.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 26 :.
 
.: Editorial :.
 
.: Seis anos de Jornal :.

Não é todo dia que se tem uma boa idéia. Nem toda idéia perdura, pega, fica, agrada. Jornal Bairro em Foco nasceu da idéia de oferecer, no início, apenas aos moradores e comerciantes do Wanel Ville, informação, prestação de serviços e boa leitura. Pegou, está perdurando, tem tudo para ficar por muito mais tempo ainda e não pára de conquistar cada vez mais os leitores de dentro e de fora do Wanel.
Naquela primeira edição, foram distribuídos porta-a-porta, três mil exemplares. Na segunda, já notamos a necessidade de aumentar a tiragem para quatro mil. Hoje, além do Wanel Ville e adjacências, outros quatro informativos são produzidos em periodicidade bimestral: Jardim Simus e Cia, Central Parque e Cia., Júlio de Mesquita e Cia., e Jardim São Paulo e Cia.. A cada quinze dias, um deles é lançado, formando assim um rodízio para atender a 30 bairros da zona oeste, com tiragem total de 41,5 mil exemplares.
Nesta edição, completamos mais um ano de trabalho junto à comunidade de empresários, empreendedores e moradores da região. Gente que trabalha e investe aqui. Gente que aqui veio para morar, também porque acredita na qualidade de vida que a zona oeste oferece a sua família. E é pra essa gente, que faz o nosso bairro um lugar cada vez melhor, que levamos, a cada leitor, o nosso jornal, distribuindo, de casa em casa, o seu exemplar, a cada dois meses, gratuitamente.
Assim como o Wanel, nestes 6 anos de existência, crescemos, sobretudo em qualidade e conteúdo. Quando iniciamos o trabalho, elaboramos uma pesquisa detalhada sobre o Wanel Ville, casas, apartamentos , construções, salões comerciais e empresas. Durante estes anos de trabalho, acompanhamos a mudança de perfil das empresas, que estão seguindo a evolução natural da livre concorrência. A cada entrega de nossos exemplares, observamos o aumento das construções e a chegada constante de novos moradores na região.
E não é pra menos que tudo isso vem acontecendo, pois a zona oeste continua sendo um grande canteiro de obras tido pela família sorocabana, como um dos melhores locais da cidade para morar, e por homens de visão, como uma das melhores opções para abrir um empreendimento.
Nestes anos de Jornal, a cidade tem muito o que comemorar. E nós, que contamos a história do seu crescimento em cada edição, nos orgulhamos muito de poder servir cada um dos membros desta grande comunidade que habita e trabalha na região.
Parabéns a todos nós!

O Editor


.: Território Jovem oferece aulas gratuitas :.

A unidade do “Território Jovem” do Jardim Ipiranga está com programação oferecida gratuitamente aos jovens de 12 a 29 anos. São aulas esportivas e culturais para todos os gostos, como ginástica (diariamente às 18h), jazz (segundas e quartas, às 13h30), capoeira (segundas e quartas, às 19h), teatro (segundas, terças e quartas, às 16h), mangá (sextas, às 16h), Axé (segundas, quartas e sextas, às 15h), violão (sextas, às 13h) e boxe (terças e quintas, às 19h). Em breve também haverá aulas de Jiu-Jitsu (segundas e quartas às 19h). Os interessados devem realizar as inscrições no próprio local das aulas.
Ainda no mês de maio, serão oferecidas oficinas de capacitação profissional. Para saber os temas, é preciso se informar na unidade. O Território Jovem é espaço aberto para manifestações culturais e artísticas propostas por jovens. Por isso, ele pode ser usado para ensaios, eventos de grupos musicais, danças e apresentações em geral.
O Território Jovem do Jardim Ipiranga fica na Av. Elias Maluf, 1.080. Informações pelo telefone 3221-3081.


.: Maio: Mês das Mães :.

Por todos os trabalhadores, sobretudo pelos explorados e por todos os desempregados. Para que na família, todos se sintam corresponsáveis pelas tarefas domésticas. Para que os governos promovam, com mais consciência, a justiça social e a geração de empregos. Para os aposentados, que não sejam desvalorizados e excluídos. Para que as mães sejam abençoadas: ser mãe é percorrer um caminho de muita semelhança com a obra de ”Deus” Criador, defensor e promotor da vida. Para que as mães entendam, aceitem e busquem a ideal maternidade segundo os desígnios do “Pai”. Para que a educação correta e sadia em casa, na escola, e em toda sociedade seja capaz de diminuir e eliminar o fenômeno das adolescentes que se tornam mães prematuras. Pelas mães que perderam filhos, sobretudo em situações trágicas e dolorosas. Pelas mães não amadas, nem pelos filhos, nem pelo marido. Pelas mães doentes, sem condições de tratamento e que ainda se esforçam para cuidar dos filhos. Pelas mães revoltadas e frustradas, que de tanto sofrer, não conseguem mais amar os filhos e nem à própria vida. Pelas mães sempre abnegadas e servidoras, que se santifiquem imitando “Maria”. Feliz Dia das Mães! Paz e Bem!



.: 3ª Balada da Saúde leva orientaçãoe diversão aos jovens do Jardim Simus :.

Cerca de quinhentos jovens residentes na Zona Oeste da cidade compareceram na terceira edição da Balada da Saúde promovida pela equipe do Centro de Saúde Jardim Simus. Houve palestras, jogos interativos, orientações, sorteios e diversão para os adolescentes.
As ações são gratuitas e têm como objetivo atrair a população jovem que não costuma frequentar a unidade de saúde para discutir assuntos importantes, como prevenção de doenças e da gravidez indesejada.
A coordenadora do evento, enfermeira Dulzira Espindola Ribeiro, informa que a divulgação foi feita nas escolas da região e os temas foram escolhidos especialmente para alertar os jovens sobre a importância do autocuidado, com a adoção de hábitos saudáveis e preventivos.
As palestras abordaram temas relacionados à prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), uso de drogas, métodos anticoncepcionais, gravidez na adolescência e violência contra criança e adolescente. Um dos destaques, segundo Dulzira, foi a Mononucleose Infecciosa, também conhecida como ‘doença do beijo’. Causada pelo vírus Epstein Baar, a doença tem sintomas não específicos que podem ser confundidos com outras enfermidades, como febre baixa, dor no corpo, manchas na pele e um tipo de inflamação na garganta.
A transmissão é pelo contato pessoal, inclusive pela saliva e respiração, por isso o nome de ‘doença do beijo’. “Hoje em dia, o beijo é motivo de competição entre os jovens e muitos não sabem que este hábito pode causar riscos à saúde”, alertou a enfermeira. Apesar de ter um ciclo de evolução benigna, ou seja, que leva à cura, a doença do beijo pode debilitar o organismo e, assim, dificultar a defesa contra outros microorganismos que causam doenças mais graves.
Além das palestras, houve DJ no Caminhão da Cultura, jogos, ping-pong, perguntas e respostas, lanche e sorteio de brindes. A Balada da Saúde é promovida pela equipe do CS Jardim Simus, em parceria com os multiplicadores do Programa Fazendo Futuro, da Escola Estadual “Profª Elza Salvestro Bonilha”, alunos da Faculdade de Enfermagem da CEUNSP, Secretaria da Cultura (Secult) e J Coan, que forneceu os lanches e brindes.
O CS do Jardim Simus fica na Alameda dos Lírios, 237. Informações 3202-6845

 

.: Curso de depilação, em caráter beneficente :.

A perfumaria Júlio de Mesquita realizará um curso de depilação dia 05 de julho, das 10 às 17 horas que será ministrado por profissionais da DEPIL BELLA.
A inscrição é 3 litros de leite Longa Vida, que serão doados para a Associação Amor em Cristo, que atende crianças carentes, no Júlio de Mesquita.
Serão apenas 20 participantes, e os produtos utilizados durante o curso não serão cobrados.
Para maiores informações basta entrar em contato através do telefone 3202.7689.



.: Kumon transforma processo de aprendizado :.

O oficial de justiça Cleyber Ciuffa Breda e a professora de inglês Renata Alessandra Dearo Breda já planejavam o ingresso do seu filho no método Kumon antes mesmo de seu nascimento. Eles já conheciam através de algumas pessoas que já haviam feito, entre elas, seus sobrinhos.
Quando Luigi Ciuffa Breda, apresentou dificuldades de alfabetização aos 6 anos, os pais viram que era o momento de fazer a matrícula na disciplina de Português. “Com 8 ele já tem a leitura melhor do que alunos do ensino médio”, conta a mãe, que acompanha o filho no horário das aulas e aproveita para aprimorar seu inglês, também matriculada no método.
Há 1 ano, o menino pediu para fazer também as disciplinas de Matemática e Inglês. Segundo Cleyber, esse gosto de Luigi se dá por conta da rotina criada em casa, onde diariamente (inclusive no fim de semana) uma hora é separada para os estudos. “Com o Kumon, a criança aprende a ser autodidata, não dependendo totalmente dos professores. Lá na frente vem o resultado”, afirma o pai. “Me sinto mais inteligente”, disse o menino.
No caso da empresária Maria Isabel Bergamo Ierich, a inclusão de Lucas, de 9 anos, se deu porque o filho tinha problemas para aprender matemática. “Ele sequer sabia a importância dos números”, lembra. Uma prima que conhecia o Kumon indicou e ela matriculou o filho. “Foi fantástico. De alguém que odiava fazer contas, agora o Lucas está fissurado”, garante a mãe. Segundo ela, outro fator importante é que o garoto se desenvolveu também em outras matérias. “Recomendo sem medo para todas as mães. Agora meu filho tira nota boa em tudo”, comemora.


.: Famílias já estão morando no “Sorocaba R” :.

A Prefeitura de Sorocaba iniciou o processo de mudanças das 272 famílias beneficiadas com um apartamento do Conjunto Habitacional “Vereador Belini”, o Sorocaba R, na Zona Oeste.
Uma das primeiras moradoras a chegar ao “Sorocaba R”, a aposentada Araci Costa da Silva, 69 anos, acordou cedo para arrumar a mudança dos dois cômodos em alvenaria onde viveu nos últimos seis anos, no alto de um barranco na Av. Cecília Meireles.
Os moradores do “Sorocaba R” foram selecionados pela Prefeitura com base no cadastramento do programa municipal “Vítima Zero de Enchente”. São moradores de áreas de inundações e deslizamentos nos bairros Cidade Jardim, Jd. Abatiá, Jd. Ipiranga, Jd. Santo André II e Jd. Itapemirim.

Depois de concluída cada mudança, o Saae e a CPFL desligarão, respectivamente, as redes de água e energia elétrica das antigas habitações. Em seguida, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) realiza a demolição das habitações - ação que será periodicamente acompanhado pela Área de Fiscalização para impedir novas ocupações irregulares - para que futuramente as áreas sejam reurbanizadas.
O “Sorocaba R” se localiza entre os bairros Jd. Tulipas, Júlio de Mesquita Filho e Piazza di Roma, em um terreno de 22 mil metros quadrados. O empreendimento, dividido em 17 prédios, tem redes de água, esgoto, drenagem, energia elétrica e iluminação, além de duas quadras poliesportivas, dois centros comunitários, playground, paisagismo, pavimentação e esta cionamento. Cada apartamento tem medidores de água e energia elétrica individualizados. Oito apartamentos são destinados a pessoas com deficiência.

.: Miss São Paulo Infanto Juvenil 2009 :.

Foi no Concurso Miss São Paulo Infanto Juvenil 2009 que tivemos duas finalistas Sorocabanas. Na faixa etária de 16 anos Katyeki Morecci e na de 3 anos Luana Lima / Miss São Paulo Infanto Juvenil caategoria bebê que venceram gloriosamente o respectivo concurso em meio a tantas outras meninas na mesma faixa etária.
O Concurso foi realizado dia nove de agosto no Sorocaba Club. Esse foi um concurso sério e com nome já Patenteado pela Agência de modelos Peofile de São Paulo ( Ivete Pina ) juntamente com a Assessoria Prutt (tia Irany) com o apoio exclusivo da Agência de Modelos Wonder Models (Raphael Marx e Gorety Passini) em Sorocaba.
E agora o próximo passo vai ser Las Vegas, pois a Katyeli já está começando a aprontar as Malas para a grande final em Novembro no dia 10 representando nossa cidade de Sorocaba como Miss São Paulo Infanto Juvenil 2009, com muito glamour.
E a nossa querida Luana Lima - Miss São Paulo Infanto Juvenil categoria bebe representará a cidade de Sorocaba apenas no próximo ano na mesma cidade de Las Vegas, por conta de sua pequena idade de 4 aninhos neste ano.
No momento o que mais as candidatas necessitam é de Patrocínio pra nossa Miss Sorocaba Infanto Juvenil 2009 possa ir para Las Vegas representando nossa cidade.
Quem quiser colaborar com a nossa Miss é só entrar em contato com a Agencia de Modelos Wonder Models pelo telefone 3234-5085 ou 3411-3497 no período da tarde e falar com a Goreti ou o Raphael e vamos informar todos os passos para esse patrocínio.


Taylor

.: Paróquias do Bairro participam da Festa Junina Beneficente de Sorocaba :.

No próximo dia três de junho, terá inicio a 31º Festa Junina Beneficente de Sorocaba no Parque das Águas, onde estará presente a Paróquia Nossa Senhora do Desterro oferecendo as Delícias do Milho Verde (sopa de milho, pamonha, cural, suco e bolo de milho) além de lanches de pernil, calabresa, vinho quente e quentão e baebidas. Também a Paróquia Santa Maria Madalena que estará servindo Lanches de pernil e calabresa, pastel, churrasquinhos, bebidas típicas além da cerveja e refrigerante.
Compareça e prestigie.


.: Eletricista oferece gratuitamentecurso de elétrica residencial :.

O eletricista Lair Januário da Silva está oferecendo gratuitamente um curso de Eletricidade Básica (Teoria e Prática) para mulheres e homens, aos sábados, das 14h às 16h. Uma nova turma inicia o curso a partir de 22 de maio.
Com mais de 30 anos de no ramo, Lair resolveu compartilhar sua experiência para ajudar ao próximo. “O que farei com meu conhecimento quando a vida acabar? Para afugentar a solidão, é preciso ser solidário”, afirma.
Carismático e cheio de histórias, Lair continua trabalhando. “Enquanto a marreta levanta, a cabeça descansa”, reflete. Desde jovem ele se interessa por eletricidade, e mesmo tendo outra profissão, sempre foi eletricista paralelamente. Buscando realização pessoal, se aprofundou no assunto. “Devorei os livros, além de procurar profissionais”, lembra. Depois de aposentado, ele pode se dedicar inteiramente ao hobbie. “Quando a gente faz o que gosta, não trabalha, se diverte”, conta.
Para as aulas, Lair utiliza o salão da Associação Espírita Recanto da Paz, no Júlio de Mesquita, de quem teve o apoio das diretoras Edilaine e Maíra. O salão fica na rua Carmo Brenga, 834, antiga rua 3. Para informações e inscrições, basta entrar em contato através do telefone 3017.5018, ou comparecer no horário das aulas.




.: Um bom presente requer criatividade :.

Dia dos Namorados, das mães, aniversário, natal ...muitas dessas datas podem representar dor de cabeça para pessoas que, por um motivo ou outro, encontram dificuldades para escolher o presente certo para quem quer agradar.
Porém, comprar um presente diferente pode ser divertido quando a pessoa tem disposição para encontrar algo interessante.
Conhecer a personalidade de quem vai receber aquele belo pacote embrulhado com capricho, seus gostos, suas peculiaridades, é indispensável. Visite locais diferentes, ou lojas onde os vendedores prestam assessoria à você, como alternativa às convencionais.
Outra possibilidade é procurar novidades em casas de antiguidades, lojas de produtos exotéricos ou as que trabalham com linhas exclusivas.
Durante as viagens, evite as lojas específicas para turistas, procure lojas típicas ou bem conceituadas do lugar.
Quando achar algum artigo diferente, que pareça ter tudo a ver com a personalidade de alguém que você pretenda um dia presentear, compre-o imediatamente. Essa preciosidade pode ficar guardada, esperando aquela data especial.
Há presentes que podem ser dados em forma de serviços, e agradar muito a pessoa que o receba: uma passagem de avião para o local que a pessoa deseja conhecer, diárias de fim de semana em hotel ou pousada, uma massagem anti-stress, um tratamento de beleza ou um ingresso para uma peça de teatro. Tudo depende da pessoa, da amizade ou tipo de relacionamento em questão.


.: Novos binários já estão emoperação no Jardim Simus :.

A Urbes- Trânsito e Transportes informa que dois novos binários já estão em operação no Jardim Simus.
Um dos binários compreende as alamedas das Acácias e Dálias, no trecho entre a alameda dos Unsidius e a avenida Américo Figueiredo. Para oferecer mais segurança e fluidez na região, agora, a alameda das Acácias tem o trânsito permitido somente da alameda dos Unsidius para a avenida Américo Figueiredo. E a alameda das Dálias, somente no sentido oposto, da avenida para a alameda.
O outro binário é formado pelas alamedas dos Unsidius e dos Gladiolos, entre as alamedas das Acácias e dos Heliotrópios. Os motoristas só podem trafegar pela alameda dos Unsidius da alameda Heliotrópios em direção à alameda das Acácias. Já os motoristas que utilizam a alameda dos Gladiolos, agora, só podem seguir da alameda das Acácias para a alameda dos Heliotrópios.
Para implantar os binários foi necessário sinalizar mais de 600 m² de solo em todo o entorno das vias que passaram por mudanças. Isso inclui a pintura de linhas duplas amarelas e faixas de retenção com legendas para as preferenciais (PARE). Também foram instaladas 97 placas de regulamentação e advertência.
Os técnicos da Urbes recomendam aos condutores para que tenham muita atenção à nova sinalização e, principalmente, à nova forma de circulação, que está sendo monitorada por agentes de trânsito.


.: Amas Realiza Bazar Beneficiente :.

Grande Bazar Beneficiente em prol da Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba
Dias: 9, 10 e 11 de junho.
Horário: das 10 às 15:00 h
Local: Dependências do Salão da Paróquia São José - Largo do Divino
Rua Capitão Pedro Tavares, 315
Largo do Divino



.: Foco Social - Paula Pacheco :.




 



Olá, Cris. Estou com alguns problemas em casa, mas o principal é a implicância de meus pais com meus piercings. Tenho apenas três, mas é motivo de discussões todos os dias. Ambos são fanáticos religiosos, e acham que piercings vão me colocar no mundo das drogas, que vou ser zombado por outras pessoas, e meu pai até diz que isso é uma tendência homossexual. Dia desses acordei com uma passagem bíblica colada na tela do meu computador. Eles não entendem que piercings não alteram minha personalidade, nem meu modo de pensar. É apenas um acessório. Tenho emprego e nunca sofri preconceito por causa de piercings, mas eles não me escutam. Não aguento mais. O que faço?

Caro leitor, antes de qualquer análise, vamos tentar compreender o porquê seus pais se sentem tão mal diante da situação que me expôs. Bem, você não disse sua idade, mas pelo visto parece ser jovem. Imagino que esteja procurando independência, pois já possui emprego e parece ser responsável, visto que está preocupado com a opinião de seus pais e procurou ajuda. Vejo também que está manifestando suas crenças, opiniões e fazendo escolhas diferentes das de seus pais, caminhando para independência. Em geral, a passagem dos filhos do mundo infantil para o mundo adulto costuma ser momento difícil para os pais. Os piercings são também algo simbólico. Enquanto para você representa o rompimento do controle exercido pelas crenças e vontades de seus pais, por outro lado, para eles pode significar que está se desligando deles definitivamente e que em breve o ninho ficará vazio. Muitas vezes este momento de conflito gera ansiedade e angústia para os pais.
No seu caso existe outro agravante que é a crença religiosa de seus pais. Esse campo é delicado, pois cada religião possui regras e crenças bem definidas determinadas pela fé e realmente é muito difícil convencê-los do contrário através de argumentos racionais. Isso tudo associado à tendência natural dos pais inconscientemente temerem ser abandonados pelos filhos quando estes iniciam o processo de diferenciação através da divergência de opiniões. Isso acaba criando brigas em casa.
Este momento será fundamental no seu crescimento. Você terá que avaliar o valor dos piercings, pois talvez utilizá-los signifique magoar seus pais e tornar sua vida familiar mais difícil. Crescer também é aprender a renunciar. Para a maioria das escolhas, perdemos algo. O ideal é encontrar um equilíbrio entre satisfação pessoal e necessidades dos outros, aprendermos a ter nossas próprias opiniões, mas também sermos sensíveis ao sentimento dos outros. Tente encontrar um meio termo: será mesmo necessário vários piercings? Seria possível encontrar locais do corpo e tamanhos que poderiam ser encobertos em alguns locais, como na igreja, e expostos em outras situações? Converse com seus pais, diga que não quer magoá-los e tentem juntos encontrar um equilíbrio entre as suas necessidades e a felicidade deles. Boa sorte!

Dra. Christiane M. T. Araújo
Av. Américo Figueiredo, 454, Jd. Simus
Fone: 3221.7106 / 3018.1180

.: voltar :.