.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 8 :.
 
.: Editorial :.
Finalmente, após dois anos e meio de trabalho intenso, tivemos a satisfação de mudar nossa sede para o Wanel Ville. Como acontece com todo empreendimento, os primeiros anos são de investimento e consolidação, e assim sendo, chegou a hora de darmos mais este importante passo.
Nossas novas instalações permitem agora atender pessoalmente os moradores, empresários, comerciantes, e líderes comunitários. Aqueles que quiserem apresentar queixas, sugestões ou divulgar algo de interesse comum, também podem se dirigir ao escritório do Bairro em Foco.
Devido a proximidade com os bairros de atuação, podemos desenvolver novos projetos, realizar uma ampla cobertura de eventos, além de ampliarmos nossos laços e relações sociais. Definitivamente, estamos incorporados à área em que atuamos, e esta mudança é fruto do êxito de um trabalho sério, marcado por dedicação e credibilidade. Estamos ainda nos adaptando com nossa nova realidade, porém satisfeitos com a concretização de um sonho, que começou andando pelas ruas do bairro, pesquisando e entrevistando moradores e comerciantes, sobre a viabilidade de lançar um jornal focado no bairro.
No início apenas Bairro em Foco Wanel Ville & Cia apresentava conteúdo jornalístico. Hoje todas as circulações (Jardim Simus & Cia, Júlio de Mesquita & Cia e Central Parque & Cia) apresentam reportagens e informações relacionadas aos respectivos bairros de atuação. Passamos também,a partir desta edição, a abranger o Jardim Vera Cruz. Nosso trabalho se expandiu, juntamente com a Zona Oeste; e continuará crescendo e acompanhando as grandes e importantes transformações desta região dotada de intenso potencial.
É com muita satisfação que damos mais este impulso na trajetória de nosso trabalho: a instalação da nossa sede em uma das regiões mais prósperas de Sorocaba.
Movidos pelo grande orgulho de mais uma conquista, convidamos a todos para conhecer nosso novo escritório, situado a Rua Márcio Santos Flores, nº 101, Wanel Ville I.
.: AMAS:.

Crianças, adolescentes e até mesmo adultos, portadores da Síndrome do Autismo são atendidos pela AMAS (Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba), única entidade especializada em assistência educacional e terapêutica na região.
Incluir o autista na sociedade, é o principal objetivo da associação que assiste 43 portadores da síndrome, com idades que variam de 4 a 33 anos. Além dos autistas matriculados, a AMAS presta ainda atendimento clínico, uma vez por semana, para pessoas portadoras do autismo.
Conforme explica o presidente da associação, Celso Leuzinger Humaytá, uma outra finalidade da AMAS, fundada há doze anos, é divulgar o autismo, levando as características da doença ao conhecimento da sociedade. “Ás vezes a pessoa pode ter uma criança autista e não saber, por não conhecer os sintomas da síndrome”, informa.

Atividades desenvolvidas

Através de atividades terapêuticas e pedagógicas a AMAS procura resgatar o autista do estágio interior, colocando-o no mundo exterior. De acordo com Celso, além do atendimento educacional e médico, são proporcionadas atividades lúdicas, passeios, artesanato, horta, e atividades cotidianas básicas, “a fim de que eles possam atingir certa independência”, conta. Os trabalhos são desenvolvidos pelos alunos, divididos em grupos de adolescentes e crianças, em salas de alfabetização, estimulação, socialização, e oficina. Uma equipe formada por 45 funcionários, entre eles médicos, terapeutas ocupacionais, professores e monitores, acompanham o desenvolvimento dos autistas, atendidos em horário integral.

O que é o Autismo

O autismo é um transtorno do desenvolvimento, sendo o mais grave distúrbio da comunicação humana. Os sintomas são variáveis podendo se manifestar de diferentes formas.

Construção de uma nova sede

Para aumentar a capacidade de atendimento, a AMAS iniciou no último mês de junho, a construção de uma nova sede, no Wanel Ville. Como a associação conta com uma lista de espera de mais de 50 autistas, a nova sede será destinada aos jovens. Já nas instalações atuais funcionará a alfabetização para as crianças.
As obras, segundo ele, estão dividas em quatro fases, sendo que a primeira terá 300 metros2, reunindo 4 salas de aula, 2 vestiários, 2 banheiros, e uma oficina. Na quarta fase o prédio passará a englobar consultórios terapêuticos, refeitório, piscina, e ainda residências para os assistidos, totalizando 800m2. De acordo com ele, a AMAS pretende concluir todas as fases em aproximadamente quatro anos.

Eventos e Doações
O trabalho da associação é desenvolvido por meio de recursos próprios, obtidos através de doações, sócios contribuintes, realização de eventos, além de uma verba mensal repassada pela Secretaria Municipal da Cidadania. “Fazemos questão de agradecer o espírito solidário daqueles que nos ajudam,”diz Celso. Os interessados em realizar doações, inclusive de material de construção, ou agendar uma visita poderão entrar em contato pelo telefone: 3217-8074. A AMAS fina na rua Nova Odessa, 201, Jardim Vera Cruz.

.: Programação Centro esportivo:.
Uma série de atividades esportivas e recreativas é oferecida, gratuitamente, pelo Centro Esportivo Padre Pieroni. Direcionados para pessoas de várias idades, inclusive para a 3ª idade, os exercícios contam com professores especializados.
Para participar basta dirigir ao centro, e se cadastrar (fazer carteirinha), levando RG, uma foto 3x4 e comprovante de residência. O Centro Esportivo fica na Avenida Américo Figueiredo, 1.200. Participe!

A programação é a seguinte:

Vôlei – Profº Renato
Segunda-feira das 16 às 18hs (Saque Futuro)
Terça-feira das 15 às 18 hs
Quarta-feira das 14 às 16hs (Saque Futuro)
Quinta-feira das 15 às 18 hs
Sexta-feira das 16:30 às 18hs
Jiu – Jitsu – Profº Beto
Terça-feira das 14 às 16hs
Quinta-feira das 14 às 16hs
Futsal Comunitário – Profº Beto
Quarta-feira das 18 às 20hs
Sexta-feira das 18 às 20hs
Yoga – Profª Maria Luisa
Terça e quinta das 17:40 às 18:40hs
Ballet – Profª Beatriz
Sexta-feira das 16:15 às 19:50hs
Sábado das 08 às 11hs

Judô – Profº Toninho
Quarta e sexta das 08 às 11hs e das 14 às 16hs
Grupo de 3ª Idade
(55 anos em diante – masc./ fem.) – Profº Cláudio
Vôlei Adaptado 3º idade
Terça, quarta, quinta e sexta das 09 às 12hs
Outras Atividades
Truco, dama, dominó, buraco, atletismo, bocha, natação, dança de salão e coreografia.
Futsal – Profº Cláudio
Terça e quinta das 16 às 18hs – surdos/ mudos.
Das 18 às 19hs – sub – 17 masculino
Das 19 às 20hs – feminino acima de 17 anos
Aulas de ginástica – Profª Iara
Terça-feira – 7:30 às 8hs – Alongamento
08:10 às 9hs – Localizada
Quarta- feira – 7 ás 7:30 hs – Alongamento
7:30 às 8hs – Alongamento
08 às 09hs – Step
Quinta-feira
7:30 às 08hs – Alongamento
08 às 9hs – Oriental Mix
Sexta-feira
7:30 às 8hs - Alongamento
8 às 9hs – Localizada
Ginástica – tarde
Terça e sexta das 15:30 às 16:30hs

.: SAB Jardim Simus :.

Projeto prevê junção das alamedas Primaveras e Miltônias para garantir maior segurança à população.

A interligação das alamedas Primavera e Miltônias, que unirá o Jardim Simus I ao II, é uma das principais reivindicações da SAB (Sociedade Amigos de Bairro).
Desenvolvido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, dentro de um programa de visita aos bairros, o projeto propõe a criação de uma passarela ou ponte de madeira para facilitar o acesso da população entre os bairros, que são separados por um córrego com alta vegetação.
Conforme explica o presidente da SAB, Célio Martins, a interligação proporcionará maior segurança as pessoas que se dirigem ao Posto de Saúde, ao Centro Esportivo e principalmente aos alunos da Escola Estadual José Reginato.”Com a junção das avenidas as pessoas não iriam precisar se deslocar até a Américo Figueiredo”, comenta. O projeto ainda inclui a urbanização da área, com a construção de um espaço de lazer, que reúne quadra de areia, playground e quiosque.
A solicitação foi entregue pelos membros da SAB ao vice-prefeito Geraldo Caiuby, no ano passado.

SAB do Simus em
constante atuação

Além do projeto de interligação, a SAB, ainda luta pelas prioridades do bairro: saneamento para uma área verde localizada nas proximidades do Centro Esportivo e asfalto em quatro trechos de ruas do bairro Cidade Jardim.
De acordo com Célio, a SAB ainda apóia as necessidades das principais entidades do bairro, como as escolas, o Conseg (Conselho Municipal de Segurança), o Posto de Saúde, a 1ª Companhia da Polícia Militar e a Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (AMAS).


Quadras de escolas

A cobertura das quadras das Escolas E.E José Reginato e E.M. Rosa Cury também foram solicitadas pela SAB. A Associação de Pais e Mestres da Rosa Cury elaborou um abaixo-assinado que foi entregue pela SAB á Prefeitura. “Conseguimos a aprovação para a conclusão das obras da quadra, que tem um total de 1.075 m2”, diz Célio.


Palestras gratuitas para a população

Mensalmente, a SAB promove palestras que abordam temas informativos de interesse à comunidade. Realizadas sempre na sede da associação, as últimas palestras estão sendo voltadas a temas políticos. “Aproveitamos as eleições e agendamos com os candidatos, a fim de que a população possa estar mais informada”, explica. No dia 24 de junho o deputado federal Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) ministrou uma palestra com o tema “A Função do Deputado”.
Já no dia 22 de agosto será a vez do deputado estadual José Antônio Caldini Crespo (PFL), e no dia 25 da deputada federal Yara Bernardi (PT).
A sede da SAB fica no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Desterro, localizada na avenida Américo Figueiredo, 844. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone 3321-1688.

.: Festa Nossa Senhora do Desterro :.


Festa de Nossa Senhora do Desterro acontecerá em semtembro

A comunidade católica de Nossa Senhora do Desterro, do Jardim Simus, realizará entre os dias 07 a 10 de setembro a Festa da Padroeira.
A programação será a seguinte: celebrações nos dias 07 (quinta-feira) e 08 (sexta-feira) às 19:00 horas, e no dia 09 (sábado) às 17:00 horas. Missa festiva no dia 10 (domingo) às 16:00 horas.
Após as celebrações e missas, haverá a tradicional quermesse.
Venha participar! As festividades serão realizadas na igreja, situada à Rua Dr. Américo Figueiredo 844 (Jardim Simus).

.: Atividades do Posto de Saúde :.

Com a finalidade de informar os adolescentes a respeito de doenças sexualmente transmissíveis, sexualidade e até mesmo gravidez na adolescência, o Posto de Saúde do Jardim Simus promoveu diversas reuniões com os jovens atendidos pela Pastoral do Menor, da Igreja Santa Maria Madalena (Ouro Fino), e com os da Pastoral da Crisma, da Igreja de Nossa Senhora do Desterro (Jardim Simus).
Apresentando o tema “Sexualidade e Afetividade,” as reuniões, realizadas nos meses de junho e julho, contaram com a participação de 120 jovens, com idades de 13 a 17 anos. Cerca de três reuniões foram promovidas no salão paroquial das igrejas, sendo ministradas pela enfermeira do posto, Dulzira Espíndola Ribeiro.
Para Dulzira o treinamento teve por objetivo instruir os jovens de modo que possam divulgar o conhecimento obtido entre os grupos de convívio.
A unidade pretende dar continuidade as reuniões, sempre abordando temas ligados ao comportamento jovem. “Vamos prosseguir o trabalho, pois, foi muito gratificante orientar os adolescentes, que o tempo todo demonstraram um grande interesse pelos temas”, finaliza.

Reforma do prédio

O prédio do Posto de Saúde do Jardim Simus foi reformado pela Seobe (Secretaria de Obras e Infra-estrutura Urbana) no último mês de junho.
Os serviços executados foram: reforma do telhado, pintura interna e externa e melhoras no consultório de ginecologia. Para Dulzira a reforma contribuiu para melhorar o bem estar dos pacientes.

.: Pastoral do Menor - Núcleo Ouro Fino :.

Proporcionar assistência, dedicação e carinho a crianças carentes, é a principal finalidade da Pastoral do Menor Núcleo Ouro Fino, que atende, no salão comunitário da igreja Sta. Maria Madalena, 86 crianças com idades de 5 a 14 anos.
Pertencentes aos bairros Wanel Ville e Jardim Ipiranga, os assistidos, separados em grupos de acordo com a faixa etária (querubim de 5 a 10 anos, e molecada de 10 a 14), desenvolvem diversas atividades, além de receberem lanche. Reforço escolar, aulas de violão, capoeira, futebol, bicicross, e artesanato com reciclagem, são proporcionados às crianças que freqüentam o núcleo em horário oposto ao escolar. “Nosso objetivo é oferecer atrativos para que as crianças não permaneçam nas ruas”, comenta a coordenadora do núcleo, Ivone Siqueira de Oliveira.

Ela explica que, além do atendimento proporcionado diariamente na sede, a pastoral ainda realiza um trabalho de assistência, inclusive com encaminhamento para a área de saúde. “Caso precisem de tratamento médico, as crianças são encaminhadas ao Posto de Saúde do Simus, pois, mantemos uma parceria com a unidade”, diz.
A Pastoral do Menor conta com um total de 8 núcleos, situados em bairros periféricos de Sorocaba.

Trabalho voluntário e doações

O núcleo do Ouro Fino, assim como os demais, é mantido através de doações, além de receber auxílio da Prefeitura. Segundo Ivone, o núcleo conta com uma lista de espera de crianças que precisam ser atendidas, mas para que o trabalho possa ser ampliado a entidade necessita de um número maior de doações e voluntários.
Um exemplo de voluntariado é realizado pelo dentista, Dr. Edílson Valente Jorge, que atende no próprio consultório, situado no Jardim Simus, as 86 crianças do núcleo Ouro Fino. Ivone faz questão de agradecer todos que contribuem com o trabalho voluntário e com as doações, como é o caso dos proprietários da Padaria Itavuvu, entre outros. “São pessoas como estas, que dão esperança e motivação para o nosso trabalho”, diz.
Os interessados em doar roupas, alimentos ou trabalho voluntário, poderão entrar em contato pelo telefone 9104-3061 ou comparecer ao núcleo no salão comunitário da Igreja Santa Maria Madalena, que fica na rua José Stilitano, 622, Ouro Fino.

.: 2ª Feira do Jovem :.

A Secretaria Municipal da Juventude promoverá, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, a 2ª Feira do Jovem. Realizado no Esplanada Shopping, no horário das 10:00 ás 22:00 hs, o evento trará um painel das ações voltadas aos jovens, reunindo oito entidades sociais – Projeto Pérola, Lua Nova, Integra, Doce Lar, Santa Rita, Associação Sorocabana de Amparo aos Cegos (Asac), Vale da Benção e Grasa.
No ano passado, em sua primeira realização, a Feira do Jovem, desenvolvendo uma variada e dinâmica programação cultural e artística, contou com o apoio do Jornal Bairro em Foco, e a participação da animada Academia World Fitness, do Jardim Simus.
Foi desenvolvida uma série de atividades, como teatros, esportes, música, dança, rodas de conversas envolvendo temas atuais, e oficinas que abrangeram artesanato, biscuit, mosaico, customização (personificação de roupas), estética corporal, grafitagem, skate e hip-hop.

.: Unidade Pré-Hospitalar :.
A construção de uma unidade pré-hospitalar, e de um pronto atendimento, na Zona Oeste, faz parte dos projetos da Secretaria Municipal de Saúde. A informação foi dada pelo secretário da saúde Milton Ribeiro Palma, em entrevista concedida ao Jornal Bairro em Foco.

O local e a data para a construção da unidade pré-hospitalar ainda não estão definidos. A escolha da área a ser construída, segundo ele, exige estudos detalhados, já que envolve questões como, processo de desapropriação de terrenos, e viabilidade do local.

Uma região próxima a av. Dr. Armando Pannunzio está sendo analisada pela secretaria devido à facilidade de acesso que oferece. “Caso esse local seja inviável, outro ponto indicado seria nas proximidades da av. General Carneiro”, conta o secretário.

Quanto aos serviços prestados a unidade pretende fornecer assistência até que o paciente apresente um quadro clínico estabilizado.


.: Terminal de Transferência :.
Um terminal de ônibus destinado a transferência de passageiros entre os bairros da Zona Oeste poderá ser construído dentro dos próximos dois anos. Segundo o presidente da URBES (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social), Renato Gianolla, estudos para analisar a viabilidade de locais já estão sendo executados. Uma das áreas indicadas é um terreno situado entre as avenidas Américo Figueiredo e Elias Maluf.


Nova linha de ônibus

A possibilidade de implantação de uma nova linha de ônibus, que percorrerá a General Osório ligando a Zona Oeste ao centro da cidade, também faz parte dos projetos da Urbes. “Este trajeto por ser mais rápido iria beneficiar os usuários em questão de tempo”, comenta ele.
Como a criação de uma nova linha proporciona custos e exige certa demanda, a Urbes vem realizando estudos técnicos e financeiros.
A possível criação da linha, de acordo com Gianolla, não iria causar alterações no itinerário da linha Ouro Fino, já que a construção de uma unidade pré-hospitalar, próxima a avenida General Carneiro, prevista ainda no governo do prefeito Vitor Lippi, proporcionaria um considerável aumento de usuários.
Uma linha responsável pela ligação entre a Zona Oeste e a Norte também está incluída nos estudos, já que parte da população se desloca entre as regiões, principalmente a trabalho.

.: Alcoólicos Anônimos :.
A.A. oferece ajuda - Aberta aos interessados, as reuniões ocorrem às quartas, sextas e sábados, sempre às 20:00 hs. Há ainda um plantão realizado às quartas e sextas, das 14:00 às 17:00hs, a fim de atender “aqueles que ainda não se sentem à vontade em participar das reuniões, principalmente as mulheres”. O A.A. do Central Parque fica na rua Luiz Fernando de Carvalho, nº 381, esquina com a Rua Giusepina Gagliero.
Apoio aos familiares - A entidade também auxilia os familiares de dependentes através do grupo Al Anon. Nas reuniões os familiares aprendem a adotar um comportamento adequado, a fim de melhorar a convivência com o dependente. As reuniões do Al Anon acontecem às segundas-feiras, sempre às 20:00hs, no salão da Igreja de Santa Rita, na rua Bartolomeu de Gusmão, 333, Vila Santana. E às quintas-feiras, às 14:00hs, na rua Nogueira Martins, 557, sala 3, Centro.
.: Festa da Padroeira Rainha da Paz :.
A comunidade de N. Sra Rainha da Paz, do J. Mesquita, promoverá entre os dias 12 e 22 de agosto, festividades em louvor a santa.
Um leilão de assados e doces dará início ao evento. Já nos dias 13, 19 e 20, após as missas, haverá barracas de comes e bebes, pesca, bola na lata, e argola, entre outras. Também serão sorteados, 1 DVD, 1 micro system e uma bicicleta.
Confira a programação religiosa:
Dia 15 - 19:45 hs: Bênção da Água
Dia 16 -19:45 hs: Bênção das Carteiras de Trabalho
Dia 17 -19:45 hs: Bênção do Sal
Dia 18 -19:45 hs: Bênção das Fotos das Famílias.
Dia 19 -18:00 hs: Bênção do Terço
Dia 20 -18:00 hs: Bênção das Velas. Às 10:00 hs: Missa campal, procissão com a imagem da padroeira e bênção dos motociclistas (solene Consagração dos motociclistas a Nossa Senhora Rainha da Paz).
Dia 21 -19:45 hs: Bênção dos Pães
Dia 22 -07:00 hs: Missa da Manhã . Às 16:00 hs: Missa dos Enfermos e Idosos com Benção das Rosas. Às 19:45 hs: Missa da Padroeira e Bênção das Rosas.
A igreja fica na rua Luiz Gonzaga do Nascimento Jr., 100, Júlio de Mesquita Filho.
.: Crianças Comsumistas :.
O que fazer quando o pequeno bate o pé e esperneia como o maior dos injustiçados, no momento em que sua vontade não se materializa ? E o que é pior: esse comportamento não se restringe ao Natal ou aniversário. Ele é repetido todos os meses, semanas, ou todos os dias. E a satisfação parece nunca surgir nos olhos da criança, que depois de algumas horas se enjoa da nova aquisição.

Pais culpados
O fato é que o vírus do consumismo vem atacando vítimas cada vez mais jovens. Mas, não é só o filho que deve ser culpado por esse comportamento. Muito dessa atitude de tudo querer vem dos próprios pais, que a alimentam, com presentes diários, sem que tenham o objetivo de comemorar uma data especial, como aniversário, Natal, Dia das Crianças.
“Hoje, a geração de crianças tem pais consumistas, que compensam a dificuldade de conviver com os filhos presenteando-os com as mais diversas bugigangas. A partir daí, cria-se uma educação complicada, em que tudo o que vale é somente material”, alerta o psicoterapeuta Içami Tiba.
A pior conseqüência desse tipo de comportamento é o conceito errado de felicidade que ele embute. A criança torna-se propensa a ser um adulto que nunca está satisfeito com o que tem e vive sofrendo pelo que não possui.
Que atitudes tomar?
Bastam algumas atitudes paternas para que o ciclo vicioso de consumismo- culpa-presentes-indiferença se rompa de vez:

· Os pais não devem se punir pela escassez de tempo na companhia dos filhos.
· Ao invés de trazer presentes, para compensar o tempo em que ficam ausentes, os pais devem dialogar, e até mesmo participar das brincadeiras dos filhos. (Não tem tempo? Deixe de lado o capítulo da novela. A atenção e o tempo que você dedica a eles valem pelo resto de suas vidas).
· O maior amor do mundo, de acordo com a psicanalista Ana Olmos, é saber dizer “não” ao filho.
· Fazer a criança entender que o brinquedo que ela quer, não será comprado, pois, não é preciso ou não há condições financeiras. Deixar bem claro que não é ela quem decide o que ou quando comprar.
· A criança tem que aprender a lidar com a frustração, a controlar o seu desejo, para não sofrer mais tarde. “Os pais tem que deixar o filho descobrir uma outra maneira de viver, a qual o fará bem mais feliz”, diz Ana Olmos.

Fonte: www.integrareeditora.com.br
 

.: voltar :.