.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 16 :.
 
.: Editorial :.

A regularização fundiária, sonhada por milhares de moradores de Sorocaba, é possível com aprovação de projeto de lei. Para 900 famílias do Jardim Ipiranga, a conquista do imóvel em definitivo será uma realidade.
Ainda falando do bairro, a população dessa região está sendo beneficiada pela inauguração da “Casa do Cidadão” e a “área de transferência” do transporte coletivo urbano. Saiba quais os trabalhos oferecidos.
Até as crianças estão festejando as novidades! O Parque “Maestro Nilson Lombardi”, anexo à Área de Transferência do Jd.Ipiranga, oferece diversos brinquedos para a criançada! A paisagem do local mudou. Onde era mato e terra, encontra-se hoje um ambiente alegre e bem cuidado, promovendo lazer e bem-estar.
Mas vale ressaltar, o poder público fez sua parte. Agora entramos com a nossa contribuição: a preservação do parque, dos brinquedos e de toda área, evitando sujeira e vandalismo. É o local das famílias, todos os moradores são responsáveis por ele. Vamos praticar a cidadania e respeito ao bem público e ao próximo.
Ainda nesta edição acompanhe: as atividades do Centro Esportivo e a equipe formada pela Terceira Idade, que brilhou nos campeonatos regionais, o trabalho criativo da Escola “Rosa Cury”, desempenhando uma ótima formação com os alunos, também saiba o que é o autismo e como pode ajudar a Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (AMAS). Tudo isso e muito mais informações. Boa leitura, o jornal foi feito para você!

O editor

.: Saiba como funciona a área de transferência da Zona Oeste :.

O sistema de transporte coletivo de Sorocaba oferece uma nova forma de atender os usuários. A área de transferência do Jardim Ipiranga, em funcionamento desde o dia 16 de junho, possibilita que linhas se interliguem sem que o usuário precise ir até o centro da cidade para mudar de ônibus. Serão implantadas cinco áreas de transferência na cidade.
Diferentemente dos dois terminais urbanos, esses locais são dotados de um conceito moderno, com sistema de bilhetagem eletrônica e acesso para deficientes físicos.
Junto com a área, estão sendo lançadas a integração temporal e as linhas interbairros. Com a integração temporal, para chegar ao seu destino o passageiro pode utilizar mais do que um ônibus com o pagamento de uma só tarifa e sem passar pelos terminais urbanos. Para isso, os usuários devem ter algum tipo de cartão eletrônico (social, vale-transporte ou estudante). A integração pode ser feita num determinado intervalo de tempo, aproximadamente uma hora. Informações sobre as linhas que fazem a integração podem ser obtidas no site www.urbes.com.br.
Linhas interbairros: a Urbes também está implementando linhas que circularão pelos principais bairros da cidade e interligarão as áreas de transferência sem passar pela região central. As novas linhas possibilitarão a economia de tempo e também novas alternativas aos usuários do transporte coletivo.

Praça “Maestro Nilson Lombardi”

Os moradores do Jardim Ipiranga e proximidades estão orgulhosos com a inauguração do Parque Municipal “Maestro Nilson Lombardi”. O uso está sendo contínuo e intenso, por crianças, jovens e adultos, que diariamente lotam o parque.
Segundo Adriana Correa Gonçalves, mãe de Gabriele Gonçalves, 3 anos, o parque só traz benefícios aos moradores, e diz que a filha gosta tanto do local, que pede todos os dias para brincar. “Fácil trazê-la, difícil levá-la para casa”, comenta sorrindo. Para Maria Custosa de Castro, mãe de Eduardo Henrique, 3 anos, o espaço de lazer ficou completo, e elogia a administração pública pelo empenho e realização. “Meu filho não tinha onde brincar, agora, além do local, mantém contato com outras crianças”, afirma.
Uma preocupação de Maria Custosa, é com relação à conservação do parque, muitos temem que o local seja alvo de depredação. Pensando nisso, um grupo de moradores já está se movimentando com o intuito de criar uma “associação amigos do parque” para “cuidar” do local e assim poder preservar toda a estrutura para que não seja danificada por usuários ou animais.
O parque recém-inaugurado conta com duas quadras poliesportivas de concreto, com 600 metros quadrados cada uma, pista de caminhada, pista de skate, mirante com vista para a cidade, ciclovia, duas ilhas para alongamento, playground com 14 brinquedos semelhantes aos instalados no Parque do Paço - além de uma fonte no piso, voltada para o lazer das crianças. Um anfiteatro em formato de arena com capacidade para abrigar um público de até 1,2 mil espectadores, e um estacionamento para cem veículos completa a infra-estrutura do parque, que ganhou 370 mudas de árvores e 115 palmeiras.

.: Casa do Cidadão está aberta para atendimento :.

A unidade da “Casa do Cidadão” , do Jardim Ipiranga, já está funcionando. Esta é a primeira das cinco unidades descentralizadas de serviço público, que a Prefeitura de Sorocaba lança neste ano. As demais atenderão às regiões do Éden, Brigadeiro Tobias, Itavuvu e Ipanema.
A proposta aproxima a população do atendimento que ela precisa, evitando deslocamento até o Palácio dos Tropeiros, prédios da Urbes e do Saae, para ter acesso a serviços relacionados a tributos, certidões, processos, recarga do cartão de vale-transporte e emissão de segunda via da conta de água, por exemplo.
As informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura destacam ainda que dois outros benefícios estarão à disposição da comunidade. Uma agência dos Correios, que além dos serviços prestados normalmente, receberá o pagamento de diversos tipos de contas, e um Posto do Banco do Povo, responsável pela facilitação e estímulo a microeemprendedores por meio de empréstimos financeiros.

Estrutura

Construída em dois pavimentos, a “Casa do Cidadão” possui uma grande área de atendimento no piso térreo.Funcionam no local: seis guichês da Prefeitura, três da Urbes (dois deles são para atendimentos relacionados à área de Transportes e um para o setor de Trânsito) e três do SAAE. A previsão é de que pelo menos 15 funcionários públicos, incluindo os trabalhadores da Urbes e do Saae, prestarão serviço no local. Onze câmeras de vídeomonitoramento farão a segurança da área durante as 24 horas do dia. Alarmes foram instalados em todo o prédio.
Os processos que serão abertos via “Casa do Cidadão”: informações sobre pavimentação, autorização para reforma ou construção de jazigo, capacidade técnica, certidão de incidência de desapropriação, certidão de medidas e confrontações, revisão do valor cobrado pelo asfalto, segunda via de título de posse de sepultura, certidão de registro cadastral, entre outros.
A “Casa do Cidadão” funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O atendimento ao público é feito das 9 às 16 horas.


.: Criatividade e desenvolvimento artístico na escola Rosa Cury :.

A escola tem importante papel na vida do ser humano. É através dela que se formam cidadãos conscientes dos seus atos e da sua atuação na sociedade, como agentes de transformação de um mundo melhor. A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Rosa Cury” é uma demonstração de exemplos e cuidados. Com 16 salas de aula, 29 turmas divididas entre 1ª, 2ª etapas e ensino fundamental de 1ª a 4 ª séries, a escola conta com 27 professores e 970 alunos. Rica em detalhes, demonstra o carinho e o amor aos estudantes, através de desenhos, quadros, mensagens anexadas, limpeza, organização e atividades extra-curriculares.
A missão da escola é anunciada numa faixa logo na entrada: “garantia de educação de qualidade, desenvolvendo as competências, habilidades fundamentais, viabilizando a formação de cidadãos autônomos que exercitem a cidadania”. E isso, pode ser constatado nos quatro quadros fixados no seu interior. Um com medalhas; outro intitulado Projeto Meio Ambiente. Também tem “Leitura” (envolvendo biblioteca volante, contador de história, jornal Cruzeirinho) e um último, “Pedagogia Empreendedora” (que estimula sonhos e apresenta as diversas profissões). É a missão colocada na prática.
Segundo a orientadora pedagógica Adriana Ricardo da Mota Almeida, a escola desenvolve projetos sempre com o intuito de enriquecer o conhecimento e estimular a criatividade. “Tivemos dois trabalhos artísticos muito importantes, desenvolvidos por alunos da 4ª série A, com a orientação da professora Salua, com o título ‘Grandes nomes da História’ (Gandhi, Aleijadinho, Osvaldo Cruz, Monet, Salvador Dalhi) e um outro da 3ª série C, com a professora Rosalina, chamado ‘Arte com Grãos’.
Estes trabalhos ampliam o conhecimento, despertam a sensibilidade e desenvolvem a percepção através de expressões artísticas,” conclui.

.: Academia World Fitness inova com :.
A academia World Fitness, tradicional ponto de encontro para quem quer perder uns quilinhos, fazer uma hidroginástica, natação, jiu-jitsu e muito mais, trouxe para Sorocaba uma nova modalidade, que está fazendo literalmente a cabeça de todo mundo, o chamado “Ki Max”.
“A nova modalidade é uma alternativa bastante interessante para quem gosta de luta marcial. Todos vão adorar conhecer este novo ‘esporte’, pois mescla as técnicas de boxe, muay thai e kick-boxing”, diz Léo, proprietário da academia.
Os socos e ponta pés são dados no chamado ‘bag’, que é feito com uma espuma projetada para absorver o impacto, evitando assim lesões. As aulas são divididas em rounds intercalados com exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular. Em 50 minutos, o aluno perde cerca de mil calorias.
A World Fitness está localizada na avenida Américo Figueiredo, nº. 1.200, no Jardim Simus. Mais informações pelo telefone: 15 3202-1963.

.: Atividades físicas e lazer movimentam Centro Esportivo do Jd. Simus :.

Efervescência motivacional, integração social, pólo de referência em lazer e esporte, o Centro Esportivo “Padre André Pieroni”, no Jardim Simus, pode ser descrito desta forma. Um local com muitas atividades, que tem obtido destaque e reconhecimento dentro e fora do bairro. São tantas opções que englobam todas as faixas etárias, com pessoas de diversas localidades. O Centro Esportivo é composto por ginásio, quadras, campo de futebol, duas pistas de bocha oficial para competições nacionais e internacionais, playground e pista de caminhada. Na entrada, uma portaria com segurança completa este cenário de grande circulação, que recebe em média 700 pessoas por mês. O lazer é garantido e o esporte é levado a sério. Com destaques para os times formados pela Terceira Idade, Judô, Ballet, entre outros.

Competição e integração da
Terceira Idade

Há 13 modalidades esportivas que integram as equipes da terceira idade, compostas por pessoas com mais de 60 anos. Dentre elas, vôlei adaptado, atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, truco e xadrez. Essas equipes participam de torneios dentro e fora da cidade. O último campeonato foi na final da 12ª edição dos Jogos Regionais do idoso – JORI, que aconteceu de 11 a 15 de junho, em São José dos Campos/SP.
Segundo o monitor José Maria de Almeida, 68 anos, integrante de algumas modalidades e que acompanhou as equipes nesse Regional, salientou que Sorocaba fez uma bonita participação, com alguns destaques, como a equipe de coreografia. E afirmou que mais importante do que a competição em si é a confraternização e o círculo de amizades que desenvolvem, além da superação de cada atleta.
Os Jogos Regionais do Idoso é um evento esportivo promovido pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo e apoio de cada município anfitrião.

Da aposentadoria ao
envolvimento esportivo

Depois de mais de 20 anos trabalhando como jornalista, acostumado com as pressões do dia-a-dia, José Maria de Almeida aposentou-se. Sem saber exatamente o que fazer com o tempo livre, encontrou numa reportagem exibida na TV, um estímulo. A equipe da terceira idade do Centro Esportivo era notícia e nesse momento convidou a esposa para conhecerem o grupo. Entusiasmados seguiram da Zona Norte para a Zona Oeste e foram recepcionados por uma equipe solícita e acolhedora, desde então, são partes fundamentais do time. “Aqui, todos são sempre bem recebidos e não precisam ser esportistas para fazer parte, tive uma vida sedentária, não participava de nenhuma atividade física e desde que integrei a equipe, sinto os reflexos saudáveis na minha vida e na minha saúde. Todos com mais de 60 anos deveriam fazer parte desses grupos, formamos uma nova família”, completa Almeida.

Ballet

O ballet também se destaca. O palco do Teatro Municipal Teotônio Vilela recebeu o brilho das 120 alunas do Centro Esportivo, em seu 4º Espetáculo de Dança, no último dia 4 de maio. As coreografias apresentadas representaram a natureza, o homem e a evolução do Brasil.

Mais informações sobre as atividades do Centro Esportivo “Padre André Pieroni”, ligue para (15) 3222-7573. Endereço: Av. Américo Figueiredo, 1.200. Jd. Simus.

 

.: Escola Microvip entrega seu 1º certificado :.

Instalada no Bairro Júlio de Mesquita, a escola de informática Microvip já conta com mais de 50 alunos. “Esse número é uma vitória, pois o nosso método de ensino é diferente do convencional, sendo um sucesso em todo o Brasil”, afirma o dir. André M. de Oliveira
André Marcos diz com satisfação que o primeiro certificado saiu no final do ano passado para o conhecido empresário J.J., que trabalha no ramo de fotografia no Júlio de Mesquita. “Ele fez um dos cursos rápidos e profissionalizantes da Microvip de Photoshop, o qual já sabia, mas quis aprofundar-se e dar mais qualidade para seus serviços, e recebeu das mãos do diretor , o certificado. “Os cursos da Microvip são de alta qualidade e de fácil aprendizado, e o mais importante, são de baixo custo. Estou muito satisfeito e feliz por ter uma escola como essa qualidade no bairro onde moro”, finaliza o empresário.

Convênios

A Microvip fechou uma parceria com o sindicato do setor Químico e o Sindicato Único dos trabalhadores da Saúde e já está sendo invadida por associados que atravessam a cidade a procura do método de ensino da escola. “Temos aluno matriculado que reside no Parque São Bento e na vila Carol, graças ao baixo preço e pela qualidade do curso inédito na cidade”, conclui o diretor da escola. Sindicatos procurem a Microvip para possíveis parcerias!

A Microvip fica na Américo Figueiredo, nº. 3659 - sala 07, no Júlio de Mesquita Filho. Mais informações pelo telefone:
2104-4176.


.: Faça parte da luta no tratamento do autismo :.

Você consegue imaginar-se num mundo à parte? Sem o convívio social. Sem relacionar-se com as pessoas. Preso a uma realidade que somente você conhece. Impossível? Pois saiba que centenas de crianças e adultos sofrem esta privação. Motivo: o autismo.
Os indivíduos com autismo apresentam sintomas como, dificuldade de relacionamento com outras crianças, pouco ou nenhum contato visual, preferência pela solidão, não tem real medo do perigo, age como se estivesse surdo, dificuldade em expressar necessidade, entre outros.
O autismo manifesta-se tipicamente antes dos três anos de idade e ainda não tem uma causa definida. Mas o diagnóstico da doença não é o fim. Ao contrário, é o começo, da luta. Pessoas sensíveis a esta dor vivida por tantas famílias não se dão por vencidas, organizam grupos de ajuda, entidades, sites, enfim, arregaçam as mangas e partem para ação.

AMAS

Nossa cidade conta com um importante trabalho para o tratamento da doença: a AMAS – Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba. A entidade assiste atualmente 43 pessoas, entre 4 e 33 anos de idade, além de atender clinicamente, uma vez por semana, autistas não matriculados. Para se ter uma idéia da importância desse trabalho, a AMAS possui uma lista de espera com mais de 80 autistas, ou seja, esta doença atinge mais pessoas do que imaginamos.
A entidade promove assistência terapêutica, médica e psicológica, atividades lúdicas e recreativas. Para tudo isso, possui uma equipe formada por 45 funcionários, entre médicos, terapeutas ocupacionais, professores e monitores que acompanham o desenvolvimento dos autistas. “O custo para manter o trabalho da entidade é alto, já que envolve a atuação de vários profissionais, entre outras despesas, portanto, dependemos de contribuições da comunidade”, diz a diretora da AMAS, Jeane Pereira Collaço. A entidade é mantida com recursos próprios, obtidos por meio de doações, sócios contribuintes, promoção de eventos e uma verba mensal repassada pela Secretaria Municipal de Educação.

Expandindo o atendimento

Comprometida com sua principal finalidade, que é de inserir o autista na sociedade, a AMAS está construindo uma nova sede, no Wanel Ville, destinada a jovens e adultos. As obras foram retomadas graças a doações de empresários. Segundo a diretora da entidade, a construção está em fase de acabamento das quatro salas para atividades recreativas e educativas. A próxima etapa será a construção dos refeitórios e cozinha, que para serem iniciadas, precisam de doações. Como a maior parte dos alunos permanece na AMAS por tempo integral, as novas instalações serão inauguradas somente depois que os refeitórios e cozinha forem finalizados. A construção foi iniciada em 2006.

Como ajudar

Entre em contato pelos telefones: (15) 3334 4400 e 3334 4449, ou vá até a entidade, que fica na rua Nova Odessa, 201, Jardim Vera Cruz.

 

.: Promova a segurança no seu bairro :.

Planejar a ação comunitária, fornecendo a boa vontade e cooperação para discutir seus problemas, propor soluções e avaliar resultados. Aproximar e integrar a polícia com a comunidade local. Estas são duas das inúmeras ações do CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança. Segurança é um direito de todos, mas é um dever promovê-la. Lideranças dos bairros, representantes dos moradores, são peças importantes para que esta missão se concretize.
E justamente, para colocar em prática estas propostas, o CONSEG “Oeste” convida para as próximas reuniões agendadas, onde serão tratadas da segurança nos bairros, como são feitos os trabalhos específicos de cada polícia, assuntos sobre segurança para os jovens, entre outros temas.
Anote na sua agenda: 07 de agosto – Escola Prof° Wilson Ramos Brandão (Parque Ouro Fino), às 20 horas. 04 de setembro – Escola Prof° Rafael Orsi Filho (Julio de Mesquita Filho), 20 horas. “Sua participação é muito importante, pois só assim as autoridades podem direcionar estudos às necessidades de cada bairro”, ressalta Célio Martins, diretor da CONSEG Oeste.
Participam do CONSEG “Oeste”:
Capitão Luiz Fernando Stefani - CMT 1º Cia
Dra Telma R. F. de Oliveira – delegada titular 3º DP
Dr Abel L. M. de Oliveira delegado titular 9º DP
GM João O. Ramos Filho – SUB CMT – GM
Sr José Floriano R. Neto – Presidente interino - CONSEG “Oeste”
Sr Célio Martins – Diretor de assuntos comunitários - CONSEG “Oeste”
Dirigentes das ecolas, pais e alunos.

Integrando lazer e comunidade

A Escola Comunitária de Dança de Salão do Jardim Simus convida todos os interessados para participarem das aulas de dança de salão, ministradas pela professora Bia. Elas acontecem às terças-feiras, das 8 às 9 horas e das 9 às 10 horas. Nas quintas-feiras, em um único horário: das 9 às 10 horas.
Atenção: podem participar homens e mulheres a partir de 18 anos de idade. E quem não possui parceiro (a), pode se inscrever no curso também.
As aulas são realizadas no Salão Multiuso do Centro Esportivo “Padre André Pieroni”, do Jardim Simus, na Av. Américo Figueiredo, 1.200. Mais informações no local, pelo telefone (15) 3222 7573.

.: Metrologia: profissão emergente :.

Você procura uma profissão que cresce no mercado e oferece mais oportunidades de trabalho? Então fique de olhos abertos e conheça a Metrologia. Esta pode ser a sua chance de sair do desemprego.

A ciência das medições

Engana-se quem relaciona Metrologia com as condições climáticas do tempo. A Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo. Procura garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição, sejam eles analógico ou eletrônico (digital). A Metrologia é a base fundamental para a competitividade das empresas e também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas, dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos.Basicamente, a Metrologia está dividida em três grandes áreas:
a) A Metrologia Científica, que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.
b) A Metrologia Industrial, cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.
c) A Metrologia Legal, que está relacionada a sistemas de medição usados em relações comerciais, nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.
Não perca tempo, procure uma escola que ofereça o curso de Metrologia, porque o mercado está carente de profissionais especializados e uma vaga pode ser a sua.

.: A volta do puro sangue brasileiro:.

Aventura, emoção, ecologia e sonho. É com este conceito que a Moto AME Amazonas volta ao mercado. Patriota até no nome, a marca retorna para surpreender e proporcionar ao grande público o acesso ao mundo das motocicletas.
Na década de 80, a Moto AME Amazonas chegou a ser conhecida de forma surpreendente: a maior moto do mundo, e projetava no exterior a imagem do Brasil sobre duas rodas. A Moto AME Amazonas mostrava que a indústria nacional era capaz de oferecer confiança e credibilidade.
Diante do maremoto econômico que o Brasil enfrentou no início da década de 90, a marca suspendeu temporariamente suas atividades. Hoje, 17 anos mais tarde, ressurge com a consideração de que a pausa foi necessária para o amadurecimento da marca AME Amazonas e a evolução em seu relacionamento com a sociedade brasileira.  Com um mercado consumidor bem mais exigente, a Amazonas focaliza o bem-estar e a satisfação do consumidor.
Agora a idéia é beneficiar o grande público com lazer, entretenimento, sonhos e – o que não poderia deixar de ser levado em conta – economia.”Nosso empenho está em surpreender as expectativas dos clientes e fornecedores. Queremos estender nossa paixão pelo Brasil e pelo motociclismo ao grande público com qualidade a um custo justo. Oferecemos mais do que o cliente espera pelo melhor custo que ele possa imaginar. Mais do que vender, nosso maior empenho está na satisfação do consumidor da Moto AME Amazonas. Foi com este conceito de qualidade que a marca se consagrou e por isso ela está de volta”, diz Guilherme Hannud Filho, presidente da GHF, grupo que está à frente da marca e que possui tradição de 33 anos na área automotiva.
 A empresa foi pioneira em tudo que realizou, como a primeira motocicleta 100% nacional, a primeira a álcool, maior motocicleta do mundo e a primeira montadora a lançar um modelo Side Car brasileiro. Este é mais um marco dentre as conquistas e alcances tecnológicos nos quais a AME Amazonas se norteou até os dias de hoje e vem firmar esta parceria com a Delphi oferecendo o suporte necessário para que o desenvolvimento deste produto totalmente novo alcance resultados de alto desempenho.
A Ame Amazonas, retorna com uma linha de motocicletas e quadriciclos especiais juntos com a AME C1250cc, a empresa apresenta outros modelos como AME 110ccMIX, AME 125ccA, AME 150ccSC, além dos quadriciclos Big Voy 50cc, Snake 110cc, Cougar 150cc, La Selva 250cc e o Thunder 300cc. Concessionaria Autorizada localizada na Comendador Oeterer, 1.370 - Vl. Carvalho Moto Fácil - Telefone: 15 3418-6909

.: Contrato para produção da 1ª moto flex do Brasil é fechado :.

Novo propulsor deve trazer economia de 25% ao bolso dos motociclistas
Uma parceria entre a AME (Amazonas Motocicletas Especiais) e a Delphi Automotive Systens será responsável pela fabricação da primeira motocicleta bicombustível do país. Com o acordo, a AME utilizará a tecnologia de injeção eletrônica Multifuel da Delphi para produzir o veículo AME GA que deve proporcionar uma economia ao bolso dos motociclistas de cerca de 25%, no consumo de combustíveis.
A previsão é que a moto com tecnologia flex impulsione o mercado bicombustível para estes veículos. Além disso, o novo sistema para motocicletas já estará adequado aos níveis de emissão do Promot 3, lei de emissões de gases que entrará em vigor em 2009. Apesar de o desenvolvimento da nova motocicleta já estar em andamento, ainda não há perspectivas para o início da produção da AME GA.
Por Rafael Miotto

.: Faculdade Anhanguera realiza vestibular em Sorocaba :.

A Faculdade Anhanguera realizou no último dia 22, seu vestibular para as turmas do segundo semestre. O resultado será afixado na unidade no dia 25 de junho, a partir das 14 horas. As matrículas da primeira chamada serão efetuadas nos dias 25 e 26 de junho, das 14 às 22 horas. A segunda chamada será realizada no dia 27 de junho, no mesmo horário. Serão convocados para o preenchimento das vagas oferecidas, os candidatos que obtiverem maior número de pontos no vestibular, observando o limite de vagas de cada curso e a opção feita pelo candidato.

Vestibular Continuado

Para o vestibular continuado, as inscrições e provas serão realizadas entre os dias 01 e 30 de julho. Inscrições na secretaria da faculdade de segunda a sexta-feira, das 14 às 22 horas. As provas podem ser agendadas de acordo com a disponibilidade do candidato. O resultado sai em apenas 3 dias após a prova.
O Campus instalado em Sorocaba conta atualmente com cerca de 2500 alunos, em diversos cursos noturnos: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Engenharia Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Tecnologia em Gestão de Marketing, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Logística.
Instalações

Instalado em um terreno de 60 mil m2, o prédio da unidade de Sorocaba conta com 10 mil m2 de área construída, reunindo 17 salas de aula, cinco laboratórios para a área de saúde, cinco para informática, quatro para engenharia e um para fotografia, rádio e TV. As instalações também contam com uma biblioteca e um anfiteatro.
Para o segundo semestre estão sendo construídos mais dois prédios, que abrigarão 32 salas de aula, passando para 4.500 alunos.

Cursos Diurnos

Para o segundo semestre, a faculdade oferecerá também cursos diurnos:
Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Tecnologia em RH, Tecnologia em Marketing, Fisioterapia e Enfermagem.

Programa do Livro-Texto

O Programa do Livro-Texto possibilita aos estudantes adquirir livros a preço de custo. Como a instituição obtém os exemplares diretamente dos editores, os preços chegam a ser 80% mais barato do que nas livrarias. O programa tem por finalidade atender as necessidades didático-pedagógicas dos cursos de graduação, facilitando o ensino e a aprendizagem dos alunos.

Cursos de Pós-graduação

A Faculdade oferece também cursos de pós-graduação em: Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Gestão de Projetos, MBA em Logística, MBA em Controladoria, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Direito Processual Civil, Administração Hospitalar, Didática em Metodologia do Ensino Superior, Gestão de Segurança Privada, Gestão Industrial e Psicopedagogia.
A Faculdade Anhanguera de Sorocaba fica na Av. Dr Armando Pannunzio nº 1.478 – telefone: (15) 3321-1520.

.: Programa de Regularização Fundiária chega a 900 famílias :.

Regularizar a situação do imóvel, legalizar e legitima-lo como sendo propriedade de quem nele mora. Garantir assim a segurança social e jurídica para moradores de áreas urbanas como também de pequenos agricultores. Esta é uma simples definição, mas objetiva, do que significa “regularização fundiária”. Um sonho de centenas de moradores de Sorocaba.
Mas para 900 famílias do Jardim Ipiranga, ele está mais próximo de se tornar realidade. Foi concluído neste mês de junho, um trabalho junto aos moradores do bairro, para assinatura do termo de adesão ao Programa de Regularização Fundiária, que prevê a legalização dos imóveis de áreas públicas do município.
De acordo com as informações da assessoria de imprensa do vereador Helio Godoy (PSDB), em breve essas famílias deverão receber da prefeitura a tal almejada legalização, sendo que os ocupantes da área de risco, especialmente os que moram sob a linha de transmissão da CPFL, deverão ser transferidos para o CDHU.
O vereador explica ainda que, depois do Jardim Ipiranga, outros bairros da região ou núcleos irregulares deverão receber a atenção da prefeitura. Algumas áreas públicas e particulares do Jardim Simus, também ocupadas por famílias de baixa renda, foram incluídas no Programa de Regularização Fundiária e Habitação Popular, defendida pelo vereador Godoy.
“Felizmente a prefeitura acatou nosso pedido, montando uma equipe de trabalho para o levantamento de todas as áreas irregulares. Aprovamos uma lei municipal que permite o município regularizar a situação de centenas de famílias que ocupam áreas públicas e particulares na cidade, dando cidadania a quem precisa e tranqüilidade a quem comprou seu imóvel e quer ver seu bairro valorizado”, conclui o vereador. Áreas do Jardim Simus, Itanguá, Manchester, entre outras áreas irregulares da região, estão incluídas no Programa.

Entenda a situação

A Câmara de Vereadores de Sorocaba aprovou recentemente o Projeto de Lei 341/2007, de autoria do prefeito Vitor Lippi (PSDB), que dispõe sobre a instituição do “Plano de Urbanização e Regularização Fundiária e Urbanística”, das zonas ou áreas especiais de interesse social do município.
Segundo o vereador Helio Godoy, presidente da comissão que trata do assunto na Câmara e membro da “Comissão Municipal de Regularização Fundiária”, em três anos foram realizadas audiências públicas para ouvir a população e elaborar o Projeto de Lei.
“A prefeitura vem realizando um levantamentoem toda a cidade, onde cerca de 8 mil famílias não possuem a documentaçãodefinitiva onde moram, embora estejam na maioria há mais de 20 anos na posse dos imóveis. Defendemos a legalização dos imóveis de toda a cidade, que também a valorizará a propriedadee garante direitos e deveres aos moradores”, destaca o vereador.
Godoy ressalta que, com a aprovação da lei municipal que autoriza a prefeitura a legalizar os imóveis, Sorocaba vive um grande momento, podendo viabilizar a formalização de centenas de imóveis, onde famílias esperam há muitos anos pela posse definitiva.
“É, sem dúvida, o projeto de maior alcance social já votado na Câmara de Sorocaba, pois garante a posse em definitivo aos ocupantes de áreas na cidade com impacto positivo na vida dos moradores, o sonho da casa própria”, conclui Helio Godoy.
Thais Romão - Assessoria de Imprensa

 
.: voltar :.