.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 26 :.
 
.: Editorial :.
 
.: Tem gente nova no Bairro em Foco :.

É com imenso orgulho, satisfação e ciência da grande responsabilidade que me apresento como jornalista responsável pelo jornal Bairro em Foco, um veículo de comunicação consolidado na Zona Oeste de Sorocaba e com 6 anos de história. Entro para a equipe do jornal com o grande desafio de levar informação de qualidade e prestação de serviço para todos os nossos leitores, além de ajudar a construir os próximos capítulos da nossa história em comum. A partir desta edição, a minha história profissional se confunde com as histórias dos moradores dos 30 bairros da Zona Oeste. Como jornalista do Bairro em Foco, cumpro a nobre função de ser a interlocutora entre os fatos e as notícias que são de interesse da nossa região e os nossos leitores. Sem dúvida, acredito que será um caminho apaixonante, de novas descobertas e muito aprendizado.
Por isso, trago na bagagem mais de 8 anos de experiência jornalística em alguns dos mais importantes veículos de comunicação do interior paulista: EPTV de Ribeirão Preto e TV TEM de Itapetininga: ambas afiliadas à Rede Globo. E, agora, espero contribuir para que todos vocês, nossos leitores, recebam em suas casas um jornal de qualidade e que tenha “a sua cara”. Sou a jornalista responsável pelo Bairro em Foco, mas o jornal é de todos nós e é feito para você!
Vamos juntos escrever as próximas páginas do nosso futuro em comum. Participe, leia, opine, mande a sua sugestão de pauta e ajude a escrever a nossa história. Um jornal só existe em função dos seus leitores e nada pode ser mais gratificante para um jornalista, do que a satisfação do seu leitor. Aos poucos, iremos nos conhecer melhor! Mas, os poucos moradores que já tive o prazer de entrevistar foi uma enorme satisfação. No quesito simpatia e receptividade, os moradores da Zona Oeste são nota 10! Foi a minha sorte, porque tive menos de uma semana para fechar esta edição do Jardim Simus & Cia e faltou tempo para fazer algumas reportagens especiais, como uma matéria especial sobre o aniversário de Sorocaba. Peço desculpas aos nossos leitores, e como sorocabana não posso deixar de parabenizar a nossa cidade pelos seus 356 anos de história! Uma história que daqui para a frente, pelo menos em relação à Zona Oeste da cidade, vamos escrever juntos! Além disso, minha chegada coincide com outra boa notícia: a nova sede do Bairro em Foco. Muito prazer e boa leitura!

Ana Claudia Martis


.: SAB do Jardim Simus pedemelhorias para a Zona Oeste :.

A Sociedade de Amigos do Bairro do Jardim Simus (SAB) entregou um documento ao prefeito Vitor Lippi, com uma série de melhorias para alguns dos bairros da Zona Oeste, que poderão fazer parte do Orçamento 2011. As reivindicações foram entregues ao prefeito durante a Plenária Cidadã, que aconteceu no último dia 12 de junho, na Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga. O objetivo do programa “Orçamento no bairro – Plenária Cidadã” é ouvir os moradores e definir as prioridades para o orçamento municipal do próximo ano, que será apresentado para apreciação e aprovação pela Câmara Municipal.
Segundo a presidente da SAB, Cleonice de Jesus S. Vieira, as principais melhorias apontadas pelos moradores foram: a construção de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Rosa Cury; ligação entre as alamedas dos Jasmins com a dos Lírios; projeto de urbanização das alamedas das Miltôneas e das Primaveras; construção de uma creche no bairro Jardim Simus; revitalização da Praça José Hatem, no bairro Cidade Jardim, para torná-la uma área de lazer; sinalização horizontal e placas indicativas de ruas nos bairros; estudo para a instalação de semáforos na Avenida Doutor Américo Figueiredo, esquina com a Alameda das Hortências; instalação de semáforo de travessia na Rua Benedito Ferreira Telles; estudo para a instalação da faixa de travessia elevada na Avenida Doutor Américo Figueiredo, na altura do número 1.078, próximo ao cruzamento com a Alameda Heliotrópios, e a instalação de guaritas do lado de fora do Terminal Santo Antônio, na Avenida Afonso Vergueiro, para abrigo dos usuários de ônibus fretados de empresas instaladas em cidades vizinhas e que necessitam de embarque no local.
A presidente da SAB disse que a secretária municipal de Educação, Maria Terezinha Del Cístia, informou que a quadra poliesportiva da E.M. Rosa Cury será construída ainda este ano. “Fiquei feliz em ouvir essa promessa da secretária porque a quadra é uma reivindicação antiga da SAB e do Conselho de Pais”, disse Cléo. De acordo com Cléo, o prefeito Vitor Lippi afirmou que a prefeitura tem um prazo de 40 dias para estudar as propostas e apresentar uma resposta para as reivindicações dos moradores. “Estamos em uma das fases de elaboração do Orçamento de 2011. Agora, depois de triadas e tabuladas, todas as propostas serão encaminhadas às secretarias responsáveis por cada assunto, para avaliação e viabilidade”, explica Rodrigo Moreno, secretário de Governo e Planejamento.
Os integrantes da SAB do Jardim Simus se reúnem sempre na última sexta-feira de cada mês, às 20 horas, no salão da Comunidade Nossa Senhora do Desterro. Participe e colabore para melhorar o bairro onde você mora!


.: Paróquia São José do Cerrado recebe imagem de Nossa Senhora da Ponte :.

Como parte dos preparativos para a Festa da Padroeira da Cidade e da Arquidiocese de Sorocaba, Nossa Senhora da Ponte, comemorada no dia 15 de agosto, uma réplica da imagem da Virgem da Ponte está em peregrinação pelas 29 paróquias de Sorocaba, desde o dia 10 de julho. Na Paróquia São José do Cerrado, a imagem peregrina foi recebida no dia 6 de agosto, e em seguida foi celebrada uma missa. No dia 7 de agosto, acontece um dia de oração dedicado à Nossa Senhora da Ponte. O evento começa com a realização de uma missa logo pela manhã, e durante todo o dia as diversas Pastorais, Movimentos e Grupos participam do momento de oração, que termina com outra missa, às 17 horas. Após a celebração, a imagem é levada, em carreata, até a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A Igreja São José do Cerrado fica na Avenida General Carneiro, 824.



.: Kumon melhora odesempenho dos alunos na escola :.

O método Kumon é muito procurado pelos pais que querem investir na educação dos seus filhos e ajudá-los a melhorar, cada vez mais, o desempenho deles no processo de aprendizagem. Foi o que fez o casal Rogério e Vanda Maria, mãe de Pedro Henrique Tezotto Queiroz, de 5 anos, que é aluno do Kumon há um ano e meio, nas disciplinas de matemática e português. “Percebi várias mudanças no comportamento do meu filho e ele já criou uma rotina diária de estudos”, disse Vanda.
No processo de aprendizagem com o método Kumon, o aluno faz duas aulas por semana e aprende a ter disciplina, concentração e a ser tornar autodidata, além de criar uma rotina diária de estudos. Pedro contou que já sabe fazer contas de adição, subtração e agora está aprendendo a tabuada. “Gosto de estudar e já consigo até ler os livrinhos da escola”, contou.
Diariamente, Pedro estuda durante duas horas e faz todos os exercícios do Kumon e os da escola. “Sinto uma grande diferença no meu filho. Ele já tem percepção de raciocínio e também já começou a ler. Não quero que o meu filho seja o melhor, mas quero que ele seja o mais estimulado. A melhor herança que posso deixar para ele é a educação”, finalizou Vanda.
Carolina Tomomi Majima, de 14 anos, é estudante do primeiro ano do ensino médio e também afirma que o Kumon a ajudou nos estudos. “Com o método do Kumon, me tornei uma pessoa autodidata, e isso me ajuda em todas as disciplinas escolares”, destaca ela. A estudante conta que consegue resolver diversos exercícios com muito mais facilidade. “Todo dia dedico uma hora para os exercícios do Kumon e até duas horas para os trabalhos e exercícios da escola. Comecei o método Kumon com 5 anos de idade e até hoje faço a disciplina de matemática. O método me ensinou a gostar de estudar”, disse ela.

 

.: Saúde da Mulher em destaque no CS do Jardim Simus :.

Atendimento, informação e prevenção! Assim foi o sábado (31) para as 122 mulheres que foram atendidas no Ônibus da Mulher, unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba, no Centro de Saúde do Jardim Simus. A unidade ficou aberta das 8 às 17 horas, especialmente para oferecer consultas, exames e orientações para o público feminino. Durante todo o dia, foram realizados exames preventivos como o papanicolau para a prevenção do câncer de colo uterino, exame clínico das mamas, orientação sobre a importância do auto-exame, solicitação de mamografia e teste de gravidez.
As mulheres também foram orientadas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e a realização de exames de HIV e Sífilis, pelo programa Fique Sabendo, além de informações sobre Planejamento Familiar, métodos anticoncepcionais, encaminhamentos para cirurgia de laqueadura e vasectomia, hábitos saudáveis, entre outras ações. Uma escola de cabeleireiros ainda ofereceu cortes de cabelo gratuitamente.
Os eventos de saúde da mulher no Centro de Saúde começaram em janeiro deste ano e ocorrem mensalmente, sempre na última sexta-feira ou último sábado do mês, exceto quando a data coincide com feriados ou outras campanhas na área da saúde. O CS do Jardim Simus fica na Alameda dos Lírios, 327.


.: Tratamento de canal em uma única sessão :.

Muitas pessoas que procuram atendimento odontológico imaginam que é necessário ir muitas vezes ao consultório do dentista para fazer o tratamento de canal. Mas, com os avanços na área da Endodontia, especialidade que cuida da limpeza do canal e tratamento do dente inflamado, o procedimento pode ser realizado em uma única consulta. O processo é realizado em aproximadamente 40 minutos e é muito mais vantajoso para o paciente, além de trazer uma série de benefícios: o dente é tratado de forma rápida e eficaz, o que garante o sucesso do tratamento, evitando que o paciente perca tempo em muitas consultas.
O tratamento de canal ganhou popularidade a partir da Segunda Guerra Mundial e atualmente é realizado em todo o mundo, porém de uma forma muito mais rápida e avançada. Para tratar o dente inflamado são utilizados instrumentos de última geração, com 99% de precisão, o que contribui para garantir o sucesso do procedimento. Tanto em casos onde o dente apresenta inflamação ou mesmo quando o nervo já está necrosado (morto), o processo pode ser feito com total satisfação do paciente com o resultado. O ideal é limpar todo o canal, e em seguida realizar as etapas de tratamento do dente. Deste modo, o endodontista é o profissional melhor qualificado para a realização do tratamento de canal.
Visitas regulares – Não se esqueça! Para ter uma excelente saúde bucal e um sorriso bonito, visite o seu dentista regularmente. O ideal é um fazer uma consulta pelo menos a cada seis meses. Isso ajuda a prevenir e identificar futuros problemas. A escova de dentes deve ser trocada a cada 3 meses e use sempre o fio dental para completar a limpeza, sem se esquecer da escovação diária após todas as refeições. Com todos esses cuidados, você sempre terá um belo sorriso!
Dr. Vinícius Tadeu Silva Ribeiro – cirurgião-dentista, residente em Endodontia


.: AMAS promove atração internacional em Sorocaba :.

A Associação dos Amigos dos Autistas de Sorocaba (AMAS) promove no dia 29 de agosto à atração internacional “Maestro Zeli Leite in Concert”, evento beneficente em prol da entidade. Com 22 anos de estudos em música clássica e 35 anos de experiência na arte de piano e violão, Zeli ensina piano, canto coral e violão. Em 2009, gravou o CD de música instrumental “Sentimentos Summer - Blue Duet Apple”, com o Maestro Matheus Souza, um dos grandes nomes do violino e violoncelo. A renda gerada com a venda do CD é revertida em projetos para crianças com necessidades especiais, como o Autismo: um dos mais graves distúrbios da comunicação humana.
O maestro nasceu em São Paulo e iniciou seus estudos em piano e guitarra clássica quando tinha apenas 4 anos. Zeli participou em vários concursos de piano nacionais e internacionais e se tornou campeão estadual por 13 anos. Também ganhou a medalha de ouro em um concurso promovido pela Áustria, em comemoração ao aniversário de 223 anos de Mozart: um dos maiores nomes da música clássica de todos os tempos. Há muitos anos morando nos Estados Unidos, onde foi instrutor no Instituto Internacional Paganini, em Nova Jersey, o Maestro Zeli também é conhecido pelo seu trabalho musical com crianças autistas.
A apresentação será realizada no Espaço de Eventos da FUNDEC, na Rua Brigadeiro Tobias, 37, Centro, às 18 horas. O valor do ingresso é R$ 10,00. Vale a pena conferir!

.: Território Jovem traz atividades para todos :.

As férias escolares terminaram, mas o Território Jovem do bairro Jardim Ipiranga continua repleto de atividades para os jovens da região da Zona Oeste. Confira a programação e participe!
Ginástica – todos os dias, às 18 h
Teatro – segunda e quarta às 16 h, e terça às 14h30min
Jazz – segunda e quarta, às 13h30min
Axé – segunda, quarta e sexta, às 15 h
Capoeira – quarta e sexta, às 20 h
Boxe – quinta-feira, às 19 h, e sábado às 10h30min
Jiu Jitsu – segunda e quarta, às 19 h
Violão – sexta-feira, às 13 h
Mangá (desenho japonês) – sexta-feira, às 16 h
Consulta Ginecológica – quarta às 13 horas (com agendamento prévio)
Bordado e Crochê – segunda, quarta e sexta, às 16h
Oficina de Jornal – quinta-feira, às 13 h
Oficina de Fotografia – quinta-feira, às 15 h
O Território Jovem fica na Avenida Elias Maluf, 1080, no Ipiranga. Mais informações : 3221.3081.


.: Gato desaparecido no Jardim Simus :.

Procura-se! A moradora do Jardim Simus, Marine Harder, faz um apelo para quem encontrar ou souber alguma informação sobre o seu gato, que está desaparecido há dois meses. O animal de estimação, que atende por “Bibi” ou “Biskuit”, tem olhos azuis, pelagem branca e rabo na cor amarela. O gato convivia com a família Harder há dois anos na Alameda das Catleas e era a alegria da mãe de Marine, a senhora Márcia Wilza Figueiredo Harder. “Minha mãe teve depressão e o convívio com o gato a ajudou em sua recuperação e melhora. Mas, agora, ela está muito triste com o desaparecimento do Bibi”, conta Marine. Quem encontrar o gato ou tiver alguma informação pode ligar para o telefone celular (15) 8809-8072. A família pagará recompensa para quem encontrar o Bibi!


.: Dia dos Pais movimenta o comércio em Sorocabal :.

Neste domingo (08), é comemorado em todo o país o Dia dos Pais! A data é considerada a quarta melhor do ano pelo comércio varejista da cidade, perdendo apenas para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Segundo estimativa da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), as vendas do comércio local devem crescer entre 6% e 7% na primeira semana de agosto, na comparação com igual período do mês anterior, com base nas perspectivas dos lojistas associados. Mas, você sabe qual é a origem do Dia dos Pais?
A data foi criada nos Estados Unidos em 1909, por Sonora Louise Smart Dood, filha de um veterano de guerra, que decidiu homenagear seu pai devido ao grande esforço que ele fez para criar os 6 filhos sozinho, após o falecimento de sua esposa. O primeiro Dia dos Pais nos EUA foi comemorado em 19 de junho de 1910, mas a data só foi oficializada em 1972, pelo presidente Richard Nixon e é comemorada no terceiro domingo de junho.
No Brasil, o autor da data é o publicitário Sylvio Bherinh, e o Dia dos Pais foi comemorado pela primeira vez no país no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. O jornal Bairro em Foco deseja a todos os pais muitas felicidades!




.: Foco Social - Paula Pacheco :.




 



Olá Cris! Tenho um irmão de 17 anos que não sabe ler e escreve muito pouco (só se for copiado). Ele abandonou a escola novamente e está usando maconha. Nós o aconselhamos a sair desse caminho, mas ele não nos ouve. Minha mãe quer saber se ele não consegue aprender a ler e escrever por causa das drogas. O que devemos fazer?

Olá caro leitor, de acordo com seu relato, seu irmão parecer possuir um déficit de aprendizagem e deveria ter passado por avaliação psicológica ainda na infância. Sua família e professores deveriam ter sido orientados em como lidar com a dificuldade dele, e suas potencialidades deveriam ter sido aproveitadas por meio de metodologias especiais de aprendizagem específicos para seu problema, mas, como isso nunca aconteceu, ele passou pelo processo escolar ao longo dos anos provavelmente sem aproveitamento pedagógico algum.
Quanto à pergunta de sua mãe, se seriam as drogas que o levaram ao déficit de aprendizagem, o mais provável é que o inverso tenha acontecido. Como seu irmão teve uma história de fracasso escolar, enquanto para outras crianças ir para escola era algo divertido, para ele deve ter sido uma tortura freqüentar um lugar onde só recebia notas baixas e não compreendia a maior parte do que era falado em sala, a escola e o próprio estudar se tornaram algo extremamente frustrante e penoso, sinônimo de broncas e fracasso. Esta história deve ter marcado profundamente seu desenvolvimento emocional levando-o a sentimentos de baixa auto-estima e provavelmente compensando isso no consumo de drogas, pois tenta de uma forma artificial diminuir as frustrações que em seu ambiente natural não tem recursos para fazer sozinho.
É preciso se preocupar muito com esta situação, o vício em drogas é muito difícil de ser combatido após um certo tempo, sua família precisa imediatamente de orientação e seu irmão precisa ser encaminhado para tratamento psiquiátrico e psicológico especializado.
O drama de sua família denuncia a deficiência do sistema de ensino brasileiro como um todo, ainda despreparado para atender às necessidades de seus alunos trazendo sofrimento intenso para o indivíduo, sua família e para sociedade.

Dra. Christiane M. T. Araújo
Av. Américo Figueiredo, 454, Jd. Simus
Fone: 3221.7106 / 3018.1180

.: voltar :.