.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 18 :.
 
.: Editorial :.

O futuro de um povo está pautado em sua educação e cultura. Filósofos, sociólogos, professores defendem esta afirmação. Mas não apenas os profissionais da intelectualidade, o povo cada vez mais se junta a um coro pedindo por mais acesso à educação e cultura, de qualidade!
Pensar e decidir pelos próprios atos, é um dos pontos que nos diferenciam dos animais. A consciência do que é bom e ruim também pode definir nossas decisões. Por isso o ensino escolar, seja para a criança ou o jovem, como o conhecimento universitário, é tão importante para a formação do ser humano. É na infância que os valores de uma pessoa começam a ser formados. Os pais não estão livres desta responsabilidade, mesmo muitos deles deixando a cargo da escola. Nascemos como um papel em branco onde os adultos escrevem diretrizes sobre nossa vida, e depois, de brotada a consciência da decisão e da reflexão do pensamento, passamos a escrever nossa própria história.
Nesta edição trazemos três matérias que tratam de educação. Mostramos trabalhos feitos por uma escola estadual, municipal e particular e, fica-se claro, que todas são capazes de oferecer o que há de melhor para seus alunos, independente da classe social ou poder econômico.
A escola é feita de gente. É claro que muitas sofrem com falta de material e estrutura, há professores mal remunerados, mas a vocação à profissão de ensinar permanece intacta quando o amor pelo que se faz está firme. Criatividade, prazer, compromisso não pertencem a esta ou aquela escola, está, e deve ser assim, presente no coração do educador.
Nesta edição também abordamos sobre o ciclismo, o uso da bicicleta como transporte ecologicamente viável e saudável. É preciso que a mentalidade da população se volte para a valorização deste meio de transporte.
Temos uma grande novidade: a Rede Construmix passará a vender no atacado. Mais lojistas terão acesso a esta oportunidade de compra e os consumidores também saem ganhando. É claro que o mercado da construção civil é mais aquecido.
Vale destacar: dia 8 de novembro acontecerá a 12ª Campanha de Prevenção do Câncer de Pele, feita gratuitamente na Policlínica de Sorocaba. Leia a matéria e compareça se for preciso. E ainda na área da saúde, agora a Casa do Cidadão também emite o cartão do SUS.
Território Jovem, Pastoral do Menor, Chá Beneficente, estas e mais outras notícias você encontra em nossa edição, com uma variedade de assuntos trazendo informações pertinentes a seu alcance.
Tenha uma ótima leitura!

O editor

.: Evento discutirá sobre o Diabetes :.

Com o objetivo de discutir sobre o Diabetes e orientar os participantes com dicas para prevenir e conviver com a doença, será realizado o “Chá com Experiência”, voltado para público em geral, diabéticos ou não, e familiares. O encontro gratuito acontecerá na Loja Mundo Verde, em dois dias. Na quinta-feira, 13 de novembro, das 9 às 11h30 – 16h00 às 18h30 e 19 às 21 horas. E no sábado, 16, das 9 às 11h30.
O evento é organizado pela Dra. Maria Francisca da Silva, Nutricionista Clínica Funcional, com a colaboração de diversos profissionais, como psicólogo, dentista, educador físico. Entre os assuntos abordados estão: o que é, como se desenvolve, os tipos, sinais e sintomas do diabetes; as diferenças entre hipoglicemia e hiperglicemia e suas complicações; mitos e verdade da alimentação saudável, Diet e Light; como lidar com o emocional, qual a importância da atividade física.
Os interessados devem comparecer à Rua da Penha, 950. Informações: (15) 3217 3834 – 9107 4335 e 3411 7859.

A doença

Só no Brasil, estudos contabilizam 11 milhões de pessoas com a doença, sendo que 50% deste total desconhece que possui Diabetes e, estima-se que, em 2010, a população com Diabetes atinja a casa de 12 milhões de pessoa. No mundo este número chega a 250 milhões de pessoas. Em 2025, deve chegar a 380 milhões.


.: Bike Centro se destaca por bicicletas diferenciadas :.

Há mais de 16 anos no ramo, Enéas Ciandrini é proprietário da Bike Centro. Apaixonado pelo ciclismo, antes de abrir a loja, um sonho realizado, competia como atleta profissional, mas ainda participa de campeonatos amadores e integra a equipe de ciclismo de Sorocaba.
Ele conta que sua loja é diferenciada, pois, além de trabalhar somente com produtos de primeira linha, oferece bicicletas de acordo com o tamanho da pessoa, adulto ou criança. “Consegui na fábrica a variação dos tamanhos dos quadros. Uma bicicleta vem com tamanho padrão, pode ficar grande ou pequena para o usuário”, explica. Por isso o forte da Bike Centro também é a oficina, “a bicicleta tem que ser de qualidade, revisada e que não se torne um perigo pedalando nas ruas”.
A loja possui ainda uma variedade de acessórios. “São kits de segurança. É muito importante usar capacete e óculos, que protegem de impactos, sujeiras e insetos, as luvas para proteger as mãos numa queda. Para quem anda à noite, são importantes refletores, lanternas , faróis, pisca-pisca. A pessoa tem que estar consciente de que a segurança vem em primeiro lugar”, alerta. Porém, segundo Ciandrini, muitos ciclistas não utilizam acessórios de segurança por falta de conscientização, mas em sua loja isso não é esquecido.

O futuro do transporte

Ciclista por vocação, Enéas acredita que a bicicleta é o veículo do futuro. “Na Europa é normal andar de bicicleta, até executivos de terno e gravata a usam como meio de transporte. Além de chegar mais rápido, evita-se o congestionamento de veículos e a poluição do ar. É ecologicamente viável e faz bem à saúde, é um lazer”, comenta. Ele diz que os ciclistas ainda são discriminados pelos motoristas, “mas isso é uma questão de tempo, porque antigamente as pessoas não tinham consciência de como pedalar faz bem”.
Enéas Ciandrini elogia as ciclovias implantadas pelo poder público municipal, um desejo que já existia entre os ciclistas. Para ele, esta ação mudará a visão da população, principalmente com a disponibilidade de bicicletas para uso gratuito. O ciclista também passará a ter consciência de não andar nas calçadas. O comerciante destaca que o mercado de bicicletas em Sorocaba está bem aquecido e vê um maior crescimento. A Bike Centro tem pagamento facilitado e grande variedade de produtos. Ela está localizada na Avenida General Carneiro, 1825. Telefone: (15) 3221 5831.




.: Projeto “Dentista do Bem” será implantado em Sorocaba :.

Com o objetivo da inclusão social através de tratamento dentário gratuito, chega a Sorocaba o projeto social “Dentista do Bem”, criado em 2002 pelo paulista Fábio Bibancos e que já atendeu cerca de dez mil menores nos consultórios particulares de quatro mil dentistas, espalhados por todo o país.
O jornal Bairro em Foco conversou com o dentista Edílson Valente, responsável pela coordenação do projeto na cidade. Acompanhe a reportagem:

Bairro em Foco: Como será sua atuação ?
Edílson Valente: Vou participar como coordenador regional voluntário tendo como compromisso: ampliar o número de profissionais voluntários participantes; identificar e contatar escolas da rede pública de ensino para a realização de triagem para a seleção das crianças atendidas pelo projeto “Dentista do Bem”.
BF: Quando você passou a fazer parte do projeto e até quando ficará ?
EV: Passei a fazer parte do projeto em setembro de 2008, a convite da Dra. Tatiana Penna Cleff, ficando três dias em São Paulo para capacitação. Pretendo ficar o tempo necessário, enquanto tiver saúde para ajudar o próximo.
BF: Qual a importância do projeto ?
EV: Prestar atendimento odontológico em todas as áreas gratuitamente, para crianças entre 11 e 17 anos, que não têm acesso ao tratamento odontológico, aumentando sua auto-estima, e preparando para o mercado de trabalho. Promovendo soluções de acesso a tratamento odontológico, influenciando e mudando políticas públicas.
Nossa Missão: mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto sócio ambiental de sua atividade.
Nossos Valores: fazer pelo outro o que faríamos pelos nossos filhos; realizar com alegria, eficácia e transparência na gestão.
BF: Como será implantando em Sorocaba ?
EV: O projeto será implantado primeiramente tentando mobilizar e sensibilizar a classe odontológica a praticar voluntariamente ações solidárias,através do atendimento gratuito a crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando tratamento curativo e preventivo.Promovendo soluções de acesso a todo tipo de tratamento odontológico.
A ação será realizada em escolas da rede pública (estaduais e municipais), de comunidades carentes.
BF: Como será o processo de triagem das crianças ?
EV: A triagem será realizada nas escolas selecionadas, nas crianças e adolescentes matriculados do 5º ao 9º ano, aplicando-se o índice de hierarquia de complexidade, que gera uma classificação coletiva, dividindo as necessidades da população em categoria, de acordo com a faixa etária, complexidade e tipo de recurso humano requerido.
BF: Onde será realizado o atendimento ?
EV: O atendimento será realizado no consultório do dentista voluntário, utilizando materiais de qualidade, com procedimentos odontológicos, curativos, educativos e preventivos gratuitamente.
Quem quiser saber mais sobre o projeto é só entrar em contato pelo telefone 32219890

.: Loja Arte Nata Decor realiza bazar beneficente :.

De 27 de novembro a 13 de dezembro, a Arte Nata Decor realiza um Bazar Beneficente de Artesanatos no Ateliê Débora Martinez, localizado na rua Portugal, 41, Jardim América, sempre a partir das 20 horas. Estarão à venda, materiais em gesso, pintura, bordado, madeira, jóias, artigos de decoração, entre outros. Haverá café, lanches e doces. A renda será revertida para três entidades: Casas André Luís, Casa do Caminho e ABOS. Informações: (15) 3411 9400.

.: Mutirão de prevenção do câncer de pele na Policlínica :.

No dia 8 de novembro, a Secretaria de Saúde de Sorocaba estará realizando a 12ª Campanha de Prevenção do Câncer de Pele. O evento, que é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), acontece na Policlínica Municipal, das 8 ao meio-dia.
O já tradicional mutirão de exames clínicos é realizado com a participação de dermatologistas voluntários e é aberto a todas as pessoas que tenham alguma alteração na pele. Manchas e pintas que aumentaram de tamanho ou alteraram cor, forma ou relevo são os sinais mais característicos que precisam de uma avaliação. Caso seja necessário, haverá encaminhamento para tratamento adequado.
O coordenador da Policlínica, Oslan Teobaldo Ferreira, explica que os encaminhamentos serão para a própria rede municipal de saúde, Hospital Santa Lucinda ou Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), dependendo de cada caso. O coordenador destaca que nos últimos anos o mutirão tem sido realizado aos sábados para facilitar o acesso dos interessados. Ao chegar à Policlínica todas as pessoas receberão uma senha e enquanto aguardam a consulta assistirão palestras com a dermatologista Déborah Simmis, representante e coordenadora da campanha pela SBD.  
A Policlínica fica na avenida Senador Roberto Simonsen, n° 987, Santa Rosália.

.: Pastoral do Menor do Ouro Fino realiza passeio e muda de endereço :.

O Mês da Criança foi especial para as 120 crianças assistidas pela Pastoral do Menor do Parque Ouro Fino. Divididas em grupos, visitaram a fábrica de refrigerantes Momesso, de Sorocaba, acompanhadas pelas monitoras voluntárias.
Segundo a coordenadora da Pastoral, Ivone Siqueira, além da novidade de conhecer uma fábrica de refrigerantes, as crianças foram recebidas com um almoço preparado exclusivamente para elas.

Mudança de endereço e doação

A Pastoral do Menor está atendendo em outro local: Avenida Elias Maluf, 1206, Wanel Ville (Av. do Supermercado Santo), das 8 às 17 horas. Aceita todo tipo de doação: alimentos, roupas, utensílios domésticos, material para desenho, etc. A coordenadora da Pastoral destaca que estão precisando de uma geladeira. Toda doação pode ser feita na sede da Pastoral. Informações pelos telefones: (15) 3017 1193 e 9104 3061, com Ivone.

.: Coquetel de um ano da loja Arte Nata Decor :.

A Arte Nata Decor está em tempo de comemoração. É que a loja completou um ano de inauguração no dia 22 de setembro. Para marcar a data, os proprietários Horácio e Suzi Silveira promoveram um coquetel para convidados, aproveitando o momento para uma confraternização entre os clientes, amigos e parceiros. Na ocasião foi feito o lançamento da coleção Gira Luz – Persianas e Cortinas.
Há seis anos trabalhando com confecção, Horácio e Suzi perceberam a importância de ampliar os negócios, foi quando decidiram abrir a Arte Nata Decor, ambiente rico em detalhes e beleza, localizado no Parque Ouro Fino .
Os contagiantes proprietários receberam de portas abertas os convidados para brindarem mais uma conquista, acompanhados de champanhe e deliciosos quitutes. Satisfeitos com o sucesso da noite, Horácio e Suzi têm ótimas expectativas para 2009.
A Arte Nata Decor fica na Avenida Dr. Américo Figueiredo, 1929, Parque Ouro Fino, telefones (15) 3222 7916 e 7834-1909.
Veja alguns flashes do coquetel!


.: Centro de Educação Infantil Chave de Ouro: amor com ensino de qualidade :.

A base da educação infantil marca a vida do ser humano, num processo evolutivo primordial. É onde os primeiros passos de desenvolvimento passam a integrar a vida da criança num processo de reconhecimento do outro e de sua formação.
O Centro de Educação Infantil Chave de Ouro, propicia um ambiente onde as crianças desenvolvem com criatividade uma educação pautada no respeito, caráter, companheirismo, amor e ética.
Construída numa área de 523.24 m², foi fundada em outubro de 2002, por Takeshi Hattori. “Montei a escola como um sonho, porque acredito que temos que investir na evolução humana, formando melhores indivíduos, com o intuito de colaborar com o planeta,” afirma.

Educação

Baseada no método sócio-construtivista, a escola acredita no aprendizado na prática, no conhecimento compartilhado com oportunidades iguais de desenvolvimento para todos.
Entre algumas atividades da parte pedagógica estão a brinquedoteca; pintura no azulejo; aula de inglês; horta; sala de vídeo; parque; biblioteca; recreação; aula de música, além de judô e ballet. A escola ainda conta com uma equipe de apoio com psicólogo, fonoaudiólogo e dentista.
Na agenda do aluno consta o acompanhamento diário de cada criança, para que os pais saibam do dia-a-dia detalhadamente, com dados sobre alimentação, comportamento, banho, atividades e participação de acordo com a faixa etária.
Segundo a diretora Tatiana Isis Cordeiro, a escola atua em diversos segmentos e atualmente trabalha na disciplina de artes as obras de Tarsila do Amaral. “Discursamos sobre suas obras com paixão, para que as crianças possam ter a compreensão e reconhecer a arte, em seguida fazemos uma releitura da obra, como ‘Abaporu’, 1928, que expusemos na entrada”, conta entusiasmada.
Na horta cuidada pelos alunos, já foram plantados cenoura, tomate, grão de bico, alface, rúcula, beterraba, amendoim, e quando está pronto para ser colhido eles levam para casa um bilhete com os dizeres “eu plantei, eu cuidei, eu colhi”. O objetivo é ensinar a criança a ter paciência para todas as etapas do plantio, além do cuidado e respeito que devem ter com a planta.
A escola recebe crianças classificadas da seguinte forma: Berçário (0 a 18 meses); Mini grupo (18 meses a 2 anos); Maternal (2 a 3 anos); Jardim I (3 a 4 anos); Jardim II (4 a 5 anos); Pré (5 a 6 anos). “A Chave de Ouro é uma escola que trata a criança com muito carinho e com muita atenção. Esse é o nosso maior diferencial,” diz a diretora.

Estrutura

A escola possui diversas salas na área interna e ainda playground, tanque de areia e estacionamento na área externa. Tem todos os cuidados necessários, inclusive um cardápio desenvolvido por uma nutricionista, seguido à risca.
Estão abertas matrículas para todos os períodos. O Centro de Educação Infantil Chave de Ouro fica na avenida Elias Maluf, 864 (esquina com a rua Miguel Hidalgo), no Wanel Ville 2. Mais informações através do telefone: (15) 3217 3853. Acesse o site: www.escolachavedeouro.com.br

.: E.M. “Rosa Cury” realiza atividades na Semana da Criança :.

A Escola Municipal “Rosa Cury”, localizada no Jardim Simus, realizou diversas atividades na Semana da Criança, comemorada em outubro.
Segundo a coordenadora pedagógica, Adriana Ricardo da Mota Almeida, uma Oficina de Artes movimentou as crianças de 4 anos, da Primeira Etapa “A”, “unindo arte e prazer, reforçando os vínculos afetivos”. Elas confeccionaram máscaras, tendo o Circo como tema, fazendo pintura a dedo com guache e modelagem com massinha.“As crianças apreciaram tanto que arrisco afirmar que se divertiram mais que no dia do balão pula-pula”, contou satisfeita a professora Cleusa, responsável pela atividade.
Já as crianças da Segunda Etapa “A”, de 5 anos de idade, assistiram a uma peça de teatro apresentada pelo grupo “Jovens Construindo a Cidadania”, tendo a Educação no Trânsito como enfoque e orientador, o policial militar Passos. A partir daí, a turma da professora Lúcia tiveram a idéia de confeccionar uma maquete de massinha de modelar e deram-lhe o nome: “Modelando a cidade ideal”. “A participação e o interesse das crianças foi geral. A criatividade falou mais alto”, destaca a professora. Ela ressalta que houve a colaboração do inspetor de alunos Fernando, na orientação e elaboração das maquetes, o que enriqueceu ainda mais o trabalho. Além da massinha, as crianças utilizaram papéis, palitos, tampinhas, sucatas diversas.


.: Semana Cultural é realizada com sucesso na Escola Wilson Ramos Brandão :.

A presença dos alunos foi maciça na Semana Cultural realizada pela Escola Estadual Prof° Wilson Ramos Brandão, no Parque Ouro Fino, entre os dias 13 e 17 de outubro.
A comunidade também marcou presença com os estudantes, visitando a Feira de Ciências realizada no último dia do evento escolar.
Todo o trabalho desenvolvido nesses dias foi elaborado e organizado pela equipe escolar, com desempenho dos alunos e coordenado pelos professores Mariano e Patricia, com o apoio da direção da escola.
Também dentro da programação da Semana Cultural, alunos participaram de uma gincana, visitaram a empresa CBA em Alumínio, fizeram apresentações musicais e discutiram o tema “Felicidade” no “Café Filosófico”.

.: Programação de novembro no Território Jovem :.

O espaço Território Jovem, no Jardim Ipiranga, divulga programação para novembro:
- Curso de Fotografia, nos dias 11, 12 e 14/11, às 19 horas.
- Jogos de mesa (pebolim, tênis, xadrez gigante, damas), dias 1 e 2/11, das 13 às 18 horas.
- Balada Cultural, com grupos dança, música, DJ, 8/11, das 13 às 20 horas e no dia 22/11, com Trio Elétrico, às 19 horas.
- Cinema no Território Jovem, às 20 horas.
O local ainda oferece ginástica às segundas e quartas, 16h30, capoeira regional, sextas, 16h30; Clube do Mangá, sábados, 14 horas.
Informações e inscrições para as atividades, pelo telefone: (15) 3221 3081. O Território Jovem fica na Avenida. Elias Maluf, 1080.

.: Avicultura Divino tem o pet shop mais completo da região :.

A criatividade do mercado Pet nacional avança a cada ano. A diversidade de produtos aumenta e o público corre às lojas para comprar as últimas novidades para seus animais de estimação. A Avicultura Divino, em Sorocaba, está inserida neste contexto. Nela você não encontra apenas acessórios para aves. Entre os produtos mais vendidos, estão as rações, coleiras educativas de todos os tipos e modelos, roupas, bebedouros, escovas para pêlos e dentes, creme dental, medalhas de identificação, pegadores de resíduos, artigos e varas de pescar. A loja ainda inova e traz aos seus clientes pássaros adestrados, nas espécies Calopsita, Periquito e Agaporne.

Novidades

Dentre muitas novidades do mercado pet, uma que chama atenção é a fralda descartável, exclusiva para xixi e voltada às fêmeas e aos machos. Existem também tapetes higiênicos diversos, como o lançado pela Pipi Dolly’s, que substitui os jornais ou folhas de papel colocados na bandeja do sanitário.

Avicultura Divino: tradição em qualidade

Amarildo Benedito da Silva, da Avicultura Divino, concorda quando o assunto é qualidade. Há 12 anos com sua loja no Largo do Divino, ele destaca que oferece disk ração para atender ao freguês que utiliza este serviço, mas que gosta da venda direta no balcão. Para Amarildo, o cliente tem que conhecer sua loja, ver o que ela oferece. “A gente acompanha o mercado, sempre temos diversas novidades. O importante também é que trabalhamos com qualidade, nossas rações são armazenadas adequadamente”, conta.
Amarildo defende a presença do consumidor nas lojas porque assim ele assume o papel de fiscalizador. “Ele fica sabendo onde realmente há higiene e preocupação com o seu animal de estimação, que pode ficar doente com um produto que não seja bem armazenado”, completa. Sua loja tem banho e tosa e possui veterinário responsável.
A Avicultura fica na rua Dr. Luis Mendes de Almeida, 600, no Largo do Divino. Mais informações através do telefone: 3221 7778.

 
.: Rede Construmix passará a vender no atacado :.

A Rede Construmix amplia ainda mais sua atuação. Passará a vender no atacado, materiais para construção, sendo a única na cidade com preços sem concorrência. E vale destacar: não precisa ser associado para ter acesso a essa novidade, basta que o lojista tenha CNPJ de material de construção.
A inauguração da Construmix Center Atacado de Materiais para Construções será no dia 28 de novembro, marcando o constante crescimento da Rede Construmix, que conta atualmente com sete funcionários, com uma estrutura completa numa área de 2.200 m².
Lojistas poderão comprar ampla gama de produtos, do básico ao acabamento, com mais de três mil itens, como : telhas onduladas (plástica, fibra e cerâmica); tubos e conexões; caixas d’ água; esquadrias metálicas; pias e gabinetes; louças sanitárias; argamassas e rejuntamentos; tintas e impermeabilizantes; madeiras e ferragens; miudezas em geral.

Sua história

No próximo dia 17 de novembro, a Rede Construmix comemorará nove anos de fundação. A Associação de Lojas de Materiais para Construção de Sorocaba e Região teve início com o total apoio e assessoria do Sebrae Sorocaba, que orientou e estimulou os empresários para a realização dos trabalhos. Entre seus objetivos estão: proporcionar condições e idéias para o exercício de suas atividades comerciais e aprimoramento dos serviços prestados aos seus consumidores, além de contribuir para que seus associados realizem campanhas publicitárias.
A atual Diretoria da Rede Construmix é composta por: Presidente – Jéferson Espigares; Diretor Financeiro – Alex Rozemberg; Diretor Administrativo – Vanderlei Leite; Diretor Comercial – Tatsumi Takamune; Secretária – Kátia Aguena; Gestor – Luiz Gonzaga.

Associativismo

Se isolada uma empresa não vai muito longe, a união de empresas que tem os mesmos problemas permite encontrar soluções para uma série de dificuldades e gerar benefícios comuns no nível econômico, social e político. Muitas vantagens são obtidas dentro de um associativismo como: poder de barganha, preços mais baixos, eliminação de intermediários, condições de pagamento, menor custo de estoque e de frete, acesso a grandes fornecedores.
No associativismo, o consumidor também é privilegiado, pois tem acesso a melhores preços e condições de pagamento, tendo à disposição produtos de qualidade que poderão atender suas necessidades. No associativismo, lojistas e clientes ficam satisfeitos, estreitando laços.
Você pode entrar em contato com a Rede Construmix pelos telefones: (15) 3227 6442 e 3227 1410, ou pessoalmente, à Avenida São Paulo, 2.233, Vila São Domingues, em Sorocaba. Acesse o site: www.redeconstrumix.com.br

.: Casa do Cirineu faz chá beneficente :.

No dia 15 de novembro, a Casa do Cirineu promoverá um chá beneficente em prol da entidade, das 16 às 18 horas, na sede da entidade. Convites a R$ 7,00. Crianças até cinco anos não pagam. Convites no local: Rua Arnaldo Giardini, 131, Itanguá II, de terça a sábado, das 8 às 10 horas. Informações: (15) 3202 7353.

.: Unit continua com inscrições abertas para os Cursos de Construção Civil :.

A Unit - Universidade do Trabalhador, de Sorocaba, está recebendo inscrições para os cursos de capacitação profissional na área de construção civil, realizados em parceria com o Senai - Serviço Nacional da Indústria. Foram disponibilizadas mil vagas, que estão sendo preenchidas a partir da formação das turmas. Os cursos acontecerão na própria sede da Unit e em outros em locais determinados pelo Senai.
As inscrições ainda podem ser feitas na Universidade do Trabalhador, das 8 ao meio-dia e das 13 às 16 horas. Não há um prazo determinado para o término das inscrições. Elas serão encerradas assim que as turmas de cada curso forem completadas. Todos os cursos são gratuitos.
Para fazer a inscrição, é necessário que os interessados sejam alfabetizados e maiores de 18 anos, ter em mãos o RG, CPF e comprovante de residência com o CEP (todos apresentados com o original e a cópia).
Os cursos oferecidos de Carpinteiro de Forma, Eletricista Instalador Residencial, Instalador Hidráulico, Leitura e Interpretação de Desenho de Construção Civil, Mantenedor de Obras, Metrologia Aplicada à Construção Civil, Pedreiro Assentador, Pedreiro Revestidor e Pintor de Obras terão duração de 100 horas e o curso de Capacitação Profissional em Drywall (gesso acartonado) terá a duração de 40 horas.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3223 5319 ou 3223 5151. A Unit fica no Largo Monte Castelo, 103, Vila Angélica.

.: Casa do Cidadão faz o Cartão SUS :.

Para facilitar o acesso dos sorocabanos ao Cartão SUS – Sistema Único de Saúde, a Prefeitura de Sorocaba está fazendo o cadastro e a emissão do documento nas cinco unidades da Casa do Cidadão. Na Zona Oeste, está localizada no Jardim Ipiranga. O atendimento é feito de segunda a sexta das 9 às 16 horas.
De acordo com prefeito Vitor Lippi, o cartão SUS tem uma numeração necessária para internações e alguns procedimentos na rede pública de saúde. Em alguns anos, cumprindo cronograma do Ministério da Saúde, o cartão será necessário para qualquer tipo de atendimento. A implantação tem sido gradativa.
Em Sorocaba, o serviço também é realizado na Casa do Cidadão que fica no andar térreo do prédio da Prefeitura e nos bairros do Éden, Brigadeiro Tobias, Avenida Ipanema e Avenida Itavuvu. Além das unidades de saúde.
Como fazer o cadastro para o Cartão do SUS - é necessário apresentar um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Para as crianças, é preciso apresentar a certidão de nascimento.

.: voltar :.