.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 17 :.
 
.: Editorial :.

Em outubro elegeremos o prefeito e os vereadores que nos representarão nos poderes Executivo e Legislativo, com o compromisso de trabalharem pelo povo e por uma cidade melhor.
Estamos vivendo um momento importante para nosso município: o da escolha. Depois de confirmar os números na urna eletrônica, não tem como voltar atrás, nem “chorar sobre o leite derramado”, como diz o dito popular. Por isso, através do nosso voto, somos responsáveis por tudo que será feito, temos nossa parcela de compromisso com o governo que teremos nos próximos anos. Nós, eleitores, somos os primeiros a decidir o rumo de Sorocaba.
A partir desta constatação somos conscientizados da importância do nosso voto, que não pode ser comprado por interesses pessoais e nem tratado com desdém, como se não fizesse a diferença na urna, não importando quem escolhemos.
É importante que estejamos atentos aos candidatos eleitoreiros, que só aparecem em tempo de eleição, pessoas que não se comprometem com a comunidade. Olhos e ouvidos atentos às promessas de campanha, preocupadas mais em angariar votos do que de fato serem cumpridas.
Nós, do jornal Bairro em Foco, entendemos que a democracia da eleição deve ser respeitada e valorizada. Acreditamos que a conscientização é o primeiro caminho a ser trilhado, no reconhecimento de que somos responsáveis, cada um, por nossa cidade. Como um veículo de comunicação que atua tão próximo das comunidades, conhecemos as realidades que nos cercam e na prestação de serviços damos a nossa contribuição.
Somos um espaço aberto para os candidatos, sem deixar de lado as convicções pessoais que nos norteiam, assim, nos colocamos à disposição daqueles que querem levar aos nossos leitores as suas propostas políticas.
Nesta edição, mais uma vez, trazemos diversos assuntos, entre eles: Sorocaba terá a 1ª Festa das Nações; é mês de vacinação de cães e gatos contra a raiva; Território Jovem oferece novos cursos; Pastoral do Menor do Ouro Fino pede ajuda e time de bocha do Centro Esportivo é campeão nos Jogos Regionais.
Tenha uma boa leitura!

O editor

.: Tratamento odontológico eleva auto-estima :.

“Existem pessoas que sentem vergonha de sorrir. O motivo pode estar na boca, com dentes escurecidos, mal posicionados ou quebrados, que deixam o sorriso feio e podem causar constrangimento, fazendo com que a pessoa sinta-se envergonhada em mostrar os dentes. Pesquisas realizadas mostram que 90% das pessoas consideram o sorriso fator fundamental na conquista do parceiro, 75% acham imprescindível na obtenção de um novo emprego e 80% acham que é importante para sua autoconfiança.
Seguindo essa linha de raciocínio, os tratamentos odontológicos são capazes de aumentar a auto-estima e devolver segurança ao sorrir. Vamos a algumas opções que deixam seu sorriso bonito.
A Faceta de Porcelana é uma pequena peça que cobre a parte externa do dente e funciona como uma unha postiça, corrigindo diastemas (espaço entre os dentes), apinhamentos, irregularidades, manchas, e clareia os dentes.
A Ortodontia, que utiliza aparelhos de correção, é outra alternativa para corrigir dentes tortos. Já o Clareamento Dental é uma opção aos dentes escurecidos, podendo ser realizado em casa ou no consultório. Consiste em aplicar um gel clareador, que quando realizado na clínica com laser, potencializa a ação clareadora em menos tempo.
Dessa forma, a Odontologia contribui para que o paciente volte a ter vontade de sorrir, retorne ao convício social, conquiste um emprego melhor e acima de tudo, sinta-se bem consigo mesmo”.

Este texto foi escrito pelo clínico geral, especialista em Implantodontia e coordenador regional da Ong Dentista do Bem, Edílson Valente. Ele é formado pela Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. Atende e mora no bairro Jardim Simus, diz estar satisfeito em poder contribuir com a saúde bucal dos moradores e fazer de seus clientes, amigos.

Anote essas dicas de prevenção:
- Diariamente faça uma correta higienização com escova e fio dental;
- Utilize o consumo de açúcar de forma moderada;
- Faça um acompanhamento da saúde bucal com dentista, a cada seis meses.

.: 1ª Festa das Nações e VII Ceagesp em Flor :.

Será realizada em Sorocaba, a 1ª Festa das Nações, entre os dias 18 e 21 de setembro, no recinto do Ceagesp, das 8 às 22 horas. Os organizadores acreditam que o público passará de 50 mil pessoas. Este número é esperado por um motivo especial: porque no mesmo período será realizada a 7ª Ceagesp em Flor.Ingresso de entrada no valor de R$ 2 reais. O Ceagesp Sorocaba fica na Rua Terêncio da Costa Dias, 300, Vila Nova Manchester.
A Festa das Nações é um evento gastronômico que contará com stands representativos da culinária típica de 13 países: Japão, Alemanha, Itália, Argentina, Arábia, Brasil, Espanha, Austrália, Holanda, China, Portugal, Grécia e Estados Unidos. Haverá ainda stands de restaurantes e doces. Também estão programadas atividades artísticas durante os quatro dias. O local contará com estacionamento.
Os stands serão montados sem custo para as entidades beneficentes, sendo que os cardápios foram elaborados com a contribuição do curso de gastronomia da Universidade de Sorocaba. Toda a renda das barracas será das entidades participantes: AFISSORE - Associação de Fissurados Lábiopalatais de Sorocaba e Região; Fundação Rotariana; Associação de Ajuda as Vítimas de Queimados; Integrar; Gpaci - Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil; Rotary Manchester; AMAS – Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba; Integra; Associação Zeca Camargo; Criança Feliz e Astrahu; Dispensário Irmã Sheila; Educandário Santo Agostinho; Clube das Mães do Jardim Saira; Creche Especial Maria Claro; Lar São Vicente de Paula; CCI - Centro de Convivência do Idoso.


.: Bichinho Chic: 15 anos de experiência com animais de estimação :.

Tradição, qualidade e bom preço. Esta é a definição que Fanny Ciandrini de Oliveira dá a seu Pet Shop. Não é para menos, afinal, o Bichinho Chic atua há 15 anos dentro de um mercado competitivo, que cresce a cada ano. A loja oferece atendimento veterinário, acessórios, rações, transporte próprio, banho e tosa, além da venda de filhotes.

Os cães

Fanny é apaixonada por cães. Cria Poodle há 20 anos. Aliás, é especialista nesta raça, especificamente de porte pequeno: “vendo Poodle micro até o tamanho Toy. O micro chega a 1,8 kg com 22 cm no máximo. Micro Toy, 25 cm e 2,5 kg. Já, o Toy, chega a 28 cm, atingindo no máximo 6 kg”.
Em seu canil também cria outras raças, cães de companhia: Lhasa Apso, Basset Dousthound, Yorkshire, Maltês, Pincher, Beagle. O Pet Shop oferece diversas formas de pagamento, aceitando cartões de crédito e cheque (inclusive parcelamento). E destaca: cliente da loja tem desconto.
“Fazemos exames de sangue e de fezes. O animal recebe vermífugo. Temos uma veterinária que cuida dos cães desde o nascimento. Aliás, oferecemos consulta na loja, é só marcar horário”, conta a proprietária do Pet Shop. Fanny dá garantia dos filhotes no pós-venda.
Ela destaca a importância de vacinar os cães contra a raiva e as doenças caninas. “A veterinária aplica a vacina anti-rábica aqui na loja. É muito importante, pois a raiva é uma zoonose (doença que passa para o ser humano). O cão precisa tomar tanto a vacina anti-rábica e a outra que previne várias doenças próprias do animal, como a cinomose e parvovirose, que podem matá-lo”, alerta. A loja também possui os principais medicamentos à venda.

Estética e acessórios

A estética canina é um ponto forte do Pet Shop Bichinho Chic, tendo, inclusive, a tosa na tesoura. Aliás, Fanny Ciandrini está constantemente participando de cursos para aprimorar suas técnicas e trazer novidades aos clientes. A loja oferece banho e tosa completos: banho medicinal, hidratação, silicone puro para deixar o pêlo mais bonito, limpeza de ouvido, corte de unha, tingimento, desembaraça e cauteriza o pêlo, tratamento específico para pêlo longo. Felinos não ficam de fora. O Pet Shop também possui o serviço de banho em gatos.
É claro que os clientes podem encontrar uma variedade de acessórios, como sapatinhos para cães, sanitário (novidade), coleira e peitoral, perfume, xampu, laço, cama, entre outros materiais.
A proprietária do Bichinho Chic convida a todos para conhecerem sua loja e os serviços que oferece: Avenida General Carneiro, 1821, fone: (15) 3202 2700.


.: Vacinação anti-rábica já começou :.

Teve início a Vacinação Anti-rábica 2008 em Sorocaba. De acordo com a Secretaria da Saúde, a campanha será realizada até o dia 7 de setembro, às sextas, sábados e domingos, em 146 postos de vacinação nos bairros. No período de 8 a 13 de setembro haverá postos volantes para atender 28 bairros periféricos da cidade. A vacinação contra a raiva é destinada a cães e gatos a partir dos três meses de vida. Fêmeas que estejam amamentando ou prenhes também devem receber a dose da vacina. A raiva é uma doença que não tem cura e é mortal. O secretário da Saúde, Milton Palma, conta que a vacinação é gratuita e precisa ser realizada anualmente para proteger o animal contra a doença, que pode atingir os mamíferos e ser transmitida também para o homem.

Os animais e a vacina

A veterinária Lílian Nascimento, da Seção de Prevenção e Controle de Zoonoses, orienta que os proprietários devem levar os animais para vacinar com coleiras e guias. A condução deve ser feita por pessoas maiores de idade e com força suficiente para a contenção dos animais. A condução por crianças é desaconselhada devido ao risco de acidentes.
Como nos anos anteriores, não serão fornecidas doses para vacinação em domicílio. A aplicação será realizada exclusivamente nos postos de vacinação pelos técnicos da Zoonoses.
Durante o período da campanha, um posto permanente de vacinação estará montado no Canil Municipal, que fica na rua Rosa Maria de Oliveira, no Jardim Zulmira. O atendimento acontecerá nos dias úteis, sempre das 8 às 17 horas, até o dia 13 de setembro.

.: Cursos gratuitos invadem o Território Jovem :.

Oficina de Circo - Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Circo, do Projeto Recriando. As aulas serão ministradas aos domingos, às 17 horas. As vagas são limitadas.
 
Dança de Salão e Ginástica - Ainda há vagas para as aulas de dança de salão, que acontecem às terças-feiras, 17 horas, e também para as atividades de ginástica, que são desenvolvidas às segundas e quartas-feiras, 14h30. As inscrições podem ser feitas antes das aulas, no próprio local.
 
Palestra de conscientização ambiental e reciclagem, com Gislaine Vilas Boas Simões, dia 12 de setembro, das 10 às 12 horas. Vagas: 20.

O Território Jovem fica na Avenida Elias Maluf, 1.080, no Jardim Ipiranga, e é um espaço aberto para as manifestações culturais e artísticas propostas pelos próprios jovens, de 15 a 29 anos. Por isso, o local pode ser usado para ensaios, eventos de grupos musicais, danças e apresentações em geral.

Quem quiser saber mais sobre os cursos ou propor atividades para serem realizadas no local deve entrar em contato no telefone (15) 3221 3081.

 

.: Notícias da AME Amazonas: fique por dentro :.

Moto Fácil é a concessionária autorizada AME Amazonas para Sorocaba e região. O diretor comercial, Hamilton Santos, diz que está muito satisfeito com a marca, pois as vendas superaram todas as expectativas possíveis. “Inclusive o modelo 250 cc superou expectativa de venda até para a própria fábrica. A moto é um excelente investimento, levando em conta o custo e benefício”, destaca Hamilton.
A AME Amazonas possui 52 concessionárias no Brasil e em Sorocaba foi inaugurada há quatro meses. A Moto Fácil possui assistência técnica, oficina especializada, departamento de peças e acessórios.

Inovando: AME Amazonas lançará a primeira moto flex do Brasil

A fornecedora da tecnologia de injeção eletrônica Multifuel será a Delphi Automotive Systems do Brasil, uma das líderes mundiais em eletrônica móvel, componentes e sistemas de transportes.
O diretor de marketing da AME, Stefano Deho, afirma que o protótipo final da moto será apresentado no final deste ano. “Ele que vai guiar nossa produção”, acrescenta. Em relação ao preço, o executivo garante que a moto atenderá o segmento popular.Segundo a fabricante, a nova motocicleta AME GA, além de permitir escolher entre gasolina, álcool ou ambos, e ter uma menor geração de gases do efeito estufa, trará uma economia de cerca de 25% nos gastos com combustível. 
De acordo com a Delphi, para adaptar o sistema flex para motocicletas foi preciso alterar a adequação da taxa de compressão, desenvolver uma nova bomba de combustível para trabalhar com álcool e criar um módulo eletrônico de controle da injeção, com novo software de calibração para controle da mistura de combustível, entre outras mudanças. 
Fonte: www.g1.globo.com

 

.: Método Kumon: 50 anos de revolução no aprendizado :.

Com origem no Japão, pelas mãos do professor de matemática Toru Kumon, em 1958, o método de ensino é aplicado em mais de 45 países. O Kumon busca descobrir o potencial e desenvolver ao máximo as capacidades de cada indivíduo. Dentro desta principal proposta visa promover no aluno o prazer nos estudos e a formação de uma postura autodidata.

O programa

É aplicado um estudo individualizado, onde cada aluno tem um programa específico, levando em conta o ritmo de aprendizagem, a capacidade atual e as metas que deseja atingir. Independe da idade e da série escolar do estudante, é adequado para todas as faixas etárias, por isso a duração varia de acordo com o potencial do aprendiz.
O orientador decide que ponto do material didático do Kumon o aluno deve começar a estudar, a partir de um “Teste Diagnóstico”, que detecta quais são os aprendizados de domínio e os de dificuldade, tomando como base a série escolar em que se encontra o estudante.

Material didático

O material didático é programado e auto-instrutivo, permitindo que o estudante aprenda sozinho a fazer os exercícios. Além da orientação individualizada, conta com uma rotina de aula, onde são seguidos diversos procedimentos de estudos, de modo a estimular a aprendizagem. Disciplinas de Português, Matemática e Inglês podem ser escolhidas.

Para jovens e adultos

O Método Kumon não é indicado apenas para os estudantes até o Ensino Médio. Para aqueles que também se preparam para o vestibular ou profissionais das mais diversas áreas podem encontrar neste método um estímulo à concentração, ao raciocínio rápido, otimização do aprendizado e realização de seu trabalho. Não há limite de idade.
Atualmente, o Kumon está presente nos cinco continentes, sendo aplicado para mais de quatro milhões de alunos. Conheça o método através da unidade do Kumon do Jardim Magnólia, que fica na rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20. Telefone: (15) 3011 2546.


.: Professor “Léo da academia” agita sua candidatura :.

Moradores do Jardim Simus, principalmente das proximidades do Centro Esportivo, já ouviram falar do “professor Léo da academia”. Há 28 anos no bairro, ele diz que acompanhou de perto todas as necessidades que o local apresentava. Neste ano resolveu se candidatar a vereador pelo Partido Popular Socialista (PPS), para que pudesse representar no legislativo, as carências dos bairros da Zona Oeste. “O amor que sinto pelo bairro me impulsionou a sair candidato, quero ver essa região cada vez mais desenvolvida. Meu lema de campanha é ‘por uma Sorocaba ainda melhor’, meu trabalho será voltado para isso”, diz.

O candidato

Leossandro Quinaglia, 34 anos, é natural de Laranjal Paulista, mas está em Sorocaba desde criança. Sempre presente no desenvolvimento do bairro, acompanhou de perto cada conquista do local. “Lembro quando a rua era de terra e por ela passavam charretes, e até quando estavam construindo o Centro Esportivo”, salienta.
Léo é filho do conhecido proprietário de uma tradicional lanchonete (uma das pioneiras no bairro), José Elias Quinaglia e Maria Luiza. Casado com Eva Cristina há cinco anos, tem a família como fonte de felicidade e união.
É proprietário da academia World Fitness, faz oito anos. Tem formação acadêmica em Educação Física e é pós-graduado em Treinamento Esportivo, pela FKB. Já atuou nos times de futebol sorocabano, Atlético e São Bento.

Propostas

Léo tem como propostas o desenvolvimento na área esportiva, através de aproveitamento dos estagiários em Centros Esportivos, a valorização dos atletas, dando subsídio para sua formação. E afirma que também vai atuar em outras áreas como transporte, saúde, educação. “Estou apto a trabalhar para transformar essa região num modelo para outros bairros”, conclui.



.: Lei de autoria do vereador Helio Godoy defende animais e a saúde da população:.

Foi aprovada a Lei 8.354/2007 de autoria do vereador Helio Godoy, que dispõe sobre o controle de populações animais, bem como a prevenção e controle de zoonoses em Sorocaba, atualizando a legislação do município que era do ano de 1988.
Godoy fez audiências públicas, reuniões com a participação de entidades protetoras dos animais, representantes do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses e população durante mais de um ano, para debater sobre o assunto com o objetivo de que a cidade tenha uma Lei adequada e atualizada, dando suporte às políticas públicas que aliam o bem-estar animal à prevenção da saúde da população humana.

Veja os principais pontos da nova Lei

Posse responsável de animais - os proprietários são responsáveis por todos os cuidados necessários a seus animais, inclusive pela garantia da prestação a eles de atendimento médico veterinário.
Ficaram vedadas algumas condutas como:
- A permanência de animais soltos nas vias públicas, em locais públicos, exceto quando forem em locais especialmente dedicados aos animais;
- Abandono de animais em qualquer área pública ou privada;
- Utilizar animais feridos, enfraquecidos ou doentes em veículos de tração animal;
- Para o passeio de cães em vias públicas os animais devem usar coleira e guia.
- Para possuir mais de 10 animais entre cães e gatos, com idade superior a 90 dias, os proprietários deverão possuir autorização especial do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses.

Semana Educacional de Posse Responsável

A nova Lei também prevê a criação da Semana Educacional da Posse Responsável de Animais Domésticos e Educação Continuada, com atividades educacionais e de esclarecimento, através de debates, palestras e distribuição de material informativo sobre posse responsável de animais domésticos.

Conquista: Reforma e Ampliação do Canil Municipal já começou.

Teve inicio no mês de janeiro de 2008, as obras de reforma do canil municipal pela Prefeitura, onde serão construídas duas salas de castração e ampliação do canil, além de espaço para doação permanente. O vereador Helio Godoy ressalta que essa ampliação iniciada vai garantir o melhor atendimento por parte do setor de zoonoses da grande população animal existente no município, que provavelmente seja mais de 150 mil animais.

Registro dos animais: Todos os animais canídeos e felinos residentes em Sorocaba deverão ser registrados no Centro de Controle de Zoonoses. Eles serão identificados por meio de chip eletrônico e através do RGA – Registro Geral Animal. O registro possibilita na Prefeitura a implantação de um banco de dados relativo aos animais domésticos existentes na cidade.

Castração: A Lei 8.354/2007 também prevê o controle reprodutivo de animais domésticos, por meio de educação da população e execução de cirurgias de castração em cães e gatos. Com a medida que possibilita inclusive o estabelecimento de convênios com universidades, clínicas veterinárias, organizações não governamentais de proteção animal, para realização da cirurgia, será possível evitar doenças e o aumento desordenado da população animal, diminuindo o número de animais abandonados nas ruas.

Adote um amiguinho

Os animais apreendidos pelo Centro de Controle de Zoonoses poderão ser adotados, mas antes de se adquirir um animal doméstico (cão ou gato), é importante saber que apenas água e comida não dão conta das suas necessidades básicas.
A posse responsável implica em suprir uma série de condições, como: fornecer boas condições ambientais, espaço adequado, higiene, cuidados para evitar a superpopulação; vacinar regularmente o animal (contra a raiva e outras moléstias); responsabilizar-se pela limpeza dos dejetos de seu animal; freqüentar regularmente o médico veterinário.

.: Sorocaba volta com a construção de moradia popular
e tem programa inédito de Regularização Fundiária :.

Nos últimos quatro anos teve início em Sorocaba um trabalho inédito na legalização de moradias em áreas públicas e particulares. Segundo o vereador Helio Godoy, presidente da Comissão de Vereadores que iniciou em 2005 um trabalho visando à legalização de todos os bairros da cidade, foram feitos audiências públicas, debates e por fim o trabalho de campo. A Prefeitura realizou, a pedido do vereador, o cadastramento de todas as famílias residentes em áreas irregulares, encontrando 10 mil famílias nesses bairros, e núcleos morando de forma precária, nos mais de 50 locais em Sorocaba.
Foram mais de dois milhões de reais em investimentos nos cadastros e medição dos lotes e casas. Segundo o levantamento, cerca de oito mil famílias irão receber seus títulos e outras  quase duas mil deverão ser transferidas para casas da CDHU.
“Foi necessário aprovar uma Lei na Câmara autorizando o prefeito Vitor Lippi a fazer a titularização dos imóveis. Fizemos isso com apoio da população que acompanhou e nos apoiou”, ressalta Helio Godoy.
Agora, após o trabalho de campo, os primeiros moradores dos bairros já assinaram a documentação de seus imóveis, como o Jardim Refúgio (88 famílias) e Jardim Ipiranga (900 famílias) que foram contempladas pelo programa municipal de legalização de moradias e outras melhorias nos bairros, visando o total resgate da cidadania.
Nos próximos meses outros bairros serão contemplados pelo projeto, como: Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Conjunto São Joaquim, Jardim Baronesa, e partes dos bairros Jardim São Marcos, Central Parque, Parque Manchester e o Jardim Simus. Neste último há uma área com moradias irregulares, que será resolvida com a legalização de algumas casas e com a transferência de outras famílias para as casas ou apartamentos da CDHU, já em construção na região do Júlio de Mesquita Filho.
De acordo com o vereador Hélio Godoy, além de tratar da moradia das famílias, será resolvido o problema do sistema viário, pois possibilitará mão única para a Avenida Américo Figueiredo e subida pela Rua Ferreira Teles, sentido centro. “Sorocaba volta a ter um programa habitacional que há mais de 10 anos não existia, com a construção de mais de duas mil casas e apartamentos, além da legalização dos bairros, enfim o sonho da casa própria”, conclui Godoy.
Assessoria do Gabinete


.: Célio Martins, atuação e propostas para a região do Jardim Simus :.

Com o lema, “Lutando junto com você”, o candidato a vereador Célio Martins, vem desenvolvendo sua campanha política pelo partido Democrata (DEM). Morador do Jardim Simus, tem grande participação no desenvolvimento dessa região. É um dos fundadores da Associação dos Moradores da Região do Jardim Simus, da qual é presidente desde 2005, tem lutado desde então, por melhorias.
Na “Plenária de Participação do Cidadão”, que aconteceu no Centro Esportivo Padre “André Pieroni”, em junho, várias sugestões e reivindicações foram apresentadas, dentre elas: o desmembramento da Secretaria do Meio Ambiente; a Participação do Conselho Gestor Municipal da Habitação de Interesse Social; Sistema Viário, Asfalto nas ruas Mogi-Mirim, Mogi-Guaçu e Profª Éster B. de Camargo; Regularização Fundiária (área ocupada em frente ao C.E. do Jd. Simus) e Piso de Cancha de Bochas.
Esteve em Brasília, representando Sorocaba, na 3ª Conferência Nacional das Cidades que aconteceu em novembro de 2007, onde foram discutidos aspectos ligados ao desenvolvimento urbano do país. “Nesse encontro ficaram definidas algumas coisas, como a regularização fundiária, isto é, haverá o remanejamento de 40 famílias no Jardim São Marcos, reassentamento numa parceria com a Prefeitura e CDHU, 276 apartamentos serão construídos no Jardim Tulipas, entre outras”, conta.

O candidato

Célio Martins, 59 anos, é casado há 27 anos com Leni, tem três filhos: Tais, 25, médica; Talita, 24, advogada e Tiago, 22, que faz faculdade de Engenharia Ambiental.
É natural de Araçoiaba da Serra, está em Sorocaba desde os seis meses de idade. Atualmente, além de presidente da Associação dos Moradores da Região do Jardim Simus, é membro do Conselho de Segurança – Conseg Oeste e presidente da Liga de Bochas. É corretor de imóveis. Foi funcionário do Banco Nossa Caixa e da Secretaria Estadual de Saúde, e é policial civil aposentado.

Propostas

Célio tem como proposta política dar continuidade nos seus trabalhos, além de desenvolver mais projetos de melhorias e benfeitorias para a região do Jardim Simus. “No legislativo, vou poder cobrar e atuar diretamente, com mais força política. Tenho muitos projetos, um deles é a isenção de taxas para alunos do judô, ballet, do Centro Esportivo ‘Padre André Pieroni’. Faço até um curso de Elaboração de Projetos para Capacitação de Recursos, da Secretaria de Parcerias junto com o Sebrae, para buscar recursos e consolidar a proposta”, completa.

.: Equipe de bocha vence os Jogos Regionais :.

A equipe de bocha do Centro Esportivo “Padre André Pieroni”, ficou em primeiro lugar no 52° Jogos Regionais, realizado em julho, na cidade de Itu.
Segundo o presidente da liga de bochas, Célio Martins, a vitória foi recebida com grande satisfação, já que o time não vencia há 10 anos. “Ficamos muito felizes com o resultado, agora queremos atrair os jovens para esta modalidade e dessa forma manter a tradição”, completa.
O Panathlon Club e a Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, homenagearam os atletas que conquistaram medalhas de ouro nos jogos, com troféus e diplomas.

O que é bocha?

A bocha é jogada em duplas e consiste em lançar bolas, chamadas de bochas, e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. A equipe adversária, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou remover as bolas dos seus oponentes.
A pontuação vai até 18 ou termina em quatro lances. O ganhador é definido por melhor de três jogos. Nos Regionais, a modalidade é realizada em canchas sintéticas.

 
.: Concluídas travessias e ciclovia em segundo trecho da Santa Cruz :.

O segundo trecho de revitalização da avenida Santa Cruz, na Zona Oeste, está com a ciclovia e as travessias sobre o córrego Itanguá e “do Padre” concluídas. Agora estão sendo feitos o plantio de grama esmeralda e a preparação para pavimentação da via e pintura da ciclovia. A revitalização da Santa Cruz resultará em 3.080 metros de pista duplicada, ciclovia, iluminação e paisagismo, além de três travessias para veículos, entre a Armando Pannunzio e a Américo Figueiredo (que também é duplicada no momento, entre o Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho” e o Jardim Tropical).
O que já foi feito

O primeiro trecho da Santa Cruz, inaugurada em 5 de abril, vai da Armando Pannunzio até a rua Salvador Milego, percurso duplicado com 660 metros de extensão, com ciclovia, asfalto, calçadas, sistema de iluminação, paisagismo com gramado e palmeiras.
Esta avenida é a primeira etapa da formação de um novo complexo viário para Sorocaba, com a criação de uma rota de tráfego alternativa entre o Centro e a Zona Oeste, com ligação às Zonas Sul e Leste – integrada ao binário das ruas Visconde do Rio Branco e Tocantins. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

.: AMAS realiza jantar beneficente :.

A Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba – AMAS realizará um jantar beneficente em prol da entidade, no dia 21 de novembro, às 21 horas, no Espaço Elite, Campolim. O evento tem como objetivo arrecadar fundos para trazer à cidade, o médico especialista em autismo, Dr. José Raimundo Faccion, com o intuito de tratar os casos mais comprometidos.
Segundo informações da Associação, diante dos muitos problemas enfrentados, essa situação é emergencial. “Se não conseguirmos (trazer o médico) teremos que interromper o tratamento destas crianças, o que trará um resultado negativo no desenvolvimento destes casos”, enfatiza.

Cardápio do jantar

- Entrada: três tipos de coquetel (morango, maracujá e pêssego) e uísque nacional.
- Pães e patês: de coalhada seca e de berinjela. Quatro tipos de salgados.
- Jantar: Filé mignon ao molho madeira e Rondelli recheado com presunto e queijo ao molho branco. Arroz com ervas finas e arroz branco. Salada Tropical (folhas e frutas). Sobremesa: cascata de chocolate (uma cascata de chocolate branco e uma de chocolate preto, três tipos de frutas e três tipos de guloseimas).
- Mesa com café (máquina de café expresso), petit four, licores nacionais e copinho de chocolate.
- Cerveja, refrigerantes, água natural e gaseificada.

Valor do convite: R$ 50 reais (individual). Pode se adquirido na sede da AMAS.

AMAS

A proposta de trabalho da AMAS envolve todas as etapas de atendimento à pessoa autista, assegurando ao indivíduo portador da síndrome todas as oportunidades possíveis para o seu desenvolvimento.
Atualmente, a Associação atende 43 alunos das 8 às 17 horas. Alunos da inclusão na rede regular de ensino são assistidos por meio período, das 8 ao meio-dia ou das 13 às 17 horas. A AMAS possui uma lista de espera com 61 crianças aguardando por um atendimento adequado para a síndrome.

Mais informações na AMAS pelos telefones: (15) 3334 4400 e 3334 4449, ou na sede da entidade, que fica na rua Nova Odessa, 201, Jardim Vera Cruz.

.: UPH Zona Oeste completa um mês com quase 500 atendimentos diários :.

A Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste completou um mês de funcionamento, realizando quase 500 atendimentos diários. A UPH está localizada na Avenida General Carneiro, uma das regiões mais populosas da cidade. Possui quase três mil metros quadrados de área construída e capacidade para cerca de 20 a 30 mil atendimentos mensais.

Balanço de um mês
        
De 6 de julho a 5 de agosto, a UPH Zona Oeste realizou 44.775 procedimentos, sendo 14.648 consultas, distribuídas entre 3.257 de pediatria, 10.905 de clínica médica e 486 de emergências.
Entre outros atendimentos, o balanço do primeiro mês da nova unidade apontou ainda números expressivos, como 401 aferições de pressão arterial, 3.375 radiografias, 2.432 exames laboratoriais e 2.310 inalações. Também foram realizados 1.145 exames de glicemia, 323 eletrocardiogramas, 310 curativos, entre outros procedimentos. Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.
A UPH Zona Oeste substituiu o Pronto-Atendimento Humberto de Campos, que não tinha mais capacidade de ampliação e realizava uma média de 9 a 10 mil atendimentos (consultas) mensais.

Formando uma rede pela saúde

O secretário municipal da Saúde, Milton Palma, destaca que, a partir da inauguração da unidade da Zona Oeste, foi consolidada uma rede de urgência e emergência estrategicamente distribuída em cada região da cidade.
Além das duas UPHs (Zona Norte e Zona Oeste), fazem parte deste sistema o Pronto Socorro da Santa Casa (na Zona Leste e que funciona em parceria com a Prefeitura); a Unidade Regional de Emergência (do Hospital Regional – na Zona Sul); três Pronto-Atendimento (Éden, Brigadeiro Tobias e Laranjeiras), sistema complementado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).
Para Palma, os números do primeiro mês de funcionamento da UPH Zona Oeste demonstram que a população já se acostumou com a nova organização dos serviços.

.: Pastoral do Menor do Ouro Fino pede ajuda :.

Assistindo cerca de 100 crianças, de 4 a 12 anos de idade, a Pastoral do Menor do Ouro Fino existe há quatro anos na Paróquia Santa Maria Madalena. No local, além da refeição, as crianças participam de diversas atividades, como passeios, reforço escolar, artesanato, capoeira, futebol e bicicross.
A coordenadora, Ivone Siqueira, tem o auxílio de quatro monitoras: Helena, Franciele, Rosimari e Tereza, que acompanham os menores de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. “As crianças ficam meio período conosco, portanto, temos duas turmas. É obrigatório que estudem”, conta Ivone. Ela diz ainda que a Pastoral tem o apoio do pároco Pe. Rubens, cedendo o local para as atividades.
“Aqui ensinamos disciplina, a terem bom comportamento, conscientização com o meio ambiente, além do convívio entre eles”, destaca Ivone. Casada há 26 anos e mãe de dois filhos adultos, doa seu tempo às crianças carentes. “Não sei mais viver longe daqui”, diz emocionada.

Ajuda

A Pastoral do Menor do Ouro Fino precisa de doação de alimentos, pois as crianças recebem refeições no local, diariamente. Os interessados podem doar óleo, arroz, feijão, macarrão, entre outros alimentos, como frutas, legumes e verduras. “Consumimos oito quilos de arroz por dia. Precisamos mesmo de alimentos”, ressalta a coordenadora.
A doação pode ser entregue no salão da Paróquia Santa Maria Madalena, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, aos cuidados da Pastoral do Menor. A igreja fica na Rua José Stilitano, 620, Ouro Fino.
Mais informações com Ivone, pelos telefones: (15) 3017 1193 e 9104 3061.

.: voltar :.