.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 29 :.
 
.: Editorial :.
 
.: Jornal Bairro em Foco estreia nova coluna :.

A edição do Jardim Simus & Cia que você está lendo agora chega com uma nova coluna: Garota Enxaqueca! Nesse novo espaço, o Jornal Bairro em Foco quer trazer um pouco de humor para os seus leitores! Pelo menos esse é o objetivo da Garota Enxaqueca: uma personagem muito indignada, principalmente com a política nacional, e que foi inspirada na conhecida série que passava numa emissora de televisão especializada em música, chamada Garoto Enxaqueca! O Bairro em Foco espera que a Garota Enxaqueca, além de provocar umas boas risadas em nossos leitores, ajude-os a refletir sobre o futuro do nosso país, porque acreditamos que todos nós desejamos uma sociedade melhor para nós, nossos filhos, netos, bisnetos... Por isso, leia, opine e comente o que você achou sobre a coluna da Garota Enxaqueca. Confira no Expediente, ao lado, o nosso endereço de e-mail e mande a sua opinião!
Em função da nova coluna, o Jornal Bairro em Foco agradece imensamente a colaboração, durante várias edições, da psicóloga Christiane M. T. Araújo que, gentilmente, escreveu ótimos textos, ajudando nosso leitor a refletir sobre os conflitos psicológicos do dia a dia, no espaço “Pergunte para a Cris”. O Bairro em Foco acredita que atendeu a todos os leitores que precisaram de uma orientação psicológica, respondendo as dúvidas e perguntas que nos foram enviadas, e, por isso, a coluna não será mais publicada.
O Jornal deseja, cada vez mais, trazer novos espaços e colunas, com conteúdo de qualidade e que verdadeiramente agrade nossos leitores e seus anseios. E com esse objetivo em mente, as novidades estão chegando ao Bairro em Foco. Já lançamos o Espaço e a Agenda do Empreendedor, divulgando informação especializada para orientar os empreendedores da Zona Oeste e fortalecer o comércio local. Se você leu no jornal e foi até o Sebrae buscar informação ou fez algum dos cursos oferecidos gratuitamente, escreva para o Bairro em Foco e nos conte a sua história: bairroemfoco@terra.com.br
Boa leitura!

Ana Claudia Martins


.: EM Rosa Cury promove Projeto “Eleição na Mata” :.

Baseada nas eleições 2010, a professora Denise V. P. Mantovani desenvolveu o projeto pedagógico “Eleição na Mata”, que aconteceu no dia 28 de setembro, no pátio da EM Rosa Cury, e envolveu todos os alunos e professores. De uma forma lúdica, a professora transformou a escola numa floresta e promoveu uma eleição para eleger quem seria o animal mais indicado para ser o rei da mata. O evento teve inclusive uma urna eletrônica simbólica, onde os alunos puderam escolher o animal de sua preferência.
Antes da eleição, o tema foi trabalho de diversas formas com os estudantes, durante 15 dias, por meio da leitura de texto em sala de aula, apresentação de vídeo, produção de textos, além de leitura e pesquisa sobre os animais candidatos ao cargo de Rei da Mata. Para a professora, o objetivo do projeto foi mostrar aos alunos que o voto é uma forma de exercer a cidadania. “Queremos tornar nossos alunos como sujeitos que tem voz e um espaço para colocar suas opiniões de maneira crítica e consciente, ou seja, indivíduos autônomos, criativos, estimulados na busca de soluções para seus problemas”, afirma Denise.
Para o dia da eleição e da escolha do Rei da Mata, as crianças produziram cartazes sobre árvores e plantas com cola colorida, fizeram bandeiras dos candidatos e máscaras dos animais, criaram pássaros para anunciar a realização da eleição, além de cartazes com as propostas dos candidatos. Os alunos ainda aprenderam sobre as classificações dos animais e sobre as funções das plantas e a importância delas, e como evitar o desmatamento e a poluição do meio ambiente.
No grande dia, todos votaram e também se divertiram bastante com a eleição na mata, e o grande vencedor foi o leão! Tali Wilson M. dos Santos Lima, 8 anos, é aluno da 3ª série e gostou muito do evento. “Eu votei no leão porque ele é o melhor animal da mata, por ser o mais forte”, disse. Já Gabriela Tavares da Rocha, 9 anos, também da 3ª série, contou que aprendeu muita coisa e votou no rinoceronte. “Ele é forte e pode defender a mata”, justificou seu voto.
Segundo a professora e responsável pelo projeto, é necessário que, desde cedo, os alunos tomem consciência da importância da reflexão para escolher candidatos na vida real. “Sabemos que qualquer que seja nossa escolha, individual ou coletiva, sempre tem uma consequência para nós mesmos, para os outros e para a sociedade. E mesmo sem perceber com clareza, sempre tomamos posição a favor ou contra ideias, fatos ou valores. Tomar consciência e questionar nossa posição é sair do lugar de sujeito passivo e ocupar o lugar do sujeito que escolhe”, destaca Denise.


.: SAB do Simus e colégio realizam ação pela sustentabilidade :.
A Sociedade Amigos do Bairro (SAB) do Jardim Simus e o Colégio Talentos promoveram uma ação para ensinar aos moradores do bairro ações de sustentabilidade: utilizar os recursos sem agredir o meio ambiente, pensando no futuro das novas gerações. Assim, alunos, professores e a comunidade desenvolveram no dia 29 de outubro uma mostra de conhecimento “Coloque a mão na massa e transforme suas ideias em realidade”, com o objetivo de ensinar aos participantes como fabricar sabão reutilizando óleo usado.
Em seguida, todo o sabão ecológico produzido pela comunidade, em pó e em barra, foi vendido. A verba arrecada foi revertida para o Centro de Orientação e Educação Social (Coeso). A fabricação do sabão ecológico teve o apoio do Instituto de Educação Socioambiental. Para a presidente da SAB do Jardim Simus, Cleonice de Jesus S. Vieira, o objetivo da ação foi valorizar a interação nas experiências de troca, cooperação e construção conjunta entre alunos, professores e a comunidade em geral. “Com essa ideia, alunos e professores se envolveram como produtores e não como meros consumidores, tendo como resultado a importância da preservação do meio ambiente e a conservação da biodiversidade”, disse Cléo. Segundo ela, a ação foi um verdadeiro exemplo de integração dos conceitos de solidariedade, sustentabilidade e conscientização ecológica.


.: Encontro Jovem & Idoso garante diversão e lazer a todas as idades :.

Alegria, diversão e uma oportunidade de fazer novos amigos, mesmo que eles tenham idades bastante diferentes. Estas foram algumas das principais características apontadas pelos participantes da primeira edição do “Encontro Jovem & Idoso”, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, no dia 7 de outubro. Durante a manhã e a tarde, equipes das secretarias de Cidadania (Secid), de Esportes (Semes) e de Educação (Sedu) ofereceram, a cerca de 200 pessoas, uma série de atividades de lazer, educativas e culturais no Centro Esportivo “Padre Pieroni”, no bairro Jardim. Simus.
Uma das participantes que gostou bastante da ação foi a aposentada Maria Zélia Raszl, moradora do Jardim Magnólia. Aos 80 anos, ela não deixa de frequentar o CE do Jardim Simus e fazer sua caminhada diariamente. A prática, inclusive, já lhe rendeu oito medalhas por participações em Jogos Regionais do Idoso (Jori). Dona Maria Zélia ainda agradeceu a oportunidade propiciada por este encontro, que foi a de poder conviver e estar com pessoas mais jovens. “Fiquei muito animada assim que me convidaram, pela chance de poder ver os amigos e até mesmo de aprender alguma coisa com o pessoal mais novo”, acredita.
A estudante Priscila Almeida, 16 anos, destaca que o “Encontro Jovem & Idoso” garantiu um dia diferente em sua rotina. Moradora do Parque das Laranjeiras, a garota frequenta o Ensino Médio e os programas Ação Jovem e Jovem Cidadão, da Secid. Ela revelou ter se divertido com as atividades recreativas que participou, além da convivência com os mais velhos.
A programação no CE do Jardim Simus contou com atividades de integração entre os grupos, exercícios de alongamentos, Caça ao Tesouro, Gincana Cultural, vôlei adaptado, arremessos de basquete, oficinas de dança, com valsa e DJ e bate-papo. A secretária da Cidadania, Maria José de Almeida Lima, destacou o encontrou como um primeiro passo na tentativa de oferecer trocas de experiências entre as diferentes faixas etárias, “sendo o lazer e a atividade física uma boa forma de inclusão e amizade”. Também o secretário de Esportes, Cláudio Bacci, ressaltou ser este o principal aspecto destacado pelo encontro. “Muitas vezes, se acredita que o principal da competição esportiva é o resultado, mas independente de quem ganha, o principal benefício é a oportunidade de lazer e de convivência entre as pessoas”, enfatizou.

 

.: UBS Márcia Mendes inicia novo Grupo de Caminhada :.

O Centro de Saúde Praça Márcia Mendes, no bairro Jardim Vera Cruz, iniciou no dia 18 de outubro, um novo Grupo de Caminhada. O grupo se reúne às segundas, terças e quartas, das 8h às 9h, na pista de caminhada, em frente ao Centro de Saúde. As pessoas interessadas em participar podem entrar em contato com a Deolinda ou Eleni, diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS), ou pelo telefone: 3221-3984. Convide seus amigos e vizinhos e participe! A caminhada faz muito bem para a saúde e traz uma série de benefícios!

Futuras mamães

A UBS Praça Márcia Mendes também promove a cada 15 dias o grupo de gestantes, encontro que reúne as futuras mamães, que são atendidas no Centro de Saúde. As gestantes assistem palestras e recebem orientações relacionadas com à gravidez e os cuidados com o bebê. As atividades são gratuitas e todas as gestantes interessadas podem participar. Em novembro, as futuras mamães foram orientadas sobre o uso de anticoncepcionais no dia 9. O próximo evento acontece no dia 23, às 9h30, e o tema será violência doméstica (promoção da cultura da paz).
Em dezembro, o grupo se reúne no dia 14, com uma festa de encerramento. Em outubro, as gestantes se reuniram nos dias 5 e 19, e foram orientadas sobre alimentação da gestante e da criança e hábitos que prejudicam a saúde. E no dia 28 de setembro, elas aprenderam a Shantala: massagem para o bebê.
Convide as grávidas que você conhece no seu bairro para participar do grupo. Mais informações, pelo telefone: 3221-3984.


.: Parceria com o Sebrae traz conhecimento sobre gestão empresarial :.


Cadastro de Clientes

Um bom cadastro dos clientes da sua empresa pode ajudar a aumentar suas vendas. É isso mesmo! O cadastro de clientes é uma importante ferramenta de relacionamento.
Um bom cadastro é aquele que permite identificar oportunidades de vendas a partir de informações relevantes sobre o cliente. O cadastro de clientes precisa ter três pontos básicos. O primeiro é a identificação do cliente, com nome, telefone, endereço. Não esqueça a data de nascimento, isso é muito importante. É necessário também haver uma área específica para incluir o perfil e o potencial de consumo do cliente. Por exemplo, uma agência de turismo precisa saber a época em que o cliente costuma viajar, se gosta de fazer viagens longas ou curtas, se prefere ir para a praia ou para o campo. A sua empresa também pode aproveitar essa informação!
E finalmente o terceiro ponto: o histórico de compras do cliente, ou seja, que tipo de produto ele comprou e quanto gastou. Juntando essas informações, o empreendedor pode identificar oportunidades de novas vendas ou fazer promoções de acordo com o perfil do cliente. Para o consultor do Sebrae-SP, Gustavo Carrer: “quando você conhece bem o perfil de seus clientes, o sucesso das vendas é sempre maior. Basta utilizar critérios como frequência e valor dos negócios já realizados”, afirma o consultor. Lembre-se um cadastro bem organizado não vende por si só, mas é um importante apoio de vendas! Saiba mais no www.sebraesp.com.br

Agenda do Empreendedor

O Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba oferece gratuitamente oficinas e palestras sobre temas relacionados à gestão empresarial. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone: 3224-4342. O Sebrae também disponibiliza de graça diversos cursos de gestão empresarial na modalidade de Educação a Distância (EAD). Para ter acesso às opções, faça cadastro no site http://www.sebraesp.com.br/ead/ e escolha os cursos online que deseja fazer. Confira a programação e participe!

Programação do mês de novembro:

Dias 3 e 22 – Invista no Planejamento (19h às 22h)
Dias 4 e 23 – Desperte seu Potencial (19 às 22h)
Dia 5 e 24 – Desenvolva sua Empresa (19h às 22h)
Dia 9 - Micro Empreendedor Individual (10h às 12h), Fluxo de Caixa (14h às 18h), Equipe Motivada (19h às 22h)
Dia 10 – Entendendo Custos, Despesas e Preço (19h às 21h)
Dia 11 – Equipe de Mercado (10h às 12h), Como divulgar sua empresa (14h às 16h)
Dia 25 – Administração Básica de Marketing (10h às 12h), Ganhe Mercado (18h30 às 22h30)
Dia 29 – Fluxo de Caixa (18h30 às 22h30)
Programação do mês de dezembro:

Dia 2 – Ganhe Mercado (18h30 às 22h30)
Dia 6 – Fluxo de Caixa (14h às 18h), Invista no Planejamento (19h às 22h)
Dia 7 – Desperte seu Potencial (19h às 22h)
Dia 9 – Desenvolva sua Empresa (19h às 22h)
Dia 10 – Pesquisa de Mercado (10h às 12h), Como divulgar sua empresa (14h às 16h)
Dia 13 – Entendendo Custos, Despesas e Preço (19h às 21h)
Dia 16 – Administração Básica de Marketing (10h às 12h)


.: Foco Social - Paula PAcheco :.


.: Escola da região tem bom resultado na Olimpíada de Língua Portuguesa :.

A EE Prof. José Reginato, no bairro Jardim Vera Cruz, teve um bom resultado na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro de 2010. O resultado da Comissão Municipal foi divulgado no dia 25 de outubro e a escola ficou em 5º lugar na categoria Memórias: alunos dos 7º e 8º anos / 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A Olimpíada tem o objetivo de contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino, da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada foi fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro que, de 2002 a 2007, desenvolveu ações de formação continuada para professores do 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental da rede pública, a fim de orientar a produção de textos dos alunos.
Em 2008, o Escrevendo o Futuro se tornou a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, e em 2010, participam do programa professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Este ano, o tema é: “O lugar onde vivo”, que valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Além disso, todas as escolas públicas do Brasil receberam a Coleção da Olimpíada, composta por cadernos de orientação ao professor, que propõe uma sequência didática para o ensino da leitura e produção de texto, coletânea de textos e CD-Rom multimídia para quatro diferentes gêneros textuais (poema, memórias, artigo de opinião e crônica. Para a vice-diretora da EE Prof. José Reginato, Valéria Ciolete, o resultado é bastante significativo para a escola e para os alunos. “Ficamos muito contentes com o resultado”, destaca ela. Apesar do bom resultado, a escola não foi classificada para a etapa final da Olimpíada.


.: Legislação trabalhista: conheça seus direitos :.

Diante da considerável margem de informalidade no trabalho que assola o país, grande parte da população não tem conhecimento de seus direitos trabalhistas básicos assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho e pela própria Constituição Federal.
São considerados empregados em nosso país aqueles que prestam serviços com habitualidade (frequência), pessoalidade (exclusividade), subordinação (cumprindo ordens), e mediante remuneração (salário). Neste contexto, poucos trabalhadores sabem que legalmente o empregador tem o prazo de 48 h para efetuar o competente registro da CTPS, sob pena de multa.
Porém, a grande dúvida do trabalhador surge quando é chegado o momento da assinatura do termo de rescisão do contrato de trabalho (TRCT). Geralmente, indagando-se, o que receber? Ou, quanto receber?
Em linhas gerais, são estas as verbas devidas ao empregado que pede demissão:
saldo de salário (dias que o empregado trabalhou e não recebeu); décimo terceiro salário proporcional (aos meses trabalhados); férias proporcionais (aos meses trabalhados, acrescidas de 1/3).
Já ao empregado que é dispensado sem justa causa são devidas as seguintes verbas:
aviso prévio (valor de 30 dias de trabalho); saldo de salário (dias que o empregado trabalhou e não recebeu); décimo terceiro salário proporcional (aos meses trabalhados);
férias proporcionais (aos meses trabalhados, acrescidas de 1/3); multa de 40% sobre o valor depositado na conta vinculada do empregado (FGTS); saque do FGTS depositado na Caixa Econômica Federal; seguro desemprego para quem trabalhou mais de 6 meses e desde que respeitada a carência legal.
Importante frisar que as considerações destacadas foram feitas de forma genérica, pois cada caso envolve diferentes peculiaridades, portanto, consulte sempre seu advogado.
Alexandre Araujo – OAB/SP 268.851
Advogado especialista em Direito Corporativo pela Universidade de Franca-SP.
Rua Benedito Ferreira Telles, 432, Jd. Simus, tel: (15) 3318-4656.

.: Alunos entrevistam moradores para escrever livro :.

Os alunos da EE Prof. José Odin de Arruda saíram pelas ruas do bairro Jardim Vera Cruz, no dia 29 de outubro, para conversar com alguns moradores, vizinhos da escola e fotografar árvores nativas da região. A ação faz parte de 2 projetos pedagógicos que estão em desenvolvimento na escola: “Qualidade de Vida” e “História do Bairro”, em parceria com um grupo de alunos de vários cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Campus de Sorocaba. O objetivo dos projetos é desenvolver uma série de atividades com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio relacionadas com os temas propostos.
Acompanhados dos estudantes da UFSCAR, os alunos conversaram com o coronel Fabiano, um morador que luta pela preservação do meio ambiente, e com um morador antigo do bairro, o senhor Afonso Henrique Pereira, de 74 anos, para conhecer as histórias do Jardim Vera Cruz. Após as entrevistas, o grupo fez um piquenique próximo à Praça Márcia Mendes, com lanches naturais, em função do projeto “Qualidade de vida”, em andamento com as  professoras de Português e Inglês da escola, e tem como objetivo desenvolver com os alunos assuntos sobre educação alimentar, saúde e higiene pessoal.
Todo o material produzido pelos estudantes será utilizado para escrever o livro sobre a história do bairro Jardim Vera Cruz II. No Projeto “História do Bairro”, os alunos percorrem as principais ruas do bairro para entrevistar os moradores, comerciantes e funcionários de entidades públicas para levantar informações. A primeira edição do livro, “Construção de uma história coletiva – Jardim Vera Cruz”, abordou a história da família Milego, que deu origem ao nome da rua da escola: Avenida Salvador Milego, e ganhou em 1º lugar um concurso promovido pela Diretoria de Ensino de Sorocaba, em 2004.
A professora de História, Maria Helena Cruz, disse que a ideia do segundo livro é fazer um levantamento histórico do bairro, com a ajuda dos universitários. “Antes eles apenas assistiam nossas aulas. Agora eles interagem e participam dos projetos, o que é muito positivo para os estudantes e nossos alunos”, afirma.
O encerramento dos projetos está previsto para novembro, com a apresentação dos gibis sobre “Qualidade de Vida”, e a participação de profissionais da área da saúde, com palestraas sobre o tema para os alunos, além da apresentação do segundo livro “História do Bairro”.



.: Villa Brasil: opções para todos os paladares :.
A Zona Oeste de Sorocaba ganhou mais uma excelente opção gastronômica: o Villa Brasil, Restaurante, Pizzaria e Chopperia, localizado no bairro Central Parque. Além de uma saborosa comida caseira, é o lugar ideal para você curtir o melhor da música nacional e internacional, com shows ao vivo: na sexta os cantores Junior Laino e Rich, e no sábado Claudinho Bossa Nova. O restaurante foi inaugurado no dia 29 de setembro e funciona com um delicioso almoço no estilo self-service, por quilo, de segunda a segunda, das 11h às 14h. Também há opção de marmitex diariamente. Segundo o proprietário Fernando Nogueira Nardi, o grande diferencial do almoço no Villa Brasil é a comida caseira, de ótima qualidade, e com preço acessível, além do excelente atendimento e ambiente familiar. No sábado, a grande atração do Villa Brasil é a saborosa, tradicional e verdadeira feijoada, com produtos de qualidade!
Já à noite, de terça a domingo, uma ótima opção para toda a família é saborear um dos mais de 40 tipos de pizza, entre salgadas e doces. A Pizzaria oferece uma massa artesanal, feita à mão, e bordas recheadas com catupiry e cheddar. “A massa da nossa pizza é bastante leve e gostosa”, garante Fernando. Mas se você quer apenas tomar um chopp com os amigos, com uma deliciosa porção para acompanhar, o Villa Brasil também é o lugar ideal. O local possui 3 ambientes, num espaço aconchegante para a família e grupos de amigos.
Venha conhecer o Villa Brasil e saborear um delicioso almoço! Ou aproveite para ter uma noite animada com a sua família e amigos saboreando uma de nossas deliciosas pizzas no jantar! Em qualquer ocasião, o Villa Brasil é a sua melhor opção! O restaurante e pizzaria fica na Rua Walter Luiz D’Ávilla, 166, em frente ao Santuário São Judas Tadeu! Mais informações e reservas, pelo telefone: 3217-8786
.


.: Garota Enxaqueca :.

Ressaca pós-eleições 2010 parte II: A turma do “enta”!

É pessoal, não teve jeito! Depois do Tiririca, agora senta e aguenta, que a Dilma é a nossa presidenta!!!! E dá-lhe bolsa-família, bolsa-vizinho, bolsa-sobrinho, bolsa-irmã, bolsa-cunhado, bolsa-genro, bolsa-defunto, bolsa-cachorro! Agora, senta e aguenta, que só nos resta relembrar o penta! ahahaha
Enquanto isso, a turma do “enta” está sacudindo a poeira para não cair do picadeiro. O Tiririca “tenta” provar na Justiça que não é analfabeto. E se ele não for, vamos estudar pra quê??? É mais fácil fazer um ditado na frente do juiz. Senta e escreve!!!! ahahaha
Enquanto isso, José Dirceu também “tenta” provar na Sala da Justiça que não foi o responsável pelo esquema do “mensalão”! Oh, coitado! Você não viu? Nem eu. O gasparzinho foi quem articulou tudo. O Chico Xavier me mandou uma carta psicografada e me contou tudo! ahahahaha
E quem “tenta” voltar ao governo do PT, no ano que vem, é o Palocci. Dilma Ruimsseff deve colocá-lo como ministro chefe da Casa Civil! Você viu? Nem eu! Então, senta e aguenta!
Já o vice Michel Temer tenta não ser apenas a sombra da Dilma e já está fazendo contato com o Michael Jackson no purgatório! Temer ligou para a Ruimsseff e reclamou que não quer o papel principal de “O Sombra”, no longa “A Ilha da Fantasia”, que começa a ser rodado em 1 de janeiro de 2011. Michel disse que prefere interpretar Michael Jackson na canção “Who´s Bad”, embora “O Sombra” tenha poderes que a turma do “enta” adora: mover-se por meio das fissuras mais íntimas, incapaz de ser ferido por qualquer tipo de agressão física e tocar em qualquer objeto que deseja. E dá-lhe grana na mala, na cueca, na meia, na bolsa... ahahaha
É, senta e aguenta, porque lá vem a turma do “enta”! E enquanto seu chope esquenta, é melhor a gente se lembrar do penta!!! ahahahahaha

.: voltar :.