.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 19 :.
 
.: Editorial :.

Bairro em Foco completa 5 anos de história

Em 2004, ao procurar um terreno à venda no Wanel Ville, Marcos Tadeu Stachewski notou que alguns moradores deste bairro desconheciam a grande quantidade e variedade de estabelecimentos comerciais existentes, sem contar aqueles que estavam em construção. Com essa idéia, Stachewski resolveu criar um informativo que ajudasse as pessoas a saber mais sobre o lugar onde vivem. No mês de março daquele ano saiu o primeiro número do Bairro em Foco, a princípio apenas para o Wanel Ville e proximidades.
Naquela primeira edição, foram distribuídos porta-a-porta, três mil exemplares. Na segunda, Stachewski já notou a necessidade de aumentar a tiragem para quatro mil. Hoje, além do Wanel Ville e adjacências, outros quatro informativos são produzidos em periodicidade bimestral: Central Parque e Cia., Júlio de Mesquita e Cia., Jardim São Paulo e Cia. e Jardim Simus e Cia. A cada quinze dias, um deles é lançado, formando assim um rodízio para atender a 27 bairros da zona oeste, com tiragem total de 37 mil exemplares distribuídos gratuitamente.
O jornal se dedica a divulgar as ações mais importantes em cada bairro, trabalhando em parceria com as entidades beneficentes, instituições, igrejas e também com os órgãos da prefeitura. Tudo isso na intenção de informar o leitor da zona oeste sobre todas as ações que diretamente vão influenciar no seu dia-a-dia. E isso se faz oferecendo a todos, novas opções de lazer, recreação e negócios, privilegiando as ações culturais e sociais dos bairros além das melhores alternativas do amplo comércio existente nesta parte da cidade.


Jota Abreu


 

.: “Cabelo e Corpo” com novas instalações e serviços :.

O ritmo acelerado do dia-a-dia faz surgir a necessidade de instantes mais tranqüilos na vida de qualquer pessoa. Com as mulheres, uma boa forma de relaxar é cuidando de si mesmas, procurando tratamentos de beleza. Mas muito além de ficar bonita, elas também querem conforto, tranqüilidade, privacidade, etc.
Pensando nisso, o Salão de Beleza “Cabelo e Corpo”, inaugurou uma nova sede no Wanel Ville, há um mês. As novas instalações ficam na mesma rua, Valmir Vitório Segura, agora no número 33.
Segundo as proprietárias Sabrina e Gilliana Chibani, o destaque do novo salão fica por conta da sala de depilação e estética que é climatizada. Muitos salões têm apenas ar condicionado para o frio. No caso do “Cabelo e Corpo”, também é possível desfrutar de ar quente. Mas quem puder visitar, vai ver que todo o ambiente do salão mudou: novos (e modernos) móveis, decoração, piso, pintura, etc. A sede também conta agora com uma agradável sala de espera, recepção e área para fumantes.
Com essas atualizações também foram contratados novos cabeleireiros, manicures, etc. Profissionais novos para ampliar e aperfeiçoar o atendimento.
A clínica de estética oferece serviços como drenagem linfática, massagem modeladora, limpeza de pele e tratamento facial e corporal em geral.
O “Cabelo e Corpo” existe há seis anos, sendo quatro deles só no Wanel Ville. “Quando viemos para cá, foi por acreditar no potencial do bairro”, afirmam as proprietárias. Para elas, a ampliação do negócio, trazendo luxo e sofisticação para as mulheres desta região, é uma prova do retorno que era esperado da localidade. E por conta desse retorno, houve o grande investimento .
Vale a pena conferir!

.: AMAS sorteia Gol 0Km :.

Já pensou comprar um Gol prata, 0km, Geração 5, quatro portas, por apenas 10 reais? Basta colaborar com a AMAS (Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba) que esta promovendo mais uma “Ação entre amigos” como forma de arrecadar fundos para a entidade. O prêmio será entregue através de um sorteio pela Loteria Federal, no dia 12 de agosto. Para participar, qualquer pessoa (amigos, colaboradores, etc.) pode entrar em contato com a instituição e depois é só torcer. O telefone para contato é 3334-4401.
A “Ação entre amigos” tem a finalidade de dar continuidade aos trabalhos oferecidos pela AMAS, como tratamentos médicos, dentários, entre outros. Como todos esses profissionais e equipe técnica geram um custo para a instituição, periodicamente estas ações se fazem necessárias.

.: Projeto prevê revitalização do Parque Ouro Fino :.

A prefeitura de Sorocaba tomou emprestado da CAF - Corporação Andina de Fomento, recursos da ordem de 43 milhões de dólares para implantação e ampliação do sistema viário de Sorocaba. Vários Parques da Cidade fazem parte da contrapartida dos investimentos da prefeitura na área ambiental da cidade, dentre eles o Parque das Águas, Parque Ipiranga e Parque dos Espanhóis já revitalizados.
O Parque do Ouro Fino é outro local que demanda de muitos investimentos para sua revitalização completa. O vereador Helio Godoy vem colocando nos últimos anos emendas ao orçamento municipal e já conta com 300 mil reais para revitalização da área.
Porém, segundo a prefeitura o projeto foi incorporado ao da CAF e prevê investimentos no Parque Ouro Fino, com a revitalização completa do parque.
“Fizemos visita ao local no ano passado, junto com técnicos da prefeitura e o próprio Prefeito Vitor Lippi e temos a garantia da realização das obras necessárias no Parque, com implantação de pista de caminhada e outras melhorias nos espaços públicos, principalmente para atividades físicas e de lazer, conforme projeto da Secretaria de habitação e urbanismo”, ressalta o vereador.
“Ainda sugerimos a abertura da rua Theodoro Gogola até a rua Alexandre Caldini fazendo a ligação das duas partes do bairro, melhorando a mobilidade dos moradores, junto com a revitalização da área”, conclui Helio Godoy.
Ainda segundo ele espera-se que neste ano de 2009 as obras sejam realizadas e um novo parque seja entregue à comunidade, em especial aos moradores do Bairro Ouro Fino que aguardam por melhorias no local há muitos anos.
Assessoria do Gabinete: Vereador Helio Godoy

.: Célio agradece os votos :.

Em visita à sede do jornal Bairro em Foco, o corretor de imóveis Célio Martins, também ex-presidente da SAB do Jardim Simus, agradeceu a confiança e os votos dos moradores do bairro nas últimas eleições municipais para vereador.
Segundo ele, mesmo sem ter sido eleito, e agora não mais na presidência da SAB, ainda continuará sendo um companheiro dos moradores nas reivindicações para melhorias nas proximidades. Célio, que é do DEM, ressalta que o seu partido, além de ter feito o vereador mais votado da cidade, o ex-deputado Caldini Crespo, também ganhou a Secretaria de Transportes, com o Engº Jair Sanches Molina. Por fazer parte do partido, Célio afirmou poder ser o elo de ligação do bairro e a população, pois tem contato com os poderes muncipal, estadual e federal.

.: Centro Esportivo do Jardim Simus oferece dança de salão :.

Dança como arte, beleza, esporte ou apenas passatempo. Não há quem consiga ficar sem pelo menos bater o pé quando toca uma boa música. Para quem quiser mais do que apenas isso, o Centro Esportivo do Jardim Simus está promovendo aulas de danças de salão para pessoas que já tem o costume de dançar e também para aqueles que querem começar a se divertir. Quem ministra o curso é a professora Beatriz Gonçalves Torina.
As aulas estão acontecendo sempre às terças-feiras das 9h às 10h. Tanto para aprimoramento quanto ou iniciação. Os ritmos são forró, samba, bolero, entre outros. E para participar não é necessário ir com o casal formado. Aqueles que não tem par, e quiserem freqüentar, serão encaixados em duplas durante as aulas.
Para ingressar na turma, basta chegar com certa antecedência no Centro Esportivo e falar com os professores para fazer uma aula experimental. Se o interesse for definitivo, o aluno paga uma mensalidade de dez reais. Mais informações com a Márcia, pelo telefone: 3221.4348.

.: Método Kumon: postura autodidata nos estudos :.

Descobrir e desenvolver ao máximo as capacidades, possibilitando o prazer nos estudos e a formação autodidata é a principal missão do método de estudo Kumon, criado no Japão pelo professor Toru Kumon presente em mais de 45 países.
“No Kumon, diariamente se formam pessoas autoconfiantes e disciplinadas, capazes de enfrentar desafios, e buscar os sonhos”, explica Neiva Maria Lança orientadora do Kumon Unidade Jardim Magnólia. Para isso, é aplicado o estudo individualizado, onde o aluno tem um programa específico, sendo respeitados o ritmo, a capacidade atual, e as metas. O sistema é adequado para todas as faixas etárias, pois independe da idade e da série escolar. A duração varia de acordo com o potencial do aprendiz.
O método, segundo ela, visa ainda ultrapassar os conteúdos da série escolar de forma autodidata evoluindo até o Ensino Médio. “Assim que o aluno chega ao Ensino Médio terá maior facilidade, ganhando tempo para fazer outras atividades, ler, viajar e escolher a universidade que deseja seguir”, conta. A idéia é possibilitar condições de criar pessoas capazes de resolver problemas e superar desafios, contribuindo com a comunidade global.

Cursos e material didático
Português, Matemática, Inglês e Japonês podem ser escolhidas de acordo com o interesse e dificuldades dos alunos.
Já o material didático é programado e auto-instrutivo, permitindo ao estudante aprender sozinho. O método conta com rotina de aula, onde são seguidos diversos procedimentos de estudos, de que estimulam a aprendizagem. “O aluno também desenvolve determinadas habilidades que serão úteis nos estudos e na vida, como auto-estima, concentração, disciplina e responsabilidade”, conta.
Surgimento do Kumon
O método foi criado no Japão em 1958 por Toru Kumon. Desejando que seu filho desenvolvesse ao máximo o potencial e conseguisse trilhar o próprio caminho, Toru elaborou um material didático auto-instrutivo para que o menino estudasse conforme o ritmo de aprendizagem. Hoje está presente nos cinco continentes, sendo aplicado para mais de 4 milhões de alunos. A unidade do Kumon do Jd. Magnólia fica na rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20. Telefone 3011-2546.

.: Território Jovem abre novos cursos gratuitos :.

O Território Jovem, no Jardim Ipiranga, firmou parceria com o SENAI (Servioço Nacional de Aprendizagem Industrial) está com inscrições abertas para cursos gratuitos de Metrologia e também de Leitura e Interpretação de Desenhos de Construção Civil.
Os interessados devem ter acima de 18 anos e se inscrever até o dia 28 na própria sede, na Avenida Elias Maluf, 1.080, Jardim Ipiranga. A prova seletiva será no dia 29, e as aulas começam no início de fevereiro. O curso será diariamente no período noturno.
Além de ajudar na capacitação profissional, o curso dá oportunidade para aqueles que não conseguem pagar um curso, mas querem se qualificar para ingressar no mercado profissional. Mais informações pelo telefone: 3221.3081

.: Cravo e Kanela inova com consultoria de moda :.

Uma loja de bom gosto, qualidade, requinte e elegância. A mulher que procura uma boa opção, antenada com o que tem de mais moderno em roupas femininas, pode encontrar tudo aqui mesmo na zona oeste. A loja “Cravo e Kanela”.
No Wanel Ville, a jovem empresária Juliana Domingues Loureiro de Mello, de 21 anos, apostou no alto nível para oferecer às clientes a melhor qualidade na hora de renovar ou incrementar o guarda-roupa. Segundo Juliana, o diferencial da loja está na consultoria que ela oferece para quem quer comprar roupas. Ela tem formação em Moda e está apta para recomendar a melhor alternativa para cada ocasião. “Quando a cliente está em dúvida sobre o que usar, eu me sinto à vontade para fazer uma indicação”, afirma a proprietária. Com seu conhecimento das tendências mundiais (ela procura sempre se atualizar) e o toque pessoal, Juliana vem conquistando uma clientela cada vez maior e mais exigente.
As melhores novidades para o Verão podem ser encontradas lá. Outro diferencial são os produtos da Natura, com uma recheada linha à pronta entrega. Aos interessados, basta fazer uma visita e conferir o que há de melhor em moda feminina na Rua Pedro Biffano, 53, no Wanel Ville.

.: Bairro em Foco se consolida como melhor jornal do segmento :.

Mais que informar, um veículo de comunicação tem o dever social de prestar serviço à população. Para um jornal de bairro, essa missão fica mais evidente. Por estar em um nicho menor e mais próximo ao leitor, é um canal de informação direta para os moradores, pois é distribuído porta a porta, contendo notícias sobre o bairro onde moram.
No Bairro em Foco não é diferente. Desde fevereiro de 2004, com o lançamento do Wanel Ville e Cia, o jornal busca aprimorar o seu trabalho e estar no dia-a-dia do leitor. E esse aperfeiçoamento foi reconhecido. Em dezembro, no Concurso Jornalístico e Publicitário 2008, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, o Bairro em Foco recebeu o troféu José Carlos Paschoal como o melhor jornal de bairro.
O concurso ocorre anualmente e tem o objetivo de valorizar os profissionais e incentivar o setor de comunicação da cidade, premiando os melhores trabalhos relacionados ao município e veiculados na mídia local.
Os trabalhos inscritos foram avaliados por representantes da Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), Associação das Agências de Propaganda de Sorocaba e Região, Academia Sorocabana de Letras, Câmara dos Vereadores e Prefeitura Municipal de Sorocaba.
Para o editor Marcos Tadeu Stachewski, esse reconhecimento foi uma grande vitória. “Sabia que o Bairro em Foco tinha potencial para ser o primeiro, mas custei a acreditar quando ele foi anunciado”, confessa emocionado.Hoje, além do Wanel Ville & Cia, circulam os jornais Central Parque e Cia., Júlio de Mesquita e Cia., Jardim São Paulo e Cia. e Jardim Simus e Cia.
Marcos decidiu criar o veículo de comunicação porque, ao andar pelo Wanel Ville, percebeu que havia uma lacuna que distanciava o comércio dos moradores e vice-versa. O comércio não tinha um veículo dirigido para atrair clientes, e esses buscavam o que precisavam em outros locais, pois desconheciam os produtos que as lojas, instaladas no próprio bairro, ofereciam.
De bicicleta e munido de uma prancheta para fazer anotações, Marcos começou a mapear as áreas do Wanel Ville para saber quantas residências existiam. O levantamento evidenciou a necessidade de um veículo de comunicação.
Hoje, o Bairro em Foco circula em 27 bairros da Zona Oeste da cidade de Sorocaba. São 36 mil exemplares que levam informações, dicas e presta serviço a população.

Nova equipe
A partir desta edição, o jornal conta com reforço em sua equipe editorial. Jota Abreu é o novo jornalista que comandará as notícias do Bairro em Foco.
Fabiana Yoko

.: Escola Municipal “Rosa Cury” fecha ano letivo com eventos :.

O fim do ano letivo na E.M. “Rosa Cury” no Jardim Americano teve três eventos de destaque. O primeiro deles foi em 5 de dezembro com a I Festa da Escola Cidadã, um momento de socialização entre a comunidade e a escola, concluindo um projeto da Prefeitura de Sorocaba, Instituto Paulo Freire e escolas da cidade. A escola esteve aberta a todos os munícipes para que prestigiassem os trabalhos dos alunos e participassem das atividades elaboradas, entre elas: exposições de maquetes, cartazes, desenhos, apresentações de dança, jogral, ioga, ginástica, palestras, oficinas de sabonete e pintura, entre outros.
A realização se deu graças a parcerias com os pais de alunos e associações como AMAS, Escola Saudável, Casa do Cirineu, Centro Esportivo e Clube do Vovô. Cada segmento colaborou com uma atividade diferente. Foi um dia em que toda a comunidade escolar pôde conhecer as possibilidades de cultura e educação que também existem fora da escola, nos bairros adjacentes. Para a direção da “Rosa Cury”, o importante foi perceber que a educação dos alunos não ocorre somente dentro de uma sala de aula fechada. “Eles aprendem com tudo aquilo que veem no bairro e trazem como informação para a escola, haja vista que o assunto depois será trabalhado. Assim, a educação informal, que tendo seu conhecimento aprofundado em sala, torna-se conhecimento formal, necessário à vida acadêmica do aluno”, afirma a direção.
O segundo evento ocorrido ainda no fim do ano, foi a formatura das 4ª séries do Ensino Fundamental, no Clube do Sindicato dos Funcionários Públicos, totalizando 167 formandos. Para completar o fim do ano, poucos dias depois aconteceu a formatura das 2ª etapas da Educação Infantil, na própria unidade escolar, com 102 formandos. Ambos foram momentos de realização pessoal aos alunos, e profissional aos professores, que têm o retorno do trabalho desenvolvido o ano todo.

Material Escolar Gratuito

A partir de 2009, as escolas municipais terão uniforme único, porém, será facultativo aos que já são alunos, continuar usando o uniforme antigo. Outra mudança, é que o material escolar será oferecido pela Prefeitura de Sorocaba a todos os estudantes, conforme orientação da Secretaria da Educação.Vale lembrar que o retorno às aulas será em 09/02.

.: Crise? E eu com isso? :.

Está se fazendo um estardalhaço pela crise financeira que o mundo enfrenta. Basta uma câmera apontada, microfone ligado ou um teclado de computador que alguém fala sobre o assunto. Aliás, este texto está parafraseando o título criado pela jornalista Elaine Tavares do jornal “Brasil de Fato”.
O monstro parece horripilante. E não é mesmo dos mais bonitos. Nos EUA, bancos muito fortes quebraram porque as pessoas compraram casas a preço baixo, e não conseguiram pagar. A quebra das hipotecas causou efeitos em vários lugares do mundo. Mas, para nós brasileiros, a coisa não está tão feia. Fomos inteligentes ao manter a política econômica do governo anterior, aproveitando uma maré boa e conquistamos certa estabilidade neste momento complicado. Então não tem essa de “A crise vai pegar todo mundo”, como se ouve por aí.
Algo que está trazendo insegurança são as grandes empresas que têm recebido ajuda federal para suportar o momento. Algumas delas aproveitaram para realizar demissões, se livrando de empregados-problema e diminuindo gastos. O próprio Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esbravejou e ameaçou exigir que as empresas beneficiadas dessem garantia de não cortar empregos.
Não dá para sair por aí comprando tudo, acreditando na estabilidade brasileira. Também não precisa cair na pedagogia do medo e roer as unhas por causa do fantasma. É momento de cautela, não de desespero. É momento de não fazer dívidas longas (se possível, dívida nenhuma). Até porque alguns produtos aumentaram (e muito) o preço. Enquanto isso, outros abaixaram, como os carros que tiveram redução de IPI . Mas, atenção: só vale a pena comprar carro com dinheiro para pagar à vista. Os juros continuam subindo e pegar um financiamento nesse momento é “fria”.
Está ruim mesmo para quem aposta na loteria que é o mercado de ações nas Bolsas de Valores. Mas quantos de nós investimos lá? Interessa agora pensar na maior parte da população.
Os empregados devem se dedicar e evitar confrontos para se manter. Se a empresa cair nessa de demitir, pode ser a chance de escapar do “facão”. Há até seguradoras garantindo o pagamento de despesas mensais (água, luz, etc.) daqueles que ficarem fora do mercado.
Para os empresários, o cuidado é necessário. Paulo Skaf, presidente do FIESP, sugeriu reduzir jornada de trabalho e salário em 30%. Seria um bom caminho? Os sindicalistas acreditam que o trabalhador já não consegue cumprir totalmente com seus compromissos tendo o salário completo, e que com essa diminuição, o consumo também iria cair, ninguém mais venderia, nem compraria e aí sim, a crise se instalaria de vez por aqui.
O melhor a se pensar, é que toda crise é uma oportunidade de novos negócios. Diria uma antiga frase: “Enquanto uns choram, outros vendem lenço”.

.: Luiz Pádua publica “A face oculta de Darlene” :.

O escritor sorocabano Luiz Pádua publica mais um livro. “A face oculta de Darlene – Dor e Tormento de uma alma em conflito”, sexto livro de sua autoria foi publicado pela Editora “O Clássico” e será lançado nesse mês.
A primeira parte da obra retrata a história angustiante de uma mulher, cujos maus tratos sofridos pelo marido acabam por transformá-la numa heroína e exemplo para a mulher brasileira.
Já na segunda parte, em artigos bem fundamentados, são abordados problemas de pedofilia e as conseqüências maléficas da mentira. Pádua também mostra as suas habilidades em contos bem humorados.
Para os meses de dezembro e janeiro, o livro será lançado nas cidades de Brasília e Goiânia. Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde Pádua tem seus trabalhos reconhecidos e elogiados, é uma das cidades programadas. Após essa turnê, o autor lançará sua obra em Sorocaba e nas cidades da região.

Viagem ao mundo das palavras

Luiz Pádua tem um estilo ímpar ao escrever suas obras literárias. Com linguagem simples e objetiva seus livros são agradáveis e enriquecidos pela experiência de vida do autor, que conduz o leitor ao mundo mágico das palavras.
Essas qualidades o diferem dos escritores convencionais, pois os temas por ele abordados – problemas do cotidiano – tem um toque de seriedade, sem deixar de lado a leitura leve e perceptível aos olhos do leitor.
Autor de sucessos como “Introspecção”, “Nos mistérios dos sonhos e da vida”, “Sob domínio dos desuses” e “Mentira, calúnia e fanatismo”, Luiz Pádua pretende surpreender os leitores e a crítica literária com o romance “A face oculta de Darlene”.
E para quem quiser conhecer um pouco mais dos livros, basta entrar em contato pelo telefone 3411.4080.

.: A dança: muito mais que expressão artística :.

A pedido do jornal Bairro em Foco, a bailarina Thaís Stevaux Giannoni nos traz informações sobre a importância da dança na vida de crianças e jovens:
“Para todos os estudantes, os benefícios do treinamento de Ballet Clássico, do Jazz e do Sapateado, assim como todas as outras modalidades da dança, são logo vistos:
1 - O desenvolvimento da sociabilidade, das novas amizades, da boa postura e da habilidade corporal.
2 - A disciplina física, o controle e conhecimento de seu corpo inspirando um senso de confiança física e mental, que serão estendidos para a sua escolaridade e todo campo profissional.
3 – O entendimento da relação entre a música, o ritmo e o movimento controlado, promovendo o conhecimento de outras formas de arte, associadas à dança.
4 - Criando o gosto pelas artes cênicas.
O Ballet Clássico contém três elementos interligados: Técnica, Música e Atuação. Os alunos ganham disciplina da mente, do espírito e do corpo. Permite que eles se expressem como indivíduos, artisticamente, o que pode ser passado para os outros aspectos de suas vidas. O Ballet ensina postura, muita elegância e delicadeza, além de desenvolver a musculatura e a flexibilidade.
Também para os pais, essa deve ser uma experiência muito agradável, pois eles têm a oportunidade de compartilhar com seus filhos, a conquista de seus objetivos e ver como eles crescem com confiança e maturidade.
A criança é muito ativa, gosta de correr e saltar. Através da música e da dança, o sentido do espaço, medida , observação e execução de movimentos é extremamente desenvolvido. Desta maneira, a criança encontra de uma forma bem descontraída a coordenação para a sua melhor interação com a vida. O baby-class tem a finalidade de despertar o interesse pela dança e o ritmo para a prática do ballet. O jazz ajuda o aluno a se desinibir.
O sapateado é uma arte bastante difundida no Brasil, inclusive nas grandes capitais. Além de dança e arte, ele é também um instrumento de percussão onde, com simples ou complexas batidas dos pés, executam-se sons e melodias rítmicas das mais variadas. Trabalha-se em cima de todos os ritmos musicais. É procurado pelas pessoas para distração e relaxamento, já que é uma dança que não tem limite de idade, sexo e nem exige muito esforço físico para iniciantes. As aulas de sapateado são muito descontraídas, ótimas para quem sofre de tensão.
A dança nasce da necessidade de se dizer o indizível, pois nada é mais revelador que o próprio gesto!”
O Ballet Thaís Stevaux encontra-se na Rua Vicência Leonetti, 125, Jardim São Paulo. Mais informações: 3013 7204.

.: SAB Jardim Simus terá nova diretoria :.

A Sociedade Amigos de Bairro do Jd. Simus, terá nova diretoria a partir de fevereiro. Célio Martins, deixa o cargo conforme o estatuto: 2 anos com possibilidade de uma reeleição. Ele dá lugar à Cleonice de J. S. Vieira, com a vice-presidência para Dener Dela T. Camargo.
Nos últimos quatro anos a diretoria conseguiu benfeitorias, como o Título de Utilidade Pública, com o qual, a instituição consegue maior credibilidade nas reivindicações. Com ele, a SAB colaborou com ações, como Natal Sem Fome, Campanha do Agasalho, entre outras.
Houve também o decreto da Prefeitura que transferiu a administração do salão multiuso do CE do Jd. Simus para a SAB . Hoje o local oferece cursos de Judô, Ballet, Ioga e Dança de Salão.
A entidade conseguiu colocar em prática a Lei de Perturbação de Sossego Público. Dois estabelecimentos comerciais precisaram se adaptar à Lei, depois de reclamações que a SAB recebeu. Isso foi possível graças à parceria com a Prefeitura e as polícias civil e militar.
Foram prestados serviços para as instituições públicas como escolas, unidades de saúde, associações, centro esportivo e também as instituições filantrópicas.
Célio Martins será assessor técnico na próxima gestão, e permanece à disposição dos moradores para o que for preciso. A nova presidência fazia parte da diretoria anterior e com essa experiência vai dar continuidade ao trabalho realizado. O coquetel de posse será no dia 13 de fevereiro, na Associação dos Sub-Tenentes e Sargentos localizada no bairro. A nova diretoria ficou assim: Presidente – Cleonice de Jesus S. Vieira; Vice-presidente – Dener Dela Torre Camargo; 1ª Secretária – Bernadete Ap. da Silva; 2ª Secretária - Edna Zanotti Izuí; 1ª Tesoureira – Beusa Maria da S. Joaquim; 2º Tesoureiro – Leandro S. Arnaud; Conselho Fiscal – Pedro L. Aires, Raimundo A. da Silva e Ricardo A. Breno; Suplentes do Conselho Fiscal – Luís Albino Machado, Lázaro M. R. dos Campos e João Carlos Martins; Assessor Técnico – Célio Martins.

.: Bocha de Sorocaba é orgulho para a cidade :.

Um dos esportes incentivados na cidade, com várias pistas em diversos bairros, a bocha se tornou mais que um passatempo para muitos moradores.
Há cerca de um ano e meio, a Liga Bochófila de Sorocaba mudou sua direção, e desde então, conseguiu algumas façanhas: Campeão nos Jogos Regionais, onde a bocha não ganhava há 10 anos. E nos Jogos Estaduais, outro título. O primeiro lugar não vinha há 16 anos. Das 34 modalidades de esporte de representação de Sorocaba, a bocha foi a única que conseguiu ser campeã nos Jogos Estaduais.
O atual presidente da Liga, Célio Martins, prestava alguns serviços antes de ser convidado para presidir a instituição. Foi aí que junto com os outros membros, ele conseguiu organizar os documentos pendentes na Receita Federal, Cartório de Registros, Federação Paulista e Ligas Regionais de Bocha e também com a Prefeitura de Sorocaba.
Com esse trabalho foi possível a disponibilidade para investir naquilo que realmente interessa: o esporte. Quando isso ocorreu, os resultados vieram e agora a bocha é, de novo, motivo de orgulho para os desportistas sorocabanos.

.: voltar :.