.: Matérias - Jardim Simus 7 :.

.: Editorial :.

    No início do nosso trabalho, em julho de 2004, a iniciativa de lançarmos um guia comercial, junto aos bairros da região do Jardim Simus, para divulgação das empresas e prestadores de serviços foi muito bem aceita pelos empresários e moradores.
    Para os empresários, que passaram a contar com um veículo de divulgação de baixo investimento e com distribuição gratuita dirigida, foi uma grande oportunidade de publicidade. Como nos dias de hoje, devido à correria do dia a dia, os moradores, muitas vezes não conhecem o comércio do bairro onde moram, é importante divulgar empresas novas e também as mais antigas.
    Com o passar do tempo, e com a experiência e conhecimento adquiridos, estamos, a partir desta edição mudando o formato de nosso trabalho. Agora a publicação passa a ser também jornalística, recebendo o nome Jornal Bairro em Foco Jardim Simus & Cia.
    A distribuição continuará a ser realizada de porta à porta em todas as casas, comércios, apartamentos e construções, de todo Jardim Simus, Cidade Jardim, Jardim Americano Ouro Fino e Parque Manchester.
    Nossas páginas, a partir deste mês vão apresentar informações de utilidade pública, divulgação de eventos, obras e melhorias que serão realizadas pelos órgãos públicos, etc.
    Teremos também espaços cedidos para divulgar as atividades de escolas, igrejas e associações dos bairros de nossa abrangência.
    Temos o orgulho de sermos também um importante canal de comunicação com as autoridades. Assim queixas e sugestões a nós enviadas, serão encaminhadas aos órgãos competentes.
    Esperamos que esta edição seja bem aceita como a primeira, e contamos com a participação de todos no sentido de podermos colaborar para as melhorias esperadas.

O editor

.: O Dia das Mães é a mais antiga das comemorações  :.

    Festejado sempre no segundo domingo de maio, o Dia das mães é a data comemorativa mais antiga do calendário. As festividades surgiram na Grécia antiga, sempre na entrada da primavera, em honra à deusa Rhea, a mãe dos deuses.
    Já o próximo registro que se tem notícia é datado do século XVII, na Inglaterra. O quarto domingo da Quaresma era dedicado às mães das operárias inglesas. Além do direito à folga no trabalho para celebrar a data em casa, as festividades deram origem ao “mothering cake”, um bolo específico para homenagear as mamães.
    Mas, a campanha para se instituir o dia das mães teve início nos Estados Unidos em 1905, através dos esforços de Anna Jarvis, filha de pastores. Após três anos consecutivos de luta a data foi adotada oficialmente, em 1914. Posteriormente, o dia foi adotado em mais de quarenta países.

No Brasil

No Brasil o dia das mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio 1918, mas apenas em 1932 a data foi oficializada, pelo então presidente Getúlio Vargas.

.: Gesto solidário contra pichações :.

    Com a finalidade de evitar as pichações nos muros que cercam o Condomínio Saatore Village, no bairro Jardim Americano, o empreendimento propôs uma alternativa inteligente: a doação de uma cesta básica, a uma creche ou entidade carente, a cada mês que o muro permanece limpo.
    O aviso aos pichadores foi colocado a cerca de seis meses, em uma placa em frente à entrada do condomínio. Desde então, o muro não foi alvo de pichações.
A alternativa, um bom exemplo de conscientização e solidariedade, procura reduzir a ação de pichadores, que cada vez mais invadem o cenário urbano.

.: Quer se divertir um pouco? :.

    O Jornal Bairro em Foco captou em diversos bairros da cidade placas muito engraçadas.
Talvez os autores dessas placas, meio desligados, não tenham tido muita atenção quando foram escrevê-las, cometendo certas gafes.

.: Centro Esportivo do Jardim Simus: um oásis na zona oeste. :.

    Localizado na Avenida Américo Figueiredo, o Centro Esportivo Padre Pieroni, é uma ótima opção para a prática das mais variadas atividades esportivas, além de momentos de lazer e descontração, já que oferece muito verde e até mesmo um play ground. Para quem não tem tempo durante a semana, o centro esportivo pode ser uma boa alternativa: cerca de mil pessoas chegam a freqüentar o local nos finais da semana.
    Com aproximadamente cinco mil metros quadrados, o local reúne um campo de futebol, uma quadra coberta (futsal, handebol e vôlei), um ginásio de esportes coberto (vôlei e basquete), uma sala multi-uso (ginástica e aulas comunitárias) e ainda duas canchas de bocha. Uma pista de caminhada com 360 metros, rodeada por diversas árvores também completa o centro esportivo.

Atividades desenvolvidas

    Diversas atividades físicas direcionadas á pessoas de várias idades são promovidas no centro esportivo durante a semana. Para crianças acontecem aulas de jiu jitsu, judô e balé. Já futsal feminino e masculino, futebol, e vôlei podem ser praticados por jovens e adultos. A terceira idade conta com aulas de ginásticas e uma equipe que representa Sorocaba nos Jogos dos Idosos (regionais, abertos e estaduais). Aulas de yoga também são realizadas no local.
    As atividades ainda são ministradas por professores que dão a orientação necessária para que os novos participantes possam se inserir nas aulas desenvolvidas.
    Para participar os interessados podem comparecer ao centro esportivo e se cadastrar (fazer a carteirinha) levando 2 fotos 3x4, comprovante de residência e documento de identidade).

.: Um bom presente requer criatividade :.

    Dia das Mães, aniversário, natal ...muitas dessas datas podem representar dor de cabeça para pessoas que, por um motivo ou outro, encontram dificuldades para escolher o presente certo para quem quer agradar.
    Porém, comprar um presente diferente pode ser divertido quando a pessoa tem disposição para encontrar algo interessante.
    Conhecer a personalidade de quem vai receber aquele belo pacote embrulhado com capricho, seus gostos, suas peculiaridades, é indispensável. Visite locais diferentes, ou lojas onde os vendedores prestam assessoria à você, como alternativa às convencionais.
    Outra possibilidade é procurar novidades em casas de antiguidades, lojas de produtos exotéricos ou as que trabalham com linhas exclusivas.
    Durante as viagens, evite as lojas específicas para turistas, procure lojas típicas ou bem conceituadas do lugar.
    Quando achar algum artigo diferente, que pareça ter tudo a ver com a personalidade de alguém que você pretenda um dia presentear, compre-o imediatamente. Essa preciosidade pode ficar guardada, esperando aquela data especial.
    Há presentes que podem ser dados em forma de serviços, e agradar muito a pessoa que o receba: uma passagem de avião para o local que a pessoa deseja conhecer, diárias de fim de semana em hotel ou pousada, uma massagem anti-stress, um tratamento de beleza ou um ingresso para uma peça de teatro.
    Tudo depende da pessoa, da amizade ou tipo de relacionamento em questão.

.: Coleta Seletiva - Participe você também! :.

    Proporcionar melhora na qualidade de vida urbana, diminuir o volume de lixo depositado no aterro sanitário, além de preservar o meio ambiente e aumentar a renda dos catadores, são os principais benefícios gerados pela coleta seletiva.
    A coleta é realizada em diversos pontos de Sorocaba, e envolve o trabalho dos catadores da Coreso (Cooperativa de Reciclagem Sorocaba).
    Constituída atualmente por 125 catadores a Coreso, tem na cidade 7 núcleos que arrecadam cerca de 185 toneladas por mês de material para reciclagem.

Núcleo Júlio de Mesquita

    Formado por 30 catadores o núcleo do Júlio de Mesquita, recolhe materiais do próprio bairro, do Wanel Ville e ainda do Jardim Simus, que conta com uma coleta realizada com o auxílio de um caminhão.
    De acordo com a presidente da CEADEC, Rita de Cássia Gonçalves Viana, o núcleo do Júlio surgiu em 2003, devido à necessidade de um local específico para abrigar o grande volume de material arrecadado na região.

Como funciona a Coleta

    O início da coleta acontece nas próprias residências com a separação do material reciclável: papéis, plásticos, vidros e metais. Em dias específicos os catadores recolhem nas casas participantes o material, que é levado aos núcleos. Finalmente, os produtos são encaminhados ao núcleo central, no Parque Vitória Régia, para ser feita a comercialização.

Saiba como participar

    Para participar basta ligar para 3222-0888, e falar com Elaine. O núcleo do Júlio de Mesquita fica na rua Alberto R. Geraldes nº 5, antiga rua 20, Júlio de Mesquita.

.: A dor não é Vilã :.

    Quem nunca sentiu dor na vida, que atire a primeira pedra. Impossível não é? Todo mundo já teve, mas ninguém gosta da dor. No entanto, ela é uma das sensações mais úteis ao ser humano. Imagine se você não sentisse dor ao encostar a mão na grelha do fogão. Seria um desastre.
    Apesar do desconforto, a dor é um mecanismo de defesa muito útil. Além de informar a ocorrência de um problema, ainda avisa que a cura está a caminho quando cessa.
    A dor de dente começa devagar e aumenta na medida em que a gravidade da causa piora.
    Geralmente, a dor de dente relaciona-se a processos de cárie ou retrações da gengiva, que tornam os dentes sensíveis às variações de temperatura.
    Se a dor não for levada em consideração e o tratamento da causa não acontecer, ela poderá aumentar tanto que se tornará insuportável. Nesta altura dos acontecimentos, a cura exigirá um tratamento radical, de canal ou extração.

Fonte: Jornal Extra Cárie - CNI - SESI.
Cedida por Dr Paulo R. Soares Filho, do Núcleo de Saúde.
 

.: Posto de Saúde do Jardim Simus iniciará trabalho de acolhimento :.

    O Posto de Saúde do Jardim Simus, dará inicio no mês de maio aos serviços de acolhimento. Com a finalidade de ouvir todas as pessoas que se dirigirem a unidade de saúde, os serviços de acolhimento serão realizados por uma enfermeira em uma sala específica. Após avaliação, caso o paciente não apresente um quadro de urgência, as consultas serão então agendadas.
    De acordo com a coordenadora do Posto Dr.ª Carmen Lúcia Luchetta Reginatto, inicialmente o acolhimento será voltado á clínica geral e posteriormente atenderá ginecologia e pediatria.
    Os profissionais da unidade, segundo ela, trabalharão em conjunto com a finalidade de que toda a unidade seja acolhedora. “Médicos, enfermeiras e também a farmácia vão se integrar para que todos possam ser atendidos”, explica.
    O acolhimento funcionará durante o horário de expediente da unidade. A coordenadora ainda informa que os profissionais do posto pedem a colaboração dos pacientes, devido à fase de adaptação do novo trabalho.

Curso de Nutrição

    Um curso de nutrição também estará acontecendo no final de maio na unidade. Para participar, os interessados deverão agendar uma consulta no posto.
    A seleção será realizada pelos médicos de acordo com o quadro clínico dos pacientes. O curso, que oferecerá 30 vagas, faz parte do projeto vida saudável.

Hipertensão e Diabete

    O Posto de Saúde do Simus informa que mantém consultas médicas e atendimento na área de enfermagem para pacientes com hipertensão e diabete.
    “Estamos alertando a comunidade que é importante verificar o estado de saúde, inclusive aquelas pessoas que estão com consulta atrasada,” finaliza a coordenadora.

.: Dança de salão :.

    Difundida na década de 80, através de programas de auditórios e novelas, a dança de salão vem ganhando cada vez mais adeptos, inclusive de diversas idades. Invadindo também as academias de ginástica, a dança é uma forma de terapia que deixou de ser praticada apenas por pessoas que durante a juventude participavam dos bailes orquestrados. Atualmente, grupos mais jovens praticam a dança, que é uma das formas mais tradicionais de se dançar.
    A dança de salão que, como a moda antiga é executada por casais, é composta no seu formato original reunindo vários ritmos, entre eles: bolero, soltinho, samba, samba rock, country, e forró.

.: Conheça a atuação da Sociedade de Amigos de Bairro do Jardim Simus :.

    Fundada em julho de 2002, a Sociedade de Amigos de Bairro do Jardim Simus desenvolve um trabalho voltado em atender as necessidades e reivindicações da comunidade.
Segundo o presidente, Célio Martins, a SAB obteve várias conquistas durante a intensa atuação, como benefícios no trânsito (sinalização, mudança de semáforos, operação tapa-buracos), limpeza de áreas públicas e até mesmo funcionários para realizarem a segurança do Centro Esportivo.
    O trabalho da SAB, de acordo com Martins, consiste em apoiar as necessidades das principais entidades do bairro, inclusive as escolas, o Posto de Saúde, o Conseg (Conselho Municipal de Segurança) e a 1ª Companhia da Polícia Militar, a Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba, entre outras.
    A Sociedade de Amigos de Bairro do Jardim Simus é formada pela seguinte diretoria: Célio Martins – presidente, Cleonice de Jesus S. Vieira – vice-presidente, Ivete de Fátima A. Roma – 1ª secretária, Bernadete Aparecida Silva – 2ª secretária, William Otávio D’Amaro – 1º tesoureiro, Pedro L. Aires – 2º tesoureiro.
Principais Prioridades

    Entre as diversas atividades promovidas pela SAB, as de maior destaque são as prioridades do bairro: saneamento para uma área localizada próximo ao centro esportivo, asfalto em quatro trechos de ruas do bairro Cidade Jardim, e um projeto que visa a ligação das alamedas Primavera e Miltônias.
    “Estamos na luta para que nossos objetivos sejam alcançados, unindo os esforços de toda a comunidade local”, comenta o presidente.

Palestras de interesse à comunidade

    Palestras envolvendo temas de interesse à comunidade são promovidas mensalmente. As palestras dos meses anteriores abordaram assuntos como saúde no trabalho, legislação previdenciária. Já a palestra do mês de abril foi ministrada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, oferecendo inclusive orientação à população sobre construções.
    A SAB realiza reuniões toda última sexta-feira do mês às 19:30 horas no salão comunitário da Igreja Nossa Senhora do Desterro, que fica na Av. Dr. Américo Figueiredo, nº 844.
Participe: 3321-1688.

.: Um pouco mais sobre o Jequitibar :.

    Reinaugurado em dezembro de 2005, com uma nova proposta, o Jequitibar é hoje um ponto de encontro para um bom bate-papo no final da tarde, e um local onde se pode apreciar uma boa música ao vivo, que começa às 20:00.
    Dançar, conhecer pessoas, ver e ser visto, em um ambiente familiar. Com três ambientes: área verde, bar e salão, o Jequitibar, além de oferecer estrutura completa para festas e confraternizações, também é um local onde se pode apreciar monólogos, exposições de quadros e artesanato, peças teatrais, eventos de natureza cultural, beneficentes, etc. Para agendar é só entrar em contato com Sônia ou Deivid.
    Agora no outono e inverno, além de lanches e porções, a gastronomia será voltada a sopas, caldos, massas, etc, sem deixar de oferecer um bom vinho.
    O Jequitibar fica na Alameda das Papoulas nº 565, no Jardim Simus, e o telefone é 3217.7851.

.: Você conhece a Linha Telefônica Livre, da Embratel? :.

    Livre, o Telefone Fixo da Embratel, é uma linha convencional fixa, onde você não paga assinatura mensal, nem taxa de instalação, e utiliza seu aparelho com tecnologia de telefonia móvel, faz e recebe ligações locais, interurbanas, internacionais e celular, em toda cidade de Sorocaba*, e com aparelhos mais práticos e mais inteligentes que os aparelhos telefônicos sem fio.
    Outra vantagem do Livre, é o fato de que, quem está ligando para você, mesmo que você esteja fora de sua residência,(dentro da cidade de Sorocaba) paga tarifa de fixo para fixo, o que torna mais acessível o contato telefônico.

Existem duas modalidades de linhas:

    Livre Pré-Pago, onde o usuário compromete-se a carregar a partir de R$ 21,00 mensais, em créditos na sua linha telefônica, o custo por minuto é de R$ 0,1331, para ligações para telefone fixo, e os créditos não utilizados no mês são cumulativos.

    Contando ainda com:Identificador de Chamadas, Chamada em Espera e Secretária Eletrônica.

    Livre Pós Pago, onde o custo por minuto é de R$ 0,1149, e o usuário tem a opção de ganhar:

    Siga-me – que permite você programar seu aparelho para transferir ligações para outro número. (débito automático)

    Conferência a três - permite que três pessoas conversem simultaneamente. (débito automático)

    Além de: Identificador de Chamadas, Chamada em Espera e Secretária Eletrônica.

    Recentemente, foi instalada pela Embratel, mais uma torre de retransmissão de sinais na Avenida Américo de Carvalho, zona oeste de Sorocaba, o que proporciona à região do Jardim Simus um aumento significativo na cobertura dos serviços de telefonia.

    Representante Autorizado:

Seqüência Telecom - Av. General Osório nº 1.201, fones 2101-6011 e 3012-9937
Foto J J - Av. Dr. Américo Figueiredo nº 1.051 – Jd. Simus – Fones 3012-9938 3222-3802.
Rua Miranda Azevedo nº 356
Rua 7 de Setembro nº 167 – Box 3 e 4

*Consulte área de cobertura