar a colocar em prática os novos projetos para 2011! Pensando nisso, o Jornal Bairro em Foco também começa o ano novo com novidades já a partir desta edição do Jardim Simus & Cia. Na coluna Foco Social, lançamos o Espaço Gourmet, com receitas práticas, saborosas e fáceis de fazer, com a colaboração do chefe de cozinha, Fernando Nardi, do Restaurante Villa Brasil! É uma ótima oportunidade para você aprender receitas novas e inovar também na sua cozinha!
Outra boa maneira de começar 2011 muito bem é investir em sua saúde! Por isso, se você tem 18 anos ou mais, não deixe de participar das campanhas preventivas que serão realizadas no dia 29 de janeiro, na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Jardim Simus. A equipe da UBS estará de prontidão para fazer exames preventivos para a saúde da mulher, como o papanicolau. Além de exames para medir a pressão arterial e detectar o diabetes, em homens e mulheres!
Aproveite para cuidar da sua saúde e chame seus familiares, amigos e vizinhos! Começar o ano de uma maneira saudável é praticamente garantir um 2011 com boa qualidade de vida e felicidade! Quando estamos bem e com boa saúde, fica mais fácil correr atrás dos nossos sonhos e projetos!
O Jornal Bairro em Foco deseja que seus leitores, amigos e clientes tenham um ano novo diferente, cheio de realizações e inovações! Também queremos isso para o Bairro em Foco e, por isso, contamos com as suas sugestões de matérias! E aproveitamos para lembrar que a coluna Foco Social é um espaço onde nossos leitores, clientes e amigos podem se ver e serem vistos. Então, mande aquela sua foto especial, da sua última viagem de férias, da festa de aniversário dos seus filhos, do seu casamento, ou de qualquer outro evento que foi especial para você! Envie para o Bairro em Foco, que teremos o maior prazer em publicá-la! Feliz 2011!!!

Ana Claudia Martins


.: Alunos da EE José Odin concluem projetos e preparam livro :.

O ano letivo de 2010 foi muito especial para os alunos e professores da EE José Odin de Arruda, e para os moradores do bairro Jardim Vera Cruz. No dia 4 de dezembro de 2010, várias atividades foram realizadas na escola, encerrando os projetos desenvolvidos ao longo do ano.
As professoras de Inglês e Português montaram uma feira para mostrar os trabalhos desenvolvidos com os alunos sobre Qualidade de Vida. Foram trabalhados temas como reflexoterapia, acupuntura, aromaterapia, fisioterapia, chás naturais, os benefícios do mel, sucoterapia, esportes, diversas terapias, entre outros.
Além disso, também foram promovidas diversas oficinas como origami, reciclagem, tricô, crochê, bordado, pintura em tecidos e tela, artesanato com sucata. Os alunos pesquisaram e confeccionaram cartazes, fizeram vídeos, anúncios publicitários, produziram jornais, folder, convites e lembrancinhas. Os pais dos alunos e moradores da comunidade também participaram dos eventos.
Na sala sobre “A História do bairro Jardim Vera Cruz” aconteceu uma exposição de antiguidades, fotos antigas e atuais do bairro, resultado da pesquisa desenvolvida pela professora Maria Helena Cruz, com seus alunos da primeira série do Ensino Médio.
Os alunos entrevistaram os primeiros moradores do bairro e puderam constatar como o bairro se transformou ao longo do tempo. Emerita Diniz, 82 anos, é aposentada como enfermeira e foi a primeira fisioterapeuta de Sorocaba. “Ela é vizinha da escola e não mediu esforços para atender aos alunos para contar tudo o que sabe, além de fornecer documentos e fotos”, conta a professora Maria Helena.
Dona Emerita mora no bairro há mais de 50 anos e testemunhou a construção da escola, a chegada do asfalto, as primeiras casas e os primeiros comércios. “Fui a primeira pessoa do bairro a ter telefone, e por muito tempo os diretores e professores do Odin pediam emprestado, daí surgiram grandes amizades com os educadores que passaram por essa escola”, relembrou Emerita.
Também prestigiaram o evento o ex-diretor Atílio Bertoldi Sbrana, o escritor pilarense Jairo Válio, Cid Odin de Arruda e Cidelza Amaral Arruda os últimos filhos do patrono José Odin de Arruda. Além da presença ilustre da Celina Machado Milego, filha de Joseppe Milego, que doou a quadra nº18 para a construção da escola.
Maria Cristina Dutra Milego é casada com Edson Machado Milego, que também contribuiu com os trabalhos desenvolvidos na escola, fornecendo material, documentos e fotos da Família Milego, para a exposição da história do bairro Jardim Vera Cruz Todo esse material deverá futuramente ser reunido num livro. As pessoas, ex-alunos e ex-funcionários da escola, moradores que queiram colaborar com esse projeto contando a sua história, pode entrar em contato com a professora Maria Helena Cruz ou pelo email: historiadobairro@hotmail.com

.: SAB do Simus e colégio realizam ação pela sustentabilidade :.
A Sociedade Amigos do Bairro (SAB) do Jardim Simus e o Colégio Talentos promoveram uma ação para ensinar aos moradores do bairro ações de sustentabilidade: utilizar os recursos sem agredir o meio ambiente, pensando no futuro das novas gerações. Assim, alunos, professores e a comunidade desenvolveram no dia 29 de outubro uma mostra de conhecimento “Coloque a mão na massa e transforme suas ideias em realidade”, com o objetivo de ensinar aos participantes como fabricar sabão reutilizando óleo usado.
Em seguida, todo o sabão ecológico produzido pela comunidade, em pó e em barra, foi vendido. A verba arrecada foi revertida para o Centro de Orientação e Educação Social (Coeso). A fabricação do sabão ecológico teve o apoio do Instituto de Educação Socioambiental. Para a presidente da SAB do Jardim Simus, Cleonice de Jesus S. Vieira, o objetivo da ação foi valorizar a interação nas experiências de troca, cooperação e construção conjunta entre alunos, professores e a comunidade em geral. “Com essa ideia, alunos e professores se envolveram como produtores e não como meros consumidores, tendo como resultado a importância da preservação do meio ambiente e a conservação da biodiversidade”, disse Cléo. Segundo ela, a ação foi um verdadeiro exemplo de integração dos conceitos de solidariedade, sustentabilidade e conscientização ecológica.


.: Do Jardim Simus para a Angola, na África :.

Camila Cattani Munhoz, 28 anos, desde maio de 2010 foi morar na cidade de Luanda, capital de Angola, no continente africano. Ela é sócia de uma loja de roupa feminina no bairro do Jardim Simus, com sua irmã. Quando vem para Sorocaba, para visitar os familiares, Camila não deixa de pegar várias peças para vender em Luanda. “As mulheres africanas adoram as roupas brasileiras. A moda do Brasil faz bastante sucesso por lá”, conta ela.
Em 2009, o marido de Camila, José Eugênio Munhoz Filho, que trabalha numa empresa atacadista de Guarulhos (SP), foi para Luanda para implantar uma filial na cidade. A previsão inicial era ficar apenas um mês na capital angolana, junto com uma equipe de aproximadamente 20 funcionários, que também foram trabalhar em Angola. “Meu marido foi para ficar um mês, mas depois foi renovando o contrato com a empresa e devemos ficar por lá ainda o ano de 2011 todo”, disse Camila.
Na passagem por Sorocaba em janeiro para rever os familiares, ela contou um pouco da sua experiência de vida num país africano, onde os habitantes também falam português. De maioria negra, com mais de 4 milhões de habitantes, a cidade de Luanda está em reconstrução após o final da guerra civil em 2002. “Há muitas empresas brasileiras, principalmente construtoras, que estão trabalhando para reconstruir ruas, estradas e prédios públicos na cidade”, afirma.
Camila conta que Luanda é uma cidade de contrastes: na área central as ruas são pavimentadas e existe uma infraestrutura melhor. “Saindo do centro da cidade praticamente todas as ruas são de terra e quase não existe comércio ou serviços. Por isso, é muito comum encontrar pelas ruas vendedores ambulantes. As moradias também são muito precárias, e há várias favelas”, disse ela.
Num país de maioria negra, Camila disse que em Luanda existe o preconceito dos negros em relação aos brancos, principalmente com os estrangeiros. “Tenho pele e olhos claros, então, lá faço parte da minoria e os moradores acham estranho, é engraçado”, comenta.
Para ela, o que ainda mais a impressiona são as montanhas de lixo que se acumulam nas ruas de Luanda. Como a cidade ainda é precária de infraestrutura e serviços públicos, é bastante comum faltar água e energia elétrica constantemente. “Outra coisa que me impressionou bastante é a força da mulher africana. É comum ver pelas ruas de Luanda as mulheres carregando um filho nas costas, grávida e levando uma bacia na cabeça”. Camila conta que elas são muito esforçadas e batalhadoras, apesar de a sociedade em Luanda ainda ser bastante machista. “Muitas mulheres são donas de casa e vivem para cuidar dos filhos, da casa e do marido”, revela.
Mas Angola também tem belas paisagens no litoral. Camila, o marido e a filha de 3 anos conheceram uma das praias da região, e disse que se parece com as praias do Nordeste do Brasil. “A praia é muito bonita e lembra o nordeste brasileiro”, finaliza.

 

.: Serviços de tapa-buracos em ruas e avenidas do Jardim Simus
:.

Os serviços de tapa-buracos repararam aproximadamente 4 mil  m² de asfalto na primeira semana de janeiro, o que corresponde a 41 ruas e avenidas, localizadas em 21 bairros da cidade. Somente entre os dias 3 e 8 de janeiro, o setor reparou 21 ruas e avenidas em alguns bairros da zona oeste, como Jardim Simus, Cerrado e Jardim Santa Bárbara, entre outros.
De acordo com levantamento da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), a soma das ações representa aproximadamente 3,9 mil m² de massa asfáltica. Em razão do maior volume de chuvas registrado durante o verão, a Prefeitura de Sorocaba ampliou de três para cinco o número de equipes responsáveis pelos trabalhos.
A ampliação do número de equipes visa manter as ações de tapa-buracos em caráter emergencial, considerando as impossibilidades técnicas provocadas pelas chuvas nesta época do ano. O longo período e o elevado volume de chuvas são os principais responsáveis por uma maior degradação do asfalto e, consequentemente, pelo aumento de demanda de manutenção.
As condições meteorológicas adversas deste período também impedem, muitas vezes, a execução imediata dos serviços que necessita de pelo menos 48 horas sem chuva para a água acumulada no interior dos buracos possa secar. Em média, a Seobe utiliza diariamente nos serviços de tapaburaco cerca de  44 toneladas de massa asfáltica, o que corresponde a aproximadamente 560 metros quadrados de área de tapaburacos – o que equivale a uma média de 1.000 buracos por dia.
A técnica utilizada consiste no isolamento da área ao redor do buraco, com aplicação de uma camada fina de “piche”, que servirá de base para a colocação da massa asfáltica com brita. A programação de tapa-buracos prioriza vias com tráfego mais intenso e que servem de itinerário de ônibus. O cronograma é estabelecido por meio de vistorias técnicas e solicitações de moradores. 


.: Kumon: educação que surpreende :.

Que tipo de educação você quer para o seu filho? Todos os pais almejam um futuro promissor e feliz para o seu filho, não é mesmo? Por isso, o Kumon oferece um grande diferencial: método de ensino individualizado.
No Kumon, as crianças adquirem elevada habilidade de cálculo, leitura e interpretação, construindo uma base sólida de estudos, o que fará uma grande diferença na escola e na vida delas.
O método Kumon utiliza um material autoinstrutivo, que permite às crianças aprenderem essas habilidades o quanto antes. Expansão do conhecimento em todas as disciplinas para um futuro promissor e feliz. Se você quer que seu filho tenha uma base sólida de estudos, conheça o Kumon: uma educação que surpreende!
Agende uma entrevista gratuita e saiba mais sobre o método Kumon: aprendizagem contínua, autoconfiança, independência, postura ativa, raciocínio lógico e consideração pelo próximo.
Aproveite a promoção especial de desconto de 100% na matrícula, de 01 de fevereiro a 19 de março, e conheça o Kumon agora mesmo!
A Unidade Magnólia está localizada na Rua Dr. Luiz Pereira de Campos, 20, no Vergueiro. Mais informações, pelos telefones: 3011-2546 ou 9706-2854.
Kumon: educação que surpreende!

.: Parceria com o Sebrae traz conhecimento sobre gestão empresarial :.


Marketing e Merchandising

Você sabe qual a importância do marketing e do merchandising? Podemos definir Marketing como sintonia com o mercado, ou seja, a habilidade de gerar clientes e mantê-los plenamente. Divulgação é frequentemente confundida com Marketing. A divulgação, também conhecida como publicidade ou comunicação com o mercado. Ela é apenas um dos componentes do chamado mix de Marketing.
O mix é composto por 4Ps. P de Produto, de Preço, Ponto e Promoção, a divulgação propriamente. O Produto ou Serviço deve estar em sintonia com as expectativas de seu público. Defina um Preço de venda justo para seus produtos e de acordo com o perfil de seu público, observando sempre o preço praticado pela concorrência. Ponto: defina onde quer distribuir o seu produto e como irá oferecê-lo ao seu público, procurando atender a conveniência dele. “Analisadas as questões anteriores, podemos definir qual a melhor ferramenta de divulgação ou promoção”, destaca o consultor do Sebrae-SP, Wlamir Bello.
Outra questão é o merchandising, que é o nome do conjunto de processos ou atividades, destinados a valorizar os produtos e serviços aos olhos do cliente. Uma forma para aumentar a possibilidade da tomada de decisão para a efetivação da compra. “Resumindo, merchandising é todo o cenário que a loja passa para motivar o cliente a entrar, desejar e comprar os produtos”, ressalta o consultor do Sebrae-SP, José Carmo. Para isso, relembra o consultor, usam-se as técnicas de layout para facilitar a movimentação das pessoas na loja, a iluminação, o vitrinismo, o arranjo e exposição dos produtos e as cores. Enfim, Merchandising é encantar o cliente em segundos que podem valer ouro. Saiba mais no www.sebraesp.com.br

Agenda do Empreendedor

O Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba oferece gratuitamente oficinas e palestras sobre temas relacionados à gestão empresarial. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone: 3224-4342. O Sebrae também disponibiliza de graça diversos cursos de gestão empresarial na modalidade de Educação a Distância (EAD). Para ter acesso às opções, faça cadastro no site http://www.sebraesp.com.br/ead/ e escolha os cursos online que deseja fazer. Confira a programação e participe!

Programação do mês de janeiro
Dia 24 – Invista no Planejamento, 19h às 22h
Dia 25 – Desperte seu Potencial, das 19h às 22h
Dia 26 – Desenvolva sua Empresa, 19h às 22h
Dia 27 – Micro Empreendedor Individual, 10h às 12h
Programação do mês de fevereiro
Dia 3 – Micro Empreendedor Individual, 10h às 12h
Dia 8 – Invista no Planejamento (19h às 22h); Pesquisa de Mercado (10h às 12h); Como Divulgar sua Empresa (14h às 16h)
Dia 9 – Desperte seu Potencial, 19h às 22h
Dia 10 – Micro Empreendedor Individual, 15h às 17h
Dia 11 – Desenvolva sua Empresa, 19h às 22h
Dia 15 – Fluxo de Caixa, 18h30 às 22h30
Dia 18 - Micro Empreendedor Individual, 10h às 12h
Dia 21 – Invista no Planejamento, 19h às 22h
Dia 23 – Entendendo Custos, Despesas e Preço de Vendas (15h às 17h); Desperte seu Potencial (19h às 22h)
Dia 25 – Desenvolva sua Empresa, 19h às 22h


.: Foco Social - Paula PAcheco :.


.: Inclusão do CPF no SPC/Serasa indevidamente, o que fazer? :.

Com a facilidade do crédito no Brasil, milhares de consumidores usufruem desse serviço para adquirir bens, quais sejam: veículos, eletrodomésticos, empréstimos pessoais, crediários em lojas de vestuário, calçados, até mesmo financiamento de viagens.
Para solicitar qualquer tipo de serviço, seja ele telefônico, internet, o consumidor não poderá ter restrições comerciais em seu CPF, ou seja, não poderá estar incluso no cadastro de inadimplentes do SPC/Serasa.
Ocorre que muitos consumidores, mesmo efetuando o pagamento de suas obrigações financeiras (telefone, empréstimos, água, energia elétrica, aluguel) têm seus CPFs indevidamente inclusos nos serviços de proteção ao crédito. Essa inclusão acarreta inúmeros prejuízos aos consumidores, pois restringe seu crédito em todo comércio e instituições financeiras.
Nesse sentido, a medida adotada pelos credores em incluir indevidamente o CPF do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito é ilegal, caracterizando danos morais ao devedor lesado, que poderá exercer seu direito, através de ação judicial pleiteando a imediata retirada de seu registro do SPC/Serasa, bem como indenização por danos morais, tendo em vista o transtorno, abalo ao seu bom nome e a sua honra que deve ser protegida e valorizada.
Portanto, o consumidor tem direitos, para isso consulte sempre um advogado que poderá auxiliá-lo no exercício dos direitos dos consumidores.
Lucila Dias de Oliveira – OAB/SP 295.901
Advogada militante nas áreas de direito do consumidor, cível e trabalhista.
Rua Marcio dos Santos Flores, 19, 1° andar, sala 2. Wanel Ville.
Tel.: (15) 3013-4702



.: Centro de Saúde do Simus promove campanha preventiva :.

O Centro de Saúde do bairro Jardim Simus promove no dia 29 de janeiro, das 8h às 17h, um dia inteiro dedicado à prevenção de doenças como o câncer do colo do útero, hipertensão arterial (pressão alta) e diabetes. É uma oportunidade para que todas as mulheres façam gratuitamente o papanicolau: exame preventivo contra o câncer do colo do útero, na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Simus.
Além disso, também das 8h às 17h, todas as pessoas maiores de 18 anos podem fazer exames preventivos para identificar a hipertensão arterial e o diabetes. A cada 2 meses, o Centro de Saúde do Jardim Simus promove uma ação preventiva para atingir e identificar a população com maior risco de ter problemas de saúde em função da hipertensão arterial e do diabetes.
Segundo a enfermeira Priscila Rangel D. Chaves, quem passar pelo centro de saúde no dia 29 pode levar um parente, vizinho ou amigo para fazer os exames preventivos no local. “O objetivo da campanha é identificar precocemente as pessoas que estão com alterações na pressão arterial ou com suspeita de diabetes. Por isso, é importante que as pessoas venham ao posto e façam os exames preventivos”, afirma ela.
As pessoas que receberem o diagnóstico de hipertensão arterial e suspeita de diabetes serão encaminhadas para tratamento na unidade pré-hospitalar, por meio do agendamento de consulta. “O exame preventivo e o diagnóstico precoce são muito importantes para evitar doenças mais graves. A pressão alta, por exemplo, pode trazer sérias complicações como enfarto, derrame cerebral, entre outras”, explica a enfermeira.
O Centro de Saúde do Jardim Simus fica na Alameda dos Lírios, 327, e atende de segunda a sexta, das 7h às 19h. Mais informações, pelos telefones: 3221-1177 ou 3202-6845. A partir de fevereiro, recomeçam os encontros quinzenais do grupo de gestantes, na própria unidade. Se você está grávida ou conhece alguma gestante não deixe de participar! Além disso, o grupo da caminhada se reúne de segunda a sexta, das 7h às 8h, no centro esportivo. Participe!

.: Garota Enxaqueca :.

A farra já começou na Ilha da Fantasia

2011 mal começou e a farra já está rolando solta em Brasília! Depois que o Papa liberou o uso da camisinha com prostitutas, a família parece que está cada vez mais em decadência! Os “abestados” eleitos pelo povo, ilustres políticos que fazem leis para o interesse público, aprovaram um projeto de lei que garante direito na herança para amantes! Agora ninguém mais vai querer ser a esposa e ficar lavando cueca! Ahahahaha
E os novos ministros da presidenta Dilma Ruimsseff adoraram o filme Tropa de Elite 2. Os fanfarrões fazem festa privê no motel, pagam a conta com o nosso dinheiro, mas nem nos convidam! O ministro do Turismo, Pedro Novais, 80 anos, chamou sua turminha de amigos da terceira idade para uma festinha íntima no motel, e mandou a singela conta para os cofres públicos! Será que os 2,1 mil reais foram gastos em viagra??? Ahahahaha
E a farra continua solta na Ilha da Fantasia! A ministra da Pesca, Ideli Salvatti, gastou mais de R$ 4 mil da verba indenizatória do Senado para pagar diárias de um hotel em Brasília, apesar de já receber auxílio-moradia! Por que será que a ministra precisa de 2 lugares para morar, enquanto muita gente é sem-teto? Ahahahahaha
Já na terra rasgada, os vereadores de Sorocaba mostraram que são os políticos mais rápidos e espertos do Brasil: eles aprovaram em tempo recorde, em menos de 30 segundos, o reajuste de 90,25% em seus próprios salários. Eles já foram convocados para as Olimpíadas de 2016, no Brasil, para a modalidade esportiva “enganar rapidamente os trouxas dos eleitores sorocabanos”! ahahahaha
E a cueca, definitivamente, é a peça íntima que mais faz parte da história da vida política no Brasil. Depois do dinheiro na cueca do mensalão, um comerciante de Sorocaba ficou de cueca na Câmara de Vereadores para protestar contra o aumento abusivo e em tempo recorde dos nobres vereadores atletas, e quase foi preso. Ficar de cueca em local público não pode, mas roubar dinheiro público e colocar na cueca pode!!!! O que será que a política e a cueca têm tanto em comum???? ahahahahaha

.: voltar :.