.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 28 :.
 
.: Editorial :.
 
.: Pelo fortalecimento do comércio local :.

Estou admirada com o potencial de crescimento da região e como ainda há mais espaço para novos empreendimentos comerciais e residenciais nos bairros da Zona Oeste de Sorocaba. E é exatamente em função desse potencial, que o Jornal Bairro em Foco, tem a enorme satisfação de trazer aos nossos leitores, a partir desta edição, uma nova seção: um espaço para matérias, informações, conhecimento e agenda de cursos de gestão para as micros e pequenas empresas (MPEs). Por meio de uma parceria com o Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba, o Bairro em foco inova mais uma vez para levar aos nossos leitores e empreendedores, informação de qualidade sobre todos os temas que envolvem a gestão das MPEs, preparada por especialistas no assunto. O objetivo dessa iniciativa é fortalecer ainda mais o potencial de crescimento da Zona Oeste e de todos os seus empreendedores.
O Jornal Bairro em Foco acredita que a informação de qualidade e o conhecimento são fundamentais para aumentar ainda mais a profissionalização e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos empresários da região. É uma oportunidade única e inovadora de proporcionar aos comerciantes da região, e demais interessados, acesso à informação específica e de qualidade para garantir o crescimento das MPEs. E foi com imensa alegria que soubemos que alguns leitores foram com um exemplar do Jornal bairro em Foco até o escritório do Sebrae para saber mais sobre os cursos disponíveis. Puro reflexo de que as matérias do jornal prestam um serviço de qualidade e que atendem as necessidades de seus leitores. Deste modo, convido você, nosso leitor, a participar, ler, opinar e sugerir matérias. O jornal também é feito por você e para você! Nós, do Bairro em Foco, queremos que, cada vez mais, o jornal seja nosso, isto é, tenha a nossa cara: a minha e a sua! Boa leitura!

Ana Claudia Martins


.: Alunos da UFSCAR participam de projetos em escola do bairro :.

Os professores da EE Prof. José Odin de Arruda, em parceria com um grupo de alunos de vários cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Campus de Sorocaba, estão desenvolvendo 2 projetos pedagógicos na escola: “Qualidade de Vida” e “História do Bairro”. O objetivo dos projetos é desenvolver uma série de atividades com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio relacionadas com os temas propostos. Os 9 universitários da UFSCAR já fizeram reuniões com os professores no mês de setembro e começaram a visitar as salas de aula para se apresentarem.
Com o tema “Qualidade de Vida”, a ideia do projeto é desenvolver com os alunos assuntos sobre educação alimentar, saúde e higiene pessoal. Em seguida, cada classe irá produzir um assunto para montar um gibi sobre o tema principal. Mariana Bérgamo Caramez, 21 anos, cursa graduação em Geografia e disse que a experiência na escola estadual é importante para conhecer na prática a rotina da profissão de professor. “Além disso, o contato com os professores e alunos é ideal para desenvolvermos novas metodologias de ensino e dinâmicas para tornar a escola pública mais interessante”, destaca ela.
Já no tema “História do Bairro”, os alunos irão percorrer as principais ruas do bairro Jd. Vera Cruz para entrevistar os moradores, comerciantes e funcionários de entidades públicas, para levantar informações e fazer o volume 2 do livro “História do Bairro”. A primeira edição do livro, “Construção de uma história coletiva – Jd. Vera Cruz”, abordou a história da família Milego, que deu origem ao nome da Rua da escola: Av.Salvador Milego, e ganhou em 1º lugar um concurso promovido pela Diretoria de Ensino de Sorocaba, em 2004. A professora de História, Maria Helena Cruz, disse que a ideia do segundo livro é fazer um levantamento histórico do bairro, com a ajuda dos universitários”.
Alexandre Bueno, 15 anos, é aluno do 1º ano do Ensino Médio e disse que está gostando dos projetos. “Achei interessante porque é uma maneira diferente da gente aprender”. O encerramento dos projetos está previsto para novembro, com a apresentação dos gibis sobre “Qualidade de Vida”, e a participação de profissionais da área da saúde para trazer mais informações e palestra sobre o tema para os alunos, além da apresentação do segundo livro “História do Bairro”. Os professores da EE José Odin de Arruda pedem que os moradores que quiserem ajudar os projetos com informações sobre o bairro e fotos antigas podem ligar para o telefone: 3221-4124 e falar com a professora Maria Helena Cruz.


.: “A Hora do Choro” anima o Jardim Santa Bárbara :.
As noites de sextas-feiras serão mais animadas no Parque Miguel Gregório de Oliveira, no bairro Jardim Santa Bárbara, com o Projeto Chorinho. Os moradores do local e bairros vizinhos poderão acompanhar até o mês de dezembro, sempre às 19h30, apresentações musicais de boa qualidade e de graça. O objetivo do projeto é proporcionar à comunidade a oportunidade de apreciar uma programação cultural focada na música instrumental, com clássicos e melodias conhecidas do público.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Lazer, o repertório musical é repleto de marchinhas, samba-canção, chorinho e música popular brasileira. “A Hora do Choro” pretende resgatar as tradicionais bandas de Sorocaba, nas principais praças e parques de nossa cidade”, explica Anderson Santos, secretário de cultura e lazer.
Programação – No dia 8 de outubro, “Corporação Musical Francisco Dimas de Melo”, no Parque Miguel Gregório de Oliveira, no bairro Jardim Santa Bárbara, às 19h30. No dia 15 de outubro, “Grupo de Choro Entre Amigos”, no Parque Miguel Gregório de Oliveira, no bairro Jardim Santa Bárbara, às 19h30. No dia 22 de outubro, “Corporação Musical Francisco Dimas de Melo”, no Parque Miguel Gregório de Oliveira, no bairro Jardim Santa Bárbara, às 19h30. No dia 29 de outubro, “Corporação Musical Carlos Gomes”, no Parque Miguel Gregório de Oliveira, no bairro Jardim Santa Bárbara, às 19h30.

.: Estudantes exploram o continente africano :.

Os alunos da EE Prof. José Reginato, do bairro Jardim Simus, enceraram no dia 10 de setembro, com a exposição de vários trabalhos pedagógicos realizados, o Projeto África-Brasil, onde eles conheceram a cultura, os costumes e os diversos países do continente africano. O projeto já estava previsto no currículo escolar e teve início no mês de agosto e envolveu aproximadamente os 780 estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Durante pouco mais de um mês, os professores desenvolveram temas como a história de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul (país que foi sede da Copa do Mundo 2010), e o principal líder contra o Apartheid, sistema de segregação racial estabelecido oficialmente na África do Sul em 1948 pelo Partido dos Nacionalistas, que ascendeu ao poder e bloqueou a política integracionista que vinha sendo praticada pelo governo central. Após 1948, o Apartheid atingiu o auge e foram abolidos definitivamente alguns direitos políticos e sociais que ainda existiam em algumas províncias sul-africanas.
Os estudantes também conheceram um pouco sobre a história de todos os países do continente africano e a influência da cultura e dos costumes do povo da África no Brasil, como na religião, na culinária e na cultura. Além disso, os professores também ensinaram aos alunos quais países do continente africano que também utilizam a língua portuguesa. No encerramento do projeto, os alunos apresentaram danças africanas, músicas e teatro com temas da África. Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Valdeli Nunes da Fonseca, o projeto foi bastante positivo e os alunos gostaram bastante. “Em função da Copa do Mundo que foi realizada na África do Sul, aproveitamos para trabalhar o tema do continente africano na escola e o resultado foi muito positivo”, destaca ela.

 

.: Academia UPFit Funcional: malhação do futuro :.

A região da Zona Oeste ganhou no dia 15 de setembro o mais novo e moderno empreendimento do mundo fitness: a Academia UPFit Funcional! Com instalações modernas e aparelhos de última geração, o local tem ambiente climatizado, salas de ginástica, danças e lutas e estacionamento para os clientes. Tudo isso em 300 m² de área construída para oferecer maior conforto e qualidade aos moradores da Zona Oeste de Sorocaba. A UPFit é um empreendimento ousado do mundo fitness que chegou a cidade por meio do empresário e profissional de Educação Física Ulisses Bicudo da Silva. Com experiência profissional em algumas das principais academias de ginástica de São Paulo, o empresário escolheu a Zona Oeste por ter um grande potencial de crescimento, além da grande concentração comercial ao longo da Av. General Carneiro e Av. Dr. Armando Pannunzio.
Novidade - O grande diferencial da nova academia é a principal tendência do mundo fitness, que já é praticado na maioria das principais academias do Brasil: o exercício funcional! A nova malhação que está revolucionando o fitness é composta de 3 pilares básicos: os exercícios funcionais para manter a funcionalidade do corpo; o Core, uma forma diferente e inovadora de trabalhar o abdome, e os exercícios intensos caracterizados pela alternância de intensidade com que são praticados. Com a proposta de trabalhar o corpo de forma integrada, o exercício funcional garante que a pessoa consiga, com o passar dos anos, realizar movimentos de rotina (subir escada, levantar-se do sofá ou pegar algo numa prateleira) sem sofrer tanto com os efeitos do envelhecimento.
Em relação aos exercícios convencionais, a nova modalidade treina movimentos e não apenas os músculos, com o intuito de que o corpo continue capaz de realizar pequenos e grandes movimentos, mesmo com o passar dos anos, mantendo sua funcionalidade. Além de ajudar no desenvolvimento de habilidades como o equilíbrio e a concentração. Para a prática dos exercícios funcionais, alguns equipamentos são utilizados, entre eles estão: pranchas e elásticos, que estão disponíveis aos clientes da Academia UPFit, e contribuem para desenvolver de forma mais eficiente habilidades exigidas diariamente, como equilíbrio, agilidade e coordenação. Outra novidade é que os clientes podem levar um amigo para praticar atividades físicas gratuitamente aos domingos. A UPFit está localizada na Av. Salvador Milego, nº 351, e funciona de segunda a sexta, das 6h às 22h, e sábado e domingo das 8h às 13h. Mais informações no local ou pelo telefone: 3031-3170.


.: Parceria com o Sebrae traz conhecimento sobre gestão empresarial :.

O Jornal Bairro em Foco inicia a partir desta edição do Jardim Simus & Cia uma nova seção: o Espaço e a Agenda do Empreendedor. Por meio de uma parceria com o Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba, o Bairro em Foco trará em todas as suas 5 edições, totalizando mais de 41 mil exemplares, informação e conhecimento sobre gestão empresarial, voltada para as micros e pequenas empresas (MPEs). Para o nosso público leitor e para os comerciantes e empreendedores da região da Zona Oeste de Sorocaba, é uma excelente oportunidade de atualização de conhecimento com especialistas em gestão empresarial do Sebrae, um dos órgãos mais importantes do país focado no crescimento e desenvolvimento das MPEs no Brasil.
Além disso, os empresários interessados em fazer cursos no Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba terão acesso às datas, horários e locais dos eventos por meio da Agenda do Empreendedor, que será divulgada também em todas as edições do Jornal Bairro em Foco. Na Agenda, os empresários ainda terão informações sobre cursos gratuitos sobre vários temas relacionados à gestão empresarial, na modalidade de Educação a Distância (EAD), disponíveis no site do Sebrae/SP.
Já as pessoas interessadas em abrir uma empresa podem buscar informação e atendimento com os consultores do Sebrae, direto no Escritório Regional, que fica na Avenida General Carneiro, 919, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, ou pelo telefone: 3224-4342.
Evolução das MPEs – Em 10 anos de monitoramento pelo Sebrae, uma pesquisa divulgada em agosto de 2010 revelou que 27% das empresas paulistas fecham em seu 1º ano de atividade. Essa taxa de mortalidade empresarial ainda é elevada, porém é a menor dos últimos 10 anos. Em 2000, por exemplo, a mesma pesquisa revelou que 71% das empresas encerravam suas atividades antes de concluírem o 5º ano de atividade. De acordo com o monitoramento do Sebrae, os principais fatores que afetam a mortalidade empresarial são: o tempo e a qualidade do planejamento feito antes da abertura, a dedicação à empresa no 1º ano do negócio, a gestão do negócio (em especial a administração do Fluxo de Caixa), o aperfeiçoamento do produto/serviço às necessidades do mercado consumidor e a conjuntura econômica.
O que você precisa saber para iniciar bem? Se você quer abrir um negócio, conte com o Sebrae. Abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público que se deseja atingir e planejar bem o negócio. Uma boa gestão considera estratégias de marketing, fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação.
O Sebrae criou um roteiro para facilitar a abertura da sua empresa. O site “Quero Abrir um Negócio” ajuda quem ainda não sabe por onde começar e aquele que já escolheu em que ramo atuar. Saiba mais: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio. Por isso, na estreia do Espaço do Empreendedor, você terá dicas importantes sobre Fluxo de Caixa, além de aprender como utilizar de forma eficiente uma ferramenta indispensável na gestão financeira de qualquer negócio. Bom aprendizado!


.: Fluxo de Caixa :.

Você sabe qual a importância de controlar o fluxo de caixa da sua empresa? O controle adequado do fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável na gestão financeira de qualquer negócio. Ele é o instrumento de gestão financeira que orienta o empresário sobre os recebimentos e os pagamentos efetuados num determinado período de tempo. A principal finalidade do fluxo de caixa é planejar antecipadamente os recursos financeiros da empresa, isto é, o dinheiro que entra e sai. Por meio do Fluxo de Caixa é possível verificar quando a empresa estará com maior ou menor folga financeira. Isso é importante para planejar a reposição de estoques, o pagamento de contas ou mesmo a retirada do pró-labore.
Veja o que diz o consultor do Sebrae, José Carlos Cavalcante: “O controle do fluxo de caixa também é importante para evitar que a empresa tenha de recorrer a empréstimos ou mesmo ao cheque especial para cobrir contas ou pagamentos. Ele também é muito importante na hora de negociar prazos de pagamentos, maiores ou menores, seja com os clientes, seja com os fornecedores, resguardando a capitalização”, destaca o consultor. Mas fique de olho. Para que o fluxo de caixa seja um instrumento financeiro eficaz, é necessário que as entradas e saídas de caixa projetadas estejam refletindo a realidade da empresa e sejam atualizadas constantemente. Saiba mais no www.sebraesp.com.br.

.: Agenda do Empreendedor :.

O Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba oferece gratuitamente uma série de oficinas e palestras com vários temas relacionados à gestão empresarial, em diferentes dias e horários. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone: 3224-4342. Confira a programação e participe! Além disso, o Sebrae também disponibiliza de graça diversos cursos de gestão empresarial na modalidade de Educação a Distância (EAD). Para ter acesso às opções, os empreendedores interessados devem fazer um cadastro no site http://www.sebraesp.com.br/ead/ e escolher os cursos online que deseja fazer. No site, o empreendedor ainda encontra uma grande quantidade de informações sobre as MPEs e atendimento online: uma ferramenta prática e ágil, onde os empreendedores podem obter orientações técnicas sem sair de casa ou da empresa.

Programação do mês de outubro:

Dia 4 – Oficina Invista no Planejamento (19h às 22h).
Dia 5 – Oficina Desperte seu Potencial (19h às 22h), Oficina de Empreendedorismo (9h às 18h).
Dia 6 – Palestra Micro Empreendedor Individual (9h às 11h), Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h).
Dia 7 – Oficina Ganhe Mercado (8h30 às 12h30).
Dia 13 – Oficina Invista no Planejamento (19h às 22h), Entendendo Custos (19h às 21h).
Dia 14 – Palestra Administração Básica (10h às 12h), Oficina Desperte seu Potencial (19h às 22h).
Dia 15 – Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h).
Dia 18 – Oficina Invista no Planejamento (19h às 22h).
Dia 19 – Palestra Planejando a Abertura do seu Negócio (8h às 10h), Palestra Cooperativismo (10h30 às 12h30), Oficina Equipe Motivada (9h às 12h), Desperte seu Potencial (19h às 22h).
Dia 20 – Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h), Palestra Planejando a Abertura do seu Negócio (8h às 10h), Palestra Cooperativismo (10h30 às 12h30).
Dia 21 – Oficina de Criatividade (9h às 18h), Palestra Pesquisa de Mercado (10h às 12h), Palestra Divulgação (14h às 16h).
Dia 25 – Palestra Administração Competitiva (10h às 12h).




.: Orquestra da ETEC Fernando Prestes apresenta “Harmonia na Escola” :.

Concertos didáticos em 14 escolas estaduais de Sorocaba! Esse é o resultado do projeto “Harmonia na Escola”, que, por meio da Orquestra Filarmônica da ETEC Fernando Prestes, leva música de qualidade e de graça aos alunos da rede pública, no programa “Escola da Família”. A ETEC tem a primeira Orquestra Filarmônica formada por alunos de uma escola técnica estadual, vinculada ao Centro Paula Souza. Os estudantes mobilizaram os colegas, ex-alunos e parentes interessados em fazer parte da orquestra e colocaram a idéia em prática.
Com uma maratona de ensaios aos sábados, o grupo tem 25 componentes, com idade média de 17 anos, além de um piano de mais de 60 anos, que foi reformado e está incorporado ao patrimônio da escola, especialmente para atender o projeto. Os ensaios são comandados pelo jovem maestro Leonardo Anunciação, 21 anos, aluno do curso de música da USP. “É gratificante observar o empenho e a motivação desses jovens nesse trabalho tão importante”, conta o diretor e prof. Paulo Sérgio Germano. Além de desenvolver e disseminar a prática musical dos alunos, as propostas do projeto são complementar a formação de jovens músicos, incentivar e oferecer os grupos orquestrais.
O projeto começou em setembro e acontece até dezembro deste ano. Com um repertório diversificado, o “Harmonia na Escola” apresenta clássicos da tradição erudita e do popular, além de obras de grandes mestres dos diversos períodos históricos da música internacional e nacional como: Pixinguinha, Mozart, The Beatles, entre outros. Na Zona Oeste, duas escolas irão receber as apresentações: EE Prof.ª Elza S. Bonilha no dia 20 de novembro às 14 horas, e na EE Prof. Rafael Orsi Filho no dia 4 de dezembro às 14 horas.


.: Centro de Saúde discute ações para combater a mortalidade infantil :.

A equipe do Centro de Saúde do bairro Jardim Simus esteve reunida nos dias 17 e 22 de setembro em oficinas de planejamento e também para discutir ações de enfrentamento da mortalidade infantil na cidade. O índice de mortalidade infantil em Sorocaba é de 12,2, segundo levantamento da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), e é abaixo da média do Estado (12,5) e melhor ainda que a média das 48 cidades da região (que foi de 14,6 óbitos para cada mil nascidos vivos), em 2008. O índice de 2009 ainda não foi divulgado pela Seade.
Apesar da queda constante, a meta da Secretaria da Saúde é baixar ainda mais o índice para menos de 10 óbitos para cada mil nascidos vivos. Segundo a enfermeira do CS, Ane Caroline P. Gomes, a meta é que a taxa fique com apenas um dígito. “Estamos sempre nos reunindo com a equipe da Saúde para melhorar, cada vez mais, o atendimento às gestantes e ao público em geral”, destaca ela. Além da capacitação constante dos profissionais da Saúde, a facilidade de acesso ao pré-natal tem feito a diferença em Sorocaba. Várias ações foram implantadas nos últimos anos e contribuíram decisivamente na redução da mortalidade infantil no município, como a atuação da Equipe Gestora de Enfrentamento da Mortalidade Infantil, criada no início de 2009, e que promove oficinas constantes nas unidades de saúde sobre o tema.
Mais uma ação de combate à mortalidade infantil já está em prática desde abril deste ano no CS do Jardim Simus: o grupo de gestantes, que se reúne a cada 15 dias na unidade e recebe orientações da equipe de Saúde, além de aulas de artesanato. De acordo com a enfermeira do CS, o grupo possui em média 15 gestantes e está aberto para todas as grávidas que quiserem participar. O próximo encontro das gestantes será no dia 4 de outubro, a partir das 15 horas. Elas aprenderão sobre o banho em recém-nascido e oficina de fuxico.
Além disso, as gestantes atendidas no CS têm prioridade no atendimento odontológico para avaliar e tratar possíveis infecções (periodontites), que podem causar risco para a gestação. Em 2008, 67% das gestantes passaram pelo dentista nas unidades de saúde do município, e no primeiro trimestre de 2009 o índice subiu para 71%. “O atendimento odontológico das gestantes nos centros de saúde de Sorocaba é referência na cidade e, por isso, é procurado inclusive pelas grávidas que são atendidas na rede de saúde particular”, afirma Ane. O CS do jd. Simus fica na Al. dos Lírios, 327, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. Informações, pelo telefone: 3221-1177.



.: Foco Social - Paula Pacheco :.


.: Pedido de Aposentadoria e Revisões :.
Muitos trabalhadores brasileiros, após contribuírem durante toda a sua vida para o INSS, sonham em receber a tão almejada Aposentadoria de forma rápida e com salário digno, que atenda as necessidades básicas ao longo da vida. Entretanto, não é o que ocorre, pois na grande maioria dos casos, mesmo tendo direito a Aposentadoria, seja por Tempo de Serviço/Contribuição seja por Idade, o pedido é indeferido. Fato é que, após procurarem um advogado especializado, tomam conhecimento que há muitos anos poderiam ter aposentado.
Diante das exigências feitas pelo INSS, bem como diante da fragilidade do trabalhador, é indispensável a orientação de um advogado especialista em Direito Previdenciário, momento em que o respectivo profissional irá realizar estudo do tempo de contribuição/serviço, providenciar a documentação necessária, assim como irá apurar o valor a ser recebido, tudo em conformidade com o direito do trabalhador.
Os aposentados e pensionistas, em determinados casos, também por desconhecimento de lei, receberem benefício com valor menor que o devido. Daí a explicação para as inúmeras revisões de benefícios existentes tanto no INSS como na Justiça. Ao conceder o benefício, o governo acaba cometendo injustiças no cálculo da renda inicial dos aposentados e pensionistas do INSS.
Por ser Especialista em Direito Previdenciário e defender os direitos dos Aposentados já há alguns anos, recebo em meu escritório, muitas pessoas reclamando do baixo valor recebido, momento em que é realizado um estudo para verificar a possibilidade de revisão, onde na maioria das vezes se confirma o direito a revisão do benefício. Confirmado o erro do cálculo do benefício pelo INSS, é possível aumentar o valor da aposentadoria por meio de ação judicial, inclusive receber os últimos cinco anos corrigidos. Existem inúmeras revisões para aumentar o valor do benefício, informe-se.
Cláudia R.S. Oliveira Killian
Advogada Especialista em Direito Previdenciário pela EPD-SP - OAB-SP 286.065 - F: 3232-2711 / 3326-1076
Rua Duque Estrada, 209 - Vila Olímpia

.: Começa campanha de vacinação contra a Meningite C :.


Aproximadamente 8 mil crianças devem ser vacinadas em Sorocaba contra a Meningite C, entre os meses de setembro e outubro. A campanha começou no dia 8 de agosto nos 30 Centros de Saúde da cidade e vai até o dia 29 de outubro. Crianças com idade entre 1 ano e 1 ano e 11 meses já estão sendo vacinadas. A meningite C, como os outros tipos de meningite, pode ser transmitida por meio das vias respiratórias.
Os sintomas são febre, vômito e dor de cabeça. E, além de ser uma doença que pode levar a morte, pode também causar um comprometimento neurológico, de desenvolvimento e surdez na criança. A imunização é gratuita e protege contra a bactéria que causa a meningite C, um dos tipos mais graves da doença. No Jardim Simus, o Centro de Saúde fica na Alameda dos Lírios, 327, e funciona das 7h às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações, pelo telefone: 3221-1177.

.: voltar :.